O meu olhar sobre o PSI20
Re: 7800 Sinal fortissimo de inicio bo BULL MARKET
semoke Escreveu:Elias Escreveu:Mais um dia, mais 100 pontitos.
Os 7800 já tombaram.
Deu-se inicio ao BULL MARKET.
Armstrong disse: "Um pequeno passo para o Homem, um grande passo para a Humanidade."
Pinho disse: "Acabou a crise."
semoke disse: "Deu-se início ao Bull Market."

- Registado: 5/11/2002 12:21
7800 Sinal fortissimo de inicio bo BULL MARKET
Elias Escreveu:Mais um dia, mais 100 pontitos.
Os 7800 já tombaram.
Deu-se inicio ao BULL MARKET.
- Registado: 1/5/2009 11:22
O PSI-20 continua a sua marcha, hoje devido principalmente à importante contribuição do BCP (os outros pesos-pesados são, para já, pesos-mortos).
Conforme escrevi aqui ontem, não vejo resistências relevantes abaixo dos 8000 pontos.
Conforme escrevi aqui ontem, não vejo resistências relevantes abaixo dos 8000 pontos.
- Anexos
-
- psi.PNG (32.5 KiB) Visualizado 6821 vezes
Aqui fica um gráfico de muito curto prazo do psi-20 com o fecho de ontem.
Assinalei uma resistência nos 7495 porque o índice tem demonstrado alguma dificuldade para a superar (nas últimas 5 sessões andou acima deste valor durante a sessão fechando contudo abaixo do mesmo).
Assinalei uma resistência nos 7495 porque o índice tem demonstrado alguma dificuldade para a superar (nas últimas 5 sessões andou acima deste valor durante a sessão fechando contudo abaixo do mesmo).
- Anexos
-
- psi_cp.PNG (25.03 KiB) Visualizado 7792 vezes
Viva Elias; muito obrigado (uffff, estava a ver que ninguém ligava nenhuma ao meu post!!) pela tua questão.
O índice está, na minha opinião, numa zona critica. Tentando ser o mais objectivo possível:
a) vemos o anterior máximo relativo logo ali ao pé, algures nos 7430;
b) e vemos o gap quase, quase, quase ali ao pé, algures nos 7600.
Mas o aspecto que mais me levaria a considerar a zona quebrada prende-se não só com cotações mas sim com volumes: sejamos claros, grosso modo, e tirando alguns casos particulares “maxime” fora do psi 20, os volumes em Lisboa têm sido ridículos (o dia de hoje não podia ser mais ilustrativo!). E não sou só eu a dize-lo; os profissionais afirmam-no claramente.
Ainda assim…, mantenho-me vigilante: gap fechado e volume (forte!!) dariam-me sinal de entrada longo para o médio prazo. Até lá…
Nota: a EMA 200 acabou (mesmo) por quebrar na ascendente a EMA 50; é mais um sinal positivo para os touros - ainda que essa quebra tenha sido marginalíssima.
Abraço e BN

Elias Escreveu:pedromrsl Escreveu:1. Não considero a zona dos 7350-7400 quebrada (defenitivamente) em alta.![]()
viva Pedro já agora o que te faria considerar que essa zona foi quebrada?
O índice está, na minha opinião, numa zona critica. Tentando ser o mais objectivo possível:

Mas o aspecto que mais me levaria a considerar a zona quebrada prende-se não só com cotações mas sim com volumes: sejamos claros, grosso modo, e tirando alguns casos particulares “maxime” fora do psi 20, os volumes em Lisboa têm sido ridículos (o dia de hoje não podia ser mais ilustrativo!). E não sou só eu a dize-lo; os profissionais afirmam-no claramente.
Ainda assim…, mantenho-me vigilante: gap fechado e volume (forte!!) dariam-me sinal de entrada longo para o médio prazo. Até lá…

Nota: a EMA 200 acabou (mesmo) por quebrar na ascendente a EMA 50; é mais um sinal positivo para os touros - ainda que essa quebra tenha sido marginalíssima.

Abraço e BN
"Os padrões gráficos relevantes são como o surf. Não é preciso saber muito sobre física das marés, ressonância e dinâmica de fluidos; há apenas que ver o que se está a passar". Ed Seykota.
level42_pt Escreveu:O que se passará com o nosso PSI20 ??..... Mais um dia ao contrário de toda a Europa e dos EUA..... Isto tem alguma lógica??
Alguem encontra alguma lógica nestes contra-ciclos???
Se andares mais para trás no tópico, encontras...

