Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OFF-topic ordenados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por TinyTino » 3/9/2009 15:33

Branc0 Escreveu:Tino,

Já que és a favor de aumentar o salario minimo convinha que respondesses mais objectivamente à questão que tinha deixado:

Branco Escreveu:O que achas de, após a subida do ordenado mínimo em Espanha, o desemprego ter disparado ainda mais? Achas que não tem relação? Que é apenas a crise? Se sim porque não se notou a mesma reacção noutros países?

Eu não disse isso. Eu disse:
"É possível e desejavel aumentá-lo, mas para que tal aconteça é necessário resolver problemas estruturais de desigualdade"

Com isto quero dizer basicamente que não podendo a estutura de custos aumentar é preciso reduzir os custos noutros "sítios", mas para isso é preciso haver vontade política, e esta não existe.
Obviamente que para investir em Portugal é preciso ter coragem. A rigidez do mercado de trabalho é importante? Então e a burocracia, o vagar da justiça, a corrupção? Se eu quero montar uma empresa e um corrupto numa câmara me cobra à cabeça x para me dar um alvará eu vou ter de cortar em algum sítio. A mão-de-obra é o quase sempre o alvo.

Sobre Espanha, o aumento do desemprego, creio que é em grande medida motivada pela crise, sim. A maior reacção em Espanha deve-se como eu também referi ao impacto no sector da construção civil.

Mas também gostava que elaborasses sobre o que eu referi. É que apontar o dedo ao preço do factor trabalho não especializado, parece-me ser uma simplificação duma questão bem mais complexa.

E acrescento uma agravante demográfica. A mão-de-obra mais jovem está a começar a "raspar-se" para o estrangeiro. E a mão-de-obra não especializada que está a ir para o desemprego tem alguma idade... e os patrões querem malta nova.

Mesmo a nível da mão-de-obra especializada quando vejo alguns anúncios não sei se chore se ria. Pedem tipos licenciados, a saber duas línguas, instruídos em tecnologias de informação, com 3 anos de experiência, mas querem pagar 700€ por mês!!!! Ah e querem malta com menos de 30 anos.... :shock: Pois é! Espero que a malta nova comece a saltar a fronteira, para bem deles :P

O nosso modelo de desenvlvimento está levar-nos para industrias sem valor acrescentado. Mas a malta que manda não quer saber. Se isto ficar género Brasil, eles não se incomodam. Fazem uns condomínios de luxo com segurança 24 por dia, e metem os pobres todos numa favela. :|

Podemos fazer algo para contrariar isto? A nossa educação baixou o nível de exigência, os alunos passam sempre saibam ou não. Até agora era até ao 9º ano, agora vai passar até ao 12º ano. Mais uma lamentável decisão do poder político.
Eles devem achar que as estatísitcas enganam os investidores estrangeiros. :mrgreen:

Eu já disse ao meu filho "Prepara-te
para ires para o estrangeiro trabalhar. Isto não interessa a ninguém. A igualdade de oportunidades está na Constituição, e apenas aí"

Abraço

Registado: 29/11/2007 13:53

por madoff » 3/9/2009 15:31

So poderá bloequear depois de saber quanto ganha o homem da gasolina :P :P :mrgreen:

Sem ofenca best, em algumas coisas que diz (não todas) até concordo

Branc0 Escreveu:
madoff Escreveu:Infelizmente o Ulisses, aplicou censura num topico que eu abri, mas que estava relacionado com este.Infelizmente não entendeu o seu significado.

Se o Ulisses bloqueou está bloqueado, não é para transformeres este topico no do 25 de Abril e acabarmos com esta pandega aqui bloqueada também :P

Registado: 12/5/2009 23:07

por Branc0 » 3/9/2009 15:29

madoff Escreveu:Infelizmente o Ulisses, aplicou censura num topico que eu abri, mas que estava relacionado com este.Infelizmente não entendeu o seu significado.

Se o Ulisses bloqueou está bloqueado, não é para transformeres este topico no do 25 de Abril e acabarmos com esta pandega aqui bloqueada também :P
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por madoff » 3/9/2009 15:24

Infelizmente o Ulisses, aplicou censura num topico que eu abri, mas que estava relacionado com este.Infelizmente não entendeu o seu significado.

"Vivia-se melhor antes do 25 de abril ?".

Creio que nessa altura não havia ordenado minimo.

A questão que coloco é:
Penso que na altura Portugal tinha mais industria e empresas, e penso que se pagava melhor.Não tenho dados.É certo que muito se deveu à entrada de Portugal na EFTA em 1957, mas poderemos fazer este estudo de existir ordenado minimo / não existir em Portugal, mesmo tendo periodos diferentes como base ?

P.S:Ulisses peço que não bloquei este tópico por estas minhas afirmações.

por Quico » 3/9/2009 15:19

TinyTino Escreveu:Já agora. Como é que se despede um patrão incompetente? É que há muitos cá no burgo que se mantêm à custa destas barreiras à entrada de novos empreendedores.

Se não fossem essas "barreiras" (muitas das quais existem devido ao intervencionismo estatal e ao estado omnipresente, tão querido da esquerda), esses patrões seriam "despedidos" pelo mercado... não tenhas dúvidas. As falências servem para isso, não para serem evitadas por acções salvíficas dos governos.

Abraço
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Branc0 » 3/9/2009 15:12

madoff Escreveu:Quero deixar esta questão:

Sendo assim, porque existe salário minimo em Portugal ?

Os politicos governam para as massas, e as massas "pensam" como o Best, não estão minimamente informados.

