O meu olhar sobre o PSI20
soso,
Aqui fica uma actualização do gráfico do PSI onde os touros vão dominando no curto prazo e os ursos dominam no médio/longo prazo, faltando ainda um longo caminho (até às resistências que defini nas anteriores análises) para que os touros dêm sinais claros de força que mostrem uma inversão.
Um abraço,
Ulisses
Aqui fica uma actualização do gráfico do PSI onde os touros vão dominando no curto prazo e os ursos dominam no médio/longo prazo, faltando ainda um longo caminho (até às resistências que defini nas anteriores análises) para que os touros dêm sinais claros de força que mostrem uma inversão.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (35.73 KiB) Visualizado 7302 vezes
-
- forum-psi2.GIF (38.99 KiB) Visualizado 7304 vezes
-
- forum-psi3.GIF (37.05 KiB) Visualizado 7305 vezes
Elias Escreveu:Ulisses,
tens defendido que a resistência se situa nos 4,50 - pessoalmente coloco-a nos 4,30
1 abr
Elias
Acho que não seria incorrecto falar numa zona de resistência entre os 4,32-4,58€. A JMT é tecnicamente indisciplinada e não cumpre os suportes-resistências com exactidão, como linhas fixas
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
[b]PSI 20[/b]
Ulisses, e quanto aos gráficos do nosso PSI 20?
Podias fazer uma actualização s.f.f.
Cumprimentos bolsistas.
Podias fazer uma actualização s.f.f.
Cumprimentos bolsistas.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
A Jerónimo Martins encontra-se na zona do seu ténue suporte e os touros começam a temer pela sua quebra. Parece-me, por isso, importante actualizar os gráficos da Jerónimo Martins, mantendo as análises que tenho feito e continuando a deixar os lucros das posições dos meus clientes correr.
Disclosure: Os meus clientes continuam a manter posições curtas sobre a Jerónimo Martins.
Um abraço,
Ulisses
Disclosure: Os meus clientes continuam a manter posições curtas sobre a Jerónimo Martins.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-jm1.GIF (33.1 KiB) Visualizado 8196 vezes
-
- forum-jm2.GIF (24.22 KiB) Visualizado 8197 vezes
-
- forum-jm3.GIF (23.96 KiB) Visualizado 8187 vezes
saca trocos aquilo que leva a pensar assim fui varias opinioes de investidores experientes e que ja estao há mais tempo no mercado.
mas mesmo assim eu entrei na jm a 3,80 pensou que amanha sera um dia crucial para jm porque se cair abaixo dos 3,75€ podera haver um colapso na jm
mas penso que alguem esta a querer mandar o titulo para baixo
Boas!
Penso que os 3.80 € podem ter sido um boa entrada desde que amanhã utilizes um stop para o caso de a coisa descambar. Pessoalmente colocaria-o entre os 3.70 € e os 3.74 €. Penso que os 3.75 são um resistência que tem funcionado até hoje pois sempre (excepto quando quebrou os 4.50

