Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portagens na A21 aumentam de 60 cêntimos para 2,10 euros

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 8/9/2009 10:09

axman Escreveu:Correcto. Agora duas considerações:

Duas? Ou sete? :wink:

axman Escreveu:1) Até 1/Set a portagem custava 0,60€. Deste dia em diante passou a custar 2,10€. Não foi feito qualquer aviso. Durante meses os residentes habituaram-se a este melhor e mais seguro acesso. Passados uns meses aumenta-se 3X o valor. Isso não se faz.

Daqui a pouco estás a falar em direitos adquiridos :roll:

axman Escreveu:2) Todas as autoestradas de que falamos têm secções gratuitas o que faz que o preço final seja menos oneroso que neste caso. Aqui não houve qualquer esforço de minimizar o impacto no bolso dos utilizadores.

Se vires com atenção, os troços gratuitos são, em geral, os 10 km finais no acesso aos centros urbanos de Lisboa (A1, A2, A5, A8) e Porto (A1, A3, A4). O resto é pago, com excepção das SCUTS.

axman Escreveu:3) Boa parte dos habitantes da Ericeira trabalham em Lisboa. O custo diário, só em portagens é agora de 5,70€. Isto no Pais onde os ordenados são o que se sabe.

Há alternativas. Podem ir pela N116 (como faziam até ao ano passado) ou podem ir por Sintra (IC30 e depois IC19).
Além disso, no meu modesto entendimento, não entendo que quem se desloca de carro (suportando o custo do combustível) não possa pagar as portagens. Não devemos confundir o "não poder pagar" com o "não querer pagar".
Nota que quem vem de Torres Vedras para Lisboa enfrenta exactamente o mesmo problema e a mesma distância que quem vem da Ericeira.

axman Escreveu:4) Afinal qual é o critério de atribuição das SCUT? Já percebi que o primeiro critério é estar numa zona de deserta, situada algures onde Judas perdeu as botas. Servem apenas para acelerar a fuga dos locais em direcção às grandes cidades/exterior. Ou seja, são economicamente ruinosas para o País. Outra possibilidade, caso da Via do Infante, é o de premiar um grupo mais reenvidicativo/feroz.

Como é óbvio.

axman Escreveu:5) Esta autoestrada foi financiada pela autarquia de Mafra. Se tivesse sido construída pela BRISA certamente que arranjaria forma de incluir secções gratuitas na mesma. Como não é, é sugar sugar.

Não percebo muito bem a tua lógica.

axman Escreveu:6) A prova que a estupidez abunda na câmara de Mafra, foi o facto de lançarem este aumento muito próximo das eleições. Vão levar uma traulitada.. bem merecida.

Ou não.

axman Escreveu:7) Este aumento vai prejudicar as economias locais. Um surfista ou um veraneante vai pensar duas vezes antes de gastar 5,7€ para apanhar umas ondas. Há alternativas muito mais em conta.

Diz-me um exemplo de uma praia que tenha sido prejudicada a partir do momento em que passou a ser servida por uma auto-estrada portajada.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Branc0 » 8/9/2009 10:06

Então e ninguém discute o facto de, mesmo com as portanges mais caras, este farol do progresso lusitano continua a dar prejuizo todos os dias?

Com um tópico sobre a 3ª auto-estrada Lisboa-Porto aqui tão perto... ;)
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por axman » 8/9/2009 9:59

Elias Escreveu:Agora tem duas opções: ou vem mais depressa mas paga, ou vem como vinha dantes e continua a não pagar.

Correcto. Agora algumas considerações:

1) Até 1/Set a portagem custava 0,60€. Deste dia em diante passou a custar 2,10€. Não foi feito qualquer aviso. Durante meses os residentes habituaram-se a este melhor e mais seguro acesso. Passados uns meses aumenta-se 3X o valor. Chama-se dar o rebuçado e depois tirar.

