A propósito do topico dos alunos de Fafe
mais_um Escreveu:
Estranho um detalhe, no caso da professsroa do Porto , os aluno envolvidos foram transferidos, nesse caso só levou uma semana de suspensão? Isso não é do pelouro da escola? É menos grave ameaçar uma professora com uma navalha do que resitir a que lhe tirem o telemovel??? Não percebo
Esse caso teve obviamente tratamento especial, se cada aluno que tem comportamentos desse nível fosse transferido de escola não se fazia outra coisa actualmente...
De cada vez que me lembro que até o presidente disse que "estava escandalizado"?!?! Então os relatórios que descrevem as centenas de casos que todos os anos ocorrem, pensava que eram o quê? será que o presidente não acredita nos relatórios?! ou será que "uma imagem vale mais que mil palavras" e um video patético no youtube teve mais impacto que todos os relatórios de que constam situações claramente infinitamente piores...
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
mais_um Escreveu:Certo, mas isso foi mesmo há muitos anos, vejamos, em 1998 já havia estatuto do aluno, tendo em conta que o 10º ano não era abrangido pela escolaridade obrigatória, é mesmo muito estranho até porque a expulsão da escola podia ser decidida pela propria escola. Muito estranho mesmo...
http://www.ipt.pt/tomar/apegp/DL270_98.doc
Cumprimentos
Foi há muitos anos, mas após 98... quando falei no estatuto, estava a referir o actual.
Desde quando que o 10ºano é escolaridade obrigatória?
A expulsão sempre foi competência do Director Regional (vê o artº 24º e 25º do documento que apresentas)
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
AikyFriu Escreveu:AikyFriu Escreveu:Estando-se a falar de indisciplina não resisto a contar 2 histórias verdadeiras que aconteceram há uns anos:
Nesta altura ainda não havia o estauto do aluno, as únicas penalizações eram a suspensão. O Director Regional podia expulsar o aluno.
Certo, mas isso foi mesmo há muitos anos, vejamos, em 1998 já havia estatuto do aluno, tendo em conta que o 10º ano não era abrangido pela escolaridade obrigatória, é mesmo muito estranho até porque a expulsão da escola podia ser decidida pela propria escola. Muito estranho mesmo...
http://www.ipt.pt/tomar/apegp/DL270_98.doc
Sobre os filhos cada pai educa-os como considera apropriado, eu não considero que os castigos fisicos sejam apropriados, se tu consideras que sim , é uma opção tua, mas garanto-te que se um professor tivesse batido num filho meu, que não fosse para se defender, bem podia fugir.
Cumprimentos
AikyFriu Escreveu:Estando-se a falar de indisciplina não resisto a contar 2 histórias verdadeiras que aconteceram há uns anos:
Nesta altura ainda não havia o estauto do aluno, as únicas penalizações eram a suspensão. O Director Regional podia expulsar o aluno.
Quanto aos pais não puderem dar uma estalada nos filhos (ou uma professora dar uma estalada merecida num dos meus filhos) não te respondo, pois não vou entrar em diálogo contigo.
Cumprimentos
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
AikyFriu Escreveu:- Uma da melhores turmas do 4º ano de uma determinada escola tinha uma professora, unanimamente reconhecida como óptima professora.
Um determinado dia um dos alunos jogou um papel para o chão. Quando a professora o mandou apanhar o papel, esse aluno respondeu "apanha tu, sua menina". A professora apanhada de surpresa pela resposta deu uma bofetada no aluno e chamou o pai...
O pai achou intolerável que a professora tivesse dado a bofetada no filho, gritou com ela e apresentou queixa na direcçã regional. O caso meteu inspecção e foi de tal maneira complicado que a professora, antecipou a reforma. De nada valeu a petição e abaixo assinados de TODOS os restantes professores... aquele pai consegui vingar a bofetada no filho.
Veio o novo professor e a melhor turma tornou-se numa das piores...
Boas!
Sobre este caso, se eu fosse o pai também fazia queixa da professora, só não gritava com ela. Se os tribunais condenam os pais por dar uma bofetada, imagina a professora. A epoca dos castigos fisicos já acabou à muitos anos.
A professor perdeu toda a razão (moral e legal) a partir do momento que bate no puto. Já escrevi anteriormente que os professores deveriam receber formação para enfrentar casos de indisciplina, o caso do Porto foi um exemplo disso.
Além disso doi muito mais ao puto ficar de castigo uma semana sem ir ao intervalo e ficar a fazer copias e afins do que levar uma bofetada. É o tipo de castigo que a professora do meu filho faz e é eficaz. Os pais deviam ser chamados à atenção pelo que se passou e obviamente a avaliação do puto devia reflectir a indisciplina.
Tenho 2 filhos e doi-lhes muito mais ficarem sem TV, Playstation ou PC ou sem irem brincar com os amigos do que qualquer castigo fisico
AikyFriu Escreveu:
- Um aluno do 10º ano aponta uma navalha de ponta-e-mola ao pescoço de uma professora grávida quase provocando um aborto... apanhou uma semana de suspensão...
