Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mquinaz » 19/1/2009 15:44

nuno96 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Nuno, eu uso um "software" chamado Metastock. As cotações são importadas em Portugal através da Finbolsa.com e do estrangeiro através do Reutersdatalink. São serviços pagos.

Um abraço,
Ulisses

obrigado Ulisses. o que eu queria mesmo saber era sites ou programas daqueles a borla, o jornal de negocios da para fazer a analise tecnica, mas eu nao gosto muito de usar, usava o gobulling que era muito bom, mas so o tenho como demonstracao e nao sei porque deixou de dar no meu computador, começou a dar erros.

Á Borlix, com dados em fim de dia, tens o prorealtime, conforme te disse o ulisses. Fazes o registo, e a plataforma de gráficos, corre em java.
Fica o link directo, para o prorealtime em espanhol, e o link do java para o caso de não teres instalada a ultima versão.

http://www.prorealtime.com/es/

http://java.com/pt_BR/download/index.jsp

Um tópico sobre o prorealime no cadeirão, pode ser por exemplo este:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... sc&start=0

Para ver gráficos á borlix sem ser apenas com dados em fim de dia, com delay de aproximadamente 15 minutos, podes usar um site francês - o boursorama

http://www.boursorama.com/international ... 3D1rLPSI20
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz

Registado: 11/2/2008 18:54

por Ulisses Pereira » 19/1/2009 13:50

Nuno,

Sendo eu um fiel utilizador do Metastoch há muitos anos, não sou a melhor pessoa para te responder a essa questão mas se pesquisares no Caldeirão por "Prorealtime", deves encontrar a resposta à tua questão. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por nuno96 » 19/1/2009 13:36

Ulisses Pereira Escreveu:Nuno, eu uso um "software" chamado Metastock. As cotações são importadas em Portugal através da Finbolsa.com e do estrangeiro através do Reutersdatalink. São serviços pagos.

Um abraço,
Ulisses

obrigado Ulisses. o que eu queria mesmo saber era sites ou programas daqueles a borla, o jornal de negocios da para fazer a analise tecnica, mas eu nao gosto muito de usar, usava o gobulling que era muito bom, mas so o tenho como demonstracao e nao sei porque deixou de dar no meu computador, começou a dar erros.

Registado: 16/1/2009 19:43

por Ulisses Pereira » 19/1/2009 13:20

Nuno, eu uso um "software" chamado Metastock. As cotações são importadas em Portugal através da Finbolsa.com e do estrangeiro através do Reutersdatalink. São serviços pagos.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por nuno96 » 19/1/2009 12:53

que sites e ou programas questumam usar para fazer a analise tecnica?

Registado: 16/1/2009 19:43

por Crómio » 17/1/2009 16:50

Cada acção tem um peso no índice, por exemplo no SP500, segundo a Wiki:

Weighting

The index has traditionally been market-value weighted; that is, movements in the prices of stocks with higher market capitalizations (the share price times the number of shares outstanding) have a greater effect on the index than companies with smaller market caps.

The index is now float weighted. That is, Standard & Poor's now calculates the market caps relevant to the index using only the number of shares (called "float") available for public trading. This transition was made in two steps, the first on March 18, 2005 and the second on September 16, 2005. (For example, only the Class A shares of Google ("GOOG") are publicly traded; thus, of the 207,096,000 total shares outstanding as of March 2006, only the 199,570,000 Class A shares were considered float, so only the value of the latter number of shares was used to incorporate Google into the S&P 500 on March 31, 2006.) Only a minority of companies in the index have a float value that is lower than their total capitalization. For most companies in the index S&P considers all shares to be part of the public float and thus the capitalization used in the index calculation equals the market capitalization for those companies.

aqui e aqui, vai-te tirar muitas dúvidas.

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por O observador » 17/1/2009 16:40

Caro Cromio obrigado pela ajuda mas ha ainda alguma confusao na minha cabeça, sendo um indice uma medida, ponderada ou nao, do conjunto das accoes como é que é definado o preço correspondente a esse indice?
Se os indices nao se transaccionam, no contrato de futuro acorda-se-a um valor do indice no futuro,certo?

