Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rsacramento » 25/2/2009 16:37

este departamento dos acrescentos é muito interessante

confesso que já li o cem a dissertar sobre o optimal f e correlacionados, mas pouco retive

creio que quando crescer vou ter de investigar bem a coisa, pois será (mais) uma ferramenta bem valiosa

já agora, Ulisses, creio que não chegaste a responder-me sobre o caso do swing: aí a coisa já não pode ser bem assim, pois não? e quanto à ideia dos terços, tens alguma opinião?

Registado: 29/11/2007 12:50

por Ulisses Pereira » 25/2/2009 15:25

Sim, António.

Em algumas situações excepcionais pode fazer. Imagina que compras num "breakout" (um pouco acima da resist~encia), a acção faz um "pull back" até à resist~encia quebrada, pode ser interessante esse reforço. De outra forma, reforçar posições perdedoras costuma ser uma má opção.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por bp1511 » 25/2/2009 15:22

Ulisses Pereira Escreveu:money, imagina a base do trângulo e o seu vértice. Entre eles decorre algum tempo. Se, antes de 3/4 desse período não houver uma ruptura, essa mesma ruptura deixa de ter significado.

rsacramento, pode não ser tão pouco relevante assim. Se pensares em algo como 40+30+20+10, os reforços posteriores têm algum peso.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses estou a achar interessante este assunto.

Agora, deixa-me fazer-te esta pergunta ao contrário,
ou seja, compras por exemplo hoje 10% da EDP, cai até aos 2,06 reforças com 20% e por aí fora...

Faz sentido ou não?

Registado: 29/11/2007 2:19

por Antonio Vieira » 25/2/2009 15:12

Ulisses, achas por ex que 40+30+20+10 pode ser ideal?

Estou a pensar em position e quando uma tendencia estiver definida.

Obrigado e cumpr

Registado: 26/4/2003 21:51

por Ulisses Pereira » 25/2/2009 14:52

money, imagina a base do trângulo e o seu vértice. Entre eles decorre algum tempo. Se, antes de 3/4 desse período não houver uma ruptura, essa mesma ruptura deixa de ter significado.

rsacramento, pode não ser tão pouco relevante assim. Se pensares em algo como 40+30+20+10, os reforços posteriores têm algum peso.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rsacramento » 25/2/2009 14:13

rsacramento Escreveu:Colocada: 1/2/2009 21:25 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

procurando ser coerente tenho de dizer que, para mim, a validade deste padrão já expirou

isto não obsta a que possa quebrá-lo, obviamente; contudo daí não extrapolarei qualquer conclusão como se duma activação se tratasse

isto, e sobretudo isto

por money greedy » 25/2/2009 14:06

Pois, isso foi o que pensei primeiro, mas três quartos de quê? Lol. Tou assim tão mal?

Desculpa lá o massacre :D

Registado: 22/1/2009 17:52

por rsacramento » 25/2/2009 14:04

Ulisses Pereira Escreveu:rsacramento, a ideia é que quando constróis uma posição de acordo com a tendência, tens que começar com uma base grande, de forma a que quando vais acumulando nessa posição, o preço mais relevante seja o da entrada. Se começas com a pirâmide invertida (abrindo uma posição inicial pequena face ao total que desejas para essa posição) o teu preço mais relevante vai ser o dos últimos reforços, o que contraria a lógica deste género de estratégia e pode por em causa uma entrada inicial com bom "timing".
(...)

Um abraço,
Ulisses

quanto melhor o preço de entrada, melhor - faz todo o sentido (donde alocar a esse momento a maioria da fatia do capital destinado a esta trade);

já agora, então para quê piramidar de todo, se os acrescentos pouco significado terão?

por outro lado, li no livro do murphy, mas a propósito de quebras de suportes/resistências, uma sugestão: entrar com um terço na antecipação, outro terço na ruptura e o resto no pullback

claro que aqui não estamos perante um movimento de tendência prolongado, mas mais de um swing

Ulisses: queres comentar?

por Ulisses Pereira » 25/2/2009 13:59

Ah, ok... realmente não era muito perceptível. Quando escrevi "3/4" deve ler-se "Três quartos". :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por money greedy » 25/2/2009 13:57

Lol. Devo tar a fazer uma pergunta mesmo burra, mas a que se refere 3/4? 3, 4 dias?

por Ulisses Pereira » 25/2/2009 13:54

Que explicação pretendes, Money? Faz parte de um dos axiomas da AT. No fundo, a partir daí o triângulo não se rompeu pela força de alguém mas porque "morreu de velho".

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por money greedy » 25/2/2009 13:53

"Tio Patinhas, esse triângulo de que falas, não se resolveu nos primeiros 3/4. Como tal, perdeu relevãncia." - Alguém me explica esta nuance técnica?

Obrigado.

por Ulisses Pereira » 25/2/2009 13:29

rsacramento, a ideia é que quando constróis uma posição de acordo com a tendência, tens que começar com uma base grande, de forma a que quando vais acumulando nessa posição, o preço mais relevante seja o da entrada. Se começas com a pirâmide invertida (abrindo uma posição inicial pequena face ao total que desejas para essa posição) o teu preço mais relevante vai ser o dos últimos reforços, o que contraria a lógica deste género de estratégia e pode por em causa uma entrada inicial com bom "timing".

