Portagens na A21 aumentam de 60 cêntimos para 2,10 euros
GRFinance Escreveu:Onde é que está o sinal a indiciar AE na Ponte 25 de Abril ou no Eixo N/S? Está sim, após as portagens em direcção à MS.
GRFinance,
Esta questão não estava esquecida, mas só hoje tive oportunidade de passar no local e confirmar aquilo de que já suspeitava: o sinal que indica início de auto-estrada encontra-se no final do eixo norte-sul, na chamada Avenida da Ponte, mesmo antes do início do tabuleiro (cerca de 200 ou 300 metros depois de se passar por baixo do Viaduto Duarte Pacheco, em direcção à Ponte 25 de Abril). Se passares por lá poderás confirmar isso mesmo.
1 abraço,
Elias
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"A Estradas de Portugal (EP) vai assumir provisoriamente a titularidade da concessionária da auto-estrada A21, entre Mafra, Ericeira e Malveira, e pagar 200 milhões de euros à concessionária MafrAtlântico, empresa cujo principal accionista é a Câmara Municipal de Mafra (CMM). Fonte oficial da EP aponta este valor como "mais um exemplo do esforço de contenção de custos e gestão rigorosa de Almerindo Marques", já que o preço inicialmente pedido pela autarquia da região Oeste teria rondado os 270 milhões de euros.
O acordo já foi estabelecido há várias semanas entre a empresa pública, liderada por Almerindo Marques e a CMM, solucionando um problema que há vários anos estava sem solução e que originou a primeira auto-estrada municipal em Portugal."
In Diário Económico
O acordo já foi estabelecido há várias semanas entre a empresa pública, liderada por Almerindo Marques e a CMM, solucionando um problema que há vários anos estava sem solução e que originou a primeira auto-estrada municipal em Portugal."
In Diário Económico
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Camisa Roxa, só há alta exclusibilidade no seu consumo precisamente porque existe portagem e, por isso, deixa de ser bem público para passar a ser bem misto.
Desde que não haja, precisamente, portagem.
o bem é público porque, tratando-se de 1 monopólio, deve ser promovido pelo Estado que definirá a adjudicação e as respectivas condições de financiamento
Desde que não haja, precisamente, portagem.
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GRFinance Escreveu:Não posso deixar passar isto em claro. Onde é que a um bem público se aplica esse conceito? A partir do momento em que esse conceito é aplicado, deixa de ser bem público e passa a ser, quanto muito, um bem misto.
Em Economia, Rivalidade, é a situação em que o consumo de um bem por uma pessoa impede o consumo do mesmo bem por outra pessoa.
Em Economia, Exclusibilidade, é a possibilidade de se excluir um consumidor pela capacidade de pagar pelo consumo de um bem ou serviço.
2º a teoria da escolha pública, em bens onde há baixa rivalidade e alta exclusividade no seu consumo, deve ser aplicado o principio do utilizador pagador
o bem é público porque, tratando-se de 1 monopólio, deve ser promovido pelo Estado que definirá a adjudicação e as respectivas condições de financiamento

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... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Elias Escreveu:axman Escreveu:A petição já vai com 2600 assinaturas. Se vivemos numa democracia responsável haverá debate na Assembleia da República.
Esqueces-te que não há Assembleia da República. Foi dissolvida.
Estás em que País? Honduras?
Isso explica muita coisa!!
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rmachado Escreveu:Depois de isto tudo...
E quem é que responsabiliza o Sr. Ministro pelo erro colossal que fez e que lesou não só os Mafrenses e que agora lesa os restantes numa venda as EP?
Ora aí está a pergunta que ninguém soube responder!
Gastaram-se de forma irresponsável centenas de milhões para um resultado verdadeiramente ruinoso e decepcionante.
A petição já vai com 2600 assinaturas. Se vivemos numa democracia responsável haverá debate na Assembleia da República.
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GRFinance Escreveu:Não posso deixar passar isto em claro. Onde é que a um bem público se aplica esse conceito? A partir do momento em que esse conceito é aplicado, deixa de ser bem público e passa a ser, quanto muito, um bem misto.
O bom filho à casa torna

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Camisa Roxa Escreveu:é pagar e não bufar!![]()
as auto estradas, TODAS, são o bem público onde é mais fácil aplicar o conceito de utilizador/pagador, por isso quem utiliza deve pagar sendo absurdo recorrer ao orçamento de Estado para o seu financiamento
Não posso deixar passar isto em claro. Onde é que a um bem público se aplica esse conceito? A partir do momento em que esse conceito é aplicado, deixa de ser bem público e passa a ser, quanto muito, um bem misto.
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Camisa Roxa Escreveu:é pagar e não bufar!![]()
as auto estradas, TODAS, são o bem público onde é mais fácil aplicar o conceito de utilizador/pagador, por isso quem utiliza deve pagar sendo absurdo recorrer ao orçamento de Estado para o seu financiamento
tava a ver que não aparecias!

