Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O que quer Joe Berardo?

Colecção de Artigos Didácticos do Caldeirão de Bolsa.

por EuroVerde » 24/6/2009 15:13

O Joe quer reforçar no BCP lol :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

O que quer Joe Berardo?

por Ulisses Pereira » 17/4/2009 2:29

"Todos têm aquilo que querem do mercado"

Ed Sekyota

Foi com esta frase que comecei o primeiro artigo que escrevi para o Jornal de Negócios, há mais de um ano. Tentar sintetizar um artigo inteiro num parágrafo é uma tarefa humanamente impossível mas não resisto a tentar.

Levada a ideia da frase ao limite, poderíamos concluir que só perde dinheiro no mercado quem quer. Parece absolutamente irrealista mas não o é. Muitos dos investidores procuram muito mais coisas no mercado do que ganhar dinheiro e, por isso, muitas vezes o facto de perderem dinheiro não quer dizer que não obtiveram aquilo que pretendiam. Muitos investidores acreditam que investem em Bolsa para aumentar o seu capital mas, ainda que muitas vezes inconscientemente, a maior parte dos investidores está no mercado pela adrenalina, pelo entretenimento, para marcarem uma posição intelectual ou para poderem festejar junto dos seus amigos os seus sucessos.

Decerto, na mente de quem está a ler este artigo, a pergunta quase imediata é: O que é que isto tem a ver com Joe Berardo, um dos homens mais ricos do mundo? Porque, por mais polémico que isto possa ser, eu estou plenamente convencido que Joe Berardo está nos mercados de capitais por razões bem mais importantes para ele do que o dinheiro.

E a verdade que, provavelmente, Joe Berardo - apesar de ter estado envolvido numa série de negócios em Bolsa que financeiramente lhe correram muito mal - talvez esteja a ter aquilo que quer do mercado: Protagonismo e exposição mediática.

A sua entrada forte na PT - já depois da OPA - em que veio fazer o papel de defensor dos trabalhadores, saindo das Assembleias Gerais a fazer o “V” de vitória é um exemplo claro disso. Perdeu dinheiro com esta sua postura e não seria de esperar outra coisa. Ganhou o carinho dos trabalhadores e a atenção dos Telejornais.

As suas críticas e violentas à gestão do BCP, tiveram o mérito de colocar a nú um conjunto de ilegalidades graves que se passavam na instituição. Mas o que se seguiu teve consequências muito violentas em termos financeiros, mesmo para alguém com a capacidade económica como Joe Berardo.

E a OPA sobre o Benfica? O interesse financeiro foi absolutamente nulo. Apenas serviu para ter a exposição mediática e para cair no goto dos benfiquistas.

Nos últimos 2 anos, sempre que Joe Berardo falava bem de uma acção, a Imprensa fazia destaque dessas declarações e eram muitos os pequenos investidores que corriam atrás dessas acções como se o “El Dourado” estivesse ali a dois passos. Penso que, depois das perdas muito violentas que está a sofrer, talvez os olhos estejam abertos e muitos já perceberam que Joe Berardo está longe de ser um bom barómetro na hora de investir em Bolsa.

A fortuna de Joe Berardo não é recente e foi já muito maior mas, há três anos atrás, poucos eram os portugueses que conheciam o Comendador. Depois de tudo isto, poucos são os portugueses que não o conhecem, quanto mais não seja pelos hilariantes momentos de humor que os Gatos Fedorento lhe dedicaram.

Perdeu dinheiro? Perdeu. Muito. E se as Bolsas caírem muito mais, a situação começará a ser muito complicada já que muitos dos seus investimentos no mercado são feitos com recurso a empréstimos muito avultados. Mas, provavelmente, teve aquilo que quis do mercado: Ser uma verdadeira figura pública.

Todos têm aquilo que querem do mercado.

Ulisses Pereira
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes