Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Big Crash » 28/2/2009 16:49

Ok,

Já percebi que é muito cedo (mesmo muito) para se falar de um possível triplo fundo... mas que era bom era :wink:
Não percebo NADA disto!

Registado: 8/2/2008 23:57

por rsacramento » 28/2/2009 16:18

Big Crash Escreveu:Boa Tarde,

Estava a olhar para o gráfico do PSI20 e foquei a seguinte coincidência temporal:

Os "3 fundos" no bearmarket de 2002/2003 aconteceram dois deles muito próximos nos meses de Outubro/Novembro(2002) e o outro, depois de um ressalto, no final de Fevereiro principio de Março(2003).

No bearmarket de 2008/2009 os dois fundos (até ver) aconteceram muito próximos nos meses de Outubro/Novembro(2008) e um outro fundo está a acontecer, depois de um ressalto, no final de Fevereiro principio de Março(2009).

Grande coincidência entre os meses do ano e os fundos do PSI20.

Depois disto gostaria de perguntar o seguinte:
- É credível dizer que o PSI20 acabou de fazer um triplo fundo nos dias 24,25 e 26 quando andou novamente pelos 5850 pts?
Caso a resposta for negativa, quais são os critério "mínimos" para que se possa afirmar a existência de um triplo fundo?

Obrigado.

triplo fundo

Registado: 29/11/2007 12:50

por Big Crash » 28/2/2009 16:10

Boa Tarde,

Estava a olhar para o gráfico do PSI20 e foquei a seguinte coincidência temporal:

Os "3 fundos" no bearmarket de 2002/2003 aconteceram dois deles muito próximos nos meses de Outubro/Novembro(2002) e o outro, depois de um ressalto, no final de Fevereiro principio de Março(2003).

No bearmarket de 2008/2009 os dois fundos (até ver) aconteceram muito próximos nos meses de Outubro/Novembro(2008) e um outro fundo está a acontecer, depois de um ressalto, no final de Fevereiro principio de Março(2009).

Grande coincidência entre os meses do ano e os fundos do PSI20.

Depois disto gostaria de perguntar o seguinte:
- É credível dizer que o PSI20 acabou de fazer um triplo fundo nos dias 24,25 e 26 quando andou novamente pelos 5850 pts?
Caso a resposta for negativa, quais são os critério "mínimos" para que se possa afirmar a existência de um triplo fundo?

Obrigado.
Não percebo NADA disto!

Registado: 8/2/2008 23:57

Re: minimos

por mais_um » 28/2/2009 15:05

j_paulo Escreveu:Bom dia

A Brisa, BCP e JM estão em mínimos de 2 anos. À partida pareceria correcto entrar longo embora ainda possam descer mais. Estando os juros de 1 DP a 2% poderá compensar a espera por ex durante 1 ano?

cumps

Boas!

Do meu ponto de vista, o sector financeiro (bancos e seguradoras) é o mais arriscado, a tentação anda aí, mas tenho resistido, é certo que pode vir a proporcionar bons lucros, mas eu não arrisco, assim como o sector automóvel.

A JM dificilmente terá problemas, a apresentação de resultados na próxima 6ª feira deverá dissipar qualquer duvida sobre o assunto, no entanto o facto de estar inserida num mercado de retalho principalmente alimentar e hard discount, faz com que as perspectivas continuem bastante positivas, mas se os investidores vão pensar a mesma coisa já não sei. Apesar de as perspectivas serem boas, o comportamento em bolsa pode ser sempre a descer e atingir novos mínimos.

Numa estratégia de longo prazo, do género de comprar e voltar 3 ou 4 anos depois ver como estava, a JM, uma EDP Renovaveis ou Iberdrola Renovables (espanhola, por espanhola, prefiro a Iberdrola renovaveis)eventualmente uma empresa da area da construção civil, tipo Mota-Engil ou outra semelhante, uma da área das comunicações, tipo PT, seriam as minhas opções MAS, este MAS é muito importante, o facto de serem empresas com boas perspectivas não quer dizer que o seu comportamento em Bolsa seja melhor do que outras que não são tão boas.

Como tenho algum tempo prefiro ir analisando o mercado diariamente e negociar no curto prazo, estou com +6% desde o principio do ano, mas já tive com +9%, é a JM que está "lixar" a performance (abriu abaixo do stop e como este não era ao melhor preço, quando cheguei já estava a recuperar dos mínimos, por isso ainda estou com elas , pelo menos até à apresentação dos resultados ou caso desçam abaixo dos 3 €... :mrgreen:

Um abraço

Alexandre Santos

Registado: 14/11/2008 0:48

por zguibz » 28/2/2009 13:20

A Brisa, BCP e JM estão em mínimos de 2 anos. À partida pareceria correcto entrar longo embora ainda possam descer mais. Estando os juros de 1 DP a 2% poderá compensar a espera por ex durante 1 ano?

cumps

Se alterares esse 1 para 3,4, ou 5, é natural que apareça gente a dizer que sim senhor, muito provavelmente compensará.
Mas a 1 ano da forma que as coisas estão, é necessário uma bola de cristal.