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é pagar e não bufar!
as auto estradas, TODAS, são o bem público onde é mais fácil aplicar o conceito de utilizador/pagador, por isso quem utiliza deve pagar sendo absurdo recorrer ao orçamento de Estado para o seu financiamento

as auto estradas, TODAS, são o bem público onde é mais fácil aplicar o conceito de utilizador/pagador, por isso quem utiliza deve pagar sendo absurdo recorrer ao orçamento de Estado para o seu financiamento

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Um video dedicado a um amigo especial deste tópico!
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The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
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Epa, Elias. Simples. Baseio-me em alguns dos requisitos que sei, por explicação de um eng amigo com experiência em concursos de AE, que se aplicam. Por isso é que te disse que, se quiseres, fala com um eng que te informa com mais detalhe sobre os requisitos. Talvez ele te diga que alguns têm de ser cumulativos. E isto responde ao teu comentário que deixaste sobre as margens do troço VFX-Alverca.
Agora, estou mesmo de fora.
Agora, estou mesmo de fora.
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GRFinance Escreveu:Elias, se quiseres fala com um eng civil que te explica com pormenor quais são esses requisitos que a Ponte 25 de Abril não cumpre para ser considerada, tecnicamente, como uma AE.
Eu não quero falar com um Eng. civil. Quero saber em que é que tu te baseias para referir isso.
GRFinance Escreveu:Mais outro, digo-te também, tem a ver com as margens que sobram das faixas mais à esquerda que têm de ter uma dimensão mínima que a ponte também não cumpre.
É interessante referires isso. Porque a A1, nomeadamente no seu troço entre Vila Franca e Alverca, não tem margens nenhumas desde que foi feito o alargamento.
GRFinance Escreveu:De resto, peço licença para me ausentar deste debate que já extravasa o tema por que foi criado.
Estás à vontade, aqui ninguém vem por obrigação

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Elias Escreveu:GRFinance Escreveu:Não é propriamente uma ponte que faz parte de um IP e que tecnicamente não obedece aos requisitos minimos para ser considerada uma AE
E que requisitos são esses, podes esclarecer?
Elias, se quiseres fala com um eng civil que te explica com pormenor quais são esses requisitos que a Ponte 25 de Abril não cumpre para ser considerada, tecnicamente, como uma AE. Um deles, posso-te dizer, tem a ver com a largura de cada faixa de rodagem que esta ponte não cumpre. Outro, também te posso dizer, tem a ver com o piso central da ponte que não pode ser em aço para ser considerada AE, mas sim de certos tipos de alcatrão e/ou derivados. Mais outro, digo-te também, tem a ver com as margens que sobram das faixas mais à esquerda que têm de ter uma dimensão mínima que a ponte também não cumpre.
De resto, peço licença para me ausentar deste debate que já extravasa o tema por que foi criado.
Cumps a todos.
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axman Escreveu:Não quero SCUT! Sou contra as SCUT!| Ninguém que assinou a petição quer uma SCUT. Quando o preço era aceitável toda a gente pagava. O que se está a discutir é o preço despropositado!!
Começo a desconfiar que esta história não está bem contada.
http://www.ordeng.webside.pt/sectoresda ... _Opway.pdf
• Auto-estrada CM-2200 (Cuenca): Troço Mira-enlace de
Henarejos. São 15 Kms de auto-estrada com um custo de 4 M€.
• Variação de Polán (Toledo) Cm-401: Estrada de 4 Km com custo previsto de 4 M€.
• Auto-estrada M-407 Fuenlabrada-Grinón: Troço M-404 a M-06, são 14 Km de auto-estrada com um custo de cerca de 70 M€.
• Zona Oeste de Cuenca: Zona urbana de 2 Km com um custo previsto de 8 M€.
Como pode então a bendita A21 ter custado 270M€ se só tem 21 Km. De facto não custou. A câmara afirma que custou 50M€ no entanto vendeu-a ao IEP por 270M€.
Com gastos de gestão na ordem dos 30.000€ dia, acrescem 16M€. Como se pode gastar 30.000€ dia? Como pode o estado fazer tão mau negócio? Já não percebo nada.
O que o presidnete da camara diz não me interessa, vale tanto como o que tu escreves, eu quero é ver o contrato.....
Se reparares nas noticias que eu coloquei aqui , os custos não são identicos, num jornal fica em 130M€, noutro fica em 150M€, ambas as noticias sitam o presidente da camara e no mesmo dia! Provavelemtne uma foi antes de almoçar, outra foi depois de almoçar


Há 10 anos, tive um amigo meu que trabalhou na brisa (Eng. Civil), foi o responsavel por todas as pontes e viadutos de uma auto estrada , na altura disse-me que em media um km de autoestrada ficava na casa de 1 milhão de contos, em média porque os custo das obras de arte (viadutos e pontes não são identicos) assim como a expropriação dos terrenos, por exemplo a auto estrada de cascais tinha sido até à altura a mais cara devido ao custo dos terrenos.
Por isso quer os 130M€ ou os 150M€ não me parece escandaloso.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
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