Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OFF-topic ordenados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 17/9/2009 12:33

bestblandina Escreveu:Já perguntei e estou a aguardar.

Muito bem! Desta vez até recebes um elogio meu :clap:

Mas não te esqueças de partilhar a resposta com a malta.

bestblandina Escreveu:Mas não tenho duvidas em dizer que um empresário irá pagar consoante o salario minimo nesse pais.

Então e se não houver salário mínimo?

Registado: 5/11/2002 12:21

por bestbland » 17/9/2009 12:31

Branc0 Escreveu:
bestblandina Escreveu:
Branc0 Escreveu:E o objectivo desse post era?

Não fala em ordenados nem em outros custos qual é a relevância daquela coisa toda que pela linguagem até me parece que se aplica mais ao Brasil que a Portugal?

E se quiseres saber o custo de abrir um franchising da McDonalds em Portugal até te posso dizer se pedires com jeitinho, em França desconheço.

Para explicar que um empresário quando abre um macdonald tem á sua mão um estudo sobre os custos, elaborado pelo franchasing. em relação ao retorno varia de caso para caso, mas em todos os casos independentemente do tempo de retorno os valores pagos aos funcionários são bastante semelhantes.
E por aquilo que analisei é sempre um pouco acima do salario minimo, é por isso que a quase totalidade dos seus empregados é o seu 1 emprego e geralmente são jovens.

Portanto a tua tese é que não há McDonalds na Suíça, Austria, Dinamarca, etc.?

E como é que os valores pagos são semelhantes? Tu tiras as conclusões que te apetece e não as que são apresentadas no texto.

não sei como é nesses paises sem salario minimo, mas talvez haja sindicatos ou não que não deixam trabalhar por menos para essas profissões.
são semelhantes porque tenho as vezez o hábito de informar.
Mas se o achas que é diferente tambem te posso convidar a colocar valores que dizem ao contrario
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por bestbland » 17/9/2009 12:28

Elias Escreveu:Best porque não perguntas à Macdonalds em que é que baseiam a política salarial deles?

Já perguntei e estou a aguardar.

Mas não tenho duvidas em dizer que um empresário irá pagar consoante o salario minimo nesse pais.
Acreditas que alguem que está no macdonald, o que factura mais de portugal ganha 900€ por exemplo a fritar batatas ?
Já sei, que o empresário não vai pagar 900 quando há quem o faça por 500€, e volto a dizer fazem porque o salario minimo assim o permite.
Acredita se o salario minimo fosse aqui de 250€, havia certamente por quem fisesse por esse valor

por Branc0 » 17/9/2009 12:21

bestblandina Escreveu:

Não fala em ordenados nem em outros custos qual é a relevância daquela coisa toda que pela linguagem até me parece que se aplica mais ao Brasil que a Portugal?

E se quiseres saber o custo de abrir um franchising da McDonalds em Portugal até te posso dizer se pedires com jeitinho, em França desconheço.

Para explicar que um empresário quando abre um macdonald tem á sua mão um estudo sobre os custos, elaborado pelo franchasing. em relação ao retorno varia de caso para caso, mas em todos os casos independentemente do tempo de retorno os valores pagos aos funcionários são bastante semelhantes.
E por aquilo que analisei é sempre um pouco acima do salario minimo, é por isso que a quase totalidade dos seus empregados é o seu 1 emprego e geralmente são jovens.

Portanto a tua tese é que não há McDonalds na Suíça, Austria, Dinamarca, etc.?

E como é que os valores pagos são semelhantes? Tu tiras as conclusões que te apetece e não as que são apresentadas no texto.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Elias » 17/9/2009 12:20

Best porque não perguntas à Macdonalds em que é que baseiam a política salarial deles?

por bestbland » 17/9/2009 12:18

por Branc0 » 17/9/2009 12:11

E o objectivo desse post era?

