Carteira JAS*2009 - Mês 01
Carteira JAS*2009 - Mês 01 - dia 05
Só hoje é que consegui ter a folha de cálculo preparada para o ano de 2009.
Como habitualmente a Carteira foi posta a zeros dado que contabilizo rentabilidades anualmente.
(o que estava em Carteira em 31 de Dezembro passou a estar "comprado" às cotações desse dia)
SEM
Na 6ª feira passada reduzi ligeiramente a posição com uma venda a 6,498.
Foi pena não terem levado a ordem completa...
PTI
Hoje foi a vez da PTI com uma venda no fecho a 1,498.
As vendas realizadas inserem-se na estratégia de reduzir o capital no 1ºS.
JAS
Como habitualmente a Carteira foi posta a zeros dado que contabilizo rentabilidades anualmente.
(o que estava em Carteira em 31 de Dezembro passou a estar "comprado" às cotações desse dia)
SEM
Na 6ª feira passada reduzi ligeiramente a posição com uma venda a 6,498.
Foi pena não terem levado a ordem completa...
PTI
Hoje foi a vez da PTI com uma venda no fecho a 1,498.
As vendas realizadas inserem-se na estratégia de reduzir o capital no 1ºS.
JAS
- Anexos
-
- cart 01-05.png (56.21 KiB) Visualizado 4625 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Re
Pata-Hari Escreveu:O 2.2 e 3.2 não estão redundantes?
A última frase do 3.2 deveria ter ido parar ao 2.2.
Bjs,
JAS
----------------------
anas Escreveu:se a queda do zloty continuar nao era melhor saltar fora?eu digo isto porque quando a j.martins cai mais de 2%,os analistas veem logo dizer que è por causa da moeda polaca(zloty).
Já me fartei de demonstrar que a cotação do zloty afecta pouco as margens (porque a maior parte das compras também são realizadas em zlotys) e que a cotação do zloty apenas afecta o total de vendas do grupo (e não são 2 ou 3% a menos do zloty que afectam um incremento de vendas de 15% ou mais...).
anas Escreveu:podia me dizer onde eu posso acompanhar a cotaçao do zloty,qual e o site melhor?
Gosto muito deste pois permite ver os câmbios em qualquer data:
http://www.oanda.com/convert/classic
Um abraço,
JAS
----------------------
pedrom Escreveu:Caso negociasses apenas em acções e a tua rentabilidade começa-se a descer continuamente, terias ido tão longe nas perdas ou terias saido de cena por uns tempos?
Começa-se--> começasse
Já há bastantes anos que não tenho perdido na vertente "acções"...
Sendo assim é difícil estabelecer qual o limite em que resolveria sair.
Em trades individuais já tenho tido casos de perder mais de 50% mas o que interessa é o peso das perdas na carteira.
Normalmente fecho o trade quando esse peso chega aos -5%.
Um abraço,
JAS
Jas tenho uma pergunta para te fazer há varios meses, mas preferi esperar até ao final do ano:
As tuas perdas foram basicamente em warrants o que sendo um produto com alavancagem dá origem (ou pode dar) a resultados de com grandes ganho ou perdas em periodos de grande volatilidade.
Caso negociasses apenas em acções e a tua rentabilidade começa-se a descer continuamente, terias ido tão longe nas perdas ou terias saido de cena por uns tempos?
As tuas perdas foram basicamente em warrants o que sendo um produto com alavancagem dá origem (ou pode dar) a resultados de com grandes ganho ou perdas em periodos de grande volatilidade.
Caso negociasses apenas em acções e a tua rentabilidade começa-se a descer continuamente, terias ido tão longe nas perdas ou terias saido de cena por uns tempos?
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
para-jas-
tou a ver que continua confiante na j,martins para 2009,mas se a queda do zloty continuar nao era melhor saltar fora?eu digo isto porque quando a j.martins cai mais de 2%,os analistas veem logo dizer que è por causa da moeda polaca(zloty).muito obrigado pelos seus comentarios que eu admiro muito.bom ano.