2) Todas as autoestradas de que falamos têm secções gratuitas o que faz que o preço final seja menos oneroso que neste caso. Aqui não houve qualquer esforço de minimizar o impacto no bolso dos utilizadores.

3) Boa parte dos habitantes da Ericeira trabalham em Lisboa. O custo diário, só em portagens é agora de 5,70€. Isto no Pais onde os ordenados são o que se sabe.

4) Afinal qual é o critério de atribuição das SCUT? Já percebi que o primeiro critério é estar numa zona de deserta, situada algures onde Judas perdeu as botas. Servem apenas para acelerar a fuga dos locais em direcção às grandes cidades/exterior. Ou seja, são economicamente ruinosas para o País. Outra possibilidade, caso da Via do Infante, é o de premiar um grupo mais reenvidicativo/feroz. Continuem a votar nos xuxalistas..

5) Esta autoestrada foi financiada pela autarquia de Mafra. Se tivesse sido construída pela BRISA certamente que arranjaria forma de incluir secções gratuitas na mesma. Como não é, é sugar sugar.

6) A prova que a estupidez abunda na câmara de Mafra, foi o facto de lançarem este aumento muito próximo das eleições. Vão levar uma traulitada.. bem merecida.

7) Este aumento vai prejudicar as economias locais. Um surfista ou um veraneante vai pensar duas vezes antes de gastar 5,7€ para apanhar umas ondas. Há alternativas muito mais em conta. É o meu caso.

8) O IDIOTA das finanças que determinou o custo justo de 0.1€/Km não pode viver em Portugal, ou está toldado pelo muy generoso salário que lhe pagamos. Francamente!
Editado pela última vez por axman em 8/9/2009 10:07, num total de 1 vez.

Registado: 1/8/2009 0:16

por Elias » 8/9/2009 0:52

axman Escreveu:Vejam o que pensa quem lá vive..
http://www.ericeira.com/

Hà dois anos não havia A21. Quem queria vir para Lisboa vinha pela N116 até à Malveira.

Agora tem duas opções: ou vem mais depressa mas paga, ou vem como vinha dantes e continua a não pagar.

O que eu não entendo é que esta auto-estrada seja taxada de uma forma diferente das restantes. Por isso a equiparação das taxas é, sob todos os aspectos, justa.

Disclaimer: sou contra qualquer tipo de scuts.

por axman » 8/9/2009 0:47

Elias Escreveu:Ninguém é obrigado a pagar portagens para obter sustento - há sempre alternativas não portajadas (no caso que referes são as estradas nacionais 116 e 8).

Também acho.. e acabem-se com a mer#$" das SCUT, via do Infante, etc. 0,10€ /km é um valor irrisório, risível para o português médio. Tou é mas é farto de andar a pagar autoestradas fantasma em sítios que ninguém vai. Todas as auto-estradas a 0,10€ km e já! Não aceito pagar menos de 30€ para fazer Lisboa -> Porto. Afinal há imensas alternativas seguríssimas..

Vejam o que pensa quem lá vive..
http://www.ericeira.com/

por Elias » 8/9/2009 0:41

axman Escreveu:Acresce que este trajecto é feito por milhares de pessoas diariamente para obterem sustento.

Ninguém é obrigado a pagar portagens para obter sustento - há sempre alternativas não portajadas (no caso que referes são as estradas nacionais 116 e 8).

As únicas excepções a esta regra são as duas pontes sobre o rio Tejo, sendo esse o principal argumento a favor da manutenção de uma taxa de IVA reduzido (5%) nas respectivas portagens.

por mais_um » 8/9/2009 0:40

axman Escreveu:Se vos parece tudo legitimo, moral e justo, desisto já desta discussão.

Para já não é uma discussão, é uma troca de argumentos.. :wink:

O que eu quis dizer é que não é o unico caso no país, há mais, não estou a falar de justiça, legitimo e moral, não conheço a historia, apenas sei que o valor pago não é muito diferente do que se paga noutros locais, só isso. :wink:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por axman » 8/9/2009 0:35

mais_um Escreveu:Estás equivocado, a parte paga maxima da A5 é +/- 17km e se saires logo na primeira saida até é menos km, passa a 13km.

A A21 é toda paga. Pagas assim que metes o pé lá dentro e só paras de pagar na saída. Não há partes gratuitas. O trajecto Lisboa->Ericeira fica por 2,85€, dos quais 0.75€ correspondem a Loures -> Malveira (12km) e 2.1€ correspondem a Malveira -> Ericeira (17km). Acresce que este trajecto é feito por milhares de pessoas diariamente para obterem sustento.

Se vos parece tudo legitimo, moral e justo, desisto já desta discussão.

por Elias » 8/9/2009 0:30

axman Escreveu:Travessia ponte Vasco da Gama (17,3 km + acessos). Preço por trajecto: 2.35/2 = 1,175€

A21 Malveira - Ericeira (21km). Preço: 2,10€

Ah pois é...

Vamos lá mais devagar.

Para começar 2,10 não é o dobro de 1,175 como sugeriste. É mais 78%. Estás a arredondar ao dobro para impressionar, uma bela duma aberração em termos de contas. Isto só para começar.

Mas agora vou demonstrar-te como as tuas contas estão todas engatadas.

A portagem da ponte paga 5% de IVA e a da A21 paga 20% logo estás a comparar taxas que não são directamente comparáveis.

Vamos comparar os preços sem IVA para podermos comparar a base tributável.

Ponte V. Gama = 1,175 : 1,05 = 1,119
A 21 = 2,10 : 1,20 = 1,75

Rácio = 1,75 : 1,119 = 1,56 ou seja a diferença de preços sem IVA cai de 78% para 56%.

Mais 56% não é o dobro. É metade disso.

Mas ainda não é tudo. Tu comparas portagens de trajectos de comprimento diferente. Para ver se há realmente a diferença que invocas, vamos ver o custo por quilómetro (sem IVA):

A21 = 1,75 : 21 = 8,33 cêntimos
PVG = 1,119 : 17,3 = 6,46 cêntimos

Rácio = 8,33 : 6,47 = 1,287.

Ou seja, o preço da A21 por quilómetro, antes de impostos, é mais 28,7% que a da Ponte Vasco da Gama. Não é o dobro, nem sequer um terço disso.

Ah pois é. :wink:

Sao excelentes equipamentos, os quais...

por bboniek33 » 8/9/2009 0:23

...teem, naturalmente, que ser pagas pelos utilizadores. Nao faria sentido que o custo de manutencao fosse reflectido nos municipes que nao a utilizam.

Ee o principio do Utilizador-Pagador. Bate certo.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por mais_um » 8/9/2009 0:23

axman Escreveu:
Elias Escreveu:Explica lá melhor as tuas contas.

Travessia ponte Vasco da Gama (17,3 km + acessos). Preço por trajecto: 2.35/2 = 1,175€

A5 Lisboa - Cascais (25km). Preço: 1,25€

Ah pois é...

Estás equivocado, a parte paga maxima da A5 é +/- 17km e se saires logo na primeira saida até é menos km, passa a 13km.

Em relação à vasco da gama é uma Ponte, não tem o mesmo principio das auto-estradas, embora o que tu digas acontece com mais ou menos km, o valor médio é esse, cerca de 10 centimos por km.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por axman » 8/9/2009 0:08

Elias Escreveu:Explica lá melhor as tuas contas.

Travessia ponte Vasco da Gama (17,3 km + acessos). Preço por trajecto: 2.35/2 = 1,175€

A5 Lisboa - Cascais (25km). Preço: 1,25€

Ah pois é...

por mais_um » 8/9/2009 0:04

axman Escreveu:
mais_um Escreveu:Tipicamente as auto-estradas tem um preço medio de +/- 10 centimos/km , assim os 21 km passam a custar 2,10€ nada de anormal, desde que tivessem dito isso logo às pessoas, disseram? Não sei....

