Quanto tempo durou o anterior bear market?
No início de Março todos os índices fizeram novos mínimos. Todos? Não. Um pequeno cantinho à beira-mar plantado conseguiu resistir à patada do urso e aguentou os mínimos de Outubro.
Aqui fica o quadro actualizado com a duração do bear market.
1 abraço,
Elias
Aqui fica o quadro actualizado com a duração do bear market.
1 abraço,
Elias
- Anexos
-
- bear.PNG (11.14 KiB) Visualizado 1502 vezes
- Registado: 5/11/2002 12:21
Thunder Escreveu:Obrigado pelos quadros Elias, são bastante úteis![]()
Um abraço
E diria mais são bastante uteis
Quando a maré baixa é que se vê quem estava destapado, em minha opinião ainda são necessários mais 6 meses para vermos mais uns quantos importantes encalhados

Obrigado pelos quadros
Um abraço
Era bom termos barcos movidos a energias limpas, para quando? Claro para os que não são à vela...
sim, tens toda razão.
pensei nisso ao reler o post mas ainda nao tive oportunidade de "do the math" como se diz na terra dos cachorros quentes
ainda que a minha intenção era eu proprio chegar a conclusao se a justificação que li nalguns posts de que o indice ainda nao tinha caido tantos pontos como no anterior bear, que precisava de cair mais x pontos, fazia sentido
pensei nisso ao reler o post mas ainda nao tive oportunidade de "do the math" como se diz na terra dos cachorros quentes
ainda que a minha intenção era eu proprio chegar a conclusao se a justificação que li nalguns posts de que o indice ainda nao tinha caido tantos pontos como no anterior bear, que precisava de cair mais x pontos, fazia sentido
That's all folks
- Registado: 29/11/2007 3:06
contas de merceiro
02/03/2000 - 14617.54 (não arranjei cotação de 03/03)
22/10/2002 - 5232.51 (não arranjei cotação de 23/10)
Duração Bear - 964 dias
Variação do Índice – 9385.03
O índice caiu uma média 9.7355/dia entre estas duas datas.
Mais ou menos a meio do percurso (passado 494 dias do início deste Bear) o índice tinha caído (em 10/07/2001) para os 8065 pontos, ou seja, desceu 6552.54 pontos, em 494 dias (menos do que o actual/último bear em total absoluto para o mesmo período).
Nestes 494 dias a queda média foi de 13.26/dia, o que indica que velocidade da queda foi mais acentuada na primeira metade do bear, sendo ainda assim inferior à atingida no actual.
17/07/2007 - 13702.0
19/12/2008 - 6211.90
Duração Bear (até agora) - 491
Variação do Índice - 7490.1
O índice caiu uma média 15.25/dia entre estas duas datas.
Apesar da queda do índice não ter ainda atingido os valores de 2002, a queda processou-se de forma mais intensa do que o primeiro bear em analise. Se o índice continuasse a cair a este ritmo ate perfazer 964 dias (a duração do anterior bear market), a queda levaria o índice ate aos (???) 14701… (ficaria nos – 999??).
Considerando a queda média do anterior bear (9.7355), o índice cairia até aos 4316.978… ainda bastante abaixo do valor actual e do valor mínimo atingido em 2002.
Se estas contas feitas em cima do joelho tiverem certas, parece-me que se o índice continuar a cair, a cadência da queda diminuirá certamente, uma vez que ao ritmo actual teríamos o PSI20 em valores negativos em breve. Para a média de queda diária se equiparar ao que aconteceu no anterior bear market, durante a segunda metade o índice teria que registar uma velocidade de queda média bastante mais lenta, o que implicaria quedas constantes muito ligeiras ou uma grande volatilidade, com descidas e recuperações fortes.
Sinceramente, custa-me a crer que durante mais quase a ano e 4 meses as quedas continuem muito lentamente. Acho que para o mercado accionista continuar a cair assim durante todo esse tempo, as taxas de juro teriam que estar muito mais atractivas. A menos que aconteçam tragédias em mais de metade das empresas cotadas, penso que dificilmente os investidores vão aguentar mais 500 dias com DP’s e dívida pública (principalmente nos states) a render quase 0% (isto é, a perderem dinheiro).
Considerando que existe um consenso em que a economia melhorará fins de 2009, inícios de 2010 e que os mercados financeiros antecipam a recuperação da economia em 6 a 9 meses, a continuação deste bear até meados de 2010, implicaria que a economia so iria recuperar lá para o inicio de 2011. e eu espero que não…
22/10/2002 - 5232.51 (não arranjei cotação de 23/10)
Duração Bear - 964 dias
Variação do Índice – 9385.03
O índice caiu uma média 9.7355/dia entre estas duas datas.
Mais ou menos a meio do percurso (passado 494 dias do início deste Bear) o índice tinha caído (em 10/07/2001) para os 8065 pontos, ou seja, desceu 6552.54 pontos, em 494 dias (menos do que o actual/último bear em total absoluto para o mesmo período).
Nestes 494 dias a queda média foi de 13.26/dia, o que indica que velocidade da queda foi mais acentuada na primeira metade do bear, sendo ainda assim inferior à atingida no actual.
17/07/2007 - 13702.0
19/12/2008 - 6211.90
Duração Bear (até agora) - 491
Variação do Índice - 7490.1
O índice caiu uma média 15.25/dia entre estas duas datas.
Apesar da queda do índice não ter ainda atingido os valores de 2002, a queda processou-se de forma mais intensa do que o primeiro bear em analise. Se o índice continuasse a cair a este ritmo ate perfazer 964 dias (a duração do anterior bear market), a queda levaria o índice ate aos (???) 14701… (ficaria nos – 999??).
Considerando a queda média do anterior bear (9.7355), o índice cairia até aos 4316.978… ainda bastante abaixo do valor actual e do valor mínimo atingido em 2002.
Se estas contas feitas em cima do joelho tiverem certas, parece-me que se o índice continuar a cair, a cadência da queda diminuirá certamente, uma vez que ao ritmo actual teríamos o PSI20 em valores negativos em breve. Para a média de queda diária se equiparar ao que aconteceu no anterior bear market, durante a segunda metade o índice teria que registar uma velocidade de queda média bastante mais lenta, o que implicaria quedas constantes muito ligeiras ou uma grande volatilidade, com descidas e recuperações fortes.
Sinceramente, custa-me a crer que durante mais quase a ano e 4 meses as quedas continuem muito lentamente. Acho que para o mercado accionista continuar a cair assim durante todo esse tempo, as taxas de juro teriam que estar muito mais atractivas. A menos que aconteçam tragédias em mais de metade das empresas cotadas, penso que dificilmente os investidores vão aguentar mais 500 dias com DP’s e dívida pública (principalmente nos states) a render quase 0% (isto é, a perderem dinheiro).
Considerando que existe um consenso em que a economia melhorará fins de 2009, inícios de 2010 e que os mercados financeiros antecipam a recuperação da economia em 6 a 9 meses, a continuação deste bear até meados de 2010, implicaria que a economia so iria recuperar lá para o inicio de 2011. e eu espero que não…
That's all folks
- Registado: 29/11/2007 3:06
Bear ou Bull
Boa tarde a todos,
Creio que todos os "Bear Markets" são distintos, quanto à sua durabilidade e, este, muito diferente.
Por outro lado, deparamo-nos com uma situação que deverá ser reflectida a nível de futuro, só assim faz sentido viver as experiências.
Penso que a temporalidade está, mais do que nunca, presente nos Mercados actuais/Globais. Infelizmente, estamos muito,dependentes da reacção global, às soluções implementadas para contrariar a tendência e impulsionar a ecónomia mundial.
O "Bull" poderá surgir lentamente mas se as soluções não forem correctas, o "Bear" andará por cá.
Um factor primordial para um "Bull Market" é a confiança e estabilidade, infelizmente, ainda, não se verifica tal situação. Contudo, espero que surja para breve, será bom para todos.
Abraço
Creio que todos os "Bear Markets" são distintos, quanto à sua durabilidade e, este, muito diferente.
Por outro lado, deparamo-nos com uma situação que deverá ser reflectida a nível de futuro, só assim faz sentido viver as experiências.
Penso que a temporalidade está, mais do que nunca, presente nos Mercados actuais/Globais. Infelizmente, estamos muito,dependentes da reacção global, às soluções implementadas para contrariar a tendência e impulsionar a ecónomia mundial.
O "Bull" poderá surgir lentamente mas se as soluções não forem correctas, o "Bear" andará por cá.
Um factor primordial para um "Bull Market" é a confiança e estabilidade, infelizmente, ainda, não se verifica tal situação. Contudo, espero que surja para breve, será bom para todos.
Abraço
- Registado: 3/2/2008 14:58
soso, eu não quero demonstrar nada.
Estou unicamente a comparar as durações dos bear markets.
Quando escrevi "provisoriamente", estou a admitir a hipótese de o bear market ter terminado, contudo só teremos a certeza disso quando os índices já estiverem lá em cima... daí a dúvida
1 abraço,
Elias ("provisoriamente" bull)
Estou unicamente a comparar as durações dos bear markets.
Quando escrevi "provisoriamente", estou a admitir a hipótese de o bear market ter terminado, contudo só teremos a certeza disso quando os índices já estiverem lá em cima... daí a dúvida

