Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novos mínimos a caminho (2)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O

por habanero04 » 26/8/2009 12:31

um peao Escreveu:
habanero04 Escreveu:
um peao Escreveu:
bestblandina Escreveu:e uma pessoa que faz uma analise desde do inicio da existencia do SP dirá que estivemos sempre em bull market.

Mas esse é o estado natural de um índice. Só quer dizer que a economia em que o índice se baseia está a gerar riqueza.

Isso era se a economia funcionasse linearmente sem interferências de qualquer ordem e a lei da oferta e da procura estivesse constantemente em equilibrio ou que a procura fosse pelo menos um pouco superior à oferta, e isso não acontece. O que se passa neste momento é que a economia está a gerar riqueza, não está é a gerar a que estava há uns anos atrás de modo a que o crescimento se reduziu substancialmente.

Mas se reparares a minha resposta foi a um comentário do best em que ele fala "desde o começo do SP". E eu respondi que num prazo alargado, amortecendo as crises, o estado natural de um índice é acompanhar a riqueza gerada pela economia desse país.

Claro que numa crise como a que se vive actualmente existe quebra da economia e da riqueza gerada por ela..

Ok. És da mesma opinião que o Creepy defende de irmos visitar valores de 94 ou mesmo de 88?

um peao Escreveu:
habanero04 Escreveu:
um peao Escreveu:Aliás, se a subida em valor nominal for baixa e a inflacção alta o índice até pode estar a subir mas o valor real dele a descer.

Isto é válido também para o teu salário mensal mas no momento actual penso que esta questão não se coloca.

Mas já se coloca num período de 10 anos ou mais (que era o que se discutia), e é por isso que me parece lógico chamar mega bear a uma lateralização de 10 anos.

O que eu estava a querer dizer tem a ver com o horizonte temporal de investimento para a maioria dos investidores, muito raramente, penso eu, terá esse horizonte temporal de 10 anos.

Para mim houve um bear desde 2000 a 2003 e um bull market de 2003 a 2007. Quem adopta um investimento longo, que é o que a maioria dos pequenos investidores faz, interessam-lhe esses anos de subida do mercado, agora se olharmos para o gráfico e tivermos em conta os últimos 2 bull markets poderemos falar em lateralização mas penso que isso é irrelevante para quem investe.

Registado: 8/11/2007 17:14

por habanero04 » 26/8/2009 12:22

creepy Escreveu:habanero,

o índice deverá revisitar a zona de 94 ou 88...

é uma questão de ajuste e elasticidade do mercado...

na minha modesta opinião as bolhas são resumidas...

no imobiliário penso que será igual e o ajuste continuará principalmente na europa durante alguns anos..

estamos no início de um periodo de deflação... o tempo é de ajuste...

Cumprimentos

Creepy, com todo respeito, mas achas mesmo isso possível? Eu só vejo um cenário desses caso venha haver um epidemia global ou uma 3ª guerra mundial que faça parar quase tudo e aniquile por completo a produção, inovação e desenvolvimento das maiores economias mundiais. Era necessário retrocedermos 20 ou 30 anos e não acho que isso seja plausivel...

por creepy » 26/8/2009 12:15

assunoadr Escreveu:Não concordo que a recta seja assim tão subjectiva porque é A que passa por quase todos os mínimos, tendo sofrido um falso break uma única vez. De notar que a ema de 200 períodos também parece estar a funcionar relativamente bem.

Outra curiosidade é que esta descida iniciou-se imediatamente depois e sairem os dados do IFO - Business Climate (Aug) melhor do que as expectativas.

No entanto, deverão ser os states e os indicadores económicos que vão sair às 13:30 que deverão defenir o que irá suceder na sessão de hoje.

AA

tudo bem ASS,

não me admirava se tivermos novos máximos esta semana..

esta zona é muito importante para o meu estudo, os movimentos poderão ser enganadores e persuasivos...
ontem já o foi...

é uma optima zona para micromanagement...

estou á espera mesmo de tudo nesta zona...

