Portucel - Tópico Geral
Tal como tinha prometido, aqui fica uma curta análise à Portucel. Da última vez que a analisei (http://surfaratendencia.blogspot.com/2008/09/anlise-semanal-portucel.html), realcei a forte zona de resistência em que se encontrava e a probabilidade de não ultrapassar a linha de tendência desenhada, por ser significativamente consistente. Assim foi, e o rally acabou logo no dia seguinte. Desde esse momento, já caiu mais de 30%.
Nesses três meses de quedas, acabou por construir um triângulo simétrico. Como se pode ver é um padrão consistente, contém todos os elementos-chave na sua formação. Encontra-se actualmente a caminhar para a projecção. Já agora, permitam-me uma nota em relação às projecções.
Por vezes sou criticado porque as projecções que traço não são atingidas com rigor. Uma projecção não passa de uma estimativa, é óbvio que as cotações não param no ponto traçado e depois invertem. Se assim fosse era fácil demais!
Daí a importância da entrada no pullback e do money management. Ao entrarmos perto da zona de stop-loss estamos:
- A evitar perdas avultadas caso o trade se vire contra nós;
- A assegurar a possibilidade de poder concretizar ganhos parciais onde os outros traders estão a iniciar a negociação.
Neste caso concreto, se eu estivesse curto (não estou) aproveitaria esta zona de indecisão onde nos encontramos para encerrar parte da posição e materializar alguns lucros (10% de lucro desde o pullback em 16% possíveis até à projecção).
Perdoem-me o desvio, regressemos então à Portucel. Como referi acima, estamos agora numa zona de indecisão. A última sessão foi o mais claro exemplo disso, com um doji a ser formado. Aquele pequeno suporte marcado a verde está a mostrar-se uma zona de forte pressão compradora. Nas últimas duas semanas, todas as velas têm sombras inferiores, algumas até bastante longas.
Já o referi anteriormente, volto a referir: Se durante duas semanas assistimos todos os dias a forte pressão compradora e as cotações não sobem, isso é um mau sinal. Mais tarde ou mais cedo os compradores esgotam-se e o suporte acaba por quebrar. A menos que haja uma sacudidela para cima nos próximos dias, é o que vai acontecer. Num bear market, a inércia é Rainha.
Deixem-me referir apenas mais um dado que considero muito relevante. Os volumes estão miseráveis, há dois anos que não tínhamos volumes tão baixos. Só esta semana, houve dois dias em que apenas foram transaccionados cerca de 100 mil titulos. À actual cotação, a Portucel é facilmente manipulável, o que nunca é muito bom (a menos que a manipulação nos favoreça).
Entradas longas: Para mim, só quando a LT for quebrada. Estamos a mais de 30% dela, mas antes disso só por adivinhação. E como os meus erros do passado já me mostraram que sou fraco nessa área, prefiro "jogar" pelo seguro...
Nesses três meses de quedas, acabou por construir um triângulo simétrico. Como se pode ver é um padrão consistente, contém todos os elementos-chave na sua formação. Encontra-se actualmente a caminhar para a projecção. Já agora, permitam-me uma nota em relação às projecções.
Por vezes sou criticado porque as projecções que traço não são atingidas com rigor. Uma projecção não passa de uma estimativa, é óbvio que as cotações não param no ponto traçado e depois invertem. Se assim fosse era fácil demais!
Daí a importância da entrada no pullback e do money management. Ao entrarmos perto da zona de stop-loss estamos:
- A evitar perdas avultadas caso o trade se vire contra nós;
- A assegurar a possibilidade de poder concretizar ganhos parciais onde os outros traders estão a iniciar a negociação.
Neste caso concreto, se eu estivesse curto (não estou) aproveitaria esta zona de indecisão onde nos encontramos para encerrar parte da posição e materializar alguns lucros (10% de lucro desde o pullback em 16% possíveis até à projecção).
Perdoem-me o desvio, regressemos então à Portucel. Como referi acima, estamos agora numa zona de indecisão. A última sessão foi o mais claro exemplo disso, com um doji a ser formado. Aquele pequeno suporte marcado a verde está a mostrar-se uma zona de forte pressão compradora. Nas últimas duas semanas, todas as velas têm sombras inferiores, algumas até bastante longas.
Já o referi anteriormente, volto a referir: Se durante duas semanas assistimos todos os dias a forte pressão compradora e as cotações não sobem, isso é um mau sinal. Mais tarde ou mais cedo os compradores esgotam-se e o suporte acaba por quebrar. A menos que haja uma sacudidela para cima nos próximos dias, é o que vai acontecer. Num bear market, a inércia é Rainha.