O pai para castigar o menino manda-o uma semana para as canárias
No final do ano a menino reprova por faltas, para o castigar, o pai compra-lhe a mota que ele queria
A queixa na GNR deve ter sido arquivada...
Infelizmente aconteceu um caso semelhante com um familiar meu, só que não foi com arma, mas sim chamar nomes e a professora não estava gravida. O aluno foi suspenso, chumbou o ano e o pai também "recompensou" o filho com uma bicicleta xpto de BTT.
Aqui há 2 questões, 1º o aspecto criminal, se eu fosse a professora, avançava com uma queixa crime junto da procuradoria, não é preciso fazer muito mais, se bem te lembras, o caso da aluna do porto ,não houve ameaça com arma branca e houve consequencias.
2º aspecto, a falta de educação desse miudo é fruto da sociedade em que vivemos, aresponsabilidade é totalmente dos pais, infelizmente não vivemos numa sociedade perfeita, mas já agora que sugeres que se faça alem do procedimento crimal?
Para bem do miudo e da professora ainda bem que não perdeu o bebe.
Estranho um detalhe, no caso da professsroa do Porto , os aluno envolvidos foram transferidos, nesse caso só levou uma semana de suspensão? Isso não é do pelouro da escola? É menos grave ameaçar uma professora com uma navalha do que resitir a que lhe tirem o telemovel??? Não percebo
Um abraço
Thunder Escreveu:Agora a questão é que se calhar existem pessoas que têm cargas horárias enormes, e são essas as tais pessoas que torcem o nariz.....
....
Em dois dias úteis foram 28 horas de trabalho e quando entrar de fim-de-semana no sábado a tarde terá passado uma semana com 68 horas de trabalho.
No mês passado foram 80 horas extra.
Eu também tenho família e amigos e também gostaria de ter um horário decente..... e tenho a noção de que deve existir pessoal em condições piores e muito piores do que as minhas.....
Nós também gostariamos de trabalhar 40 horas semanais (e então 35! )
E quando tenho formações não são no horário laboral. E as vezes também sou eu a pagar.
É que infelizmente nem tudo é como gostaríamos que fosse.
Boas Thunder
Eu sei que há gente a trabalhar mais do que eu... e a ganhar pior...
Mas por saber que isso existe não significa que não tenha o direito para lutar para melhorar. Se todos se limitassem a aceitar sem lutar, estavamos todos com condições de trabalho como no século XIX.
De qualquer modo, voltando ao tema, reparaste que os professores aceitaram o congelamento da carreira, aceitaram o aumento da carga horária no secundário, aceitaram a introdução desses um sacos-sem-fundo que são os Trabalhos na Escola, aceitaram as más condições de trabalho, aceitaram tudo. O que não aceitaram foi quando os "obrigaram" a desvirtuar a sua profissão (que é o que esta avaliação queria fazer).
Não sei qual é a tua profissão, não sei se essas 80 horas extras são pagas ou são acrescento ao teu horário, mas digo-te que eu tenho semanas (não meses) em que trabalho muito mais do que 80 horas...
Quanto às 35 horas do horário dos professores, esquece, elas são apenas teóricas (pelo menos em largos períodos do ano).
Quanto a formações, só te digo que nos últimos 10/12 anos fiz um CESE em electrotecnia, uma pós graduação em gestão escolar, para além de várias formações. Tudo a sair do meu bolso, tudo sem perder um dia de aulas... mas o que mais me custou foi ir do Algarve a Lisboa para frequentar uma acção que me interessava e ficar a saber que afinal o assunto que me interessava ficou reduzido a 25% (sendo o resto moodle) porque o financiamento só era atribuido a acções na área das tecnologias da informação.
Já nem falo dos professores do Norte colocados com 15 horas numa escola do Algarve, e depois aparecerem horas para completar os horários e não ser permitir entregar essas horas ao professor.
Thunder Escreveu:Um abraço pra ti e não me leves a mal. Quero apenas trocar ideias de forma amigável![]()
Claro que não levei a mal... não havia razão para isso...

Um abraço
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
Thunder Escreveu:Entrei no debate precisamente para trocar opiniões com pessoas como tu, que sabem trocar argumentos sem perder a "elegância".
Sabes que é uma coisa em que evolui muito nos últimos anos, por mais que estejamos convictos da validade dos nossos argumentos, por mais fragilidades e inconsistência que vejamos nos dos outros, devemos respeitar outras opiniões... já agora, também aprecio a as tuas intervenções aqui no forum, as tuas e as de muitos outros!

