Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 5/2/2009 17:32

Não considero aquele triângulo simétrico como relevante, Bocciardi.

Sect, podes pesquisar em http://stockcharts.com/school/doku.php? ... on_to_cand

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por DC89 » 5/2/2009 17:17

Vinha pedir ao Ulisses ou a alguem que queira ajudar se me podiam ensinar sobre um assunto.
:oops:

Nunca soube entender o significado das figuras que aparecem nos graficos como doji e gragonfly doji, etc
se me podesse(podessem) explicar a funcinalidade de tais agradecia.
Ou entao indicar-me um site que explique isso.

Desde já agradecido.
Cumprimentos
Sect

Registado: 26/12/2007 15:50

por Bocciardi » 5/2/2009 17:16

Olá ulisses.

Este triângulo que se está a fechar, já identificado pelo rsacramento, em termos técnicos que significado tem?

Obrigado
Bocci

Registado: 17/1/2008 17:15

por Ulisses Pereira » 5/2/2009 16:44

Já não actualizo este tópico há vários dias porque, na verdade, não há nada de relevante para actualizar. O PSI continua no seu movimento de consolidação e nada de novo se pode concluir.

Por isso, mantenho completamente inalteradas as últimas análises feitas ao PSI. Continuamos à espera de sinais de força dos touros para mudarmos de fato. :)

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (36.48 KiB) Visualizado 7068 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (42.5 KiB) Visualizado 7077 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (25.73 KiB) Visualizado 7054 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

"price/book value"

por rufa » 4/2/2009 10:06

Metade das empresas vale em bolsa menos que o seu capital
A forte queda das acções ao longo dos últimos 12 meses atirou metade das empresas do principal índice da bolsa para um valor inferior ao capital dos accionistas. Uma avaliação que pode reflectir uma penalização excessiva das cotadas no actual contexto depressivo, mas também a dúvida dos investidores sobre o impacto da crise no balanço.
Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt
André Veríssimo
averissimo@mediafin.pt

A forte queda das acções ao longo dos últimos 12 meses atirou metade das empresas do principal índice da bolsa para um valor inferior ao capital dos accionistas. Uma avaliação que pode reflectir uma penalização excessiva das cotadas no actual contexto depressivo, mas também a dúvida dos investidores sobre o impacto da crise no balanço.

Warren Buffett, que construiu a maior fortuna do mundo comprando empresas em bolsa, elege a relação entre o valor de mercado de uma cotada e o seu valor contabilístico ou capital próprio como um dos principais indicadores para escolher os seus alvos. Este rácio, que em inglês dá pelo nome de "price/book value", analisa quantas vezes o valor em bolsa reflecte o montante que resulta da diferença entre os activos de uma empresa e o seu passivo.

Na prática, é o que sobraria para os accionistas caso a companhia abrisse falência naquele momento. Sempre que o rácio é inferior a um, significa que a empresa está a negociar abaixo do seu valor contabilístico.

Uma das utilidades deste indicador é verificar se as empresas estão a negociar a desconto ou a prémio. E, no actual contexto de incerteza, surge como o favorito dos investidores para comparar a avaliação de empresas dentro do mesmo sector, em detrimento da análise da relação entre o valor em bolsa e os lucros.

Seria talvez interessante termos os "price/book value" dos títulos do nosso PSI20.

Registado: 29/11/2007 12:52

por rsacramento » 3/2/2009 20:31

uma actualização:
Anexos
bear.png
bear.png (9.89 KiB) Visualizado 7617 vezes
psi.png
psi.png (11.56 KiB) Visualizado 7615 vezes

Registado: 29/11/2007 12:50

por Tojo » 30/1/2009 23:02

As principais praças norte-americanas encerraram em terreno negativo, com o Standard & Poor’s 500 a registar o pior Janeiro da sua história. A divulgação de novos resultados empresariais decepcionantes e a contracção do PIB norte-americano ao ritmo mais acelerado dos últimos 26 anos contribuíram para arrastar as bolsas dos EUA para o vermelho.

