Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Entrevista a The Mechanic!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tonirai » 13/2/2009 14:05

Ora aqui está uma entrevista que eu esperava há muito tempo, muito bem, parabéns a ambos :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

por tiagopt2 » 13/2/2009 14:02

5 estrelas, Ulisses e Mech :clap:
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

Entrevista a The Mechanic!

por Ulisses Pereira » 13/2/2009 13:44

Não tivemos qualquer dúvida sobre quem seria o nosso entrevistado nesta nova série de entrevistas aos participantes do Caldeirão. The Mechanic é um dos nicks incontornáveis no Caldeirão com um sentido de humor notável capaz de nos arrancar uma boa gargalhada mesmo nos dias mais cinzentos.

É curioso observar que, no início, era apenas alguém que mandava umas piadas e hoje, uns anitos depois, já se embrenha nas discussões sobre os mercados, com conhecimento deles e daquilo que os move, mas sempre sem perder o seu humor.

Eu acredito que um dia alguém vá descobrir esta pérola do humor português que temos no Caldeirão...


Ulisses: Há quantos anos negoceias em bolsa?

The Mechanic: Estávamos em 1934 e o mundo estava em convulsão e ...bom,mas pra falar a verdade,foi um bocado mais tarde. Acho que, por volta de 1999 dei os primeiros tiros nos pés mas, mais a sério, desde 2002 .

Ulisses: Recordas-te dos teus primeiros dias como investidor e o teu primeiro negócio?

The Mechanic: Vagamente. Tudo começou numa das fases de privatização da EDP, quando o meu cunhado me veio dizer algo que soou como " descobri a pólvora" por palavras como "isto é matemático...um gajo nunca perde. Compras na Privatização e depois vendes com lucro! É como roubar doces a meninos!". E lá fui eu pedir acções em meu nome e dos meus pais ( pra ganhar mais , que eu não era parvo!). Vendi as acções dos meus pais com parco lucro e as minhas acho até que perdi um mês de salário na altura. Deixei de negociar por uns tempos e prometi a mim mesmo, numa dessas noites, sair com o meu carro e, na calada, esmagar o meu cunhado contra uma parede de betão, fugindo antes que alguem me visse...

Ulisses: Este humor absolutamente contagiante que marcam a tua presença no Caldeirão também é a tua marca na “vida real”, fora do Caldeirão?

The Mechanic: Eu tenho costela Alentejana; tenho uma familia que faz da comunicação através do sarcasmo uma arte e um gajo tem mesmo de se desenrascar entre eles ou passa a vida a ser "gozado".
Na "vida real" sou uma pessoa bem humorada que sabe relativizar as coisas na vida, mas não ando sempre a "dizer piadas", antes pelo contrário. Não sou uma pessoa "de riso fácil". Sou como qualquer outra pessoa. Nem tudo me dá piada e até nem gosto de falar com pessoas que não conseguem manter uma conversa séria e dizem piadas por tudo e por nada e estão sempre a rir. Esses são como aqueles da piada das hienas: vivem nos confins de Africa, comem carne podre,só tem sexo uma vez por ano...riem de quê !?

Ulisses: Por que é que tanta gente perde dinheiro nos mercados?

The Mechanic: Porque a maior parte das pessoas não domina os Mercados. E não dominam porque os Mercados não são domináveis.
Negociar na Bolsa não é uma ciência exacta. Como tal, nunca iremos dominar o suficiente para daí retirar o que ambicionamos retirar. Quando a ilusão passa, ficam os que souberam aprender com os erros o suficiente pra lucrar ao fim de cada ano. E desses, uns lucram mais, outros lucram menos.
Negociar Bull Market não tem nada a ver com negociar Bear Market, que não tem nada a ver com negociar periodos de pura lateralização.
E tem de ser ter paciencia e um grande domínio sobre os instrumentos financeiros ao dispor dos intervenientes. E tem de ser ser investidor umas vezes e especulador puro noutras.

Os Mercados são altamente instáveis com mudanças constantes. O método que me permitia ganhar dinheiro o ano passado pode este ano dar-me prejuizo.

Temos, acima de tudo, de nos sabermos adaptar a uma actividade muito dinâmica...

Ulisses: Recordas-te de como te sentiste depois do pior negócio da sua vida? E depois do melhor?

The Mechanic : O pior e o melhor negocio foram proporcionais (muitas vezes são) ao risco que tomei na altura .

O pior acho que foi logo no inicio em 2002/2003 ,uma acção qualquer do Nasdaq , já nem me lembro embora esteja nos meus registos de operações. Daqueles negócios de entrar com um bom dinheiro e depois, durante a noite, vir uma má noticia qualquer e tirar logo o sono a um gajo por já saber que no dia a seguir está lixado.

