RSI: que importância lhe atribuem?
Eu, uso-o como um mero indicador. Nunca como factor decisivo.
Qd pretendo entrar num activo e ele está overbought, vejo no RSI14 um "alerta amarelo" e funciona como um "CONTRA" para o plano de trading.
Depois depende de várias situações, ex:
Se esse activo no curtíssímo prazo sofreu especulação forte o RSI faz-me pensar um pouco e funciona como um "alerta vermelho" que me faz REVER o plano de trading.
Aqui fica "material sobre RSI:
IFR-Índice de Força Relativa (em inglês:RSI):
http://escoladebolsa.blogspot.com/2008/ ... s-rsi.html
Análise Técnica - Indicadores-Osciladores (2/2) - Vídeo:
http://escoladebolsa.blogspot.com/2008/ ... dores.html
Qd pretendo entrar num activo e ele está overbought, vejo no RSI14 um "alerta amarelo" e funciona como um "CONTRA" para o plano de trading.
Depois depende de várias situações, ex:
Se esse activo no curtíssímo prazo sofreu especulação forte o RSI faz-me pensar um pouco e funciona como um "alerta vermelho" que me faz REVER o plano de trading.
Aqui fica "material sobre RSI:
IFR-Índice de Força Relativa (em inglês:RSI):
http://escoladebolsa.blogspot.com/2008/ ... s-rsi.html
Análise Técnica - Indicadores-Osciladores (2/2) - Vídeo:
http://escoladebolsa.blogspot.com/2008/ ... dores.html
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
Olá Tiago,
Basicamente é isso.
Eu não considero o volume por uma razão: como só opero futuros o open interest (evolução ao longo do tempo do número de contratos abertos) é muito mais importante. Mas nem esta variável uso porque, pelo menos no contrato em que opero, nada de relevante consegues retirar desta variável.
Além de concordar inteiramente eu acrescentaria mesmo mais: a utilização de indicadores é contra-producente pois gera sinais contraditórios. Quanto mais simples melhor. Os indicadores são meras derivações do preço/tempo. Em termos simples: se podes observar e estudar o original porque razão perder tempo (e desviar a atenção) com fotocópias a preto e branco de má qualidade?
Abraço,
Tiago
tiagopt Escreveu:O que eles queriam dizer é que tudo o que é verdadeiramente importante está no gráfico em si e no seu design (eu acrescentaria aí o volume também).
Basicamente é isso.
Eu não considero o volume por uma razão: como só opero futuros o open interest (evolução ao longo do tempo do número de contratos abertos) é muito mais importante. Mas nem esta variável uso porque, pelo menos no contrato em que opero, nada de relevante consegues retirar desta variável.
tiagopt Escreveu:Não são necessários mais indicadores para retirarmos boas conclusões
Além de concordar inteiramente eu acrescentaria mesmo mais: a utilização de indicadores é contra-producente pois gera sinais contraditórios. Quanto mais simples melhor. Os indicadores são meras derivações do preço/tempo. Em termos simples: se podes observar e estudar o original porque razão perder tempo (e desviar a atenção) com fotocópias a preto e branco de má qualidade?
Abraço,
Tiago
rsacramento Escreveu:tmms Escreveu: (...)Vamos supor o teu exemplo: se a realidade toda do mercado/activo fosse apenas esse gráfico eu entrava longo nesse suporte sem pensar duas vezes (...)
porquê?
Bom dia rsacramento,
Por ser um preço sobre uma linha de suporte (sólida, o que não se vê no teu gráfico mas vamos supor) e se verificar a divergência em questão a qual, diga-se, não é a mais forte. O ideal seria preço mais baixo e RSI mais alto (divergência de classe a). Não preço igual e RSI mais alto (divergência de classe b).
Mas, como disse, isto se e só se (e isto é um exercicio meramente teórico para tu perceberes o meu ponto de vista) toda a realidade temporal do activo/mercado se resumi-se ao teu gráfico o que, naturalmente, não acontece pois a realidade é muito mais complexa e multifacetada. E isso não acontece pois tens especuladores a decidir entradas/saídas em múltiplos horizontes temporais tendo cada um deles um determinado "peso" sobre o preço.
