BCP - Tópico Geral
Mais uma sessão onde no final pressionaram mais uma vez o titulo para baixo, apesar disso continua acima da lta traçada no meu gráfico.
- Anexos
-
- BCP01122009.JPG (57.42 KiB) Visualizado 8323 vezes
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Depois de um mês "parado" regressei ao mercado e entrei no BCP pois os 0,88 parecem-me um valor importante tendo em conta que foram o suporte na arrancada anterior... o problema é que o nosso PSI está parado... e foi um dos piores em novembro. 

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
kpt Escreveu:
Mas mais importante que a LTA em si, considero ser o suporte dos 0,85/86. Pode perfeitamente sair da LTA mas continuar em cima do referido suporte.
Ora nem mais, acho que esse nível é bem mais importante que o valor onde passa a LT inclinada... que passa em diferentes valores em função da escala que se usa, ou dos valores que se usam para a definir!!
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
newone Escreveu:Boas,
segundo o meu grafico ha ja uma quebra da Lta.
o fecho de hoje foi em minimos diarios.
bn
NEW
Quebra dessa LTA com o gráfico numa escala diferente. À escala normal a LTA continua intacta (a qual sigo).
Mas mais importante que a LTA em si, considero ser o suporte dos 0,85/86. Pode perfeitamente sair da LTA mas continuar em cima do referido suporte.
Ainda que a diferença seja pequena não achas que o suporte que tens nos 0,839 não está desajustado? Não seria mais coerente nos 0,85/86?
Fica o gráfico actualizado.
- Anexos
-
- BCP30112009.JPG (61.64 KiB) Visualizado 9301 vezes
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
Re: que silencio...
newone Escreveu:eu ainda gostava de continuar a debater esta questao do dubai. é como eu vos disse. o problema ainda existe. ktp entao afinal de contas nao eram migalhas?O PSI 20 inverteu a tendência positiva da abertura e segue em queda, uma vez que os investidores consideram que o apoio do Abu Dhabi ao Dubai é apenas o mínimo possível.
Às 8h50, o PSI 20 recuava 0,14% para 8.354,54 pontos, em linha com os mercados europeus, que caem depois dos analistas terem considerado que, apesar do Abu Dhabi ter anunciado que garantido o pagamento das dívidas do Dubai, esta decisão é apenas o mínimo absoluto que poderia ter ser feito.
Em Lisboa, o foco vai para os títulos dos maiores bancos, sendo que embora o BCP cresça 0,44% para 0,90 euros, enquanto o BPI tombava 1,02% para 2,23 euros e o BES afundava 0,80% para 4,71 euros, depois de na sexta-feira a instituição liderada por Ricardo Salgado ter anunciado a compra de uma participação de 40% no Banco de Amã, na Líbia.
Também a pressionar o índice encontram-se os títulos do sector energético, que acompanham as descidas na Europa. A Galp Energia recuava 0,81% para 12,20 euros e, a EDP tombava 0,65% para os 3,05 euros, enquanto a EDP Renováveis crescia 0,68% para 6,53 euros.
A Portugal Telecom também pressionava o PSI 20, ao deslizar 0,16% para 8,08 euros.
Em alta encontram-se os títulos do sector da Construção, com a Mota-Engil a subir 0,85% para 3,91 euros, enquanto a Cimpor progredia 1,46% para 5,19 euros.
Já a Jerónimo Martins crescia 1,33% para 6,73 euros, enquanto a Sonae dava um passo em frente de 0,11% para 0,90 euros.
Dos vinte títulos que compõem o PSI 20, nove desciam de cotação e nove subiam, enquanto a REN e a Teixeira Duarte permaneciam inalteradas.
O título mais negociado era o do BCP, com 2,23 milhões de acções transaccionadas, seguido pela Sonae e EDP, com 373 e 268 mil papéis movimentados, respectivamente. O volume total de negócios ascendia aos 9,03 milhões de euros.
in: economico
Caro newone, 54 mil milhões de dólares em termos mundiais é uma gota, disso não tenho dúvidas. A grande questão reflecte-se muito mais ao nível da confiança dos investidores do que propriamente no montante de perdas que podem estar envolvidas.
