Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rk0r794 » 8/12/2008 13:09

Pois tiago, mas eu penso que as suas análises é o melhor que existe.
Sou um seguidor das suas análises e neste momento estou contente com os ganhos.
Mais uma vez obrigado.
Gostaria de uma análise à PT, pois estou na disposição de acumular.
 
Mensagens: 189
Registado: 20/9/2008 18:02
Localização: Norte

por - GOE - » 8/12/2008 13:06

rk0r794 Escreveu:Apesar do suporte andar à volta dos 2,05(?)eu vou entrar na EDP nos 2,10.
Quando chegar aos 3 euros, vendo as minhas.
Bons negócios.
Nota: tenho EDP a 2,08 (50.000)


rk0r794 descarrega lá essas 50.000 no mercado que eu estou curto e dava-me bastante jeito :wink: :lol:

Também me parece que a EDP está a apresentar alguma fraqueza e fará provavelmente um novo teste aos anteriores mínimos, para possivelmente os "confirmar"..
 
Mensagens: 1295
Registado: 5/12/2007 16:26

por tiagopt2 » 8/12/2008 13:03

Quem me dera estar sequer entre os 20 melhores, Rk :)
Em relação à opinião do Rosário, não estou a dizer que ele não tenha razão. Queria saber porque é que ele pensa isso. Às vezes encontramos com as opiniões das outras pessoas, falhas importantes nas nossas análises. E se for o caso, quero emendar essa falha enquanto não estou a perder dinheiro.
Abraço
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por rk0r794 » 8/12/2008 12:57

tiagopt Escreveu:
Rosario2008 Escreveu:Muito bem. Eu por acaso penso o contrário. Acho que vai aproximar-se dos 3 euros


Porque dizes isso, Rosário? :)

Concordo com o Tiago. Na minha modesta opinião o Tiago é o melhor trader neste forum. parabens
 
Mensagens: 189
Registado: 20/9/2008 18:02
Localização: Norte

por rk0r794 » 8/12/2008 12:54

Apesar do suporte andar à volta dos 2,05(?)eu vou entrar na EDP nos 2,10.
Quando chegar aos 3 euros, vendo as minhas.
Bons negócios.
Nota: tenho EDP a 2,08 (50.000)
 
Mensagens: 189
Registado: 20/9/2008 18:02
Localização: Norte

por tiagopt2 » 8/12/2008 12:53

Rosario2008 Escreveu:Muito bem. Eu por acaso penso o contrário. Acho que vai aproximar-se dos 3 euros


Porque dizes isso, Rosário? :)
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por Rosariom2014 » 8/12/2008 12:49

Muito bem. Eu por acaso penso o contrário. Acho que vai aproximar-se dos 3 euros
 
Mensagens: 330
Registado: 29/1/2007 13:13
Localização: 20

por rk0r794 » 8/12/2008 12:46

tiagopt Escreveu:Realmente, parecem gémeas :) Sim, tem tudo para continuar a cair, a avaliação é exactamente a mesma. Só me desagrada o sector em que está enquadrada, evito negociar títulos correlacionados directamente com um activo como o petróleo. Mas isso é algo pessoal :P


E nesta semana vai continuar a cair.
Muitos traders estão á espreita. O preço nos 2,00 é uma boa entrada.
 
Mensagens: 189
Registado: 20/9/2008 18:02
Localização: Norte

por tiagopt2 » 6/12/2008 2:11

Realmente, parecem gémeas :) Sim, tem tudo para continuar a cair, a avaliação é exactamente a mesma. Só me desagrada o sector em que está enquadrada, evito negociar títulos correlacionados directamente com um activo como o petróleo. Mas isso é algo pessoal :P
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por mquinaz » 5/12/2008 19:55

Tiagopt, achas que esta do CAC, tem a mesma conjuntura que fazes para a EDP, com o acrescentar ainda que é uma empresa do sector petrolifero, ou seja uma entrada curta ainda menos arriscada? :mrgreen:
Anexos
FP - total - cac.PNG
FP - total - cac.PNG (40.24 KiB) Visualizado 8653 vezes
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

