O meu olhar sobre o PSI20
newone Escreveu:fica a minha analise actualizada. uma visao diferente do batmax.
mais uma vez fugi bem a esta descida, vendi as minhas posiçoes praticamente no maximo.
o dia de hoje podia ter sido bem pior se os EUA nao tivessem com os ganhos ligeiros, mas mesmo assim nota-se a grande fraqueza do psi20.
se conjugarem graficos por exemplo como a galp, sonae, etc, vao constatar que as accoes tocaram nas resistencias e iniciaram os movimentos descendentes.
deixo os graficos actualizados do psi20, galp e sonae.
Shortas te essas cotadas ontem ou hoje?
fica a minha analise actualizada. uma visao diferente do batmax.
mais uma vez fugi bem a esta descida, vendi as minhas posiçoes praticamente no maximo.
o dia de hoje podia ter sido bem pior se os EUA nao tivessem com os ganhos ligeiros, mas mesmo assim nota-se a grande fraqueza do psi20.
se conjugarem graficos por exemplo como a galp, sonae, etc, vao constatar que as accoes tocaram nas resistencias e iniciaram os movimentos descendentes.
- Anexos
-
- PSI 20 INDEX2.JPG (38.17 KiB) Visualizado 4936 vezes
-
- SONAE.JPG (39.3 KiB) Visualizado 4945 vezes
-
- GALP ENERGIA-NOM.JPG (39.81 KiB) Visualizado 4937 vezes
Diz responsável do BPI em Espanha
"Bolsa portuguesa tem maior potencial altista do que a espanhola"
Javier Barrio, responsável pelas vendas institucionais do BPI em Espanha, diz que falar de tendência para as bolsas em 2010 é difícil. "Creio que será um ano de sobe e desce, em que será fundamental haver uma boa selecção de títulos", afirmou em entrevista ao site espanhol "Invertia.com".
--------------------------------------------------------------------------------
Jornal de Negócios Online
negocios@negocios.pt
Javier Barrio, responsável pelas vendas institucionais do BPI em Espanha, diz que falar de tendência para as bolsas em 2010 é difícil. "Creio que será um ano de sobe e desce, em que será fundamental haver uma boa selecção de títulos", afirmou em entrevista ao site espanhol "Invertia.com".
Barrio prognostica um maior potencial de subida para a bolsa portuguesa do que para a espanhola face aos principais mercados europeus e aposta na compra de títulos quando ninguém os quer e na sua venda quando todos os cobiçam.
“Se fizermos uma análise técnica relativa ao longo prazo (desde a recuperação das bolsas em 2003) para o IBEX face aos principais índices europeus, vemos que o comportamento do índice espanhol foi espectacularmente superior. Nesse sentido, muito provavelmente a tendência futura será contrária para o IBEX. No caso do PSI-20, a correcção tão dura que teve em 2008 e o pior comportamento do que outros mercados em 2009 faz-nos crer que oferece um maior potencial face aos principais índices europeus”, comentou.
O responsável pelas vendas institucionais do BPI não acredita na “teoria da conspiração” contra os países periféricos da UE, mas assegura que para que a confiança nas bolsas ibéricas seja restaurada não pode continuar a ser dada uma imagem de improvisação e de descoordenação.
Segundo Barrio, o que faz falta para se devolver a confiança de investimento nos mercados ibéricos é “credibilidade”. “É preciso que a comunidade de investidores considere credíveis as medidas que forem anunciadas”.
As potenciais surpresas em Portugal
Para este responsável do BPI, os títulos portugueses que mais poderão trazer surpresas este ano são a EDP, Portugal Telecom, Galp Energia, Mota-Engil, Sonae SGPS, Portucel, Semapa, Altri, Jerónimo Martins ou Ibersol.
Em Espanha, os candidatos a oferecem surpresas são a Iberdrola, Gas Natural, Ferrovial, Acciona, OHL, Gamesa, Tecnicas Reunidas e Griflos, entre as maiores empresa, bem como a Codere, Jazztel, Europac, Tubos Reunidos ou Elecnor entre os títulos que não estão listados no índice Ibex-35.
Javier Barrio diz também que considerar o mercado em geral é complicado. “Há empresas excelentes e outras que, apesar de terem sido castigadas, não seria recomendável comprar. O sector financeiro continua a apresentar um elevado risco. Se falarmos das telecomunicações, tanto a Telefónica como a Portugal Telecom são excelentes companhias”, comentou ao “Invertia.com”.