Quanto ao BCP, não descartei (aliás, referi-o bem claro) um possível retest à LTA (ou ao suporte na faixa dos 0,85/0,88), pelo que até agora nada me surpreende.
que silencio...
eu ainda gostava de continuar a debater esta questao do dubai. é como eu vos disse. o problema ainda existe. ktp entao afinal de contas nao eram migalhas?
O PSI 20 inverteu a tendência positiva da abertura e segue em queda, uma vez que os investidores consideram que o apoio do Abu Dhabi ao Dubai é apenas o mínimo possível.
Às 8h50, o PSI 20 recuava 0,14% para 8.354,54 pontos, em linha com os mercados europeus, que caem depois dos analistas terem considerado que, apesar do Abu Dhabi ter anunciado que garantido o pagamento das dívidas do Dubai, esta decisão é apenas o mínimo absoluto que poderia ter ser feito.
Em Lisboa, o foco vai para os títulos dos maiores bancos, sendo que embora o BCP cresça 0,44% para 0,90 euros, enquanto o BPI tombava 1,02% para 2,23 euros e o BES afundava 0,80% para 4,71 euros, depois de na sexta-feira a instituição liderada por Ricardo Salgado ter anunciado a compra de uma participação de 40% no Banco de Amã, na Líbia.
Também a pressionar o índice encontram-se os títulos do sector energético, que acompanham as descidas na Europa. A Galp Energia recuava 0,81% para 12,20 euros e, a EDP tombava 0,65% para os 3,05 euros, enquanto a EDP Renováveis crescia 0,68% para 6,53 euros.
A Portugal Telecom também pressionava o PSI 20, ao deslizar 0,16% para 8,08 euros.
Em alta encontram-se os títulos do sector da Construção, com a Mota-Engil a subir 0,85% para 3,91 euros, enquanto a Cimpor progredia 1,46% para 5,19 euros.
Já a Jerónimo Martins crescia 1,33% para 6,73 euros, enquanto a Sonae dava um passo em frente de 0,11% para 0,90 euros.
Dos vinte títulos que compõem o PSI 20, nove desciam de cotação e nove subiam, enquanto a REN e a Teixeira Duarte permaneciam inalteradas.
O título mais negociado era o do BCP, com 2,23 milhões de acções transaccionadas, seguido pela Sonae e EDP, com 373 e 268 mil papéis movimentados, respectivamente. O volume total de negócios ascendia aos 9,03 milhões de euros.
in: economico
bp1511 Escreveu:Olá Kpt, reparo que usas a escala linear, porquê?
Foi para dar um toque perfeito na lta?(brincadeirinha)
Fica bem, companheiro.
Não, a linha que tenho traçada é a mesma desde há muito tempo. Podem vê-lo em gráficos anteriores que inseri.
Porquê usar outra escala? Dou-me bem com esta e como tanto esta escala como qualquer outra não são infalíveis, acaba por ser algo subjectivo e depende muito de outros indicadores que usamos. No meu tipo de trading até nem me guio particularmente por LT's. Gosto mais dos simples suportes/resistências, RSI e MM's.
No caso particular do BCP é que a LTA estava muito próxima do suporte dos 0,86, o que reforçou a minha decisão.
kpt Escreveu:newone Escreveu:Boas kpt,
quanto a questao do risco nao me estas a dar nenhuma novidade.mas fechou positivo depois de estar a perder bastante e com volume muito razoável.
sim kpt, e as outras accoes tambem nao estavam a perder bastante e no entanto depois tambem nao fecharam no positivo? para mim o bcp limitou-se a acompanhar o mercado, o volume foi alto, é certo, mas a maior parte desse volume deu-se quando a accao esteve a perder (na primeira 1/2 hora ja levava 3 milhoes).
