Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mr Pontes O homem é imparável!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por karaya » 9/6/2009 9:57

Mais uma :)

Mr Pontes
Mr Pontes: Soares da Costa: PIB de -7,2% em 2009 em Angola penalisará; negativo ter finalizado Tróia com pagamentos em...espécie; vitória provável Poceirão-Caia; improvável ganhar Lisboa-Poceirão; Target 1,23 €; VENDER
Os Resultados do 1ºT/09, de 1,8 M€, têm diversas leituras que interessa realçar. Positivos (P): (P1) diversificação geográfica, que envolve países de 3 Continentes: Portugal (43%), Angola (38%), EUA (8,8%); (P2) Bom posicionamento para o troço do TGV Poceirão-Caia, em consórcio. Negativos (N): (N1) acabou as obras no Tróia Resort, que foram de cerca de 140 M€, e saíu de lá com pagamentos em espécie, pois ficou com 22 unidades turísticas para venda com valor de 13 M€ (http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=360596), e ainda ficou com a construtora Contacto, que também era da Sonae Capital por mais 81 M€. Ou seja, de cerca de 140 M€, 94 M€ foram pagos em especie; (N2) é altamente improvável que possa ganhar o troço Lisboa-Poceirão do TGV, pois envolve a construção da 3º ponte sobre o Tejo, e a Mota-Engil tendo a maioria da Concessão das outras 2 pontes, não quererá deixar fugir a 3ª travessia por, entre outros, interesses estratégicos, e de...sinergias, que a Soares da Costa não terá neste troço; (N3) está mal financiada, pois dos empréstimos liquidos de 636,2 M€, constam contas correntes caucionadas com taxas de juro até 9,556% (ainda no 1ºT/09), mas também um outro empréstimo ao BEI de 110 M€ que está com taxa de juros fixa de 6,43%; (N4) Baixa Autonomia Financeira, de apenas 9%, de capital próprio de 135 M€, sendo imcompreensivel em termos de lógica financeira que tenha distribuido dividendos de cerca de 8 M€ recentemente. ------------Como consequência da situação (N1) acima, dos recebimentos em espécie, houve um decréscimo muito forte dos fluxos de caixa operacionais no 1ºT/09, que foram negativos em -10,1 M€, pela entrada em espécie das 22 unidades turísticas, quando tinham sido positivos em 16,6 M€ no 4ºT/08. Como consequência da compra da construtora Contacto, os efeitos têm sido também negativos em dois importantes aspectos: têm sido registadas imparidades em outros devedores e credores (0,5 M€), e o goodwill foi elevado, de cerca de 44 M€, mais de metade do preço acordado. A saída da construção em Tróia fará perder volume de negócios nos próximos trimestres, que terão de ser substituídos, para compensação. Ou seja, em boa parcela, as obras que o mercado tem aplaudido, uma delas, o Poceirão-Caia, substituirão as obras finalizadas no Tróia Resort. E o outro troço Lisboa-Poceirão, entendo que o mercado tem aplaudido erradamente, pois como disse atrás, não vejo a Mota Engil a deixar-se perder nesse troço, partindo com enorme vantagem: já domina as outras 2 concessões das pontes do Tejo, e tem sinergias que lhe permitem apresentar valores mais baixos na construção e sobretudo na exploração da 3ª travessia. O negócio das Concessões rodoviárias, com destaque para a Scutvias, é interessante como diversificação, mas representa apenas 5% do Volume de Negócios. Na Construção, que representa 92% do Volume de Negócios, Angola, que representa pouco mais dum terço do Volume de Negócios merece apreensão para 2009, embora seja interessante a médio/longo prazo. É que a Economia angolana que cresceu cerca de 20% em 2007, medido pelo PIB, e outros 15% em 2008, tem previsão do Banco Africano de Desenvolvimento (BAfD) para evoluir -7,2%, conforme estimativas apresentadas muito recentemente, em Maio de 2009, em Dakar. E, por outro lado a inflação, que tem andado nos 12%, espera-se que desça apenas ligeiramente para cerca de 10%. Portanto, embora Soares da Costa, e também Teixeira Duarte, não tenham sentido muito esse efeito de recessão angolana no 1ºT/09, por obras que mantinham de trimestres anteriores, irão ter um resto de 2009 dificil em Angola, que para a Soares da Costa será mais atenuada pela recente vitória na adjudicação da Baía de Luanda, que lhe garantirá obra de cerca de 100 M€ (a obra é o dobro, mas é em consórcio). -------------Avaliação: os capitais próprios de 135 M€ representados por 160 milhões de acções, e descontadas de 1,6 milhões de acções próprias, têm um book value (valor contabilistico) de 0,845 €. O valor actual dos Resultados futuros, partindo da base dos lucros do 1ºT/09, não muito diferentes da média trimestral de 2008, devem ser ajustados por diversos factores: a margem contida em cerca de 20 M€ facturados no 1ºT/09 de trabalhos em curso, já que a variação da produção foi negativa em cerca de 11 M€ no 1ºT/09 o que quer dizer que beneficiou de obra que não foi executada, em termos líquidos, no 1ºT/09; ganhos em imobilizado de cerca de 0,21 M€ que não são recorrentes; ganhos de 1,16 M€ em propriedades de investimento não recorrentes; perdas não recorrentes de 3,3 M€, de custos financeiros extra, da actividade de concessões; ganhos com diferenças de cãmbio favoráveis de 1,9 M€, essencialmente do USD, mas que entretanto já inverteu a tendência favorável. Assim, e depois de considerar os ajustamentos acima após impostos, a minha estimativa de Resultados futuros é de 9,1 M€ por ano. E 9,1 M€, representam actualmente mais 0,385 € por acção, pelo que o meu target é 1,23 € (0,845 + 0,385). Recomendação: VENDER: está acima do meu target, é improvável que ganhe em consórcio Lisboa-Poceirão, Angola é preocupação em 2009, ficou curta em cash com negócios em espécie com Sonae Capital, e boa parte dos empréstimos estão com taxas muito acima da média do mercado (tem custos de encargos financeiros de cerca de 10 M€ anuais).