No que diz respeito às eléctricas, Barrio prefere a EDP, “no contexto de baixos preços da ‘pool’” e a Gas Natural. Quanto às petrolíferas, tem preferência pela Galp sobre a Repsol, “pela sua maior exposição ao segmento de exploração e produção, principalmente em águas brasileiras”.
A nível das concessionárias de autoestradas, apresenta a Brisa como a aposta mais segura e a OHL como a mais arriscada, estando estas duas empresas entre as suas opções preferenciais.
“Entre os títulos mais pequenos, destaco vários valores portugueses: na pasta e papel, a Altri e Portucel; no retalho, a Sonae e a Jerónimo Martins; no consumo, a Ibersol, e na construção a Mota-Engil”, sublinha Barrio nesta entrevista.
"Bolsa portuguesa tem maior potencial altista do que a espanhola"
--------------------------------------------------------------------------------
Jornal de Negócios Online
negocios@negocios.pt
Barrio prognostica um maior potencial de subida para a bolsa portuguesa do que para a espanhola face aos principais mercados europeus e aposta na compra de títulos quando ninguém os quer e na sua venda quando todos os cobiçam.
“Se fizermos uma análise técnica relativa ao longo prazo (desde a recuperação das bolsas em 2003) para o IBEX face aos principais índices europeus, vemos que o comportamento do índice espanhol foi espectacularmente superior. Nesse sentido, muito provavelmente a tendência futura será contrária para o IBEX. No caso do PSI-20, a correcção tão dura que teve em 2008 e o pior comportamento do que outros mercados em 2009 faz-nos crer que oferece um maior potencial face aos principais índices europeus”, comentou.
O responsável pelas vendas institucionais do BPI não acredita na “teoria da conspiração” contra os países periféricos da UE, mas assegura que para que a confiança nas bolsas ibéricas seja restaurada não pode continuar a ser dada uma imagem de improvisação e de descoordenação.
Segundo Barrio, o que faz falta para se devolver a confiança de investimento nos mercados ibéricos é “credibilidade”. “É preciso que a comunidade de investidores considere credíveis as medidas que forem anunciadas”.
As potenciais surpresas em Portugal
Para este responsável do BPI, os títulos portugueses que mais poderão trazer surpresas este ano são a EDP, Portugal Telecom, Galp Energia, Mota-Engil, Sonae SGPS, Portucel, Semapa, Altri, Jerónimo Martins ou Ibersol.
Em Espanha, os candidatos a oferecem surpresas são a Iberdrola, Gas Natural, Ferrovial, Acciona, OHL, Gamesa, Tecnicas Reunidas e Griflos, entre as maiores empresa, bem como a Codere, Jazztel, Europac, Tubos Reunidos ou Elecnor entre os títulos que não estão listados no índice Ibex-35.
Javier Barrio diz também que considerar o mercado em geral é complicado. “Há empresas excelentes e outras que, apesar de terem sido castigadas, não seria recomendável comprar. O sector financeiro continua a apresentar um elevado risco. Se falarmos das telecomunicações, tanto a Telefónica como a Portugal Telecom são excelentes companhias”, comentou ao “Invertia.com”.
No que diz respeito às eléctricas, Barrio prefere a EDP, “no contexto de baixos preços da ‘pool’” e a Gas Natural. Quanto às petrolíferas, tem preferência pela Galp sobre a Repsol, “pela sua maior exposição ao segmento de exploração e produção, principalmente em águas brasileiras”.
A nível das concessionárias de autoestradas, apresenta a Brisa como a aposta mais segura e a OHL como a mais arriscada, estando estas duas empresas entre as suas opções preferenciais.
“Entre os títulos mais pequenos, destaco vários valores portugueses: na pasta e papel, a Altri e Portucel; no retalho, a Sonae e a Jerónimo Martins; no consumo, a Ibersol, e na construção a Mota-Engil”, sublinha Barrio nesta entrevista.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Eu ate gosto , quanto a situação de aparecer na mobile version, tem a ver com a velocidade, pois não fica tão pesado a quem quiser aceder através do telemóvel por exemplo, terão de escolher a web version, eu poderia colocar os gráficos maiores mas vão tornar o tópico "pesado", aproveito e deixo mais um pequeno updade mas aviso que de futuro vou evitar faze-lo para não se tornar "tipo o concurso de quem põe mais gráficos", bons trades.

