Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Nem mínimos nem máximos a caminho

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por kuppka » 27/6/2009 19:38

Perspectiva mt provável e lógica(?).
O ppl dos novos minimos deve tar a olhar para esses 1050 ...
Uma pedrada no charco Cem.
Cmps!

Registado: 31/5/2009 15:22

Re

por Cem pt » 27/6/2009 18:05

Entretanto de mansinho e quase sem que se dê pelo facto nem pelos comentários vibrantes e apaixonados sobre o que vai acontecer até 31 de Dezembro, o S&P 500 lá vai continuando a lateralizar, conforme o cenário preconizado neste tópico há quase um mês e meio atrás, nesta altura a rondar o ponto médio do super-canal previsto, entre os 800 aos 1050 pontos.

Com a volatilidade a dar sinais de pouca vontade em querer subir, as hipóteses do cenário de lateralização se poder concretizar até ao final do ano vão aumentando de forma substancial mas ainda não segura, criando neste "range" uma poderosa base de suporte do índice.

Cem
Anexos
S&P 500 Lateral 20090626.png
S&P 500: Existirá força suficiente para contrariar o magnetismo deste leque entre os 800 aos 1050 pontos?! Só se a volatilidade subir, só que ela está ainda em sopas e descansos...
S&P 500 Lateral 20090626.png (15.66 KiB) Visualizado 5238 vezes
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

Re

por Cem pt » 21/5/2009 20:25

Amigo JBLow:

Exactamente, tiraste-me as palavras da boca, eu não diria melhor!

Abraço,
Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

comentário

por jotabilo » 21/5/2009 20:11

Caro Cem

Não importará, sobremaneira, a exactidão desses limites no range de variação....importa sim, entender o sentido plausível da tua ideia e a sua coerência com o movimento que o índice parece dizer da situação geral do mercado de títulos.
Como todos sabemos a evolução do valor do mercado de títulos, admite todos os caminhos...importa, racionalmente,tentar encontrar o lado mais provável que a percepção nos indica...e os teus argumentos nem sequer indiciam um mínimo de certeza..apenas uma inquietação salutar.

cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 21/5/2009 20:46, num total de 2 vezes.

Registado: 3/12/2007 20:31

Re

por Cem pt » 21/5/2009 19:30

Oi, Nuno!

O range dos limites propostos em causa foi retirado duma extrapolação simples das volatilidades com referência a um número de sessões estendidas até daqui a uns 7 meses e usando um bias quase imperceptível mas levemente ascendente, atendendo à trend de médio prazo.

Evidentemente que eu seria o primeiro a ficar admirado se os valores limites reais que se vierem a verificar estiverem muito próximos desta previsão.

Lá está, cada um lê o mercado à sua maneira mas o resultado final é apenas um único, quase sempre não coincidente com o nosso ponto de vista!

Abraço para ti e para os restantes amigos participantes,
Cem

por nunofaustino » 21/5/2009 17:22

Olá Cem.
Uma questão... porquê desses limites do canal. Porque não entre os 925/950 e os 700/750? Alguma razão em particular?

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

Re: Re

por crg » 21/5/2009 11:23

Olá a todos, saudações especiais ao Cem pelo conhecimento que partilha e um agradecimento especial ao Mech pelos momentos de humor.

Depois da coragem do Mech em ter começado a detectar falhas ao mestre Cem, isto agora é fácil continuar... :mrgreen:

Cem pt Escreveu: ...eu não pretendo estar certo ou errado neste cenário de possível lateralização, o mercado que faça o que quiser ou o que tiver que fazer.

... é tentar ganhar dinheiro, no timing mais preciso que nos seja possível procurar acertar, em cada um dos cenários possíveis...

Amigo Cem, então como é que não pretende estar certo ou errado?

Eu diria que, pelo que me é possível observar, tem conseguido estar mais certo do que errado. :)

Abraços.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”

Registado: 29/11/2007 2:45

por joaopedropinho » 21/5/2009 10:41

Execelente visão Cem, os meus parabéns.

Sinceramente, se tivesse que prever o futuro dos mercados sem ter que me justificar, apostaria em subidas fortes até final deste ano, ao qual se seguiria um duro bear de vários anos.