Registado: 20/3/2009 16:22

por Dansousa » 9/6/2009 9:38

Ora saia mais uma quentinha.....

Mr PontesMr Pontes: Soares da Costa e Sonae Capital: fortes indícios de negócio de preço simulado, com sobrefacturação de obras em Tróia compensadas com compra sobrevalorizada da construtora Contacto, Sociedade de Construções S.A., deve ser INVESTIGADA
Para mim, os indícios são fortes: pode ter havido simulação de preço nas obras efectuadas pela Soares da Costa no Tróia Resort, com contrapartida de compra a preço alto da construtora Contacto S.A., com a consequência de elevar as Margens EBITDA, e os Resultados, ludibriando os accionistas essencialmente da Soares da Costa, embora os da Sonae Capital não saiam ilesos. Pelo Relatório da Sonae Capital percebo que o Troia Resort terá tido cerca de 140 M€ de obra adjudicada. Pelo Relatório da Soares da Costa, esta confirma ter efectuado essas obras. E, também confirma que, em 2008, comprou a Contacto à Sonae Capital, por preço que me informei em documentação da altura, que terá sido de 81 M€. Ora, aqui começam todas as dúvidas e indícios: 1-A Soares da Costa informa que registou um goodwill (preço acima do justo valor do património adquirido) de 44 M€, ou seja mais de metade do preço acordado, o que achei alto; 2-Em simultãneo, factura obra à Sonae Capital, apresentando ao mercado taxas de crescimento elevadas do EBITDA, que em 2007 teve uma Margem EBITDA de 6,57%, e disparou para uma Margem EBITDA de 10,35% em 2008, no ano que compra a Contacto, pelo que indicia ter facturado a obra a preços acima do habitual, logo em 2008 que já havia crise (vejam como disparou a Margem EBITDA na página 13 do Relatório de 2008 da Soares da Costa em http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PC23032.pdf); 3-Ora, facturando acima do preço a obra à Sonae Capital, a Soares da Costa teria realizado mais EBITDA e subido as suas Margens, e o goodwill da compra da Contacto como não é amortizado, os lucros aumentariam; 4-Ora isto a ter acontecido, ludibriou os accionistas da Soares da Costa, que adquiriram as acções na expectativa que as Margens reais da Soares da Costa aumentaram, mas tudo pode ter sido, em grande parte, por simulação de preço, com beneficio de maiores lucros da Soares da Costa. ---Resta uma questão: que lucraria a Soane Capital: lucraria com a mais valia significativa que realizou com venda da Contacto, passando a ter mais amortizações no futuro das unidades turisticas que vai explorar, ou nos casos dos apartamentos em menos lucros futuros na sua venda. ----Ou seja, para ambas as empresas, a ter acontecido a simulação de preço, ambas conseguiram apresentar mais lucros no passado recente, em troca de goodwiil que não será amortizado na Soares da Costa, salvo imparidades futuras, e com contrapartida de mais amortizações ou custo de produtos vendidos (apartamentos) nas contas futuras da Sonae Capital. O certo é que o goodwill registado no Activo da Soares da Costa é alto, e que as Margens de EBITDA dispararam. Coincidências felizes?! Para mim, é matéria que deve ser investigada. Um dado final curioso: é que se a Soares da Costa tivesse mantido em 2008 e no 1ºT/09 a Margem EBITDA de 2007, de 6,57% (e não os 11,2% de 1ºT/09, ou os 10,35% de 2008), teria obtido exactamente menos 43,1 M€. Ora o goodwill na construtora Contacto foi de 44 M€, ou seja estes números encaixam perfeitamente nos indicios de simulação de preço. -----O que para mim é "estranho" é porque é que terá facturado 140 M€ de obra, para só receber em dinheiro cerca de 46 M€ (e o restante foi a recepção da Contacto por 81 M€, e 22 apartamentos e lotes em Troia, por 13 M€). É este um negócio normal?!! Seguramente não é, e se não houve simulação de preço, parece resta a hipótese da Soares da Costa ter sido ingénua neste negócio, o que não se deverá considerar provável...(quem quiser ler a minha avaliação de hoje de manhã, da Soares da Costa, pode faz e-lo em: http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... 58&idCom=1)

Abraço

Daniel Sousa.
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

por Razao_Pura » 4/6/2009 11:30

Mr Pontes está-se a tornar num indicador de opinião contrária: SON 04/06/2009 11:29AM +1,12%, 0,719€.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por nnfranco » 4/6/2009 11:08

emanf Escreveu:Desculpem lá a ignorância, mas afinal quem é o "Mr. Pontes"?