Incrivel como a nossa bolsinha está positivA 1,53% e o SP já vai com -9%. Cont a não perceber pq não ajustamos.

PS: estou fora desde Junho 2007

Registado: 8/1/2004 13:14

Psi20

por Clinico » 30/1/2009 22:35

Ulisses, eu estou absolutamente de acordo e percebi muito bem o que quiz dizer.

O meu comentário apenas quer dizer que, para mim, e segundo o que tenho lido de notícias económicas, as coisas ainda não chegaram ao estado horroso que fará iniciar discretamente o bull. Para mim ainda faltam muitas notícias más, no resultado das empresas, dos bancos, do desemprego etc etc e portanto ainda há muito para cair antes do levantar.

Mas isto não é pela AT nem AF, é só pelo feeling que as más notícias ainda estão longe de terminar...

Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por artista_ » 30/1/2009 21:24

Ulisses o problema e que muitos vêm na tua condição para inversão dos mercados uma previsão ou alvo a atingir... esta confusão é a mesma que alguém fez lá atrás!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ulisses Pereira » 30/1/2009 18:15

Alcagoitas, eu nunca referi qualquer alvo para este "Bear Market", por isso não acho que faça sentido dizer-se que eles têm uma perspectiva mais negra do que eu.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re: O meu olhar sobre o PSI20

por Alcagoitas » 30/1/2009 18:11

Ulisses Pereira Escreveu:Inicio aqui um novo tópico com a minha visão do PSI20. Para quem quiser consultar as quase 100 páginas do tópico anterior de 2008 pode fazê-lo em http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59839. Durante uns breves dias de férias que tirei, os touros asseguraram o controlo da situação no curto prazo, quebrando a ténue resistência dos 6300 pontos. Enquanto se mantiver acima dos 6300 pontos, o curto prazo está sob o domínio dos touros.

Naturalmente que, em termos de médio e longo prazo, a situação não se alterou. Vivemos um "Bear Market" e os touros têm ainda uma longo caminho pela frente para mostrarem que inverteram este cenário. O primeiro sinal dessa mudança seria a quebra da resistência horizontal na casa dos 7900 pontos e o sinal definitivo seria a quebra da fortíssima resistência dos 8900 pontos.

Para já, vamos ver até onde vai este domínio dos touros no curto prazo.

Um abraço,
Ulisses

Parece que os gajos do Carteira têm uma perspectiva bem mais negra que tu. Segundo os gajos o PSI 20 ainda vai ter que cair 37% até aos 4000 pontos!!!! Isto é loucura.... Só a Zon ainda vai cair mais de 80%. As únicas excepções só mesmo o BES e a Teixeira Duarte. Cá para mim ou têm uma bola de cristal ou andam a brincar com isto. Confiram mais em http://carteira.pt/2009/01/30/bolsa/acc ... -o-psi-20/

Registado: 6/12/2007 19:36

por money greedy » 30/1/2009 17:46

Também pode ser uma entrada de capitais estrangeiros ou não? Os famosos que supostamente fizeram o Psi dar autênticos tombos, o ano passado...

Só tenho pena de que não tenha havido com nenhuma acção que tenha! :(

Registado: 22/1/2009 17:52

por EuroVerde » 30/1/2009 17:42

Tojo Escreveu:Desculpem mas só tenho vontade de rir....e não me peçam explicações, pq elas não existem. Viram o fecho???

Vi.
Mas é ilógico. Se calhar fechou assim por falta de vendedores no último instante, não por compradores em excesso!

Hoje perdi 8% no Dexia. Vou ficar um tempo fora.

Registado: 29/11/2007 11:19

Mais um sprint à Bolt

por Pickbull » 30/1/2009 17:38

Hoje o PSI20 "terminou" às 1630 com uma variação de -0.30%.