Isto faz com que o que para ti (no teu horizonte temporal) seja um "sólido suporte" possa não ser num outro horizonte temporal mais distante. Imagina que tu estás a utilizar um gráfico de 15 minutos e tens essa divergência e um RSI baixo. Mas no gráfico semanal está a ocorrer precisamente a divergência oposta e com um RSI superior a 70. E caso isto se conjugue com factores semelhante no gráfico diário, etc. A probabilidade do teu suporte ser quebrado é muito alta. E seria dos casos em que não utilizar um stoploss seria dramático, acredita.
rsacramento Escreveu:tmms Escreveu: (...) O problema é que uma divergência no horizonte temporal do gráfico em análise pode não estar (*2) em sintonia com os horizontes temporais mais longos. (...).
podes explicar melhor o estar em sintonia?
Ia tão lançado na resposta anterior que acho que também respondi a esta.

Mas se não estiver claro diz e tentarei explicar melhor.
Abraço,
Tiago
Boas,
RSacramento utilizas metastock?
Bem para entender o que é uma divergência existe garantidamente muito locais com exemplos.
Deixo apenas um link onde existe uma formula que pode ajudar.
http://www.webacao.com.br/forum/viewtopic.php?t=150
Não sendo a pessoa mais indicada na programação meta penso que pelo menos ajuda alguma coisa.
P.S. Tens o meu contacto msn se quiseres trocar mais algumas questões.
Abraço
Rounders
RSacramento utilizas metastock?
Bem para entender o que é uma divergência existe garantidamente muito locais com exemplos.
Deixo apenas um link onde existe uma formula que pode ajudar.
http://www.webacao.com.br/forum/viewtopic.php?t=150
Não sendo a pessoa mais indicada na programação meta penso que pelo menos ajuda alguma coisa.
P.S. Tens o meu contacto msn se quiseres trocar mais algumas questões.
Abraço
Rounders
Editado pela última vez por RoundersT em 28/1/2009 22:20, num total de 2 vezes.
Abraço
Rounders
http://rounderstrader.blogspot.com/
Analises ao principais indices diariamente. +-50 updates por mês.
"O mercado não é uma prova de 100 metro é uma maratona".Carlos Júlio
Rounders
RoundersT Escreveu:rsacramento Escreveu:tmms Escreveu:rsacramento Escreveu:palavra puxa palavra, e vejo agora que te preparas para abandonar as divergências, método que te era caro, se bem me lembro
fica a questão: vais tornar-te um purista?
Olá rsacramento,
Não, não. De todo... Nota que o único indicador que ficou na imagem foi, precisamente, o RSI! Apaguei tudo o que nunca utilizava (e não era muito) e só lá estava por questões sentimentais/psicológicas. No fundo este tópico ajudou-me a clarificar algo que eu já vinha sentindo há muito tempo. Foi o "clique" que faltava para passar à acção e dar mais um passo em frente no processo de aprendizagem.
Quanto às divergências vou continuar a utilizá-las, claro. Aliás, eu atrás frisei que utilizo o RSI de maneira diferente do Ulisses e da Pata (embora a utilização deles seja, obviamente, válida e eficaz no quadro da estratégia deles).
Mas sobre esta questão e a importante relação com a pureza do preço, tempo e suportes e resistências, atenta agora nesta pequena frase que eu aqui deixei relativamente ao meu décimo erro:
"Most important, a divergence pattern is not a trade signal by itself until it develops at one of the price levels you have defined as support or resistance. The signal is a clear sign for the purpose of analysis, but traders need signals with higher probability and better timing since money is at stake." in «Technical analysis demystified» (McGrawHill, 2008)
Está a ver a ideia?![]()
Abraço,
Tiago
já agora corrige-me se estiver a ver mal a coisa:
o rsi terá uma espécie de voto de desempate, aqui neste meuy exemplo - o papel está sobre o suporte, e eu à partida não sei se vai romper ou ressaltar, mas, ao olhar a div no rsi, fico com razões para crer que vai ressaltar (apesar do volume da última sessão...)