- Registado: 29/2/2004 22:20
Oi JAS um bom ano para ti e para o pessoal do caldeirão.
Aprendi bastante com este senhor nos 4 meses de café da esquina que levo.
Com um saldo muito positivo nos meus ultimos negócios, pena o inicio do ano...
Ao ver este "Money management" palavras para que...
Não sou apologista que se deva seguir sempre gurus ou grandes analistas de ATs como o Marco António ou Ulisses, muitos são muito bons em ATs outros em AF, mas vivem de Analises passando por vezes ao lado dos investimentos...
É bom tirar o bom destes senhores mas criar o seu próprio estilo pessoal, um pouco como dançar salsa, cada tem o seu estilo e podem ser muito bons para diferentes pessoas... mas no fundo o "GOAL" é o "cash profit" no meu caso gosto de AT e AF mas não ao ponto de viver disso mas sim tirar o maximo como o "outro" diz do "Mr Market"...
Bom ano para todos.
E mais uma vez Obrigado JAS e a todos os que ajudam a criar bons investidores.
Aprendi bastante com este senhor nos 4 meses de café da esquina que levo.
Com um saldo muito positivo nos meus ultimos negócios, pena o inicio do ano...
Ao ver este "Money management" palavras para que...
Não sou apologista que se deva seguir sempre gurus ou grandes analistas de ATs como o Marco António ou Ulisses, muitos são muito bons em ATs outros em AF, mas vivem de Analises passando por vezes ao lado dos investimentos...
É bom tirar o bom destes senhores mas criar o seu próprio estilo pessoal, um pouco como dançar salsa, cada tem o seu estilo e podem ser muito bons para diferentes pessoas... mas no fundo o "GOAL" é o "cash profit" no meu caso gosto de AT e AF mas não ao ponto de viver disso mas sim tirar o maximo como o "outro" diz do "Mr Market"...
Bom ano para todos.
E mais uma vez Obrigado JAS e a todos os que ajudam a criar bons investidores.
Carteira JAS*2009 - Mês 01
Estratégia 2009
1. Capital
Será inferior ao capital base de 2008 pois houve que abater os prejuízos...
Continuará a ser X para todos os efeitos.
2. Composição
2.1. Acções
Continuarei apenas no PSI, que me chega muito bem, e dentro deste continuarei a limitar as minhas escolhas a meia dúzia de títulos com boa AF e/ou condições que considero particularmente favoráveis em 2009.
De qualquer forma, em tempos de crise e tendo fortes dúvidas sobre o comportamento do PSI no 1ºS, divido a minha lista em 2 grupos.
Um grupo, de baixo risco, onde andarei nos primeiros tempos.
Um segundo grupo, de acções que habitualmente sigo, mas nas quais não vejo, para já, grande interesse em investir no 1ºS. Mas convém estar atento...
Grupo 1:
JMT – Pelas razões do costume. E ainda por ser das poucas empresas do PSI que continuará a gerar lucros.
BPI – Tem uma estrutura accionista que parece muito estável e a Isabel Santos pode aumentar a posição. Parece nem sequer ter problemas com os rácios.
SEM – O bom negócio da PTI continuará mas esta irá investir mais em novas fábricas em Moçambique e no Uruguai. Pode ser necessário vender parte da PTI a um parceiro estratégico.
PTI – Preferencialmente andarei na “dona” mas pode ser que também invista nela directamente.
CPR – O novo aeroporto de Lisboa deverá ser adiado por uns anitos mas a esperança de uma Opa da Lafarge mantém-se. A estas cotações parece tentador mas os accionistas maioritários teriam um enorme prejuízo. Será que os rácios do BCP e o aperto do Manuel Fino podem obrigar a isso?
Grupo 2:
BCP - Fusão com o BPI não parece possível. Parceria com a Sonangol poderia dar lucros mas há accionistas com a corda na garganta que podem ter que vender e mal.
BRI - Com a crise as receitas das portagens diminuem. Não parece que os espanhóis tentem agora opar e, além disso, uma opa continua a parecer inviável com a estrutura accionista actual.
GALP – Poderá descobrir mais petróleo no Brasil mas aos actuais preços do petróleo duvida-se que a exploração seja rentável.
EGL - Em 2009 vão haver mais obras públicas numa tentativa de combater a crise. Jorge Coelho pode ser uma mais-valia. De qualquer forma a crise também acentuará a guerra de preços e os lucros podem ser escassos.
SON – O império está em crise… Mas há sempre umas puxadas.
SNC - Poderá fundir-se com a ZON mas não parece que tenha grande futuro.
TDU – Qualquer subida do BCP ou da CPR poderia valorizar a TDU mas tal não parece natural no curto-prazo. A sempre esperada fusão com a SCO pode estar adiada excepto se o Fino estiver mesmo muito aflito…
VAA – Não melhorou os resultados e agora é capaz de já ser tarde. É possivel uma OPA mas a preços muito baixos.
ZON - Poderá haver disputas internas de poder, poderá opar a SNC ou fundir-se com ela. Mas a concorrência da PTC começa a ser feroz.
Embora a lista contenha 13 títulos do PSI.20 e ainda mais 1 small cap não é natural que ande investido em mais de 3 a 5 títulos ao mesmo tempo.
As acções terão um peso máximo de 90% da Carteira.
2.2. Turbo Warrants e Warrants
O meu mercado de eleição para os Turbos continuará a ser o DAX.
Para o PSI e acções do PSI, na falta de Turbos, utilizarei Warrants normais.
Este ano o peso dos TW’s e W’s ficará limitado a 10%.
2.3. Cash
Procurarei manter sempre um mínimo de 5% em cash para eventuais reforços ou aproveitamento de “saldos”…
2.4. Variações de Capital
É muito provável que durante o 1º Trimestre, ou mesmo 1º Semestre, ande pouco investido e que venha a reduzir o capital investido até 0,5X.
Em condições que considere particularmente favoráveis o capital pode vir a ser aumentado até 2X.
3. Análise da Carteira 2008
3.1. Acções
Na prática os resultados da Carteira resultaram quase exclusivamente dos resultados nos Warrants pois as Acções, embora tenha mantido posições longas durante todo o ano, tiveram um resultado nulo.
O ano foi extremamente difícil, com uma enorme volatilidade, e ter conseguido uma rentabilidade equivalente a 1/3 das perdas do PSI parece bastante razoável.
É evidente que ter passado o ano na JMT e na SEM, dois dos títulos que menos perdas tiveram no PSI, contribuiu para isso.
A estratégia de “poucos títulos mas bons” e o “acompanhamento dos cof’s diariamente” continua a parecer adequada para o meu perfil.
Nada a mudar.
3.2. Warrants
Apesar de quase só ter andado neles no 1ºT, contribuíram muito negativamente para a rentabilidade.
Procurarei limitar o meu investimento em Warrants e Turbos a "aplicação de lucros" pois não pretendo correr grandes riscos em 2009.
JAS
1. Capital
Será inferior ao capital base de 2008 pois houve que abater os prejuízos...
Continuará a ser X para todos os efeitos.
2. Composição
2.1. Acções
Continuarei apenas no PSI, que me chega muito bem, e dentro deste continuarei a limitar as minhas escolhas a meia dúzia de títulos com boa AF e/ou condições que considero particularmente favoráveis em 2009.
De qualquer forma, em tempos de crise e tendo fortes dúvidas sobre o comportamento do PSI no 1ºS, divido a minha lista em 2 grupos.
Um grupo, de baixo risco, onde andarei nos primeiros tempos.
Um segundo grupo, de acções que habitualmente sigo, mas nas quais não vejo, para já, grande interesse em investir no 1ºS. Mas convém estar atento...
Grupo 1:
JMT – Pelas razões do costume. E ainda por ser das poucas empresas do PSI que continuará a gerar lucros.
BPI – Tem uma estrutura accionista que parece muito estável e a Isabel Santos pode aumentar a posição. Parece nem sequer ter problemas com os rácios.