Prefiro no entanto falar de um negócio negativo que me marcou como investidor e que foi a compra de um Fundo de Investimento " AF Japão". Comprei nos primeiros tempos de "negociante" porque os "profissionais" do Banco me aconselharam ser "um investimento seguro cuja retabilidade anual, patati-patatá". Comprei a 3,94 e, passado ano e meio, vendi a 3,17 perdendo perto de 2 500 Euros. A quantia aqui não é importante; importante foi a desilusão com o sistema, foi o eu ter pensado "mas se isto é tudo o que os profissionais conseguem fazer por mim, eu concerteza que consigo fazer melhor ..." e, a partir daí, foi procurar corretora e fazer-me à vida, senhor das minhas decisões .

Positivamente, lembro-me de uma subida em Junho de 2007 (mesmo antes do inicio da queda ) do BCP ainda durante a luta pelo controlo do Banco, em que entrei com todo o dinheiro que tinha ( na altura até escrevi no Caldeirão que tinha ido "all in" e era verdade ) saindo a 4,12 com uma bela valorização.
Sou adepto de "por os ovos em vários cestos" para gestão do risco mas um "all in" (que não é tão facil como parece , a não ser que seja pouquinho dinheiro )que resulta em quase um ano de "ordenado" é de deixar uma pessoa eufórica.


Ulisses: Profissionalmente, qual é a tua ocupação?

The Mechanic: No meu ultimo recibo de vencimento diz " Director de Hotel", mas eu já trabalhei em tanta coisa que não me consigo definir ( al como o faz um "Eng." ou um "Arq." que por vezes até no B.I. metem o titulo, tal é a identificação...) .

Ulisses: Quando consegues fugir do trabalho e do teu PC, o que fazes?

The Mechanic: Gosto muito de passar tempos com os meus dois miúdos. São eles que me dão vida e realizo-me ao vê-los crescer felizes e saudáveis. Mas gosto muito de ler, ver cinema , ver futebol,ouvir musica, viajar...

Ulisses:
Podes dizer-me o livro, o filme e a música da tua vida?

The Mechanic:
Filme : " An Officer and a Gentleman" - ( Richard Gere e Debra Winger numa "história pra gajas" , mas que revela muito sobre a descoberta de um sentido para a vida, a formação do carácter, a aquisição de princípios) e eu tinha uns 18 anos na altura e aquilo pareceu-me bem.
Musica : "Sultans of Swing" dos Dire Straits (gosto daquela sonoridade da guitarra do Mark Knofler e, inexplicavelmente, a musica faz-me sentir bem e mais feliz (??... ) )
Livro : Não consigo destacar um Livro , uma vez que sou ávido consumidor de literatura.
Na juventude, a obra de Emilio Salgari marcou-me bastante ; fez-me viajar pelo seu imaginário riquissimo. Adoro o "História de Portugal " do Prof.José Hermano Saraiva (aprende-se tanto sobre como são os Portugueses, ao apercebermo-nos como foi o nosso passado ) e, depois de ler 50 vezes, ainda hoje me desmancho a rir com um livrinho, cujas folhas se começam a soltar , chamado " História de Portugal em Disparates" .

Ulisses: Qual é a maior ilusão do mercado?

The Mechanic: É fazer-nos crer que já sabemos o suficiente pra ter domínio sobre o seu rumo. As variantes são tantas que andamos sempre a aprender .
Quanto mais soubermos sobre os mercados e sobre as ferramentas ao nosso dispor, melhor. Mas isso não quer dizer que já saibamos o suficiente. A Bolsa pode ser monetariamente compensadora, mas exige muito trabalho.

Ulisses: Quais são os principais erros que costumam cometer os investidores e que os levam a perder dinheiro em Bolsa?

The Mechanic: Não terem um Trading Plan e deixarem-se levar pelo lado emocional de uma actividade que deve ser 95% racional .

Ulisses: O que é fatal para um investidor: o medo ou a ganância?

The Mechanic : Ambos são aspectos extremos do factor Risco. Ambos implicam emocionalidade no Trading. E quando essa emocionalidade ultrapassa os tais 5% torna-se perigosa para o trading pois sai do papel e passa o dominio do irracional. Aí decerto que inumeras razões surgirão para justificar o porquê de "o negocio não estar a ir para o lado que queremos".
Embora por vezes surjam ocasiões que que nos levam a tal , por exemplo um "all in", temos de ser disciplinados o suficiente pra saber que os extremos ( e a Ganância e o Medo tambem fazem falta na negociação!) podem ser muito úteis quando "controlados".