Cumps
bvlteam Escreveu:(...) aquilo que leva a pensar [que os resultados da Jeronimo Martins nao vao ser grande coisa] fui varias opinioes de investidores experientes e que ja estao há mais tempo no mercado (...) entrei na jm a 3,80 (...) se cair abaixo dos 3,75€ podera haver um colapso na jm (...) penso que alguem esta a querer mandar o titulo para baixo
bvlteam, já por várias vezes manifestaste muitas dúvidas quanto ao acerto da tua entrada. Pergunto:
- Porque entraste então?
- Mesmo depois de teres entrado, e tendo assim tão fortes dúvidas quanto à entrada feita: Porque não saíste enquanto era tempo?
Questões em que me parece que deverás reflectir seriamente. Se não o fizeres, poderás arriscar-te a ter sérios dissabores neste e, eventualmente, noutros casos.
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Nyk Escreveu:As cinco acções mais baratas do PSI 20
Eudora Ribeiro
07/01/09 18:23
A forte queda das bolsas em 2008 colocou algumas empresas com preços mais atractivos. Conheça as cinco acções mais baratas.
A Sonae Indústria, a Sonae SGPS, a Semapa, o BES e a Portucel são as empresas cujos títulos estão mais baratos na bolsa portuguesa, tendo em conta as cotações actuais.
Se considerarmos o ‘Price Earnings Ratio' (PER) das cotadas do PSI 20, isto é, o rácio entre o valor da acção e os lucros unitários da empresa, a Sonae Indústria é a cotada do PSI 20 cujas acções estão mais baratas na bolsa nacional, com um PER de 3,02 vezes.
No ano passado, a empresa liderada por Bianchi de Aguiar teve o pior desempenho na bolsa de Lisboa e está hoje entre as ‘top picks' dos bancos de investimento para este ano.
O PER é um dos métodos mais utilizados pelos investidores e analistas para avaliar se uma acção está ou não cara, sendo que quanto menor for este rácio mais barata é, em teoria, a acção, o que a torna mais atractiva para os investidores.
O PER pode ser usado como um auxiliar nas decisões de investimento, mas os investidores também devem olhar para outras rubricas do balanço para aferir a saúde financeira da empresa em questão.
A Sonae SGPS aparece em segundo no ‘ranking' das mais baratas no início deste ano, com um PER de 5,53 vezes, isto após a empresa ter emagrecido 75% em 2008, a segunda pior evolução na bolsa portuguesa.
O terceiro título mais barato é a Semapa, com um PER de 6,67 vezes, abaixo da média do PSI 20, que se situa nos 11,48 vezes.
Na banca, o BES é o título que está com um nível de PER mais atractivo. O rácio entre o valor da acção e os lucros do banco liderado por Ricardo Salgado situa-se nos 7,08 vezes, um desempenho melhor do que o PER médio do sector na Europa, que está nos 9,03 vezes.
Já o BCP apresenta um rácio pior do que o sector europeu, nos 14,68 vezes. Os resultados do banco têm sido afectados pelas perdas registadas nas participações financeira, nomeadamente a posição que antes detinha no BPI.
A quinta acção mais barata em Lisboa é a Portucel, com um PER de 7,52 vezes. Hoje, os títulos da produtora de pasta e papel negoceiam a 1,49 euros.
in "DE"
Gosto muito destas analises da treta.
Estão a fazer PER com resultados de que periodo?
Que eu saiba a Soni no ultimo trimestre teve PREJUIZO? Ou não?
Logo qualquer estimativa minimamente decente deveria ter em conta que NÃO HÁ LUCROS... Logo o PER devia ser negativo...
Mas não! Continuam a atirar areia para os olhos a fazer contas com resultados de há 12 meses atras, como se esses resultados agora valessem alguma coisa...
E quem diz a Soni, diz das outras empresas que eles referem, quais delas tiveram prejuizos no ultimo trimestre?
Cumprimentos.
saca trocos aquilo que leva a pensar assim fui varias opinioes de investidores experientes e que ja estao há mais tempo no mercado.
mas mesmo assim eu entrei na jm a 3,80 pensou que amanha sera um dia crucial para jm porque se cair abaixo dos 3,75€ podera haver um colapso na jm
- Registado: 6/1/2009 18:16
- Registado: 6/1/2009 23:13
As cinco acções mais baratas do PSI 20
Eudora Ribeiro
A forte queda das bolsas em 2008 colocou algumas empresas com preços mais atractivos. Conheça as cinco acções mais baratas.
A Sonae Indústria, a Sonae SGPS, a Semapa, o BES e a Portucel são as empresas cujos títulos estão mais baratos na bolsa portuguesa, tendo em conta as cotações actuais.
Se considerarmos o ‘Price Earnings Ratio' (PER) das cotadas do PSI 20, isto é, o rácio entre o valor da acção e os lucros unitários da empresa, a Sonae Indústria é a cotada do PSI 20 cujas acções estão mais baratas na bolsa nacional, com um PER de 3,02 vezes.
No ano passado, a empresa liderada por Bianchi de Aguiar teve o pior desempenho na bolsa de Lisboa e está hoje entre as ‘top picks' dos bancos de investimento para este ano.
O PER é um dos métodos mais utilizados pelos investidores e analistas para avaliar se uma acção está ou não cara, sendo que quanto menor for este rácio mais barata é, em teoria, a acção, o que a torna mais atractiva para os investidores.
O PER pode ser usado como um auxiliar nas decisões de investimento, mas os investidores também devem olhar para outras rubricas do balanço para aferir a saúde financeira da empresa em questão.
A Sonae SGPS aparece em segundo no ‘ranking' das mais baratas no início deste ano, com um PER de 5,53 vezes, isto após a empresa ter emagrecido 75% em 2008, a segunda pior evolução na bolsa portuguesa.
O terceiro título mais barato é a Semapa, com um PER de 6,67 vezes, abaixo da média do PSI 20, que se situa nos 11,48 vezes.
Na banca, o BES é o título que está com um nível de PER mais atractivo. O rácio entre o valor da acção e os lucros do banco liderado por Ricardo Salgado situa-se nos 7,08 vezes, um desempenho melhor do que o PER médio do sector na Europa, que está nos 9,03 vezes.
Já o BCP apresenta um rácio pior do que o sector europeu, nos 14,68 vezes. Os resultados do banco têm sido afectados pelas perdas registadas nas participações financeira, nomeadamente a posição que antes detinha no BPI.
A quinta acção mais barata em Lisboa é a Portucel, com um PER de 7,52 vezes. Hoje, os títulos da produtora de pasta e papel negoceiam a 1,49 euros.
in "DE"
Eudora Ribeiro
in "DE"
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Apresentação
Olá a todos, este é o meu primeiro post. Sou mais um dos espectadores-sombra deste espaço de discussão. Achei que estava na altura de ser um pouco mais participativo... e agradecer a partilha da sapiência de muitos dos intervenientes. Um grande bem-haja a todos.
- Registado: 7/1/2009 18:27
Dia de revisão de carteira, os maus resultados na américa e a opção por garantir lucros, saída do banif...da sonc e edpr.
Redução da posição na galp.
Entrada na JM, tendo em conta o suporte dos 3,75...
Este fecho do Psi, não estava nas previsões...
Redução da posição na galp.
Entrada na JM, tendo em conta o suporte dos 3,75...
Este fecho do Psi, não estava nas previsões...

