Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por CharlieConsul » 26/8/2009 12:10

Falta é saber se as pessoas chegam até:
DOW Escreveu:menos negativos do que o esperado".


Ou se lhes basta:
DOW Escreveu:
Resultado da Sonae com impacto "neutral" a "negativo"


Eu li até ao fim, mas para muitas pessoas, ao lerem a primeira linha, já é suficiente para ai ai quem em acode....

e com isto já vai a cair quase 4% com quase 10M transaccionadas
Editado pela última vez por CharlieConsul em 26/8/2009 12:14, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 54
Registado: 28/7/2009 16:26
Localização: 16

por Azelha_Maia » 26/8/2009 11:59

caladunum Escreveu:
Azelha_Maia Escreveu:
ngilbaptista Escreveu:
Azelha_Maia Escreveu:Bem,essa do Montepio...nunca pensei ficar a salivar p outra plataforma q n fosse a minha Gobulling.Esses dados ficam disponiveis para todas as contas no banco?

Cumprimentos


Tambem tenho conta no Montepio e a informação esta disponivel para toda a gente.

Pena que no Montepio não se tem acesso online ao index de Londres FTSE 100.

Abri uma conta no BEST para ter acesso a esse index e por agora tambem me parece interessante.

Cumprimentos


Obrigado pelo info.Penso que já era altura de existir um sitio na net com aquele nivel de informação para as cotadas do Psi.Jornal de Negocios,Diário Economico?poderia até funcionar como "prémio" para os assinantes ter aquilo em tempo real...

Cumprimentos


Azelha_Maia.
Para ter uma ideia do volume que esta em bolsa, podes consultar atraves deste site.
http://www.zonebourse.com/SONAE-SGPS-5837/&pmg=2&tg=0.


Já conhecia,obrigado.O Jornal Negocios tambem tem uma tabela com indicações de AT para o Psi mas muitos titulos estão completamente baralhados como a Sonae com suporte em 1,67...mas será coisa para rectificarem em breve,espero.Tambem o Nextbolsa tem umas coisas interessantes.
Novamente,obrigado pelo info.
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 61
Registado: 23/11/2008 16:24
Localização: 16

por DOW » 26/8/2009 11:57

CharlieConsul Escreveu:depois desta análise do BPI, será este o principio do fim do bull da sonae????

analistas chamados à sua função :-k

PS: acho, sinceramente, que hoje não se safa de um trambolhão :pray:


É preciso ler bem as coisas, os resultados até foram menos negativos que o esperado...

Resultado da Sonae com impacto "neutral" a "negativo"
Os analistas do BPI consideram que os resultados apresentados pela Sonae não deverão influenciar as acções, "depois do forte desempenho dos últimos meses", e admitem rever as estimativas para a empresa para incorporar "os resultados indirectos menos negativos do que o esperado". As acções da empresa desvalorizam mais de 2%
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1347
Registado: 29/12/2005 1:10
Localização: boa pergunta...

por pedrosantosslb » 26/8/2009 11:57

CharlieConsul Escreveu:depois desta análise do BPI, será este o principio do fim do bull da sonae????

analistas chamados à sua função :-k

PS: acho, sinceramente, que hoje não se safa de um trambolhão :pray:


não sou analista...mas não me parece nada que seja o fim do bull...a lta está bem válida! na minha opinião estamos a assistir é a muitos reforços de carteira a valores mais apeteciveis.

estou dentro e nada preocupado
 
Mensagens: 586
Registado: 29/11/2007 11:52
Localização: Massamá

por CharlieConsul » 26/8/2009 11:47

depois desta análise do BPI, será este o principio do fim do bull da sonae????

analistas chamados à sua função :-k

PS: acho, sinceramente, que hoje não se safa de um trambolhão :pray:
 
Mensagens: 54
Registado: 28/7/2009 16:26
Localização: 16

por caladunum1 » 26/8/2009 11:44

Azelha_Maia Escreveu:
ngilbaptista Escreveu:
Azelha_Maia Escreveu:Bem,essa do Montepio...nunca pensei ficar a salivar p outra plataforma q n fosse a minha Gobulling.Esses dados ficam disponiveis para todas as contas no banco?

Cumprimentos


Tambem tenho conta no Montepio e a informação esta disponivel para toda a gente.