User mudou de nick - > Wallstreetrader
- Registado: 29/11/2007 2:13
Laaz Rockit Escreveu:Amigo Batmax, impossível ler os teus gráficos.
É preferível fazer upload para o Imageshak, por exemplo, e utilizar o link "Código do Forum", como faço nesta imagem abaixo (exemplificativa do tamanho dos teus gráficos - ou será que estou a fazer alguma coisa mal?).
Abraço.
A primeira coisa que fazes mal é em usar esse browser nojento.

Eu vejo assim os gráficos:

Laaz Rockit Escreveu:Amigo Batmax, impossível ler os teus gráficos.
É preferível fazer upload para o Imageshak, por exemplo, e utilizar o link "Código do Forum", como faço nesta imagem abaixo (exemplificativa do tamanho dos teus gráficos - ou será que estou a fazer alguma coisa mal?).
Abraço.
A mim também me dá o mesmo erro, mas se clicar em "Web Version", fechar a janela e depois voltar a abrir a imagem, já dá.....vá-se lá saber porquê....se alguém me souber dizer uma forma mais fácil de visualizar estes gráficos, agradecia...
Cmpts
DS
DS
Eu consigo ver os gráficos, pois dá para ampliar... 

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Batmax Escreveu:Depois de seis dias de subida eu acho natural uma correcção, quebrou o primeiro canal estando neste momento no primeiro suporte:
[url=http://s202.photobucket.com/albums/aa241/BatmaxPT/Bolsa/?action=view¤t=psi201h-1.jpg][/url]
Amigo Batmax, impossível ler os teus gráficos.
Abraço.

O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.
"Dívida de Portugal
Fitch ameaça com corte de "rating" se consolidação das contas públicas for "insuficiente"
A Fitch ameaçou vir a efectuar um corte no “rating” atribuído à dívida de Portugal, isto se o programa de consolidação orçamental for, na perspectiva da agência de notação financeira, “insuficiente”.
Numa apresentação efectuada hoje, em Londres, Paul Rawlins e Chris Pryce, analistas da Fitch, deixaram o alerta para Portugal, um dia depois do Governo ter apresentado o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).
Recorde-se que a Fitch, que mantém o “outlook” negativo para Portugal, foi a primeira a reagir à proposta de Orçamento do Estado para 2010, apresentada no final de Janeiro, onde o Governo revelou uma projecção de défice para 2009 maior do que o esperado.
“É maior a probabilidade de cortar o ‘rating’ do que o contrário”, disse a agência de “rating” norte-americana, à data. Mais recentemente, a Fitch veio afastar a possibilidade de Portugal entrar em incumprimento no pagamento da sua dívida, sublinhando, no entanto, que o país teria fazer “ajustes muito maiores” à sua política de consolidação das contas públicas."
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=413827
Fitch ameaça com corte de "rating" se consolidação das contas públicas for "insuficiente"
A Fitch ameaçou vir a efectuar um corte no “rating” atribuído à dívida de Portugal, isto se o programa de consolidação orçamental for, na perspectiva da agência de notação financeira, “insuficiente”.
Numa apresentação efectuada hoje, em Londres, Paul Rawlins e Chris Pryce, analistas da Fitch, deixaram o alerta para Portugal, um dia depois do Governo ter apresentado o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).
Recorde-se que a Fitch, que mantém o “outlook” negativo para Portugal, foi a primeira a reagir à proposta de Orçamento do Estado para 2010, apresentada no final de Janeiro, onde o Governo revelou uma projecção de défice para 2009 maior do que o esperado.
“É maior a probabilidade de cortar o ‘rating’ do que o contrário”, disse a agência de “rating” norte-americana, à data. Mais recentemente, a Fitch veio afastar a possibilidade de Portugal entrar em incumprimento no pagamento da sua dívida, sublinhando, no entanto, que o país teria fazer “ajustes muito maiores” à sua política de consolidação das contas públicas."
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=413827
- Registado: 24/7/2009 12:13
newone Escreveu:gráfico actualizado.
o pec realmente vem para combater o défice mas medidas tal como adiar o tgv, etc etc relacionadas com as grandes obras publicas, só vai afectar os titulos das construtoras civis (mota-engil, tdu, brisa, semapa, etc).
vamos ver como corre o dia de amanha e ver se o indice continua a corrigir.