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por bestbland » 17/9/2009 12:04

McDonald's - mcdonalds, mc donalds, mcdonald's, mc donald's, macdonalds, mac donalds, mac donald's, macdonald's, franquia, restaurante, franchising, fast food, brasilprodutos qualidade serviços institucional jovem criança mulher comendo & aprendendo Meus Dados Endereços Trabalhe Conosco Fale Conosco Busca
PÁGINA INICIAL McDONALD'S BRASIL Quem Somos Visão e Valores Relatórios e Balanços HISTÓRIA GENTE Orgulho da nossa gente Plano de Carreira Trabalhe Conosco ENV. COMUNITÁRIO McDia Feliz Programas Sociais Inst. Ronald McDonald NOTÍCIAS IMPRENSA Releases Contato UNIV. DO HAMBÚRGUER FRANQUIA FALE CONOSCO F.A.Q. InstitucionalVeja MaisQuem Somos
História
Veja as notícias sobre o McDonald’s
Perguntas Freqüentes Sobre o McDonad'sPara esclarecer dúvidas sobre o McDonald's ou fazer sugestões para a empresa, você pode procurar pessoalmente o gerente do restaurante mais próximo de sua casa. Aqui você também encontra as respostas para as perguntas mais comuns dos clientes sobre o McDonald's. Digite abaixo uma palavra-chave para fazer a busca sobre algum assunto ou selecione uma das categorias para ver todas as questões sobre o tema:
Veja as perguntas mais freqüentes sobre:
Categoria: 'Franquias'

1. Qual o valor da franquia de um restaurante?

Quando estiver aberta a inscrição para novos candidatos à franquia, a empresa divulgará todas as condições para os interessados. Entretanto, vale lembrar que o valor do investimento varia de acordo com diversos fatores, tais como tipologia de restaurante, decoração escolhida, paisagismo, quantidade de funcionários a serem treinados, necessidade de equipamentos de cozinha, segmentos integrados e tipo de restaurantes.

Saiba mais sobre Franquia McDonald's

2. McDonald's está buscando novos candidatos a franquia?

Não. De 2004 a 2007, o McDonalds está voltado para o fortalecimento do negócio dos franqueados existentes. Esse é o motivo pelo qual a empresa, no momento, não está aberta a novos candidatos.
Com essa estratégia o McDonald's espera solidificar ainda mais os negócios de seus 87 franqueados, possibilitando ampliar a ação na área de segmentos como quiosques de sobremesas, McCafés, McInternet e McEntrega.

Apesar de não estar aberto a novos candidatos, o McDonald's disponibiliza nas questões abaixo informações básicas sobre o funcionamento do sistema de franquias da rede.

3. Qual o valor da franquia de um quiosque de sobremesas ou de um McCafé?

Quiosques e McCafés são pontos-de-venda remotos agregados aos restaurantes franqueados. Sendo assim, o McDonald's não cede a franquia para esse tipo de negócio de forma independente. Eles são cedidos apenas a franqueados que já operam restaurantes.

4. Como o McDonald's faz a escolha do ponto comercial?

O McDonald's possui uma grande experiência em determinar locais adequados à construção de novos restaurantes. Na escolha desses locais, diversos fatores são levados em consideração, tais como, por exemplo, população, padrões de tráfego, dimensões da área, custo do imóvel etc. Todas as providências nessa área - pesquisas, negociação, aquisição - são de total responsabilidade do McDonald's, inclusive seus custos. É o McDonald's que decide onde serão implantados os restaurantes.

5. Possuo um terreno e gostaria de abrir uma franquia...

No Sistema McDonald's os franqueados não são donos dos imóveis onde funcionam suas franquias. Todos os pontos comerciais ou terrenos onde estão instalados os restaurantes da rede são locados ou sublocados aos franqueados. Assim, se desejar oferecer um imóvel ao McDonald's, o interessado poderá procurá-lo somente com o objetivo de vendê-lo ou alugá-lo à empresa, mas não de tornar-se um franqueado.

6. Quem constrói o restaurante?

Todos os custos relativos à construção do restaurante, incluindo-se sistemas elétricos e hidráulicos, serão de responsabilidade exclusiva do McDonald's. O McDonald's entrega o restaurante pronto para os franqueados operarem.