Pena que no Montepio não se tem acesso online ao index de Londres FTSE 100.

Abri uma conta no BEST para ter acesso a esse index e por agora tambem me parece interessante.

Cumprimentos


Obrigado pelo info.Penso que já era altura de existir um sitio na net com aquele nivel de informação para as cotadas do Psi.Jornal de Negocios,Diário Economico?poderia até funcionar como "prémio" para os assinantes ter aquilo em tempo real...

Cumprimentos


Azelha_Maia.
Para ter uma ideia do volume que esta em bolsa, podes consultar atraves deste site.
http://www.zonebourse.com/SONAE-SGPS-5837/&pmg=2&tg=0.
Há três coisas na vida que nunca voltam atrás:
a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 32
Registado: 29/11/2007 12:13
Localização: 14

por Nyk » 26/8/2009 11:26

Resultado da Sonae com impacto "neutral" a "negativo"
Os analistas do BPI consideram que os resultados apresentados pela Sonae não deverão influenciar as acções, "depois do forte desempenho dos últimos meses", e admitem rever as estimativas para a empresa para incorporar "os resultados indirectos menos negativos do que o esperado". As acções da empresa desvalorizam mais de 2%.

--------------------------------------------------------------------------------

Hugo Paula
hugopaula@negocios.pt


Os analistas do BPI consideram que os resultados apresentados pela Sonae não deverão influenciar as acções, “depois do forte desempenho dos últimos meses”, e admitem rever as estimativas para a empresa para incorporar “os resultados indirectos menos negativos do que o esperado”. As acções da empresa desvalorizam mais de 2%.

Numa nota de análise hoje publicada, o banco de investimento refere que os resultados da Sonae ficaram, de um modo geral, “em linha com as expectativas mas com menos qualidade do que esperado”.

O resultado líquido da Sonae SGPS saldou-se em 7 milhões de euros no segundo trimestre, caindo 42% relativamente ao período homólogo e estreitando o prejuízo nos primeiros seis meses, para 28 milhões de euros.

Ambiente económico está mais “propenso ao consumo”

No Iberian Daily de hoje, o BPI considera o aumento das vendas comparáveis como um factor positivo para empresa, sendo que estas “indicam um ambiente económico mais propenso ao consumo, do que estávamos à espera”, afirmam os analistas da casa de investimento. As receitas consolidadas da empresa cresceram 9% no primeiro semestre.

No retalho de bens alimentícios a forte actividade de promoção do cartão de fidelização, foi o principal responsável pelo aumento dos volumes de vendas. “No retalho especializado o desempenho foi muito impressionante e deve ser explicado pelo forte desempenho” da área têxtil, adianta a mesma fonte.

Ainda, o negócio de aluguer de espaços (em centros comerciais) apresentou um desempenho superior ao esperado, em grande parte resultado do aumento das rendas, em termos comparáveis, na área da restauração. “Acreditamos [que esta evolução] é uma evidência de uma maior resiliência” deste negócio, segundo o banco de investimento.

Sonae Distribuição pressionada pela concorrência

Como factor negativo, destacam-se as margens no retalho de comida, que caíram 20 pontos base face ao ano passado. Mostrando que um ambiente competitivo mais duro obrigou a Sonae Distribuição a ser mais agressiva nas ofertas associadas aos seus cartões de fidelização e ofuscando os ganhos com sinergias decorrentes das lojas adquiridas à Carrefour.

O banco de investimento salienta que “os números operacionais da Sonae ficaram em linha com as estimativas, mas com menor qualidade do que o esperado”. Após a apresentação dos resultados do primeiro semestre, o BPI vai rever os números da Sonae Distribuição, depois de esta ter registado “um desempenho operacional inferior”.

Ainda assim, os analistas sublinham que os números da Sonae Sierra e da Sonaecom “surpreenderam pela positiva”.

Com base nestes resultados, “vamos rever as nossas estimativas para a Sonae com os resultados indirectos a ser menos negativos do que o inicialmente esperado”.


Apesar deste factor, o BPI acredita que os resultados não deverão representar um “catalizador” para as acções da Sonae, “depois do forte desempenho dos últimos meses”.

As acções da Sonae SGPS caem 2,02% para 0,875 euros
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por PequenoInvest » 26/8/2009 9:41

Quico Escreveu:
PequenoInvest Escreveu:E começa o dia em forte queda mesmo tendo os resultados que se esperava.


