Portagens na A21 aumentam de 60 cêntimos para 2,10 euros
axman Escreveu:Demasiado tarde - já andaste a pagar nos últimos anos. E parece-me que vais continuar a pagar.
Eu sei que andei a pagar os teus passeios à Ericeira.
Mas eu não te perguntei se andei a pagar os teus passeios à Ericeira.
Perguntei se tu achas que eu devo pagar os teus passeios à Ericeira.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:axman Escreveu:Finalmente estamos todos sintonizados. A borrada está feita. Mal por mal, pelo menos que fique mais barata para os utentes.
Achas então que devo ser eu a pagar os teus passeios de fim-de-semana à Ericeira?
Demasiado tarde - já andaste a pagar nos últimos anos. E parece-me que vais continuar a pagar. Da mesma maneira que continuamos a pagar outros disparates como os vencimentos dos pilotos da TAP. Que por sinal vão avançar para a greve. Isso sim, verdadeiramente escandaloso.
- Registado: 1/8/2009 0:16
axman Escreveu:Finalmente estamos todos sintonizados. A borrada está feita. Mal por mal, pelo menos que fique mais barata para os utentes. O IEP é que passou o cheque em branco em 2004. Se tivesse custado 500 m€ pagaria à mesma..
Mal por mal, que fique mais barata aos contribuintes e que a paguem os poucos que vêm utilidade económica "na borrada".
É a única lógica que consigo encontrar, ainda que perceba perfeitamente que os utentes argumentem o contrário...
No mínimo, no mínimo, deverá ter uma portagem em linha com as outras auto-estradas. E isto é o mínimo!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Branc0 Escreveu:Isto fica cada vez melhor. Então aquele caramelo arruina o concelho financeiramente com uma obra de 130 milhões de euros, tem prejuizo atrás de prejuizo e agora quer vender-me aquela m**** por 270 milhões?
Isto só pode ser piada de mau gosto.
Finalmente estamos todos sintonizados. A borrada está feita. Mal por mal, pelo menos que fique mais barata para os utentes. O IEP é que passou o cheque em branco em 2004. Se tivesse custado 500 m€ pagaria à mesma.. Além disso se somos um País que pode pagar 10.000€/mês a um motorista de Airbus, não nos vamos zangar por estas migalhas.
Alguém entendido nestas matérias pode confirmar se faz sentido pagar-se 270.000.000€ por 21 km de autoestrada?
btw, a petição já vai em 2.000 assinaturas. Supostamente, a partir das 4.000 será levada à Assembleia da República.
Editado pela última vez por axman em 10/9/2009 18:45, num total de 1 vez.
- Registado: 1/8/2009 0:16
Elias Escreveu:GRFinance Escreveu:Tive a ver, entretanto. Como o nome desse documento diz, é sobre "Normalização". Acredito que seja mais para uniformizar as denominações e referências do que propriamente para definir a ponte como uma auto-estrada, porque tecnicamente nem podia ser considerada AE.
Sim, é normalização, mas a Estradas de Portugal é entidade com competência para definir quais as vias que são AE.
As vias que, tecnicamente, são AE ou que integram a rede nacional de AE por questões de normalização? São coisas diferentes e isso não muda quase nada a questão de, tecnicamente, o troço da Ponte 25 de Abril não poder ser considerado uma AE.
Elias Escreveu:GRFinance Escreveu:Bem, a A1 é a nossa primeira auto-estrada. Se não está lá o sinal à entrada, temos de considerar a hipótese de se terem esquecido, de ser um lapso. Aí, de facto, há qualquer coisa que não bate bem por não haver esse distico.
Eu só dei este exemplo para mostrar que a sinalização tem falhas e que se te guias exclusivamente pela sinalização, ficas sujeito um pouco ao livre arbítrio...
Mas este exemplo é claramente evidente, pois todos nós sabemos que a A1 é uma auto-estrada de pleno direito.
- Registado: 24/6/2009 14:37
GRFinance Escreveu:Tive a ver, entretanto. Como o nome desse documento diz, é sobre "Normalização". Acredito que seja mais para uniformizar as denominações e referências do que propriamente para definir a ponte como uma auto-estrada, porque tecnicamente nem podia ser considerada AE.
Sim, é normalização, mas a Estradas de Portugal é entidade com competência para definir quais as vias que são AE.