7. O franqueado tem exclusividade territorial?

Não. O franqueado contratualmente não possui direito de operação de um restaurante com exclusividade de área, bairro, cidade ou região geográfica.

8. Qual é o prazo de retorno do investimento na franquia?

A expectativa de retorno depende diretamente da eficiência na operação do restaurante e das condições de mercado, entre outras variáveis. Desta forma varia de negócio para negócio.

9. Qual é o lucro líquido do franqueado?

Face às diferenças de faturamento e eficiência na gestão do restaurante, esses números são bastante variáveis. Informações sobre esse assunto somente poderão ser esclarecidas durante o processo de seleção do candidato a franqueado. Após o mesmo oficializar seu interesse pela franquia.

10. Tenho interesse em comprar um restaurante já existente sendo operado pelo próprio McDonald's. Como devo proceder?

A concessão de restaurantes já existentes, ora operados pelo próprio McDonald's, é de seu exclusivo critério, devendo o candidato passar pelo mesmo processo de seleção para a aquisição de um restaurante novo.

11. Quais são os custos fixos que terei que pagar mensalmente ao McDonald's?

Os atuais franqueados pagam as seguintes verbas ao McDonald's:

a) 5% (cinco por cento) sobre o faturamento líquido a título de royalties.

b) aluguel, calculado em valor percentual sobre o faturamento líquido do restaurante. Este percentual varia de acordo com as características de cada restaurante, persistindo sempre um valor mínimo mensal.

Além disso, todos os restaurantes, franqueados ou operados pelo próprio McDonald's contribuem mensalmente com 5% (cinco por cento) de seu faturamento líquido a um fundo de propaganda, que é gerido por uma comissão formada por franqueados e pelo franqueador.

12. Qual é o valor de um restaurante já existente?

O valor da concessão de um restaurante já existente levará em consideração o valor do fundo de comércio existente e o menor risco comercial ao se adquirir um restaurante já em operação. Logo, cada caso será analisado individualmente. E, geralmente, os restaurantes existentes costumam ter preço superior aos outros.

13. Alguém de minha família poderá efetuar o treinamento no meu lugar?

Não. A franquia é concedida em caráter personalíssimo. O candidato escolhido deverá efetuar um treinamento de 48 (quarenta e oito) semanas, e será o responsável pela operação e a administração do restaurante.

14. Eu e um amigo gostaríamos de abrir uma franquia...

A franquia é concedida em caráter personalíssimo, não existindo a possibilidade de sócios. O franqueado será sempre uma única pessoa física que deverá dedicar-se exclusivamente ao Sistema McDonald's.

15. No futuro, poderei ter mais de um restaurante?

Sim. Para tanto, esse franqueado deverá cumprir uma série de condições exigidas pelo McDonald's. Entre as principais estão a qualidade da operação e o capital disponível para um novo investimento.

16. É necessário o franqueado morar na cidade onde for operar um restaurante?

Sim, pois ele necessariamente deverá participar da comunidade onde se localiza o seu restaurante.

17. Quais são as principais atividades do franqueado?

Entre as principais atividades do franqueado pode-se citar: gerenciar o restaurante; administrar suas compras com os fornecedores; contratar, treinar, pagar e demitir seus funcionários; zelar pela manutenção e a conservação do restaurante e dos equipamentos; participar das atividades de marketing da rede, tais como promoções, eventos, festas etc.; manter um intenso envolvimento com a comunidade local; atender a todas as exigências fiscais, trabalhistas e legais; zelar pelo cumprimento dos padrões de qualidade, higiene, limpeza e serviços exigidos pela rede; garantir a satisfação total dos clientes; atender às solicitações do franqueador relativas ao seu negócio, entre outras.

18. Qual o perfil do franqueado exigido pelo McDonald's?

Ser pessoa física, com espírito empreendedor e forte desejo de ser bem sucedido; ter entre 28 e 45 anos; possuir curso superior bem como uma experiência profissional anterior bem-sucedida, ou em atividade empresarial ou em carreira de sucesso como empregado; conhecimentos adequados para vir a gerenciar seu próprio negócio; dispor de até um ano de treinamento antes da abertura do restaurante em Sistema Integral de Treinamento; dispor de recursos financeiros para se manter durante o período de treinamento, como também para investir no negócio; ser flexível quanto às localidades onde poderá operar o restaurante; ter disponibilidade para residir e integrar-se na comunidade na qual o restaurante irá operar, entre outras qualidades.