Forte queda!? Se isto é forte queda, já não percebo nada disto...


Tendo em conta que quase todas abriram positivas. O meu comentário só foi por base nessa comparação. Nada de mais ;)
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

Re:Comentário

por On fire » 26/8/2009 9:41

Caro Jotabilo,

Peço desculpa pela minha gaffe, na qual não foi minha intenção desvirtuar o seu comentário.

Já rectifiquei o comentário em causa!!!

Cumprimentos
Editado pela última vez por On fire em 26/8/2009 9:42, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 140
Registado: 14/1/2009 19:06
Localização: Vila Nova de Gaia

por Seaman » 26/8/2009 9:10

Bom dia,

eu mantenho-me fortemente investido longo pois mantem LTa. Pode haver alguma oscilação mas olhando a médio longo prazo está com potencial valorização. Ainda mais com os mercados globalmente positivos nestes dias.
The trend is your friend...
 
Mensagens: 1122
Registado: 4/4/2009 0:57
Localização: Nas Arábias...

comentário

por jotabilo » 26/8/2009 9:09

Caro On Fire

Não digas que eu escrevi isso. Ou não acrescentes nada àquilo que eu escrevi. É que desse modo desvirtuas e começas a pormenorizar muito as coisas.
Em bolsa temos de observar com alguma distância para perspectivarmos alguma coisa.

cumps
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

Re: comentário

por On fire » 26/8/2009 9:02

jotabilo Escreveu:Caros

Achei que os resultados ontem apresentados motivaram comentários não muito esclarecedores da evolução da empresa no período em causa.
Presumo que se pretendia, dada a indefinição aparente, provocar uma baixa na cotação do título para possivel reforço de posições.
Julgo, porém, que após isso, a cotação continuará progressivamente até ao valor já referido e que andará por volta dos 1 a 1,20 euros.
Poderá acontecer, por um ou dois dias, uma pequena correcção, o que a suceder mais reforça a possibilidade referida.





cumps



Penso que não vai ser preciso tanto tempo para assistirmos à continuação da tendência de alta, mas vamos ver...
Editado pela última vez por On fire em 26/8/2009 9:36, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 140
Registado: 14/1/2009 19:06
Localização: Vila Nova de Gaia

comentário

por jotabilo » 26/8/2009 8:52

Caros

Achei que os resultados ontem apresentados motivaram comentários não muito esclarecedores da evolução da empresa no período em causa.
Presumo que se pretendia, dada a indefinição aparente, provocar uma baixa na cotação do título para possivel reforço de posições.
Julgo, porém, que após isso, a cotação continuará progressivamente até ao valor já referido e que andará por volta dos 1 a 1,20 euros.
Poderá acontecer, por um ou dois dias, uma pequena correcção, o que a suceder mais reforça a possibilidade referida.

cumps
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

por CharlieConsul » 26/8/2009 8:29

Caiu, mas já está a recuperar... pode ser que seja como ontem, e acabou no verde...

Acontece é que de manhã acorda sempre alguém muito assustado e manda para lá vendas de 1M, logo a abrir...
 
Mensagens: 54
Registado: 28/7/2009 16:26
Localização: 16

por Quico » 26/8/2009 8:23

PequenoInvest Escreveu:E começa o dia em forte queda mesmo tendo os resultados que se esperava.


Forte queda!? Se isto é forte queda, já não percebo nada disto...
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

por PequenoInvest » 26/8/2009 8:05

E começa o dia em forte queda mesmo tendo os resultados que se esperava.
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

por AC Investor Blog » 26/8/2009 7:35

A sonae sierra já começa a cheirar mal face aos problemas que está causar á casa mãe. Hoje é prejuizo aqui, amanhã é prejuizo ali.... parece que as histórias más do mercado imobiliário espanhol ainda agora começou. :?
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4891
Registado: 8/12/2007 23:01
Localização: Vila Nova de Gaia

por Nyk » 26/8/2009 7:19

Proprietário espanhol recusa pagar 10 milhões à Sonae Sierra
A Sonae Sierra tem um novo problema para resolver no mercado espanhol. Depois de se ter desinteressado do projecto Puerta Granada, o principal promotor português de centros comerciais terá agora de ir a tribunal para conseguir reaver a garantia bancária relativa a esse "shopping".Só que o proprietário espanhol dos terrenos onde seria desenvolvido o empreendimento recusa-se a pagar os mais de 10 milhões de euros reclamados pela Sonae Sierra.