Abraço

Registado: 30/1/2008 18:24

por Crómio » 17/1/2009 16:15

O observador Escreveu:Ora aqui vai a minha primeira duvida, ainda ando a captar os primeiros conceitos teoricos sobre alguns produtos financeiros e tenho uma duvida nos futuros, segundo a minha interpretaçao da definiçao na data futura acordada realizar-se-a a troca acordada do bem em causa e quando se trata de indices de mercados o que é entregue realmente?
Os indices sao algum produto que se possa transacionar?

Obrigado pelos futuros esclarecimentos

Os futuros de índices equivalem a um cabaz de acções que representam esse mesmo índice.

Teóricamente receberias o equivalente, arredondado à unidade dessas acções, na prática recebes o dinheiro que elas valem.

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por O observador » 17/1/2009 16:06

Ora aqui vai a minha primeira duvida, ainda ando a captar os primeiros conceitos teoricos sobre alguns produtos financeiros e tenho uma duvida nos futuros, segundo a minha interpretaçao da definiçao na data futura acordada realizar-se-a a troca acordada do bem em causa e quando se trata de indices de mercados o que é entregue realmente?
Os indices sao algum produto que se possa transacionar?

Obrigado pelos futuros esclarecimentos

Registado: 30/1/2008 18:24

Re: duvidas

por Crómio » 17/1/2009 15:33

PrincipeValente Escreveu:Olá! Alguém sabe dizer se é possível colocar ordens de Stop a partir do netbanking do Santander Totta? Obrigado

Não é possível.

Abraço

William Bernstein

duvidas

por PrincipeValente » 16/1/2009 20:06

Olá! Alguém sabe dizer se é possível colocar ordens de Stop a partir do netbanking do Santander Totta? Obrigado

Registado: 7/1/2009 18:27

por a30412 » 15/1/2009 4:11

Obrigado... a verdade é q já tinha procurado e não tinha encontrado nada! azelhice da minha parte, com certeza :wink:

Registado: 11/3/2008 13:16

Re: Qual banco de investimento a escolher?!

por tiagopt2 » 14/1/2009 23:34

a30412 Escreveu:Boas...

Já algum tempo que ando a seguir a bolsa e tudo o que a rodeia, e penso que está na altura de ir um bocado mais a frente. Por isso gostaria de abrir conta num banco de investimento de modo a ter acesso a um mais variado leque de produtos para poder negociar.
A questão que vos coloco, é qual dos bancos de investimento disponíveis me recomendam?! Tava a pensar escolher o banco BEST, mas não quero vir a arrepender-me mais a frente, por isso peço a vossa opinião e caso discordem que esta seja a melhor escolha agradecia que me recomendassem uma melhor... :roll:

Agradeço desde já as vossas ajudas

Olá a30412,
Tens vários tópicos já existentes onde se falam das várias plataformas/corretoras disponíveis. Deixo-te um exemplo, espero que ajude
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=58256&start=0
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

Qual banco de investimento a escolher?!

por a30412 » 14/1/2009 23:23

Boas...

Já algum tempo que ando a seguir a bolsa e tudo o que a rodeia, e penso que está na altura de ir um bocado mais a frente. Por isso gostaria de abrir conta num banco de investimento de modo a ter acesso a um mais variado leque de produtos para poder negociar.
A questão que vos coloco, é qual dos bancos de investimento disponíveis me recomendam?! Tava a pensar escolher o banco BEST, mas não quero vir a arrepender-me mais a frente, por isso peço a vossa opinião e caso discordem que esta seja a melhor escolha agradecia que me recomendassem uma melhor... :roll:

Agradeço desde já as vossas ajudas

Registado: 11/3/2008 13:16

por Nandor » 5/1/2009 23:34

GRANDE CRÓMIO....
onde estives-te tu....
:lol:

Obrigado pela tua pronta e esclarecedora resposta.

Abraço e bons negócios.
----
Quem não quer perder, o melhor é não arriscar...

Registado: 25/10/2008 20:03

por Crómio » 5/1/2009 21:53

Olá Nandor,

MA é abreviatura de Média Móvel (Moving Average).

MA20 significa a média móvel de 20 dias, é a média do preço da cotação nos últimos 20 dias.

