Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O risco das biotecnológicas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por whitebala » 3/12/2008 10:07

Bom dia

Um dia o director da ICI disse umas palavras numa conferência na UNL sobre a Biotecnologia:

"..é como uma mulher loura: É bonita, quer muitas prendas, leva-nos o dinheiro todo e quando acreditamos que vamos levar alguma coisa dela da-nos com os pés" :P

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 435
Registado: 29/11/2007 14:26
Localização: Portugal

Scalable Sectors

por C.N. » 3/12/2008 4:50

Ola,

Apenas uma nota sobre a "escalabilidade" da industria Bio-Tech, que me parece ser o ponto de partida para qualquer analise, mas que nao foi mencionado acima.

Tal como as profissoes de escritor e barbeiro nao podem ser comparadas - a primeira e "escalavel" e a segunda nao - tambem a industria Bio-Tech nao pode ser comparada a Aviacao, Construcao, outras.

Por exemplo, um escritor precisa de 1 ano para escrever 1 livro. Esse livro pode vender 0 (zero) copias ou 100,000,000. Que venda zero ou cem milhoes o esforco e o mesmo: um ano de trabalho. O escritor tem entao uma profissao "escalavel". Ao inves, um barbeiro, no mesmo prazo e em condicoes optimas, so pode fazer a barba a um X de clientes. O barbeiro pode trabalhar mais horas por dia e aperfeicoar a tecnica de corte para reduzir o tempo por cliente, mas na verdade existe um limite maximo. O barbeiro tem entao uma profissao que nao e "escalavel".

O mesmo fenomeno acontece na industria do Bio-Tech. Uma empresa pode passar um ano a desenvolver e a colocar no mercado um medicamento. Esse medicamento pode vender 0 (zero) ou 100.000.000. Na verdade, o limite nao e possivel calcular - no caso do escritor o limite sera talvez o numero de terrestres que sabem ler. Um exemplo recente e o Viagra 8-)

Nota: eu estou a investir uma parte do portfolio dos meus clientes em fundos Bio-Tech. Fundos, nao accoes individuais.

Abraco

CN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 807
Registado: 28/9/2004 8:29
Localização: Singapore, Saigon, Shanghai

por atomez » 3/12/2008 2:05

O risco das startups biotechs que fazem um IPO poucos anos depois é semelhante ao das techs em geral -- são empresas de um único produto principal com muito alto potencial, mas se alguma coisa falha vai tudo por água abaixo.

Em dezenas ou centenas são poucas as que acabam por ter sucesso, mas as que têm geram rentabilidades tão altas do investimento inicial que compensam as que perdem.

São boas para "venture capitalists" até ao momento do IPO, depois disso são muito vulneráveis.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por sargotrons » 3/12/2008 0:41

Já agora fica aqui o link do filme promocional:

http://www.pacificbiosciences.com/video_lg.html

Very American!
Não faz mal!...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 983
Registado: 5/9/2007 15:53
Localização: Estoi

por Shevet » 3/12/2008 0:41

Temos um bom exemplo de um titulo que pode dar muito, mas que já tirou muito mais aos que entraram na altura errada, ou menos certa, como preferirem.

GENEREX - GNBT
http://www.generex.com/

Tem produtos muito interessantes, como é o caso do ORAL LYN.

Generex Oral-lyn™, is an insulin spray for the treatment of Type I and Type II diabetes. Generex Oral-lyn™ is a safe, simple, fast, effective, and pain-free alternative to subcutaneous injections of prandial insulin and is conveniently delivered to the membranes of the oral cavity by a simple asthma-like device with no pulmonary (lung) deposition. As a pain-free and convenient method of insulin delivery, Generex Oral-lyn™ will allow individual patients to "fine tune" and then maintain their metabolism resulting in an improved quality of life. Accordingly, Generex Oral-lyn™ provides the opportunity for the establishment of a new and more efective diabetes treatment paradigm.


Podemos ver pelo grafico da GNBT que o titulo subiu mais de 100% no ultimo mês, fez um minimo de 0,26 USD a 24-10-2008 fazendo hoje um maximo diario de 0,67 USD.

:lol: Efeito das noticias nas Biotecnologicas!!


Abraços & BN
Shevet
Anexos
GNBT.jpg
GNBT.jpg (72.11 KiB) Visualizado 10985 vezes
GNBT 1Y.jpg
GNBT 1Y.jpg (71 KiB) Visualizado 10991 vezes
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 911
Registado: 14/2/2006 15:32
Localização: Caldeirada de Enguias

por sargotrons » 2/12/2008 23:24

Fui buscar este tópico aos confins para alertar para uma empresa chamada "Pacific Biosciences".

http://www.pacificbiosciences.com/index.php

É detentora de uma nova tecnologia de sequenciação de ADN que muito em breve vem para o mercado e arrasa com tudo e todos.

Não é cotada em bolsa, se quiserem investir podem sempre o fazer como "angel investors" desde que tenham algumas dezenas de milhões...