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por madoff » 3/9/2009 15:07

Quero deixar esta questão:

Sendo assim, porque existe salário minimo em Portugal ?

por Branc0 » 3/9/2009 15:02

Tino,

Já que és a favor de aumentar o salario minimo convinha que respondesses mais objectivamente à questão que tinha deixado:

Branco Escreveu:O que achas de, após a subida do ordenado mínimo em Espanha, o desemprego ter disparado ainda mais? Achas que não tem relação? Que é apenas a crise? Se sim porque não se notou a mesma reacção noutros países?

por TinyTino » 3/9/2009 14:59

Quico Escreveu:Permitam-me a achega à discussão (só cheguei agora e deixem que volte ao início do tema):

Uma coisa que ajudava muito o resmunguento povinho português a mudar de perspectiva (e já agora o best...) era ser-se mais empreendedor, montar um negócio e começar a pagar os tão reclamados "justos" salários a que cada colaborador "tem direito".

Pelo que vejo por aí, os mesmos que clamam pelo direito ao salário mínimo, são os mesmos que, em conversa de café, se queixam dos 5€/hora que pagam à empregada* que vem limpar a casa, que é uma preguiçosa e mais isto e aquilo...

(Tenho a dizer que um dos meus sócios - aclamadamente de esquerda - mal se viu na posição de patrão virou avarento, e ao fim de alguns meses já resmungava contra os entraves associadas a se despedir colaboradores incompetentes. Já agora: ainda hoje ele se considera de esquerda... caviar, digo eu! :lol: )

Abraço.

* - Disse criada?! Perdão: senhora que vem ajudar (definição do Louçã).

É, é verdade, e também gostava que falasses de qual a diferença de remuneração entre um trabalhdor competente e incompetente. A minha experência diz-me que muitas vezes o patrão paga exactamente o mesmo.

Sobre negócios, eu há muito tempo que gostava de abrir um estabelecimento de ensino. Mas preciso de um alvará que não me é concedido. É este o sistema "liberal" que nós temos.

Um amigo meu quis abrir um restaurante no Algarve, andou 5 anos de volta da Câmara para lhe concederem o alvará, e... nada. E eu dizia-lhe: "Pá, enquanto não soltares o guito, isso não anda!"

Ao fim de 5 anos um irmão dele casou-se com a filha de alguém com "connections". Engraçado. Abriu o restaurante ao fim de 6 meses.

Tenho um terreno onde quero construir uma casa. Ao lado do terreno está tudo pejado de vivendas, mas a resposta que a câmara me deu foi que o meu terreno está em reserva agrícola! :roll: É um terreno calcário com declive acentuado, e que apenas tem a característicos arbustos a que se chama "maquis"...

Já agora. Como é que se despede um patrão incompetente? É que há muitos cá no burgo que se mantêm à custa destas barreiras à entrada de novos empreendedores.

por Quico » 3/9/2009 14:41

Permitam-me a achega à discussão (só cheguei agora e deixem que volte ao início do tema):

Uma coisa que ajudava muito o resmunguento povinho português a mudar de perspectiva (e já agora o best...) era ser-se mais empreendedor, montar um negócio e começar a pagar os tão reclamados "justos" salários a que cada colaborador "tem direito".

Pelo que vejo por aí, os mesmos que clamam pelo direito ao salário mínimo, são os mesmos que, em conversa de café, se queixam dos 5€/hora que pagam à empregada* que vem limpar a casa, que é uma preguiçosa e mais isto e aquilo...

(Tenho a dizer que um dos meus sócios - aclamadamente de esquerda - mal se viu na posição de patrão virou avarento, e ao fim de alguns meses já resmungava contra os entraves associadas a se despedir colaboradores incompetentes. Já agora: ainda hoje ele se considera de esquerda... caviar, digo eu! :lol: )

Abraço.

* - Disse criada?! Perdão: senhora que vem ajudar (definição do Louçã).
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por alexandre7ias » 3/9/2009 14:19

:mrgreen: Já alguem bebeu uma cerveja em Granada por ex. Hum Cerveja mais comida de borla entre 1.2€ / 1.5€ na segunda mais comida, alguns sitios até escolhes o que queres comer..mais uma por favor... :mrgreen:
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por TinyTino » 3/9/2009 14:11

Branc0 Escreveu:Olá Tino e bem vindo a esta discussão. Já vi que vens aqui para discutir a sério e acabar com a nossa diversão de tasca :)

Dizes algumas coisas com que concordo e outras com que discordo e dizes até algumas coisas em que me parece que discordas de ti próprio que talvez possas esclarecer.

Por exemplo dizes coisas como estas:

TinyTino Escreveu:
[...]
o grande responsável da produtividade portuguesa é do factor capital e do ambiente macro (justiça, burocracia, nível de corrupção).

Em recessão, os empresários, que contratam a termo, podem mandar para casa metade do pessoal à espera de melhores dias, mas estes estangulados num país em que o salário mínimo não dá para mandar cantar um cego, vão fazer o quê? Viver do subsídio de desemprego? E a que empresas é que se vai buscar a TSU para suportar isto?

E depois dizes outras coisas assim:

TinyTino Escreveu:um português dito improdutivo, que vai trabalhar para a Alemanha, ou Inglaterra, ou mesmo Espanha, acaba por ter uma vida muito mais desafogada do que cá. Porquê?

[...]

Já agora expliquem-me como é que em Espanha com 18% de taxa de desemprego, um desempregado lá ganha mais do que cá, e o país está em melhor condição?

As perguntas que fazes na segunda parte, em que tentas defender o ordenado mínimo e talvez (esclarece-me sff) aumentá-lo foram respondidas por ti próprio na primeira parte da tua intervenção e nada têm a ver com o ordenado mínimo.

Nomeadamente as questões macro em que os custos com as mais variadas coisas (que não a mão de obra) são mais altos que em outros países ocidentais.

Em relação a Espanha pareces uma pessoa inteligente, não estás à espera que o país desmorone do dia para a noite só porque tem 18% de desempregados. Se tu próprio não sabes de onde vem o dinheiro da TSU para pagar aos desempregados do turismo nacional porque não fazes a mesma pergunta aos espanhois? Achas que a prazo eles são capazes de suportar aquilo e nós não? A mim parece-me claro que se Zapatero não volta atrás a situação se tornará incomportável, as leis económicas são as mesmas dos dois lados da fronteira.

