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Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 6/6/2009 9:39

Combustíveis voltam a subir na próxima semana
Sara Antunes
saraantunes@negocios.pt


Avistam-se novos aumentos dos preços dos combustíveis na próxima semana, depois de esta semana se ter verificado subidas das matérias-primas nos mercados internacionais. A subida do euro contra o dólar atenua a valorização dos combustíveis.

Considerando os preços médios semanais, em euros, a tonelada de gasóleo encareceu mais de 5,5% para os 414,35 euros. Uma subida atenuada precisamente pela valorização do valor médio semanal do euro contra dólar.

A tonelada da gasolina está a subir menos do que o gasóleo, mas ainda assim está a acumular uma valorização média superior a 3% esta semana.

As subidas dos preços destas matérias-primas estão muito relacionadas com as expectativa de que a economia mundial recupere mais depressa da actual recessão.

Alguns dados económicos divulgados ao longo da semana, aumentaram a convicção de que a deterioração da economia está a abrandar, o que eleva as expectativas para que a recuperação esteja próxima, ou que pelo menos, o pior já tenha passado.


 
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por MarcoAntonio » 4/6/2009 19:18

Tem ocorrido uma forte divergência no preço dos combustíveis (entre o gasóleo e a gasolina, quero dizer) pelo que olhando só para o Crude poderá parecer que o gasóleo poderia/deveria estar mais caro. Mas temos estado a seguir a tendência dos respectivos preços nos mercados internacionais...
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por pedrom » 4/6/2009 18:56

Boa tarde Marco,

Temos tido os combustiveis (gasoleo) a teimar em não passar a barreira psicologica de 1 euro, no entanto parece-me que já devia de ter subido deste valor.

O que achas perante os teus dados?

Obrigado.
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
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por MarcoAntonio » 20/5/2009 20:25

Ok, continuando.

Passamos agora para a parte das estimativas (são sempre estimativas mas já nos dá uma ideia de que tipo de valores devemos esperar para os preços futuros hipotéticos que propuseste):

(vou simplificar isto tudo um bocado e arredondar valores porque apesar de simples, dá trabalho)



75USD a 1.50 = 50 euros

Gasolina = 0.52+.583+iva = 1.32 euros
Gasoleo = 0.52+.384+iva = 1.08 euros



75USD a 1.36 = 55 euros

Gasolina = 0.555+.583+iva = 1.37 euros
Gasoleo = 0.555+.384+iva = 1.13 euros



100USD a 1.50 = 66.5 euros

Gasolina = 0.64+.583+iva = 1.47 euros
Gasoleo = 0.64+.384+iva = 1.23 euros



100USD a 1.36 = 73.5 euros

Gasolina = 0.69+.583+iva = 1.53 euros
Gasoleo = 0.69+.384+iva = 1.29 euros



125USD a 1.50 = 83.5 euros

Gasolina = 0.76+.583+iva = 1.61 euros
Gasoleo = 0.76+.384+iva = 1.37 euros




------- NOTA: a partir daqui são valores cuja média do petróleo nunca atingiu --------



125USD a 1.36 = 92 euros

Gasolina = 0.82+.583+iva = 1.68 euros
Gasoleo = 0.82+.384+iva = 1.44 euros



150USD a 1.50 = 100 euros

Gasolina = 0.88+.583+iva = 1.76 euros
Gasoleo = 0.88+.384+iva = 1.52 euros



150USD a 1.36 = 110 euros

Gasolina = 0.95+.583+iva = 1.84 euros
Gasoleo = 0.95+.384+iva = 1.60 euros



Estas estimativas foram calculadas de uma forma relativamente simples (uma regra de 3 simples sobre o preço base antes de impostos e antes da margem da distribuição e retalho) e vão conter algum erro. Provavelmente o erro até é por excesso (ou seja, os valores reais viriam a ser provavelmente um pouco mais baixos, se atingidos a relativamente curto-prazo... se for a longo-prazo é uma incógnita, por exemplo os impostos podem mudar, a inflacção poderá pesar sobre a margem e aumentá-la, etc).

Mas dão para ter uma ideia aproximada, que é o que se consegue num exercício destes onde existem tantas variáveis...