Repito, sem ter que me justificar nem argumentar, é apenas o meu ponto de vista sem qualquer tipo de fundamentos.

Registado: 8/4/2006 17:25

por Algarvio__ » 20/5/2009 16:53

Que tal uma chavena de chá até aos 950 pts???
Anexos
sp.PNG
sp.PNG (47.23 KiB) Visualizado 7249 vezes

Registado: 9/12/2007 12:36

Re: Re

por rsacramento » 20/5/2009 16:46

Cem pt Escreveu:(...)- R... :) Sacramento:
Onde foste desencantar um artigo meu da net que já tem 9 anos?! Nem me lembrava disso, mas teve piada relembrar, só que aposto que ninguém percebeu o conteúdo!
(...)

a maioria das coisas encontrei aqui no fórum, outras através do google

claro que portanto tenho muito mais material

nem fazes ideia de como me estragaste as férias do verão passado... :wink:

já agora: apostas mêmu? :P

Registado: 29/11/2007 12:50

Re

por Cem pt » 20/5/2009 12:09

Meus caros amigos e amigas:

Vós sois todos uma simpatia, todas as mensagens muito me sensibilizaram, obrigado!

Ainda a rir-me do post do Mek, fica só aqui uma nota prévia: eu não pretendo estar certo ou errado neste cenário de possível lateralização, o mercado que faça o que quiser ou o que tiver que fazer.

O que temos de estar preparados em qualquer das situações, venha isto para cima, para baixo ou a andar de lado, é tentar ganhar dinheiro, no timing mais preciso que nos seja possível procurar acertar, em cada um dos cenários possíveis, independentemente das nossas convicções mais profundas.

Afinal o nosso objectivo, comum a todos os que aqui andamos, não é exactamente ganhar umas boas massarocas na especulação?

Pois é, mas para isso temos muitas vezes de engolir uns sapos e limitarmo-nos a seguir os mercados, parece fácil não é?

Portanto só temos uma coisa a fazer, por muito que isso colida com convicções ou orgulhos pessoais: sigamos o líder (o mercado)!

Bons negócios e obrigado a todos,
Cem

P.S:
Só umas notas desgarradas para algumas intervenções, desculpem-me não responder a todas mas o tempo urge:
- Karaya:
Não me voltes a chamar de guru, fico mesmo sem jeito e já estou farto de repetir que não sou nada dessas coisas!
- Tartaruga Voadora:
Responderei com mais calma à tua questão da tendência no tópico do "Masteroid" quando for oportuno, também acho que ainda é cedo para tirar conclusões.
- R... :) Sacramento:
Onde foste desencantar um artigo meu da net que já tem 9 anos?! Nem me lembrava disso, mas teve piada relembrar, só que aposto que ninguém percebeu o conteúdo!
- Crispy:
Lateralizamos desde Setembro? De facto tudo pode fazer algum sentido, podemos fazer associar nos gráficos toda uma envolvência que junte indicadores, linhas e cenários que gostaríamos de poder manipular ou interpretar, cada um à nossa maneira. É um pouco a mesma coisa como estarmos de férias deitados de papo para o ar na praia e olharmos para as núvens e pensarmos: "Olha ali aquela, parece mesmo a cara de um elefante" ou "Caramba, aquela parece tal e qual o Jazz, só que com meio bigode"!
Mas todos sabemos que o futuro tudo desfaz, passados uns minutos, puff, era tudo ilusão, é um pouco aquilo que nos acontece quando olhamos para os gráficos, a realidade encarrega-se de nos pôr no lugar certo, que quase sempre não é nada daquilo que estávamos a pensar. E lá voltamos a refazer tudo o que estávamos a planear... :)

por creepy » 20/5/2009 1:33

grande crómio um dia falamos de apanhar umas esquerdas e umas direitas...

para já tou a curtir o campeonato do tahiti na tv...

se isto for mesmo para os 360... apanho o avião outra vez... mas desta...fico lá para sempre...!!!

lá tá sempre bull market

Registado: 7/6/2008 2:02

por Crómio » 20/5/2009 1:24

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

e

:lol: :lol: :lol: :lol:

Parabéns ao Mech por ter tido a coragem de apontar a falha grave na lógica da Teoria da Lateralização.