GRFinance Escreveu:Não será antes o sinal de via-rápida? Aquele sinal idêntico às autovias espanholas.
Não. Esse tens à entrada da CRIL e do Eixo N-S.O que tens no IC32 é de auto-estrada.
GRFinance Escreveu:Bem, a A1 é a nossa primeira auto-estrada. Se não está lá o sinal à entrada, temos de considerar a hipótese de se terem esquecido, de ser um lapso. Aí, de facto, há qualquer coisa que não bate bem por não haver esse distico.
Eu só dei este exemplo para mostrar que a sinalização tem falhas e que se te guias exclusivamente pela sinalização, ficas sujeito um pouco ao livre arbítrio...
Elias Escreveu:GRFinance Escreveu:Eu fiz essa transcrição para referir que tu disseste que a Ponte 25 de Abril era uma auto-estrada. E o facto de ter perfil ou de integrar a rede nacional de AE, não significa que seja uma auto-estrada.
vê por favor o documento que referi das Estradas de Portugal, que oficialmente classificam essa via como uma AE.
Tive a ver, entretanto. Como o nome desse documento diz, é sobre "Normalização". Acredito que seja mais para uniformizar as denominações e referências do que propriamente para definir a ponte como uma auto-estrada, porque tecnicamente nem podia ser considerada AE.
GRFinance Escreveu:Onde é que está o sinal a indiciar AE na Ponte 25 de Abril ou no Eixo N/S? Está sim, após as portagens em direcção à MS.
tenho de confirmar isto mas depois digo-te.
Elias Escreveu:GRFinance Escreveu:Mesma resposta que te disse em relação à ponte 25 de Abril. Ter perfil ou integrar a rede nacional de AE não significa que seja uma AE.
o IC32 tem lá um sinal de AE em todos os acessos.
Não será antes o sinal de via-rápida? Aquele sinal idêntico às autovias espanholas.
Elias Escreveu:GRFinance Escreveu:Enganei-me, é IP7 sim senhor. Qualquer sinalização que encontres em qualquer via-rápida (que é o caso do Eixo N/S, que integra a RNAE), é própria de uma auto-estrada... Mas por acaso está lá o dístico no Eixo N/S a indicar que é uma AE? Pois, não está.
Mas a sinalização não é coerente.
Quando entras na A1 pelo nó de Santa Iria no sentido sul-norte também não tens sinal a dizer que é uma AE, por essa lógica a A1 não é uma AE.
Bem, a A1 é a nossa primeira auto-estrada. Se não está lá o sinal à entrada, temos de considerar a hipótese de se terem esquecido, de ser um lapso. Aí, de facto, há qualquer coisa que não bate bem por não haver esse distico.
rmachado Escreveu:Branc0... ainda é reeleito por obra feita.
Nos últimos dez anos, “não houve ministro ou secretário de Estado das Obras Públicas que não tivesse conhecido esta ambição das gentes de Mafra
HUmm..não sei, se o gajo não tivesse aumentado as portagens, sem duvida, pagavamos todos e o povo levava-o em ombros.
O Alberto João é mais esperto, manda a conta para o continente, pagamos todos, sempre que o vejo na televisão a inaugurar mais uma "obra", penso logo: quando é que dão a independencia a esse gajo, a gente paga, a medio prazo fica-nos mais barato...

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
GRFinance Escreveu:Eu fiz essa transcrição para referir que tu disseste que a Ponte 25 de Abril era uma auto-estrada. E o facto de ter perfil ou de integrar a rede nacional de AE, não significa que seja uma auto-estrada.
vê por favor o documento que referi das Estradas de Portugal, que oficialmente classificam essa via como uma AE.
GRFinance Escreveu:Onde é que está o sinal a indiciar AE na Ponte 25 de Abril ou no Eixo N/S? Está sim, após as portagens em direcção à MS.
tenho de confirmar isto mas depois digo-te.
GRFinance Escreveu:Mesma resposta que te disse em relação à ponte 25 de Abril. Ter perfil ou integrar a rede nacional de AE não significa que seja uma AE.
o IC32 tem lá um sinal de AE em todos os acessos.
GRFinance Escreveu:Enganei-me, é IP7 sim senhor. Qualquer sinalização que encontres em qualquer via-rápida (que é o caso do Eixo N/S, que integra a RNAE), é própria de uma auto-estrada... Mas por acaso está lá o dístico no Eixo N/S a indicar que é uma AE? Pois, não está.
Mas a sinalização não é coerente.
Quando entras na A1 pelo nó de Santa Iria no sentido sul-norte também não tens sinal a dizer que é uma AE, por essa lógica a A1 não é uma AE.
- Registado: 24/8/2004 10:42
Elias Escreveu:GRFinance Escreveu:Elias, tu disseste que a Ponte 25 de Abril era uma auto-estrada ("a Ponte 25 de Abril é uma auto-estrada e no entanto não podes circular a mais de 70 km/h").
Onde é que está escrito que podes circular a 120 km/h em todas as auto-estradas? Ou por outra, desde quando é que uma restrição de velocidade em certos troços faz com que uma auto-estrada deixe de o ser?
Não percebeste. Eu fiz essa transcrição para referir que tu disseste que a Ponte 25 de Abril era uma auto-estrada. E o facto de ter perfil ou de integrar a rede nacional de AE, não significa que seja uma auto-estrada.
Elias Escreveu:GRFinance Escreveu:O facto dessa ponte integrar a rede de auto-estradas e de ter perfil de auto-estrada não quer dizer que seja uma auto-estrada
Mas o facto de estar lá um sinal a indicar "auto-estrada" já quer, certo?
Onde é que está o sinal a indiciar AE na Ponte 25 de Abril ou no Eixo N/S? Está sim, após as portagens em direcção à MS.
Elias Escreveu:GRFinance Escreveu: caso contrário era, por exemplo, denominada A2
Negativo.
A via rápida Coina-Montijo é uma auto-estrada e no entanto é designada por IC32 (não é por isso que deixa de ser uma auto-estrada).
Mesma resposta que te disse em relação à ponte 25 de Abril. Ter perfil ou integrar a rede nacional de AE não significa que seja uma AE.
Elias Escreveu:GRFinance Escreveu:E na verdade é E01/IP1 (desde o Eixo Norte-Sul até ao final da ponte 25 de Abril
Não é IP1 mas sim IP7.
E nota que toda a sinalização que encontras ao longo do eixo norte-sul é uma sinalização própria de auto-estradas (facto que, aliás, sugere aos condutores que estão a circular numa auto-estrada).
Enganei-me, é IP7 sim senhor. Qualquer sinalização que encontres em qualquer via-rápida (que é o caso do Eixo N/S, que integra a RNAE), é própria de uma auto-estrada... Mas por acaso está lá o dístico no Eixo N/S a indicar que é uma AE? Pois, não está.
Elias Escreveu:GRFinance Escreveu:, sendo que passa a ser mesmo auto-estrada a partir da recta após as portagens).
isso é porque tu dizes ou está lá algum sinal?
É exactamente porque está lá um sinal, na recta onde te disse, depois das portagens na direcção da MS.
Elias Escreveu:GRFinance Escreveu:Não sei se foi o caso, mas se a A21 foi construída com recurso a financiamento estruturado tipo Project Finance, é normal haver um sindicato bancário que faça estudos para averiguar a viabilidade. Agora se estão bem ou mal feitos, já é outra questão.
O sindicato até pode conseguir fazer simulações de financiamento, mas pergunto-me se têm competência técnica para fazer simulações e estudos de tráfego. Era essa a minha questão.
Elias, sabes o que é um Project Finance? Não tem só a ver com simulações de financiamento. Isso é uma visão simplista, errada e redutora do que está em causa. As análises aos cash-flows libertados pelo investimento que servem, normalmente, para suportar o financiamento estruturado, são feitas por todas as entidades que o Sindicato Bancário entender que devem participar no problema. Claro que um banco não vai fazer estudos de tráfego, mas pode pedir às Estradas de Portugal para o fazer... Posso-te dizer que quando o SLB teve o SB por trás do Project Finance em que se suportou a construção do novo estádio, a Liga, a FPF, os major-patrocinadores e outras entidades foram chamadas a participar para apurar os vários cenários em que o SB se baseou para elaborar o PF.
Isto fica cada vez melhor. Então aquele caramelo arruina o concelho financeiramente com uma obra de 130 milhões de euros, tem prejuizo atrás de prejuizo e agora quer vender-me aquela m**** por 270 milhões?
Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
GRFinance, para que não fiques com dúvidas sobre o facto de a Ponte 25 de Abril fazer parte da A2 podes consultar aqui um documento oficial das Estradas de Portugal que refere isso mesmo (página 7). trata-se dos km 0 e 6 da A2 e que estão concessionados à Lusoponte (aliás qualquer pessoa que percorra a A2 no sentido sul-norte verificará que a demarcação quilométrica termina no km 6, pouco antes das portagens. Os 6 km que faltam correspondem à ponte e aos respectivos acessos.
Deixo também o quadro que contém essa informação. E já agora faço notar que todas as AE têm um número de IP ou IC correspondente.
Espero que isto esclareça as tuas dúvidas sobre este assunto.
Deixo também o quadro que contém essa informação. E já agora faço notar que todas as AE têm um número de IP ou IC correspondente.
Espero que isto esclareça as tuas dúvidas sobre este assunto.
- Anexos
-
- a2.PNG (60.13 KiB) Visualizado 4568 vezes
Penso que ninguém sabe quanto custou....

http://www.frenteoeste.com/modules.php? ... e&sid=1611
Processo lento para via-rápida
A Câmara de Mafra, através da empresa municipal Mafratlântico, acaba de inaugurar os primeiros 5,5 km da A21, via que ligará Malveira-Mafra-Ericeira. O sublanço Malveira-Mafra custou 30 milhões de euros e é a primeira via rápida do país a ter como promotor uma autarquia. O lanço Mafra-Ericeira deverá estar concluído em 2009. Motivos não faltaram aos mafrenses para festejar o feito com pompa e circunstância. Só faltaram mesmo os representantes do Governo.
Cinquenta anos depois das primeiras diligências, Mafra conseguiu, graças à tenacidade das gentes e dos autarcas da terra, conquistar uma ligação por auto-estrada à capital do país. No dia em que o número 5 se revestiu de particular simbolismo, Ministro dos Santos, presidente da Câmara de Mafra foi o primeiro a atravessar as portagens do nó do Juncal (Mafra) quando soavam as 5 horas da tarde, do dia 5 de Maio de 2005, uma quinta-feira. O sublanço Malveira-Mafra tem 5,5 quilómetros e por coincidência, José Ministro dos Santos cortou a fita no último ano do quinto mandato que cumpre à frente da autarquia. As tarifas das portagens estão fixadas em 50 cêntimos para os veiculos classe 1.
O número 5 trouxe à inauguração um tom premonitório, mas foi a força de vontade das gentes e do executivo municipal de Mafra, o que mais sobressaiu da pomposa cerimónia. “Foi uma década de persistência”, lembrou o presidente da Câmara referindo-se às inúmeras deslocações efectuadas por ele próprio à sede do Ministério das Obras Públicas desde o início dos anos 90, sempre com o processo da A21 debaixo do braço. “O porteiro do Palácio de Penafiel já me conhecia e cada vez que me via exclamava: “O senhor aqui outra vez?”. Nos últimos dez anos, “não houve ministro ou secretário de Estado das Obras Públicas que não tivesse conhecido esta ambição das gentes de Mafra”.
Já antes, em 1953, um documento enviado por uma comissão formada por personalidades da terra alertava o Governo de então para a urgência de uma via que permitisse “a fácil e ida diária a Lisboa”. Mas a situação viveu, até ao início dos anos 90, altura da elaboração do Plano Director Municipal e da construção da A8, “um impasse”.
Nessa altura, Ministro dos Santos pôs-se a caminho de Lisboa, mas só há dois anos, quando decidiu chamar para a Câmara Municipal a responsabilidade da execução da obra é que o processo ganhou, finalmente, andamento.
Numa iniciativa pioneira a nível nacional, a Câmara Municipal de Mafra, criou uma empresa municipal para o efeito - a Mafratlântico, Vias Rodoviárias SA - e reuniu um consórcio bancário para angariar os 30 milhões de euros de investimento previsto para este sublanço.
Ao abrigo de um protocolo firmado recentemente com a administração central, a Estradas de Portugal, através da Auto-Estradas do Atlântico, receberá dentro de dois anos a concessão deste sublanço. Até lá, a exploração da via é da responsabilidade da Mafratlântico.
Mesmo com envolvimento de institutos ligados à administração central, o Governo não se fez representar na cerimónia mafrense, tendo o secretário de Estado da tutela cancelado a deslocação 40 minutos antes da cerimónia ter início.