Deixei a minha contagem ontem á noite... portanto, penso que deveremos continuar a limar um topo..
no diário dá para ver o canal de longo prazo... os outros 3 gráficos saõ as contagens que tenho seguido...

adoptei por não colocar o de 5 min...

este movimento segue há muitas semanas...

é normal e não está a fugir a certas regras...

vamos continuar com paciência...

uma vez feito o topo (e pode ser bem mais acima)... este topo dever-se-á manter por um longo periodo de tempo (anos)...

cumprimentos´

e vamos aproveitando o que o mercado nos dá...

Registado: 7/6/2008 2:02

por assunoadr » 26/8/2009 11:57

assunoadr Escreveu:Não concordo que a recta seja assim tão subjectiva porque é A que passa por quase todos os mínimos, tendo sofrido um falso break uma única vez. De notar que a ema de 200 períodos também parece estar a funcionar relativamente bem.

Outra curiosidade é que esta descida iniciou-se imediatamente depois de sairem os dados do IFO - Business Climate (Aug) melhor do que as expectativas.

No entanto, deverão ser os states e os indicadores económicos que vão sair às 13:30 que deverão defenir o que irá suceder na sessão de hoje.

AA

Corrijo, foram dois falsos breaks. Por isso, não lhe atribuiria demasiada importância.

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

por creepy » 26/8/2009 11:51

habanero,

o índice deverá revisitar a zona de 94 ou 88...

é uma questão de ajuste e elasticidade do mercado...

na minha modesta opinião as bolhas são resumidas...

no imobiliário penso que será igual e o ajuste continuará principalmente na europa durante alguns anos..

estamos no início de um periodo de deflação... o tempo é de ajuste...

Cumprimentos

Registado: 7/6/2008 2:02

por assunoadr » 26/8/2009 11:48

Não concordo que a recta seja assim tão subjectiva porque é A que passa por quase todos os mínimos, tendo sofrido um falso break uma única vez. De notar que a ema de 200 períodos também parece estar a funcionar relativamente bem.

Outra curiosidade é que esta descida iniciou-se imediatamente depois de sairem os dados do IFO - Business Climate (Aug) melhor do que as expectativas.

AA
Editado pela última vez por assunoadr em 26/8/2009 12:00, num total de 1 vez.

por um peao » 26/8/2009 11:43

habanero04 Escreveu:
um peao Escreveu:
bestblandina Escreveu:e uma pessoa que faz uma analise desde do inicio da existencia do SP dirá que estivemos sempre em bull market.

Mas esse é o estado natural de um índice. Só quer dizer que a economia em que o índice se baseia está a gerar riqueza.

Isso era se a economia funcionasse linearmente sem interferências de qualquer ordem e a lei da oferta e da procura estivesse constantemente em equilibrio ou que a procura fosse pelo menos um pouco superior à oferta, e isso não acontece. O que se passa neste momento é que a economia está a gerar riqueza, não está é a gerar a que estava há uns anos atrás de modo a que o crescimento se reduziu substancialmente.

Mas se reparares a minha resposta foi a um comentário do best em que ele fala "desde o começo do SP". E eu respondi que num prazo alargado, amortecendo as crises, o estado natural de um índice é acompanhar a riqueza gerada pela economia desse país.

Claro que numa crise como a que se vive actualmente existe quebra da economia e da riqueza gerada por ela.

habanero04 Escreveu:
um peao Escreveu:Aliás, se a subida em valor nominal for baixa e a inflacção alta o índice até pode estar a subir mas o valor real dele a descer.

Isto é válido também para o teu salário mensal mas no momento actual penso que esta questão não se coloca.

Mas já se coloca num período de 10 anos ou mais (que era o que se discutia), e é por isso que me parece lógico chamar mega bear a uma lateralização de 10 anos.

Registado: 2/4/2009 22:13

por Silverwolf » 26/8/2009 11:41

Epa dá para fazer várias rectas nesse gráfico com inclinações diferentes... é um pouco subjectiva essa recta :\

Registado: 15/1/2008 17:43

por habanero04 » 26/8/2009 11:39

Segundo este gráfico o máximo foi em 2007.

