Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 7/6/2009 21:05

LCTN Escreveu:Mais uma questão, já andei a ver na CMVM quais os bancos com maiores/menores custos de corretagem, e parece-me que o BPI anda ali a meio da tabela. Consideram o BPI um bom "sitio" para se comprar/vender acções? Pergunto isto quer a nível de custos quer a nível de ferramentas de análise e por ai fora.


LCTN eu utilizo o BPI Online há vários anos. Não é certamente o mais barato mas na minha opinião é muito fiável (raramente está indisponível).

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 7/6/2009 20:59

kobee, o RSI é um oscilador que mede o momento da acção. Tende a subir quando o preço sobe e tende a descer quando o preço desce.

É calculado através de uma fórmula que mede as variações das últimas n sessões (neste caso, 14).

Quando está acima de 70 diz-se que entrou em sobrecompra (é uma espécie de estado de sobreaquecimento). Há quem diga que a entrada em sobrecompra é um sinal de venda, mas há muitos exemplos de acções que entram em sobrecompra e aceleram nas subidas, só parando de subir algumas semanas depois. Por esse motivo, outros analistas consideram que o sinal de venda é dado quando o RSI sai do estado de sobrecompra (isto é quando quebra a linha dos 70 na descendente).

Da mesma forma, a linha dos 30 representa o limite superior do estado de sobrevenda.

Podes ver uma descrição mais completa aqui.

Espero que isto ajude.

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

tem algum sentido esta análise - RSI14??

por kobee » 4/6/2009 12:38

Tem alguma validade a análise de baixo. Alguem me pode dar uma explicaçãozita de 2 linhas de como interpretar o RSI?

Obrigado
Anexos
galp rsi14.GIF
galp rsi14.GIF (23.59 KiB) Visualizado 5492 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 185
Registado: 23/4/2008 10:27
Localização: Aveiro

por LCTN » 4/6/2009 12:14

Ulisses Pereira Escreveu:LCTN,

Comprar acções na véspera de distribuição dos dividendos apenas para conseguir esses dividendos é um erro comum. Normalmente, na primeira sessão que não dá direito ao dividendo, na abertura a acção desconta o valor desse dividendo, neutralizando essa decisão. Depois se subirá ou descerá já tem a ver com as questões normais do mercado.

Um abraço,
Ulisses


Era o que eu pensava :) . Mais uma questão, já andei a ver na CMVM quais os bancos com maiores/menores custos de corretagem, e parece-me que o BPI anda ali a meio da tabela. Consideram o BPI um bom "sitio" para se comprar/vender acções? Pergunto isto quer a nível de custos quer a nível de ferramentas de análise e por ai fora.

Obrigado e cumprimentos :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 132
Registado: 4/6/2009 11:29
Localização: 4

por Ulisses Pereira » 4/6/2009 11:59

LCTN,

Comprar acções na véspera de distribuição dos dividendos apenas para conseguir esses dividendos é um erro comum. Normalmente, na primeira sessão que não dá direito ao dividendo, na abertura a acção desconta o valor desse dividendo, neutralizando essa decisão. Depois se subirá ou descerá já tem a ver com as questões normais do mercado.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por LCTN » 4/6/2009 11:36

Bom dia a todos,

Sou mais um novato por estas andanças. Comecei a trabalhar à uns meses depois de findado o curso e como me dá comichão o dinheiro parado decidi investigar um pouco a bolsa e anteontem comprei acções da Galp, seguidas da Sonae, usando o meu banco, o BPI.

Até aqui tudo bem, mas depois de descobrir ontem este fórum percebi que cometi o erro de comprar poucas quantidades (15 da Galp e 150 da Sonae). Ao menos já me serve para na próxima não cometer o mesmo erro :lol: . Agora estava a pensar em comprar da Cimpor devido ao dividendo, mas acho que é provável que no dia 9 na negociação pós-dividendo aquilo venha cair bastante, certo?

Já aprendi bastante convosco, obrigado :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 132
Registado: 4/6/2009 11:29
Localização: 4

Re: pode me dar uma opiniao sobre minhas opçoes?

por pedmada2009 » 4/6/2009 2:48

Mt obrigado, Marco....espero vir a ter bons resultados e inteligentes decisoes com vossa ajuda aqui no forum.Gd abraço
pedro
 
Mensagens: 122
Registado: 31/5/2009 14:45
Localização: 16

por kobee » 4/6/2009 0:07

Dúvida básica:

Entre que horas(nossas) se negoceia Futuros Nasdaq e S&P?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 185
Registado: 23/4/2008 10:27
Localização: Aveiro

Re: pode me dar uma opiniao sobre minhas opçoes?

por MarcoAntonio » 3/6/2009 19:00

pedmada2009 Escreveu:caro Marco
finalmente registado,ando a investigar os ''gossips'' aqui do caldeirao.Como novato que sou ,tenho perdido algum dinheiro a investir em empresas que parecem me muito volateis,como T.dUARTE, sOARES cOSTA,iNAPA que sobem e descem desalmadamente...