Embora saiba que escreve há uns aninhos análises amadas por uns e odiadas por outros, sobre as cotadas em bolsa para o Jornal de Negócios, não haverá uma identificação do indivíduo que seja mais visível, que não seja esta alcunha?

Obrigado.

O Mr. Pontes é irmão daquele actor, o Jeff Bridges... :mrgreen:
"O Barings pode concluir que não é, na realidade, muito difícil fazer dinheiro no negócio dos bens imobiliários" Peter Baring - Presidente do Banco Barings

Registado: 29/11/2007 11:06

por AC Investor Blog » 4/6/2009 7:03

Confesso que a última recomendação do BPI á Sonae me fez dar uma enorme gargalhada. De facto, 3 semanas depois dos resultados é que vêm com um research, os rapazes trabalham muito .........espero é que isto não seja um isco para esvaziarem....
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

Re: videografico???

por azteca » 4/6/2009 1:05

ginmendes Escreveu:Sonae SGPS, que recomendei, e muito bem (a avaliar pelos resultados), quando estava a 0,40 €, a 0,50 €, que me fez discordar do videografico que disse...

Quem será o VIDEOGRÁFICO????

Bem ou mal, o que interessa é que falem de nós...

...a mim nao me interesa quem é,o que diz ja me pode interesar....

bons negoçios

Registado: 23/2/2009 23:36

por azteca » 4/6/2009 1:03

....videografico.....analise video do nosso moderador ulises,penso que foi a ultima analise á sonae sgps,que refere que na sua opinião devia parar para respirar....

Registado: 23/2/2009 23:36

videografico???

por ginmendes » 3/6/2009 23:33

Sonae SGPS, que recomendei, e muito bem (a avaliar pelos resultados), quando estava a 0,40 €, a 0,50 €, que me fez discordar do videografico que disse...

Quem será o VIDEOGRÁFICO????

Bem ou mal, o que interessa é que falem de nós...

Registado: 29/11/2007 3:37

por emanf » 3/6/2009 23:30

Desculpem lá a ignorância, mas afinal quem é o "Mr. Pontes"?

Embora saiba que escreve há uns aninhos análises amadas por uns e odiadas por outros, sobre as cotadas em bolsa para o Jornal de Negócios, não haverá uma identificação do indivíduo que seja mais visível, que não seja esta alcunha?

Obrigado.
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons." (Freud)

Registado: 29/11/2007 3:06

por acft2 » 3/6/2009 23:13

Mr Pontes
Mr Pontes: Sonae SGPS: Falta acrescentar as persistentes perdas nas propriedades de investimento, e o target baixaria para os meus 1,009 €
Tenho target de 1,009 € na Sonae SGPS, obtido após a análise às contas do 1ºT/09, onde desci o target sobretudo pelo motivo que o BPI não menciona na sua análise: as perdas que se mantém nas propriedades de investimento, apesar das acentuadas baixas das taxas de juro, que não foram suficientes para compensarem o aumento de risco incorporado nas yields. Sonae SGPS, que recomendei, e muito bem (a avaliar pelos resultados), quando estava a 0,40 €, a 0,50 €, que me fez discordar do videografico que disse que ela "devia parar para respirar nos 0,515 €", e ainda mantive a recomendação de compra nos 0,60 €, agora já não. Agora, acho, e já o disse desde a apresentação dos Resultados frustrantes do 1ºT/09, a Sonae SGPS esgotou a capacidade de subida no curto prazo.