--------------------------------------------------------------------------------

Miguel Prado
miguelprado@negocios.pt


A Sonae Sierra tem um novo problema para resolver no mercado espanhol. Depois de se ter desinteressado do projecto Puerta Granada, o principal promotor português de centros comerciais terá agora de ir a tribunal para conseguir reaver a garantia bancária relativa a esse "shopping".Só que o proprietário espanhol dos terrenos onde seria desenvolvido o empreendimento recusa-se a pagar os mais de 10 milhões de euros reclamados pela Sonae Sierra.

No seu relatório do primeiro semestre a Sonae Sierra confirma que "decidiu abandonar o projecto, tendo em 21 de Julho de 2009 executado a garantia bancária". "O valor garantido não foi contudo ainda recebido, em virtude de uma providência cautelar aprovada por um tribunal de Granada devido a um processo iniciado por Tobet [proprietário dos terrenos] contra PSS3 [a sociedade da Sonae Sierra ligada ao projecto]", informou o grupo português.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Um curioso... » 25/8/2009 23:49

Assim, a Sonae SGPS tem um potencial actual de 24,7%, da cotação actual de 0,893 €, face ao meu target de 1,114 €. A minha recomendação é MANTER, com alerta constante para diversos riscos, nomeadamente subida de taxas de juro, duração alargada da crise imobiliária e seu reflexo nas yields, e o risco das rendas variáveis dos lojistas com especial atenção para os dos sectores de vestuários e de artigos para casa.
[/b][/quote]

Talvez Mr. Pontes, mas se calhar as taxas de juro só irão subir quando a crise imobiliária abrandar e o consumo tiver uma retoma evidente. Para além disso nessas circunstâncias o diferencial (prémio) da taxa de juro para a dívida vencida, também irá diminuir.
Os resultados são os esperados.
O problema que se põe neste momento à Sonae é a retoma do consumo, da qual esta empresa necessita, como de pão para a boca.
Penso que nas próximas semanas vai lateralizar, embora nos próximos dias possa oscilar para cima ou para baixo, conforme o mercado sinta os resultados neutros.
-"Um copo meio vazio, ou um copo meio cheio"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 712
Registado: 29/11/2007 14:04
Localização: Lisboa

por Hot Bull3 » 25/8/2009 22:43

Mr Pontes ao melhor estilo que nos tem habituado :D :D

In http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... 40&idCom=6


Mr Pontes
Mr Pontes:SonaeSGPS:Melhoria significativa:área alimentar,custos financeiros.Retalho especializado:ligeira melhoria.Preocupante:rendas variáveis dos lojistas,penalizaram -33 M€ nos indirectos.Subo target 10,4% para 1,115 € (antes 1,009 €).MANTER