O meu primeiro conselho é que evite as empresas voláteis, especialmente enquanto for iniciado nesta coisa dos mercados. E eventualmente até quando o deixar de ser, mas a seu tempo, já será uma decisão sua naturalmente...

Numa fase inicial, contudo, parece-me totalmente desaconselhável. Empresas mais voláteis representam mais risco. Ora, se é um iniciado (como se sente) note que está a começar (ou começou) precisamente pelas empresas mais arriscadas...


pedmada2009 Escreveu:apos 2 meses a investir noutras mais estaveis,percebi que tambem nao tinha quase nenhuns ganhos,mesmo a long term....


Bom, a segunda nota é que 2 meses não são nada para aferir o que quer que seja em termos de longo-prazo. E também convém notar que a aprendizagem nos mercados tende a ser longa e relativamente lenta. Se levar esta coisa da Bolsa bastante a sério prepare-se para um período de forte aprendizagem que poderá demorar um ano ou dois por exemplo (evidentemente estes períodos variam bastante de individuo para individuo mas a ressalva importante é que tende a ser mais do que aquilo que as pessoas tendem a antecipar).



pedmada2009 Escreveu:a pergunta que lhe faço,que me aconselha?tenho de começar a usar stop losses, nao tenho feito porque a plataforma do meu banco é um atraso de vida.Ja percebi tambem que compro accoes dessas construtoras quando ja esta muito bullish diariamente, o que é um erro....como posso me equilibrar nao fazendo estes erros?um abraço e desculpe a ''seca'' que é responder...pedro


Existem muitas abordagens e estratégias de investimento. A seu tempo terá de escolher a sua.

Pessoalmente sou e defendo uma estratégia seguidora de tendências e que se fixa no médio/longo-prazo... mas vai encontrar investidores com outras selecções e abordagens. Não tem que seguir esta nem nenhuma em concreto, terá de descobrir a que é mais adequada para si.

Não procure soluções simples, não há soluções simples nos mercados. Isso era o mesmo que dizer que há uma forma simples e óbvia de ganhar nos mercados, o que naturalmente era impossível (estava acessível a todos ou praticamente todos e portanto, de onde vinha o dinheiro que todos podiam facilmente ganhar?).

Quanto aos stops, não é estritamente necessário que recorra a eles. Mas numa fase inicial, pelo menos, parece-me uma solução acessível para limitar/cortar as perdas e mantê-las moderadas, mais fáceis de gerir até psicologica e financeiramente falando.

Ou seja, na fase em que está (ou parece estar) não penso que seja má ideia recorrer ao uso de stops.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

pode me dar uma opiniao sobre minhas opçoes?

por pedmada2009 » 3/6/2009 17:04

caro Marco
finalmente registado,ando a investigar os ''gossips'' aqui do caldeirao.Como novato que sou ,tenho perdido algum dinheiro a investir em empresas que parecem me muito volateis,como T.dUARTE, sOARES cOSTA,iNAPA que sobem e descem desalmadamente...apos 2 meses a investir noutras mais estaveis,percebi que tambem nao tinha quase nenhuns ganhos,mesmo a long term....a pergunta que lhe faço,que me aconselha?tenho de começar a usar stop losses, nao tenho feito porque a plataforma do meu banco é um atraso de vida.Ja percebi tambem que compro accoes dessas construtoras quando ja esta muito bullish diariamente, o que é um erro....como posso me equilibrar nao fazendo estes erros?um abraço e desculpe a ''seca'' que é responder...pedro
 
Mensagens: 122
Registado: 31/5/2009 14:45
Localização: 16

por realinvest » 29/5/2009 9:51

ginganababy Escreveu:Excelente topico e excelente forum.

Sou estudante de economia e tenho um fascinio pelo mundo da bolsa.

Iniciei-me em bolsa na privatização da Galp, mas so agora na REN (que me rendeu uns 400€) comecei a acompanhar o mercado.


O meu banco é o Millennium, mas cobra umas taxas estupidamente altas para alguem como eu, que nao investe mais de 1000€....