Registado: 29/11/2007 12:58

por bruno.l.luis » 3/6/2009 8:59

Mr Pontes: PSI: o melhor e o pior dos Resultados do 1ºT/09
Acabou a época de apresentação das contas do 1ºT/2009. E, para mim, que analisei 15 Relatórios de Resultados do 1ºT/09 (BCP, BPI, BES, BANIF, Altri, Glintt, Inapa, Jerónimo Martins, Portugal Telecom, Sonae Investimentos, Sonae Industria, Sonaecom, Teixeira Duarte, ZON), terei tido das experiências mais intensas dos analistas da Bolsa portuguesa. Muito teria para (re)contar, mas os meus destaques pricipais, são: 1-BCP, com Resultados que começaram por agradar a todos, menos a mim, e depois da minha análise aqui no JdN, todo o mercado entrou em sell-off com BCP, e todos repetiam exaustivamente a expressão chave da minha análise, que foi má qualidade, baseada em elevada percentagem de trading. 2-Na sequência dos Resultados do 1ºT/09 da INAPA, fui "parar" à..... Indonésia, para descobrir e tornar público porque estava a Inapa a subir: encontrei a chave no Djakarta Post, e surpreendi todo o mercado, que a tem feito disparar consecutivamente, com volume muito elevado, subindo hoje quase 14%!!!!; 3-Na PT descobri o que mais nenhum analista fez: que a PT regista as receitas como Proveitos, e difere muitos dos custos, o que, alerto, deverá estar a acontecer novamente com a publicidade repetida muitas vezes de cinco em cinco minutos de "gente com fibra". 4-Na Sonae Investimentos achei que bastava de subir a cotação com mais prejuizos avultados nas propriedades de investimento; 5-Na Sonae Industria, descobri, no meio dos profundos prejuizos, que está muito pouco competitiva a enfrentar a crise, comparada com concorrentes sectoriais. 6-Na Sonaecom, revi nos resultados a manutenção do fundamento da maior das minhas análises para 2009: de que seria a acção do ano 2009, e mantem-se com 92% de valorização este ano!! Venha a ESR dizer o que quiser, como disse, que não passou de sopro passageiro...7-Teixeira Duarte: estão com 50% do preço actualmente pago pelas acções, suportados em ar, enquanto BCP continuar aos actuais niveis...pois o meu target justo é 0,545 €. -----------Foram horas e horas de trabalho, cujos resultados estão á vista, para quem não for míope.

Registado: 6/5/2009 8:22

por salvadorveiga » 2/6/2009 23:26

isso e' pior que o Saramago :D perco-me no meio das linhas lol
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por Nathan » 2/6/2009 23:20

Quantos dados é que o Mr. Pontes usará para obter os números ? :mrgreen:

Registado: 7/5/2009 9:33

por canheto » 2/6/2009 23:18

Um dos motivos pq recorro à AT, é não ter de ler muitas analises como esta... Ufa! :mrgreen:[/quote]

Sim Senhor... Com poucas palavras, disseste tudo... Os meus parabens pelo teu comentário.

Registado: 29/11/2007 2:25

por msp1978 » 2/6/2009 23:11

Gestãoipb Escreveu:e esta ah ah.... :mrgreen:

Mr Pontes
Mr Pontes: Teixeira Duarte: Resultados recorrentes pobres de cerca de 2,4 M€. Refinanciou-se em 477 M€ em 2008/09, e CGD (!!) entrou com 167 M€. Aumento target para 0,545 € (antes 0,447 €). VENDER.
Os Resultados Liquidos foram de cerca de 16 M€ no 1ºT/09, mas os Resultados recorrentes foram de apenas cerca de 2,4 M€. O Relatório do 1ºT/09 (http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCT24148.pdf) é ilucidativo. Na página 11 é a própria Teixeira Duarte que diz que o EBITDA inclui cerca de 5 M€ não recorrentes. Mas fora do EBITDA, há mais valores não recorrentes: na página 34 estão indicados, em ganhos e perdas financeiras, um ganho liquido de +6,8 M€ (diferença entre 24.804 m€- 18.065 m€), de ganhos cambiais, essencialmente pela cotação do USD. Também fora do EBITDA há um ganho pouco usual em empresas cotadas: página 33, Ganhos em Existências 1,705 M€, mais Reversão de Ajustamentos de Existências de mais 1,612 M€, ou sejam ambas juntas, 3,3 M€. E outra ainda outra, que já é constante na Teixeira Duarte, mas que não deixa de admirar quem acompanha outras empresas cotadas como eu: há mais de 3 anos que a Teixeira Duarte apresenta ganhos em Propriedades de Investimento (os investidores da Sonae SGPS, sabem muito bem o que são Propriedades de Investimento, pois lhes têm retirado os lucros da Sonae, com as constantes perdas, nos Centros Comerciais). Ora, como eu dizia as Propriedades de Investimento, dão lucro na Teixeira Duarte, contra a actual corrente de mercado: em 2006 deram 9,8 M€ no ano inteiro, em 2007 deram 7 M€ no ano inteiro, e em 2009 em apenas 3 meses deram lucro de 5,344 M€ (página 33). Ora isto é algo de fazer inveja à Sonae Investimentos. Mas, pelo menos, mais de metade deste valor de Propriedades de Investimento é não recorrente, como se depreende dos valores anuais de 2006 e 2007. Ou seja, eu obtenho como Resultados Recorrestes, o seguinte: 16 M€ apresentados pela empresa - (5 M€ de EBITDA + 6,8 M€ de Ganhos cambiais liquidos + 3,5 M€ de Ganhos em Propriedades de Investimento acima do normal em anos anteriores + 3,3 M€ de Ganhos em Existências e Ajustamentos de Existências) x 0,73 (para ser liquido de impostos, IRC e derrama) = 2,4 M€. Ora quanto valem 2,4 M€ de lucro recorrente ao trimestre, ou sejam 9,6 M€ ao ano, actualizados para o presente? Valem 0,16 € por acção. A que se deve acrescentar o valor contabilistico (book-value), ajustado por diversas situações: o Capital Próprio dos accionistas, apresentado, foi de 220,7 M€ (sem minoritários), que a dividir pelas 420 milhões de acções, dá 0,525 € por acção. Mas há ajustamentos significativos a efectuar, ao book-value: a Cimpor está valorizada no Activo Liquido por 836,8 M€ (página 38 sempre do Relatório acima indicado), de 22,9% de participação, ou sejam cerca de 153,89 milhões de acções, que como encerraram a 4,835 € cada na passada 6º feira, há uma menos valia não registada na Teixeira Duarte de 92,7 M€, ou sejam -0,22 € por acção da Teixeira Duarte (já aqui expliquei que apenas BCP e BBVA é que estão registados nas contas da Teixeira Duarte a preços de mercado, Cimpor como se trata de participação de associada, de mais de 20%, é aplicada a equivalência patrimonial e não o valor de mercado). Há ainda, em sentido positivo a posterior valorização do BCP desde 31-03-2009 de fecho do 1ºT/09 para a actualidade, pois BCP tinha fechado a 0,618 € em 31-03-2009, e vale hoje 0,756 € então valorizou para a Teixeira Duarte mais 42 M€ (em 305 milhões de acções). Mas cerca de 1/4 desse valor, ou sejam 9,3 M€ já estão perdidos em desvalorização do USD, penalisante da Teixeira Duarte, pois os mesmos ganhos cambiais explicados acima que