19. Qual é o prazo do contrato?

Normalmente o contrato tem a duração de 20 (vinte) anos. Mas há exceções.

20. O que acontece quando o prazo de 20 anos de contrato da franquia encerra?

As possibilidades de renovação ou prorrogação são avaliadas caso a caso e na época do término do contrato.

<< voltarImprensa | Franquia | Instituto Ronald McDonald | Profissionais de Saúde | Universidade do Hambúrguer | Go Active Dicas de segurança McDonald’s Corporation. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade do McDonald's

por Elias » 17/9/2009 9:55

Branc0 Escreveu:Qual é em concreto o teu objectivo?

Tipo... lançar o caos. :roll:

por Branc0 » 17/9/2009 9:50

bestblandina Escreveu:Estive lá em 2008, e os preços eram semelhantes. Ao certo não sei, mas lembro-me dizer para mim mesmo. O preço quase igual e eles ganham mais que o dobro

Não me venhas dizer que um empresário quando abre um Mac vai fazer uma lista de custos. não te esqueças que os preços são fixados de valor igual no mesmo pais e pagam consoante os ordenados minimos de cada pais. Um empresário vai ao fundo desemprego se for e coloca umas 10 vagas por exemplo com um salario um pouco acima do salario minimo. È aqui em portugal, espanha, frança, etc.

Best, já tivemos esta discussão com o homem da bomba acho que é inutil voltar a te-la com o homem dos hamburguers.

Tu não sabes quanto custa um hamburguer, dás informação errada enviada para o ar e vens falar de salários para falar de custos depois de eu te explicar que o salário é só parte do custo.

Eu não sei o que é que pretendes concretamente deste tópico. Estas só à espera que apareça alguém que concorde contigo? Qual é em concreto o teu objectivo?

por bestbland » 17/9/2009 6:37

joaolc Escreveu:Best,

A essa respondo eu.

Imagina que tu és um empresário muito amigo dos teus empregados e portanto montas um McDonalds em que pagas aos teus empregados o dobro que os outros McDonalds. Toda a gente quer trabalhar no teu McDOnalds mas tu apenas tens 20 vagas pelo que o resto continua desempregado.

Outros empresários irão montar um McDonalds mesmo ao lado e cobrar exactamente o mesmo preço só que só pagam o que é normal pagar aos empregados. Por isso conseguem amealhar muito mais dinheiro.

Até aqui tudo bem, tu tens luco, eles têm ainda mais lucro... estamos todos felizes!

Mas passado 10 anos o empresario ao teu lado, que amealhou mais dinheiro, decide investir esse dinheiro em decoração nova. Todos os clientes passam a ir ao McDonalds dele e tu ficas sem nenhum. Como nao amealhaste dinheiro não podes mudar também a decoração. lixaste-te.

Ou seja, um McDonalds que pague o dobro aos seus empregados nao é viável porque a concorrencia tratará de lhe passar por cima.

Mas podes dizer: mas todos os McDonalds podem pagar o dobro e assim já não há concorrencia que passe por cima. Será mesmo assim? Entao e o burguer king?

A verdade é que nem todos podemos ganhar muito, caso contrário ninguem faria os trabalhos menos atraentes (ganhando muito).

em paises diferentes, não é esse o teu caso :wink:

por jlncc » 17/9/2009 6:30

Best,

A essa respondo eu.

Imagina que tu és um empresário muito amigo dos teus empregados e portanto montas um McDonalds em que pagas aos teus empregados o dobro que os outros McDonalds. Toda a gente quer trabalhar no teu McDOnalds mas tu apenas tens 20 vagas pelo que o resto continua desempregado.

Outros empresários irão montar um McDonalds mesmo ao lado e cobrar exactamente o mesmo preço só que só pagam o que é normal pagar aos empregados. Por isso conseguem amealhar muito mais dinheiro.