Eu reparei mas, admito, fui fraco e remeti-me ao silêncio...

Obrigado Mech, espero que se apanhares o Cem à saída dos Bilderberg também desmascares o esquema.

Na realidade estamos num período de elevada indecisão e a terceira via (da lateralização) é afinal a que está mais certa até agora, como o creepy diz, desde Novembro.

No entanto deixo a opinião de zigoto em como estamos na crista de uma onda que vai ter parar de crescer para enrolar e quebrar (Teoria do Surf), apanhar a esquerda e sacar um 360 (target :mrgreen: ) à saída do tubo.

Assim sim... penso que a cena vai por aí...

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Jiboia Cega » 20/5/2009 1:09

Mech,

Vai deitá-la... :mrgreen:

Registado: 21/3/2006 10:46

por The Mechanic » 20/5/2009 1:05

Pois, eu, não concordo com o Cem.

Farto de tanto seguidismo e de ver toda a gente a dizer " o Cem é que sabe" ,o " Cem é que disse", o "Cem é mais bonito", o "Cem come mais depressa" , devo dizer que não concordo com o Cem .

Cem ...desculpa lá, pá, mas isto do guro comigo não pega . E passo a explicar o meu ponto de vista :

Cem
Claro que não poderá durar para sempre mas uns mesitos de lateralização acho que poucos aqui no site terão pensado nessa possibilidade.

Eu acho que falta ali uma virgula ...
...eh pá, falta ..! Podem vir cá os Caldeireiros todos dizer que não , que o "Cem é quem escreve melhor" , que pra mim, a frase fazia mais sentido assim:

Claro que não poderá durar para sempre , mas uns mesitos de lateralização acho que poucos aqui no site terão pensado nessa possibilidade.

The Mechanic está aqui , em parte , pra prestar serviço publico e acabar com esta ovelhada toda que vái aqui . Se não faltásse virgula, eu não dizia nada , que eu não invento. Mas , neste caso, é flagrante, é despropositado ,é escandaloso . E a malta que anda aqui ... o " Cem é que tem os dentes mais brancos" !!...não vê !! Não vê porque pra eles , é só dizer bem do Cem ..!!! Porque o "Cem está tão penteado que nem que o Katrina lhe passasse por cima da tola , o conseguia despentear " ... e a verdade é que o Cem é um gajo que escreve uma frase...ãh! ... e não põe a virgula no sitio onde esta deve estar !! ...e os meninos ainda batem palmas !!!

...cambada... :evil:

...porque o "Cem tem sempre as unhas cortadas " ...

...que é que isso interessa !? !!!?

...quanto ao resto que ele escreveu...éhhe!...está benzinho, vá lá...se não, fosse ele ser prácticamente analfabeto, até tinha algum crédito .

Um abraço,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Razao_Pura » 20/5/2009 0:06

Olá Cem e Cª,

Baseado num padrão de longo prazo, na NMHO podemos ter a repetição da lateralização que ocorreu em 2002-3.
No gráfico do SP desde p.e. 1998, que agora não consigo postar podemos ver um topo 1500 pts., um fundo 800 pts., outro topo 1500 p., outro fundo 700 pts. Entre os dois topos tens um período de lateralização/ consolidação de cerca de 1 ano (julho de 2002 a Junho de 2003) que antecedeu o novo arranque para o segundo topo.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

Re

por JAS » 19/5/2009 22:50

Amigo Cem,

Tu serás certamente o único ATzinho que eu conheço que consegue ser objectivo.

Esta coisa de muitos andarem a misturar gráficos com artigos de jornal não dá bom resultado.

Como AFzinho concordo absolutamente contigo que, depois de uma queda vertiginosa e de uma subida que poucos aproveitaram, é uma boa altura para os mercados acalmarem.

O problema é que já há 15 dias que ando a "meio gás" e, para já, parece que ando enganado...