SEM – O bom negócio da PTI continuará mas esta irá investir mais em novas fábricas em Moçambique e no Uruguai. Pode ser necessário vender parte da PTI a um parceiro estratégico.
PTI – Preferencialmente andarei na “dona” mas pode ser que também invista nela directamente.
CPR – O novo aeroporto de Lisboa deverá ser adiado por uns anitos mas a esperança de uma Opa da Lafarge mantém-se. A estas cotações parece tentador mas os accionistas maioritários teriam um enorme prejuízo. Será que os rácios do BCP e o aperto do Manuel Fino podem obrigar a isso?
Grupo 2:
BCP - Fusão com o BPI não parece possível. Parceria com a Sonangol poderia dar lucros mas há accionistas com a corda na garganta que podem ter que vender e mal.
BRI - Com a crise as receitas das portagens diminuem. Não parece que os espanhóis tentem agora opar e, além disso, uma opa continua a parecer inviável com a estrutura accionista actual.
GALP – Poderá descobrir mais petróleo no Brasil mas aos actuais preços do petróleo duvida-se que a exploração seja rentável.
EGL - Em 2009 vão haver mais obras públicas numa tentativa de combater a crise. Jorge Coelho pode ser uma mais-valia. De qualquer forma a crise também acentuará a guerra de preços e os lucros podem ser escassos.
SON – O império está em crise… Mas há sempre umas puxadas.
SNC - Poderá fundir-se com a ZON mas não parece que tenha grande futuro.
TDU – Qualquer subida do BCP ou da CPR poderia valorizar a TDU mas tal não parece natural no curto-prazo. A sempre esperada fusão com a SCO pode estar adiada excepto se o Fino estiver mesmo muito aflito…
VAA – Não melhorou os resultados e agora é capaz de já ser tarde. É possivel uma OPA mas a preços muito baixos.
ZON - Poderá haver disputas internas de poder, poderá opar a SNC ou fundir-se com ela. Mas a concorrência da PTC começa a ser feroz.
Embora a lista contenha 13 títulos do PSI.20 e ainda mais 1 small cap não é natural que ande investido em mais de 3 a 5 títulos ao mesmo tempo.
As acções terão um peso máximo de 90% da Carteira.
2.2. Turbo Warrants e Warrants
O meu mercado de eleição para os Turbos continuará a ser o DAX.
Para o PSI e acções do PSI, na falta de Turbos, utilizarei Warrants normais.
Este ano o peso dos TW’s e W’s ficará limitado a 10%.
2.3. Cash
Procurarei manter sempre um mínimo de 5% em cash para eventuais reforços ou aproveitamento de “saldos”…
2.4. Variações de Capital
É muito provável que durante o 1º Trimestre, ou mesmo 1º Semestre, ande pouco investido e que venha a reduzir o capital investido até 0,5X.
Em condições que considere particularmente favoráveis o capital pode vir a ser aumentado até 2X.
3. Análise da Carteira 2008
3.1. Acções
Na prática os resultados da Carteira resultaram quase exclusivamente dos resultados nos Warrants pois as Acções, embora tenha mantido posições longas durante todo o ano, tiveram um resultado nulo.
O ano foi extremamente difícil, com uma enorme volatilidade, e ter conseguido uma rentabilidade equivalente a 1/3 das perdas do PSI parece bastante razoável.
É evidente que ter passado o ano na JMT e na SEM, dois dos títulos que menos perdas tiveram no PSI, contribuiu para isso.
A estratégia de “poucos títulos mas bons” e o “acompanhamento dos cof’s diariamente” continua a parecer adequada para o meu perfil.
Nada a mudar.
3.2. Warrants
Apesar de quase só ter andado neles no 1ºT, contribuíram muito negativamente para a rentabilidade.
Procurarei limitar o meu investimento em Warrants e Turbos a "aplicação de lucros" pois não pretendo correr grandes riscos em 2009.
JAS
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], queraio1964 e 39 visitantes