Porque raio vens tu avisar sobre uma empresa que não podemos investir, pensam vocemeçêssssees? Pois a probabilidade de um dos gigantes tipo Roche ou Applied Biosystems com tecnologia similar adquirir esta empresa é grande. Quando isso acontecer serão muito boas notícias.

Estejam Atentos! :mrgreen:
Não faz mal!...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 983
Registado: 5/9/2007 15:53
Localização: Estoi

...

por Negocios Mendes » 25/1/2008 23:54

Boa noite,

nao conheco essa accao e ainda bem.

Escrevo estas linhas para dizer apenas o seguinte:
cada vez que há um sector de actividade ou um negocio que todos comecam a dizer que vai dar muito dinheiro (exemplos mais recentes: Biotecnologia, Energia Eolica/Solar), eu desconfio bastante porque as pessoas só pensam que é "uma boa ideia" e por isso vai dar muito lucro a empresa, mas esquecem-se que para chegar a esse ponto, tem de investir milhoes e milhoes de euros na implementacao desses projectos.
Se pensarmos nos Parques solares "plantados" que comecam a ver-se cada vez mais nos campos europeus, os expertos dizem que o retorno é feito em 7 anos.
Se assim é, porque pensam todos primeiro no que podem ganhar em vez do que podem perder em accoes dessas empresas?
Cumprimentos,
Alex Tomás
 
Mensagens: 539
Registado: 3/5/2005 12:47
Localização: Lisboa

por sargotrons » 25/1/2008 23:32

O que leva ao aparecimento das empresas biotecnológicas? Pelo menos em Portugal a a força motriz é os concursos de ideias.

Quem concorre? Alunos finalistas, pessoas altamente qualificadas com alguma vontade de criar, investigadores e ou professores universitários.
Quem ganha? Os professores universitários e um ou outro investigador do centro/universidade que patrocina determinado concurso de ideias.

Agora o que leva estes investigadores/professores a concorrer concerteza não são os prémios (sendo o melhor um espaço para trabalhar por alguns anos nos tais chamados parques tecnológicos e outros nomes pomposos). O que os leva a concorrer é que uma boa forma de poder concorrer a projectos de investigação sendo uma empresa no "The Seventh research Framework Programme" (FP7) e mesmo na fundação de ciência e tecnologia (FCT) pois a competição é menor do que nos concursos para financiamento para simples grupos de investigação. Como vêem o produto é mero acessório em 95% destas start-ups, e quanto muito tem um bom potencial.

Mas em Portugal as empresas biotecnológicas não são cotadas, pois é ai que reside a diferença pois nos países anglo-saxónicos (principalmente) o chamado capital de risco pega nestas "start-ups" faz um marketing incrível (sendo mesmo a grande parte da actividade da empresa) e coloca-a em bolsa. Agora quem está à frente, os fundamentais e motivação para o surgimento destas empresas são exactamente iguais aos das portuguesas sem tirar nem pôr. 1% destas empresas vão realmente criar um produto inovador, mas rapidamente vão ser compradas pelas Pfizer, unilever, applied biosystems pois é assim que as gigantes inovam. Aliás muitas vezes a patente dos verdadeiros produtos para uma criar uma "start-up" é comprado logo pelos gigantes e a tal empresa nunca chega a aparecer.

Cheers
Não faz mal!...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 983
Registado: 5/9/2007 15:53
Localização: Estoi

por MozHawk » 23/1/2008 21:18

Realmente Ulisses, também nessas coisas se vê como nós, em Portugal, ainda estamos na idade da pedra! Nos EUA são as biotecnológicas, em Portugal são as construtoras... e sem notícias!!!

Um abraço,
MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 23/1/2008 19:02

Não. Deixei ontem um gráfico e um pequeno comentário em http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59783

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Paionense » 23/1/2008 18:58

Não estando no mesmo campo, mas acompanhando a acção MHS, verifico também se sofreu uma forte desvalorização e deu sinais de fraqueza, numa tendência bull que já se mantinha desde o inicio de 2007.

Ainda estás longo na MHS?

Abraço
JP
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 954
Registado: 28/6/2007 16:26
Localização: Figueira da Foz

O risco das biotecnológicas

por Ulisses Pereira » 23/1/2008 18:51

Várias vezes, surgem boas hipóteses de negociar acções do sector biotecnológico norte-americano. Mas uma das regras que imponho a mim mesmo é não negociar esse género de acções. Porquê? Porque não são raros os casos em que surgem notícias, por exemplo, sobre medicamentos produzidos por essas empresas que facilmente fazem a cotação afundar-se ou voar sem que haja sequer hipótese de reacção.

Hoje, o grande exemplo disto é a Human Genome Sciences (HGSI). A notícia de que pode haver um problema com um dos seus medicamentos está a provocar uma queda de... 46%!

Negociar estas empresas faz-nos estar sujeitos a ter perdas avultadas ou sair-nos a sorte grande :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Bing [Bot], bpcolaco, c, morinni, OCTAMA, PAULOJOAO e 268 visitantes