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por assunoadr » 19/5/2009 21:06

Deixo um link para um artigo em espanhol que vale a pena ler.

http://www.leap2020.eu/El-GEAB-N-35-est ... a3253.html

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

por creepy » 19/5/2009 20:42

Cem boa tarde,

não estaremos a lateralizar desde novembro ou mesmo desde setembro...???

cumprimentos

Registado: 7/6/2008 2:02

por Carlos Ramalho » 19/5/2009 20:26

Pata-Hari Escreveu:Cem, também estou contigo nessa ideia, acho que é perfeitamente possível e provável que o mercado faça uma consolidação após uma subida/escalada enorme e que engane touros e ursos durante algum tempo. Esse cenário parece fazer bastante sentido se pensarmos que o mercado aliviou a queda “excessiva” e anulou a fase de pânico "descabido", regrediu para uma média que ainda é descendente e está no topo dessa média. Dentro do canal descendente que formou no último ano e meio a mesma ideia de correcção técnica faz sentido; Do ponto de vista empírico, não me choca que após a anulação de uma queda violenta de pânico, que se páre novamente para avaliar resultados e perspectivas para o próximo ano antes de definir uma nova correcção. Sim, para mim esse cenário faz todo sentido. Por outro lado, como tu dizes, para quê estar a adivinhar quando podemos navegar à vista e ir ajustando o leme?

Eu acho que agora vamos ter uma laterização por um mês ou dois, quanto a bull ou bear... acho que vamos saber quando isto acabar :P

Tendo em conta o seu ultimo comentário (Pati, penso que devíamos implementar algo como " a frase do dia", "a reflexão do dia" o pensamento do dia (como na telenovela dos miúdos da TVI).

Registado: 19/4/2009 16:49

por Pata-Hari » 19/5/2009 20:21

Cem, também estou contigo nessa ideia, acho que é perfeitamente possível e provável que o mercado faça uma consolidação após uma subida/escalada enorme e que engane touros e ursos durante algum tempo. Esse cenário parece fazer bastante sentido se pensarmos que o mercado aliviou a queda “excessiva” e anulou a fase de pânico "descabido", regrediu para uma média que ainda é descendente e está no topo dessa média. Dentro do canal descendente que formou no último ano e meio a mesma ideia de correcção técnica faz sentido; Do ponto de vista empírico, não me choca que após a anulação de uma queda violenta de pânico, que se páre novamente para avaliar resultados e perspectivas para o próximo ano antes de definir uma nova correcção. Sim, para mim esse cenário faz todo sentido. Por outro lado, como tu dizes, para quê estar a adivinhar quando podemos navegar à vista e ir ajustando o leme?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: Nem mínimos nem máximos a caminho

por rsacramento » 19/5/2009 19:02

Cem pt Escreveu: (...)
O que fazer num caso destes? Pois é muito fácil, usar osciladores para aproveitar topos para vender e bases para comprar, é só arranjarem um estocástico que se ajeite ao range...

(...)

Cem

espero que o cem não se importe de eu desenterrar este seu texto (entretanto formatado)

aqui vai:

Transacionando em regimes ondulatórios
Cem - 00/12/01 21:12

Os mercados que deixam de ter uma tendência bem definida são normalmente precedidos por sinais que antecipam esse cenário: os indicadores que medem o grau de oscilação começam a manifestar-se graças à diminuição das componentes de força dos movimentos direccionais ADX, do filtro VHF, e assistindo-se igualmente à contração dos volumes médios transacionados e à diminuição gradual da volatilidade.

O reconhecimento das situações de aparente marasmo são extremamente importantes para os traders profissionais porque estatisticamente, durante 70 a 80% do tempo os mercados encontram-se em regime de curto/médio prazo não tendencial, o que significa que, durante esse período, quem usar sinais de compra e venda gerados por sistemas de trading tendenciais, irá assistir a um queimar crescente de dedos ao permitir que se sucedam negócios perdedores consecutivos, de pouca monta cada um, é certo, mas que não deixam de ir acumulando prejuízos sucessivos ao balanço da carteira.