Boas,
Que razões são essas????
Eu não faço nada com essa leitura.
Mesmo porque ainda não sabes se o movimento de queda já acabou ou não.
Pode até essa vela ser uma vela de exautão, mas até ver o comportamento do preço no dia seguinte não ficas com razões nenhumas para acreditar que não vai continuar a cair.
Vamos apenas utilizar um "se"
Se o preço cair 6% o rsi possivelmente já não irá apresentar a mesma "picture".
Abraço
Rounders
és capaz de ter toda a razão
a questão é que se calhar não percebo nadinha de divergências - daí uma sugestão: algum de vocês pode ilustrar a coisa com um (ou mais) gráficos legíveis?
legível = for dummies

tmms Escreveu:(...)
Eu estou a deduzir que os 12 qualquer coisa são um suporte que vem de trás e não está visível no gráfico.
Se não são, esquece porque estás a tentar descobrir um fundo. Mesmo utilizando divergências, esquece. Não vale a pena. Lê o meu décimo erro. Eu sei que é difícil aceitar. Foi o erro que mais me custou admitir mas é um facto.
Abraço,
Tiago
o exemplo que apresentei foi arranjado à pressa, de facto, e não é dos melhores
vou ler o teu 10º

tmms Escreveu: (...)Vamos supor o teu exemplo: se a realidade toda do mercado/activo fosse apenas esse gráfico eu entrava longo nesse suporte sem pensar duas vezes (...)
porquê?
tmms Escreveu: (...) O problema é que uma divergência no horizonte temporal do gráfico em análise pode não estar (*2) em sintonia com os horizontes temporais mais longos. (...).
podes explicar melhor o estar em sintonia?
rsacramento Escreveu:tmms Escreveu:rsacramento Escreveu:palavra puxa palavra, e vejo agora que te preparas para abandonar as divergências, método que te era caro, se bem me lembro
Olá rsacramento,
Não, não. De todo... Nota que o único indicador que ficou na imagem foi, precisamente, o RSI! Apaguei tudo o que nunca utilizava (e não era muito) e só lá estava por questões sentimentais/psicológicas. No fundo este tópico ajudou-me a clarificar algo que eu já vinha sentindo há muito tempo. Foi o "clique" que faltava para passar à acção e dar mais um passo em frente no processo de aprendizagem.
Quanto às divergências vou continuar a utilizá-las, claro. Aliás, eu atrás frisei que utilizo o RSI de maneira diferente do Ulisses e da Pata (embora a utilização deles seja, obviamente, válida e eficaz no quadro da estratégia deles).
Mas sobre esta questão e a importante relação com a pureza do preço, tempo e suportes e resistências, atenta agora nesta pequena frase que eu aqui deixei relativamente ao meu décimo erro:
"Most important, a divergence pattern is not a trade signal by itself until it develops at one of the price levels you have defined as support or resistance. The signal is a clear sign for the purpose of analysis, but traders need signals with higher probability and better timing since money is at stake." in «Technical analysis demystified» (McGrawHill, 2008)
Está a ver a ideia?![]()
Abraço,
Tiago
o rsi terá uma espécie de voto de desempate, aqui neste meuy exemplo - o papel está sobre o suporte, e eu à partida não sei se vai romper ou ressaltar, mas, ao olhar a div no rsi, fico com razões para crer que vai ressaltar (apesar do volume da última sessão...)
Boas,
Que razões são essas????
Eu não faço nada com essa leitura.
Mesmo porque ainda não sabes se o movimento de queda já acabou ou não.
Pode até essa vela ser uma vela de exautão, mas até ver o comportamento do preço no dia seguinte não ficas com razões nenhumas para acreditar que não vai continuar a cair.
Vamos apenas utilizar um "se"
Se o preço cair 6% o rsi possivelmente já não irá apresentar a mesma "picture".