Hoje já se sabia quais as medidas do pec, e a tdu fechou a subir...
- Registado: 29/11/2007 1:39
gráfico actualizado.
o pec realmente vem para combater o défice mas medidas tal como adiar o tgv, etc etc relacionadas com as grandes obras publicas, só vai afectar os titulos das construtoras civis (mota-engil, tdu, brisa, semapa, etc).
- Anexos
-
- PSI 20 INDEX2.JPG (17.11 KiB) Visualizado 6529 vezes
Batistock Escreveu:Newone:
eu ando há muito pouco tempo neste mundo da bolsa, mas a meu ver, pelo que li, essa ltd é um bocado forçada, não?!? já que a meu ver essa ltd só tem um toque, visto que esses toques consecutivos foram feitos num espaço temporal de 3/4 dias, logo parecem me uma zona de toque apenas!
Eu vejo este recuo nos 80xx/79xx mais relacionados com a existencia de um suporte/resistencia historica do psi20... E não me admirava ver o psi20 a recuar até aos 77xx para fechar o gap e ganhar folgo para a quebra dos 8000 pontos! Mas isto é apenas uma opinião de um novato
Boas batistock,
eu nao considero que sejam forcadas. Como se pode constatar no grafico nao são ltd's de longo nem de medio prazo. sao ltd's de curtissimo prazo, e que eu tenho utilizado ja algum tempo (nao foi eu que as inventei, ja assisti em varios exemplos da internet de analistas que utilizam este tipo de linhas), e que me têm dado a valiosa informaçao de saber nestes dias se o mercado tem ou nao condiçoes de continuar as subidas ou neste caso quebrar a linha.
se o mercado fechar nestas condiçoes (de perda), no meu grafico fará o 2º toque nessa linha. para muitos só validam a linha com 3 toques, mas para mim com o 2º toque ja começa a ter alguma relevancia, e dá-me a informaçao que o movimento descendente poderá continuar para baixo dessa linha, até que enventualmente poderá ocorrer o entao esperado 3º toque ou entao a sua quebra para cima.
portanto o que eu fiz foi só um pequeno esboço com as linhas vermelhas, porque tambem penso que se os mercados corrigirem das recentes subidas, tambem nao será nada por aí alem..
é a minha opiniao, apenas uma previsão e tambem de alguma forma um sentimento de mercado que estou a partilhar, nem sempre acerto, mas desde que haja um fundamento tudo bem.
bn
Batistock Escreveu:Newone:
eu ando há muito pouco tempo neste mundo da bolsa, mas a meu ver, pelo que li, essa ltd é um bocado forçada, não?!? já que a meu ver essa ltd só tem um toque, visto que esses toques consecutivos foram feitos num espaço temporal de 3/4 dias, logo parecem me uma zona de toque apenas!
Também não vejo relevância nessa Ltd que o newone traçou, ao contrário da resistência dos 7.900 / 8.000 pontos...
Newone:
Eu vejo este recuo nos 80xx/79xx mais relacionados com a existencia de um suporte/resistencia historica do psi20... E não me admirava ver o psi20 a recuar até aos 77xx para fechar o gap e ganhar folgo para a quebra dos 8000 pontos! Mas isto é apenas uma opinião de um novato

<i>"if you really want something in this life, you have to work for it. Now quiet! They're about to announce the lottery numbers"</i>
by Homer Simpson
by Homer Simpson
Sr_SNiper Escreveu:newone Escreveu:isto hoje tá tudo em águas de bacalhau.
acabei por fechar todas as posiçoes e ver se o indice vai descansar das 6 subidas que fez...
nota muita falta de força..
É preciso relaxar... amanhã volta a subir e depois tens que comprar mais caro...
achas mesmo??
eu nao comecei na bolsa ontem...
olha que eu ja coloquei este grafico desde 6ª feira.. e até agora está a correr como eu previ.
estou a apostar nesta pequena correcçao. espero estar certo, mas se o psi20 perder hoje, a nivel tecnico a minha analise começara a ter mais relevancia, tal como tinha dito na sexta feira..
- Anexos
-
- PSI 20 INDEX.JPG (41.92 KiB) Visualizado 5029 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dar Adal, Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, junas, latbal, m-m, malakas, Masterchief, Mr.Warrior, MR32, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, PIKAS, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, Sulumbra, trilhos2006, Zguibz2 e 94 visitantes