OFF-topic ordenados
Elias Escreveu:E achas que a Macdonalds te ia deixar fixar o preço que querias?
Isso é que era doce!
é logico que não pôr os preços que queria, mas se o ordenado dos trabalhadores fosse 1200€ talvez os preços fosse iguais aos de frança, digo eu.
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
- Registado: 20/2/2009 17:06
Elias Escreveu:Então porque não contribuis para alterar essa situação? Abres uma empresa e começas a pagar 1500 eur a toda a gente
Se abrisse um Macdonald em portugal nunca pagaria esses valores, pois há quem aceite por trabalhar por 500€, por isso porque que eu ia pagar mais.
Mas uma coisa talvez esteja certa, se fosse obrigado a pagar esses salarios se calhar pagava e não aumentava tanto os preços. Bastava praticar os preços de frança que são um pouco acima de portugal.
Mas fechar o negocio por pagar esses salarios é que talvez não, pois se um empresário consegue ter um Mac na frança pagando esses sálarios é porque o negocio o permite.
Elias, já te disse que a base da mminha discussão tem a ver com alguns negocios em particular e não em todos de uma forma geral, por isso os exemplos do MAcdonald e auchan são os melhores que podem ilustrar onde queria chegar.
O
Imaginam vocês que são empresários e vão abrir um macdonald em frança e querem saber quanto vão pagar em salários. O que vão fazer é de servir como base o ordenado mínimo em frança visto que esses trabalhos são pagos um pouco mais em relação a esse valor. A procura e a oferta neste caso não tem influência visto haver desemprego sempre como tão oferecer um trabalho que não exige nenhuma especialização em tão quase todos que estão no desemprego consegue realizar esse trabalho. Visto a procura ser superior à oferta então vai se pagar em relação ao salário mínimo. Nestes trabalhos a procura é sempre superior à oferta. Esse empresário resolvia abrir em portugal o macdonald como é óbvio ia saber o salário mínimo no nosso pais e a partir daí já vocês já sabem.

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor

- Anexos
-
- ernie.PNG (200.5 KiB) Visualizado 5525 vezes

Branc0 Escreveu:bestblandina Escreveu:Deve haver sindicatos a defender os seus ordenados, digo eu. Não sei ao certo, como tal não falo.
O meu exemplo é bastante ilustrativo quando abri o tópico do exemplo do grupo Auchan em que estes pagavam o dobro dos ordenados em frança. De certeza que essa diferença deve-se em muito á diferença entre ordenados minimos entre os dois paises
É a ultima intervenção que faço neste tópico e só para concluir (o problema da tua frase está a bold).
Não, não se deve à diferença entre ordenados mínimos. Deve-se a vários factores, todos aqui escritos pelo menos por mim, pelo Elias e pelo Alexandre e até por outros. Ou não os compreendeste ou não os queres compreender, sinceramente da maneira como foram explicados não sei o que é pior.
Continuo-te a dizer que se tu tivesses uma pontinha de razão então os empregados do Auchan em Alfragide ganhavam mais do que em Zurique, o que como podes imaginar não deve ser verdade.
Explicamos além disso que o ordenado mínimo não só não serve de referência como pode ser causador de ainda mais desemprego.
Tu não quiseste ouvir, não vou explicar novamente. Tens aqui o tópico inteiro à tua disposição podes novamente ir ler os textos e ver as ilustrações que deixamos para ti. Agora educa-te ou fica na ignorância, a escolha é tua mas mais perguntas e observações da treta não sff.
Eu disse sempre que a diferença entre ordenados nesses trabalhos deve-se em muito ao ordenado minimo entre paises. Tu dás como exemplo em zurique que como sabes não existe salario minimo, mas isso são pequenos exemplos. Não sei como são os ordenados estabelecidos lá. Posso dizer que embora exista um salario minimo em portugal existe tambem salario minimos para cada cada categoria profissional que varia de profissão para profissão.
Tens de respeitar a minha opinião e não querer que eu eceita a tua, pois já te disse que nesses empregos o valor dos ordenados tem a ver com o salario minimo. Eu falo em frança e espanha e tu falas noutro pais.
Tambem já disse que a introdução de um salario minimo num pais não quer dizer mais desemprego.
Outro erro é dizer que quanto maios for o salario minimo maior será o desemprego
Elias Escreveu:Então não era a última intervenção?
Para um face palm abro sempre uma excepção

Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
salvadorveiga Escreveu:mas voces ainda se dão ao trabalho? muita paciencia voces teem...
Fico triste de te ver aqui e não encontrar um face palm

mas voces ainda se dão ao trabalho? muita paciencia voces teem...

