Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mr Pontes O homem é imparável!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Dwer » 9/3/2009 21:56

....
Anexos
PorqueNoTeCallas.jpg
PorqueNoTeCallas.jpg (22.86 KiB) Visualizado 5639 vezes
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por The Mechanic » 9/3/2009 21:49

Mr Pontes
Mr Pontes: Sonaecom: Obrigado amigos(?)!!!! Desde final de 2008 que recomendei comprar Sonaecom e vender PT!! Ganhei a todos os analistas...mais uma vez!!
Recomendei no final de 2008 comprar Sonaecom, porque os Resultados seriam positivos, sobretudo com a discriminação positiva da terminação móvel, e da sólida posição financeira. Hoje, os resultados confirmaram que eu tinha toda a razão!!! Mas, curioso, todos os amigos (?) se esqueceram. Mas eu estou aqui para recordar!! A propósito, recomendei também vender PT, que tem caído a conta gotas...um pouco mais grossas agora....A todos muito e muito obrigado (?), pelo reconhecimento (?)!! E aprendam pela n-ésima vez: nunca fui, não sou, e não serei manipulador. Estou aqui apenas para dizer toda a verdade dos títulos. E, depois, espero pelos resultados para me testar a mim mesmo. O teste aí está! E fui totalmente vencedor, porque me antecipei à verdade dos números, contra todos os analistas do mercado, que antecipavam resultados negativos na Sonaecom. Mais uma vez, fui o melhor de todos os analistas, e desta vez derrotei-os de forma humilhante para eles. A propósito de PT: não há mesmo dinheiro para pagar a indemnização à Zon para disponibilizar o TVI 24 no MEO (PT). Entendo, será a debandada generalizada dos clientes MEO. MEO que encantou o país com a publicidade do Patinhas e do Pateta, e que agora mostra que é patinhas por não gastar dinheiro com o TVI 24, e faz de patetas todos os que aderiram ao MEO.

...( !! )

Imagem

...

...?

"...PORQUE NO TE CALLAS ..!?"

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Dwer » 9/3/2009 21:46

mnfv Escreveu:Mr Pontes
Mr Pontes: Sonaecom: Obrigado amigos(?)!!!! Desde final de 2008 que recomendei comprar Sonaecom e vender PT!! Ganhei a todos os analistas...mais uma vez!!
Recomendei no final de 2008 comprar Sonaecom, porque os Resultados seriam positivos, sobretudo com a discriminação positiva da terminação móvel, e da sólida posição financeira. Hoje, os resultados confirmaram que eu tinha toda a razão!!! Mas, curioso, todos os amigos (?) se esqueceram. Mas eu estou aqui para recordar!! A propósito, recomendei também vender PT, que tem caído a conta gotas...um pouco mais grossas agora....A todos muito e muito obrigado (?), pelo reconhecimento (?)!! E aprendam pela n-ésima vez: nunca fui, não sou, e não serei manipulador. Estou aqui apenas para dizer toda a verdade dos títulos. E, depois, espero pelos resultados para me testar a mim mesmo. O teste aí está! E fui totalmente vencedor, porque me antecipei à verdade dos números, contra todos os analistas do mercado, que antecipavam resultados negativos na Sonaecom. Mais uma vez, fui o melhor de todos os analistas, e desta vez derrotei-os de forma humilhante para eles. A propósito de PT: não há mesmo dinheiro para pagar a indemnização à Zon para disponibilizar o TVI 24 no MEO (PT). Entendo, será a debandada generalizada dos clientes MEO. MEO que encantou o país com a publicidade do Patinhas e do Pateta, e que agora mostra que é patinhas por não gastar dinheiro com o TVI 24, e faz de patetas todos os que aderiram ao MEO.

Mas quem é que quer ver a TVI 24? Ou a TVI, simplesmente?
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por MNFV » 9/3/2009 21:38

Mr Pontes

Registado: 28/12/2007 17:02

por bp1511 » 9/2/2009 11:40

Mr Pontes
Mr Pontes: Semapa: Downgrade pela participação de cerca 76% na Portucel, actualmente desvalorizada.

Descida do target da Semapa de 12,83 € para 9,947 €. Recomendação: Manter

Pela avaliação em baixa na Portucel, revejo também o target da Semapa, que detém cerca de 76% da Portucel.
Quando efectuei a anterior avaliação da Semapa em 12,83 €, a Portucel estava a cerca de 2,05 €. Assim, a Semapa tem a Portucel actualmente desvalorizada em cerca de 341 M€ (de 76% de acções da Portucel, ou sejam cerca de 583 milhões de acções detidas da Portucel, que desvalorizaram cerca de 0,585 € - de 2,05 € para os actuais 1,465 € - desde a minha última avaliação, para a actualidade, o que dá os 341 M€). Assim, menos 341 M€ de valorização na participada Portucel, dá menos 2,883 € por acção da Semapa (341 M€/118,3 milhões de acções do capital da Semapa), pelo que o meu novo target da Semapa é agora de 9,947 € (12,83-2,883).
E, assim, face à cotação de fecho de 6ª feira passada que foi de 6,10 €, a Semapa tem agora um potencial de valorização de 63% face ao meu target.

E incluindo ainda o risco substancial da participada Portucel em 2009, que poderá desvalorizar ainda mais, a minha recomendação para a Semapa é: MANTER.

Registado: 29/11/2007 2:19

por bp1511 » 9/2/2009 11:37

Mr Pontes
Mr Pontes: Portucel: Redução na procura, redução dos preços, maior oferta na América Latina, e maior concorrência do Brasil com moeda desvalorizada, penalizarão Portucel em 2009.

Downgrade de 3,18 € para 1,691 €. Reduzir.

Os Resultados dos três meses do 4º Trimestre de 2008 da Portucel, foram fracos, de apenas 13,8 M€ (131,1 M€ no ano de 2008, à média por trimestre de 32,78 M€).
E este decréscimo muito significativo, é a perspectiva melhor do que será 2009 para a Portucel: um ano muito dificil, de baixos resultados.

Muitos são os factores negativos actuais:
- redução da procura de papel,
- maior concorrência de produtores sul-americanos, que se refletirão sobretudo em menos vendas da Portucel para o importante mercado dos EUA,
- a desvalorização do Real brasileiro que favorece as exportações do Brasil para os EUA e outros mercados onde a Portucel actua,
- o próprio aumento de capacidade de produção de papel da Portucel com a nova fábrica de Setubal num momento dificil dos mercados externos, que será inaugurada no principio do 2º semestre de 2009, e consequente aumento da dívida liquida, para quase o triplo do que era em 2007 (está actualmente em 459,6 M€).

Haverá algumas vantagens em 2009, mas de muito menor impacto:
- a dimunuição do custo das matérias primas,
- o maior valor acrescentado na produção de papel versus pasta.

O book value da Portucel está em 1,39 €, e os resultados futuros acrescem mais 0,301 €, pelo que defino o meu novo target de 1,691 €, em muito forte downgrade (-47%) dos meus anteriores 3,18 €.

Recomendação: Reduzir, pois tem apenas um potencial de subida de 15% face ao preço de fecho de 6ª feira passada, e o risco aumenta muito considerávelmente em 2009, e também do perspectivável para 2010.

por bp1511 » 6/2/2009 17:46

Mr Pontes
Mr Pontes: ZON: Comprou quase 15 milhões de acções próprias à média de 6,48 €, agora a 4 € já tem pouco dinheiro;

Divida disparou de 361 M€ para 500 M€ nos útimos 4 meses.

Zon Mobile muito abaixo minha previsão; Downgrade de 3,772 € para 3,722 €. VENDER

A noticia de que a ZON já não tem capacidade para comprar os 10% de acções próprias a que se propôs, é má para a cotação do título, pois era esse factor que a colocava com maior sustentabilidade na actual cotação. E o preocupante, é que a empresa já adquiriu quase 15 milhões de acções próprias à média de 6,48 €, e agora que a cotação está muito mais baixa, falta-lhe o dinheiro.

Negativo é também o disparo da dívida em 38% em apenas 4 meses: de 361 M€ para 500 M€ de 3ºT/08, para final de Janeiro/09. E o negocio do Zon Mobile não está a correr bem, pois com tanta promoção de ópera na TV, apenas angariou 7 mil clientes. E é aqui que está o problema que origina o meu ligeiro downgrade de 0,05 €, de 3,772 € para 3,722 €, é que eu projectei que a ZON viesse a atingir os 400 mil clientes no futuro, o que agora se antecipa de irrealista.

Recordo outro factor muito negativo na ZON: tem os estatutos blindados, pois quem compre mais de 10% do capital, fica limitado a 10% de direitos de voto, o que retira atratividade ao titulo.

A minha recomendação mantêm-se, mas agora ainda mais reforçada: VENDER

Reveja a minha análise da Zon de à cerca de 3 semanas atrás: Mr Pontes: ZON: Estatutos BLOQUEADOS, e CGD, reduzem quase a ZERO cenários de consolidação.

Compra de acções próprias (à média de 6,488 € cada, de 4,61% do capital até 3ºT/08!!) é FORTE ERRO.

Quadruple play reduz margens. Target: 3,772 €.

VENDER A Zon opera actualmente o designado quadruple play, com os negócios de Televisão por subscrição (cabo e satélite), internet de banda larga, telefone de voz fixa, telefone de voz móvel, a que acrescenta um negócio complementar de exploração de 213 salas de cinema Lusomundo ao longo do país.

Os Resultados Líquidos dos primeiros 9 meses de 2008 (09M/08) foram de 50,9 M€, mas desde logo com uma particularidade NEGATIVA: é que os Resultados Liquidos apenas dos 3 meses do 3ºT/08 foram de apenas 9,7 M€, ou seja representaram APENAS 19% dos Resultados dos nove meses de 2008 quando representam 33,33% do tempo (3 meses/9 meses).

Portanto aqui uma primeira preocupação:

Os resultados da Zon apresentaram uma FORTE desaceleração no 3º Trimestre de 2008.

Porque aconteceu a desaceleração?

Simples: os custos financeiros liquidos dispararam, tendo custado 13,3 M€ só no 3ºT/2008, quando tinham custado apenas 4,1 M€ nos SEIS meses de 06M/08. Os motivos deveram-se ao aumento da dívida (era 361,1 M€ no 3ºT/08), e à correcção da avaliação das participações recentes da TVTel e Parfitel (neste caso de -4 M€ não recorrentes). Ou seja, mesmo retirando o efeito desses 4 M€ não recorrentes da TVTel e Parfitel, mantêm-se uma degradação dos Resultados do 3ºT/08, que assim passam ajustadamente para 25% do Resultado Liquido no 3ºT/08 face aos 9 meses de 2008, versus 33,33% do tempo passado (3/9) nos nove meses de 2008.
A Parfitel, que tem uma base de 164 mil clientes de Tv por subscrição, foi adquirida por 60 M€ a ....Joe Berardo, que é simultâneamente accionista da Zon (com pouco mais de 4% do capital). A dívida líquida estava em 361,1 M€ no final do 3ºT/08, em aumento sobretudo por um financiamento de equity swap, para financiar a compra de acções próprias que a empresa se comprometeu fazer até 10% do capital. Esse financiamento do equity swap já ía em 77,9 M€.