O que achas de, após a subida do ordenado mínimo em Espanha, o desemprego ter disparado ainda mais? Achas que não tem relação? Que é apenas a crise? Se sim porque não se notou a mesma reacção noutros países?

Não vejo a contradição. É exactamente por o factor trabalho ser indevidamente remunerado em Portugal, que este foge. E não foge mais porque a circulação de pessoas não é livre na Europa, ao contrário por exemplo dos Estados unidos, por motivos políticos, sociais, culturais e obviamente linguísticos.

O que eu digo do ordenado mínimo é simples. É possível e desejavel aumentá-lo, mas para que tal aconteça é necessário resolver problemas estruturais de desigualdade, e acabar com certos privilégios completamente injustificáveis. A nossa Segurança Social por exemplo não tem falta de dinheiro. O que tem é pessoas a receber reformas chorudas (quando não são duas e 3) por inteiro, que trabalharam 8 anos, e eu terei de trabalhar até aos 65 anos para receber 80% da média do salário dos últimos 15 anos, com uma actualização de inflação que está subavaliada. Mas se eu sei isto, a maioria dos portugueses ignora-o.

Se não mudarmos nada caminhamos para um abismo.
Aliás arriscamo-nos a ter um acréscimo grave da criminalidade, prostituição, miséria.

E essas coisas têm um custo também. Eu prefiro pagar conjunturalmente parte de um subsídio de desemprego a alguém do que ser assaltado.

Porque eu prefiro que o país cresça 2% ao ano de forma equlibrada do que cresça 5% ao ano e a riqueza acabe nos bolsos de alguns.

Mas quem ganha com o sistema é que o pode mudar e a intervenção cívica do português médio é fraca.

Relativamente a Espanha, não estou mesmo à espera que Espanha desmorone, bem antes pelo contrário, porque Espanha tem um tecido produtivo, que é coisa que nós não temos, daí o crescmento que eles apresentam. Obviamente que Espanha também aposta e muito no Turismo. E eu não acho o Turismo um mal de per se. O que eu penso é que qualquer país que se entregue a uma mono-cultura está a arriscar muito da mesma forma que quem põe todo o seu dinheiro numa unica acção....
A Espanha tem agricultura, pesca, indústria, comércio, construção civil, turismo.
Nós temos as duas ultimas, com um grau de interdependência cada vez maior. E a construção depende também das obras publicas que dependem do estado da nação.
Em Espanha há muita mão-de-obra a trabalhar na construção civil, mas também há estrutura produtiva adicional que permite que a taxa de desemprego suba... Nós não temos a estrutura que nos permita suportar isso.
Os Espanhois se tiverem dificuldades ainda têm grande margem de manobra a nível de política fiscal. Nós não.

A crise internacional, é o bode expiatório das coisas que não se fizeram nos ultimos 20 anos. Nós já estamos em crise há muito mais tempo, e infelizmente todas as reformas que se fazem são para garantir uns lugares a mais uns "boys" no aparelho publico e pseudo-privado. Por exemplo, eu acredito que a maioria dos professores seriam a favor da avaliação se confiassem no sistema. Mas como sempre o jogo vai estar inquinado à partida. Vão ser bem avaliados os "amigos". Já vi acontecer o mesmo com a reforma da função publica.

Portugal tem um grave problema de gestão.
Os melhores para gerir o país não têm oportunidade de o fazer, porque o mercado de gestores tem barreiras à entrada muito fortes: barreiras culturais, políticas e de "casta". Os gestores no nosso país são seleccionados de castas específicas. E o filho do Dr A é contratado pelo Engº B, e vice-versa.

Aqui apenas posso falar de factos que são publicos, porque os adicionais que conheço não os posso divulgar, e nesse sentido andamos todos em conversas de café.

O país está repleto de cunhas, e de nacional-porreirismo. E a matriz de desenvolvimento que daqui resulta não é saudável. Tenho soluções? As mesmas que o Eça de Queiroz tinha há mais de 100 anos
.... :)

Chamem-me pessimista, velho do restelo, convivo om essa realidade todos os dias, e no fundo, no fundo, creio que os que me lêem também.

Abraços

Re: Ponto final

por Elias » 3/9/2009 14:09

bestblandina Escreveu: :arrow: Falei que um pintor na frança ganha mais que cá e apresenta ao contrutor um preço sememelhante, ambos tem uma produtividade semelhante.

Pois mas cá no burgo muitas vezes o pintor não passa recibo e por isso não paga impostos. Não podes ignorar esse factor.

Tal como não podes ignorar que muitos portugueses têm o seu segundo emprego ou uns biscatezinhos para "ganharem mais algum" (que muitas vezes não é declarado).

A realidade dos salários é Portugal é fortemente mascarada pela existência da economia paralela.

Registado: 5/11/2002 12:21

O

por bestbland » 3/9/2009 14:04

Julgo que no início do tópico quanto as minhas dúvidas e fui claro que em alguns casos consigo entender a diferença de ordenados entre países. O exemplo que dei no início foi do grupo auchan. Disse também que há sectores é que houve um aumento de produtividade mas no entanto não foi reflectido nos ordenados. Compreendo que o gráfico enquadra se em alguns casos mas não em todos. Mas para alguns está difícil de perceber. Não quero falar em valores exactos mas sim daquilo que nós sabemos que na frança ganha se o dobro em algumas profissões. Que a vida é mais cara lá já todos sabemos mas nem tudo é mais caro e nem tudo tem o dobro do preço.
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

O

por bestbland » 3/9/2009 13:50

salvadorveiga Escreveu:
Elias Escreveu:
bestblandina Escreveu:Já bebeste um café em vilamoura?

Tu não apresentas número nenhum (em contrapartida, só neste tópico já apresentaste tantas postas de pescada que dava para alimentar o caldeirão inteiro. :lol: )

[

uma sopa da pedra...
acho que não estás a ler bem as coisas. Aconselho te a leres o tópico desde do início e não cada vez que entras mandar críticas. Lê mas bem. Não com uma atitude crítica. Talvez chegas uma conclusão. Está difícil está.

