Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mapaman » 4/5/2009 14:43

tiagopt Escreveu:
bp1511 Escreveu:Qual a vantagem Tiago?

Ganhas por um lado, perdes pelo outro. Não é o mesmo que estar fora?


Existem algumas vantagens. A primeira, e menos evidente, é não estares a desfazer-te de uma posição só por se revelar ganhadora. É um mau princípio e um mau hábito.

Por outro lado, imagina que vais ter a posição por mais de um ano. Se andares sempre a comprar e a vender, nunca vai fazer um ano. Assim, estás igualmente protegido e podes "habilitar-te" a não pagar IRS sobre as mais-valias.

Por último, uma que eu não referi no primeiro post. Sendo esta posição curta não só de hedging mas também especulativa, permite-te colocar do lado da balança que te parece ser mais provável de vencer no curto prazo: neste caso será a reacção à resistência. Esta minha convicção fez com que eu colocasse na posição curta 33% de maior peso do que na longa (peso relativo, já que é uma posição alavancada). Assim podes aproveitar uma posição de cobertura para fazer um pouco de especulação, sem perderes uma eventual continuação do movimento de alta nas próximas sessões e com menor risco, já que 66% dessa posição curta estão neutralizados pela longa.

Espero ter sido explícito :)

Abraço


boas,

dada a LTA evidente e que não é de hoje,essa alavancagem não deveria estar ao contrário?

Os 11 euros vão ter tanta força como resistência como tiveram como suporte.

O volume é muito mais importante no ataque à reistência do que até chegar lá.

Para os mais curiosos do petróleo e do negócio em si,as empresas prestadoras de serviços à indústria parecem ter "acordado"(SBM offshore-aex, RIG-xnys etç).

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1600
Registado: 24/1/2008 22:05

por paradigma » 4/5/2009 14:41

Hugo, obrigado pela sua opinião. Como o tópico mudou, tive alguma dificuldade em reencontrar o "fio à meada". De todo o modo, resolvi voltar a entrar na Galp, numa perspectiva de longo prazo, contráriamente ao que estou a fazer noutros títulos, como na Sonae SGPS, em que reforcei hoje. Veremos como fecha e como reage nos próximos dias.
 
Mensagens: 93
Registado: 22/5/2008 23:43
Localização: 16

por EuroVerde » 4/5/2009 14:22

Já ganhou quem comprou a 6, 7, 8, 9 euros. A questão é saber se vai continuar e se vale a pena comprar agora.

A curto prazo está à vista, tem tido uma subida desde Outubro e sem correcçoes. Uma subida sem volume. Será que a Galp não pode corrigir forte e feito de uma assentada um dia destes? E depois demorar muito mais tempo a erguer-se do que de Outubro agora se o crude não começar a valorizar?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por bp1511 » 4/5/2009 14:19

Ok, percebi.

A segunda não me preocupa, nem nunca me preocupará. O que eu quero é pagar impostos, quanto mais melhor... :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por tiagopt2 » 4/5/2009 14:15

bp1511 Escreveu:Qual a vantagem Tiago?

Ganhas por um lado, perdes pelo outro. Não é o mesmo que estar fora?


Existem algumas vantagens. A primeira, e menos evidente, é não estares a desfazer-te de uma posição só por se revelar ganhadora. É um mau princípio e um mau hábito.

Por outro lado, imagina que vais ter a posição por mais de um ano. Se andares sempre a comprar e a vender, nunca vai fazer um ano. Assim, estás igualmente protegido e podes "habilitar-te" a não pagar IRS sobre as mais-valias.

Por último, uma que eu não referi no primeiro post. Sendo esta posição curta não só de hedging mas também especulativa, permite-te colocar do lado da balança que te parece ser mais provável de vencer no curto prazo: neste caso será a reacção à resistência. Esta minha convicção fez com que eu colocasse na posição curta 33% de maior peso do que na longa (peso relativo, já que é uma posição alavancada). Assim podes aproveitar uma posição de cobertura para fazer um pouco de especulação, sem perderes uma eventual continuação do movimento de alta nas próximas sessões e com menor risco, já que 66% dessa posição curta estão neutralizados pela longa.

Espero ter sido explícito :)

Abraço
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por bp1511 » 4/5/2009 14:05

Qual a vantagem Tiago?

Ganhas por um lado, perdes pelo outro. Não é o mesmo que estar fora?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por sem2006 » 4/5/2009 14:00

casualside Escreveu:Bom dia. Acordei a bocado e fiquei espantado com a valorização da Galp. No entanto, e como ja referiram, constato que o volume não está por agora a acompanhar a subida o que é sempre de desconfiar.

O meu trading plan era sair pelos 10,8-11 euros, o que não foi fácil pois desfazermo-nos de mãos ganhadoras por vezes é bastante dificil, mas um ganho de 11% em bear market penso ser bastante aceitável. Boa sorte aos que nela continuam.


Dadas as noticias de ontem, era de esperar esta subida hoje..Resta saber é se consegue manter :P
 
Mensagens: 348
Registado: 29/4/2009 13:31
Localização: 13

por tiagopt2 » 4/5/2009 13:15

ClyssaN Escreveu:
mapaman Escreveu:
bp1511 Escreveu:O volume não me parece grande "pistola"... alguém pode comentar?
Será de fazer mais valias e esperar que feche acima dos 11 para voltar a entrar?


boas,

em apenas 1 hora têm o mesmo volume que sexta e acha pouco?

Quanto mais fortes forem as mãos,mais ela sobe!

Quem pensar em fazer mais-valias agora é perder o comboio dos dividendos e o "momentum" das noticias do brasil.

cumps


Depende da estratégia de cada um ... quem as comprou muito mais abaixo do que se encontra agora, não ha melhor altura para fazer mais valias quando ela esta exactamente a bater numa resistência muito forte.

Nada impede que recomprar mais acima quando se confirmar a ruptura da resistência, ou então recomprar mais abaixo


Exacto. Existe ainda outra forma de ver as coisas (que por acaso é a que eu estou a seguir). O meu plano era abrir uma posição contrarian na resistência, pois ela é muito forte. De qualquer forma, a LTa é também forte e consistente, por isso não me parece correcto fechar posições longas antes da quebra. Optei por abrir uma posição curta em CFD's para cobrir uma eventual ida à LTa, que será fechada se a resistência quebrar (duvido, pelo menos à primeira). Assim, os actuais lucros são "trancados" sem fechar uma posição que se mantém promissora :wink:
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por joaopedropinho » 4/5/2009 12:58

casualside Escreveu:Bom dia. Acordei a bocado e fiquei espantado com a valorização da Galp. No entanto, e como ja referiram, constato que o volume não está por agora a acompanhar a subida o que é sempre de desconfiar.

O meu trading plan era sair pelos 10,8-11 euros, o que não foi fácil pois desfazermo-nos de mãos ganhadoras por vezes é bastante dificil, mas um ganho de 11% em bear market penso ser bastante aceitável. Boa sorte aos que nela continuam.



Já dizia o meu avô "se acordasses mais cedo ganhavas mais"... :P

um abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 204
Registado: 8/4/2006 17:25
Localização: litoral centro

por joaoparker » 4/5/2009 12:50

Bom dia. Acordei a bocado e fiquei espantado com a valorização da Galp. No entanto, e como ja referiram, constato que o volume não está por agora a acompanhar a subida o que é sempre de desconfiar.

O meu trading plan era sair pelos 10,8-11 euros, o que não foi fácil pois desfazermo-nos de mãos ganhadoras por vezes é bastante dificil, mas um ganho de 11% em bear market penso ser bastante aceitável. Boa sorte aos que nela continuam.
 
Mensagens: 415
Registado: 29/11/2007 2:33
Localização: 16

por RCF » 4/5/2009 10:42

Caros colegas do caldeirão, é com bastante satisfação que constato o reavivar do debate sobre a Galp aqui no caldeirão.

O inicio da exploração de Tupi no Brasil é mais uma confirmação do dinamismo dos projectos em que a Galp apostou e do próprio dinamismo da empresa.