Abraço
Rounders
Abraço
Rounders
Rounders
tmms Escreveu:se a realidade toda do mercado/activo fosse apenas esse gráfico eu entrava longo nesse suporte sem pensar duas vezes
Eu estou a deduzir que os 12 qualquer coisa são um suporte que vem de trás e não está visível no gráfico.
Se não são, esquece porque estás a tentar descobrir um fundo. Mesmo utilizando divergências, esquece. Não vale a pena. Lê o meu décimo erro. Eu sei que é difícil aceitar. Foi o erro que mais me custou admitir mas é um facto.
Abraço,
Tiago
rsacramento Escreveu:já agora corrige-me se estiver a ver mal a coisa: o rsi terá uma espécie de voto de desempate
Não é assim tão linear.
Vamos supor o teu exemplo: se a realidade toda do mercado/activo fosse apenas esse gráfico eu entrava longo nesse suporte sem pensar duas vezes (*1). O problema é que uma divergência no horizonte temporal do gráfico em análise pode não estar (*2) em sintonia com os horizontes temporais mais longos. Logo, esse suporte tanto pode ser muito sólido como ser passado como se não estivesse lá. "Infelizmente" é mesmo assim.
Esta é uma das razões porque, estatisticamente, o sucesso do trading em horizontes temporais mais curtos é inferir ao praticado em horizontes temporais mais longos.
Em resumiria a coisa assim: se especulas no curto prazo é bem mais importante usares vários horizontes temporais do que vários indicadores.
Abraço,
Tiago
*1 - Naturalmente com o respectivo stop loss em função da minha estratégia. E a questão do money management é também muito importante embora lateral ao tema.
*2 - E normalmente não está. E tende a estar menos à medida que a unidade de tempo for menor.
tmms Escreveu:rsacramento Escreveu:palavra puxa palavra, e vejo agora que te preparas para abandonar as divergências, método que te era caro, se bem me lembro
Olá rsacramento,
Está a ver a ideia?![]()
Abraço,
Tiago
- Anexos
-
- rsi.png (9.63 KiB) Visualizado 4860 vezes
Re: velas
nicknolte Escreveu:Já agora gostaria de ouvir falar sobre as "candelsticks´- velas.
A utilização dos gráficos vela ou de barras OHLC (é indiferente) para mim só tem uma vantagem e que está muito bem descrita pelo Larry Williams no seu livro Long-Term Secrets to Short-Term Trading (Wiley, 1999): o facto dos grandes movimentos serem sempre precedidos de velas mais pequenas (muito mais pequenas).
A questão é muito mais complexa e interessante do que isto e seria preciso escrever um livro inteiro para explicar. Mas, uma vez mais, tudo se resume à pureza do binómio preço/tempo. Não vale a pena complicarmos pois tudo o que realmente é preciso está lá. Eu sei que pode não ser fácil aceitar esta ideia mas é assim.
E esta é, também, uma das razões porque eu opto por operar exclusivamente um activo. Quanto melhor conheces o activo mais evidentes (e frequentes*) estes padrões se começam a tornar, o que te confere, ao longo do tempo, uma interessante vantagem.
* - Mais frequentes pois eles sempre lá estiveram tu é que não estavas treinado para os ver. Quando mais treinado mais evidente te parece.
Abraço,
Tiago
Re: velas
nicknolte Escreveu:A discussão vai interessante.
Iniciou-se no RSI e já divagou por varios indicadores.
Já agora gostaria de ouvir falar sobre as "candelsticks´- velas.
Estão logo lá quando se abre o grafico e por vezes dão indicações muito uteis na entrada/ saida ou manutenção do trade.
Qual a a vossa opinião e se usam este criterio nas vossas decisões.
Um abraço
Eu utilizo candles essencialmente pelo aspecto prático e intuitivo. Isto é, são na minha opinião a melhor representação para a evolução da cotação numa base periódica.
Na vela, além de estar claro os 4 valores principais (abertura, maximo, minimo, fecho) fica também claro o sentido da cotação naquele dia, o grau de volatilidade, etc.
