Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Bokas » 25/6/2009 17:13

Neste momento não tenho acesso à Plataforma, mais logo se não houver respostas entretanto posso tentar ajudar. Já agora precisas de ajuda em que aspecto.
Atenção que a LJ Carregosa tem um chat de ajuda aos clientes até às 19:30 penso eu. Tens ainda um módulo de Ajuda/ Help na Plataforma a última opção na barra de cima penso eu (se estou a visualizar bem)
De inicio essa ajuda desenrascou-me.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 623
Registado: 20/5/2008 12:54
Localização: Margem Sul

por Emmannuell » 25/6/2009 16:58

Boa tarde!
Alguem me pode ajudar a analizar acções na plataforma Gobulling demo?
BN
www.emmannuell.mybrute.com
Aprendendo com os Mestres
 
Mensagens: 17
Registado: 3/4/2009 12:48
Localização: Luanda

por Txuky » 24/6/2009 11:43

Melhor e mais facil nem na farmacia...:))
Muito Obrigado Marco!
 
Mensagens: 206
Registado: 30/6/2008 12:25
Localização: Oeiras

por MarcoAntonio » 24/6/2009 11:41

Txuky Escreveu:Bom dia a todos...
Não sei se será este o local mais correcto para pedir esclarecimento sobre este assunto mas aqui vai de qualquer forma!!
Na minha iniciação nestes negocios sempre me interroguei "e se correr mal?" Pelo que já pude ler e aprender sobre acções uma das primeiras regras é "limitar as perdas e deixar correr os lucros".
A minha pergunta é: e para "zerar" a posição? ou seja, quando compramos uma acção teremos logo que fazer contas com os custos da corretora (na minha é cerca de 17€ entre compra e venda). Por exemplo, numa compra de por exemplo 4000 acções a 0.50 cada uma, com o custo de 17€ de compra e venda, quanto é que a acção tem de subir para eu "zerar" pelo menos a posiçao?
Desde já Obrigado pela vossa atenção!


17/4000=0.00425

Ou seja, 0.50425...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38244
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Txuky » 24/6/2009 11:30

Bom dia a todos...
Não sei se será este o local mais correcto para pedir esclarecimento sobre este assunto mas aqui vai de qualquer forma!!
Na minha iniciação nestes negocios sempre me interroguei "e se correr mal?" Pelo que já pude ler e aprender sobre acções uma das primeiras regras é "limitar as perdas e deixar correr os lucros".
A minha pergunta é: e para "zerar" a posição? ou seja, quando compramos uma acção teremos logo que fazer contas com os custos da corretora (na minha é cerca de 17€ entre compra e venda). Por exemplo, numa compra de por exemplo 4000 acções a 0.50 cada uma, com o custo de 17€ de compra e venda, quanto é que a acção tem de subir para eu "zerar" pelo menos a posiçao?
Desde já Obrigado pela vossa atenção!
 
Mensagens: 206
Registado: 30/6/2008 12:25
Localização: Oeiras

por MarcoAntonio » 24/6/2009 2:57

Marks_ Escreveu:
Boa noite MarcoAntónio,

obgd pela resposta. Obviamente que não podes responder a todas as questões, nem ninguém pode, mas se todos formos respondendo ao que sabemos, aí penso eu reside a grande virtude de um fórum - a entreajuda.

Quanto à impressão com que ficaram de mim, pelo menos o Tonirai não pareceu muito afectado, depende sempre da sensibilidade de cada um e da percepção que ficamos ao ler as mensagens - ler não é o mesmo que ouvir. Garanto-te que não foi feito com mau humor, apenas pretendeu ser algo que chamasse mais a atenção, consequência de algumas mensagens sem resposta também noutros tópicos. Não pretendi ser sequer rude.


Posts sem resposta imediata ou sem resposta à primeira existem neste tópico, existem noutros tópicos e sempre existirão. Tão simplesmente porque não existe ninguém disponível 24 horas por dia e 7 dias, nem tão pouco alguma vez alguém se comprometeu a tal coisa.


Tudo o que aqui se faz nesse capítulo resulta da boa-vontade e disponibilidade dos administradores e participantes vários que o fazem activamente, que se merecem alguma coisa não é um reparo certamente mas uma nota de agradecimento.

É escusado pressionar porque ninguém vai deixar de dormir ou vai abandonar a família ou alienar-se de outros compromissos para poder estar aqui por carolice pronto a responder em minutos a qualquer dúvida, sobre qualquer tema, a qualquer hora do dia e em quaquer dia da semana.


E se houvesse falta de vontade de ajudar, então tu não terias um tópico com mais de 30 páginas para endereçar as críticas que endereçaste. Como disse no post anterior, a maior ironia de todas é teres criticado o Forum pela falta de vontade de ajudar precisamente num tópico que não serve para mais nada a não ser isso e que vai com cerca de 750 posts!