Esta situação é, para mim, INTOLERÁVEL, que a empresa se esteja a endividar para comprar...acções próprias!!!

E repare-se que ainda vai a meio do percurso: no final de Setembro de 2008 já ia com 4,16% de acções próprias, e à data actual ainda vai em 4,63%. E pior, tinha no 3ºT/08 os 4,16% de acções próprias adquiridas, ou sejam 12,87 milhões de acções por 83,4 M€, o que dá um valor de compra à média de 6,488 € (!!!), o que à cotação actual de 4,00 €, quer dizer que pôs para o lixo 31 M€(na óptica de todos os accionistas actuais, não dos felizardos que as venderam a esse preço ou superior).

Ora, mais dois problemas aqui:

1º ser, para mim, inadmissivel que se esteja a endividar para comprar acções próprias, pois só o deveria fazer, em lógica financeira, se tivesse excesso de liquidez;

2º ser evidente que nos últimos meses houve um abrandamento das compras de acções próprias, seguramente por a dificuldade financeira ir aumentando à medida que avança na quantidade de acções detidas; veja-se que comprar 10% do capital próprio em cerca de 24 meses como a empresa se propôs, equivale a cerca de 0,41% do capital ao mês, ou 1,25% ao trimestre; mas na realidade, no último trimestre de 2008 a empresa apenas comprou 0,47% do capital, muito abaixo dessa média de 1,25% por trimestre, o que denota dificuldades, muito mais evidentes pela pressa com que comprou os 4,16% de acções próprias à média de 6,488 € cada como expliquei acima, e agora lhe falta fôlego para comprar as restantes quando a cotação está agora quase 40% abaixo do valor das compras anteriores (!!!!).

Dívida que vai aumentar significativamente, com mais uns 50 M€ pela compra da TVTel e as outras duas empresas, mais uns 60 M€ do restante da compra das acções próprias, e sabe-se lá ainda, mais uns 100 M€ pelo investimento na rede de nova geração recentemente anunciada, mais a imprevisibilidade do investimento que a corrida ao 5º canal poderá provocar.

Mais, recentemente para além do dividendo normal de 0,20 €, a empresa pagou um dividendo extra de 0,30 €, como se tivesse excesso de liquidez, o que comprovadamente não é o caso. Ora, vendo o Balanço da empresa, verifica-se que tinha de Capital Próprio no final de Setembro de 2008, o valor de 375,7 M€, equivalente a um book value (valor contabilistico das acções) que a dividir pelo numero ajustado de acções disponíveis de 296,2 milhões (sem contar com as adquiridas como acções próprias), dá um valor contabilistico por acção de 1,269 €.

Resta agora avaliar o futuro.
Quanto valem os lucros projectados da Zon no futuro?

Para mim vale o seguinte: os lucros ajustados dos 09M/08 foram de 53,9 M€ (ajustados pelas perdas não recorrentes da TVTel e Parfitel). Anualizados, estes lucros dão cerca de 71,9 M€. A que há que juntar os outros negócios que a empresa está a iniciar.

O telefone de voz móvel, poderá atingir em fase de maturidade cerca de 400 mil clientes que irão representar cerca de 2,6% de quota de mercado nos telefones móveis em Portugal(por comparação por exemplo com 100 mil clientes previstos para o Phone-ix dos CTT, mas considerando que o incentivo para a Zon Mobile é superior, pelos descontos do Quadruple Play). Ora, pelas contas que eu conheço de outra empresa do sector, a Sonaecom por exemplo, cerca de 400 mil clientes, poderão representar cerca de 2,6 M€ brutos de lucro adicional por ano para a Zon, mas como está a lançar o produto com descontos (dependente de quantos produtos ZON o cliente tiver), o valor do lucro liquido desse negócio pode representar, com muita benevolência, 1,7 M€ por ano. Por outro lado, a TVTel e Parfitel poderão aumentar em 4% a quota de mercado da ZON na TV por subscrição, mas é de esperar que a Zon possa continuar a perder terreno na TV por subscrição para o Meo da PT, e a Clix SmarTV (esta, com a novidade de ser TV sobre ADSL, e com diversos canais distintos dos outros concorrentes).

Pelo que considere-se que em termos líquidos a ZON acrescerá 1% de quota liquida adicional no futuro, o que representa cerca de mais cerca de 0,5 M€ por ano de Resultados Liquidos. Resta ainda o investimento na rede de nova geração, anunciada recentemente, que desde logo envolve matéria criticável:

como entender a estratégia de estar a endividar-se para comprar acções próprias, se tem de fazer um investimento significativo na rede de nova geração?!

O proveito da nova rede, será substancialmente de maior rapidez de acesso para os clientes actuais. Bom, então, o futuro pode reservar resultados liquidos estabilizados da ordem dos 74,1 M€.

E quanto representa 74,1 M€ de lucros no futuro?

Pelas minha contas representam 2,503 € por acção ajustada (pelas acções próprias). Então a ZON vale um target para final de 2009, de 3,772 € (2,503 de lucros futuros + 1,269 de book value).

Então, e agora que a ZON está cotada a 4,00 €?

Antes de concluir e responder a esta questão, pretendo analisar os cenários que se colocam, de consolidação eventual com a Sonaecom, e que penso que têm suportado a avaliação da Zon acima do target de 3,772 € que acima calculei.

Vamos então analisar esses cenários (C):

C 1 -Sonaecom lançar OPA à Zon Multimédia: a Zon Multimédia tem os estatutos BLOQUEADOS, pois num artigo dos estatutos se diz que quem, ligado ao sector da Zon, quiser adquirir mais de 10% do capital da ZON tem de pedir autorização à Administração da ZON (!!!!!, Inacreditável, em mercado LIVRE). Depois, noutro artigo dos estatutos se diz que quem tiver mais de 10% do capital da Zon, só pode exercer direito de voto de até 10% (também INACREDITÁVEL, pois o poder Económico fica assim submetido ao poder do Direito comercial). Mais, como o principal accionista é a CGD com ligeiramente mais de 15% do capital, temos o interesse indirecto do Estado, logo do Governo, no futuro da Zon.

Conclusão àcerca deste cenário: a probabilidade de OPA à ZON é quase ZERO, pois com estatutos bloqueados e CGD ao comando das operações, não haveria viabilidade à OPA (ainda mais no caso da Sonaecom, que precisamente bloqueou na posição da CGD na OPA à PT).

C 2-Fusão entre Zon e Sonaecom: desde logo haveria uma divergência enorme: a Sonaecom está cotada a cerca de 1,09 €, mas vale 2,76 € no meu target, ou seja vale mais de duas vezes e meia a sua cotação actual. A Zon, cotada a 4 €, mas só valendo 3,772 € na minha avaliação, teria de baixar de valor. Ora, estariam os accionistas da Zon, especialmente a CGD, logo o Estado, na disposição de aceitar uma relação de troca de cerca de 1,37 acções da Sonaecom, por cada acção da Zon (3,772/2,76)?

Não acredito sériamente, enquanto as cotações de ambas as empresas continuarem tão divergentes no mercado.

Há um dado que não encaixa na possibilidade de fusão da Zon com a Sonaecom, que é o de entender como é que a CGD se diz disposta a analisar uma eventual fusão com a Sonaecom, se na realidade há pouco tempo, para lançar o ZON Mobile (operador virtual nos telefones móveis), contratou a utilização da rede da .... Vodafone!!!! Porque não contratou a Sonaecom?! Na minha opinião, este é outro dado que lança sérias reservas sobre o real interesse da CGD nessa consolidação, mas que terá a noção de que passando essa mensagem para o mercado, está a tentar aliciar os accionistas para uma valorização das acções ZON, por algo que não se apresenta com viabilidade significativa.

Depois tinha outro problema: aceitaria a familia de Belmiro de Azevedo, ter numa das suas parcelas do império financeiro, um parceiro público, leia-se Estado, via CGD? Não acredito!!! Era um muro de Berlim que cairia no Porto!!! E, quem sabe, um virus introduzido na capacidade de Belmiro falar o que entende, e quando entende, porque neste cenário tinha de se comprometer parcialmente com o Estado, ou seja o contrário do que fez a vida inteira.

Mas, neste cenário, resta outra possibilidade, a fusão entre Zon e Sonaecom, mas com a SAÍDA da CGD, pós fusão, e como condição préviamente negociada. Ora aqui, também as hipóteses, embora um pouco mais altas que zero, são remotas na actualidade. Porquê? Por aquilo que a CGD já deixou transparecer para o mercado: que estava disposta a analisar a fusão com a Sonaecom. Ora quem está disposto a analisar a fusão, e não se dispõe a analisar a OPA da Sonaecom à Zon, é porque continua na disposição de se manter na empresa que resultaria da fusão, algo que conforme visto acima tem probabilidade quase ZERO, nas condições actuais.

Resta o terceiro cenário.
C 3-Zon lançar OPA à Sonaecom: seria um cenário muito apetecível, ao preço actual das acções da Sonaecom, mas esbarraria violentamente na posição maioritária de Belmiro na Sonaecom, superior a 50%. Ora, aqui, mesmo que Belmiro aceitasse desfazer-se da Sonaecom, o que não é de acreditar pelo valor estratégico das Telecomunicações, a proposta para os 100% do capital da Soanecom nunca poderia ser inferior a 1 mil M€, e tendo Belmiro uns 56%, não passaria dum encaixe de cerca de 560 M€, nada significativo, para o império Sonae.

Por isso, concluo que os cenários de consolidação da Zon são quase nulos na actualidade, muito por culpa dos estatutos bloqueados da Zon (quem os bloqueou e com que interesses é fácil perceber, pois são contrários ao interesse privado), e também por culpa da presença desincentivadora da CGD (Estado).

Portanto, concluo que o prémio de consolidação na ZON, deve ser actualmente quase NULO, e não se justifica que esteja com cotação actual acima do meu target de 3,772 €.

Recomendação: VENDER, por estar acima do meu target, e por os cenários de consolidação da ZON serem todos de grande improbabilidade prática na actualidade.