1 abraço,
Elias ("provisoriamente" bull)
[b]Padrão[/b]
Elias, queres com isto demonstrar que se existe algum padrão com o ciclo anterior, estamos exactmente a meio do trajecto?
No caso do PSI temos 2 anos e 8 meses da altura, contra o 1 ano e 4 meses de agora....
Excelente tópico, para defenir estratégias e deixar vir o mercado até nós e não o contrário.
No entanto, neste início de ano, sabe tão bem estar do lado longo...
Cumprimentos bolsistas.
No caso do PSI temos 2 anos e 8 meses da altura, contra o 1 ano e 4 meses de agora....

Excelente tópico, para defenir estratégias e deixar vir o mercado até nós e não o contrário.
No entanto, neste início de ano, sabe tão bem estar do lado longo...

Cumprimentos bolsistas.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Desde que coloquei aqui este quadro no dia 19 de Novembro, não se verificaram novos mínimos, por isso provisoriamente estes são os valores de duração do bear market nos váríos índices (sendo que na verdade os mínimos do PSI e do IBEX se deram em Outubro):
- Anexos
-
- bear2.PNG (14.12 KiB) Visualizado 2404 vezes
Onorio Escreveu:Se este BEAR for pelo menos igual ao outro, estamos quase a chegar a meio.
No caso do índice português estaremos mesmo a meio!

Elia, obrigado pelo interessante e útil estudo! acho que já te estão é a pedir mais!

abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Para além da tabela do Elias, um dado informativo, eu penso que interessante seria conhecer a quantidade de pontos ou percentagens dos referidos índices,no mesmo período de tempo, para podermos ter um maior conhecimento da amplitude das quedas .
Imaginem que os índices tivessem acido 50% num dia, ontem por exemplo?...
Rmartins
Imaginem que os índices tivessem acido 50% num dia, ontem por exemplo?...
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
- Registado: 5/11/2002 9:23
JPtuga Escreveu:Elias,
Obrigado, era mesmo isso que queria.
Se olhassemos apenas ao factor tempo, e como o Onorio diz, estariamos a meio do bear market, mas a mim parece-me que a procissão ainda vai no adro da igreja...
Mas pelo menos dá-nos uma baliza temporal de referência.
É verdade que ainda vamos a meio da duração do anterior, embora nada nos garanta que a duração seja igual (pode ser pouco mais de metade ou o dobro).
Mas faço notar que, ao passo que os states se encontram todos em mínimos, a maioria dos índices europeus está 10% acima dos mínimos de Outubro. Os quadros que coloquei mostraem que os mínimos (e os máximos) não são feitos em simultâneo nos vários mercados.
1 abraço,
Elias
Elias,
Se olhassemos apenas ao factor tempo, e como o Onorio diz, estariamos a meio do bear market, mas a mim parece-me que a procissão ainda vai no adro da igreja...
- Registado: 29/3/2007 12:40