Até aqui tudo bem, tu tens luco, eles têm ainda mais lucro... estamos todos felizes!

Mas passado 10 anos o empresario ao teu lado, que amealhou mais dinheiro, decide investir esse dinheiro em decoração nova. Todos os clientes passam a ir ao McDonalds dele e tu ficas sem nenhum. Como nao amealhaste dinheiro não podes mudar também a decoração. lixaste-te.

Ou seja, um McDonalds que pague o dobro aos seus empregados nao é viável porque a concorrencia tratará de lhe passar por cima.

Mas podes dizer: mas todos os McDonalds podem pagar o dobro e assim já não há concorrencia que passe por cima. Será mesmo assim? Entao e o burguer king?

A verdade é que nem todos podemos ganhar muito, caso contrário ninguem faria os trabalhos menos atraentes (ganhando muito).

Registado: 29/11/2007 4:27

por bestbland » 17/9/2009 4:39

Branc0 Escreveu:
bestblandina Escreveu:Os preços são semelhantes. em relação aos outros custos talvez sejam maiores em frança, digo eu.

Porque é que dizes isto quando eu sei e tu sabes que tu não sabes os valores em frança nem dos hamburgueres nem do custo associado a ter um empregado?

Estive lá em 2008, e os preços eram semelhantes. Ao certo não sei, mas lembro-me dizer para mim mesmo. O preço quase igual e eles ganham mais que o dobro

Não me venhas dizer que um empresário quando abre um Mac vai fazer uma lista de custos. não te esqueças que os preços são fixados de valor igual no mesmo pais e pagam consoante os ordenados minimos de cada pais. Um empresário vai ao fundo desemprego se for e coloca umas 10 vagas por exemplo com um salario um pouco acima do salario minimo. È aqui em portugal, espanha, frança, etc.

por Branc0 » 17/9/2009 2:21

Olha, digo-te mais. Por um preço de um menu big mac / hora eu dou-te umas aulas de economia até tu perceberes isto tudo.

Preço português! :D

por Branc0 » 17/9/2009 2:11

bestblandina Escreveu:Os preços são semelhantes. em relação aos outros custos talvez sejam maiores em frança, digo eu.

Porque é que dizes isto quando eu sei e tu sabes que tu não sabes os valores em frança nem dos hamburgueres nem do custo associado a ter um empregado?

por bestbland » 17/9/2009 2:06

Branc0 Escreveu:
bestblandina Escreveu:
Branc0 Escreveu:Best,

Eu não estava a explicar porque é que existe ordenado mínimo. Estava a explicar-te porque é que em alguns casos este causa desemprego e noutros não.

Porque é que no MacDonalds do Rossio se ganha mais do que no de ** de Judas?

Existem várias possibilidades, provavelmente é um conjunto de várias:

1) Menos pessoas disponiveis para trabalhar no Mac do Rossio
2) Mais procura de pessoas para trabalhar no Mac do Rossio
3) Maior produtividade do Rossio (a maior produtividade não garante salários mais altos, apenas permite paga-los mais altos se a procura/oferta assim o exigir)

Branco, até ai concordo contigo. Mas nunca foi essa a minha questão. A minha questão é que a diferença de ordenados entre MAcdonald nos diferentes paises deve-se á diferença entre os salarios minimos entre eles.
O problema é que existe sempre procura para essas ofertas e a procura supera sempre a oferta, é por isso que existe desemprego. È logico que devido a procura ser menor poderá provocar um pouco o ordenado, mas não é essa diferença que me referi, mas si á diferença entre paises.
Não seria possivel o MAc do rossio pagar o mesmo ordenado de que o mac no ** judas em frança?
Essa, é que é a minha questão

Ja varias pessoas te disseram que não, não era possível porque em França a produtividade é maior (os hamburgueres são mais caros).

Tens alem disso que contar com os custos totais de contratar alguém e não apenas o ordenado. O que interessa ao patrão não é quanto tu ganhas mas sim quanto tu lhe custas que são coisas muito diferentes (formação, custos de impostos, taxas escondidas, custos de despedimento, etc.)