Para mim é INADMISSÍVEL esta SUBMISSÃO da ZON a tanto controlo estatutário e público, contra o interesse geral dos privados.

por newtrade » 5/2/2009 12:01

Bem na teixeira duarte tem razão,á bastante tempo que ele tinha alertado para esta situação.

Registado: 12/10/2008 15:57

por bp1511 » 5/2/2009 11:37

Mr Pontes
Mr Pontes: Teixeira Duarte; Está a chegar ao meu target de 0,443 €.

Mais um CLARISSIMO exemplo que, com tempo, o mercado se aproxima dos meus targets

Há cerca de 3 meses, revi em forte baixa o target da Teixeira Duarte para 0,443 €, sendo o primeiro analista no mercado a ter um target tão baixo neste titulo (o mais baixo era 0,75 €).

Fui eu também que falei pela primeira vez em falência técnica da Teixeira Duarte.

Ela foi descendo desde essa minha análise, desde os 0,85 € a que estava cotada. Eu já aqui constatei, e não é auto-elogia, é constatação:

As minhas análises têm demonstrado esmagadoramente que tenho tido razão:
- Glintt/Pararede afundou de 2€ para 0,74 € com o meu target de 1 €;
- Brisa afundou para 5,23 € com meu target de 5,08 €;
- Jerónimo Martins afundou dos altissimos 6€ depois do meu downgrade, depois de afundar 15% imediatamente à minha análise;
- Agora a Teixeira Duarte;
- E, de todas as análises que tenho feito, a proxima vítima, será com elevadissima probabilidade a PT (meu target 4,237 € antes do dividendo extra, e 3,789 € após esse dividendo), pois PT está a perder em todas as frentes (TMN com forte impacto pela redução das tarifas de terminação móvel, rede fixa com perda de clientes para a ZON que está a praticar preços "malucos", e na VIVO com a forte desvalorização do real do Brasil).
E para agravar, os capitais próprios da PT estão desertos, e já claramente negativos, o indicio de falência técnica.

Voltando à Teixeira Duarte, eu fui, com grande antecipação, o primeiro a ver esta derrocada na cotação: em Dezembro de 2007 elegi o Presidente da Teixeira Duarte o pior do PSI-20 (a par do CEO da Brisa). Depois revi sempre em baixa os targets, e o titulo foi descendo. Depois informei, em Dezembro de 2008, que a empresa já estava em falência técnica.

Só hoje ACORDARAM totalmente para a realidade da Teixeira Duarte, que informei por antecipação.

por bp1511 » 5/2/2009 11:31

Mr Pontes
Mr Pontes: os números de ontem da ZON (meu target 3,77 €), mostram que está a obter clientes esmagando margens, e a prejudicada em, larga escala é a PT (meu target 4,237 €)...
Mr Pontes: ZON e PT: Tiro 2 conclusões:

1-Zon, bons numeros de subscrições, mas preços reduzidos, logo recomendo moderação;

2-PT está a perder na portabilidade, em grande parte, para a ZON. Os numeros parciais hoje divulgados pela ZON foram esclarecedores, sobre factos que últimamente aqui apresentei, e que já deviam ter levado a PT a descer acentuadamente, mas ela lá vai subindo, mas sempre no final da sessão. Ou seja, concluo pela existência dum "suporte" que se faz ausente no inicio e meio das sessões, e que tem começado a surgir no final das sessões. E, quanto aos dados da Zon, explicam porque, em grande parte, como eu afirmei nestes últimos 2 dias, estão a ser portados cerca de 555 numeros fixos por dia (contas com base nos dados da Anacom), onde a PT está a perder claramente:

A ZON anunciou que no final de 2008 já tinha 327 mil clientes de voz fixa. E como a base de clientes fixos da PT era de 4,22 milhões no final de 3ºT/08, então a Zon já retirou cerca de 8% dos clientes PT!!! (Já aqui afirmei: deve ser "agradável" para os traders diários da PT, que a têm feito subir, mas a prazo, demore o tempo que demorar, vão acordar para a realidade!!).

Mas devem estar satisfeitos os accionistas ZON? Na minha análise que já aqui fiz, entendo que não. É que a Zon está a conquistar estes clientes, com base em campanhas que esmagam preços, e portanto não trarão um crescimento acentuado de Resultados Liquidos.
Veja-se o ZON3, com tv, voz fixa, e internet, que está a ser comercializado por cerca de 50 €. É bom na optica dos accionistas? Não. Só a assinatura TV custa cerca de 23 € se subscrita isoladamente. Uma linha telefónica custa ao consumidor com algumas chamadas cerca de 20 € por mês. E internet fixa ilimitada custa ao utilizador cerca de 30 € por mês. É fazer as contas: devia o ZON3 ser vendido por 73 €.
Mas como está a ser vendido por 50 €, tem um desconto de cerca de 32% face aos preços da concorrência e da própria ZON nos preçários dos serviços individuais.
Portanto, conclusões:
1-ZON ganha clientes, mas a rentabilidade não aumentará muito significativamente.
2-PT, está a perder claramente na portabilidade das numeros fixos, em boa parte para a Zon, o que penalizará, como nunca, a PT.
Por fim um dado interessante para as operadoras móveis: o Zon Mobile, operador virtual através da Vodafone, está apenas com 7 mil clientes no final de 2008.
É certo que o serviço é recente, mas 7 mil clientes, nada mexe com Optimus, TMN, ou Vodafone. Pelo que não se prevê que os operadores móveis sintam concorrência significativa com o Zon Mobile.