Imagem

http://stockcharts.com/charts/historical/spx1960.html

por assunoadr » 26/8/2009 11:34

Pode ser cedo para se tirarem conclusões, mas o gráfico de 5 minutos do Dax está a ficar com mau aspecto.

AA
Anexos
img_12512825663428.gif
img_12512825663428.gif (18.02 KiB) Visualizado 6018 vezes

por habanero04 » 26/8/2009 11:31

um peao Escreveu:

por um peao » 26/8/2009 11:21

habanero04 Escreveu:Best, aqui estou de acordo contigo. Essa teoria dos megabears até pode ser defendida com argumentos como outra qualquer teoria, mas para mim isso já é teoria de longo prazo "XXXL" e para o comum dos investidores não interessa para nada. As costas folgaram bem durante 4 anos (2003-2007) enquanto a vara não voltou...

Não é uma teoria, é uma constatação.

O S&P500 não faz máximos desde 2000. Não é uma teoria, é um facto.

por habanero04 » 26/8/2009 11:19

Best, aqui estou de acordo contigo. Essa teoria dos megabears até pode ser defendida com argumentos como outra qualquer teoria, mas para mim isso já é teoria de longo prazo "XXXL" e para o comum dos investidores não interessa para nada. As costas folgaram bem durante 4 anos (2003-2007) enquanto a vara não voltou...

por um peao » 26/8/2009 11:19

Aliás, se a subida em valor nominal for baixa e a inflacção alta o índice até pode estar a subir mas o valor real dele a descer.

bestblandina Escreveu:A teoria dos maximos é feita com base do ultimo maximo mas tem que distar uns meses um do outro pelo menos

Depende evidentemente em que horizonte temporal costumas investir.

Para um investidor de longo prazo provavelmente interessará mais os mega ciclos do que os cíclicos.

por bestbland » 26/8/2009 11:13

assunoadr Escreveu:
bestblandina Escreveu:
habanero04 Escreveu:Quando falo em tendência primária estou a referir-me à de longo prazo, e essa ainda é bear. É claro que a de curto prazo tem sido o contrário, e penso que é a isso que o creepy se está a referir, que esta tendência de curto prazo (secundária) é uma correcção à outra.
eu vejo como tendencia principal. É essa razão que ele vem mínimos e eu não vejo. Mas como eu tenho dito com base dos valores actuais.

Entre 2000-2009 a tendência principal foi lateral.

Neste momento, o que importa discutir é se a tendência se mantém lateral ou se já inverteu para bear. Em minha opinião, só será pertinente discutir um regresso ao bull market de longo prazo quando os máximos de 2007 forem ultrapassados.

AA

e uma pessoa que faz uma analise desde do inicio da existencia do SP dirá que estivemos sempre em bull market.
Não concordo, não sei se perceberam onde quero chegar.
Outro exemplo com base do maximo que a PTM de 2000, e calhar vai estar condenada a viver uns muitos muitos anos bear, se calhar até para sempre, não concordo.
Devemos fazer ciclo com base em periodos vividos em economia, ou seja 2003-2007 foi bull e não laterização, e no caso do nasdaq que não fez novo maximo piorava ainda mais essa definição.
Eu para dizer que estamos em bull não é necessário fazer um novo maximo em relação ao ultimo maximo do ultimo bull. A teoria dos maximos é feita com base do ultimo maximo mas tem que distar uns meses um do outro pelo menos
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por um peao » 26/8/2009 11:08

assunoadr Escreveu:Entre 2000-2009 a tendência principal foi lateral.

Como disse atrás os mega bears são muitas vezes longas lateralizações.

por habanero04 » 26/8/2009 11:03

bestblandina Escreveu:
habanero04 Escreveu:Quando falo em tendência primária estou a referir-me à de longo prazo, e essa ainda é bear. É claro que a de curto prazo tem sido o contrário, e penso que é a isso que o creepy se está a referir, que esta tendência de curto prazo (secundária) é uma correcção à outra.
eu vejo como tendencia principal. É essa razão que ele vem mínimos e eu não vejo. Mas como eu tenho dito com base dos valores actuais.