Só por estas questões de rápida informação e de leitura prática e intuitiva já justifica a escolha na minha opinião.
Em relação aos padrões, estou muito longe de ser um purista das candles e não dou grande valor. Sim, tomo alguma atenção à forma das velas como dojis ou longas velas inferiores por exemplo porque dão uma noção do grau de indefinição do mercadou ou denunciam a presença de suportes/resistências. Mas pouco mais do que isto...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
velas
A discussão vai interessante.
Estão logo lá quando se abre o grafico e por vezes dão indicações muito uteis na entrada/ saida ou manutenção do trade.
Um abraço
Um abraço
- Registado: 23/11/2006 13:22
rsacramento Escreveu:palavra puxa palavra, e vejo agora que te preparas para abandonar as divergências, método que te era caro, se bem me lembro
Olá rsacramento,
Está a ver a ideia?

Abraço,
Tiago
eu depois de visitar dezenas de sites, procurar entender dezenas de indicadores , utilizar vários time frames, cheguei a uma conclusao .
durante 3 ou 4 meses vou-me concentrar apenas em
1 open,close,lower,high(dia e semana)
2 gráfico diário( identificar suportes e resistencias)
3 time frame de 30 minutos, 1 hora e diário
4 rsi 14 e estocástico 15,5,5 .
5 visitar o site do Oscar todos os dias.
6 mm50
7 activos a negociar (cfd dax e cfd s&p500)
durante 3 ou 4 meses vou-me concentrar apenas em
1 open,close,lower,high(dia e semana)
2 gráfico diário( identificar suportes e resistencias)
3 time frame de 30 minutos, 1 hora e diário
4 rsi 14 e estocástico 15,5,5 .
5 visitar o site do Oscar todos os dias.
6 mm50
7 activos a negociar (cfd dax e cfd s&p500)
Editado pela última vez por luis.live em 28/1/2009 18:28, num total de 1 vez.
Sou do SL BENFICA com muito orgulho...
A pergunta inicial, creio era que importância dão ao RSI, a minha resposta é toda e nehuma, dependendo do que se proucura, se o momento actual da cotação, ou a evolução que leva nos ultimos dias, se existe concordância ou não entre os elementos ou falta deles e seguir algumas regras básicas aplicadas a eles, se um RSI estiver a 10% é mais lógico que a cotação suba em vez de descer, se bem que pode acontecer uma descida ainda maior.
Assim como nos outros coisos, é uma questão de habito acompanha-los e escolher aquele que melhor se entende.
Por mim, nada como abrir um gráfico diário de velas, limpinho de riscos.
Assim como nos outros coisos, é uma questão de habito acompanha-los e escolher aquele que melhor se entende.
Por mim, nada como abrir um gráfico diário de velas, limpinho de riscos.
Ulisses Pereira Escreveu:Quanto a isso, só tenho uma regra fixa: Não abro posições longas quando o RSI (14) está acima de 70 e não abro posições curtas quando o RSI está abaixo de 30. Não quer dizer que as acções não continuem, muitas vezes, a subir estando "sobrecompradas" ou a descer "sobrevendidas" mas eu não gosto de correr o risco de entrar quando o movimento já vai algo "esticado".
Um abraço,
Ulisses
Boas,
De acordo a 200% com o Ulisses.
Eu criei um indicador "caseiro" baseado no Rsi.
Na minha leitura podemos também utilizar uma MM7 no Rsi.
Gosto principalmente de fazer a leitura abaixo ou acima dos 50.
O Rsi ajuda ainda a detectar divergência (bullish ou bearish).
Em suma um indicador interessante que não deve ser utilizado sozinho e que tal por exemplo com o estocástico dá uma ajuda interessante para uma melhor leitura de determinado activo independentemente do time frame em estudo.
Utilizo também na minha leitura ao nível do intarday e não só o MACD e normalmente apenas uma MM a de 20 período independentemente do time frame também neste caso em estudo.
P.S Teria muito gosto em trocar algumas questões contigo se ainda o desejares.