Ulisses: Quando acreditas que este “Bear Market” chegará ao fim?

The Mechanic: Quem sou eu pra aventar prazos, quando tantos especialistas o tentam fazer todos os dias. Eu acredito que tudo isto vai passar e que não é o "fim do mundo Financeiro, tal como o conhecemos" como por aí se apregoa. O impacto é ainda muito recente, mas contra-medidas estão a ser tomadas. Esse impacto abateu-se sobre aqueles que o originaram e esses intervenientes estão agora emparedados no seu próprio medo e a impedir/demorar uma recuperação que por si só não seria fácil.
Creio por isso que não podemos estar a apontar datas, mas que devemos antes olhar para os números. Quando as empresas começarem a mostrar números ou, pelo menos, outlooks positivos para o seu negócio, será talvez então a altura de deixar a atitude especulativa e passar a uma atitude de investimento.

Ulisses: O que é que te faz rir nos dias de hoje?

The Mechanic: Muita coisa...no mundo das Finanças, faz-me rir quando uma empresa dos EUA faz uso dos fundos de um Baillout para tentar salvar-se da bancarrota e continua a pagar prémios de produção principescos aos seus quadros.

Ulisses: Se fosses o “boss” do Caldeirão, o que mudarias?

The Mechanic : O Caldeirão nos moldes em que funciona, pelo publico e aceitação que tem em Portugal, pouco tem a melhorar. Gostava no entanto de ver AT/opinião mais assiduamente realizada pelo Ulisses /Marcoantonio ou alguém "oficializado/credibilizado". Sería, além de oportuno em termos negociais, educativo para muita gente que chega de novo não incorra no erro de ver qualquer um traçar uma linha num gráfico e pensar que " aquilo é a verdadeira AT ..."


Ulisses: Quem são as tuas grandes referências nos mercados?

The Mechanic : No inicio , quando se comecei a entrar em contacto com estes Fóruns na procura de informação, pessoas como o Pedro Miranda, Francisco Monjardino,Ulisses, Marcoantonio foram bastante importantes na descoberta da AT e da "bolsa". Depois, foram aparecendo pessoas que enriqueceram de sobremaneira os conhecimentos entretanto adquiridos. E foram tantos que enumerá-los todos é impossivel e até ingrato para alguns que não me lembre agora; no entanto posso referir que continuo a ler atentamente o que dizem pessoas como o Cem, o Arnie, Jaor,Jas, Trsm, nunofaustino, Incognitus, Cali,Elias, Enslaved, Artista, Clinico ,etc., etc., etc...porque todos eles vão também evoluindo com o tempo e partilhando desse conhecimento adquirido .


Ulisses: Para finalizar, que conselhos daria a alguém que está a dar os primeiros passos nos mercados?

The Mechanic: Antes de mais, que entrem com calma nos Mercados. Eles já cá estavam antes de nascermos e suspeito que por cá andarão depois de nós nos irmos. Façam uns trades depois de pensarem que já sabem o suficiente para os efectuarem e vejam os resultados. Comuniquem. Acho que a participação em fóruns sobre a especialidade é muito útil.
Vejam o que os outros fazem e procurem a vossa maneira de fazer melhor.
Escolham uma boa corretora;
Informem-se sobre os instrumentos de negociação que há;
Compreendam os instrumentos pra entrar longo e curto;
Aprendam AT (não vos indica o caminho, mas mostra-vos muitos dos caminhos existentes e, com tempo, até ajuda sobre qual deles escolher );
Procurem informação; estamos na Era da Informação e quem a ela tiver acesso à mais rápido será melhor sucedido.
Tenham um Plano de Trading (algo simples como "vou entrar a este valor, por estas razões e espero que atinja este valor para decidir vender ou colocar trailing stop; se não seguir este caminho, irei vender com prejuizo de x em tal valor, por estas razões" ) e executem-no sem pensar duas vezes.

E relativizem... isto é só dinheiro. Ás vezes ganha-se, outras perde-se. Não há aqui nenhum drama. Se se ganhar mais do que se perde, continua-se...e vice-versa.

Ulisses: Muito obrigado por esta entrevista. Espero que continues a fazer sorrir o Caldeirão por muitos anos! :)
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Ferreiratrade, hbsilva, J.f.vieira, JFDIL, KAWA, m-m, macau5m, malakas, Masterchief, MR32, Nuno V, nunorpsilva, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, rs521 e 185 visitantes