bestblandina Escreveu:Deve haver sindicatos a defender os seus ordenados, digo eu. Não sei ao certo, como tal não falo.
O meu exemplo é bastante ilustrativo quando abri o tópico do exemplo do grupo Auchan em que estes pagavam o dobro dos ordenados em frança. De certeza que essa diferença deve-se em muito á diferença entre ordenados minimos entre os dois paises
É a ultima intervenção que faço neste tópico e só para concluir (o problema da tua frase está a bold).
Não, não se deve à diferença entre ordenados mínimos. Deve-se a vários factores, todos aqui escritos pelo menos por mim, pelo Elias e pelo Alexandre e até por outros. Ou não os compreendeste ou não os queres compreender, sinceramente da maneira como foram explicados não sei o que é pior.
Continuo-te a dizer que se tu tivesses uma pontinha de razão então os empregados do Auchan em Alfragide ganhavam mais do que em Zurique, o que como podes imaginar não deve ser verdade.
Explicamos além disso que o ordenado mínimo não só não serve de referência como pode ser causador de ainda mais desemprego.
Tu não quiseste ouvir, não vou explicar novamente. Tens aqui o tópico inteiro à tua disposição podes novamente ir ler os textos e ver as ilustrações que deixamos para ti. Agora educa-te ou fica na ignorância, a escolha é tua mas mais perguntas e observações da treta não sff.
mais_um Escreveu:Elias Escreveu:TinyTino Escreveu:O que cada um faz no seu tempo livre, se
resolve ou não trabalhar, ou prefere antes passar o tempo a passear, não me parece que esteja dentro do âmbito da discussão.
O que conta é quanto é que a mão-de-obra não especializada é paga a hora em países distintos.
E isso o best já falou por observação, e eu já postei os gráficos do eurostat - são de consulta publica são muito intuitivos. O resto não são factos, são opiniões.
TinyTino então eu vou expôr a minha ideia por outras palavras.
Em Portugal a economia paralela tem uma dimensão muito superior à de Espanha e de França.
Bute fingir que não há economia paralela e comparar salários mínimos?
Isto é como os buracos negros, não se vêm, mas vê-se os seus efeitos, tal e qual a economia paralela...
Isso é completamente irrelevante. Economia paralela há em todo o lado, então em Espanha...
Vamos fingir que em Portugal a gestão é na sua grande maioria competente.
Vamos fingir que o sistema fiscal é justo.
Vamos fingir que os empresários na sua grande maioria pagam impostos (uma das coisas boas que a MF Leite fez foi criar o PEC, existiam empresas que sobreviviam desde a sua criação com prejuízos crónicos, mas os donos tinham casas com piscinas e mudavam de carro de alta cilindrada de 3 em 3 anos). Vamos fingir que em Portugal não há níveis absurdos de corrupção.
Vamos fingir que a administração publica, as empresas publicas e as empresas privadas não estão cheias de "amigos" improdutivos, com cartão do partido A ou B, ou filhos de "alguém" e que ocupam cargos de gestão de topo e intermédia.
Vamos fingir que as empresas não estão descapitalizadas.
Vamos fingir que os empregados não são obrigados a trabalhar horas extras sem pagamento.
E no fim vamos fingir que o culpado do estado da Nação é o trabalhador português que é um mandrião que ganha um salário mínimo vergonhosamente elevado.
(Este mandrião que quando confrontado com organizações de trabalho baseadas na meritocracia mostra-se exactamente o inverso de tudo isto)
O preço da mão-de-obra é diferente porque a produtividade é menor!
Coloquei uns nºs do eurostat que ninguém comentou. Que tal falar das causas desta diferenças? Se a produtividade de uma empresa em Portugal é menor do que em Espanha e em França por ex., então porque são os salários de administradores/decisores ao mesmo nível dos espanhóis e franceses? O valor acrescentado pela empresa portuguesa é ou não menor do que uma congénere europeia?
Qual o valor acrescentado do Governador do Banco de Portugal? Acham que ele se fosse "lançado" no mercado de trabalho internacional, como qualquer um de nós ganharia o salário que aufere em Portugal? Mas será assim tão difícil fazer-vos ver que o mercado de trabalho não é um mercado de concorrência perfeita, e que todo o vosso raciocínio está à partida limitado por este preconceito?
O mercado de trabalho é um oligopsónio, onde os clientes (empresa) formam um cartel explícito ou tácito para manter a mão-de-obra abaixo do seu preço de negociação real, porque o indivíduo está à partida condicionado na negociação.
E não me venham dizer que se baixar o preço da mão-de-obra acaba o desemprego. Existe uma taxa de desemprego natural, e esta serve de reserva de negociação para as empresas. É muito fácil, sobretudo queando existe liberalização total no mercado laboral pressionar as pesssoas para aceitarem qualquer contrato, quando existe um desempregado ao lado que aceita qualquer contrato.
Daí que deste pontos se verifica que o mercado de trabalho tem de ser regulado, e daí a existência de salário mínimo entre outras coisas.
O salário de um empregado da macdonald's é uma função quase directa do nível de poder de compra da população, dado que não é um bem transaccionável (serviço de proximidade).
Daí a atenção que vem vindo a ser dada aos bens transaccionáveis e às exportações como a forma de impulsionar o crescimento da economia.