tinha obtido sobretudo pelo USD, já as perdeu totalmente após o 1ºT/09: o USD tinha fechado 2008 a 1,3955 USD por euro, e a 31-03-2009 tinha valorizado para 1,3282 USD por euro e por isso os ganhos cambiais da Teixeira Duarte. Mas actualmente o USD já desvalorizou para 1,42 USD por euro, mais que perdendo todos os ganhos de 2009. Ora o efeito conjunto da valorização de BCP em 42 M€ após o 1ºT/09, parcialmente perdido pela perda do USD em 9,2 M€, dá um ganho liquido de 32,8 M€, ou sejam mais cerca de 0,08 € por acção da Teixeira Duarte. Assim, o book value é de 0,385 € (0,525-0,22+0,08). E somando ao valor actualizado dos resultados futuros, calculados acima em 0,16 €, então o meu novo target na Teixeira Duarte é agora 0,545 € (0,16 + 0,385), em ligeira alta do meu anterior target de 0,447 €. -------------Análise das contas: Pontos fracos: (1) EBIT da construção é de apenas ...15% devido a pesadas amortizações, enquanto o imobiliário (mais volátil) representou 47% do EBIT; (2) divida liquida continua a aumentar, estando agora em 1,9 mil M€; (3) Resultados Recorrentes fracos; (4) Capital Próprio muito baixo, agora de 161 M€ ajustados pelos 0,385 € por cada uma das 420 milhões de acções; (5) está com 31% dos empréstimos (635 M€ em 2 mil M€ de empréstimos brutos) a vencer em menos de um ano. Pontos fortes: (1) gostei de ver os fluxos de caixa operacionais positivos em 16,018 M€ (página 22); (2) restruturou empréstimos de 477 M€, tendo a CGD boa parcela dessa intervenção, tendo aceitado emprestar 167 M€ no âmbito da consolidação dos empréstimos, e igualmente surpreendente, o BESI (BES Investimento) participou com empréstimos de 220 M€; (3) deixou de estar em falencia técnica, sobretudo devido à valorização da Cimpor, pois os Capitais Próprios ajustados deixaram de estar negativos. ------- Recomendação: a Teixeira Duarte continuará fortemente desvalorizada enquanto BCP continuar desvalorizado: os dados são impressionantes, pois as 305 milhões de acções detidas do BCP têm um valor de custo de 762 M€, e valiam a 31-03-2009 apenas 201 M€, ou seja uma perda nessa data de 561 M€, ou sejam -73,6% !!! (cerca de 519 M€ à cotação do BCP de hoje). E não recuperando o BCP, a Teixeira Duarte vale hoje 0,545 €, e estando cotada a cerca de 78% acima desse target, tem um elevado potecial de queda, por isso é claramente de vender. ----Mantendo-se tudo o resto inalterável, a Teixeira Duarte só valeria 0,97 €, como está cotada hoje, se BCP estivesse a 1,341 € [(1,341 de cotação a atingir pelo BCP -0,756 de cotação actual do BCP)x305 milhões de acções detidas do BCP = 178 M€]. Ora 178 M€/420 milhões de acções da Teixeira Duarte = 0,423 €, que a somar aos 0,545 € do meu target, davam os cerca de 0,97 € a que estão cotadas hoje. Por isso, Teixeira Duarte está muito sobrevalorizada, e recomendo claramente a venda.
:twisted:

Um dos motivos pq recorro à AT, é não ter de ler muitas analises como esta... Ufa! :mrgreen:

Registado: 17/11/2008 0:44

por blank » 2/6/2009 19:46

Acerca de Mr Pontes.
O que eu gostaria mesmo, era que em vez de apenas estarmos apenas de acordo ou desacordo com o resultado final das apreciações deste Mr. Pontes, alguém tivesse a capacidade de comentar técnicamente as informações, muito especialmente a metodologia que ele utiliza para calcular os price target. :?:
Com a ressalva de que se fosse só saber fazer cálculos contabilísticos!!! :)

Registado: 14/5/2009 22:45

por carf2007 » 2/6/2009 19:33

AC Investor Blog Escreveu:A análise à Teixeira Duarte tá excelente !!! A verdadeira pessoa "Mr. Pontes", não deve ser mais do que um verdadeiro mestre de análise fundamental...........Parabéns !!! esta está excelente.