Com a construção do sublanço Malveira-Mafra as gentes da sede do concelho passam a poder percorrer em 3 minutos a distância que antes faziam em 15 minutos. Segundo Ministro dos Santos “era urgente ligar o interior do concelho à rede nacional de auto-estradas até porque as soluções existentes para circulação revelavam-se claramente ineficazes: uma sinuosa EN 116, que desde Bucelas até à Ericeira soma mais de 100 curvas; uma EN9 que convida literalmente à prática de montanhismo; e uma EN 247 claramente esgotada na sua capacidade de uso”.
A abertura da nova via rápida permitirá também que as populações de Venda do Pinheiro, Malveira e Alcainça “possam sentir já uma diminuição do volume de tráfego que atravessava estas localidades”, rumo a Lisboa.
Em marcha encontra-se agora a 2º fase da via Malveira-Mafra-Ericeira que, segundo António Pinela, das Estradas de Portugal, deverá estar concluída em 2009. A 2ª fase consta da construção de 13,5 quilómetros entre Mafra e Ericeira e três quilómetros para a ligação directa da Malveira ao nó da A8 em Venda do Pinheiro. No total, a A21 irá custar 130 milhões de euros financiados pela Mafratlântico e resulta da certeza da Câmara Municipal de que “da questão das acessibilidades depende toda e qualquer estratégia de sustentabilidade para o concelho de Mafra”.
Inês Costa
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
http://diario.iol.pt/sociedade/auto-est ... -4071.html
06-02-2009 - 16:43hMafra: câmara vende auto-estrada
Câmara de Mafra propôs à Estradas de Portugal a venda da auto-estrada A21-Malveira/Mafra/Ericeira, construída pela autarquia, por 270 milhões de euros, estando a aguardar a assinatura do acordo de transferência da via, escreve a Lusa.
«A Câmara e a Assembleia Municipal já aprovaram a transferência da propriedade da A21 para as Estradas de Portugal e agora aguardamos que seja marcada a data para a assinatura do acordo», afirmou esta sexta-feira à Lusa Gil Ricardo, vice-presidente da Câmara de Mafra.
Quercus critica extensão da A32
A Câmara de Mafra foi a primeira autarquia do país a construir uma auto-estrada alegando que a obra era essencial para a ligação do concelho à capital e à Ericeira, e depois de ter esperado 14 anos por uma decisão da administração central.
A construção viria a ser viabilizada com um compromisso entre o então Instituto de Estradas de Portugal (actual Estradas de Portugal), a Câmara Municipal e a MafrAtlântico - Vias Rodoviárias EM, empresa municipal que ficou responsável pela execução da obra.
Na altura ficou estabelecido que após a construção a via seria transferida para o IEP, que procederia à criação de uma concessão rodoviária.
Quanto recebe o município?
Hoje, fonte do Ministério das Obras Públicas explicou à Lusa que estão a decorrer negociações com vista à integração da A21 numa nova concessão a lançar, através de concurso público, pela Estradas de Portugal.
A mesma fonte não especificou qual a forma de pagamento da via nem adiantou qual o montante que será pago ao município.
Na última Assembleia Municipal de Mafra, o presidente da Câmara, Ministro dos Santos (PSD), disse que o valor da transferência ronda os 270 milhões de euros.
O autarca adiantou que o montante foi apurado por uma empresa da especialidade, que avaliou os custos desde a construção ao funcionamento da auto-estrada.
«Estamos a perder 30 mil euros por dia além de já termos gasto 50 milhões de euros [na construção]», sublinhou o vice-presidente.
O valor da portagem previsto cobrar em todo o troço é de 1,95 euros mas apenas estão a ser cobrado 60 cêntimos porque o processo não está concluído.
GRFinance Escreveu:Elias, tu disseste que a Ponte 25 de Abril era uma auto-estrada ("a Ponte 25 de Abril é uma auto-estrada e no entanto não podes circular a mais de 70 km/h").
Onde é que está escrito que podes circular a 120 km/h em todas as auto-estradas? Ou por outra, desde quando é que uma restrição de velocidade em certos troços faz com que uma auto-estrada deixe de o ser?