Há um limite, contudo, quem permite perdas máximas por negócio de 5%, supostamente, não pode ficar eternamente à espera que o mercado entre em fase tendencial, até porque a frequência de sinais de compra/venda em mercados “sideways”, a andar de lado, é bastante elevada e com muita facilidade, em
poucos meses, podem ser atingidos 10 ou 12 negócios perdedores consecutivos.

O que fazer então nessas situações?

Simples, para os menos sofisticados para quem o money management ainda faz alguma confusão, arranjar em primeiro lugar um indicador que lhe meça se o mercado está ou não em fase tendencial a curto/médio prazo, na escala de tempo de ineficiência de mercado para o qual os sistemas de trading foram dimensionados e que interessa ao trader explorar a seu favor, usando então um sistema para mercados direccionais e outro para mercados ondulatórios ou oscilantes.

É deste segundo caso que aqui venho falar. Gostaria de realçar que nunca digo mercados cíclicos no que se refere à Bolsa; talvez o único ciclo credível deste caso seja a estatística curiosa de dizer que se ganha sempre mais que o índice, não seguindo qualquer outro sistema, vendendo em finais de Julho e comprando em princípios de Novembro, devendo-se estar sempre super-comprado em Janeiro, vá-se lá saber porquê, independentemente dos fundamentais!

Qualquer outro tipo de ciclo falha consistentemente, escolha-se o número de períodos que se quiser.

Assim, de uma forma clara, qualquer sistema oscilatório ou estocástico, os indicados para mercados não tendenciais, que usem um período bem definido de sessões, acertam bastantes vezes mas também falham noutras, isto porque o ciclo ondulatório dos mercados bolsistas apresenta uma grande irregularidade de comportamento, ciclicamente falando, e porquê? Porque o ciclo de máximos e mínimos consecutivos em regime não tendencial se caracteriza por contrações e afastamentos contínuos entre picos e vales contidos num canal, tipo borracho de bêbedo deslocando-se em ziguezague, o que se explica matematicamente pela interacção e preponderância pontual e permanente de outros ciclos de períodos diferenciados que se sobrepõem continuamente.

Isto é provavelmente a hipótese mais próxima de caos, random ou anarquia existentes que qualquer indicador não pode prever, paradoxalmente, quanto mais curta a time-frame de trading escolhida, abaixo da escala de 1 dia, maior a percentagem de errarmos.

Provavelmente essa será uma das razões pela qual o daytrading é uma modalidade que nunca me terá atraído e que as corretoras incentivam para esmifrar os incautos, salvo raras excepções para traders muito calejados e profissionais que sobreviveram e vão lucrando nessa selva, muito à custa dos produtos derivados!

Surgiu então a ideia de desenvolver um indicador oscilatório de períodos múltiplos para atenuar os pontos negativos do oscilador de período fixo.

Outras pistas foram seguidas mas sem grande sucesso, como por exemplo a adaptação de períodos automatizados de acordo com as condições de volatilidade e a comparação com volumes médios mais ou menos recentes.
Tentando optimizar a performance dum indicador oscilatório, fazendo-lhe associar outros períodos diferentes em relação ao original, o resultado global melhora significativamente os pontos menos bons do oscilador de período fixo, não tanto em termos de rentabilidade mas mais na consistência de melhorar de forma evidente a sua percentagem de falhanços, quando vista isoladamente, para um único período.

Isto é, os falhanços atribuídos a uma indicação de um período são compensados por sucessos no(s) restante(s) período(s). Mesmo assim, usando um único oscilador de forma correcta é mais que suficiente para resultados satisfatórios, desde que usados em regime não tendencial.

A chave está essencialmente na percepção deste facto e na exploração dessa evidência!

Para os mais sofisticados, claramente a melhor solução de risco é o desenvolvimento de tomadas de decisão, para mercados não tendenciais, para fórmulas de tipo similares a :

G*E

G : Grau de oscilação de mercado (variando entre 0 e 1)
E : Indicador estocástico oscilatório, de preferência de períodos múltiplos (escala de –1 a +1, negativo para vendas e positivo para compras).

Assim, se por exemplo G=0.64 e E=+0.72, em determinada sessão, o resultado da fórmula seria =+0.46.