Tomemos como exemplo o BCP que neste momento ronda os 0,62€; e que ninguém sabe se vai cair mais ou não embora a tendência seja de queda.
Se o mesmo cair (e eu não estou dizer que vai cair); por exemplo para os 0,4€ são cerca de -35%; mas para recuperar para os niveis actuais terá de recuperar 55%!

Então para que é que vamos tentar encontrar fundos?(minimos)

Não será melhor esperar um sinal positivo do mercado para entrar longo nesses titulos?

Mas isto sou só eu a pensar alto; e não deve ser tomado como recomendação.
É que afinal de contas não percebo nada disto. :wink:

bom fim de semana
zguibz
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!

Registado: 30/8/2006 19:09

por artista_ » 28/2/2009 13:17

A Brisa, BCP e JM estão em mínimos de 2 anos. À partida pareceria correcto entrar longo embora ainda possam descer mais.

Depende da estratégia de trading, para mim estar em mínimos é algo que contribuirá mais para ficar fora do que para entrar...

j_paulo Escreveu: Estando os juros de 1 DP a 2% poderá compensar a espera por ex durante 1 ano?

Sim pode... ou não! :) :wink:

abraços e bom fim de semana

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

minimos

por j_paulo » 28/2/2009 11:19

Bom dia

cumps

Registado: 21/2/2008 22:23

por malakas » 28/2/2009 3:14

Tojo Escreveu:Sei que sou um chato mas 2ª f quero ver o garanhão do PSi cheio de ... O que me enerva é esta discrepancia entre SP - 18% e PSI - 5%!!! A propósito de quê? Sou contra manipulações e não acredito nelas mas o mercado tem-se segurado artificialmente.

Há ainda a acrescentar ao que já foi mencionado o facto de em 2008 o PSI ter sido bastante penalizado ao perder mais de 50% enquanto o SP500 perdeu "apenas" 38%. E mesmo os principais índices europeus perderam menos que o PSI.

Por isso até acho bem termos uma folguinha e sermos menos piores que os outros :twisted: .

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 10:06

por Economista33 » 28/2/2009 0:07

tiopatinhas Escreveu:Parece-me que existiu um corte em baixa de um triângulo que se desenhou :roll: Confirmam :?:
A existir ele trará o Psi para níveis perto dos mais ou menos 4 250 pontos :roll: Será :roll: :roll:

Podes crer que sim, se o DJ descer para os 2000 ou 3000, mas se o DJ começar a subir, o PSI, não vai lá, com triângulos ou sem triângulos :)

Abr

Registado: 26/6/2008 23:52

por artista_ » 27/2/2009 23:25

Noutras alturas, também devido ao que o Marco referiu, o ìndice português cai mais que os outros, a médio longo prazo as coisas equilibram-se... até acho que se tivermos em conta alguns anos estamos pior que a maioria dos índices internacionais!

abraços e bom fim de semana

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MarcoAntonio » 27/2/2009 23:03

Sim, há outros factores e mesmo tendo em conta a discrepância dos pesos pesados e o facto de estarem a bater o mercado, o nosso não está ainda assim a cair tanto como outros mercados têm estado nas últimas semanas. Isso também é verdade.

Contudo, essa diferença está a ser exacerbada pela ponderação no índice de papéis como a PTC, GALP e EDPR, principalmente estas.

Agora, também dependerá do rumo dos mercados nos próximos meses. Os papéis que se estão a segurar melhor tenderão a descambar se o Bear se prolongar no tempo, estou certo disso...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Tojo » 27/2/2009 22:52

Marco 100% de acordo mas não é bem assim. Repara à custa então dos pesos pesados, "todas" as outras acções não descem porque o Psi não desce! por ex, se hj o Indice descesse 2%, a sonae por ex era acção para descer hipoteticamente 3 ou 4 porque o Beta é mais elevado e por norma exacerba os movimentos na subida ou descida.

Registado: 8/1/2004 13:14

por MarcoAntonio » 27/2/2009 22:12

Não é tanto assim, Tojo. Ainda esta semana voltei a esse tema na coluna semanal. Por exemplo, só a PT empurra o índice nuns 5% em alta devido ao seu excessivo peso no índice. Neste momento pesa cerca de 20% o que é totalmente desproporcionado: olhando a que o índice pretende representar a economia nacional é dizer que a PT representa 1/5 da economia portuguesa. A outra parte do problema está no sector energético onde as suas 4 cotadas (EDP, EDPR, GAL e REN) representam mais de 35%. É mais de um terço do índice só neste sector e é um absurdo...

Ora, acontece que são precisamente este sectores que estão a bater o mercado.

Estes 5 titulos, o sector energético mais a PT estão a subir uma média de 10% no ano e representam mais de metade do índice. São 55% do índice. Os restantes 15 estão bem pior (a cair em média mais de 10%) mas pesam bem menos!