Um elemento da avaliação da empresa daqui para a frente tão ou até mais importante do que futuras descobertas de petroleo será o custo da exploração do petroleo em Tupi e em outras reservas com as mesmas caracteristicas.
A exploração em Tupi e em outros locais do pré-sal Brasileiro (onde a Galp indica estar o veiculo para o seu crescimento futuro) pelas suas caracteristicas ineditas apresentará custos bastante altos, uma analise de situações similares no passado em que explorações petroliferas em determinados locais constituiram um desafio tecnologico mostra-nos que embora o custo inicial de exploração fosse extremamente alto com o decurso da exploração e com a experiência daí retirada foi possivel após algum tempo anular a maior parte desses custos, tenho a expectativa de que será esse tambem o caso da exploração no pré-sal Brasileiro.
No entanto, como já disse este será um elemento que daqui para a frente terá de ser levado em conta na avaliação da Galp e em qualquer tentativa de projecção da evolução do valor da empresa.

Cumprimentos,
RCF.

P.S.- O enorme desafio técnologico colocado pela exploração do petroleo no pré-sal Brasileiro pode constituir uma excelente oportunidade para a engenharia, para a Universidade, para a industria Portuguesa e trazer bastantes beneficios à economia nacional. Faço votos que seja aproveitada.
 
Mensagens: 134
Registado: 22/2/2008 12:02

por StockGalaxy » 4/5/2009 9:52

Uma subida dos preços do petróleo justifica qualquer investimento de exploração. Subindo os preços do petróleo é um indicador de que a economia está a melhorar que irá suportar a subida dos mercados e mais tarde da economia.

Acho que a subida do petróleo e das petroliferas serão o leading indicator da recuperação económica.


Stock
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 854
Registado: 11/2/2006 21:08
Localização: 16

Subida limitada...

por PT_StockMarket » 4/5/2009 9:44

Bom dia,

Na minha opinião a subida da GALP está limitada pois o valor da dívida da empresa assim como o dinheiro necessário para a exploração dos novos poços é elevado.
Aconselho alguma cautela, contudo é perfeitamente possível romper a poderosa resistência por volta dos 11€ e rumar mais a NORTE.

Cmps
PT
 
Mensagens: 130
Registado: 12/2/2008 12:44

por StockGalaxy » 4/5/2009 9:40

Pela arrancada da Galp hoje de manhã e tendo em conta e especulação que se anda a criar à volta das noticias do petróleo no Brasil e o petróleo a subir parece-me que a resistência à volta dos 11 euros vai ser rompida ainda esta semana.


stock
Editado pela última vez por StockGalaxy em 4/5/2009 13:00, num total de 1 vez.
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 854
Registado: 11/2/2006 21:08
Localização: 16

por Merceeiro » 4/5/2009 9:38

Ainda vem fechar o gap... :evil: :lol:

BN :P
A mercearia de valores não faz fiado
 
Mensagens: 159
Registado: 29/11/2007 10:29
Localização: Lisboa

por mapaman » 4/5/2009 9:35

majomo Escreveu:
mapaman Escreveu:
bp1511 Escreveu:O volume não me parece grande "pistola"... alguém pode comentar?
Será de fazer mais valias e esperar que feche acima dos 11 para voltar a entrar?


boas,

em apenas 1 hora têm o mesmo volume que sexta e acha pouco?

Quanto mais fortes forem as mãos,mais ela sobe!

Quem pensar em fazer mais-valias agora é perder o comboio dos dividendos e o "momentum" das noticias do brasil.

cumps


Em relação ao volume deves estar a confundir alguma coisa, pois na sexta não houve sessão e os volumes da Galp têm sido na ordem dos 2M...

Relativamente às restantes afirmações, concordo que estamos num momento interessante sob ponto de vista fundamental, pois do ponto de vista técnico deveria vender neste momento.


olá,

cada um lá saberá o que fazer com aquilo que é seu.

prefiro subir o stop do que vender.