Thunder Escreveu:Também entendo que exista uma resitência a perda de regalias, pois como bem dizes, ninguém gosta de "andar pra trás".... agora não concordo quando se tenta passar a imagem de perseguição. Como s o governo não fizesse mais nada do que caçar regalias dos professores (estilo declarações sindicais). Do meu ponto de vista muitas classes de profissionais estão a ter uma degradação nítida das condições de trabalho, naõ é algo que seja "exclusivo" dos professores, não se trata duma caça aos professores (só que infelismente muitas classes não têm voz na comunicação social, nem tempo de antena para os respectivos sindicatos)....... Foi um bocado neste ponto de vista que escrivi o meu post de ontem.....
Pois, mas sabes que os sindicatos não são bem os professores, o Mário Nogueira também não é os sindicatos, e em 140 mil pessoas há muitos diferentes

Obviamente que também há vários aproveitamentos políticos, há sempre mas em ano antes de eleições ainda há mais...
Já o disse aqui antes que até acho que a Ministra tinha algumas (ou muitas) boas idéias, o problema é que era quase impossível conseguir fazer isto tudo em 4 anos, é mais ou menos o mesmo que se querer contruir uma casa em 2 meses, só por milagre não haverá muita coisa que corre mal... as alterações que fez anteriormente no Estatuto da Carreira Docente (ECD) já foram muito mal aceites porque necessitavam provavelmente de mais tempo para serem aperfeiçoadas, sobretudo as aulas de substituição (eu penso que a idéia era mais actividades de substituição, mas a coisa foi tão à pressa que as escolas nem compreenderam nem tiveram possibilidade de se organizar de outra forma). Este modelo de avaliação tem virtudes e segue alguns princípios estudados como indicados para uma boa avaliação (achei interessante a intervenção da senhora que estava ao lado do secretário de estado no "prós e contras", não me lembro do nome dela) o problema é que a sua operacionalização é muito difícil e só por sorte sairia alguma coisa de jeito sem o contributo das escolas, só por milagre um grupo de sábios (por melhor que sejam) fechados no seu gabinete com pouca experiência do funcionamente das escolas conseguiria algo que funcionasse bem à primeira... e o resultado está à vista!
O problema penso que esteve sobretudo aqui, na rapidez com que se quiseram fazer tantas mudanças.
Mas ao que eu queria chegar com o que escrevi antes, para te responder, é que há algo que ainda ontem falei com um colega meu. Eu não sei se tiveram ou não consciência disso, mas a ministra e o governo deviam ter percebido que ao efectuar todas as reformas que fizeram não só estavam a atacar claramente a classe de professores, como estavam a passar a imagem aos portugueses que a educação precisa de reformas e o que precisa de mudar (para pior) são os professores. Todas as alterações que fizeram prevêm mais trabalho e/ou menos regalias para os professores (incluindo o novo estatuto do aluno)... obviamente que em democracia isto é muito difícil de fazer, em 4 anos só por milagre, com a arrogância e o autismo como o teñtou fazer, enfim, podia sair o euromilhões...
Concordo com o essencial do que tu disseste, a educação é algo muito complexo que precisa constatemente de reformas porque as sociedades mudam constantemente e os mais novos reflectem rapidamente essas mudanças...
abraço
artista
Editado pela última vez por artista_ em 26/11/2008 0:26, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
artista Escreveu:Thunder Escreveu:Quando começam a ser invocadas questões como excesso de horário de trabalho e questões salariais, acho que a muita gente "torce o nariz" e pondera quais são os principais motivos que geram toda esta polémica.
O principal motivo foi sem dúvida o quererem impor um sistema de avaliação impraticável... de qualquer forma penso que é normal que uma classe não goste e se manifeste quando lhe tiram regalias e os obriguem a trabalhar mais, conheces alguma que gostasse?!![]()
Diz-me uma coisa, não apoias os professores se lutarem para repor o que lhes tiraram, mas estás contra ou é-te indiferente?! De qualquer forma penso que as motivações não tiveram nada a ver com isso, embora isso agora tenha acabado por aparecer também porque está tudo relacionado... no meu caso podes ter a certeza que não foi, mas eu nem estou na carreira docente!
abraço
artista
Olá artista

Entrei no debate precisamente para trocar opiniões com pessoas como tu, que sabem trocar argumentos sem perder a "elegância".
Eu continuo a dizer que os professores têm razão em vários pontos, pontos esses que são muito importantes e que compreendo totalmente que sejam fundamentais para que se possa exercer a profissão de forma digna e eficaz.
Repito que estou 100% ao lado de todos que peçam maior disciplina para os alunos, regras mais restritas de comportamento, menos facilitismo em relação as faltas e em relação ao nível dos exames (nacionais) e critérios de correcção (que segundo professores com quem conversei são uma bela dor de cabeça).
Concordo que deve ser irritante perder tempo a preencher papelada inútil e fazer reuniões para tentar recuperar casos irrecuperáveis...
Lidar com a arrogância de alunos que sabem que têm as "costas quentes", pois terão "mais uma chance" ..... ou que se o professor for mais severo, o seu papá vai a correr a escola dar cabo da cabeça ao professor.