GRFinance Escreveu:O facto dessa ponte integrar a rede de auto-estradas e de ter perfil de auto-estrada não quer dizer que seja uma auto-estrada
Mas o facto de estar lá um sinal a indicar "auto-estrada" já quer, certo?
GRFinance Escreveu: caso contrário era, por exemplo, denominada A2
Negativo.
A via rápida Coina-Montijo é uma auto-estrada e no entanto é designada por IC32 (não é por isso que deixa de ser uma auto-estrada).
GRFinance Escreveu:E na verdade é E01/IP1 (desde o Eixo Norte-Sul até ao final da ponte 25 de Abril
Não é IP1 mas sim IP7.
E nota que toda a sinalização que encontras ao longo do eixo norte-sul é uma sinalização própria de auto-estradas (facto que, aliás, sugere aos condutores que estão a circular numa auto-estrada).
GRFinance Escreveu:, sendo que passa a ser mesmo auto-estrada a partir da recta após as portagens).
isso é porque tu dizes ou está lá algum sinal?
GRFinance Escreveu:Não sei se foi o caso, mas se a A21 foi construída com recurso a financiamento estruturado tipo Project Finance, é normal haver um sindicato bancário que faça estudos para averiguar a viabilidade. Agora se estão bem ou mal feitos, já é outra questão.
A sindicato até pode conseguir fazer simulações de financiamento, mas pergunto-me se têm competência técnica para fazer simulações e estudos de tráfego. Era essa a minha questão.
Elias Escreveu:O IP7 é um itinerário principal de Portugal.
Liga Lisboa (ponte 25 de Abril) a Caia (fronteira de Espanha), sempre em perfil de auto-estrada.
http://pt.wikipedia.org/wiki/IP7
Elias, tu disseste que a Ponte 25 de Abril era uma auto-estrada ("a Ponte 25 de Abril é uma auto-estrada e no entanto não podes circular a mais de 70 km/h").
O facto dessa ponte integrar a rede de auto-estradas e de ter perfil de auto-estrada não quer dizer que seja uma auto-estrada, caso contrário era, por exemplo, denominada A2. E na verdade é E01/IP1 (desde o Eixo Norte-Sul até ao final da ponte 25 de Abril, sendo que passa a ser mesmo auto-estrada a partir da recta após as portagens).
Não sei se foi o caso, mas se a A21 foi construída com recurso a financiamento estruturado tipo Project Finance, é normal haver um sindicato bancário que faça estudos para averiguar a viabilidade. Agora se estão bem ou mal feitos, já é outra questão.
mais_um Escreveu:Provavelmente para ver se entram ou não com o vil metal, mas isto sou eu a divagar....
E tá visto que são uns gajos bons a fazerem estudos. Devem ter sido os mesmos que estudaram o TGV e o Aeroporto

Elias, vai mas é lá descobrir quem foi que financiou esta treta que é para shortar a banca

Elias Escreveu:A parte de que gosto mais é esta:mais_um Escreveu:“A obra custou 30 milhões de euros nesta primeira fase, toda a obra custa 150 milhões de euros, e deverá estar paga dentro de oito anos, segundo estudos de um sindicato bancário” explicou Ministro dos Santos, presidente da câmara de Mafra.
Desde quando é que os sindicatos bancários se dedicam a fazer estudos de viabilidade de auto-estradas?
Provavelmente para ver se entram ou não com o vil metal, mas isto sou eu a divagar....

Elias Escreveu:Desde quando é que os sindicatos bancários se dedicam a fazer estudos de viabilidade de auto-estradas?
Ao fim de 7 paginas de discussão o Elias decidiu meter lógica na conversa... está o topico estragado.
A parte de que gosto mais é esta:
Desde quando é que os sindicatos bancários se dedicam a fazer estudos de viabilidade de auto-estradas?
mais_um Escreveu:“A obra custou 30 milhões de euros nesta primeira fase, toda a obra custa 150 milhões de euros, e deverá estar paga dentro de oito anos, segundo estudos de um sindicato bancário” explicou Ministro dos Santos, presidente da câmara de Mafra.

Branc0 Escreveu:Mais_um,
Comparando essa citação com as noticias avançadas anteriormente, partindo de um principio que ambas são verdadeiras, podemos concluir que houve uma derrapagem de 90 milhões de euros na brincadeira... ou, de outra forma, custou 50% a mais do que o previsto.
Pois...