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1600
Registado: 24/1/2008 22:05

por bp1511 » 4/5/2009 9:29

Já vendi, a 10,95.
Agora compro perto do final da sessão se estiver para fechar acima dos 11, ou compro durante o dia se for a um valor que eu cá sei.
Não gostei do volume...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por majomo » 4/5/2009 9:23

mapaman Escreveu:
bp1511 Escreveu:O volume não me parece grande "pistola"... alguém pode comentar?
Será de fazer mais valias e esperar que feche acima dos 11 para voltar a entrar?


boas,

em apenas 1 hora têm o mesmo volume que sexta e acha pouco?

Quanto mais fortes forem as mãos,mais ela sobe!

Quem pensar em fazer mais-valias agora é perder o comboio dos dividendos e o "momentum" das noticias do brasil.

cumps


Em relação ao volume deves estar a confundir alguma coisa, pois na sexta não houve sessão e os volumes da Galp têm sido na ordem dos 2M...

Relativamente às restantes afirmações, concordo que estamos num momento interessante sob ponto de vista fundamental, pois do ponto de vista técnico deveria vender neste momento.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por ClyssaN » 4/5/2009 9:20

mapaman Escreveu:
bp1511 Escreveu:O volume não me parece grande "pistola"... alguém pode comentar?
Será de fazer mais valias e esperar que feche acima dos 11 para voltar a entrar?


boas,

em apenas 1 hora têm o mesmo volume que sexta e acha pouco?

Quanto mais fortes forem as mãos,mais ela sobe!

Quem pensar em fazer mais-valias agora é perder o comboio dos dividendos e o "momentum" das noticias do brasil.

cumps


Depende da estratégia de cada um ... quem as comprou muito mais abaixo do que se encontra agora, não ha melhor altura para fazer mais valias quando ela esta exactamente a bater numa resistência muito forte.

Nada impede que recomprar mais acima quando se confirmar a ruptura da resistência, ou então recomprar mais abaixo
Editado pela última vez por ClyssaN em 4/5/2009 9:24, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 314
Registado: 19/4/2007 12:54
Localização: Algarve

por bp1511 » 4/5/2009 9:20

mapaman Escreveu:
bp1511 Escreveu:O volume não me parece grande "pistola"... alguém pode comentar?
Será de fazer mais valias e esperar que feche acima dos 11 para voltar a entrar?


boas,

em apenas 1 hora têm o mesmo volume que sexta e acha pouco?

Quanto mais fortes forem as mãos,mais ela sobe!

Quem pensar em fazer mais-valias agora é perder o comboio dos dividendos e o "momentum" das noticias do brasil.

cumps


Tem o mesmo volume de sexta?
Não vi nada disso no activobank7.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por majomo » 4/5/2009 9:19

bp1511 Escreveu:O volume não me parece grande "pistola"... alguém pode comentar?
Será de fazer mais valias e esperar que feche acima dos 11 para voltar a entrar?


É verdade que para uma subida destas, o volume não é significativo...

Mas, penso que para uma segunda-feira de manhã o volume até agora é bem superior ao normal.

Mas, estou como tu, o meu objectivo eram os 11€, mas esta subida desta forma surpreendeu-me... :mrgreen:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por mapaman » 4/5/2009 9:12

bp1511 Escreveu:O volume não me parece grande "pistola"... alguém pode comentar?
Será de fazer mais valias e esperar que feche acima dos 11 para voltar a entrar?


boas,

em apenas 1 hora têm o mesmo volume que sexta e acha pouco?

Quanto mais fortes forem as mãos,mais ela sobe!

Quem pensar em fazer mais-valias agora é perder o comboio dos dividendos e o "momentum" das noticias do brasil.

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1600
Registado: 24/1/2008 22:05

por mapaman » 4/5/2009 9:07

aqui vai
Anexos
galp.jpg
galp.jpg (72.17 KiB) Visualizado 180556 vezes
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1600
Registado: 24/1/2008 22:05

por bp1511 » 4/5/2009 9:05

O volume não me parece grande "pistola"... alguém pode comentar?
Será de fazer mais valias e esperar que feche acima dos 11 para voltar a entrar?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por majomo » 4/5/2009 8:56

Alguém tem por aí um gráfico actualizado com a sessão de hoje...

Será que as últimas noticias serão o mote para ultrapassar os 11€? :roll:

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, Marco Martins, navaldoc, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 218 visitantes