Se estivessemos internamente a transaccionar até um máximo de 1000 acções XYZ na carteira, nesse instante o sistema indicaria a posição compradora de 460 XYZ.

De notar que a utilização do indicador, a que chamámos grau de oscilação, pretende igualmente medir o grau tendencial do mercado, no caso do exemplo, =1-0.64=0.36, o que na prática significa que existe sempre um grau tendencial e um complemento oscilatório que se completam, medindo sempre ambos entre 0 a 1, com o seu somatório sempre igual à unidade.
Como conselho, só não deixo aqui expresso o valor exacto dos períodos múltiplos do oscilador que uso porque isso depende do estilo de frequência dos timings de trading que melhor se adaptam a cada um, apenas direi que a escolha dos mesmos deverá ser feita de acordo com um critério básico: é que o período máximo P1 não exceda o período médio utilizado no sistema tendencial alternativo.

Para desenvolver o indicador estocástico citado, aqui deixo a minha sugestão pessoal:

a) Definir períodos P1>P2>P3 (exemplo: P1=13, P2=8,P3=5, neste caso uma sequência de números de Fibonacci!).
b) Para indicador estocástico proporia:
c) {Condição}{If:}
d) (Estocástico(P3,1)+Estocástico(P2,1)+Estocástico(P1,1))/3>=50
e) {Então}{Then:}
f) –Potência ao quadrado de (((Estocástico(P3,1)+Estocástico(P2,1)+Estocástico(P1,1))/3-50)/50)
g) {Senão}{Else:}
h) Potência ao quadrado de ((50-(Estocástico(P3,1)+Estocástico(P2,1)+Estocástico(P1,1))/3)/50)
i) {Fim}{End}

E pronto, espero que esta ideia possa ser muita proveitosa para quem a quiser aprofundar.

Registado: 29/11/2007 12:50

por Flying Turtle » 19/5/2009 16:27

Olá Cem,

Obrigado pela tua opinião prospectiva. Também é um cenário que há algum tempo venho a admitir nas minhas análises, embora por vezes chame ao trading range de uma eventual lateralização a Zona de Indefinição ou de Indecisão, afirmando, no caso particular do SPX, que admito que este índice não venha a ter "vida fácil" enquanto evoluir dentro desta zona.

Dito de outra forma:

- Acredito que uma eventual confirmação de um novo bull market, ou do retomar do bear market, não se faça de forma rápida e linear;

- Acredito ainda que venhamos a alternar em períodos de maior ou menor optimismo e pessimismo, para desespero de muitos investidores que podem bem sair perdendo cada vez que acreditam que "agora é que é", sejam quais forem as suas convicções de tendência no momento;

- Acredito que as fases de lateralização são extremamente difíceis de negociar, e os teus sistemas estão também aí para o confirmar, sendo que relativamente ao actual "Masteroid" ainda não tirei uma conclusão. Embora comece a suspeitar de que será também muito mais rentável (mas com provavelmente maiores drawdowns pontuais) em fases tendenciais do que em fases laterais;

- Duvido assim da facilidade que aparentas defender (eu sei que só aparentas) quanto à negociação de regimes laterais;

- Acredito ainda, finalmente e em consequência, que uma eventual lateralização, a ocorrer e cujo prazo não me atrevo sequer a alvitrar, poderá ser muito benéfica para a definição de uma futura tendência sustentada e prolongada, ao fazer abanar a árvore e sacudir os "mãos leves" do mercado.

Keep up the god work :wink:

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

comentário

por jotabilo » 19/5/2009 16:08

Caro Cem

Como gosto de te ler. É um raciocínio claro e uma hipótese plausível.
Alguém está no horizonte a servir de referência!!!...até que enfim!!

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

por hugob0ss » 19/5/2009 16:06

Não tenho qualquer convicção sobre qual a tendência futura do mercado, mas se tivesse, era neste tópico que acampava :D

Cumprimentos,
Hugo
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.

Registado: 23/10/2008 14:18

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, carvman, Esquinas3, Google [Bot], HFCA, latbal, m-m, MR32, novato, PAULOJOAO, Pmart 1, TTM62, zulu404 e 347 visitantes