por Bocciardi » 4/2/2009 14:58

Mr Pontes
Mr Pontes: Jerónimo Martins: Zloty está a desvalorizar aceleradamente, e está já fora da banda razoável. Recomendação: Reduzir
Quando a empresa apresentou os dados das vendas, e a cotação estava a 3,36 €, recomendei manter. Agora, que o zloty atingiu hoje 4,68 por euro! (uma desvalorização de cerca de 28%), está a ficar fora de controlo. Recordo que no 3ºT/2008 o zloty esteve a 3,20, e a média desse trimestre foi de cerca de 3,40. A 4,68, com tendência de desvalorizar ainda mais, está já fora da banda de desvalorização razoável, e tem seguramente impacto negativamente forte sobre Jerónimo Martins. Recomendação: reduzir.

Registado: 17/1/2008 17:15

por Bullet23 » 3/2/2009 18:33

bp1511 Escreveu:"Pois o meu target para a Sonae Industria é 13,30 €, o que lhe dá um PER de 22 pelos Resultados Liquidos esperados por acção para 2007"

Nada disto se verificou, logo ele baixou o price target. E digo-te mais quando a sonae industria voltar a apresentar os resultados ele pode voltar a baixar o target ou a subir claro. Tudo depende dos resultados.

Isto é a análise fundamental...

A análise técnica diz quando comprar, a fundamental, o que comprar. Enquanto a análise técnica não disser compra, a análise fundamental só serve de orientação.

Vou-te dar um exemplo, o Mr pontes anda a dizer para comprar sonae, com base nos seus fundamentais, se estivessemos em bull market era já hoje. Como não estamos temos que esperar.

Exactamente, não digo que não. É legítimo pensares assim. Mas dessa forma a Análise Técnica é igual, temos um canal ascendente, é de comprar.. Quebra o canal mudam-se as contagens da AT e a sua visão.
Mas não deixa de ser especulação.
Qualquer empresa sabe varrer o lixo para debaixo do tapete. Mas é para isso que supostamente existem os reguladores!!!
Não tenho nada contra as suas ideias, como já disse até já aprendi algumas coisas com ele. Mas dou-lhe a importância que entendo!

Cumprimentos

Registado: 27/5/2008 12:02

por bp1511 » 3/2/2009 18:18

"Pois o meu target para a Sonae Industria é 13,30 €, o que lhe dá um PER de 22 pelos Resultados Liquidos esperados por acção para 2007"

Nada disto se verificou, logo ele baixou o price target. E digo-te mais quando a sonae industria voltar a apresentar os resultados ele pode voltar a baixar o target ou a subir claro. Tudo depende dos resultados.

Isto é a análise fundamental...

A análise técnica diz quando comprar, a fundamental, o que comprar. Enquanto a análise técnica não disser compra, a análise fundamental só serve de orientação.

Vou-te dar um exemplo, o Mr pontes anda a dizer para comprar sonae, com base nos seus fundamentais, se estivessemos em bull market era já hoje. Como não estamos temos que esperar.

Eu cá desconfiava.....

por Bullet23 » 3/2/2009 18:03

Por acaso já tinha pensado nisso!!!!
Acho engraçado a sua tendência para as Sonaes, e agora melhor entendo o seu target para a PT. :idea:

Cumprimentos

por MarcoAntonio » 3/2/2009 17:57

O Avalista é o Mr Pontes. Podes ler isso nas análises dele, há "comentários" onde ele diz que ele era o Avalista...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Especulações Fundamentais

por Bullet23 » 3/2/2009 17:30

Na sequência da discussão acerca da “Especulação”, achei um documento no meu computador que há muito não via. Este documento é uma análise fundamental que retirei do Jornal de Negócios de um Sr. com o nick de Avalista.
Apenas quero evidenciar que especulação existe sempre, quer seja em AT como em AF.

“ AVALISTA:ALTRI VERSUS SONAE IND:SE 8 € PARA ALTRI, 17,53 € PARA SONAE INDUSTRIA! MAS MEU TARGET PARA SONAE INDUSTRIA É 13,30 €.....: Veja-se, por comparação, o que daria uma avaliação da Sonae Industria, com base na avaliação de 8 € atribuida ontem á Altri por uma entidade de research: a Altri tem 102,5 Milhões de acções, que vezes 8 € da avaliação, dá um valor atribuido á empresa de 820 M€; ora, nos Resultados da Altri hoje apresentados, o EBITDA foi de 80,2 M€, o que dá uma extrapolação de 106,9 M€ de EBITDA para o final do ano de 2007; então a relação valor da empresa (VE) a dividir pelo EBITDA dá na ALTRI VE/EBITDA=820/106,9=7,67. Ora agora faça-se o mesmo exercício para a SONAE INDUSTRIA, através da seguinte equação: VE/320=7,67, em que 320 M€ é o EBITDA estimado por extrapolação para a Sonae Industria para 2007, e 7,67 é o rácio VE/EBITDA da avaliação da Altri. Resolva-se a equação, e dá VE=320x7,67=2.454,4 M€. Ora como a Sonae Industria tem 140 milhões de acções, então 2.454,4 M€/140 milhões de acções=17,53 €, ou seja a SONAE INDUSTRIA valeria ligeiramente mais do dobro do que a cotação actual (17,53/8,39). Há price targets no mercado para a Sonae Industria na ordem dos 12,50 €. Pois o meu target para a Sonae Industria é 13,30 €, o que lhe dá um PER de 22 pelos Resultados Liquidos esperados por acção para 2007. E deve regressar, o mais rápido possível, para os 10,20 € a 10,70 € a que esteve cotada em Julho e Agosto de 2007, ou seja há 3 a 4 meses atrás. É claramente a minha top pick actual da Bolsa portuguesa, depois de há alguns meses atrás eu ter colocado a Teixeira Duarte nesse posto privilegiado. Leia a minha análise mais detalhada aos Resultados da Sonae Industria nos comentários da notícia dos respectivos resultados, também de hoje, no Jornal de Negócios.”