Bestblandina, dá uma vista de olhos nos gráficos do CrashXXI e do Cempt no seguinte tópico - http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... sc&start=0 -, que ilustram bem o que eu estava a querer dizer. Se calhar o problema é que o creepy quando disse o que disse tem um horizonte temporal e tu tens outro... não sei, ele que responda.

Na minha perspectiva estou indeciso, acho que o mercado está num ponto de decisão e ninguém sabe se vai decidir para cima ou o contrário, mas o mais certo é não passar este nível de resistência logo à primeira tentativa. E é bem natural vir a haver novos mínimos relativos e a fazer uma consolidação antes de voos mais altos, não acredito é que venha aos valores de Março a não ser que haja prái alguma hecatombe. Tudo depende da melhoria dos números da economia e dos resultados das empresas, diminuição do número de desempregados e evolução positiva dos salários reais que permitam um aumento do consumo, pelo menos da perspectiva futura que os números venham corroborar.

por assunoadr » 26/8/2009 11:03

bestblandina Escreveu:

Entre 2000-2009 a tendência principal foi lateral.

Neste momento, o que importa discutir é se a tendência se mantém lateral ou se já inverteu para bear. Em minha opinião, só será pertinente discutir um regresso ao bull market de longo prazo quando os máximos de 2007 forem ultrapassados.

AA

O

por bestbland » 26/8/2009 10:26

por Zecatreca_1001 » 26/8/2009 10:26

best
para os novos utilizadores acho que o cenario é este:
curtissimo prazo-bear
medio prazo- bull
longuissimo prazo8posso estar errado9- bear
cumprimentos

Registado: 29/11/2007 10:54

por um peao » 26/8/2009 10:24

Best,

Vou repetir-me mas acho que podemos estar num bull cíclico (ainda quero ver a LTd a ser quebrada para a confirmação) dentro de um mega bear (que muitas vezes, como este, são lateralizações prolongadas).

Desse ponto de vista acho que a tendência primária é bear.

por habanero04 » 26/8/2009 10:20

Quando falo em tendência primária estou a referir-me à de longo prazo, e essa ainda é bear. É claro que a de curto prazo tem sido o contrário, e penso que é a isso que o creepy se está a referir, que esta tendência de curto prazo (secundária) é uma correcção à outra.

O

por bestbland » 26/8/2009 10:15

habanero04 Escreveu:
bestblandina Escreveu:
creepy Escreveu:o mercado tem vindo a corrigir

Bem, creepy , já sei que não respondes porque não concordo muitas vezez contigo mas tudo bem, mas dizeres isso, estou novamente desacordo

Penso que o que o Creepy quis dizer é que as subidas que se vêm verificando de há uns meses para cá são uma correcção à tendência primária do mercado.
correção da tendencia principal ? Acho que o problema está usar gráficos e ondas com muita duração. Se uma pessoa que investe na bolsa desde quase do seu início diz que o sp está em bull market desde do início pois este tem vindo a subir. É a mesma coisa dizer como o nasdaq não fez um novo máximo em relação ao ano 2000 então 2003 a 2007 estivemos em bear. Não sei se são essas contagens utilizando valores que distan muito tempo um dos outros. A tendencia principal é bull . Alguém dúvida disso neste momento ? Marco gostava que colocasses um tópico com uma votação para saber quem acha que estamos em bull ou bear para termos uma idéia.

O Roubini não dizia que ia haver mais problemas???

por rufa » 26/8/2009 10:02

A crise ainda não acabou mas as economias já estão a recuperar. Saiba quais são as acções e as matérias-primas que vão dar dinheiro.