Re: O

por Elias » 3/9/2009 13:46

bestblandina Escreveu:Agora ias bombas de espanha perguntar o ordenado ? Os únicos dados que temos entre países são : o seu ordenado mínimo e ordenado médio e não sei ao certo se existe em espanha uma tabela com os ordenados mínimos para cada função. Agora sei lá quanto ganha o homem da bomba a ou b. Não são valores exactos que eu saiba não há nenhuma lei que diga o o homem da bomba tem que ganhar mais que x. A questão de ser mais 40 mais qualquer coisa ou menos qualquer coisa o que eu quiz demonstrar era que havia uma diferença de ordenados e que talvez fosse uns 40 percento. Agora o valor exacto não sei e nem se consegue saber. Depende de alguns factores. Não quer ir para o detalhe. Como tal é a diferença entre o salário mínimo que por acaso é se não me engano 33 percento. Uns 40 é para termos uma idéia e não um valor exacto.

Então se não sabes não inventes, pá!

O

por bestbland » 3/9/2009 13:43

Agora ias bombas de espanha perguntar o ordenado ? Os únicos dados que temos entre países são : o seu ordenado mínimo e ordenado médio e não sei ao certo se existe em espanha uma tabela com os ordenados mínimos para cada função. Agora sei lá quanto ganha o homem da bomba a ou b. Não são valores exactos que eu saiba não há nenhuma lei que diga o o homem da bomba tem que ganhar mais que x. A questão de ser mais 40 mais qualquer coisa ou menos qualquer coisa o que eu quiz demonstrar era que havia uma diferença de ordenados e que talvez fosse uns 40 percento. Agora o valor exacto não sei e nem se consegue saber. Depende de alguns factores. Não quer ir para o detalhe. Como tal é a diferença entre o salário mínimo que por acaso é se não me engano 33 percento. Uns 40 é para termos uma idéia e não um valor exacto.

por salvadorveiga » 3/9/2009 13:41

Elias Escreveu:

Tu não apresentas número nenhum (em contrapartida, só neste tópico já apresentaste tantas postas de pescada que dava para alimentar o caldeirão inteiro. :lol: )

[

uma sopa da pedra...
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por salvadorveiga » 3/9/2009 13:39

bestblandina Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:
bestblandina Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:
bestblandina Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:
bestblandina Escreveu:quando começa a haver alguma
Quanto a viveres sozinho com 15 anos no USA, hás de explicar como entraste num pais sendes menor de idade, e como trabalhaste para pagar uma casa, comida com essa idade. Estou confuso.

Realmente e' demasiada confusão para a tua cabeça mas deixa estar...nao me vou dar ao trabalho
Anexos
untitled.bmp
untitled.bmp (270.92 KiB) Visualizado 4895 vezes
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

por Elias » 3/9/2009 13:28

Já. Foi na Marina. Custava 1 euro. Foi um dos cafés mais caros que tomei até hoje em Portugal. Achei uma roubalheira e depois disso não voltei à Marina de Vilamoura porque achei que um café naquele local não valia aquele preço.

bestblandina Escreveu:Ja bebeste um café no café da esquina onde moro?

Considerando que moras em Faro e que já tomei vários cafés em Faro (em diferentes esquinas), se não foi na esquina da tua rua, deve ter sido lá perto.

bestblandina Escreveu:Já bebeste cáfe na espanha a caminho de madrid?

Já. Várias vezes. Nas estradas nacionais e nas auto-estradas (em áreas de serviço).

bestblandina Escreveu:Já bebeste café no aeroporto de barajas e em lisboa?

Já.

bestblandina Escreveu:Já bebeste um cáfe em cima do elevador da glória?

Já.

bestblandina Escreveu:Já bebeste um café no café suiça no rossio?

Já.

bestblandina Escreveu:Paciencia, é que os valores que apresentaste são diferentes dos meus.

É possível que sejam diferentes.
Mas isso se calhar nunca saberemos. É que eu apresento números e tu não apresentas nada.

Nota que eu não ando a atirar números para o ar, limito-me a apresentar-te os números que conheço com base na minha própria experiência. Até admito que a minha amostra possa ter alguns erros ou enviesamentos, mas os números estão aqui para toda a gente os ver.

bestblandina Escreveu:Eu não quero entrar em detalhes, detalhes

Até aí já tínhamos chegado :lol:

bestblandina Escreveu:mas consegui perceber o teu preço do café

Fico contente. Mas se tiveres alguma dúvida, não faças cerimónia 8-)

por bestbland » 3/9/2009 13:13

Elias Escreveu:
bestblandina Escreveu:Vês como utilizaste um preço medio do café para fazer uma comparação. Foi o que fiz em relação aos ordenados. Está dificil a vida :evil:

Pois, mas há uma diferença: eu já bebi café em Espanha mais de 50 vezes (um pouco por todo o país, desde a Galiza à Catalunha e à Andaluzia). Tenhouma amostra. Pode ser boa ou assim-assim, mas é uma amostra que não deve andar muito longe da verdade.

No entanto, duvido que tenhas ido a 50 bombas de gasolina averiguar os ordenados dos homens da bomba. Aliás, pensando melhor acho que não foste a nenhuma. mandaste umas bojardas e tá a andar de mota. 8-)

Mas é preciso ir ás bombas em espanha para saber que o homem da caixa ganhe mais que o de cá??
È preciso ir á frança para saber o salario minimo?
è preciso ir á zara para saber quanto ganha uma empregada?
È Preciso ver o cristiano ronaldo a jogar para saber quanto ele ganha?
È preciso andar de avião para saber quanto o piloto ganha?
È preciso morrer para saber quanto ganha um homem da funerária?
:evil: :evil: :evil: :evil:
Desisto
Já bebeste um café em vilamoura?
Ja bebeste um café no café da esquina onde moro?
Já bebeste cáfe na espanha a caminho de madrid?
Já bebeste café no aeroporto de barajas e em lisboa?
Já bebeste um cáfe em cima do elevador da glória?
Já bebeste um café no café suiça no rossio?
Paciencia, é que os valores que apresentaste são diferentes dos meus.
Eu não quero entrar em detalhes, detalhes, mas consegui perceber o teu preço do café mas se tivesse de má vontade não o compreendia.