Entendo tudo isso e concordo que se lute contra isso.
Também entendo que exista uma resitência a perda de regalias, pois como bem dizes, ninguém gosta de "andar pra trás".... agora não concordo quando se tenta passar a imagem de perseguição. Como se o governo não fizesse mais nada do que caçar regalias dos professores (estilo declarações sindicais). Do meu ponto de vista muitas classes de profissionais estão a ter uma degradação nítida das condições de trabalho, não é algo que seja "exclusivo" dos professores, não se trata duma caça "exclusiva" aos professores (só que infelizmente muitas classes não têm voz na comunicação social, nem tempo de antena para os respectivos sindicatos)....... Foi um bocado neste ponto de vista que escrevi o meu post de ontem.....
AikyFriu Escreveu:Queres dizer que toda a gente tem direito a um horario de trabalho, menos os professores? se calhar também achas que os professores trabalham pouco...
Por mim acho que a próxima luta dos professores deveria ser um horário de trabalho de 40 horas na escola (eu sei que actualmente o horário oficial é "35"!). Quando o professor saisse da escola estaria "proibido" de trabalhar na sua profissão, como qualquer outra profissão (as excepções fazem-se pagar).
Já agora, as acções de formação também seriam nessas horas, tal como a correcção de exames, etc.
Talvez assim se acabasse com o mito de que os professores trabalham pouco e pouparia muito dinheiro ao fim do ano (livros, material informático), para além de ter tempo para a minha familia.
Um abraço
Olá Aikyfriu

Eu não disse que os professores trabalham pouco. Eu conheço bem professores e não poderia dizer isso. Quem queira fazer as coisas bem feitas tem trabalho, eu sei disso.
Agora a questão é que se calhar existem pessoas que têm cargas horárias enormes, e são essas as tais pessoas que torcem o nariz.....
O padeiro que entra de madrugada e sai lá pras 19:00 h
A empregada doméstica que tabalha em n casas e almoça as pressas pra chegar a casa seguinte.
O dono duma PME que para segurar o barco trabalha umas 10 horas por dia 6 dias por semana.
O enfermeiro que trabalha em mais que um sítio, faz n serviços nocturnos.... e quantas vezes está a recibos verdes.
O auxiliar de acção hospitalar (acho que é este o nome) que ganha mal como tudo, e tem que amargar com serviços aos sábados e domingos.
Esse pessoal tem semanas de trabalho enormes, quantas vezes sem descanços ao fim-de-semana. Semanas de trabalho de 50,55 ou até 60 horas de trabalho.
Estas pessoas, é que do meu ponto de vista (e com as pessoas que vou trocando opiniões) apoiam os professores nos pontos que referi anteriormente, mas deixam de apoiar quando as reclamações começam a ir para as áreas de "excesso de trabalho".
Este pessoal também têm famílias, amigos, hobbies, e também adoraria ter uma semana de trabalho de 40 horas (e então 35 uiiii

As pessoas sentem que uns são filhos e outros enteados.
Repito, não é que os professores trabalhem pouco, existe é pessoal a trabalhar demais. E infelizmente nínguém está muito preocupado.
Aikyfriu, reparaste que escrevi a minha mensagem ontem as 8 da manhã e só hoje a esta hora estou a responder.
Em dois dias úteis foram 28 horas de trabalho e quando entrar de fim-de-semana no sábado a tarde terá passado uma semana com 68 horas de trabalho.
No mês passado foram 80 horas extra.
Eu também tenho família e amigos e também gostaria de ter um horário decente..... e tenho a noção de que deve existir pessoal em condições piores e muito piores do que as minhas.....
Nós também gostariamos de trabalhar 40 horas semanais (e então 35! )
E quando tenho formações não são no horário laboral. E as vezes também sou eu a pagar.
É que infelizmente nem tudo é como gostaríamos que fosse.
Um abraço pra ti e não me leves a mal. Quero apenas trocar ideias de forma amigável

EDIT: correcção de erros e aprumo geral
Estando-se a falar de indisciplina não resisto a contar 2 histórias verdadeiras que aconteceram há uns anos:
- Uma da melhores turmas do 4º ano de uma determinada escola tinha uma professora, unanimamente reconhecida como óptima professora.
Um determinado dia um dos alunos jogou um papel para o chão. Quando a professora o mandou apanhar o papel, esse aluno respondeu "apanha tu, sua menina". A professora apanhada de surpresa pela resposta deu uma bofetada no aluno e chamou o pai...
O pai achou intolerável que a professora tivesse dado a bofetada no filho, gritou com ela e apresentou queixa na direcçã regional. O caso meteu inspecção e foi de tal maneira complicado que a professora, antecipou a reforma. De nada valeu a petição e abaixo assinados de TODOS os restantes professores... aquele pai consegui vingar a bofetada no filho.