Os Resultados da Sonae SGPS apresentam uma melhoria quase geral, nos Resultados Directos. E mantém-se substancialmente negativos nos Indirectos, com com um nível de progressão negativo menos acelerado. O EBITDA alimentar progrediu +24,8%, na comparação 1ºS09/1ºS08. O EBITDA do Retalho Especializado diminui -83,4% para 2 M€, mas foi ligeiramente mais favorável que 0 M€ no 1ºT09. Essa muito ligeira melhoria do retalho especializado face ao trimestre anterior deste ano, é também visivel no EBIT que foi -8 M€ no 1ºT09, mas foi menor no 2Tº09 de -6 M€, para um acumulado de -14 M€ no 1ºS09. Mas, os números são claros: o Retalho Especializado dá actualmente prejuízo na Sonae SGPS. As margens (EBITDA/VOLUME DE NEGÓCIOS) também subiram genéricamente, de 10% no 1ºS08 para 10,4% no 1ºS09, embora penalizadas por perda de -2,7% no retalho especializado, mas com mais volume deste (Volume de Negócios do Retalho Especializado aumentou de 225 M€ no 1ºT09 para 248 M€ no 2ºT09). O Resultado financeiro finalmente foi mais favorável, apesar do aumento da dívida: tinha sido de -40 M€ no 1ºT09, e foi de -32 M€ no 2ºT09, refletindo menores taxas de juros. Nos Resultados indirectos, está o maior problema da Sonae SGPS: foram de -57 M€ no 1ºS09, com 2 grandes preocupações que não se resolverão provavelmente ainda este ano, as yields do imobiliário vão permanecer altas devido ao risco do sector, apesar das baixas taxas de juro. E, um dos grandes problemas, e que se pode agravar ainda, são as rendas variáveis dos lojistas que ocupam os shoppings centers. Pouca gente saberá, mas muitos dos lojistas pagam rendas variáveis em função da facturação que realizam. Ora, uma quebra de vendas significativa, como tem acontecido nos sectores sobretudo de vestuário, e artigos para casa, fazem essas rendas baixar automáticamente. Ora esse é um dos grandes riscos actuais dos shoppings Sonae SGPS, e só em 2009, o seu impacto nos Resultados globais Sonae SGPS foi de 17,4 M€ (33 M€ nos 100% da Sierra, mas a Sonae SGPS detém cerca de 50%).--------------------------------------Avaliação: os capitais próprios de 1.151 M€, dão um valor contabilistico de 0,575 € por acção, incluindo ainda as acções do cash settled equity swap apesar de já negociadas. Os Resultados directos projectados de 160 M€ por ano, actualizados para o presente representam mais 0,64 € por acção. Estimo que a Sonae SGPS possa perder -0,0936 € por acção no acumulado dos anos de 2009, 2010 e 2011, em resultados indirectos. E à cotação actual, as acções ainda divergem para menos, relativamente ao valor nominal, penalisando o cash settled swap negociado (sobre 132,8 milhões de acções), o que origina um pequeno ajuste de -0,007 € por acção no target. Assim, o meu actual target da Sonae SGPS sobe para 1,115 € (0,5755+0,64-0,0936-0,007), um aumento de target de 10,4%, face aos meus anteriores 1,009 €. Assim, a Sonae SGPS tem um potencial actual de 24,7%, da cotação actual de 0,893 €, face ao meu target de 1,114 €. A minha recomendação é MANTER, com alerta constante para diversos riscos, nomeadamente subida de taxas de juro, duração alargada da crise imobiliária e seu reflexo nas yields, e o risco das rendas variáveis dos lojistas com especial atenção para os dos sectores de vestuários e de artigos para casa.
[/b]
 
Mensagens: 11
Registado: 21/7/2009 22:26
Localização: 3

por Novato_ » 25/8/2009 20:14

Boa tarde a todos.

Eu também estou dentro depois de ter trocado a posição que tinha do BCP pela Sonae. Agora em relação aos resultados... Num lado dizem que ficaram abaixo (notícias anteriores), agora encontrei esta no Caixa Invest, que diz que afinal foram bons. ´E evidente que melhorou muito no 2º Trimestre... :wink: Alguém me consegue dizer afinal se foram bons ou maus os resultados, no global e que impacto terão na cotação dos próximos dias?

Obrigado

* Lucro Sonae cai 38 pct 2do Tri09, dentro previsto
* Volume negócios e EBITDA superam previsões analistas
* Retalho alimentar suporta crescimento operacional