:evil:

por Elias » 3/9/2009 13:04

bestblandina Escreveu:Vês como utilizaste um preço medio do café para fazer uma comparação. Foi o que fiz em relação aos ordenados. Está dificil a vida :evil:

Pois, mas há uma diferença: eu já bebi café em Espanha mais de 50 vezes (um pouco por todo o país, desde a Galiza à Catalunha e à Andaluzia). Tenhouma amostra. Pode ser boa ou assim-assim, mas é uma amostra que não deve andar muito longe da verdade.

No entanto, duvido que tenhas ido a 50 bombas de gasolina averiguar os ordenados dos homens da bomba. Aliás, pensando melhor acho que não foste a nenhuma. mandaste umas bojardas e tá a andar de mota. 8-)

por bestbland » 3/9/2009 13:02

salvadorveiga Escreveu:
bestblandina Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:
bestblandina Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:
bestblandina Escreveu:quando começa a haver alguma discussão, coisa que eu não gosto, ambos os intervenientes acham que tem razão se não, não era uma discussão.
Acho que a partir daqui tudo o que será postado não terá beneficio para o tópico como tal dou como encerrado este debate, não fosse ele um debate.

debate onde??

n mostraste ponta de dados... LOL

os teus "argumentos " foram simplesmente se o pasteileiro ganha40% mais. bla bla bla bla... n ouve qq tipo de argumentos suportados por dados ou por qualquer conceito economico...

ja nao e' a primeira vez este tipo de topico

alias ja estou habituado a q os teus topicos se tornem uma espécie de Tardes da Julia...

Para terminar, foram tantos argumentos como os teus, que só sabes é criticar e que nunca chegaste responder as perguntas directas feitas a ti.
Argumentos aqui é que não apresentaste a não ser umas imagens ridiculas que nada tinha a ver com o tópico.
Enfim, se calhar ainda não sabes o que é ganhar o salario minimo em Portugal, por acaso, não me chegaste a responder. Já alguma vez sustentaste uma familia ? tens que idade? È que para a falar de ordenados minimos entre paises tambem conta a experiencia de vida, as vezez que já foste ao estrangeiro e que analisaste o custo de vida, e essa certamente como a outra tenho muito mais que tu.
não te fies em tudo o que andas a ler e entra em contacto coma realidade do mundo nosso, não importa se tens dificuldade de vida, mas tenta perceber como os outros podem ter. Felizmente nunca tive mas já tive muitos amigos que tiveram. a tua presença aqui no topico foi de critica e este tipo de presença não é desejavel nos meus tópicos, infelizmente não controlo as entradas pois se controlasse de todos eras o unico que não entravas no debate por falta de assunto.
Exemplos ? nenhuns. argumentos? nenhuns

LOL meu caro amigo posso ser jovem mas se ha experiencia de vida posso dizer que a tenho... provavelmente mais que tu...

Ja vivi em paises diferentes incluindo viver sozinho com 15 anos longe da familia num pais completamente diferente do meu e sem ninguem, ir po desconhecido durante uns 2 anos...viajar ja o fiz muito tambem.

Por isso nao me venhas dizer que tenho q acordar pa' realidade porque realidade ja as vi e muitas, assim como ja passei por mtas...portanto olha que eu n apostava muito nessa tua "certeza" de teres mais que eu. nem sei nem me interessa, nao vou enveredar por uma conversa " a minha e' maior que a tua..." se bem q provavelmente sseja :twisted:

lol primeiro, n precisei de dar argumentos o Branc0 dizia-los todos... so' tenho q concordar com o branco afinal e' Economia, simples como isso...

segundo, o topico foi um deboche total desde o principio por isso nao seria para ser levado a serio... hmmm deixa ver houve umas 6-8 pessoas no topico e todas te criticavam... variaveis diferentes, e um denominador comum :roll: think fast! acho que diz tudo...

terceiro, as minhas imagens na volta acabaram por ser levadas mais a sério por muito boa gente que as tuas "argumentações" ... que acaabaram por ser proporcionais a' sua utilidade marginal

mas se quiseres posso debuchar-te teoria economica que tu quiseres para o caso, mas pelos vistos e olhando para o topico, nao vale a pena gastar o latim porque ou n percebes ou vais ler aquilo com uma pala a' frente dos olhos...

acabou a discussao. ponto final

Estranho uma pessoa com 20 anos, e que viveu 15 anos sozinho :?: , é estranho mas é possivel.

primeiro ponto:
Quando lancei este tópico e fui bem claro que tinha duvidas em alguns casos, digo alguns e não todos.
Dei como exemplo uma empregada de caixa do grupo auchan, uma em frança e outra em portugal, onde ambas tinha uma produtividade semelhante. Não falei em lucros diferentes entre os supermecados mas falei semelhantes, visto os preços de venda ser semelhantes e os custos indirectos. Se fossemos aos pormenor pensso que ninguem aqui está apto para o fazer a não ser uma própia pesssoa do grupo que o justificasse a diferença entre ordenados.Talvez essa pessoa dissese pois aqui paga-se assim porque os salarios são mais altos, devido ao salario minimo.

O branco disse depois que uma empregada em frannça pedia o que achava que era necessário para dar uma qualidade de vida á sua familia, penso que o mesmo se passa em portugal, a diferença é que ambos deve ter uma qualidade diferente, parto do principio que a francesa tem uma qualidade de vida superior.

:arrow: outro ponto que eu pedi para comentar foi o aumento de produtividade na area da construção civil e dei como exemplo uma empresa que fazia reboco, podia dar tantos outros, em que houve um grande aumento de produtividade, no entanto, os ordenados não foram aumentados em função desse aumento, quem ganhou foram 3 intervenientes, e já explicaquei o porque anteriormente.