Vou abrir conta no BigOnline, penso que tem taxas de transaçoes mais baixas. Que bancos usam?


é o meu primeiro post :P


Olá, eu uso o Best.
É o ke tem as taxas mais baratas. :wink:
 
Mensagens: 19
Registado: 29/5/2009 9:27
Localização: 30

por Ulisses Pereira » 28/5/2009 12:28

João,

O nome do fórum surge porque queremos que ele seja um Caldeirão de ideias, onde a organização "certinha" iria contra o espírito do mesmo. Infelizmente, devido ao software, a pesquisa do fórum não é tão eficaz como desejamos. Contudo, estamos já a trabalhar na implementação de um novo software que dentro de alguns meses estará operacional e que tornará a pesquisa muito eficaz, além de trazer inúmeras novidades que a seu tempo conseguirão testar.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Joao.MP » 27/5/2009 23:12

Eu gostaria de fazer uma sugestão aos moderadores. Para facilitar a consulta dos tópicos referentes às cotadas no psi, pq n fixar os tópicos para assim aparecerem sp no início e ordenados (desta forma quando alguém quiser ler os comentários sobre uma determinada acção, escusa de andar pelas várias páginas à procura). Em alternativa pq n se cria uma sub secção do caldeirao só com estes tópicos?

Obrigado :)
 
Mensagens: 15
Registado: 11/5/2009 0:28
Localização: Lisboa

...

por Kifko » 27/5/2009 0:26

Foi um risco que corri, espero ser recompensado... se não for olha faz parte deste tipo de coisas... assumo as perdas e parto para outra...

Obrigado pela ajuda.

Kifko
 
Mensagens: 93
Registado: 13/4/2009 23:40
Localização: Porto

Re: Dead can dance

por tiagopt2 » 27/5/2009 0:14

Kifko Escreveu:Quase que era Dead Can Dance que já ouvi muito no passado...

Percebi... mas pelo comportamento de hoje acho que o raio do gato ainda não caiu tudo...

Abraços e obrigado.

Kifko


Repara que nem sempre isto acontece. É mais um alerta para quem se queira meter nelas outra vez, depois de recomeçarem a subir. Infelizmente há muitos casos em que caem como pregos e não se levantam mais...
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

Dead can dance

por Kifko » 27/5/2009 0:06

Quase que era Dead Can Dance que já ouvi muito no passado...

Percebi... mas pelo comportamento de hoje acho que o raio do gato ainda não caiu tudo...

Abraços e obrigado.

Kifko
 
Mensagens: 93
Registado: 13/4/2009 23:40
Localização: Porto

por tiagopt2 » 26/5/2009 22:06

The dead cat bounce:

A dead cat bounce is a figurative term used by traders in the finance industry to describe a pattern wherein a spectacular decline in the price of a stock is immediately followed by a moderate and temporary rise before resuming its downward movement, with the connotation that the rise was not an indication of improving circumstances in the fundamentals of the stock. It is derived from the notion that "even a dead cat will bounce if it falls from a great height".
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

salto do gato morto

por Kifko » 26/5/2009 18:34

Boas Tiago

Desculpa perguntar te mas o que é o "salto do gato morto" ?

É que com a descida de hoje eu sinto me mesmo um gato morto ... hehe

Abraços.

Kifko
 
Mensagens: 93
Registado: 13/4/2009 23:40
Localização: Porto

por tiagopt2 » 26/5/2009 1:19

Nem sempre é possível traçar linhas de tendência válidas, nem todos os títulos as "produzem". A existir uma, eu optaria por traça-la da forma que fiz no gráfico. Se nem sempre é possível traçar a linha de base, muito menos vezes é possível traçar uma linha de limite para um suposto canal. Os canais não são assim tão frequentes, e aquela que tu chamas de linha de resistência geralmente tem menos validade que a outra, a linha de tendência.

Neste caso específico, o dia 20 deste mês deu um claro sinal de saída, que o volume do dia seguinte veio confirmar. Ainda poderá vir a acontecer o "salto do gato morto", proporcionando assim uma boa oportunidade para fechar posições longas (já que infelizmente não é possível abrir curtas).
Anexos
REGIONS FINL CORP NEW.png
REGIONS FINL CORP NEW.png (13.6 KiB) Visualizado 5767 vezes
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

Resistencias e suportes

por Kifko » 26/5/2009 0:14

Tiago

Obrigado pelo teu interesse.
Ando um pouco confuso sobre as AT, tenho tentado fazer as minhas próprias ATs , com exemplos de outras que tenho lido por aqui e com a ajuda de alguma literatura.
E com este titulo estou na duvida aonde deve estar a linha de suporte e a de resistência, talvez a primeira seja nos 5 dólares e a segunda nos 7 dólares?????