- Um aluno do 10º ano aponta uma navalha de ponta-e-mola ao pescoço de uma professora grávida quase provocando um aborto... apanhou uma semana de suspensão...
No final do ano a menino reprova por faltas, para o castigar, o pai compra-lhe a mota que ele queria
Estas histórias são reais, e aconteceram na minha cidade que é pacata... imagino o que acontecerá em escolas complicadas
Um abraço
- Uma da melhores turmas do 4º ano de uma determinada escola tinha uma professora, unanimamente reconhecida como óptima professora.
Estas histórias são reais, e aconteceram na minha cidade que é pacata... imagino o que acontecerá em escolas complicadas
Um abraço
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
Professora intimidada por aluno em escola secundária da Maia
2008-11-25 20:25
Uma professora da Escola Secundária da Maia, no Grande Porto, fugiu da sala de aulas e foi pedir ajuda a colegas, segunda-feira, quando um aluno a intimidou com dois murros numa mesa.
A docente, que confirmou a ocorrência do incidente mas não explicou os contornos, disse hoje à Lusa que participou os factos ao Conselho Executivo, e que estão a decorrer averiguações.
Também Maria João Rocha Moreira, do Conselho Executivo, contactada pela Lusa não avançou grandes esclarecimentos.
"Houve qualquer coisa, mas não uma agressão", disse, referindo que a questão "está a ser resolvida internamente".
Uma fonte não oficial explicou que na sequência do incidente, ocorrido cerca das 15:30, a professora "saiu porta fora a pedir ajuda ao colega da sala em frente".
O caso terá ocorrido quando a professora, na sua qualidade de directora de turma, estava a chamar a atenção para as faltas injustificadas.
2008-11-25 20:25
Uma professora da Escola Secundária da Maia, no Grande Porto, fugiu da sala de aulas e foi pedir ajuda a colegas, segunda-feira, quando um aluno a intimidou com dois murros numa mesa.
A docente, que confirmou a ocorrência do incidente mas não explicou os contornos, disse hoje à Lusa que participou os factos ao Conselho Executivo, e que estão a decorrer averiguações.
Também Maria João Rocha Moreira, do Conselho Executivo, contactada pela Lusa não avançou grandes esclarecimentos.
"Houve qualquer coisa, mas não uma agressão", disse, referindo que a questão "está a ser resolvida internamente".
Uma fonte não oficial explicou que na sequência do incidente, ocorrido cerca das 15:30, a professora "saiu porta fora a pedir ajuda ao colega da sala em frente".
O caso terá ocorrido quando a professora, na sua qualidade de directora de turma, estava a chamar a atenção para as faltas injustificadas.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
mais_um Escreveu:Bem, tu afirmaste que não conhecias nenhum professor incompetente!!! Só podes afirmar isso se assististe às aulas deles, dai a minha pergunta.
Infelizmente assisti a muitas aulas dadas por professores incompetentes, fui aluno 17 anos.![]()
O que eu queria era provar-te que não conheço porque nunca avaliei nenhum, e tinha de ter critérios de avaliação, não me parece que isso possa ser feito por uma opinião pessoal, embora em alguns casos fosse talvez unânime... também fui aluno 17 anos mas ai a minha avaliação ainda é mais difícil de fazer, a sala de aula não chega, numa única turma e disciplina ainda menos, a esta distância temporal huummm, não, errava ainda mais...
Ou seja, fou uma tentativa de te dizer que estavas a dizer que também não podes dizer que há professores incompetentes com a facilidade que o dizes... mas obviamente que os há, embora uns até poderão ser apenas incompetentes em algumas das suas competências como professores (há muitas)...
Já agora vou voltar à questão dos professores que têm mais que uma actividade, era para falar nisso mas na altura não tive disponibilidade... tu próprio referiste que os professores ganham mal, pois bem agora ainda ganham menos, têm muito mais dificuladede no acesso à carreira e vão subir na mesma de uma forma mais lenta!
Não discutindo se esta prática é aceitável ou não, todos sabemos que existe (de qualquer forma em todas as actividades há pessoas que fazem outras coisas, trabalham 35/40 horas por semana, se usarem um horário pós-laboral não me parece onde poderá estar a gravidade da situação?). O ME ao alterar o ECD não está a fazer ainda mais com que esta aconteça?! Ou o governo pensa que pode ter mais e melhor pagando menos?! ou então está a borrifar-se para o ensino e a promover a escola privada...
abraço
artista
Cromio,
Estava responder a uma pergunta do Artista, dai ser tão especifico
Em relação a:
Concordo contigo, se fosses ler os meus comentários verificas isso mesmo.
Discordo de ti sobre a violência do professor em relação ao aluno, de resto defendo o mesmo que tu, direitos e deveres de todas as partes.
Um professor é um profissional, deve estar preparado para essas situações, se não está, há uma lacuna na sua formação que deveria ser corrigida.
Um abraço
Estava responder a uma pergunta do Artista, dai ser tão especifico
Em relação a:
Crómio escreveu:
Fala-se de direitos dos alunos, e onde estão os deveres?