Os preços são semelhantes. em relação aos outros custos talvez sejam maiores em frança, digo eu.

por Branc0 » 17/9/2009 2:02

bestblandina Escreveu:

Eu não estava a explicar porque é que existe ordenado mínimo. Estava a explicar-te porque é que em alguns casos este causa desemprego e noutros não.

3) Maior produtividade do Rossio (a maior produtividade não garante salários mais altos, apenas permite paga-los mais altos se a procura/oferta assim o exigir)

Branco, até ai concordo contigo. Mas nunca foi essa a minha questão. A minha questão é que a diferença de ordenados entre MAcdonald nos diferentes paises deve-se á diferença entre os salarios minimos entre eles.
O problema é que existe sempre procura para essas ofertas e a procura supera sempre a oferta, é por isso que existe desemprego. È logico que devido a procura ser menor poderá provocar um pouco o ordenado, mas não é essa diferença que me referi, mas si á diferença entre paises.
Não seria possivel o MAc do rossio pagar o mesmo ordenado de que o mac no ** judas em frança?

Ja varias pessoas te disseram que não, não era possível porque em França a produtividade é maior (os hamburgueres são mais caros).

Tens alem disso que contar com os custos totais de contratar alguém e não apenas o ordenado. O que interessa ao patrão não é quanto tu ganhas mas sim quanto tu lhe custas que são coisas muito diferentes (formação, custos de impostos, taxas escondidas, custos de despedimento, etc.)

por salvadorveiga » 17/9/2009 2:01

joaolc Escreveu:É pena. Eu sou da área das engenharias e por isso também nao percebo muito de economia. Mas interesso-me pelo tema e comprei este livro. Adorei!! É espantoso como o livro me alerta para certos pormenores que não passam pela cabeça ao homem comum.

Mas mesmo assim recomendava-te que comprasses um livro sobre economia geral. Nao te sei recomendar nenhum portugues mas deve existir. E se tens interesse pelo tema tenho a certeza que vais gostar (economia é um tema muito giro e sempre actual)

Alguem da área de economia que saiba recomendar um livro de introdução a este tema em portugues?

Joao Cesar das Neves, Introduçao a' Economia... o homem nao so' dava pa stand up comedy e escreve piadolas no livro, como e' um bom livro
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por jlncc » 17/9/2009 1:56

É pena. Eu sou da área das engenharias e por isso também nao percebo muito de economia. Mas interesso-me pelo tema e comprei este livro. Adorei!! É espantoso como o livro me alerta para certos pormenores que não passam pela cabeça ao homem comum.

Mas mesmo assim recomendava-te que comprasses um livro sobre economia geral. Nao te sei recomendar nenhum portugues mas deve existir. E se tens interesse pelo tema tenho a certeza que vais gostar (economia é um tema muito giro e sempre actual)

Alguem da área de economia que saiba recomendar um livro de introdução a este tema em portugues?

por bestbland » 17/9/2009 1:52

è inglês, o que dificulta imenso. Mas valeu, é sempre bom poder aprender. Nesta vida admitir que já sabemos tudo é um erro

por bestbland » 17/9/2009 1:50

por salvadorveiga » 17/9/2009 1:41

Imagem
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por Branc0 » 17/9/2009 1:25

Best,

Porque é que no MacDonalds do Rossio se ganha mais do que no de cu de Judas?

por jlncc » 17/9/2009 1:21

por jlncc » 17/9/2009 1:20

Bestplatina,

Deixa-me sugerir-te um livro que achei muito bom para quem não percebe nada de economia. É em ingles, espero que isso não seja um obstáculo:

http://www.amazon.co.uk/Economics-N-Gregory-Mankiw/dp/1844801330/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1253146666&sr=8-1

É um livro de Mankiw, adequado à Europa por Taylor, dois economistas de renome. O livro é escrito para os estudantes de economia e para mim foi uma excelente compra! É útil tanto para perceber os mercados como para problemas do dia à dia.

Recomendo que o compres, o melhor investimento que alguem pode fazer é na sua educação!

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Opcard33 e 154 visitantes