:arrow: Nem todas as profissões são assim e dei um exemplo de um pasteleiro,se ele em frança faz bolos e faz uma média de 20 e se os bolos são vendidos com um preço 2 vezez mais que cá, então prooduz o dobro directa da riqueza.

:arrow: dei outro exemplo o do grupo da zara, onde em espanha, frança ganha-se mais que cá no entanto os preços são iguais, talvez a renda seja mais cara lá, ou seja existe mais custos.

:arrow: Perguntei qual a razão das multinacionais deslocarem-se para o estrangeiro com mão de obra barata. Uma delas é a para ter um menor custo de produção á conta da mão obra barata. Para terem maior lucro.

:arrow: disse que a qualidade de vida varia consoante a grandeza do salario minimo, quanto menor pior a qualidade de vida.

:arrow: no que toca aos paises sem salario minimo onde existe uma menor taxa de desemprego, concordo e não concordo, temos exemplos de paises com taxas altas

:arrow: O branco disse que só oferecia 500,00€ para descascar caroços na fruta a uma empregada, no qual eu disse que esse valor teve com base de um sálario minimo, ou mesmo médio pago em portugal, pois noutro pais tinha que ser outro valor, ou inferior ou superior, no qual o branco disse que era só o valor que estava disposto a pagar, e eu respondi depende do pais.

:arrow: fui claro que tanto numa venda de qualquer produto como na sua oferta é necessário termos uma valor de refrencia de modo que saibamos se estamos a pedir muito ou pouco, e no caso anterior o valor de referencia era ou o salario minimo ou um valor médio para essa função, julgo estar certo

:arrow: O conceito de algumas palavras de economia, tais como produtividade,etc sei de uma forma básica,não quero entrar em conceitos académicos, mas sim de uma forma clara e simples de modo que possamos todos entender. Mas acho que todos nós sabemos que vive-se melhor em frança do que em portugal.

:arrow: Falei que estavamos na cauda da europa, onde o henrique disse, qual cauda? Julgo quem lê jornais,vê televisão já se custumou muito a essa frase. Não estou a ver onde a duvida

:arrow: quando pediram-me para dar o valor que o homem das bombas que ganhava em portugal e em espanha, esse valor é diferente, pois depende do patrão, como tal e todos nós sabemos que não existe nenhum valor exacto mas parti que um espanhol ganhava em média mais 40% que um portugues, mas aqui a questão não os 40% e fui claro quando disse mais 40 menos 40. Acho que não existe muitas duvidas quando se afirma que em espanha ganha-se mais que cá, mas parece que existe. Valores exactos não existe em nenhuma profissão, o que existe é um sálario minimo. Se eu dissese um home ganha 800€ era um caso pontual, mas na generilidade o que quiz dizer e acho que fui bem claro era que ganhava mais um tanto. O caso era a produtividade.

:arrow: Falei que um pintor na frança ganha mais que cá e apresenta ao contrutor um preço sememelhante, ambos tem uma produtividade semelhante.

:arrow: Na area da construção, por exemplo um pedreiro ganha em média 100€ em espanha, cá ganha 50€.
O que acongtece é que o contrutor aqui talvez ganhe uma margem 60% e lá uns 40%, fiz muitos orçamentos e sei muito o preço que sai um apartamento e o preço que o consumidor paga, muita das vezez o dobro.

quanto a ti salvador, se tens ou não experiencia de vida, devias saber que os preços dos produtos básicos são semelhantes entre os paises da europa, encontro diferença si, no aluguer das casas,cafés restauração fina e média.

Mas se um frances se ganha o dobro que nós penso que para ter o mesmo poder de compra tinha que pagar tudo o dobro que nós.

Salvador, não apresentaste argumentos, o facto de só dizer está mal para mim não diz nada. Criticar é facil e expor é que é dificil. Não quero entrar por ai, se for para falar em casos concretos tudo ok , caso contrário dispenso.

Quando disseram que se ordenado minimo de cá subisse para 1000,00 as empresas fechavam e que os preços disparavam, sou de acordo em parte, no entanto em frança as pessoas compram produtos compreços semelhantes e o desemprego é semelhante

Temos de compreender que cada um tem a sua opinião, se eu acho que em espanha vive-se melhor é porque acho, e porque vi com os meus olhos. Já tive uma cunhada espanhola e sei do que estou a falar

Quando viajo, gosto sempre perguntar essas coisas, dequanto se ganha, de quanto se paga, etc.Como tal tenho conhecimento pratico. Já comprei em alguns paises da europa outros fora coisas como um apacote de leite, pão, comida, etc. E sei o que paguei

houve pessoas que tiveram de acordo em parte comigo, não sei se na totalidade, como o madoff.
Nem todos tem a mesma opinião e tu devias saber respeitar essa mesma opinião.

realmente tu es muita tótó ou nao sabes ler... eu n vivi 15 anos sozinho mas aos 15 anos vivi sozinho... parti para os EUA sozinho... enfim ainda nem sei pq me dou ao trabalho de responder

quanto a' produtividade e salarios deixa-me explicar-te como se fosses uma criança...

só precisas disto

Imagem

em que o branco ja teve o prazer de nos brindar...

Acho que ainda não compreendeste os meus argumentos, ou então não queres. Há exemplos e exemplos.
Uns concordo outros não consigo compreender.
Queres que eu concorde com o que? com tudo.
Aprende que na vida haverá opiniões e pensamentos diferentes do teu.
Quanto a viveres sozinho com 15 anos no USA, hás de explicar como entraste num pais sendes menor de idade, e como trabalhaste para pagar uma casa, comida com essa idade. Estou confuso.

por bestbland » 3/9/2009 12:54

Elias Escreveu:
bestblandina Escreveu:Auchans com facturações semelhantes e com ordenados do dobro.

vais-me obrigar a fazer a pergunta do costume: como sabes que lá ganham o dobro?