por tiagopt2 » 5/12/2008 15:03

Não deixei ontem a projecção do H&S porque as projecções nos H&S de continuação não são tão rigorosas como nos H&S convencionais. E por isso não quis induzir ninguém em erro. Mas como já me pediram mais do que uma vez hoje o valor da projecção, deixo a minha visão (ressalvada a falta de rigor teórico da mesma).
Normalmente os H&S de continuação são achatados, o que na prática resulta numa projecção insuficiente. Neste caso concreto, a formação não só não é achatada, como é até bastante "bem construída". Por isso, optei por lhe fazer a abordagem tradicional.
Uma nota: Quem costuma seguir as minhas análises, sabe que eu costumo traçar a projecção imediatamente abaixo do ponto mais alto da cabeça. Faço-o para deixar clara a ideia que a parte de cima (neckline-máximo da cabeça) é igual à parte de baixo (neckline-projecção). Mas normalmente a neckline é horizontal ou então tem muito pouca inclinação. Neste caso tem 24º de elevação, um valor que não pode ser desprezado.
Esta lenga-lenga toda para dizer que a projecção tem de ser traçada desde a quebra da neckline (tal como está desenhado no gráfico). Só para dar uma ideia, se o fizesse da forma convencional, dava uma diferença de 20 cêntimos.
Resumindo, a projecção que eu considero aponta para 1,98€
Anexos
EDPproj.png
EDPproj.png (13.16 KiB) Visualizado 8810 vezes
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por tiagopt2 » 5/12/2008 1:15

mquinaz Escreveu:Mas isto é a minha opinião que por ventura está errada. E os experts o que dizem? :mrgreen:


Já que nenhum dos experts se pronuncia, deixo eu aqui os meus 5 tostões.
Como esta semana tenho algum tempo disponível, decidi fazer uma curta análise à EDP. Esta análise é extra, no fim de semana farei a habitual análise à vencedora da sondagem.

Como é facilmente perceptível no gráfico, a EDP está a desenvolver um padrão bearish. A grande questão é mesmo saber que padrão é esse. Para ser considerado um triângulo simétrico, seria de extrema importância que a cotação tivesse tocado a linha naquela região assinalada no gráfico. Embora existam situações de triângulos válidos com apenas um toque na parte superior do triângulo, normalmente a falha ocorre após o primeiro toque. Isso é um sinal de falta de força do título, que não consegue levar a cotação novamente lá acima. Quando é o primeiro toque a falhar, tenho mais dificuldades em considerar o triângulo válido, já que a sua conotação teórica perde bastante significado.
Então, o que lhe vamos chamar? Eu prefiro a teoria do H&S de continuação. Esta sim, faz muito mais sentido neste caso. Como se pode ver, o primeiro ombro é construído sob muita pressão compradora. Nota-se isso pelo seu comprimento e pelos volumes. Na cabeça os volumes começam já a enfraquecer e no segundo ombro eles são quase inexistentes. Isto para não falar na sua curta amplitude, sinal claro de falta de força.
Os volumes na quebra são fracos, é verdade. Mas como eu já referi várias vezes, nas estruturas bearish os volumes na quebra não são tão importantes, pois as quedas acontecem por inércia. Tal como a teoria aponta, após a quebra deu-se o pullback à LTa. Aproveitei esse momento e entrei curto sobre ela. Ambas as projecções (tanto a do hipotético triângulo como a do H&S de continuação) apontam para valores inferiores a 2€. Em caso de quebra em alta da LTa o meu stop é activado. A relação risco/benefício parece-me bastante proveitosa...
Anexos
EDP.png
EDP.png (17.06 KiB) Visualizado 8991 vezes
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

Chuva é boa para uma flor EDP?

por Celeste » 4/12/2008 17:56

Colegas,

Pegando numa analogia da Pata há uns dias atrás, ando com vontade de plantar umas flores EDP no meu jardim. Porque é uma empresa que considero estável. Olho pela janela e pressinto que as barragens estarão a encher. E que cada vez mais precisamos de energia para tudo e mais alguma coisa. Mas também tenho a consciência que a concorrência poderá trazer-me amargura...

Que factores haverá para condicionar o investimento no longo prazo?

Obrigada,
Celeste
 
Mensagens: 96
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: 16

por deepo » 4/12/2008 1:25

mquinaz,
Obrigado pelas observações realizadas. Aprendi mais.
Bons ...
Nós iremos prevalecer.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 265
Registado: 29/11/2007 2:52
Localização: Porto

por Ulisses Pereira » 2/12/2008 13:42

Rosario, dizer-se que tem bons fundamentais não quer dizer que esteja barata. E é esse género de números que qualquer AF tem que ter.

Um BMW é um bom carro? Sem dúvida! Mas prefiro comprar um Opel Corsa por 50 euros do que um BMW por 500 mil euros...