Abraço
- Registado: 29/11/2007 13:53
Branc0 Escreveu:bestblandina Escreveu:Mesmo tu proprio caiste nesse erro de calcurares o quanto pagas em função de um ordenado minimo de referencia.
Não te lembras que só davas 500e para descascar caroço de uma fruta, davas aqui em portugal, já em frança utilizavas outro valor, talvez os 1200€.
Sem saberes ofereceste um ordenado consoante o salario minimo.
È a mesma coisa que eu fosse viver para a jamaica, antes de oferecer um ordenado procurava saber valores de referencia. Em mão de obra não especializada tende ser um pouco acima do salario minimo do pais
Ok, é mesmo dificuldade em juntar letras. Espero que entendas que depois de te explicar duas vezes o conceito de "valor" não te vou explicar a terceira certo?
Voltar a colocar bonecos da procura e oferta também parece não funcionar, o conceito gráfico de juntar duas linhas e estabelecer um ponto de equilibrio entre essas duas forças não parece simples de assimilar por todos.
Se não conseguiste compreender paciência. Visto que eu não te consigo explicar posso apenas recomendar-te que tentes ler um livro de economia com mais ilustrações para ao menos teres uma base de compreensão do que tentas discutir.
Nem sequer consegues perceber que a tua lógica é tão errada que se a seguissemos toda a gente na Suíça trabalhava de borla (não há ordenado mínimo, como podem eles trabalhar sem essa "referência"?). O facto de isso não acontecer não te demove da tua ideia pré-concebida que nem contra a parede dos factos esbarra... é invulnerável a tudo: argumentos, lógica e factos!
Deixo-te com o Elias que tem mais paciência que eu.
Deve haver sindicatos a defender os seus ordenados, digo eu. Não sei ao certo, como tal não falo.
Re: O
Branc0 Escreveu:bestblandina Escreveu:Então coloca aqui o ordenado de um empregado que trabalha numas bombas de gasolina em Espanha.
Outra vez? Ainda queres que as pessoas te levem a sério?
Não só já coloquei como tu até já respondeste aos valores que coloquei. Isso é distração ou dificuldade em juntar letras?Branc0 Escreveu:Em Espanha.
Não te esqueças que eu coloquei aqui um post com um anuncio de uma oferta de emprego com um ordenado entre 500 e 600€ muito longe de 6€ á hora
São 600€ por mês em part-time, o que como deves imaginar os part-times, mesmo em Portugal são normalmente mais bem pagos no valor/hora.
Mesmo assim ganha-se em Espanha 6.81€/hora, ou seja, mais 81 centimos que em Portugal. Onde estão os 40%?
Eu coloquei aqui anteriormente um post onde oferecia um emprego para uma bombas de gasolina entre 500 e 600€ muito longe dos 6€ á hora
bestblandina Escreveu:Mesmo tu proprio caiste nesse erro de calcurares o quanto pagas em função de um ordenado minimo de referencia.
Não te lembras que só davas 500e para descascar caroço de uma fruta, davas aqui em portugal, já em frança utilizavas outro valor, talvez os 1200€.
È a mesma coisa que eu fosse viver para a jamaica, antes de oferecer um ordenado procurava saber valores de referencia. Em mão de obra não especializada tende ser um pouco acima do salario minimo do pais
Ok, é mesmo dificuldade em juntar letras. Espero que entendas que depois de te explicar duas vezes o conceito de "valor" não te vou explicar a terceira certo?
Voltar a colocar bonecos da procura e oferta também parece não funcionar, o conceito gráfico de juntar duas linhas e estabelecer um ponto de equilibrio entre essas duas forças não parece simples de assimilar por todos.
Se não conseguiste compreender paciência. Visto que eu não te consigo explicar posso apenas recomendar-te que tentes ler um livro de economia com mais ilustrações para ao menos teres uma base de compreensão do que tentas discutir.
Nem sequer consegues perceber que a tua lógica é tão errada que se a seguissemos toda a gente na Suíça trabalhava de borla (não há ordenado mínimo, como podem eles trabalhar sem essa "referência"?). O facto de isso não acontecer não te demove da tua ideia pré-concebida que nem contra a parede dos factos esbarra... é invulnerável a tudo: argumentos, lógica e factos!
Deixo-te com o Elias que tem mais paciência que eu.
Elias Escreveu:best,
já todos sabemos que lá fora se ganha mais do que cá.
Onde é que tu queres chegar?
Mas parece que há uns que não sabem ou não querem saber.
Pois eu já fui claro quanto a isso
Re: O
Branc0 Escreveu:bestblandina Escreveu:Então coloca aqui o ordenado de um empregado que trabalha numas bombas de gasolina em Espanha.
Outra vez? Ainda queres que as pessoas te levem a sério?
Não só já coloquei como tu até já respondeste aos valores que coloquei. Isso é distração ou dificuldade em juntar letras?Branc0 Escreveu:Em Espanha.
São 600€ por mês em part-time, o que como deves imaginar os part-times, mesmo em Portugal são normalmente mais bem pagos no valor/hora.
Mesmo assim ganha-se em Espanha 6.81€/hora, ou seja, mais 81 centimos que em Portugal. Onde estão os 40%?
Esse valor é com base em quê ? part-time ? Quantas horas ? Então como tu sabes que em portugal ganha-se 6€ numas bombas?
Mesmo tu proprio caiste nesse erro de calcurares o quanto pagas em função de um ordenado minimo de referencia.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 151 visitantes