Escusado será dizer que a ajuda nem sequer se esgota neste tópico...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38244
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Iniciação

por Marks_ » 24/6/2009 0:29

Emmannuell Escreveu:Boa tarde!
Nos últimos meses tenho acompanhado o que se passa aqui no forum.
Aprendi bastante mas continuo com muitas dúvidas.
Tenho uma plataforma de simulação onde tenho utilizado várias estratégias de trades, mas quase sempre perdedoras.
Espero entrar brevemente de verdade no mercado.
No momento penso que o melhor para o meu caso, será comfiar o dinheiro a profissionais.

Bons negócios


Boa noite Emanunuell,

porque não vais colocando as tuas dúvidas concretas, pode ser que te saibamos ajudar...
Cpts.
Marks

Há duas formas de ser rico:
ter mais ou desejar menos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 48
Registado: 20/1/2009 12:59
Localização: Torres Novas

por Marks_ » 24/6/2009 0:14

MarcoAntonio Escreveu:Calma Marks...
... e o que li foi um post muito mal humorado).

Se tu ficaste com má impressão do Forum, imagina com que impressão de ti fica quem lê este teu post.

O mais curioso é que escreves o post mal humorado no tópico que demonstra categoricamente que o dizes não corresponde à verdade.


Q


Boa noite MarcoAntónio,

obgd pela resposta. Obviamente que não podes responder a todas as questões, nem ninguém pode, mas se todos formos respondendo ao que sabemos, aí penso eu reside a grande virtude de um fórum - a entreajuda.

Quanto à impressão com que ficaram de mim, pelo menos o Tonirai não pareceu muito afectado, depende sempre da sensibilidade de cada um e da percepção que ficamos ao ler as mensagens - ler não é o mesmo que ouvir. Garanto-te que não foi feito com mau humor, apenas pretendeu ser algo que chamasse mais a atenção, consequência de algumas mensagens sem resposta também noutros tópicos. Não pretendi ser sequer rude.
Cpts.
Marks

Há duas formas de ser rico:
ter mais ou desejar menos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 48
Registado: 20/1/2009 12:59
Localização: Torres Novas

por Marks_ » 23/6/2009 23:58

tonirai Escreveu:
Marks_ Escreveu:
Se reparares, neste tópico há montes de questões que demoram dias a serem respondidas, quando não precisam de um repost (como fizeste) para haver alguma resposta... por isso não penses que és caso único ou que te estão a tratar mal :lol:

Quanto à tua questão:
Cliquei no botão "pesquisar", inseri "traçar linhas", coloquei um visto em "procurar todas as palavras"...

Dos resultados que apareceram na primeira página, dois destacaram-se, e numa vista de olhos neles, pareceu-me terem a resposta à tua questão, que basicamente é:
Normalmente usam-se mínimos/máximos. Mas há quem prefira usar fechos. É subjectivo e inerente a cada trader, e não haverá "provas" de que uma maneira seja mais proveitosa que a outra.


Quando tiveres uma dúvida, lembra-te que é provável que alguém já a tenha tido, e tenha colocado a mesma no forum... e nesse caso, uma pesquisa antes de escrever um post pode fazer milagres.



Obrigado Tonirai!!!!

Já estava a começar a pensar que a malta não me gramava!... :lol: Porque já tenho para aí alguns mensagens sem resposta, mas fiquei a saber que é normal! Deve ser a desvantagem de ser pouco conhecido ainda!

Obgd pela ajuda, por acaso não me tinha lembrado do mais óbvio - pesquisar!

Um abraço
Cpts.
Marks

Há duas formas de ser rico:
ter mais ou desejar menos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 48
Registado: 20/1/2009 12:59
Localização: Torres Novas

por SOMA » 23/6/2009 22:44

Boa noite a todos.
Comecei em Dezembro passado a negociar em acções e perdi dinheiro por negociar meio às cegas. comprei dois livros do professor Fernando Braga de Matos e aí aprendi alguma coisa. também tenho aprendido com a leitura de fóruns, nomeadamente no caldeirão de bolsa.
Pelo que tenho lido, sei que é possível ganhar com as chamadas posições curtas, quando a tendência dos mercados á descendente.
Queria aproveitar a actual tendência, no entanto surgem-me algumas dúvidas que gostaria que me elucidassem:
Qual a forma de abrir posições curtas? Na plataforma que uso ( BPI ), penso que não é possível negociar curto. existe alguma plataforma mais indicada.
Obrigado desde já.