Quem os reinvidica?
A Associação de Estudantes?
A Associação de Pais?
Onde estão os Deveres dos professores?
Onde estão os Deveres dos pais?
Sindicatos e Associações, pelos direitos sempre, pelos deveres... o que é isso?
Não deve um pai dar educação ao filho?
Não deve o filho respeito aos professores assim como aos pais?
Não deve o professor ensinar com dedicação o seu aluno?
Não devem os pais exigir que os professores tenham condições para transmitir o seu conhecimento aos alunos?
Não deve isso começar em casa?
Concordo contigo, se fosses ler os meus comentários verificas isso mesmo.
Discordo de ti sobre a violência do professor em relação ao aluno, de resto defendo o mesmo que tu, direitos e deveres de todas as partes.
Um professor é um profissional, deve estar preparado para essas situações, se não está, há uma lacuna na sua formação que deveria ser corrigida.
Um abraço
mais_um,
É simplesmente disto que eu falo:
Mas enfim, este assunto francamente aborrece-me, retiro-me da discussão...
Abraço
É simplesmente disto que eu falo:
Crómio Escreveu:Fala-se de direitos dos alunos, e onde estão os deveres?
Quem os reinvidica?
A Associação de Pais?
Não devem os pais exigir que os professores tenham condições para transmitir o seu conhecimento aos alunos?
O que pode levar um professor ao limite?
A boa educação do aluno?
Para não te dar muito por onde pegares revelo-te que fui aluno.
E sei como se faz um professor perder a cabeça perante o terrorismo psicológico de uma inocente e indefesa criança.
Não...
A culpa é do outro e nunca minha.
Eu é que tenho razão e nunca a terá o outro.
Mas enfim, este assunto francamente aborrece-me, retiro-me da discussão...
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Cromio,
A tua frase é muito geral, meteste todas as crianças dentro do mesmo saco, independentemente de terem 6 ou 14 anos, nada justifica que um adulto perca a cabeça com uma criança, se é professor, não pode perder a cabeça, se perde, não pode dar aulas. Ou é profissional ou não é, se não é, mude de profissão.
"Dirigindo-se ao casal, a juíza afirmou que quer o pai quer a mãe de P. eram absolvidos dos crimes de maus-tratos por não se ter provado a repetição dos actos, mas condenados cada um por crime de ofensas à integridade física qualificada, atendendo à idade do menor e ao grau de parentesco. “Que isto vos sirva de lição, desde logo porque são pais. Espero que não repitam mais nenhum acto semelhante porque aí o tribunal não será tão benevolente”, disse a juíza depois de lhes ler a condenação"
Imagina um policia, se perde a cabeça começa a disparar a torto e direito? Só porque foi provocado???
Já escrevi aqui mais que uma vez que os pais tem culpas no cartório. Não só em Portugal como por essa Europa fora, acredita que Portugal ao pé da Inglaterra , por exemplo, é um paraiso.
Cumprimentos
A tua frase é muito geral, meteste todas as crianças dentro do mesmo saco, independentemente de terem 6 ou 14 anos, nada justifica que um adulto perca a cabeça com uma criança, se é professor, não pode perder a cabeça, se perde, não pode dar aulas. Ou é profissional ou não é, se não é, mude de profissão.
"Dirigindo-se ao casal, a juíza afirmou que quer o pai quer a mãe de P. eram absolvidos dos crimes de maus-tratos por não se ter provado a repetição dos actos, mas condenados cada um por crime de ofensas à integridade física qualificada, atendendo à idade do menor e ao grau de parentesco. “Que isto vos sirva de lição, desde logo porque são pais. Espero que não repitam mais nenhum acto semelhante porque aí o tribunal não será tão benevolente”, disse a juíza depois de lhes ler a condenação"
Imagina um policia, se perde a cabeça começa a disparar a torto e direito? Só porque foi provocado???
Já escrevi aqui mais que uma vez que os pais tem culpas no cartório. Não só em Portugal como por essa Europa fora, acredita que Portugal ao pé da Inglaterra , por exemplo, é um paraiso.
Cumprimentos
mais_um,
Sabes se eu tenho filhos ou não?
Sabes se eu dou aulas ou não?
Sabes se faço parte de alguma associação de pais?
Não, não sabes...
No entanto teces e rotulas com a tanta facilidade e altivez.
E mais... achas que quem não concorda contigo se deve calar.
Este tópico (assim como todos os tópicos relativos à educação) acaba sempre por fazer vir acima a "nata" da altivez, do ferrenhismo político, dos direitos (e não dos deveres) dos seus participantes.
Quem os reinvidica?
A Associação de Pais?
A boa educação do aluno?
E sei como se faz um professor perder a cabeça perante o terrorismo psicológico de uma inocente e indefesa criança.
Não...
Porque sim, "eu é que sou o presidente", como diria o outro...