è logico que é complicado dizer que ganha o dobro mas é bastante provavel, não podemos fazer comprações directas como te disse anteriormente, pois depende do empregado, do patrão,etc.
Mas talvez deia mais que o dobro, mas aqui não interessa se dá o dobro mais qualquer coisa ou o dobro menos qualquer coisa, penso que ao dizer temos uma ideia da diferença entre ordenados, e é simples chagar a essa conclusão.
Em 2003 o ordenado minimo em frança era de 1154, hoje em portugal é 450, mas vamos supor que o empregado aqui ganha 600€ e lá ganha o salario minimo, se fizeres a conta dá quase o dobro, e mesmo assim estou a dizer que o de cá ganha mais que o salario minimo e de lá ganha o salario minimo de 2003.
1154/600= 1.93
Aqui o que estou a debater é termos uma ideia da diferença e não entrar em detalhes porque era complicado de o fazer, mas ficamos com uma ideia da diferença entre ambos.
No que toca teres dito ao preço do café ser 1,20€ em espanha e cá 0,60€ estou de acordo, mas agora se quisesse dizia como sabes? Estás a ver, utilizaste uma média, e assim conseguimos perceber sem entrar em detalhes a diferença entre ambos.

No entanto o exemplo que deste como o café seja o dobro de lá, é verdade mas não te esqueças que existe muitos outros produtos que tinhamos que comparar, um copo de leite, torrada, cerveja, bolo, etc. Nem todos os produtão são dobro, mas atenção que temos que analisar as coisas bem, por exemplo, um café no centro de madrid e outro em lisboa, quando digo café falo no estabelicento comercial e não propriamente o café (bica)

Vês como utilizaste um preço medio do café para fazer uma comparação. Foi o que fiz em relação aos ordenados. Está dificil a vida :evil:

por salvadorveiga » 3/9/2009 12:47

bestblandina Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:
bestblandina Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:
bestblandina Escreveu:quando começa a haver alguma discussão, coisa que eu não gosto, ambos os intervenientes acham que tem razão se não, não era uma discussão.
Acho que a partir daqui tudo o que será postado não terá beneficio para o tópico como tal dou como encerrado este debate, não fosse ele um debate.

debate onde??

n mostraste ponta de dados... LOL

os teus "argumentos " foram simplesmente se o pasteileiro ganha40% mais. bla bla bla bla... n ouve qq tipo de argumentos suportados por dados ou por qualquer conceito economico...

ja nao e' a primeira vez este tipo de topico

alias ja estou habituado a q os teus topicos se tornem uma espécie de Tardes da Julia...

Para terminar, foram tantos argumentos como os teus, que só sabes é criticar e que nunca chegaste responder as perguntas directas feitas a ti.
Argumentos aqui é que não apresentaste a não ser umas imagens ridiculas que nada tinha a ver com o tópico.
Enfim, se calhar ainda não sabes o que é ganhar o salario minimo em Portugal, por acaso, não me chegaste a responder. Já alguma vez sustentaste uma familia ? tens que idade? È que para a falar de ordenados minimos entre paises tambem conta a experiencia de vida, as vezez que já foste ao estrangeiro e que analisaste o custo de vida, e essa certamente como a outra tenho muito mais que tu.
não te fies em tudo o que andas a ler e entra em contacto coma realidade do mundo nosso, não importa se tens dificuldade de vida, mas tenta perceber como os outros podem ter. Felizmente nunca tive mas já tive muitos amigos que tiveram. a tua presença aqui no topico foi de critica e este tipo de presença não é desejavel nos meus tópicos, infelizmente não controlo as entradas pois se controlasse de todos eras o unico que não entravas no debate por falta de assunto.
Exemplos ? nenhuns. argumentos? nenhuns

LOL meu caro amigo posso ser jovem mas se ha experiencia de vida posso dizer que a tenho... provavelmente mais que tu...

Ja vivi em paises diferentes incluindo viver sozinho com 15 anos longe da familia num pais completamente diferente do meu e sem ninguem, ir po desconhecido durante uns 2 anos...viajar ja o fiz muito tambem.

Por isso nao me venhas dizer que tenho q acordar pa' realidade porque realidade ja as vi e muitas, assim como ja passei por mtas...portanto olha que eu n apostava muito nessa tua "certeza" de teres mais que eu. nem sei nem me interessa, nao vou enveredar por uma conversa " a minha e' maior que a tua..." se bem q provavelmente sseja :twisted:

lol primeiro, n precisei de dar argumentos o Branc0 dizia-los todos... so' tenho q concordar com o branco afinal e' Economia, simples como isso...

segundo, o topico foi um deboche total desde o principio por isso nao seria para ser levado a serio... hmmm deixa ver houve umas 6-8 pessoas no topico e todas te criticavam... variaveis diferentes, e um denominador comum :roll: think fast! acho que diz tudo...

terceiro, as minhas imagens na volta acabaram por ser levadas mais a sério por muito boa gente que as tuas "argumentações" ... que acaabaram por ser proporcionais a' sua utilidade marginal

mas se quiseres posso debuchar-te teoria economica que tu quiseres para o caso, mas pelos vistos e olhando para o topico, nao vale a pena gastar o latim porque ou n percebes ou vais ler aquilo com uma pala a' frente dos olhos...

acabou a discussao. ponto final

Estranho uma pessoa com 20 anos, e que viveu 15 anos sozinho :?: , é estranho mas é possivel.

primeiro ponto:
Quando lancei este tópico e fui bem claro que tinha duvidas em alguns casos, digo alguns e não todos.
Dei como exemplo uma empregada de caixa do grupo auchan, uma em frança e outra em portugal, onde ambas tinha uma produtividade semelhante. Não falei em lucros diferentes entre os supermecados mas falei semelhantes, visto os preços de venda ser semelhantes e os custos indirectos. Se fossemos aos pormenor pensso que ninguem aqui está apto para o fazer a não ser uma própia pesssoa do grupo que o justificasse a diferença entre ordenados.Talvez essa pessoa dissese pois aqui paga-se assim porque os salarios são mais altos, devido ao salario minimo.