A situação de quebra que falas foi a colocação em bolsa de 400 milhões de acções ao preço de 4 dólares, por isso a quebra grande que teve na sexta-feira.

Ao mesmo tempo estou preocupado porque as noticias que li no google finance não foram animadoras, isto apesar de ter comprado a 3,98 dolares o que penso que mesmo percebendo pouco de analises técnicas acho que foi a um bom preço...

Estou mesmo confuso...hehe

um abraço.

Kifko
 
Mensagens: 93
Registado: 13/4/2009 23:40
Localização: Porto

por tiagopt2 » 25/5/2009 19:24

Olá Kifko,
Pelo que percebi, tinhas desenhado um canal que foi quebrado em baixa, certo? Quebrado o canal, não entendo por que razão queres introduzir aí a linha amarela, já que esta não tem grande validade técnica. Caso as cotações recuperassem o canal, a linha a considerar para o topo seria a azul (já de si pouco válida).

Abraço
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

analise tecnica

por Kifko » 22/5/2009 22:13

Boas a todos.

Estive para colocar esta questão no forum principal, mas como ando por aqui à pouco tempo e ainda sou muito pouco experiente não tive coragem de o fazer.

Tenho acompanhado este titulo , Regions Financial Corporation ( RF ) que já me deu algum dinheirinho ganhar em day tranding.
O que se passa é que o banco é um dos visados pelo teste de stress da FED, e ontem fez uma oferta publica de acções a 4 dolares, claro que a acção caiu 17% e eu comprei a 3,98 e fechou a 4,10, hoje este muito parada e fechou a cair para 4,04.
Tentei fazer uma pseudo analise técnica com uma linha de suporte ( linha vermelha ) e outra de resistência ( linha azul ), o que se passa é que a acção quebrou o suporte mas justificado pela oferta publica.

A minha pergunta é saber se a linha de resistência mantem-se na mesma ( 7,5 dolares ) ou se vem mais para baixo , ou seja a linha amarela ( 7 dolares ou até 6,5 dolares )???

Obrigado e abraços.

Kifko
Anexos
RF2.jpg
RF2.jpg (73.5 KiB) Visualizado 5838 vezes
 
Mensagens: 93
Registado: 13/4/2009 23:40
Localização: Porto

por Pata-Hari » 20/5/2009 21:35

blank, os profissionais negoceiam com as mais diversas ferramentas. É por isso que é importante ler e aprender ao máximo antes de se comprar uma aplicação financeira ou uma gestão (gestão essa muitas vezes feita através de fundos). E, nunca esquecer que esses profissionais apenas representam a vontade dos seus clientes (muitas vezes milhares de pequenos particulares) e não são absolutamente livres de estar no mercado como e quando querem. Os volumes são determinados pelos montantes que os clientes investem e as exposições são determinadas em grande parte pela politica de investimento do instrumento que usam.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por blank » 20/5/2009 15:13

Boas.
Gostaria de colocar as seguintes questões/dúvidas.

1 - Os futuros dos principais índices Norte Americanos (Dow, S&P, etc)representam as intenções de compra das cotadas que pertencem a esses índices antes da abertura do mercado?

2- O nosso caro Ulisses que é profissional desta actividade negoceia nos mercados com base na análise técnica. Esta é uma prática comum à maioria dos professionais? Os gestores de fundos e outros investidores utilizam maioritáriamente esta ferramenta ou baseiam os investimentos na análise dos fundamentais das empresas? Enfim aqueles que realmente fazem movimentar os mercados com que critérios tomam as suas decisões?

Cumprimentos.
 
Mensagens: 16
Registado: 14/5/2009 22:45
Localização: 16

por - GOE - » 14/5/2009 22:30

Pata-Hari Escreveu:GOE o critério é FIFO sempre. Naturalmente, podes é ter carteiras diversas em vários bancos e o teu FIFO ser diferente do FIFO do mapa que o banco te arranja das transacções feitas através deles e que é meramente um instrumento de apoio, uma ajuda.


Obrigado Pata :wink:

Bons negócios :wink:
 
Mensagens: 1295
Registado: 5/12/2007 16:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], goncaribas, Google [Bot], JotaFreitas1, PAULOJOAO e 127 visitantes