Para mim o sector bancario neste momento está na parte debaixo da minha tabela, uma noticia daquele calibre nao se esquece muito facilmente. O alerta foi dado, mas o problema ainda existe e está por resolver! Se um pais tao rico como aquele nao consegue pagar a divida, imagine-se os mais pobres.
Contudo, espero que o trade corra como estejas a prever, para bem do teu trade e de quem esta dentro, por isso so tenho a desejar boa sorte nisso.
bn
NEW
Exactamente, fez 3 milhões na primeira meia hora, os restantes 22 milhões foram durante o restante dia, o qual, por sinal, foi de subida.
newone, caso não saibas o Dubai não é um país, é um dos 7 estados dos Emirados Árabes Unidos. Acho que é uma diferença significativa. A dívida do Dubai é de 80 mil milhões de euros (se não estou em erro). Ainda que seja muito quando comparado com o PIB do estado em questão, em termos mundiais o risco sistémico que isso representa são migalhas, completamente.
Aqui há uns dias era preso por dizer que o BCP deveria testar a LTA, hoje sou preso por ter entrado quando tocou na LTA. Só posso concluir é que há alguém que anda à deriva sem que consiga tomar qualquer decisão.
Sinceramente, não continuarei com este debate. Já expus a minha posição e o mercado encarregar-se-á de responder a todas as nossas questões. Tudo o resto será gastar o nosso latim.
Repito, no mercado não há certezas e quem não vive bem sem elas arruma as botas.
EDIT: Corrijo, segundo a Bloomberg não são 80 mil milhões de euros mas sim 59 mil milhões de dólares (bem menos então).
Boas kpt,
obrigado pela correcçao. sei que dubai nao é um pais, ao tentar mostrar o raciocinio saíu pais nao sei como.
nem tinhas que tar aqui a dar explicações pelo facto de abrires ou nao uma posiçao (até porque ninguem te esta a pedir explicaçoes), estás a dar porque queres, só estamos aqui a discutir o ponto de situaçao que o mercado se encontra e o impacto da noticia do dubai com o sector financeiro, nao estou aqui a debater o teu trade, compras os titulos que quiseres e bem entenderes.
tambem sei que nesta altura criou-se optimos pontos de entrada para varios titulos, e quem tinha algum capital livre para investir, poderia perfeitamente aproveitar esta opurtunidade de forte correcção.
bn
NEW
newone Escreveu:Boas kpt,
quanto a questao do risco nao me estas a dar nenhuma novidade.mas fechou positivo depois de estar a perder bastante e com volume muito razoável.
sim kpt, e as outras accoes tambem nao estavam a perder bastante e no entanto depois tambem nao fecharam no positivo? para mim o bcp limitou-se a acompanhar o mercado, o volume foi alto, é certo, mas a maior parte desse volume deu-se quando a accao esteve a perder (na primeira 1/2 hora ja levava 3 milhoes).
Para mim o sector bancario neste momento está na parte debaixo da minha tabela, uma noticia daquele calibre nao se esquece muito facilmente. O alerta foi dado, mas o problema ainda existe e está por resolver! Se um pais tao rico como aquele nao consegue pagar a divida, imagine-se os mais pobres.
Contudo, espero que o trade corra como estejas a prever, para bem do teu trade e de quem esta dentro, por isso so tenho a desejar boa sorte nisso.
bn
NEW
Exactamente, fez 3 milhões na primeira meia hora, os restantes 22 milhões foram durante o restante dia, o qual, por sinal, foi de subida.
newone, caso não saibas o Dubai não é um país, é um dos 7 estados dos Emirados Árabes Unidos. Acho que é uma diferença significativa. A dívida do Dubai é de 80 mil milhões de euros (se não estou em erro). Ainda que seja muito quando comparado com o PIB do estado em questão, em termos mundiais o risco sistémico que isso representa são migalhas, completamente.
Aqui há uns dias era preso por dizer que o BCP deveria testar a LTA, hoje sou preso por ter entrado quando tocou na LTA. Só posso concluir é que há alguém que anda à deriva sem que consiga tomar qualquer decisão.