Deixem-me referir apenas mais um dado que considero muito relevante. Os volumes estão miseráveis, há dois anos que não tínhamos volumes tão baixos. Só esta semana, houve dois dias em que apenas foram transaccionados cerca de 100 mil titulos. À actual cotação, a Portucel é facilmente manipulável, o que nunca é muito bom (a menos que a manipulação nos favoreça).
Entradas longas: Para mim, só quando a LT for quebrada. Estamos a mais de 30% dela, mas antes disso só por adivinhação. E como os meus erros do passado já me mostraram que sou fraco nessa área, prefiro "jogar" pelo seguro...
- Anexos
-
- PORTUCEL.png (20.13 KiB) Visualizado 5291 vezes
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
O BPI reviu em baixa as avaliações da Portucel e da Semapa. Os "targets" recuaram em cerca de 15%, mas o potencial de valorização de ambas as empresas continua a ser elevado, o que leva o banco de investimento a manter a recomendação de "comprar". A Portucel é a preferida do BPI.
--------------------------------------------------------------------------------
Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt
O BPI reviu em baixa as avaliações da Portucel e da Semapa. Os “targets” recuaram em cerca de 15%, mas o potencial de valorização de ambas as empresas continua a ser elevado, o que leva o banco de investimento a manter a recomendação de “comprar”. A Portucel é a preferida do BPI.
O “target” da Portucel desceu dos 3,10 euros para 2,65 euros, uma quebra de 14,5%. O novo preço-alvo confere aos títulos um potencial de valorização de 82,9% face à cotação actual de 1,449 euros. A Semapa tem margem para avançar 50,5% dado novo “target” de 9,80 euros. A anterior avaliação era de 11,70 euros.
A revisão negativa dos preços-alvo traduz o corte nas previsões efectuado por parte do BPI. Para a Portucel, o banco reviu em baixa as estimativas de EBITDA em 9%. A Semapa sofreu corte de 7% nas previsões de EBITDA, sendo que o BPI estima uma quebra de 2% no EBITDA entre 2007 e 2011.
O próximo ano será difícil para a Portucel. Segundo o BPI, a empresa de pasta e papel será penalizada pelo mercado do BEKP, onde se assiste a uma quebra na procura e a um aumento da capacidade de produção, e pela queda dos volumes de papel UFW. A Semapa será afectada pelas perspectivas para o mercado do cimento.
Apesar das perspectivas para os resultados serem “desafiantes”, o BPI salienta que “estas são duas empresas cíclicas de qualidade”, apresentando “níveis de rentabilidade superiores” e que “deverão cristalizar o valor dos investimentos em curso”, acrescenta a equipa de “research” liderada por Eduardo Coelho.
“A Semapa está a negociar a prémio face ao valor líquido dos activos, levando-nos a preferir a Portucel”. Os “triggers” de curto-prazo para a Portucel “são limitados, mas pensamos que a Portucel poderá desbloquear mais valor com a maior resistência dos preços do papel UFW, o encerramento de unidades de UFW e com a queda dos preços da madeira”.
Lá andam eles a reboque das cotações!

Abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Portucel reforça posição no capital próprio para 1,59%
A Portucel, através da Portucel Florestal, comprou mais de 155 mil acções próprias por cerca de 225 mil euros, de acordo com um comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
--------------------------------------------------------------------------------
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
A Portucel, através da Portucel Florestal, comprou mais de 155 mil acções próprias por cerca de 225 mil euros, de acordo com um comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O comunicado explica que no dia 5 de Dezembro foram adquiridas 110.525 acções da Portucel, a um preço médio de 1,4493 euros por cada título.
No dia 9 foram compradas 30 mil acções, a um valor médio de 1,45 euros, e no dia 10 a empresa comprou mais 15 mil títulos, a 1,45 euros em média.
No total a Portucel comprou 155.525 acções própria por um valor de cerca de 225,43 mil euros.
“Mais se informa que, a esta data, a Portucel passou a deter, directamente e através de participadas, 12.206.590 acções próprias representativas de 1,59 % do seu capital social”, acrescenta o comunicado.
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
O comunicado explica que no dia 5 de Dezembro foram adquiridas 110.525 acções da Portucel, a um preço médio de 1,4493 euros por cada título.