Ou seja, discutirmos questões da análise fundamental e dizermos que uma empresa é uma boa compra/venda sem analisarmos o preço não faz sentido.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Rosariom2014 » 2/12/2008 11:54

Sim LTA definida, mas eu acredito na subida pela AF e médio longo prazo. A AT é para curto
 
Mensagens: 330
Registado: 29/1/2007 13:13
Localização: 20

por mquinaz » 2/12/2008 4:55

deepo, eu também não percebo muito de AT, no entanto deixo o meu parecer baseando-me no teu gráfico, porque o computador onde estou agora não me permite ver gráficos como desejaria:

A lta, que defines aparentemente parece-me bem, mas aquela LTd... :-k . As linhas de tendência são traçadas com toques em maximos ou minimos relativos, o que não me parece o caso, e depois a relação temporal entre as linhas para a qual traças um triangulo tem de ser parecida, ou seja, não usar uma linha com toques em varios meses com uma que faz toques semanais por exemplo. Portanto, traçando a outra linha de outra forma parece-me haver a hipotese de haver aí um triangulo simétrico - assim visto a olho nú.
Amanhã vejo isso melhor :wink:

Mas isto é a minha opinião que por ventura está errada. E os experts o que dizem? :mrgreen:
Anexos
edp 0112008.PNG
Gráfico de ontem.
edp 0112008.PNG (30.49 KiB) Visualizado 6943 vezes
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

por artista_ » 2/12/2008 1:10

Rosario2008 Escreveu:Não tenho dúvidas que é do melhor para médio longo prazo no PSI 20


Não me digas que também és como o outro, não tens dúvidas e raramente te enganas!?? :) :)

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Triângulo... ?

por deepo » 2/12/2008 1:01

Boas. Não percebo, quase,nada de AT.
Algum de vós, se faz o favor,poderá comentar a importância dos triãngulos em AT? Em particular este?
E já agora, se as LT's estão correctas.
Cumprimentos
Anexos
EDP_011208.jpg
EDP_011208.jpg (87.07 KiB) Visualizado 7069 vezes
Nós iremos prevalecer.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 265
Registado: 29/11/2007 2:52
Localização: Porto

por Rosariom2014 » 2/12/2008 0:16

Não tenho dúvidas que é do melhor para médio longo prazo no PSI 20
 
Mensagens: 330
Registado: 29/1/2007 13:13
Localização: 20

por Celsius-reloaded » 1/12/2008 20:23

Pedro Miguel Escreveu:Sinceramente, não entendo o que alguns vêm para aqui dizer sobre esta empresa,
Já nem falo nas actualizaçoes dos price targets(isso é outra historia)
Nada mudou nos fundamentais este o ultimo ano ; quando estava a 5€ e agora que está a 2,59 €.

Para explicar o seu comportamento na bolsa, a única coisa que se pode pegar é na sua análise técnica, tal como Ulisses refere nos seu graficos.

Não arranjem desculpas para o seu comportamento e nao vão atrás dos price targets (erro crasso).


Exactamente.

A AT fez-me sair dela a 4,81.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2386
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

por Pedro Miguel » 1/12/2008 19:33

Sinceramente, não entendo o que alguns vêm para aqui dizer sobre esta empresa,
Já nem falo nas actualizaçoes dos price targets(isso é outra historia)
Nada mudou nos fundamentais este o ultimo ano ; quando estava a 5€ e agora que está a 2,59 €.

Para explicar o seu comportamento na bolsa, a única coisa que se pode pegar é na sua análise técnica, tal como Ulisses refere nos seu graficos.

Não arranjem desculpas para o seu comportamento e nao vão atrás dos price targets (erro crasso).
 
Mensagens: 1051
Registado: 29/11/2007 11:45
Localização: 16

por Rosariom2014 » 1/12/2008 16:53

Eu acredito nos fundamentais desta empresa que é bem gerida e tem investimentos importantes no mundo. É uma área de negócio que grande rentabilidade e inovação. Esta empresa é um bom valor e penso estar a um bom preço e com bom PER.
 
Mensagens: 330
Registado: 29/1/2007 13:13
Localização: 20

por Ulisses Pereira » 1/12/2008 14:24

Não tens nada que pedir desculpa, cada um é livre de dar a sua opinião. Mas, muitas vezes, é importante reflectirmos um pouco antes de dizermos algo senão, passado 10 minutos, estamos a dizer coisas opostas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por rk0r794 » 1/12/2008 14:10

Mais uma vez peço desculpa. Todas as análises económicas indicam um decréscimo da mesma para o ano de 2009, mesmo recessões para toda a economia. assim, não é de estranhar que tenhamos novos minimos.
 
Mensagens: 189
Registado: 20/9/2008 18:02
Localização: Norte

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, caganixo7, Google [Bot], Jonas74, nickforum, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, trilhos2006 e 167 visitantes