Pode servir para suavizar a evolução do preço, para se verificar sinais bullish ou bearish, tipo: se a mm20 cruzar a mm50 para cima, significa que a acção está a recuperar.

É uma referência. Às vezes há quem observe que está a servir de resistência à acção...

Se procurares no Google podes ver montes de cenas associadas às MM.

Experimenta aqui também, se perceberes inglês tens muita info aí.

Abraço

William Bernstein

MA's

por Nandor » 5/1/2009 21:35

Boas.

Talvez vá fazer uma pergunta muito básica, mas peço também uma resposta pouco técnica e cheia de palavroes, de forma a que facilmente possa compreender:

O que são as MA 20 / MA 50 / MA 100, que aparecem nos gráficos, e como transmitem dados adicionais á cotação?

Peço desculpa se de alguma forma estou a "espetar facas" no coração de algum técnico, mas desde já me predesponho a respoder a questões básicas na minha área (Arquitectura e imobiliário)...

Abraço, e grato desde já pela compreensão.
Nandor
----
Quem não quer perder, o melhor é não arriscar...

Registado: 25/10/2008 20:03

PRENDA DE NATAL

por j_paulo » 23/12/2008 0:32

Caros leitores

Para os menos atentos ate fica o link para a leitura ... de um livro sobre iniciação em bolsa.

A todos um bom natal

Cumprimentos

http://escoladebolsa.blogspot.com/2008/ ... nlise.html

Registado: 21/2/2008 22:23

por Ulisses Pereira » 16/12/2008 16:14

j_paulo, houve posts deste mês? Se não estão aqui, é de facto muito estranho.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

será?

por j_paulo » 12/12/2008 22:00

Caros administradores, é impressão minha ou desapareceram os posts deste mês?

cumps

Registado: 21/2/2008 22:23

por MarcoAntonio » 28/11/2008 15:05

É realizada a liquidação financeira, naturalmente.
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por mlra » 28/11/2008 13:47

Boas!

Relativamente a Turbos warrants gostaria de ver esclarecida a seguinte duvida. Não tendo o turbo warrant atingido a barreira knock out mas tendo atingido o limite temporal existe liquidação financeira?! ou simplesmente se extingue e quem tiver os warrants na mão fica a perder os € todos?! :oops:

Cumps

Registado: 24/12/2007 12:02

por cdsc » 25/11/2008 15:18

Alguém me pode dizer qual o "sítio" onde posso consultar todas as "bid" e "ask" de uma acção portuguesa?
O melhor que conheço é o "sítio" da Euronext que apresenta as 10 melhores.
Obrigado

Registado: 29/11/2007 2:35

Informação resumida

por pedro_dias » 25/11/2008 0:31

Boas. Tenho pouco tempo mas gosto de acompanhar o mercado recorrendo a fontes que pareçam competentes. Consulto o Caldeirao quase todos os dias e tenho apreciado muito este investimento de tempo (espero aplicar bem quando começar a investir) :wink:

Leio também uma newsletter do BPI que recebo todos os dias uteis e que, apesar de ter um registo conciso, a meu ver fornece os pontos cardeais do mercado. deixo o exemplo de hoje de manhã: http://netbolsa.bpinet.pt/Comum/filesys ... heiro=1089

Lá fora, sigo as "headlines" do MarketWatch.

Queria melhorar de nivel :lol: por isso pedia o favor, sobretudo aos mais experientes, das vossas opiniões sobre:

1 - Que outros resumos diários do PSI DAX S&P DJ ou NASDAQ merecem a vossa atenção?

2 - Que outras consultas diárias/semanais complementares e mais profundas sugeriam?

3 - Que foruns das bolsas americanas ao nivel do Caldeirão podem sugerir?

Muito Obrigado.
BN

Registado: 29/11/2007 11:47

por Azelha_Maia » 23/11/2008 19:36

Tiagopt,um grande obrigado pela pronta resposta.Fui lá espreitar e fiquei com mais umas luzes numa questão onde pelos vistos não existe grande unanimidade sobre qual a melhor das diferentes plataformas.Talvez fique mesmo pelo BCP enquanto dou os primeiros passos.

Cumprimentos e um abraço

Registado: 23/11/2008 16:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Opcard33 e 125 visitantes