Durante o lavar dos cestos(das 1630 às 1635), e qual Bolt qual quê, fechámos com +0.55%.

Há coisas fantásticas.

Registado: 23/1/2008 19:18

por Tojo » 30/1/2009 17:36

Desculpem mas só tenho vontade de rir....e não me peçam explicações, pq elas não existem. Viram o fecho???

Registado: 8/1/2004 13:14

por artista_ » 30/1/2009 14:12

EuroVerde Escreveu:Como tens certeza que já começaram a inversão?????

... ou não!

Descontrai que hoje já é sexta, já estou em modo de relax de fim-de-semana! :)

Não quero causar nenhum tipo de confusão, como tenho dito sempre nunca ninguém pode ter certezas nos mercados, neste a tendência até se mantém de queda logo!!!

Obviamente que não estava a falar a sério, nem na inversão do mercado nem em tudo o que está escrito nesse parágrafo... no resto da mensagem é tudo a sério! :mrgreen:

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por pjota » 30/1/2009 14:12

Como tens certeza que já começaram a inversão?????[/quote]

Acho que está relacionado com os canecos :wink:

Registado: 29/11/2007 12:03

por EuroVerde » 30/1/2009 13:36

artista Escreveu:
emanuelmfs Escreveu:eu vou já fazer a minha parte hoje à noite e apanhar uma bezana, porque depressão sem bezana não é depressão

Não me digas que também és daqueles que precisas de pretextos para beber uns canecos?! :mrgreen: :mrgreen:

Eu quando quero beber vou-me a eles e pronto! Deixa lá os mercados fora disto... :)

Quanto à inversão tenho a certeza que os mercados já iniciaram a sua recuperação, a Portucel vai valer 10 euros proximamente, o BCP vai finalmente ser opado (a pedido de muitos aqui no forum) e todos os membros da adminitração do BPN e do BPP vão ser presos... ou não! :mrgreen:

Abraços

artista

PS: Não quero que tirem conclusões precipitadas, ainda não bebi nada hoje...

Como tens certeza que já começaram a inversão?????

Registado: 29/11/2007 11:19

por artista_ » 30/1/2009 13:31

emanuelmfs Escreveu:eu vou já fazer a minha parte hoje à noite e apanhar uma bezana, porque depressão sem bezana não é depressão

Não me digas que também és daqueles que precisas de pretextos para beber uns canecos?! :mrgreen: :mrgreen:

Eu quando quero beber vou-me a eles e pronto! Deixa lá os mercados fora disto... :)

Quanto à inversão tenho a certeza que os mercados já iniciaram a sua recuperação, a Portucel vai valer 10 euros proximamente, o BCP vai finalmente ser opado (a pedido de muitos aqui no forum) e todos os membros da adminitração do BPN e do BPP vão ser presos... ou não! :mrgreen:

Abraços

artista

PS: Não quero que tirem conclusões precipitadas, ainda não bebi nada hoje...

por Ulisses Pereira » 30/1/2009 13:28

Por isso fico muito céptico com análises de Ats de índices considrando espaços de tempo curtos, i.e. "agora estamos a lateralizar": agora quando? há 1 mês? há 2? e isso tem significado na análise do médio-longo prazo?

Clínico, não posso falar pelos outros. Mas nas minhas análises faço quase sempre questão de diferenciar o curto, médio e longo prazo. Porque nenhum mercado sobe ou desce sem movimentos contra a tendência e o facto de estarmos num "Bear Market" não quer dizer que não haja períodos de semanas ou meses em que o mercado sobe.