O branco disse depois que uma empregada em frannça pedia o que achava que era necessário para dar uma qualidade de vida á sua familia, penso que o mesmo se passa em portugal, a diferença é que ambos deve ter uma qualidade diferente, parto do principio que a francesa tem uma qualidade de vida superior.

:arrow: outro ponto que eu pedi para comentar foi o aumento de produtividade na area da construção civil e dei como exemplo uma empresa que fazia reboco, podia dar tantos outros, em que houve um grande aumento de produtividade, no entanto, os ordenados não foram aumentados em função desse aumento, quem ganhou foram 3 intervenientes, e já explicaquei o porque anteriormente.

:arrow: Nem todas as profissões são assim e dei um exemplo de um pasteleiro,se ele em frança faz bolos e faz uma média de 20 e se os bolos são vendidos com um preço 2 vezez mais que cá, então prooduz o dobro directa da riqueza.

:arrow: dei outro exemplo o do grupo da zara, onde em espanha, frança ganha-se mais que cá no entanto os preços são iguais, talvez a renda seja mais cara lá, ou seja existe mais custos.

:arrow: Perguntei qual a razão das multinacionais deslocarem-se para o estrangeiro com mão de obra barata. Uma delas é a para ter um menor custo de produção á conta da mão obra barata. Para terem maior lucro.

:arrow: disse que a qualidade de vida varia consoante a grandeza do salario minimo, quanto menor pior a qualidade de vida.

:arrow: no que toca aos paises sem salario minimo onde existe uma menor taxa de desemprego, concordo e não concordo, temos exemplos de paises com taxas altas

:arrow: O branco disse que só oferecia 500,00€ para descascar caroços na fruta a uma empregada, no qual eu disse que esse valor teve com base de um sálario minimo, ou mesmo médio pago em portugal, pois noutro pais tinha que ser outro valor, ou inferior ou superior, no qual o branco disse que era só o valor que estava disposto a pagar, e eu respondi depende do pais.

:arrow: fui claro que tanto numa venda de qualquer produto como na sua oferta é necessário termos uma valor de refrencia de modo que saibamos se estamos a pedir muito ou pouco, e no caso anterior o valor de referencia era ou o salario minimo ou um valor médio para essa função, julgo estar certo

:arrow: O conceito de algumas palavras de economia, tais como produtividade,etc sei de uma forma básica,não quero entrar em conceitos académicos, mas sim de uma forma clara e simples de modo que possamos todos entender. Mas acho que todos nós sabemos que vive-se melhor em frança do que em portugal.

:arrow: Falei que estavamos na cauda da europa, onde o henrique disse, qual cauda? Julgo quem lê jornais,vê televisão já se custumou muito a essa frase. Não estou a ver onde a duvida

:arrow: quando pediram-me para dar o valor que o homem das bombas que ganhava em portugal e em espanha, esse valor é diferente, pois depende do patrão, como tal e todos nós sabemos que não existe nenhum valor exacto mas parti que um espanhol ganhava em média mais 40% que um portugues, mas aqui a questão não os 40% e fui claro quando disse mais 40 menos 40. Acho que não existe muitas duvidas quando se afirma que em espanha ganha-se mais que cá, mas parece que existe. Valores exactos não existe em nenhuma profissão, o que existe é um sálario minimo. Se eu dissese um home ganha 800€ era um caso pontual, mas na generilidade o que quiz dizer e acho que fui bem claro era que ganhava mais um tanto. O caso era a produtividade.

:arrow: Falei que um pintor na frança ganha mais que cá e apresenta ao contrutor um preço sememelhante, ambos tem uma produtividade semelhante.

:arrow: Na area da construção, por exemplo um pedreiro ganha em média 100€ em espanha, cá ganha 50€.
O que acongtece é que o contrutor aqui talvez ganhe uma margem 60% e lá uns 40%, fiz muitos orçamentos e sei muito o preço que sai um apartamento e o preço que o consumidor paga, muita das vezez o dobro.

quanto a ti salvador, se tens ou não experiencia de vida, devias saber que os preços dos produtos básicos são semelhantes entre os paises da europa, encontro diferença si, no aluguer das casas,cafés restauração fina e média.

Mas se um frances se ganha o dobro que nós penso que para ter o mesmo poder de compra tinha que pagar tudo o dobro que nós.

Salvador, não apresentaste argumentos, o facto de só dizer está mal para mim não diz nada. Criticar é facil e expor é que é dificil. Não quero entrar por ai, se for para falar em casos concretos tudo ok , caso contrário dispenso.

Quando disseram que se ordenado minimo de cá subisse para 1000,00 as empresas fechavam e que os preços disparavam, sou de acordo em parte, no entanto em frança as pessoas compram produtos compreços semelhantes e o desemprego é semelhante

Temos de compreender que cada um tem a sua opinião, se eu acho que em espanha vive-se melhor é porque acho, e porque vi com os meus olhos. Já tive uma cunhada espanhola e sei do que estou a falar

Quando viajo, gosto sempre perguntar essas coisas, dequanto se ganha, de quanto se paga, etc.Como tal tenho conhecimento pratico. Já comprei em alguns paises da europa outros fora coisas como um apacote de leite, pão, comida, etc. E sei o que paguei

houve pessoas que tiveram de acordo em parte comigo, não sei se na totalidade, como o madoff.
Nem todos tem a mesma opinião e tu devias saber respeitar essa mesma opinião.

realmente tu es muita tótó ou nao sabes ler... eu n vivi 15 anos sozinho mas aos 15 anos vivi sozinho... parti para os EUA sozinho... enfim ainda nem sei pq me dou ao trabalho de responder

quanto a' produtividade e salarios deixa-me explicar-te como se fosses uma criança...

só precisas disto

Imagem

em que o branco ja teve o prazer de nos brindar...

Imagem
Editado pela última vez por salvadorveiga em 3/9/2009 13:01, num total de 1 vez.
Imagem
Imagem Imagem

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 117 visitantes