Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Os primeiros erros

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por LCTN » 22/6/2009 14:45

Eu como novato nestas andanças revejo-me em parte no texto.

Entrei nalgumas acções de forma precipitada, sem conhecimentos que suportassem essa entrada no entanto nunca me deixei levar por gurus, apesar de seguir as opiniões aqui do fórum. Fora isso entrei com pouco volume dificultando seriamente a recuperação do investimento (devido às comissões). Não vendi nada do que comprei até agora, não por não querer assumir perdas, entrei na bolsa com a noção que isso poderia acontecer, mas porque desejo estar na bolsa no médio/longo prazo.

Vamos ver como corre :lol:

Cumps.

Registado: 4/6/2009 11:29

por Thunder » 22/6/2009 14:36

Ulisses Pereira Escreveu:
Bem visto, Thunder. Essa procura do mercado perfeito quando, na maior parte das vezes, o problema não é do mercado. Está em nós. :)

Sem dúvida.... Não existem mercados perfeitos, apenas mercados que se encaixam melhor nos nossos gostos, perfil de risco, tamanho da carteira, etc..... andar a saltar de forma vertiginosa de um mercado para outro será um entrave a nossa evolução como trader, no meu ponto de vista..... Sem dúvida amigo Ulisses o problema está em nós.... mas admiti-lo é o caraças .... :mrgreen:

- GOE - Escreveu:
Thunder Escreveu:Acho muito relevante a questão dos gurus. Realmente é um entrave muito grande no processo de aprendizagem. Coloca-se facilmente a culpa em outro, não se reflete sobre o que fizemos de errado e não desenvolvemos capacidade de análise.

É verdade, alguns investidores assumem posições porque o "Zé" ou o "Manuel" assim o indicaram, é uma desresponsabilização enorme, onde se passa a batata quente para a mão de outrem .. :roll:

O problema é quando segues um guru, a coisa dá pro torto.... e em vez de analizar a situação e pensar:

"Se calhar é melhor começar a fazer os TPCs antes de entrar e seguir alguém de forma cega"

O trader pensa:

" #$%$%&%&& aquele "#$%&&// .... nunca mais sigo o gajo..... não vale um "#$%&&&/ .... Ouvi dizer que um outro fulano é que é 5 estrelas..... deixa-me ver .... realmente o gajo até dá umas pra caixa .... não o gajo é genial .... vou investir uns cobres no trade.... não o gajo é genial vou "all in" no trade... isto é que vai ser.... "

E a coisa dá pro torto de novo... e salta-se pra novo guru.... Só estás a atrasar o teu próprio processo de aprendizagem....

Um abraço a todos e BN 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

por Laaz Rockit » 22/6/2009 14:14

Muito bom o texto. Revi-me em todos os erros. Ainda cometo alguns deles, mas com menor frequência. Devia ter lido isto quando comecei. Não calhou, mas pode ser que faça jeito, a quem está agora a começar.
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

Registado: 30/11/2007 21:12

por - GOE - » 22/6/2009 14:09

Thunder Escreveu:Acho muito relevante a questão dos gurus. Realmente é um entrave muito grande no processo de aprendizagem. Coloca-se facilmente a culpa em outro, não se reflete sobre o que fizemos de errado e não desenvolvemos capacidade de análise.

É verdade, alguns investidores assumem posições porque o "Zé" ou o "Manuel" assim o indicaram, é uma desresponsabilização enorme, onde se passa a batata quente para a mão de outrem .. :roll:

Registado: 5/12/2007 16:26

por Ulisses Pereira » 22/6/2009 14:08

Bem visto, Thunder. Essa procura do mercado perfeito quando, na maior parte das vezes, o problema não é do mercado. Está em nós. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Thunder » 22/6/2009 14:02

Olá a todos :)

Gostei do artigo e ainda cometo alguns desses mesmos erros.... mau sinal pelos vistos.... ainda sou rookie :mrgreen:

Acho muito relevante a questão dos gurus. Realmente é um entrave muito grande no processo de aprendizagem. Coloca-se facilmente a culpa em outro, não se reflete sobre o que fizemos de errado e não desenvolvemos capacidade de análise.

Um outro erro que adicionaria seria o saltar de um mercado para o outro a medida que os fracassos vão acontecendo.
Faz-se trade com ações, com o fracasso salto pra forex, e depois pra commodities.... etc, etc.... assim sendo não se chega a "entender" o mercado em que se opera. Do meu ponto de vista é necessária paciência e calo num certo mercado pra conseguirmos ser bem sucedidos.... e ao saltar constantemente de mercados não conseguimos obter essa mesma "mestria"....

Um abraço a todos e BN :)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

por fasf » 22/6/2009 14:02

Tão simples e tão verdadeiro...
Onde é que já vi isto?
Um dia hei-de perceber disto...

Registado: 29/11/2007 3:13

Os primeiros erros

por Ulisses Pereira » 22/6/2009 13:42

Acabou de ser publicado o meu artigo "os primeiros erros":

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=373760

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], Google [Bot], Goya777, latbal, m-m, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, trilhos2006, Zecadiabo e 152 visitantes