E repito: É crime ter filhos e não lhes dar educação.
Sabes se eu tenho filhos ou não?
Sabes se eu dou aulas ou não?
Sabes se faço parte de alguma associação de pais?
Não, não sabes...
No entanto teces e rotulas com a tanta facilidade e altivez.
E mais... achas que quem não concorda contigo se deve calar.
Este tópico (assim como todos os tópicos relativos à educação) acaba sempre por fazer vir acima a "nata" da altivez, do ferrenhismo político, dos direitos (e não dos deveres) dos seus participantes.
Quem os reinvidica?
A Associação de Pais?
A boa educação do aluno?
Não...
Porque sim, "eu é que sou o presidente", como diria o outro...
E repito: É crime ter filhos e não lhes dar educação.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
artista Escreveu:Quanto a não ter assistido ás aulas desses professores, tu é que disseste que há professores que são incompetentes, presumo que também não tenhas assistido a nenhuma aula deles?!?
Bem, tu afirmaste que não conhecias nenhum professor incompetente!!! Só podes afirmar isso se assististe às aulas deles, dai a minha pergunta.
Infelizmente assisti a muitas aulas dadas por professores incompetentes, fui aluno 17 anos.

artista Escreveu:Outra coisa que era para falar há pouco sobre a competência é o seguinte: Um professor que é excelente em todos os parâmetros mas não consegue lidar com mau comportamento, com alunos que não respeitam as normas de funcionamento da sala de aula, não consegue hoje em dia ser bom professor (o caso da professora do famoso video do telemóvel pode muito bem ser um caso desses)... Alguns dirão se não consegue motivar os actuais alunos não pode ser bom professor, outros dirão que é bom porque a culpa é dos alunos que deviam respeitar as normas da sala de aula, e tu o que achas?
Penso que percebi a tua pergunta, vou responder-te com exemplos, tens uma turma que é disciplinada com quase todos os professores, e há 1 ou 2 que as coisas não correm bem, parece-me que o problema está no professor.
Se tens uma turma em que há problemas com todos os professores parece-me que o problema será dos alunos, tenho um amigo que dá aulas em Almada ou perto e tinha uma turma muito complicada, ele era o unico professor que não tinha problemas disciplinares, conseguiu chegar a eles e eles respeitavam-no, neste caso parece-me que a responsabilidade será dos alunos e os professor não devem ser penalizados.
artista Escreveu:Quando dizes "No agrupamento onde sou presidente da associação de pais tenho 2 casos de professores que agrediram alunos" para mim isto é uma novidade, não conheço nenhum caso desses, mas se nesse agrupamento há dois, terão de ser efectuados processos disciplinares e apuradas as responsabilidades... mas também há agressões e agressões, eu sou muito calmo e tenho uma boa relação com os meus alunos e há uns anos agarrei num e levei-o à força para fora da sala, hoje voltaria a fazer o mesmo numa situação idêntica à que ocorreu, se aquilo foi agressão?!!! E nunca dei aulas numa escola das mais complicadas...
Estamos a falar de escolas de provincia, em zonas rurais, escolas de 1º ciclo, miudos entre os 5 e os 10 anos. Num dos casos os país não quiseram apresentar queixa, tiveram medo de represalias, a unica pessoa que queria fazer a participação, acabou por tirar o filho da escola e coloco-o num colegio privado, fê-lo porque tinha dinheiro para isso. No outro caso, o pai teve uma conversa de "homem para homem" com o professor e para já não há problemas, no entanto a fotografia com os dedos marcados está na posse do pai. Este professor já tem um processo de investigação a decorrer por causa de outra situação, que não sendo agressão fisica é outro tipo de agressão.
Um abraço
Ulisses Pereira Escreveu:Mais um, esta ideia de que só quem tem filhos é que pode falar de crianças ou só quem é professor é que pode falar de Eduicação não vinga aqui no Caldeirão.
Porque, por essa lógica de ideias, só meia dúzia de pessoas aqui podia falar de Bolsa.
Um abraço,
Ulisses
Humm... Tipicamente o português adora mandar bitates sobre tudo e mais alguma coisa, eu tento falar só do que conheço, aqui nunca aconselhei ninguém a comprar ou a vender o que quer que seja, porque reconheço a minha ignorancia sobre o assunto, venho aqui para tentar aprender por isso não mando bitates.
A frase do Cromio sobre a inocência das criancinhas só pode ser feita por alguém que não tem filhos, por isso não sabe do que fala, se não sabe, é melhor estar quieto do que escrever disparates.
Cromio:
Se tu tiveres um filho de 6 anos e aparecer em casa com a mão de um adulto, marcada na face, como pai, vais concordar? Independentemente do que a criança possa ter feito, nada justifica que um adulto dê-lhe uma bofetada, a ponto de ficar marcada na cara, isto não tem nada a ver com inocência das criancinhas.
Segundo a nossa legislação e a dos paises civilizados é crime, lamento se não concordas.