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Olá. Um bom 2009 para todos cheio de bons negócios.
Estive agora a olhar para os gráficos da EDP, da PT e da REN e, não fora o contexto de crise, diria que estavam em bom momento para uma entrada.
Contudo, o receio de encaixar novas perdas, a acumular com algumas do ano passado, impedem-me de avançar. Gato escaldado...
Um abraço
Estive agora a olhar para os gráficos da EDP, da PT e da REN e, não fora o contexto de crise, diria que estavam em bom momento para uma entrada.
Contudo, o receio de encaixar novas perdas, a acumular com algumas do ano passado, impedem-me de avançar. Gato escaldado...

Um abraço
Matzagrin Escreveu:Acho que a seguir aos 3.75 será de pensar em abrir posições curtas.
Abri posição longa neste nível, vamos ver como se comporta.
Mas se formos a ver o gráfico do Ulisses, sempre que ela tocou nos 3.75 acabou por recuperar! Pelo menos desde Novembro...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Ulisses, se bem percebi, a questão que indignava o leitor não era o facto de divulgares ou não a posição mas sim o facto de poderes ficar satisfeito com a queda.
Acho que continua a haver o estigma de que "as quedas são más", como se fosse uma doença que deva forçosamente ser combatida...
1 abraço,
Elias
Acho que continua a haver o estigma de que "as quedas são más", como se fosse uma doença que deva forçosamente ser combatida...
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Ulisses Pereira Escreveu:Resina, é uma possibilidade mas isso depende da estratégia de cada investidor e eu já não me meto nisso. Até porque como tenho salvaguardado, os meus clientes têm posições curtas sobre a JM e devo tentar fazer a análise mais objectiva possível.
Ainda há pouco recebi um mail de um leitor indignado por eu divulgar que os meus clientes detêm posições curtas sobre a JM e eu ficar contente quando a acção cai. Mas não é isto a transparência que se pede? Sempre defendi, ao longo dos anos, que quando alguém detém posições sobre uma acção que analisa que o deve divulgar e agora também sou culpado disso? Valha-me Deus...![]()
Um abraço,
Ulisses
Quantos são, quantos são....???

- Anexos
-
- justiça.PNG (376.88 KiB) Visualizado 24942 vezes
- Registado: 5/11/2002 11:30
Resina, é uma possibilidade mas isso depende da estratégia de cada investidor e eu já não me meto nisso. Até porque como tenho salvaguardado, os meus clientes têm posições curtas sobre a JM e devo tentar fazer a análise mais objectiva possível.
Ainda há pouco recebi um mail de um leitor indignado por eu divulgar que os meus clientes detêm posições curtas sobre a JM e eu ficar contente quando a acção cai. Mas não é isto a transparência que se pede? Sempre defendi, ao longo dos anos, que quando alguém detém posições sobre uma acção que analisa que o deve divulgar e agora também sou culpado disso? Valha-me Deus...
Um abraço,
Ulisses
Ainda há pouco recebi um mail de um leitor indignado por eu divulgar que os meus clientes detêm posições curtas sobre a JM e eu ficar contente quando a acção cai. Mas não é isto a transparência que se pede? Sempre defendi, ao longo dos anos, que quando alguém detém posições sobre uma acção que analisa que o deve divulgar e agora também sou culpado disso? Valha-me Deus...

Um abraço,
Ulisses