O PSI20 sempre foi um índice algo mal dimensionado/distribuido, é uma crítica que já lhe tenho feito ao longo dos anos. O que se passa é que estamos a atravessar um momento em que isso está a ser ainda mais significativo do que já é habitual.

Para além disso haverá outros factores mas esta é uma das grandes razões para a disparidade.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Tojo » 27/2/2009 22:06

Sei que sou um chato mas 2ª f quero ver o garanhão do PSi cheio de ... O que me enerva é esta discrepancia entre SP - 18% e PSI - 5%!!! A propósito de quê? Sou contra manipulações e não acredito nelas mas o mercado tem-se segurado artificialmente.

por Tojo » 27/2/2009 17:36

Incrivel!! Grande fecho, positivo! Lá fora caí 20% desde inicio ano, aqui é o paraíso.

por Aqui_Vale » 27/2/2009 16:11

LTCM Escreveu:
aquilino.vale Escreveu:Já agora e na sequência, ...

...O que é Nacional, também é bom.
"Ganhar em Bolsa" de Fernando Braga Matos, Editora - D. Quixote

CumPrim/
AquilinoVale

No "Ganhar em bolsa", em parte é que o autor trata esta problemática?

Obrigado.

O "livro/autor", ... dá-nos uma panorâmica geral, já o li há algum tempo, não o tenho comigo, ... e achei uma boa leitura e interessante.

CumPrim/
AquilinoVale

Registado: 29/11/2007 2:04

por Ulisses Pereira » 27/2/2009 13:18

Pinzio, se falas em relação ao índice em si, ele vai sofrer com cada ajuste dos dividendos. Os futuros é que já descontam esses dividendos previsíveis.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por LTCM » 27/2/2009 11:19

aquilino.vale Escreveu:Já agora e na sequência, ...

...O que é Nacional, também é bom.
"Ganhar em Bolsa" de Fernando Braga Matos, Editora - D. Quixote

CumPrim/
AquilinoVale

No "Ganhar em bolsa", em parte é que o autor trata esta problemática?

Obrigado.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Bull

por tiagopt2 » 27/2/2009 4:38

PINZIO Escreveu:a 6550 ou 6800 para mim numa visão a medio prazo.
Mas não vislumbro nada disso pelo contrario, veremos a reacção aos dividendos q este ano ainda são elevados nalgumas empresas a niveis % basta ver a PTC 10% ....teremos tb q ter tb em conta o peso dessas empresas no Psi e o desconto q tal originar.
Uma pergunta qual é o desconto no Psi dos dividendos? os futuros desde q liquidos permitem essas contas(tendo em conta tb a taxa de juro) por cá não dá....

Quando falas em desconto, referes-te ao ajuste que o PSI vai sofrer?
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

Bull

por ASLPINZIO » 26/2/2009 19:55

a 6550 ou 6800 para mim numa visão a medio prazo.
Mas não vislumbro nada disso pelo contrario, veremos a reacção aos dividendos q este ano ainda são elevados nalgumas empresas a niveis % basta ver a PTC 10% ....teremos tb q ter tb em conta o peso dessas empresas no Psi e o desconto q tal originar.
Uma pergunta qual é o desconto no Psi dos dividendos? os futuros desde q liquidos permitem essas contas(tendo em conta tb a taxa de juro) por cá não dá....

Registado: 20/5/2008 10:14

por Ulisses Pereira » 26/2/2009 17:14

Tio Patinhas, depende muito. Por vezes até é positivo ver subidas com volume escasso. Normalmente não o é, é verdade. Mas depende de tantos factores que é difícil para mim descrevê-los aqui.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por tiopatinhas » 26/2/2009 15:59

Posso estar errado mas, esta subida, na banca então é fortíssima, está a ser feita com pouco volume... :roll: logo, as quedas vão ser fortes um dia destes :roll:
Ulisses, as divergências volumes/cotações para ti têm algum significado :?:

Registado: 17/3/2005 14:58

por Ulisses Pereira » 26/2/2009 13:47

Aqui fica mais uma actualização dos gráficos do PSI, num dia em que há uma reacção natural quando nos aproximámos dos mínimos.

Nada de novo na "big picture".

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (36.56 KiB) Visualizado 5909 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (43.72 KiB) Visualizado 5898 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (28.93 KiB) Visualizado 5900 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rsacramento » 25/2/2009 16:52

Ulisses Pereira Escreveu:Aí é mais difícil, a menos que estejamos a falar em reforços em prazos mais curtos (alguns intradiários), Quanto à história dos terços, não concordo nada. Talvez por ser agnóstico.

Um abraço,
Ulisses

:)

Registado: 29/11/2007 12:50

por Ulisses Pereira » 25/2/2009 16:48

Aí é mais difícil, a menos que estejamos a falar em reforços em prazos mais curtos (alguns intradiários), Quanto à história dos terços, não concordo nada. Talvez por ser agnóstico.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Karra, smog63 e 57 visitantes