Acresce que neste momento, porque a tendência é de descida, gostaria de negociar em posições curtas. No entanto estou s e em
 
Mensagens: 1
Registado: 10/5/2009 1:21
Localização: 20

Iniciação

por Emmannuell » 23/6/2009 12:31

Boa tarde!
Nos últimos meses tenho acompanhado o que se passa aqui no forum.
Aprendi bastante mas continuo com muitas dúvidas.
Tenho uma plataforma de simulação onde tenho utilizado várias estratégias de trades, mas quase sempre perdedoras.
Espero entrar brevemente de verdade no mercado.
No momento penso que o melhor para o meu caso, será comfiar o dinheiro a profissionais.

Bons negócios
www.emmannuell.mybrute.com
Aprendendo com os Mestres
 
Mensagens: 17
Registado: 3/4/2009 12:48
Localização: Luanda

por tonirai » 23/6/2009 0:12

Marks_ Escreveu:Boa noite!

gostaria de saber porque é que ninguém me responde!!!!!

É assim tão óbvia ou existe algum tópico mais apropriado onde colocar esta questão?

A minha mensagem já cá está à mais de 2 dias sem que ninguém me responda, e tal como já verifiquei noutros tópicos, infelizmente estou a ficar com a impressão que o caldeirão funciona mais como chat para os membros mais velhos falarem entre si.

Lembrem-se que já todos começaram do zero neste caldeirão!

Menos... muito menos... :roll:

Se reparares, neste tópico há montes de questões que demoram dias a serem respondidas, quando não precisam de um repost (como fizeste) para haver alguma resposta... por isso não penses que és caso único ou que te estão a tratar mal :lol:

Quanto à tua questão:
Cliquei no botão "pesquisar", inseri "traçar linhas", coloquei um visto em "procurar todas as palavras"...

Dos resultados que apareceram na primeira página, dois destacaram-se, e numa vista de olhos neles, pareceu-me terem a resposta à tua questão, que basicamente é:
Normalmente usam-se mínimos/máximos. Mas há quem prefira usar fechos. É subjectivo e inerente a cada trader, e não haverá "provas" de que uma maneira seja mais proveitosa que a outra.

Os tais dois que mencionei:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 7ar+linhas
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 7ar+linhas

Quando tiveres uma dúvida, lembra-te que é provável que alguém já a tenha tido, e tenha colocado a mesma no forum... e nesse caso, uma pesquisa antes de escrever um post pode fazer milagres.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

por MarcoAntonio » 23/6/2009 0:03

Calma Marks...

O primeiro post entrou durante o fim-de-semana, muito menos pessoas reparam nos posts colocados durante o fim de semana. Hoje já não aparece como post novo e portanto tende a passar despercebido (eu por exemplo só reparei que tinha aqui um post novo agora quando colocaste o segundo... e o que li foi um post muito mal humorado).

Se tu ficaste com má impressão do Forum, imagina com que impressão de ti fica quem lê este teu post.

O mais curioso é que escreves o post mal humorado no tópico que demonstra categoricamente que o dizes não corresponde à verdade.


Quanto à tua pergunta, possivelmente até já está respondida neste mesmo tópico. Há opiniões para qualquer um dos lados. Pessoalmente uso por norma os mínimos embora pontualmente possa dar particular importância a fecho. Mas por regra uso os mínimos, não sobrevalorizo particularmente o Fecho...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38244
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Marks_ » 22/6/2009 23:50

Boa noite!

gostaria de saber porque é que ninguém me responde!!!!!

É assim tão óbvia ou existe algum tópico mais apropriado onde colocar esta questão?

A minha mensagem já cá está à mais de 2 dias sem que ninguém me responda, e tal como já verifiquei noutros tópicos, infelizmente estou a ficar com a impressão que o caldeirão funciona mais como chat para os membros mais velhos falarem entre si.

Lembrem-se que já todos começaram do zero neste caldeirão!
Cpts.
Marks

Há duas formas de ser rico:
ter mais ou desejar menos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 48
Registado: 20/1/2009 12:59
Localização: Torres Novas

Linhas de Tendências/ Suporte

por Marks_ » 20/6/2009 16:30

Boa tarde,

Gostaria de ser esclarecido na seguinte questão:

- nas AT que tenho observado têm sido norma traçar linhas de suporte ou resistência respectivamente pelos mínimos/ máximos do dia (intraday).
Eu utilizo sempre as cotações de fecho porque acredito ser mais fiável, penso que a cotação final do dia é a que reflecte melhor as expectativas dos compradores/ vendedores. No entanto gostaria de saber de quem tem muito mais experiência que eu, se e qual a forma que produz os melhores resultados..
Cpts.
Marks

Há duas formas de ser rico:
ter mais ou desejar menos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 48
Registado: 20/1/2009 12:59
Localização: Torres Novas

por MarcoAntonio » 19/6/2009 19:55

www.prorealtime.com

É o que eu próprio utilizo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38244
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Programa/Software

por Anamuh » 19/6/2009 19:34

Boas,

Andei á procura e não encontrei nenhum tópico sobre este assunto e também não sei se aqui é o sítio certo, mas aqui vai.
Eu vejo regularmente as análises do Ulisses (em grande e muito obrigado) e gostava de saber se existe algum programa/software/plataforma que me permitisse quando eu faço as minhas "análises" gravar anotações e as barras que coloco no gráfico. É que quando faço as minhas "análises", faço-o no site do jornal de negócios e quando saio ou mudo de acção, vai-se tudo, linhas de tendência, etc.
Será que me podem ajudar?

p.s. - Queria um que fosse gratuito, naturalmente
 
Mensagens: 4
Registado: 11/3/2009 9:15
Localização: 16

por kobee » 17/6/2009 12:23

paradigma Escreveu:Já ando nestas andanças de bolsa há algum tempo e muito tenho aprendido no Caldeirão. Embora já me sinta bastante há-vontade na generalidade das questões que aqui vão surgindo, de vez em quando surgem-me dúvidas que não consigo resolver por mim. Aqui vai uma, certamente tola, mas que gostaria que me esclarecessem: Se eu tiver pendente uma ordem stop e numa descida do mercado o valor stop e o valor de venda não forem negociados, a venda faz-se ao primeiro valor imediatamente inferior que tiver comprador ?
Um exemplo:
- Stop a 1,10
- ordem de venda a 1,05
- Inexistência de ordens de compra no valor Stop e no valor da ordem de venda (1,10 e 1,05)
- Comprador a 1,00
- A minha ordem seria executada a 1,00 ?

Obrigado e BN


E se no momento da colocação da ordem stop caisse lá uma compra a 1,11 sem nenhuma outra ordem de venda a 1,11. O negócio era feito a este valor, mesmo sendo este acima do stop?

Só para complicar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 185
Registado: 23/4/2008 10:27
Localização: Aveiro

por paradigma » 16/6/2009 0:18

Obrigado, Ulisses!

Um abraço.
Paradigma
 
Mensagens: 93
Registado: 22/5/2008 23:43
Localização: 16

por Ulisses Pereira » 16/6/2009 0:12

Nao. A ordem de venda ficaria lá a 1,05.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por paradigma » 15/6/2009 23:54

Já ando nestas andanças de bolsa há algum tempo e muito tenho aprendido no Caldeirão. Embora já me sinta bastante há-vontade na generalidade das questões que aqui vão surgindo, de vez em quando surgem-me dúvidas que não consigo resolver por mim. Aqui vai uma, certamente tola, mas que gostaria que me esclarecessem: Se eu tiver pendente uma ordem stop e numa descida do mercado o valor stop e o valor de venda não forem negociados, a venda faz-se ao primeiro valor imediatamente inferior que tiver comprador ?
Um exemplo:
- Stop a 1,10
- ordem de venda a 1,05
- Inexistência de ordens de compra no valor Stop e no valor da ordem de venda (1,10 e 1,05)
- Comprador a 1,00
- A minha ordem seria executada a 1,00 ?

Obrigado e BN
 
Mensagens: 93
Registado: 22/5/2008 23:43
Localização: 16

por Elias » 11/6/2009 22:56

mkdevil,

a descrição do Harami Bullish diz que deve ser uma cujo corpo está totalmente dentro do corpo da vela negra anterior.

As sombras não fazem parte da descrição, mas no meu entender se uma das sombras for muito comprida o padrão perde alguma validade...

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por mkdevil » 11/6/2009 20:36

boas, gostava de saber se para ser um HaramiBullish so o corpo da vela negra tem que ter um tamanho superior da branca ou as sobras tambem contam?

bons trades
 
Mensagens: 31
Registado: 18/3/2008 11:27
Localização: 13

por LCTN » 8/6/2009 10:59

Elias Escreveu:
LCTN Escreveu:Mais uma questão, já andei a ver na CMVM quais os bancos com maiores/menores custos de corretagem, e parece-me que o BPI anda ali a meio da tabela. Consideram o BPI um bom "sitio" para se comprar/vender acções? Pergunto isto quer a nível de custos quer a nível de ferramentas de análise e por ai fora.


LCTN eu utilizo o BPI Online há vários anos. Não é certamente o mais barato mas na minha opinião é muito fiável (raramente está indisponível).

1 abraço,
Elias


Ok, obrigado:). Vou-me manter pelo BPI então.

Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 132
Registado: 4/6/2009 11:29
Localização: 4

por kobee » 8/6/2009 9:28

Thanks Elias.

Já tinha encontrado aqui informação e tinha lido mas tava algo confundido porque havia informação diferente.

ABraço e BNs
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 185
Registado: 23/4/2008 10:27
Localização: Aveiro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO, RuiEncarnação e 398 visitantes