No dia 9 foram compradas 30 mil acções, a um valor médio de 1,45 euros, e no dia 10 a empresa comprou mais 15 mil títulos, a 1,45 euros em média.
No total a Portucel comprou 155.525 acções própria por um valor de cerca de 225,43 mil euros.
“Mais se informa que, a esta data, a Portucel passou a deter, directamente e através de participadas, 12.206.590 acções próprias representativas de 1,59 % do seu capital social”, acrescenta o comunicado.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Papel
FACTBOX-Dados-chave indústria papeleira portuguesa
(05 Dec 2008)
LISBOA, 5 Dez (Reuters) - Os lucros da indústria papeleira portuguesa deverão crescer a uma taxa de dois dígitos em 2008 e, apesar do abrandamento económico mundial, não se perspectiva uma crise no sector em 2009, afirmou Armando Goes, director-geral da Celpa - Associação da Indústria Papeleira.
Seguem alguns dados-chave da indústria papeleira portuguesa:
INDICADORES FINANCEIROS
* Os resultados líquidos das dez empresas associadas da Celpa atingiram 242 milhões de euros (ME) em 2007, mais 27 pct do que no ano anterior.
* As vendas atingiram 1,7 mil ME no final de 2007, um crescimento de sete pct face a 2006 e o valor mais alto no espaço de dez anos.
* O activo total líquido do sector ascendeu a 3,6 mil ME no final de 2007, mais 21 pct do que no ano anterior.
PRODUÇÃO PORTUGUESA
* Portugal é o sétimo maior produtor europeu e o 16ª maior do mundo de pasta de papel.
* O país produz 4,9 pct da pasta total na União Europeia.
* As exportações de pasta de papel de Portugal caíram 0,9 pct em 2007 para 1,01 mil milhões de toneladas.
* Portugal é o 10º maior produtor de papel da Europa e o 28º maior a nível mundial.
* A produção de papel caiu 0,2 pct em 2007 para 1,6 mil milhões de toneladas.
* As exportações de papel cresceram 3,2 pct em 2007 para 1,33 mil milhões de toneladas.
PRINCIPAIS EMPRESAS
* A Portucel <PTI.LS> é o maior produtor europeu de pasta de papel BEKP -- Bleached Eucalyptus Kraft Pulp -- e está entre os cinco maiores produtores europeus de papés finos (Uncoated Woodfree).
A empresa tem uma capacidade de produção de um milhão de toneladas de papel por ano e 1,3 milhões de toneladas de pasta, através de três fábricas em Portugal, localizadas em Setúbal, Figueira da Foz e Cacia.
* A Altri <ALSS.LS> dedica-se sobretudo à produção de pasta de papel, com três fábricas em Portugal, detendo também uma fábrica de papel e uma participação de 50 pct numa operação de produção de energia através de biomassa.
* A empresa controla três fábricas de pasta de papel em Portugal -- Celbi, Caima e Celtejo -- com uma capacidade de produção de 550 mil toneladas por ano.
(Por Ruben Bicho; Editado por Sérgio Gonçalves)
((---Lisboa Editorial, 351-21-3509206, lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging : ruben.bicho.reuters.com@reuters.net))
umps.
(05 Dec 2008)
LISBOA, 5 Dez (Reuters) - Os lucros da indústria papeleira portuguesa deverão crescer a uma taxa de dois dígitos em 2008 e, apesar do abrandamento económico mundial, não se perspectiva uma crise no sector em 2009, afirmou Armando Goes, director-geral da Celpa - Associação da Indústria Papeleira.
Seguem alguns dados-chave da indústria papeleira portuguesa:
INDICADORES FINANCEIROS
* Os resultados líquidos das dez empresas associadas da Celpa atingiram 242 milhões de euros (ME) em 2007, mais 27 pct do que no ano anterior.
* As vendas atingiram 1,7 mil ME no final de 2007, um crescimento de sete pct face a 2006 e o valor mais alto no espaço de dez anos.
* O activo total líquido do sector ascendeu a 3,6 mil ME no final de 2007, mais 21 pct do que no ano anterior.
PRODUÇÃO PORTUGUESA
* Portugal é o sétimo maior produtor europeu e o 16ª maior do mundo de pasta de papel.
* O país produz 4,9 pct da pasta total na União Europeia.
* As exportações de pasta de papel de Portugal caíram 0,9 pct em 2007 para 1,01 mil milhões de toneladas.
* Portugal é o 10º maior produtor de papel da Europa e o 28º maior a nível mundial.
* A produção de papel caiu 0,2 pct em 2007 para 1,6 mil milhões de toneladas.
* As exportações de papel cresceram 3,2 pct em 2007 para 1,33 mil milhões de toneladas.
PRINCIPAIS EMPRESAS
* A Portucel <PTI.LS> é o maior produtor europeu de pasta de papel BEKP -- Bleached Eucalyptus Kraft Pulp -- e está entre os cinco maiores produtores europeus de papés finos (Uncoated Woodfree).
A empresa tem uma capacidade de produção de um milhão de toneladas de papel por ano e 1,3 milhões de toneladas de pasta, através de três fábricas em Portugal, localizadas em Setúbal, Figueira da Foz e Cacia.
* A Altri <ALSS.LS> dedica-se sobretudo à produção de pasta de papel, com três fábricas em Portugal, detendo também uma fábrica de papel e uma participação de 50 pct numa operação de produção de energia através de biomassa.
* A empresa controla três fábricas de pasta de papel em Portugal -- Celbi, Caima e Celtejo -- com uma capacidade de produção de 550 mil toneladas por ano.
(Por Ruben Bicho; Editado por Sérgio Gonçalves)
((---Lisboa Editorial, 351-21-3509206, lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging : ruben.bicho.reuters.com@reuters.net))
umps.
Portucel adquire 266.135 acções próprias e já detém 1,57% do seu capital
A Portucel adquiriu 266.135 acções próprias, entre os dias 1 e 3 de Dezembro, passando a deter 1,57% do seu capital, revelou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
A Portucel adquiriu 266.135 acções próprias, entre os dias 1 e 3 de Dezembro, passando a deter 1,57% do seu capital, revelou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A mesma fonte informa que a Portucel – Empresa Produtora de Pasta e Papel, S.A., informa, nos dias 1, 2 e 3 de Dezembro de 2008, adquiriu em bolsa, através da sua participada Portucel Florestal – Empresa de Desenvolvimento Agro-Florestal S.A., 266.135 acções.
“Mais se informa que, a esta data, a Portucel passou a deter, directamente e através de participadas, 12.050.065 acções próprias representativas de 1,57% do seu capital social”, conclui a empresa.
Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
A mesma fonte informa que a Portucel – Empresa Produtora de Pasta e Papel, S.A., informa, nos dias 1, 2 e 3 de Dezembro de 2008, adquiriu em bolsa, através da sua participada Portucel Florestal – Empresa de Desenvolvimento Agro-Florestal S.A., 266.135 acções.
“Mais se informa que, a esta data, a Portucel passou a deter, directamente e através de participadas, 12.050.065 acções próprias representativas de 1,57% do seu capital social”, conclui a empresa.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
Re: Evolução
nunovc Escreveu:Acho é que pode haver alguma resposta do mercado se a Portucel anunciar o dividendo antecipado ao mesmo valor que o anterior. E o anúncio o ano passado foi feito a 3 de Dezembro:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=306928
O ano passado houve uma razão muito forte para haver uma antecipação do dividendo, o imposto aumentava, de 10% para 20%, apartir do dia 1 de janeiro de 2008, assim a empresa beneficiou os accionistas... obviamente que isto teve muito a ver com os mais de 70% que a Semapa tem na empresa, não fosse isto será que se lembravam?! deviam porque devem defender os interesses dos accionistas, mas sobre isto já aqui muito se falou!

abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Re: Evolução
rk0r794 Escreveu:A acção a 1,00 rende 15%. projecções.
Se estás a falar do dividendo, a minha projecção é um pouco diferente. O lucro este ano variou muito pouco(até ao 3º trimestre) e, usando o dividendo que foi atribuido o ano passado (0.07€ + 0.035€), a acção a 1€ daria 10.5% brutos (8.4% líquidos).
Acho é que pode haver alguma resposta do mercado se a Portucel anunciar o dividendo antecipado ao mesmo valor que o anterior. E o anúncio o ano passado foi feito a 3 de Dezembro:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=306928
- Registado: 16/5/2008 12:01
Evolução
Resultado líquido do Trimestre (6) 117.325.756 115.879.571 1,25%
Resultado líquido ao Trimestre p/ Acção básico (7) 0,153 0,151 1,25%Resultado líquido ao Trimestre p/ Acção diluído (7) 0,155 0,151 2,41%
A acção a 1,00 rende 15%. projecções.
Resultado líquido ao Trimestre p/ Acção básico (7) 0,153 0,151 1,25%Resultado líquido ao Trimestre p/ Acção diluído (7) 0,155 0,151 2,41%
A acção a 1,00 rende 15%. projecções.
- Registado: 20/9/2008 18:02
artista Escreveu:rk0r794 Escreveu:[Aguardem pelo dividendo e vão ver que a cotação sobe em flecha.
Sobem?! porquê??! E se subirem de 1 para 1.40?!
Sim, tambêm estou á espera que chegue aos 1.20.Não me importo de perder 20%, caso chegue aos 1,00.
- Registado: 20/9/2008 18:02
nunovc Escreveu:De acordo com a informação no site:
http://www.portucelsoporcel.com/pt/investors/shareholders.php
Obrigado pelas respostas.
The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
rk0r794 Escreveu:[Aguardem pelo dividendo e vão ver que a cotação sobe em flecha.
Sobem?! porquê??! E se subirem de 1 para 1.40?!
abraço
artista
Exacto, garantia não é nenhuma, a história dos mercados diz-nos que não é!
Por um lado pode funcionar como um suporte sobretudo se a empresa estiver disposta a comprar todas as acções da empresa, são cada vez menos... por outro podemos pensar, se não fossem eles comprar estes títulos todos até onde teria caído a PTI?!
Bem olhando melhor para a notícia não foram assim tantos títulos como isso, sobretudo porque não temos a informação diária para saber quantas das 650 mil foram compradas nos dois últimos dias, mas a idéia que fica é que nestes dias não terão sido tantas como isso... por outro lado parece haver aqui algum "desespero" da administração para segurar as cotações(?)
abraços
artista
Por um lado pode funcionar como um suporte sobretudo se a empresa estiver disposta a comprar todas as acções da empresa, são cada vez menos... por outro podemos pensar, se não fossem eles comprar estes títulos todos até onde teria caído a PTI?!
Bem olhando melhor para a notícia não foram assim tantos títulos como isso, sobretudo porque não temos a informação diária para saber quantas das 650 mil foram compradas nos dois últimos dias, mas a idéia que fica é que nestes dias não terão sido tantas como isso... por outro lado parece haver aqui algum "desespero" da administração para segurar as cotações(?)
abraços
artista
ferfre Escreveu:afinal quem (também)beneficiou com o price target da GS foi a propria Portucel que comprou a quem se assustou com o PT.
Beneficiou porquê? Porque comprou acções? Se isso fosse uma garantia de beneficio estávamos todos ricos

No futuro é que vamos ver se acertou ou se foi um erro. Até lá esperemos.
Cem pt Escreveu:Só fiquei admirado é como é tu, adepto fervoroso da AT, entraste neste papel, estando todas as acções do PSI no estado calamitoso que bem conheces?!
Olá Cem, eu não entrei na Portucel, achas que neste momento seria capaz de entrar em algum título?! e sem stops?!

A minha posição na Portucel é uma experiência, já vem da privatização e é apenas 3/5 da posição total que detinha. Em Fevereiro de 2007 vendi 2/5 da posição que tinha da privatização e resolvi manter a restante a longo prazo... não sendo uma posição pequena também não é grande e não põe em causa a minha rentabilidade nos últimos anos, de qualquer forma é uma "pedra no meu sapato" é algo que penso seria desnecessário para perceber que não é por ali que quero ir...
Um grande abraço
artista
Portucel já detém 1,54% do seu capital próprio
2008/11/28 18:08Redacção
Operações realizadas em Novembro
A Portucel acaba de informar em comunicado, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que, nos dias 14, 17, 18, 21, 27 e 28 de Novembro de 2008, adquiriu em bolsa, através da sua participada Portucel Florestal-Empresa de Desenvolvimento Agro-Florestal, um total de 650.719 acções.
«Mais se informa que, a esta data, a Portucel passou a deter, directamente e através de participadas, 11.783.930 acções próprias representativas de 1,54% do seu capital social», informa a empresa.
A Portucel fechou a sessão a perder 2,03% para 1,45 euros
2008/11/28 18:08Redacção
Operações realizadas em Novembro
A Portucel acaba de informar em comunicado, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que, nos dias 14, 17, 18, 21, 27 e 28 de Novembro de 2008, adquiriu em bolsa, através da sua participada Portucel Florestal-Empresa de Desenvolvimento Agro-Florestal, um total de 650.719 acções.