(Acrescenta com mais informação)
LISBOA, 25 Ago (Reuters) - O lucro líquido da Sonae
, líder do retalho em Portugal, desceu 38 pct em termos
homólogos, no segundo trimestre de 2009, afectado pela queda do
valor criado em propriedades na unidade de centros comerciais,
mas saiu dentro do previsto por uma Poll de analistas, anunciou
o grupo.
Adianta, em comunicado, que o volume de negócios cresceu 9,1
pct para 1.344 ME, enquanto o EBITDA-Earnings before Interests
Taxes Depreciation and Amortization subiu 11,6 pct para 155 ME,
suportados no crescimento da unidade de retalho, superando as
previsões dos analistas.
A Sonae registou um lucro líquido de 7,0 ME no segundo
trimestre de 2009 contra um lucro de 12 ME em igual período de
2008.
Uma poll de cinco analistas previa que a Sonae tivessse
registado um resultado líquido entre -16 ME e 14 ME no segundo
trimestre de 2009. [ID:nLO735125]
Estimavam ainda receitas de 1.310,2 ME e um EBITDA de 150,4
ME.
"A Sonae aumentou o volume de negócios em 7,0 pct, sobretudo
devido ao crescimento das unidades de retalho alimentar e
especializado", refere o grupo em comunicado no site da CMVM
(www.cmvm.pt).
No primeiro semestre de 2009, a Sonae registou um prejuízo
de 28 ME -- melhor do que o esperado --, um volume de negócios
de 2.608 ME e um EBITDA de 272 ME.
A mesma Poll de analistas previa que a Sonae tivesse
registado nos primeiros seis meses do ano, um prejuízo médio de
31,6 ME, contra um lucro de 24 ME no período homólogo de 2008,
receitas de 2.574,8 ME e um EBITDA de 268,4 ME.
O resultado directo do grupo subiu 38,1 pct no segundo
trimestre para 28 ME tendo o resultado indirecto descido 146 pct
para -21 ME.
"Esta evolução (do resultado indirecto) reflecte o impacto
do custo reconhecido com o valor criado em propriedades de
investimento e desenvolvimento", explica a Sonae.
O valor criado em propriedades, detidas pela unidade de
centros comerciais, atingiu os 41 ME negativos no segundo
trimestre e os 108 ME negativos no semestre devido à queda do
valor dos 'shoppings' na Europa, reflexo do aumento das taxas de
capitalização, e ao ajuste em baixa das projecções de
'cash-flows' futuros de alguns centros comerciais.
A Sonae detém 50 pct da Sonae Sierra que, tal como a telecom
Sonaecom , já havia divulgado os resultados trimestrais.
Em termos de endividamento, a Sonae aumentou a sua dívida
líquida em 50 ME no semestre, incluindo o pagamento de
obrigações associadas à operação de 'cash settled equity swap'.
"O risco de liquidez das Sonae manteve-se a um nível
reduzido, com o montante de liquidez e linhas de crédito não
utilizadas a totalizar os 868 ME", adianta.
VENDAS RETALHO ALIMENTAR SOBEM 7,6 PCT 1RO SEM
A maior retalhista nacional registou um aumento de 7,6 pct
do seu volume de negócios no primeiro semestre de 2009, a
reflectir o aumento de 3,0 pct das receitas numa base
comparável, a abertura de 80 lojas nos últimos 12 meses e o
desempenho positivo dos produtos de marca própria.
As vendas beneficaram do facto da Páscoa este ano ter
calhado no segundo trimestre, enquanto em 2008 ocorreu no
primeiro trimestre.
Em termos de EBITDA, a unidade de retalho alimentar registou
um crescimento de 24,8 pct no semestre, elevando a margem EBITDA
em 0,7 pontos percentuais para 4,8 pct.
O retalho especializado registou um aumento de 24,7 pct do
volume de negócios a beneficiar do crescimento orgânico e de
aquisições.
Numa base comparável, as vendas no retalho especializado
desceram 3,0 pct no semestre, com o crescimento dos formatos
têxtil a mitigar o desempenho dos formatos de electrónica.
O EBITDA no retalho especializado desceu 83,4 pct tendo a
margem EBITDA recuado 2,7 p.p. para 0,4 pct.
Em termos consolidados, a Sonae registou uma margem EBITDA
de 10,4 pct no final de Junho, mais 0,4 p.p. do que no final do
primeiro semestre de 2008.
"A empresa continuará a investir no crescimento dos seus
formatos de retalho alimentar e especializado, tendo como
objectivo aumentar a área de vendas em aproximadamente 100 mil
m2 em 2009", aponta a Sonae.
"No entanto, estando conscientes das restrições actuais do
mercado financeiro, adoptaremos uma estratégia de expansão por
arrendamento, substituindo uma estratégia de expansão por
aquisição", frisa.

(Por Elisabete Tavares; Editado por Sérgio Gonçalves)
((---Lisboa Editorial 351 21 3509205,
lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging:
elisabete.tavares.reuters.com@reuters.net))
 
Mensagens: 159
Registado: 25/1/2009 18:03
Localização: 10

por ptero » 25/8/2009 19:47

O segundo trimestre deste ano foi, no entanto, bastante mais positivo que o início de 2009, período em que a Sonae registou prejuízos de 36 milhões de euros.

É que entre Abril e Junho o grupo conseguiu lucros de 7 milhões de euros. O resultado representa uma quebra de 38% face ao segundo trimestre de 2008 mas ficou, ainda assim, muito acima dos prejuízos de 15 milhões esperados pelos analistas.