Mantive portanto os impostos como os de hoje e as margens brutas aproximadas praticadas hoje. Arredondei tb o preço da gasolina e gasóleo para o mesmo valor para ter metade do trabalho.

De notar que o petróleo nunca teve uma média semanal de 92 euros ou superior e portanto os últimos 3 valores referem-se ao que seriam então os preços mais altos de sempre do petróleo. De uma forma geral também se pode perceber, ao olhar para os dados passados, que a gasolina está mais cara e o gasóleo mais barato. Nada que eu já não tenha repetido vezes sem conta neste tópico e que qualquer pessoa que acompanhe de perto este assunto já não esteja farta de saber...
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por MarcoAntonio » 20/5/2009 19:45

MarcoAntonio Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Gostava que os especialistas que analisam os preços dos combustiveis me fizessem um favor.

O Crude Oil esta a 61.57 e o North Sea Brent Blend a cerca de 59 dolars.


O preço dos combustiveis com algumas decimas de diferença entre marcas é o seguinte:

"A Galp aumentou à meia-noite de hoje o preço do litro da gasolina 95 octanas em 1 cêntimo para 1,269 euros, tendo deixado inalterado o preço do litro do gasóleo nos 0,994 euros."

Fonte RR

Ora bom gostava que os analistas me dessem as seguintes informaçoes:

por este andar qual seria o preço com o crude a 75 a 100 a 125 e a 145 dolars o barril para poder comparar com os preços do ano passado.


Obrigado


O preço correcto a considerar não são os apontados, mas conforme já explicado, a média semana passada. A média do Crude Oil na semana passada foi de 58.1 dolars (indirectamente, é esse valor que os preços nos postos estão a reflectir). Em Euros, a média foi de 42.8 euros.

Portanto, os actuais preços nos postos correspondem a petróleo a cerca de 43 euros.

Antes de impostos, estes preços traduzem-se em:

Gasolina 1.269 --> 0.475 antes de impostos --> 0.31 antes da margem do sector

Gasóleo 0.994 --> 0.465 antes de impostos --> 0.30 antes da margem do sector

Aproximadamente é isto e é esta última componente que devemos esperar que acompanhe a evolução do petróleo, os impostos e a margem da distribuição e retalho não acompanham o petróleo (o salário dos empregados não passa para metade quando o petróleo cai para metade, né? nem os custos de tranporte caiem em tal proporção nem muitos outros custos, portanto consideramos que a margem na mexe pois na prática mexe muito pouco).


Já continuo, tenho de sair por 10 minutos.

Mas para já estamos neste ponto: os actuais preços do petróleo (média da semana passada) correspondem a gasolina e gasóleo a custo de 30/31 centimos. Isto ante de impostos e da margem do sector...

Daqui a pouco, continuo, dando estimativas aproximadas para valores futuros da gasolina e do gasoleo para os valores que pediste do preço do petróleo e do cambio.



Primeiro temos de decompor o preço actual nas bombas:
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por MarcoAntonio » 20/5/2009 19:24

Antes demais, para uma correcta estimativa dos preços deve-se ter em conta o seguinte:

> Os valores a considerar devem ser preços médios semanais e não o valor dos preços em determinados dias, o preço é formulado com base nas médias semanais;

> Deve ser considerado ainda um lag de uma semana, que é o atraso temporal que está actualmente a ser praticado;

> Outro factor a considerar, para Portugal em que os combustíveis são comercializados em euros, é o cambio;

> Os combustíveis não seguem exactamente o petróleo (embora sigam de forma bastante aproximada) mas sim os respectivos combustíveis refinados nos mercados internacionais os quais seguem as suas próprias curvas de preço, as suas próprias leis de procura vs oferta. A gasolina não é petróleo nem o gasóleo é petróleo. São apenas alguns dos seus derivados e não têm de seguir exactamente a mesma progressão no preço;

> Por fim, deve ser considerada naturalmente uma correcta contabilidade a carga fiscal que tem essencialmente duas componentes: uma fixa - o ISP - e outra proporcional - o IVA.





Tudo isso está explicado no primeiro post deste tópico.

Na formulação da tua pergunta praticamente tudo isso está ausente o que significa que partes de uma concepção errada de como se formam os preços dos combustíveis e logo (à partida) tenderás a esperar pelos valores errados na Bomba qnd vês determinados valores no petróleo.