«Mais se informa que, a esta data, a Portucel passou a deter, directamente e através de participadas, 11.783.930 acções próprias representativas de 1,54% do seu capital social», informa a empresa.
A Portucel fechou a sessão a perder 2,03% para 1,45 euros
artista Escreveu:E eu pergunto, mais uma vez, para que servem os price targets? A Goldman pelos vistos iniciou a cobertura, não tem um PT anterior, assim pode perfeitamente dar um que é 3 vezes mais baixo que o da grande maioria que está na casa dos 3 euros... será que háum ano ou dois davam um price target destes? ou pouco supeiror? claro que não...
Se os mercados estivessem de outra forma provavelmente arranjariam muitas razões para dar um price target 3 ou 4 vezes superior, os juros estão baixos e vão estar ainda mais justificando investimentos, as economias emergentes vão continuar a subir e a consumir mais, etc...
A 1,15 euros, o dividendo da portucel deste ano é superior a 7%, o Per rondará os 5. Embora possam cair, as estimativas são para que caia pelo menos em 2009, o dividendo dificilmente ficará abaixo dos 4/5% e o Per acima de 7/8 considerando o PT deles...
Obviamente estamos em tempo de crise e da mesma forma que se dão price targets estapafúrdios nas subidas também se podem dar nas descidas...
É por causa destas coisas que eu não ligo a price targets, é por causa disto que prefiro de longe usar a AT para investir... cada vez mais que convenço que cometi um erro na Portucel, mesmo que com um novo bull market o título venha a subir muito! Felizmente é um erro que tem implicações infinitamente menores que outros cometidos nos primeiros anos, mesmo que a Portucel venha a falir, manterei uma rentabilidade positiva, embora modesta... esta posição apenas me está a dizer que é este tipo de investimento que eu não quero, é este tipo de postura que devo evitar!
abraços
artista
Amigo Arty:
De facto quem anda cá há muitos anos não liga patavina a prices targets e quejandos, mas enfim, os menos calejados que acreditam na "bondade" destes balões lançados para a atmosfera, para ver se os tentam apanhar, ainda terão de passar por muita paulada até chegar à mesma conclusão...
Só fiquei admirado é como é tu, adepto fervoroso da AT, entraste neste papel, estando todas as acções do PSI no estado calamitoso que bem conheces?!
Abraço e boa sorte,
Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
Mira de qualquer forma para comprarem o que está no mercado têm de pagar a preços que os accionistas estejam dispostos a vender (a não ser que esteja uma parte muito pequena fora do seu controle, alguém me pode confirmar isto? e em que condições se verifica?)... de qualquer forma o próprio presidente disse que a 1.60/70 estavam "muito baratas", embora isto tenha o valor que tem!
abraços
artista
abraços
artista
mlra Escreveu:Não te esqueças que existe uma real possibilidade de a Portucel poder vir a ser retirada da Bolsa segundo a entrevista do presidente penso que da Semapa (pedro queiróz se não estou em erro)
Atenação, o presidente da Semapa disse o contrário, que tenciona manter a Portucel em bolsa:
Pedro Queiroz Pereira tenciona manter a papeleira cotada
Compromisso de manter em bolsa a Portucel termina em 2009
A Semapa assumiu, em 2004, o compromisso de manter a Portucel cotada na bolsa de Lisboa durante um período de cinco anos. Ora, esse compromisso termina no próximo ano, mas Pedro Queiroz Pereira, presidente da Semapa, garantiu ao Negócios que não é intenção da empresa retirar a Portucel de bolsa, apesar de afirmar que a empresa "está muito barata".
O artigo completo está na página anterior do tópico e em
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=342402
Boas!
Artista, confesso que neste momento ainda não estou a pensar em longo prazo. Só curto prazo. E a curto prazo a tendência é de queda. Não te esqueças que existe uma real possibilidade de a Portucel poder vir a ser retirada da Bolsa segundo a entrevista do presidente penso que da Semapa (pedro queiróz se não estou em erro) Em minha opinião é um factor para não entrar longo na PTI.
Boa sorte.
Cumps
Artista, confesso que neste momento ainda não estou a pensar em longo prazo. Só curto prazo. E a curto prazo a tendência é de queda. Não te esqueças que existe uma real possibilidade de a Portucel poder vir a ser retirada da Bolsa segundo a entrevista do presidente penso que da Semapa (pedro queiróz se não estou em erro) Em minha opinião é um factor para não entrar longo na PTI.
Boa sorte.
Cumps