Um abraço
Editado: Estes paragrafos não são para ti mas sim para o Cromio.
Editado pela última vez por mais_um em 25/11/2008 17:14, num total de 1 vez.
Pois a escola de Beiriz (foi o exemplo apresentado ontem no "prós e contras") está a fazer a avaliação mas ainda só chegou à entrega dos objectivos!
Quanto a não ter assistido ás aulas desses professores, tu é que disseste que há professores que são incompetentes, presumo que também não tenhas assistido a nenhuma aula deles?!?
Outra coisa que era para falar há pouco sobre a competência é o seguinte: Um professor que é excelente em todos os parâmetros mas não consegue lidar com mau comportamento, com alunos que não respeitam as normas de funcionamento da sala de aula, não consegue hoje em dia ser bom professor (o caso da professora do famoso video do telemóvel pode muito bem ser um caso desses)... Alguns dirão se não consegue motivar os actuais alunos não pode ser bom professor, outros dirão que é bom porque a culpa é dos alunos que deviam respeitar as normas da sala de aula, e tu o que achas?
Quando dizes "No agrupamento onde sou presidente da associação de pais tenho 2 casos de professores que agrediram alunos" para mim isto é uma novidade, não conheço nenhum caso desses, mas se nesse agrupamento há dois, terão de ser efectuados processos disciplinares e apuradas as responsabilidades... mas também há agressões e agressões, eu sou muito calmo e tenho uma boa relação com os meus alunos e há uns anos agarrei num e levei-o à força para fora da sala, hoje voltaria a fazer o mesmo numa situação idêntica à que ocorreu, se aquilo foi agressão?!!! E nunca dei aulas numa escola das mais complicadas...
abraço
artista
Quanto a não ter assistido ás aulas desses professores, tu é que disseste que há professores que são incompetentes, presumo que também não tenhas assistido a nenhuma aula deles?!?
Outra coisa que era para falar há pouco sobre a competência é o seguinte: Um professor que é excelente em todos os parâmetros mas não consegue lidar com mau comportamento, com alunos que não respeitam as normas de funcionamento da sala de aula, não consegue hoje em dia ser bom professor (o caso da professora do famoso video do telemóvel pode muito bem ser um caso desses)... Alguns dirão se não consegue motivar os actuais alunos não pode ser bom professor, outros dirão que é bom porque a culpa é dos alunos que deviam respeitar as normas da sala de aula, e tu o que achas?
Quando dizes "No agrupamento onde sou presidente da associação de pais tenho 2 casos de professores que agrediram alunos" para mim isto é uma novidade, não conheço nenhum caso desses, mas se nesse agrupamento há dois, terão de ser efectuados processos disciplinares e apuradas as responsabilidades... mas também há agressões e agressões, eu sou muito calmo e tenho uma boa relação com os meus alunos e há uns anos agarrei num e levei-o à força para fora da sala, hoje voltaria a fazer o mesmo numa situação idêntica à que ocorreu, se aquilo foi agressão?!!! E nunca dei aulas numa escola das mais complicadas...
abraço
artista
Crómio Escreveu:No agrupamento onde sou presidente da associação de pais tenho 2 casos de professores que agrediram alunos, tenho a certeza que eles não andam a dizer aos colegas que andam a bater nos seus alunos...
Oh mais_um,
Ora aqui está um exemplo fantástico, um professor que chega ao ponto de mandar uma galheta num aluno.
Porque terá isso acontecido?
Esse professor devia ser fustigado por fazer o que com certeza os pais não fazem em casa, educar os filhos.
Bah...
Não sei se tens filhos ou não, mas se tiveres desejo que nunca tenhas este tipo de problemas com os teus filhos, porque se tiveres e alguem disser-te o que tu acabaste de escrever, pode ser que gostes.
já agora, é crime um pai ou mae dar uma bofetada num filho, se não sabes, ficas a saber.
http://semanal.omirante.pt/index.asp?id ... on=noticia
http://www.gnr.pt/portal/internet/gabin ... ME_net.pdf
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interio ... _id=486848
http://www.correiodamanha.pt/noticia.as ... 0000148191
http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=1443
Queres mais exemplos?
Eu sei que há agressões de pais e alunos a professores, tão condenaveis como as agressões dos professores a alunos, embora no caso dos professores estes agridem crianças indefesas.
Cumprimentos,
No agrupamento onde sou presidente da associação de pais tenho 2 casos de professores que agrediram alunos, tenho a certeza que eles não andam a dizer aos colegas que andam a bater nos seus alunos...
Oh mais_um,
Ora aqui está um exemplo fantástico, um professor que chega ao ponto de mandar uma galheta num aluno.
Porque terá isso acontecido?
Esse professor devia ser fustigado por fazer o que com certeza os pais não fazem em casa, educar os filhos.
Bah...
William Bernstein
William Bernstein
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Eduardo R. e 25 visitantes