O que não significa de todo que realmente algo esteja mal nos preços...

Os cálculos vão noutro post.
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por MarcoAntonio » 20/5/2009 19:15

Lion_Heart Escreveu:Gostava que os especialistas que analisam os preços dos combustiveis me fizessem um favor.

O Crude Oil esta a 61.57 e o North Sea Brent Blend a cerca de 59 dolars.


O preço dos combustiveis com algumas decimas de diferença entre marcas é o seguinte:

"A Galp aumentou à meia-noite de hoje o preço do litro da gasolina 95 octanas em 1 cêntimo para 1,269 euros, tendo deixado inalterado o preço do litro do gasóleo nos 0,994 euros."

Fonte RR

Ora bom gostava que os analistas me dessem as seguintes informaçoes:

por este andar qual seria o preço com o crude a 75 a 100 a 125 e a 145 dolars o barril para poder comparar com os preços do ano passado.


Obrigado
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por Jiboia Cega » 18/5/2009 19:51

Olá Elias

Há algum tempo que não participava neste tópico.
Quanto ao facto que apontas, siunceramente não me surpreende, pois já estava à espera.

Resta saber se os proprietários ou os gestores destes postos são informados disso.

Abraço
Jiboia
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por Elias » 18/5/2009 14:50

Uma consulta ao site oficial da DGGE em http://www.precoscombustiveis.dgge.pt/permite constatar que há muitos postos que não actualizam os seus dados e por isso a utilidade desta informação é relativa...

Anexo imagem com os preços da GALP (mas na BP acontece a mesma coisa)
Anexos
precosgalp.jpg
precosgalp.jpg (377.31 KiB) Visualizado 5804 vezes
 
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por A. Ginja » 16/5/2009 15:52

MarcoAntonio Escreveu:Ainda não. Como estive de férias tenho a minha BD por actualizar. Em principio amanhã actualizo isso...


E se puderes envia ou adiciona como anexo os preços da GALP.

Obrigado.
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por MarcoAntonio » 16/5/2009 15:45

Ainda não. Como estive de férias tenho a minha BD por actualizar. Em principio amanhã actualizo isso...
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por tiagopt2 » 16/5/2009 14:45

Marco,
Tens estimativas para esta semana?

Abraço
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por Elias » 6/5/2009 12:06

Gasolina em hipers: «Garantimos sempre a melhor qualidade»

2009/05/05 18:17
Rui Pedro Vieira


Grupo Os Mosqueteiros pondera «iniciativas legais» para salvaguardar o bom nome e responde a Anarec

As reacções às declarações do presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (Anarec), que disse na semana passada que os combustíveis comercializados por hipermercados são de qualidade inferior, continuam a fazer-se sentir.

Desta vez, coube ao Grupo Os Mosqueteiros a garantia de que os seus produtos não descuram a qualidade: «Reiteramos que procuramos, e procuraremos sempre, oferecer aos consumidores portugueses produtos aos melhores preços, garantindo sempre a melhor qualidade», referem em comunicado a que a Agência Financeira teve acesso. Mais: a empresa está a ponderar promover todas as iniciativas legais, de modo a salvaguardar o seu bom nome no mercado.

As declarações de Virgílio Constantino levam o Grupo a sublinhar que a actividade das entidades que comercializam combustíveis em Portugal é regulamentada e cumpre normas e que, no caso de Os Mosqueteiros, é gerida pela Alcapetro.

«A Alcapetro tem como fornecedores as grandes companhias petrolíferas, nomeadamente a Galp, BP, Repsol, entre outras que operam em Portugal, regendo-se por isso pelas mesmas normas no que diz respeito à aquisição dos produtos petrolíferos, o que, por si só, garante a qualidade da nossa oferta», diz o mesmo grupo.

Desde o dia 1 de Janeiro de 2009, o principal fornecedor de Os Mosqueteiros tem sido a Galp, empresa responsável por dois terços do produto fornecido pela Alcapetro aos postos de abastecimento de marca própria.

«Se o nosso combustível é adquirido aos principais fornecedores, então adquirimos combustíveis líquidos nos mesmos terminais de carga que os das companhias acima referidas, ou seja, a nossa qualidade de produtos é equiparada à das companhias mencionadas», adianta a empresa que detém o Intermarché.