Abraço
Rounders
Abraço
Rounders
Rounders
curvas Escreveu:Mas se só consideras as médias móveis quando olhas para gráficos de longo prazo, quais são as que utilizas? MM 100? MM 50?
Assim descartas, por exemplo a MM 20 para análise de todos os espaços temporais, não é?
Costumo olhar para as MM50 e MM200, isto é, nas poucas vezes que olho para as MM's.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
tmms Escreveu:Olá rsacramento,
Desde o inicio que utilizo apenas o RSI, MACD e o estocástico. Apenas é como quem diz, pois o estocástico só ocupa espaço no ecrã porque devo ter criado com ele uma espécie de relação de amizade e custa-me (emocionalmente) apagá-lo. E, ou muito me engano, com o MACD passa-se a mesma coisa.![]()
O RSI é, efectivamente, o único que utilizo mas de forma diferente das anteriormente anunciadas. Eu recorro ao RSI para detectar divergências entre preço e indicadores. Mas, basicamente, vai dar ao mesmo pois as posições curtas são abertas com RSI altos e a longas com baixos (no respectivo timeframe, bem entendido).
Posto isto, quanto mais o tempo vai passando mais fico convencido de que as únicas coisas que verdadeiramente interessam são: preço, tempo, suportes e resistências. Tudo o resto são apenas derivados das variáveis principais.
Abraço,
Tiago
viva tiago
palavra puxa palavra, e vejo agora que te preparas para abandonar as divergências, método que te era caro, se bem me lembro
MarcoAntonio Escreveu:curvas Escreveu:Também tenho esta dúvida... utilizam médias moveis???
E qual o horizonte temporal da média móvel??
Obrigado
No dia-a-dia não uso. Quando estou a olhar para o "big picture" (gráficos de longo-prazo) por vezes deito um olhinho nas médias móveis...
São um bom indicador de tendência mas têm um lag enorme por isso no dia a dia têm pouca utilidade. Há também quem goste de as usar como suporte/resistência mas esse suposto papel das MM's nunca me convenceu.
Mas se só consideras as médias móveis quando olhas para gráficos de longo prazo, quais são as que utilizas? MM 100? MM 50?
Assim descartas, por exemplo a MM 20 para análise de todos os espaços temporais, não é?
- Registado: 29/11/2007 2:47
curvas Escreveu:Também tenho esta dúvida... utilizam médias moveis???
Obrigado
No dia-a-dia não uso. Quando estou a olhar para o "big picture" (gráficos de longo-prazo) por vezes deito um olhinho nas médias móveis...
São um bom indicador de tendência mas têm um lag enorme por isso no dia a dia têm pouca utilidade. Há também quem goste de as usar como suporte/resistência mas esse suposto papel das MM's nunca me convenceu.
curvas Escreveu:Também tenho esta dúvida... utilizam médias moveis???SpecialX Escreveu:E médias móveis usam ?
Nem essas resistiram! É oficial. Declaro o dia 28 de Janeiro como o Dia da Libertação dos Indicadores.

Até tem graça porque reparei que faz precisamente hoje um ano em que realizei a minha primeira operação. Bons velhos tempos em que eu não percebia nada disto e começava logo o ano a ganhar 2,72%. Agora que já percebo uma ou outra coisinha estou quase com 6% negativo!

O gráfico fica muito mais limpo, não há dúvida. Porque razão manter tanta coisa que não serve para absolutamente nada? Como diz o outro, KISS (Keep It Simple Stupid)!
Haja objectividade. Considero este o meu 12º erro de trading (utilização de indicadores desnecessários). Sobre este e o 11º (também detectado em Janeiro) escreverei mais tarde no respectivo tópico.
Um abraço,
Tiago
edit: explicação da abreviatura kiss
- Anexos
-
- Jan28_15h10m_tImage8429.jpg (107.04 KiB) Visualizado 5085 vezes
Editado pela última vez por tmms em 28/1/2009 17:20, num total de 1 vez.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], nickforum, Opcard33, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 154 visitantes