Hoje, é muito engraçado ler estes posts!!!!

Cumprimentos

por Ulrich » 30/1/2009 15:48

Crómio,
A minha afirmação baseia-se unicamente no facto de, a meu ver, a AF tem ser feita com intervalos mais ou menos longos (característica intrínseca)que não nos permitem analisar as contas minuto a minuto, enquanto que a AT permite-nos tirar uma fotografia muito mais em cima da jogada, daí poder-se relacionar mais rapidente especulação com AT. Isto mais numa lógica de "Day Trading".

Não sou a favor nem contra a especulação,os mercados existem e ainda bem,a minha base de pensamento centra-se numa lógica de investimento produtivo por isso tenho sempre o pensamento um pouco enviesado quando se trata de analisar certos comportamentos especulativos(abusivos, que só prejudicam os mercados em geral e quem trabalha neles bem).

Mas isto já é demasiada metafísica para uma sexta-feira à tarde com tanta chuva.

Abraço

Registado: 8/11/2008 15:54

por Elias » 30/1/2009 15:21

Elias Escreveu:o malícias, já agora tu defendes exactamente que tipo de mercado?

desde que coloquei esta pergunta, ontem à tarde, o malícias desapareceu...

Registado: 5/11/2002 12:21

por Crómio » 30/1/2009 15:19

AT nunca pode ser sinónimo de especulação por ser mais directa

A minha questão é em relação a esta afirmação, não a percebo.

O que é que quer dizer a AT é mais directa que a especulação?

Abraço

PS: O Mr Pontes passa-me completamente ao lado...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Ulrich » 30/1/2009 15:15

Boa tarde
Crómio,peço desculpa se o deixei sem resposta, mas infelizmente não tenho muito tempo disponível para estar online, o que é uma pena para mim.

Na minha opinião o Mr. Pontes é O "paparazzi" dos mercados portugueses sempre a tentar encontrar uma falha ou alguma cotação em poses menos próprias(em termos contabilisticos ).

Todos os pontos de vista são importantes em qualquer análise,e o Mr. Pontes desvia-se um pouco do mainstream de opiniões, por vezes demasiado "politicamente correcto", na sua busca cavalgada incansável à procura do que supostamente se quer esconder(por vezes existe mas noutros casos é simplesmente normal e dentro das regras) .

Penso que tem uma visão própria e coerente(é mais uma entre muitas)e neste aspecto, num pais em que as pessoas raramente dizem o que verdadeiramente pensam, esta atitude é de louvar.
A importância que se dá as coisas é que muitas vezes desvirtua a essência.

Abraço

por nunovc » 30/1/2009 10:13

Um pouco off-topic agora, mas aqui fica mais uma análise fundamental do Mr. Pontes (com formatação do texto por mim):

Mr Pontes: BES: Resultado liquido ENGANADOR, pois além de Resultados com Lucro de 402,3 M€, perdeu 912 M€ (!!!!!) em capital próprio, o que dá PERDA LIQUIDA de -509,7 M€ em 2008. Inicio cobertura com target de 9,184 €. Recomendação Manter.

Devo confessar que as minhas expectativas eram positivas enquanto lia o Relatório das Contas do BES, e foram em crescendo até às FATÍDICAS páginas 38 e 39 da apresentação das contas ( http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd13905.pdf ).Na página 38, afundei as minhas expectativas, e gorei quase por completo o positivismo que criei nas páginas anteriores. Culpa .... do BES, que não explicou o que vinha a seguir. É que a página 38 tem um número impressionante na Reservas de Reavaliação, passou de +646,7 M€ para -266,3 M€!!!!! Ou seja, houve uma perda em 2008 levada directamente a Capital Próprio de -912 M€ [646,7-(-266,3)]!!! E o mais ATERRADOR, é que nem uma PALAVRA directamente relacionada com o assunto, em todas as 39 páginas, sobre essas perdas. Então perde-se assim, 912 M€, e não se devem explicações?????!!!!

Mas esse NÃO é o único factor. É que na página 39 eu esperava ver a evidenciação dos Resultados do 4º Trimestre/08, mas o BES não os apresentou, tendo apenas evidenciado o acumulado do ano de 2008. Ou seja, o Relatório do BES foi CUIDADOSAMENTE elaborado para IMPRESSIONAR... os menos atentos. Cuidado, que me parece estar relacionado com o lançamento, sempre arriscado, do aumento de capital. Pois a mim, quando me deparei com o que se procurou esconder, desiludi-me!!!!!