Uma vez que a TD hoje fechou nos 1,08, ou ninguem o leva a serio, ou entao foi ele proprio que lançou esta analise para baixar o preço e de seguida comprar :lol: Quem foi na conversa desse Sr. hoje já deve estar a chamar-lhe nomes !!
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por AC Investor Blog » 2/6/2009 19:16

A análise à Teixeira Duarte tá excelente !!! A verdadeira pessoa "Mr. Pontes", não deve ser mais do que um verdadeiro mestre de análise fundamental...........Parabéns !!! esta está excelente.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por Gestãoipb » 2/6/2009 10:58

e esta ah ah.... :mrgreen:

Mr Pontes
Mr Pontes: Teixeira Duarte: Resultados recorrentes pobres de cerca de 2,4 M€. Refinanciou-se em 477 M€ em 2008/09, e CGD (!!) entrou com 167 M€. Aumento target para 0,545 € (antes 0,447 €). VENDER.
Os Resultados Liquidos foram de cerca de 16 M€ no 1ºT/09, mas os Resultados recorrentes foram de apenas cerca de 2,4 M€. O Relatório do 1ºT/09 (http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCT24148.pdf) é ilucidativo. Na página 11 é a própria Teixeira Duarte que diz que o EBITDA inclui cerca de 5 M€ não recorrentes. Mas fora do EBITDA, há mais valores não recorrentes: na página 34 estão indicados, em ganhos e perdas financeiras, um ganho liquido de +6,8 M€ (diferença entre 24.804 m€- 18.065 m€), de ganhos cambiais, essencialmente pela cotação do USD. Também fora do EBITDA há um ganho pouco usual em empresas cotadas: página 33, Ganhos em Existências 1,705 M€, mais Reversão de Ajustamentos de Existências de mais 1,612 M€, ou sejam ambas juntas, 3,3 M€. E outra ainda outra, que já é constante na Teixeira Duarte, mas que não deixa de admirar quem acompanha outras empresas cotadas como eu: há mais de 3 anos que a Teixeira Duarte apresenta ganhos em Propriedades de Investimento (os investidores da Sonae SGPS, sabem muito bem o que são Propriedades de Investimento, pois lhes têm retirado os lucros da Sonae, com as constantes perdas, nos Centros Comerciais). Ora, como eu dizia as Propriedades de Investimento, dão lucro na Teixeira Duarte, contra a actual corrente de mercado: em 2006 deram 9,8 M€ no ano inteiro, em 2007 deram 7 M€ no ano inteiro, e em 2009 em apenas 3 meses deram lucro de 5,344 M€ (página 33). Ora isto é algo de fazer inveja à Sonae Investimentos. Mas, pelo menos, mais de metade deste valor de Propriedades de Investimento é não recorrente, como se depreende dos valores anuais de 2006 e 2007. Ou seja, eu obtenho como Resultados Recorrestes, o seguinte: 16 M€ apresentados pela empresa - (5 M€ de EBITDA + 6,8 M€ de Ganhos cambiais liquidos + 3,5 M€ de Ganhos em Propriedades de Investimento acima do normal em anos anteriores + 3,3 M€ de Ganhos em Existências e Ajustamentos de Existências) x 0,73 (para ser liquido de impostos, IRC e derrama) = 2,4 M€. Ora quanto valem 2,4 M€ de lucro recorrente ao trimestre, ou sejam 9,6 M€ ao ano, actualizados para o presente? Valem 0,16 € por acção. A que se deve acrescentar o valor contabilistico (book-value), ajustado por diversas situações: o Capital Próprio dos accionistas, apresentado, foi de 220,7 M€ (sem minoritários), que a dividir pelas 420 milhões de acções, dá 0,525 € por acção. Mas há ajustamentos significativos a efectuar, ao book-value: a Cimpor está valorizada no Activo Liquido por 836,8 M€ (página 38 sempre do Relatório acima indicado), de 22,9% de participação, ou sejam cerca de 153,89 milhões de acções, que como encerraram a 4,835 € cada na passada 6º feira, há uma menos valia não registada na Teixeira Duarte de 92,7 M€, ou sejam -0,22 € por acção da Teixeira Duarte (já aqui expliquei que apenas BCP e BBVA é que estão registados nas contas da Teixeira Duarte a preços de mercado, Cimpor como se trata de participação de associada, de mais de 20%, é aplicada a equivalência patrimonial e não o valor de mercado). Há ainda, em sentido positivo a posterior valorização do BCP desde 31-03-2009 de fecho do 1ºT/09 para a actualidade, pois BCP tinha fechado a 0,618 € em 31-03-2009, e vale hoje 0,756 € então valorizou para a Teixeira Duarte mais 42 M€ (em 305 milhões de acções). Mas cerca de 1/4 desse valor, ou sejam 9,3 M€ já estão perdidos em desvalorização do USD, penalisante da Teixeira Duarte, pois os mesmos ganhos cambiais explicados acima que tinha obtido sobretudo pelo USD, já as perdeu totalmente após o 1ºT/09: o USD tinha fechado 2008 a 1,3955 USD por euro, e a 31-03-2009 tinha valorizado para 1,3282 USD por euro e por isso os ganhos cambiais da Teixeira Duarte. Mas actualmente o USD já desvalorizou para 1,42 USD por euro, mais que perdendo todos os ganhos de 2009. Ora o efeito conjunto da valorização de BCP em 42 M€ após o 1ºT/09, parcialmente perdido pela perda do USD em 9,2 M€, dá um ganho liquido de 32,8 M€, ou sejam mais cerca de 0,08 € por acção da Teixeira Duarte. Assim, o book value é de 0,385 € (0,525-0,22+0,08). E somando ao valor actualizado dos resultados futuros, calculados acima em 0,16 €, então o meu novo target na Teixeira Duarte é agora 0,545 € (0,16 + 0,385), em ligeira alta do meu anterior target de 0,447 €. -------------Análise das contas: Pontos fracos: (1) EBIT da construção é de apenas ...15% devido a pesadas amortizações, enquanto o imobiliário (mais volátil) representou 47% do EBIT; (2) divida liquida continua a aumentar, estando agora em 1,9 mil M€; (3) Resultados Recorrentes fracos; (4) Capital Próprio muito baixo, agora de 161 M€ ajustados pelos 0,385 € por cada uma das 420 milhões de acções; (5) está com 31% dos empréstimos (635 M€ em 2 mil M€ de empréstimos brutos) a vencer em menos de um ano. Pontos fortes: (1) gostei de ver os fluxos de caixa operacionais positivos em 16,018 M€ (página 22); (2) restruturou empréstimos de 477 M€, tendo a CGD boa parcela dessa intervenção, tendo aceitado emprestar 167 M€ no âmbito da consolidação dos empréstimos, e igualmente surpreendente, o BESI (BES Investimento) participou com empréstimos de 220 M€; (3) deixou de estar em falencia técnica, sobretudo devido à valorização da Cimpor, pois os Capitais Próprios ajustados deixaram de estar negativos. ------- Recomendação: a Teixeira Duarte continuará fortemente desvalorizada enquanto BCP continuar desvalorizado: os dados são impressionantes, pois as 305 milhões de acções detidas do BCP têm um valor de custo de 762 M€, e valiam a 31-03-2009 apenas 201 M€, ou seja uma perda nessa data de 561 M€, ou sejam -73,6% !!! (cerca de 519 M€ à cotação do BCP de hoje). E não recuperando o BCP, a Teixeira Duarte vale hoje 0,545 €, e estando cotada a cerca de 78% acima desse target, tem um elevado potecial de queda, por isso é claramente de vender. ----Mantendo-se tudo o resto inalterável, a Teixeira Duarte só valeria 0,97 €, como está cotada hoje, se BCP estivesse a 1,341 € [(1,341 de cotação a atingir pelo BCP -0,756 de cotação actual do BCP)x305 milhões de acções detidas do BCP = 178 M€]. Ora 178 M€/420 milhões de acções da Teixeira Duarte = 0,423 €, que a somar aos 0,545 € do meu target, davam os cerca de 0,97 € a que estão cotadas hoje. Por isso, Teixeira Duarte está muito sobrevalorizada, e recomendo claramente a venda.
:twisted:

Registado: 14/5/2009 9:40

por bruno.l.luis » 27/5/2009 23:01

Mr Pontes: Altri: Minha previsão falhou, porque vendas aumentaram +68% (!!!) que no 4ºT/2008, e fugiram ao meu controlo. Ajusto target em baixa, para 2,85 € (antes 3,28 €). MANTER
Eu previ um cenário negro nos Resultados da Altri, que não aconteceu. Previ também esse cenário negro na Sonae Industria e acertei, no 1ºT/09. Ora, o que me fez falhar redondamente na previsão de Resultados da Altri, foi que projectei um pequeno crescimento das vendas inferior a 10%, face às vendas do 4ºT/08, em que as vendas tinham sido de 37,3 M€. Mas a Altri surpreendeu-me por completo, pois apesar da quebra acentuada do preço da pasta BEKP (dum preço médio de 788 USD no 4ºT/08, para um preço médio de 534 USD no 1ºT/09, embora em Euros a diferença seja menos expressiva), a Altri apresentou um crescimento de +68% das vendas em valor, do 4ºT/08 (dos referidos 37,3 M€) para o 1ºT/09 em que atingiu 62,7 M€, ou sejam +68% (!!) em valor. Ora este cenário era impensável para mim. E para os analistas terem tido estimativas médias dum prejuizo de 8,4 M€, acredito vivamente que tivessem os dados operacionais (em toneladas, ou outros) da empresa, pois estará fora do horizonte razoável das estimativas um crescimento tão acentuado das vendas num espaço de 3 meses. Veja-se que assim foi, em toneladas: no 4ºT/08 a Altri tinha produzido (não tenho a quantidade vendida, apenas a produzida) 77 mil Toneladas de pasta BEKP, e no 1ºT/09 vendeu 134 mil Toneladas, e foi por isso que as vendas dispararam em valor. Como eu aqui tinha dito, a Altri seria influenciada por menos produção devido às limitações criadas na Celbi, com o investimento em curso para duplicar a capacidade de produção de pasta. Ora, vendo agora os Resultados, a penalização surgiu na produção do 4ºT/09, e muito menos agora no 1ºT/09, contingencia sobre a qual eu estimava que a situação se mantivesse semelhante----------Mas a Altri teve prejuizo, e continua penalisada pelo mercado. -------Avaliação: valor contabilistico é de 0,71 € de 102,7 milhões de acções e de 73,3 M€ de Capital Próprio. E na base de Resultados futuros de 22 M€ ao ano, a actualização desses Resultados para o presente valem mais 2,14 €. Assim, defino um target de 2,85 € (0,71 + 2,14), em baixa do meu anterior target de 3,28 €. E, embora tenha um potencial de cerca de 14% de valorização apenas face ao meu target, recomendo MANTER, pois como se viu pelas minhas estimativas, e sobretudo pelo crescimento das vendas de 68% dum trimestre para o outro, a Altri é mais elástica do que a maioria das cotadas portuguesas.

por bruno.l.luis » 27/5/2009 10:07

Mr Pontes: Sonae SGPS, Sonae Industria: Especialista do imobiliário americano, Tilson, adverte: Imobiliário ainda vai descer mais 15% até bater no fundo
Especialista americano, Whitney Tilson, investidor e homem de negócios, e que escreve regularmente no Financial Times, advertiu que imobilirário ainda vai descer preços mais 15% até atingir o fundo. Mau para Sonae Industria e Sonae SGPS, fotemente dependentes da construçao de casas (a 1ª) e imobiliário (a 2ª).

por bruno.l.luis » 27/5/2009 10:06

Mr Pontes: ALTRI: ALERTA: Estimo Resultados do 1ºT/09, a apresentar hoje de prejuízo de -35 M€
Com o preço da pasta estabilizada nos 584 USD no 1ºTrimestre de 2009, os Resultados serão maus seguramente. A penalisar ainda mais, o investimento em curso na Celbi, para o aumento da capacidade de produção de pasta, que terá reduzido a produção temporáriamente no 1ºT/09.

por bruno.l.luis » 27/5/2009 10:05

Mr Pontes: BES: O melhor banco português, agora que o volume estabilizou, está em condições de subir novamente. Target 7,065 €
O BES é das acções com melhores condições no PSI para subir substancialmente (meu target 7,065 €). Teve um primeiro arranque, forte, até aos 4,65 €, mas recuou pelo efeito do volume de acções no mercado, resultante do aumento de capital social. Agora os volumes estabilizaram. O BES é o melhor Banco português, e os Relatórios do 1ºT/09 provaram-no: tem 1,2 % de crédito vencido a mais de 90 dias (BPI tem 1,5%, BCP 1,6%). Teve lucros sólidos, e com qualidade, BCP não pois baseou-se em trading. Teve lucros das actividades normais, BPI beneficiou de créditos fiscais em Angola (pela compra de obrigações angolanas) e reduçao pontual da taxa efectiva de IRC em Portugal. Mas o principal para mim: BES é o mais internacional de todos os bancos portugueses: desde o Brasil, a Nova Iorque, Londres, Espanha, e Angola. BPI está circunscrito a Angola, BCP a Grécia, Polónia, Roménia e Angola. Está na altura de COMPRAR MUITO FORTEMENTE BES.

TDU

por reis2009 » 26/5/2009 23:19

Caro Mr. Pontes,

Qual a sua opinião sobre a TDU?
E a nossa estimada ParaRede, que tal esta subida fantástica?

Cumprimentos.

Registado: 26/3/2009 23:02

por salvadorveiga » 26/5/2009 18:47

hugob0ss Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:hugo,

esta zona e' na minha opiniao o chamado inflection point. ou seja, zona de baixo risco para shortar pq temos o stop mesmo ali...

eu axo que a zona dos 908 e' o topo hoje... se por acaso quebrar os 912 entao o caso bearish de curto prazo para mim acabou e iriamos aos 950+ na minha opiniao

compreendi, e também concordo ctg, se a quebra dos 912 se verificasse ia ser formado um novo higher deste o ultimo swing de baixa, assim como era rompida a linha descendente de curto prazo.

Já agora presumo que te refiras a valores de fecho?

Cumprimentos,
Hugo

Fecho de velas...horarias...

Registado: 12/3/2008 22:06

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO, paulosantinhoamado, Shimazaki_2 e 111 visitantes