Tio Patinhas, esse triângulo de que falas, não se resolveu nos primeiros 3/4. Como tal, perdeu relevãncia.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Aqui_Vale » 25/2/2009 12:29

LTCM Escreveu:
Antonio Vieira Escreveu:Pois é isso que muitas vezes falta gerir.O que sugeres para ler, estudar?

Pelo menos as páginas 1025 a 1033, do New Trading Systems and Methods.

Sim eu sei, ninguém pediu a minha opinião. :mrgreen:

Já agora e na sequência, ...

...O que é Nacional, também é bom.
"Ganhar em Bolsa" de Fernando Braga Matos, Editora - D. Quixote

CumPrim/
AquilinoVale

Registado: 29/11/2007 2:04

por LTCM » 25/2/2009 1:04

Antonio Vieira Escreveu:Pois é isso que muitas vezes falta gerir.O que sugeres para ler, estudar?

Pelo menos as páginas 1025 a 1033, do New Trading Systems and Methods.

Sim eu sei, ninguém pediu a minha opinião. :mrgreen:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por tiopatinhas » 25/2/2009 0:51

Parece-me que existiu um corte em baixa de um triângulo que se desenhou :roll: Confirmam :?:
A existir ele trará o Psi para níveis perto dos mais ou menos 4 250 pontos :roll: Será :roll: :roll:

Registado: 17/3/2005 14:58

por Antonio Vieira » 24/2/2009 15:36

Pois é isso que muitas vezes falta gerir.O que sugeres para ler, estudar?

por rsacramento » 24/2/2009 15:35

Ulisses Pereira Escreveu:Num "Bull Market" (e não no início, porque no início nunca sabemos que é um "Bull Market") a estratégia de reforço das posições ganhadoras é correcta, através de pirâmides. O que é importante é que a base da pirâmide seja maior e os reforços vão sendo cada vez mais pequenos. Como tal, se quer abrir uma posição numa acção, começar com 30% (do total da posição que quer abrir) é curto.

Um abraço,
Ulisses

podes desenvolver a ideia das pirâmides um bocadinho mais?

por Ulisses Pereira » 24/2/2009 15:15

Num "Bull Market" (e não no início, porque no início nunca sabemos que é um "Bull Market") a estratégia de reforço das posições ganhadoras é correcta, através de pirâmides. O que é importante é que a base da pirâmide seja maior e os reforços vão sendo cada vez mais pequenos. Como tal, se quer abrir uma posição numa acção, começar com 30% (do total da posição que quer abrir) é curto.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Antonio Vieira » 24/2/2009 15:08

Ulisses, sei que ainda é cedo para abordar esta questão, mas quando surgir um Bull é muito importante a questão do money management.

Pessoalmente sinto dificuldade em gerir essa variavel. Costumo entrar com 30% e ir reforçando à medida que a posição é ganhadora, embora em muitas alturas perdi excelentes negocios, uma vez que a estrategia estava correcta mas como a posição era muito elevada, a ansiedade atraiçoava-me.

Tens alguma sugestão, ou experiencia pessoal que queiras demonstrar?

Obrigado desde já e cumpr

por tiagopt2 » 24/2/2009 14:58

A quebra da LTa de médio prazo foi mesmo avassaladora...
Se dúvidas houvessem do seu valor enquanto referência, penso que ficaram dissipadas nos últimos dias
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por Ulisses Pereira » 24/2/2009 12:44

Apenas para actualizar os gráficos numa altura em que o PSI está a menos de 100 pontos do seu fecho mais baixo dos últimos 5 anos.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (36.56 KiB) Visualizado 5597 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (43.72 KiB) Visualizado 5600 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (26.56 KiB) Visualizado 5600 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Aqui_Vale » 23/2/2009 19:22

fitas Escreveu:Caro Ulisses, não saímos tão depressa desta tua análise.
Bem queria.. bem queria, mas nada.
Mas um comentário, deu-me que pensar... mínimos de 5 anos. :roll:
Interessante, que à 1 hora, se tanto, estive a falar com alguém entendido nesta área, e a conversa foi mesmo esta, que ciclicamente, 4 em 4 anos, ocorre uma situação destas, embora esta seja muito fora do normal. :mrgreen:
O mercado costuma antecipar a tendência com 6 meses, a melhoria espera-se para o 3/4 trimestre. :roll:
Que achas?

Bom carnaval.

Fitas

Os Ciclos Económicos estão cientificamente provados e comprovados.

Talvez isto ajude: OS CICLOS ECONÓMICOS e a TEORIA das CINCO TRANSFORMAÇÕES, de Sérgio Domingues - Editora Gradiva.

CumPrim/
AquilinoVale

Registado: 29/11/2007 2:04

por artista_ » 23/2/2009 14:54

Acho que nem o Ulisses nem ninguém sabe, embora se possam fazer prognósticos... mas como dizia o outro eram só o fim do jogo! :mrgreen:

Enquanto os mercados não fizerem novos mínimos parece-me sempre melhor do que se os fizerem. De qualquer forma tudo isto é para observar do lado de fora...

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ulisses Pereira » 23/2/2009 14:50

Fitas , quem disse isso da melhoria? O ano passado muitos previam que fosse seste ano, este ano ouves falar em 3º trimestre, outros em 2010, outros em 2011. Não vás por aí, porque é bem mais fácil - por via do comportamento em Bolsa - perceberes quando a recuperação chegará do que por via das previsões marcoeconómicas.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Mar58 e 44 visitantes