O facto dos preços dos postos de compustível estarem abaixo dos preços de referência do mercado é porque segue a política do grupo de «zelar pelo compromisso que tem com os seus clientes, o qual se traduz em vender barato com qualidade, quer no interior dos supermercados Intermarché e Ecomarché, quer no posto de combustível adjacente».

«Nesse sentido, face ao exposto, não se entende qual a origem e sustentabilidade das afirmações de Virgílio Constantino», conclui a empresa.

Já antes a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) avançou que seguirá com uma queixa-crime contra o presidente da Anarec por este ter dito que os combustíveis à venda nos hipermercados são de qualidade inferior. Tudo porque as acusações «são difamatórias» e «ultrapassam o razoável».

in Agencia Financeira
 
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por A. Ginja » 3/5/2009 14:49

Marco,

Como é que se determina o período de atraso na transposição dos preços da matéria-prima para os combustíveis na bomba? Por exemplo ao analisar dados desde 2004, qual a consideração para se saber que em determinada data o lag foi de 1 semana e que em outra data foi de 2 semanas?


Cumprimentos
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por tiagopt2 » 29/4/2009 12:24

MarcoAntonio Escreveu:O Gasóleo Agrícola tem ISP de 0.07751 eur/litro e IVA a 12%, portanto resulta no seguinte (assumindo a mesma margem para a distribuição e retalho):



Matéria Prima - ZERO
Margem Distribuição+Retalho - 0.15 eur/litro
Imposto Sobre Produtos petrolíferos - 0.0775 eur/litro
Total (antes do IVA) - 0.22751 eur/litro
Total (com IVA) - 0.273 eur/litro

Portanto, resultaria em gasoleo agrícola a cerca de 27 centimos por litro.


Obrigado pela resposta, Marco.
Só agora tive oportunidade de ler.

Abraço
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por MarcoAntonio » 27/4/2009 23:14

O Gasóleo Agrícola tem ISP de 0.07751 eur/litro e IVA a 12%, portanto resulta no seguinte (assumindo a mesma margem para a distribuição e retalho):



Matéria Prima - ZERO
Margem Distribuição+Retalho - 0.15 eur/litro
Imposto Sobre Produtos petrolíferos - 0.0775 eur/litro
Total (antes do IVA) - 0.22751 eur/litro
Total (com IVA) - 0.273 eur/litro

Portanto, resultaria em gasoleo agrícola a cerca de 27 centimos por litro.
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por tiagopt2 » 27/4/2009 21:36

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, há um exercício mt simples que se pode fazer para mostrar o quanto o senso comum está errado.


Imaginemos que o petróleo passava a custar ZERO.

Imaginemos até que produzir (refinar) gasolina e gasóleo a partir do petróleo custava também ZERO.


A que preço encontrariamos os combustíveis nas bombas neste cenário?


Gasolina:

Matéria Prima - ZERO
Margem Distribuição+Retalho - 0.15 eur/litro
Imposto Sobre Produtos petrolíferos - 0.583 eur/litro
Total (antes do IVA) - 0.733 eur/litro
Total (com IVA) - 0.88 eur/litro


Gasóleo:

Matéria Prima - ZERO
Margem Distribuição+Retalho - 0.15 eur/litro
Imposto Sobre Produtos petrolíferos - 0.364 eur/litro
Total (antes do IVA) - 0.514 eur/litro
Total (com IVA) - 0.62 eur/litro




Este valor pode ser visto como o limite mínimo do preço dos combustíveis, por muito que baixe o petróleo.

Como se pode constatar, mesmo que o petróleo baixasse 100%, a Gasolina não baixava nem 50%...


Muito interessante essa reflexão... é possível fazer o mesmo cálculo para o gasóleo agrícola?
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por MarcoAntonio » 24/4/2009 11:26

É possível que sim (logo à tarde vejo melhor). Mas à partida, a ocorrer, são variações mt pequenas...
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por pedrom » 24/4/2009 10:53

Marco podemos esperar uma redução dos preços para a próxima semana? Ouvi uns zunss zunsss....
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
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por MarcoAntonio » 22/4/2009 19:12

Aqui fica a actualização desta semana. As margens parecem ter estabilizado em torno destes valores e estamos a atravessar um dos momentos em que o acompanhamento dos preços dos combustiveis face aos combustíveis refinados nos mercados internacionais está a ser mais exacto (muito embora, em termos gerais tenha sido sempre mais ou menos o correcto).