level42_pt Escreveu:Deixo aqui esta questão para alguem comentar.
Bons negócios a todos..........
Se o PSI20 apresenta um lag quase sistemático em relação aos outros índices, necessariamente tem de passar por períodos de contra-ciclo, seja a não subir quando os outros sobem forte, seja a não recuar quando os outros recuam...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Mais um dia de contrariedade!!!.....
O que se passará com o nosso PSI20 ??..... Mais um dia ao contrário de toda a Europa e dos EUA..... Isto tem alguma lógica??
Por mim..... tudo bem....... estou dentro e invisto a longo prazo...........
Lembro-me de quando esperava pela abertura dos EUA para ver como paravam as modas......... Será que agora nada disso interessa???
Deixo aqui esta questão para alguem comentar.
O que se passará com o nosso PSI20 ??..... Mais um dia ao contrário de toda a Europa e dos EUA..... Isto tem alguma lógica??
Por mim..... tudo bem....... estou dentro e invisto a longo prazo...........
Lembro-me de quando esperava pela abertura dos EUA para ver como paravam as modas......... Será que agora nada disso interessa???
Deixo aqui esta questão para alguem comentar.
Penso logo invisto. Será que penso?
Viva Caldeireiros.
Não vos tenho escrito, mas tenho vos lido religiosamente todos os dias
Algumas considerações e outras questões:
1. Não considero a zona dos 7350-7400 quebrada (defenitivamente) em alta.
2. A EMA 50 encontra-se nos 7166,7 enquanto a EMA 200 está um misero ponto acima desta; não se encontravam tão proximas desde janeiro de 2008 quando a segunda quebrou em baixa a primeira (nesse altura valia o psi mais de doze mil pontos); caso a EMA 50 ultrapasse a EMA 200, esse pode ser um fortissimo sinal de que os touros tomaram o comando das operações em todos os horizontes temporais. Qual a relevancia que dão a estes sinas?
3. Por ouro lado - uma visão mais ursoide - até que ponto poderá o psi estar a fazer algo parecido com um duplo topo?
Sei que o Ulisses está de férias; aguardo os vossos comentários.
Obrigado desde já, abraço e BN
Não vos tenho escrito, mas tenho vos lido religiosamente todos os dias

Algumas considerações e outras questões:
1. Não considero a zona dos 7350-7400 quebrada (defenitivamente) em alta.

2. A EMA 50 encontra-se nos 7166,7 enquanto a EMA 200 está um misero ponto acima desta; não se encontravam tão proximas desde janeiro de 2008 quando a segunda quebrou em baixa a primeira (nesse altura valia o psi mais de doze mil pontos); caso a EMA 50 ultrapasse a EMA 200, esse pode ser um fortissimo sinal de que os touros tomaram o comando das operações em todos os horizontes temporais. Qual a relevancia que dão a estes sinas?

3. Por ouro lado - uma visão mais ursoide - até que ponto poderá o psi estar a fazer algo parecido com um duplo topo?

Sei que o Ulisses está de férias; aguardo os vossos comentários.
Obrigado desde já, abraço e BN
"Os padrões gráficos relevantes são como o surf. Não é preciso saber muito sobre física das marés, ressonância e dinâmica de fluidos; há apenas que ver o que se está a passar". Ed Seykota.
Mas enchia os gráficos de demasiada coisa.
É!
Eu ainda sofro disso, a procura do indicador graal... ou a conjugação de graais!
Mas esse gráfico é de facto interessante!
É claro que se trata de uma avaliação a posteriori mas, por exemplo, aqueles enormíssimos volumes imediatamente anteriores ao breakout não poderiam reforçar o mesmo?
É claro que, em termos práticos, dado que não houve variação significativa das cotações durante esses altos volumes poderiamos pensar que teriam sido "passagens" ou simples coincidência de encontros entre oferta/procura, embora, neste caso, me pareça mais provável a primeira.
Acabo, de facto, por ter que concordar que, na essência, ilustra a tua opinião!
Abraço
Crash
Achei piada ir desenterrar este tópico quando esse mesmo cup&handle se estava a desenhar...
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hlight=cup
Ai como os meus gráficos mudaram em 6 anos!
De qq das formas acho que dá para perceber que no fundo continuo a dar principal importância às mesmas coisas. Naquela altura para mim o grande sinal era a quebra dos 2.75 euros...
Mas enchia os gráficos de demasiada coisa. Anda para ali um RSI a que hoje já praticamente não ligo pevide e uma série de outras coisas que agora acho menos importantes.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hlight=cup
Ai como os meus gráficos mudaram em 6 anos!
De qq das formas acho que dá para perceber que no fundo continuo a dar principal importância às mesmas coisas. Naquela altura para mim o grande sinal era a quebra dos 2.75 euros...
Mas enchia os gráficos de demasiada coisa. Anda para ali um RSI a que hoje já praticamente não ligo pevide e uma série de outras coisas que agora acho menos importantes.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Mas também deixo um exemplo de como não podemos sobrevalorizar o volume...
Por exemplo, olhemos agora para o BPI entre finais de 2002 e início de 2004. Na altura o papel estava com uma excelente tendência de alta e a meio da subida desenvolveu um magnífico cup&handle. Na altura em que fez o breakout o volume foi interessante mas nada de especial (teve outros períodos até de volume semelhante ou mesmo superior que não antecederam "nada"). Alguém que olhasse para ali e desse muita importância ao volume poderia ficar de pé atrás com os "volumes fracos"...
Contudo o BPI estava excelente do ponto de vista técnico.
Por exemplo, olhemos agora para o BPI entre finais de 2002 e início de 2004. Na altura o papel estava com uma excelente tendência de alta e a meio da subida desenvolveu um magnífico cup&handle. Na altura em que fez o breakout o volume foi interessante mas nada de especial (teve outros períodos até de volume semelhante ou mesmo superior que não antecederam "nada"). Alguém que olhasse para ali e desse muita importância ao volume poderia ficar de pé atrás com os "volumes fracos"...
Contudo o BPI estava excelente do ponto de vista técnico.
- Anexos
-
- BPI2003CH.png (16.16 KiB) Visualizado 6330 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, fatura.pt, Google [Bot], Google Feedfetcher, Goya777, iniciado1, Luzemburg, m-m, nunorpsilva, peterteam2, Phil2014, silva_39, trilhos2006, Àlvaro e 154 visitantes