A maioria das auto-estradas possui secções gratuitas, portanto, isentas de portagem. Isso faz com o preço final não seja a multiplicação que referes. No caso desta autoestrada, paga-se todo o santo km. Resultado: é duas vezes mais cara que uma travessia do tejo pela ponte vasco da gama, ou duas vezes mais cara que uma viagem a Cascais.. ou seja, uma bela porca aberração.

É verdade, dai eu ter escrito, tipicamente e preço medio :wink:

Base XV
Taxas de portagem

1 - As taxas de portagem para as diferentes classes de veículos definidas nos termos da base XVI são o produto da aplicação das tarifas de portagem à extensão de percurso a efectuar pelos utentes, acrescido do IVA à taxa em vigor.
2 - A extensão referida no número anterior corresponde à da secção corrente medida nos termos dos n.os 4 a 6 da base I.
3 - Excepcionalmente, atendendo à especificidade de determinados sublanços, razões de fluidez de tráfego poderão determinar que as extensões dos percursos considerados para a fixação das taxas de portagem sejam baseadas em percursos médios ponderados a aprovar pelo Ministro das Finanças e pelo ministro da tutela do sector rodoviário, sob proposta da concessionária e mediante parecer da Junta Autónoma de Estradas.
4 - As taxas serão arredondadas para o múltiplo de 5$00 mais próximo ou outro que melhor se adeqúe ao sistema monetário em vigor, ou outro proposto pela concessionária, face à impossibilidade prática de aplicação daquele.
5 - As taxas poderão variar consoante a hora do dia ou adaptar-se, em zonas especiais, a passagens regulares e frequentes ou a outras circunstâncias, tendo em vista a prestação do melhor serviço aos utentes e o interesse público.
6 - Para os lanços e sublanços a abrir ao tráfego, as taxas máximas de portagem que a concessionária está autorizada a praticar terão como base a tarifa da classe 1 calculada de acordo com a fórmula referida no n.º 2 da base XVI.
7 - Para efeitos do número anterior, a tarifa de referência prevista na fórmula indicada no n.º 2 da base XVI, reportada a Dezembro de 1996, é de 10$27.

Base XVI
Actualização das taxas de portagem

1 - A concessionária poderá actualizar anualmente as taxas de portagem no 1.º mês de cada ano civil.
2 - A actualização tarifária máxima permitida será calculada de acordo com a expressão seguinte:

td(1) = tv(1) x [((0,90 IPC(p))/(IPC(p - n))) + 0,10]
sendo:

td(1) - valor máximo admissível para a data da tarifa actualizada por sublanço e para a classe de veículos 1;
tv(1) - valor da tarifa em vigor por sublanço, ou da tarifa de referência no caso dos lanços a construir, para a classe de veículos 1;
IPC(p) valor do último índice de preços no consumidor, sem habitação, publicado para o continente;
P - mês a que se refere o último índice publicado;
n - número de meses decorridos entre a data da última actualização tarifária, ou Dezembro de 1996, no caso dos lanços a construir, e a pretendida para a entrada em vigor da nova tarifa;
IPC(p - n) - valor do índice de preços no consumidor, sem habitação, para o continente, relativo ao mês (p - n).

http://www.igf.min-financas.pt/inflegal ... 294_97.htm

por Elias » 7/9/2009 23:59

axman Escreveu:Resultado: é duas vezes mais cara que uma travessia do tejo pela ponte vasco da gama

Explica lá melhor as tuas contas.

por axman » 7/9/2009 23:52

mais_um Escreveu:Tipicamente as auto-estradas tem um preço medio de +/- 10 centimos/km , assim os 21 km passam a custar 2,10€ nada de anormal, desde que tivessem dito isso logo às pessoas, disseram? Não sei....