Acreditas que os mercados vão continuar a cair porque a Economia continua a deteriorar-se. Aquilo que eu realcei é que, apesar do mercado não me ter dado ainda nenhum sinal de força e eu continuar do lado dos ursos, os mercados quando a inverterem a Economia estará ainda a deteriorar-se e o futuro parecerá muito negro.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por emanuelmfs » 30/1/2009 10:59

concordo com o exmo administrador. o fim do bear/início bull acontece tendencialmente quando menos se espera. quando se pensa que tão cedo não haverá inversão.

portanto deixo aqui um conselho (que, há semelhança com os price targets nao deve valer mt já que é de graça): vamos todos deixar de pensar que vai haver inversão definitiva e que o bull poderá estar à porta.

ao fim e ao cabo, parece-me que a única solução para a inversão dos mercados é mesmo deixarmo-nos cair na depressão. só aí eles recuperarão.

eu vou já fazer a minha parte hoje à noite e apanhar uma bezana, porque depressão sem bezana não é depressão
That's all folks

Registado: 29/11/2007 3:06

mercados

por Clinico » 30/1/2009 1:23

Estou de acordo e não tenho dúvidas que estamos num ressalto do Bear, isto porque a época dos resultados para este ano ainda nem começou.

O que me faz crer que ainda estamos longe do fundo do Psi e dos outros mercados, é a catadupa de péssimas notícias que se lêm todos os dias, as soluções de injecção de dinheiro que ainda se está a fazer e que, de acordo com os experts, não são suficientes, e o exemplo do que se passou e passa no Japão desde 1990.

Por isso fico muito céptico com análises de Ats de índices considrando espaços de tempo curtos, i.e. "agora estamos a lateralizar": agora quando? há 1 mês? há 2? e isso tem significado na análise do médio-longo prazo?

Digamos que esta diátribe deriva de eu estar ainda muito péssimista (de confiança em baixo) sobre a evolução dos mercados este primeiro semestre ou este ano mesmo.

Veja no tópico do DAX: triple bottom - vai ressaltar, é capaz de chegar aos 4600 ou 4800 - foi só na quarta, quinta foi-se o ressalto...amanha nem faço a míniuma ideia para onde vai...

Abraço
Clínico

Re: mercados

por artista_ » 29/1/2009 23:45

Clinico Escreveu:Independentemente dos sinais de AT, enquanto o desemprego não começar a diminuir e o enorme problema da banca for solucionado, enquanto não começarem a aparecer os primeiros resultados das empresas que superem a dos analistas de uma forma consistente, enquanto os preços das casas estiverem a cair, não vejo nem vislumbro uma paragem do Bear.

Olá Clinico, quais sinais da AT? no curto prazo a tendência é lateral/alta mas os bear markets têm muitas situações destas pelo meio sem confirmarem a inversão... quando isso vai acontecer não sei, mas se quando acontecer, como disse o Ulisses, vai haver muitos problemas nas economias para os quais poucos vêm soluções!

Abraço

artista

por deepo » 29/1/2009 23:14

Marco,

Estou esclarecido.

Realmente há empresas que têm um volume "redículo"... :mrgreen:

Lembro-me de ter feito uma pipa de massa com a Reditus em 2004( se não estouem erro) e agora é o que se vê.

Bom, andei afastado daqui e dos mercados durante cerca de três anos, por isso não sei o que se passou nesse período.

Obrigado.
Nós iremos prevalecer.

Registado: 29/11/2007 2:52

mercados

por Clinico » 29/1/2009 23:09

Apesar dos mercados anteciparem em 6 meses a recuperação das economias, não vejo que isso possa acontecer para já.
Independentemente dos sinais de AT, enquanto o desemprego não começar a diminuir e o enorme problema da banca for solucionado, enquanto não começarem a aparecer os primeiros resultados das empresas que superem a dos analistas de uma forma consistente, enquanto os preços das casas estiverem a cair, não vejo nem vislumbro uma paragem do Bear.

Como muitos já têm dito, o S&P e o Dax ainda têm que vir cá baixo fazer mínimos-mínimos...

Abraços
Clinico

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, OCTAMA, PAULOJOAO e 53 visitantes