No segundo trimestre, as receitas da Sonae subiram 9,1% para 1.344 milhões de euros e o EBITDA progrediu 11,6% para 155 milhões.


Vamos lá a ser sérios! Afinal parece que os resultados operacionais até são bastante bons!E a tendência é melhorarem largamente no 3º trimestre!

Quanto à Sonae Sierra! Bom! Esperem só o final de 2009 e inicio de 2010! :lol:
 
Mensagens: 6
Registado: 25/8/2009 19:38
Localização: 14

por Nyk » 25/8/2009 19:37

Sonae com prejuízos de 28 milhões no semestre (act)
A Sonae SGPS registou prejuízos de 28 milhões de euros no primeiro semestre, contra lucros de 24 milhões de euros no período homólogo, informou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O prejuízo foi acima do esperado pelos analistas.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Filipa Rego
arego@negocios.pt


A Sonae SGPS registou prejuízos de 28 milhões de euros no primeiro semestre, contra lucros de 24 milhões de euros no período homólogo, informou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O prejuízo foi acima do esperado pelos analistas.

Segundo a média das estimativas dos analistas contactados pela Lusa, a empresa teria somado um prejuízo de 26 milhões de euros entre Janeiro e Junho.

O EBITDA, ou “cash flow” operacional aumentou 11,5%, de 244 milhões de euros, no primeiro semestre de 2008, para 272 milhões de euros no período em análise.

“O Retalho de base alimentar melhorou o EBITDA e a rentabilidade”, sublinha a empresa.

“Este desempenho deveu-se não só ao volume de negócios alcançado e aos programas de eficiência implementados, mas também ao reconhecimento, no primeiro semestre de 2008, dos custos de integração das lojas ex-Carrefour adquiridas”, acrescenta a mesma fonte.

O volume de negócios ascendeu a 2,608 mil milhões de euros contra 2,437 mil milhões de euros no período homólogo.

“A Sonae aumentou o volume de negócios em 7%, sobretudo devido ao crescimento das unidades de retalho alimentar e especializado”, sublinha em comunicado, acrescentando que o volume de negócios dos centros comerciais reduziu-se 4%, “reflectindo sobretudo a consolidação do Fundo Sierra Portugal em 42% face a 100% no primeiro semestre de 2008”.

Dívida cresce 10,7% para 3.479 milhões

O nível de investimento da Sonae totalizou 293 milhões de euros (11% do volume de negócios), “reflectindo sobretudo os planos de expansão das unidades de retalho, incluindo o processo de internacionalização”

Já a dívida líquida da Sonae aumentou em 335 milhões de euros (10,7% mais do que no período homólogo) para os 3.479 milhões de euros, “explicado pelo esforço de investimento dos últimos 12 meses (793 milhões de euros), 23% maior do que o valor de EBITDA gerado no mesmo período”.

Sonae substitui estratégia de expansão por aquisição pela de arrendamento

Para o futuro, a empresa continuará a investir no crescimento dos seus formatos de retalho alimentar e especializado, esperando alcançar mais de 900 mil m2 de área de venda total até ao final do ano.

“No entanto, estando conscientes das restrições actuais do mercado financeiro, adoptaremos uma estratégia de expansão por arrendamento, substituindo uma estratégia de expansão por aquisição”, diz a Sonae.

E reduz ritmo de abertura de novos centros comerciais devido a restrições de financiamento

A empresa adianta ainda que vai reduzir o ritmo de abertura de novos centros comerciais devido às “restrições de financiamento existentes (apenas projectos com financiamento são iniciados) e pelo aumento do retorno mínimo exigido em cada novo projecto”.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 25/8/2009 19:35

AC Investor Blog Escreveu:Alguém tem o relatório completo ? Gostava de saber quanto é que a divida aumentou......isso para mim é o mais importante...


http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR25037.pdf
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Blasterman » 25/8/2009 19:34

apesar dos resultados terem sido relativamente de acordo com as expectativas... fiquei satisfeito por verem uma grande recuperaçao em especial no mes de Junho.


Eu gostei dos resultados.
Nao foram perfeitos, mas foram interessantes.
 
Mensagens: 45
Registado: 29/11/2007 2:17
Localização: Quarteira

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], iniciado1 e 146 visitantes