Os valores considerados esta semana foram de 1.219 para a Gasolina 95 (segundo o novo site da DGEG, os valores actuais oscilam entre 1.209 e 1.229 na maior parte dos postos) e de 0.989 para o Gasóleo.
Anexos
margens090412.PNG
margens090412.PNG (27.55 KiB) Visualizado 6826 vezes
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por mcarvalho » 22/4/2009 18:59

CMVM multa Galp em 100 mil euros por atraso na divulgação e por informação incompleta


22/04/2009


A CMVM decidiu condenar a Galp Energia numa coima única de 100 mil euros por não ter divulgado imediatamente que se encontrava em negociações com a Exxon Mobil e por não ter revelado de forma completa a informação ao mercado.

Em comunicado, a CMVM explica que as negociações iniciaram antes de dia 11 de Abril de 2008 e que, pelas 8 horas desse dia, “a informação da existência de negociações entre a arguida e a Exxon Mobil, tendo em vista a compra, pela arguida, de activos desta empresa em Portugal e em Espanha deixa de estar confidencial, em virtude de notícia do jornal ‘Diário de Notícias’”.

“A arguida não divulgou a informação em causa imediatamente (a partir do momento em que esta deixou de estar confidencial)”, sublinha a mesma fonte, acrescentando que, “com efeito, a arguida apenas divulgou a informação em causa, depois de solicitação da CMVM nesse sentido, às 10h17m do dia 18 de Abril de 2008”.

“No que respeita à incompletude da informação divulgada, a arguida divulgou, às 10 horas e 17 minutos do dia 18 de Abril de 2008, o comunicado relativo à aquisição dos negócios de distribuição de combustíveis e lubrificantes da Exxon Mobil, sem qualquer menção de carácter quantitativo que permitisse avaliar o impacto económico da informação em causa”, explica a CMVM, acrescentando que, “somente após solicitação da CMVM nesse sentido e apenas às 17 horas e 28 minutos do dia 18 de Abril de 2008 a arguida divulgou o comunicado em que referia que a aquisição foi realizada considerando um multiplicador EV/EBITDA de 6,5 vezes”.

“Verifica-se que, com base na informação divulgada pela arguida às 10 horas e 17 minutos do dia 18 de Abril de 2008, os investidores ficam sem saber, nomeadamente, o valor em causa na transacção efectuada, ou a forma de cálculo desse valor, a dimensão da transacção em volume de negócio, a sua rendibilidade relativa, o impacto na acti vidade da arguida”, continua a CMVM.

“Assim, a informação (tardiamente) divulgada pela arguida às 17h28m de 18 de Abril de 2008 foi incompleta”, conclui a mesma fonte.
 
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por MarcoAntonio » 22/4/2009 18:35

mcarvalho Escreveu:ok..

quando tiveres um pouco de tempo lê por favor


Não estou a pensar ler (e duvido que contenha alguma coisa que ainda não tenha lido).
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por mcarvalho » 22/4/2009 18:25

ok..

quando tiveres um pouco de tempo lê por favor

e . a Nigéria também é uma economia de mercado ..

ou seja uma empresa deve gerar lucros mas não à custa da desgraça de todos..

a isso chama-se a teoria económica do burro:

o homem que tinha um burro e que o quiz rentabilizar ao máximo..

Para aumentar o rácio e ter mais lucros cada vez o fazia trabalhar mais e lhe dava menos de comer..

até que atingiu o ideal.. a meta .. o burro trabalhava.. (produzia)e já não comia (despesa)..
Lucro 100%

Só que o burro no dia seguinte morreu e.. lá se foi o negócio..

abraço

mcarvaho

ps e o pior é quando depois ainda vão .. duma forma prepotente "roubar" o burro dos outros
 
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por MarcoAntonio » 22/4/2009 18:14

Sim, falta de tempo.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Marco

por mcarvalho » 22/4/2009 18:09

Tiveste uma razão forte para não leres o texto acima?

abraço

mcarvalho
 
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