Vamos então à minha análise do que efectivamente o BES evitou explicar/evidenciar:

1-A perda impressionante de -912 M€ levados directamente a Capital Próprio, terá a ver com perdas acentuadas nas participações detidas para venda, sobretudo com PT e EDP; aliás, assim, não é inocente a intenção anunciada de criar uma Holding com as participações para venda (PT, EDP, etc) com capital aberto mas, pergunto, só agora que as cotações estão em baixa? Eu até entendo, pois com o meu target na PT de 4,237 € a PT tem muito para cair...mas EDP não tem grande margem para cair, pelo contrário; mas para a perda desses -912 M€ terão contribuido com ainda maior impacto as desvalorizações do Real brasileiro e da libra inglesa(dois dos três maiores mercados de exposição do BES, a par de Angola); a propósito, como foi possível dizer-se ao longo da exposiçao do BES sobre os resultados, que o Banco tinha activos de boa qualidade, com esta perda tão significativa, e que o BES evitou falar????!!!

2-E o BES não apresenta as contas do 4ºT/08, apenas o acumulado do ano de 2008, porque as contas apenas do 4ºT/08 são francamente muito piores que nos trimestres anteriores (Resultados Liquidos de 264,1 M€ no 1º semestre/08, e apenas 70,7 M€ no 3ºT/08, e só 67,5 M€ no 4ºT/08); e uma comparação do 4ºT/08 com o 4ºT/07, seria um desastre. Ora estes dois factores têm um peso decepcionante nos Resultados apresentados.

E por fim, há que calcular já o impacto do aumento de capital de 1200 M€. O BES ainda não apresentou as condições do aumento, mas eu estimo que possa emitir 240 milhões de acções a 5 € cada (240x5=1200). E assim, com estes dados passo à avaliação do BES, iniciando a respectiva cobertura (que passa a ser a 20ª no PSI Geral de Lisboa): o book value (valor contabilistico) é de 6,626 € já diluído pelas actuais e novas acções. E o futuro, na base dos resultados do 4ºT/08 anualizados, mais um factor de lucro extra pela entrada de 1200 M€ do aumento de capital que serão rentabilizados e terão custo zero, obtenho que os resultados futuros acrescem um valor actualizado de mais 2,558 € por acção. E assim chego ao target de 9,184 €, um potencial de valorização de 71,6%, não muito elevado perante outros existentes no PSI (uma boa meia duzia, doutros sectores, com potenciais superiores a 100%). De qualquer das formas, o potencial do BES é bem melhor que o do BPI (meu target de 1,861 €, com potencial de valorização de apenas 22,8%).

Recomendação: MANTER com perspectiva de médio prazo, mas com impacto NEGATIVO no curto prazo, quer pelo efeito do aumento de capital volumoso, quer pelas perdas avultadas no capital próprio, quer até pelo formalismo de optimismo (parcialmente despropositado, porque omitindo assuntos negativos)da apresentação do BES, em oposição à omissão explicativa dos dois assuntos que refiro acima, de importância determinante nos resultados.

Registado: 16/5/2008 12:01

por MikeCorp » 30/1/2009 1:30

Bullet23 Escreveu:Marco António

Eu não falei por ele falhar ou não.
Eu até aprecio os comentários do homem, a nível de AF. Até aproveito para aprender algumas coisas, pois sei o básico de AF.
Agora que ele faz especulação, para mim, faz.

Cumprimentos

No fundo, somos todos especuladores.Não vou investir na EDPR apenas porque acho que o mais ético é recilcar e usar energias renováveis. O que quero é ganhar dinheiro, caso contrário limitava-me a organizar palestras.

Abraço

Registado: 30/7/2008 22:22

por Crómio » 30/1/2009 0:11

Tenho esta dúvida,onde está localizado o recreio dos "mais velhos"(melhores) nesta área? como se consegue distinguir os melhores?

É secreto, só os melhores é que conseguem ter acesso a essa rede privada de troca de informação ultra-privilegiada, há quem lhe chame a sub-net dos traders.

Os melhores distinguem-se por serem discretos, e negam sempre que são muita bons.

Vou-te dar uma pista: não percebo nada disto e farto-me de fazer asneiras...

Uuuuuhuhuhuhhu....

PS: Dizes então que a AT não pretende prever movimentos futuros?

O que é ser mais directo que a especulação?
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Ulrich » 30/1/2009 0:02

boa noite
AT nunca pode ser sinónimo de especulação por ser mais directa, na minha opinião a AT tem uma componente visual fabulosa ganha vida própria quando os indicadores se começam a agitar.

já agora acham que o Berardo faz AT?(desnecessário :roll: )

Existem neste fórum casos excepcionais, com trabalhos em curso, que investigam e inovam nesta área.

Tenho esta dúvida,onde está localizado o recreio dos "mais velhos"(melhores) nesta área? como se consegue distinguir os melhores?

Abraço

por deepo » 29/1/2009 22:44

MarcoAntonio Escreveu:E há ainda quem opere em mais do que um prazo ao mesmo tempo também...

Ora nem mais...

É o que ando a fazer. Estou na AXA a subir STOP à medida que me sinto confortável.

No BPI estou a Longo Prazo... mas de "repentemente" se vir as coisas a cair abaixo do que me é expectável, "piro-me".

Já aqui li, não me lembro quando, que jamais devemos ficar "agarrados" a um papel... ou então, pelo contrário, detestá-lo, como também já aqui li sobre a JM...

BN
Nós iremos prevalecer.

Registado: 29/11/2007 2:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], LMMV, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 131 visitantes