Sinceramente, não continuarei com este debate. Já expus a minha posição e o mercado encarregar-se-á de responder a todas as nossas questões. Tudo o resto será gastar o nosso latim.
Repito, no mercado não há certezas e quem não vive bem sem elas arruma as botas

EDIT: Corrijo, segundo a Bloomberg não são 80 mil milhões de euros mas sim 59 mil milhões de dólares (bem menos então).
pvg80713 Escreveu:Pata,
diz-me lá um ano em que em Dezembro tenha havido crash na bolsa. Ou mesmo que tenha sido o pior mês de um ano. Históricamente e agora estou a citar o Fogueiro, Dezembro é o melhor mês do ano...
Para mim, e agora falando pessoalmente, o Natal é tradicionalmente a pior altura do ano. Os dois maiores problemas da minha vida até hoje, ocorreram nesta altura.
beijinho para ti Pata, e vem aí o Natal podes comer uns docinhos.
PVG, eu percebi, estava a brincar. E sim, mesmo sem citar o fogueiro, o efeito sazonal é mesmo esse. Nos docinhos é que não conheço a sazonalidade: eu cá como o ano todo

Em termos de volume negociados logo no inicio´parece-me efectivamente sinal de confiança no titulo... independentemente da má noticia que veio do Dubai, ficou patente a força e vontande que o investidor tem em entrar no titulo (muito baixo), pelo que se alguem vende, alguem compra.
Para mim ficou provado a confiança no titulo!
É obvio que para mim é morte ou glória!
(que seja a a gloria)
Para mim ficou provado a confiança no titulo!
É obvio que para mim é morte ou glória!
(que seja a a gloria)
- Registado: 16/11/2008 11:04
Boas kpt,
quanto a questao do risco nao me estas a dar nenhuma novidade.
bn
NEW[/quote]
quanto a questao do risco nao me estas a dar nenhuma novidade.
mas fechou positivo depois de estar a perder bastante e com volume muito razoável.
bn
NEW[/quote]
Pata,
diz-me lá um ano em que em Dezembro tenha havido crash na bolsa. Ou mesmo que tenha sido o pior mês de um ano. Históricamente e agora estou a citar o Fogueiro, Dezembro é o melhor mês do ano...
Para mim, e agora falando pessoalmente, o Natal é tradicionalmente a pior altura do ano. Os dois maiores problemas da minha vida até hoje, ocorreram nesta altura.
- Registado: 19/4/2005 11:11
Esta página está uma delicia:
O artista não gosta de linhas inclinadas. É um artista que não gosta de linhas inclinadas
Não sei se tem a ver com a formação de arquitectura, ou se é mesmo cultura bolsista e de analista técnico.
E, Pvg, achei tão bonito o teu pensamento de Natal: No Natal não devem haver problemas, há paz no mundo e muito amor. As almas juntam-se para fazer o bem. Noz moscada e especiarias.
Opá, vocês são uns pratos e não deu para não rir e ficar calada
O artista não gosta de linhas inclinadas. É um artista que não gosta de linhas inclinadas

E, Pvg, achei tão bonito o teu pensamento de Natal: No Natal não devem haver problemas, há paz no mundo e muito amor. As almas juntam-se para fazer o bem. Noz moscada e especiarias.
Opá, vocês são uns pratos e não deu para não rir e ficar calada

Timbrado10 Escreveu:Estou todo dentro!
Apostei toda a minha disponibilidade (100%) neste titulo.
Todos os centimos que tinha estão neste titulo... agora resta-me rezar!
Morte ou Glória!
caro Timbrado,
qualquer livro que leia sobre bolsa vai-lhe falar de Money Management. Ou seja não meter os ovos todos no mesmo cesto...
Mas, eu já fiz este erro mais que uma vez em BCP...
estamos no mês do Natal, tradicionalmente não devia de haver problemas. Este problema no Dubai, para já não provocou panico... portanto o resto do mês devia ser tranquilo...
abraço
pvg
- Registado: 19/4/2005 11:11
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot] e 141 visitantes