"A queda livre da economia acabou". O veredicto pertence a Nouriel Roubini, o professor na Universidade de Nova Iorque que previu em 12 passos certeiros a crise financeira que se avizinhava. "Há uma luz ao fundo do túnel. E a luz ao fundo do túnel não é, pela primeira vez, a de um comboio a vir na nossa direcção", acrescentou Roubini numa conferência em Nova Iorque. Os dados divulgados na passada semana pelo Eurostat surpreenderam tudo e todos. Dos 17 países que divulgaram dados, cinco retomaram o crescimento económico, entre os quais as duas maiores economias europeias: Alemanha, França, Grécia e Portugal, todos com um crescimento de 0,3% no segundo trimestre, e a Eslováquia, com 2,2%. No início desta semana era a vez do Japão, a segunda maior economia mundial reportar um crescimento de 0,9%.

Apesar da melhoria dos dados macroeconómicos - destaque também para a actividade do sector industrial, que um pouco por todo o mundo tem vindo a recuperar, e para o aumento do investimento na construção e venda de casas nos EUA, o epicentro da crise - os especialistas alertam que a recuperação vai ser lenta. Estes números resultam principalmente da baixa dos preços no consumidor, o que contribuiu para a manutenção do consumo, e do aumento das exportações, que superaram no período as importações. "O crescimento é um símbolo técnico ligado aos planos de relançamento, à baixa do petróleo, ao incentivo à venda de automóveis, à queda do valor do euro", comentava Marc Touati, director-geral da consultora Global Equities.

Ou seja, o comboio da retoma económica está em movimento, apesar de ser ainda uma locomotiva a vapor.

As melhores classes de activos para investir na retoma
"A melhor classe de activos para ganhar com a recuperação económica é, sem dúvida, as acções. A melhoria das condições económicas pressupõe aumento de lucros para as empresas e portanto criação de valor", responde Duarte Caldas, analista da IG Markets. A par das acções, Pedro Lino, CEO da DiF Broker e João Queiroz, Chefe da Sala de Mercados da Gobulling, indicam igualmente as ‘commodities', uma vez que a recuperação da actividade das empresas pressupõe a reposição de ‘stocks' de matérias-primas. Nesta lógica, as energéticas, com destaque para o petróleo e os metais industriais, deverão ser os principais beneficiados. No caso das acções, e tendo em conta que a tónica está na inversão do ciclo económico, os sectores cíclicos tendem a ser os mais favorecidos. Os especialistas contactados destacam os seguintes: banca, infra-estruturas, indústria extractiva e mineira, construtoras, industriais, tecnológicas, seguros e distribuição. Já em termos geográficos, Duarte Caldas privilegia "países com taxas de crescimento elevadas e em fase de industrialização. Os BRIC são o paradigma". João Queiroz refere que "numa primeira fase, a Europa e os EUA poderão justificar a maior exposição a acções mas, atendendo à importância que as economias emergentes têm demonstrado(...) este grupo poderá revelar protagonismo". Para Pedro Lino, China e EUA são as regiões preferidas e "no caso da banca, Portugal".

Acções e ‘commodities' à prova de inflação e subida das taxas de juro

É uma espécie de triplo benefício. Além de permitirem ganhar com a recuperação económica, estas classes permitem ainda beneficiar em caso de inflação e subida das taxas de juro. Enquanto a primeira possibilidade é ainda fonte de acesa discussão, a subida de juros será a tempo uma realidade. Neste cenário, sectores como a banca, construtoras, mineiras e distribuição poderão ganhar novo interesse, nomeadamente acções com elevados ‘dividend yields' uma vez que em processos inflacionários os investidores tendem a exigir prémios de risco maiores. Já as matérias-primas "beneficiam duplamente, quer pelo facto de que um ambiente inflacionista advém de um aumento da procura, quer por serem cada vez mais consideradas um refúgio pelos investidores", explica Pedro Lino.

Fonte : Diario económico.

Registado: 29/11/2007 12:52

por habanero04 » 26/8/2009 9:51

bestblandina Escreveu:
creepy Escreveu:o mercado tem vindo a corrigir

Bem, creepy , já sei que não respondes porque não concordo muitas vezez contigo mas tudo bem, mas dizeres isso, estou novamente desacordo

Penso que o que o Creepy quis dizer é que as subidas que se vêm verificando de há uns meses para cá são uma correcção à tendência primária do mercado.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], IX Hispana, PAULOJOAO e 227 visitantes