A maioria das auto-estradas possui secções gratuitas, portanto, isentas de portagem. Isso faz com o preço final não seja a multiplicação que referes. No caso desta autoestrada, paga-se todo o santo km. Resultado: é duas vezes mais cara que uma travessia do tejo pela ponte vasco da gama, ou duas vezes mais cara que uma viagem a Cascais.. ou seja, uma bela porca aberração.

por mais_um » 7/9/2009 23:39

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:Eu quando fui viver para as Caldas da Rainha tambem não pagava a CREL, depois a MFL, entalou-me com mais um custo "extra", a marota.... :evil:

Sim mas é preciso lembrar que a CREL inicialmente tinha portagens. Abolir as portagens da CREL foi uma das promessas eleitorais do António Guterres.

Exacto! e cumpriu-a :mrgreen: :mrgreen:

Quando decidi ir para as Caldas, foi em 2000, já não se pagava desde 1995, se não estou em erro. Assim como os combustiveis estavam muito masi baratos....enfim, não me lembres desgraças.... :twisted: :twisted:

por Elias » 7/9/2009 23:35

mais_um Escreveu:Eu quando fui viver para as Caldas da Rainha tambem não pagava a CREL, depois a MFL, entalou-me com mais um custo "extra", a marota.... :evil:

Sim mas é preciso lembrar que a CREL inicialmente tinha portagens. Abolir as portagens da CREL foi uma das promessas eleitorais do António Guterres.

por mais_um » 7/9/2009 23:28

O problema é sempre o mesmo, falta de comunicação.... :mrgreen: :mrgreen:

Tipicamente as auto-estradas tem um preço medio de +/- 10 centimos/km , assim os 21 km passam a custar 2,10€ nada de anormal, desde que tivessem dito isso logo às pessoas, disseram? Não sei....

Eu quando fui viver para as Caldas da Rainha tambem não pagava a CREL, depois a MFL, entalou-me com mais um custo "extra", a marota.... :evil:

por Elias » 7/9/2009 23:04

Após transferência da via da Câmara de Mafra para o Estado
07.09.2009 - 15h52 Lusa

O preço das portagens na A21 (Ericeira/Mafra/Malveira), primeira auto-estrada do país a ser construída por uma câmara municipal, aumentou para o triplo (de 60 cêntimos para 2,10 euros), após a concretização do acordo de transferência da via da Câmara de Mafra para o Estado.

Apesar de o processo não estar concluído, a empresa municipal Mafratlântico revelou, em comunicado, que há condições para aplicar as novas tarifas, após a assinatura do acordo de transferência da auto-estrada da câmara para a Estradas de Portugal, que deverá concessionar a auto-estrada.

Até agora, estava impedida de o fazer por a via não integrar a rede nacional de auto-estradas, tutelada pela empresa Estradas de Portugal. O Ministério das Obras Públicas esclareceu hoje que o aumento de portagens foi decidido pela Câmara de Mafra, ainda responsável pela concessão da auto-estrada.

Em 2008, a Câmara de Mafra propôs à Estradas de Portugal a venda da auto-estrada A21-Malveira/Mafra/Ericeira, construída pela autarquia, por 270 milhões de euros, por estar a ter prejuízos diários calculados em 30 mil euros com a gestão e manutenção da via.

A autarquia tem vindo a assegurar a gestão e manutenção da auto-estrada, assumindo por dia o prejuízo, que será agora minimizado com o aumento das portagens.

Até agora vigorava uma tarifa única que para os ligeiros era de 60 cêntimos, correspondente a cinco quilómetros percorridos da A21, cuja extensão total é de 21 quilómetros. Na classe 2, a portagem passou de um para 3,75 euros, na classe 3 de 1,30 para 4,75 euros e na classe 4 de 1,40 para 5,15 euros.

O aumento das portagens está a ser contestado pelos utentes, que ontem realizaram uma manifestação de protesto.

A Câmara de Mafra foi a primeira autarquia do país a construir uma auto-estrada alegando que a obra era essencial para a ligação do concelho a Lisboa e à Ericeira, depois de ter esperado 14 anos por uma decisão da administração central.

publico.pt

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: GalegoPT, Google [Bot], Phil2014 e 140 visitantes