Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A (eterna) questão dos 50%...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 17/6/2003 16:58

Vamos dar tempo a que surjam mais respostas. Em relação à questão, no problema pressupomos que a taxa de nascimento é igual (50/50).

Na realidade é marginalmente superior nas raparigas (pelo que sei anda na ordem dos 51 ou 52 contra 48 ou 49). Mesmo que admitamos essa diferença, não altera a resposta pois essa diferença é muito pouco significativa face a outra inerente ao próprio problema e essa sim, muito mais significativa e determinante.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Marco

por Gpinto » 17/6/2003 16:52

Nesse caso parece-me óbvio que a probabilidade de ser Rapariga é muito maior dado que o rácio Raparigas/Rapazes é bastante superior às primeiras.

Mas...explica lá melhor esse teu raciocínio, sff...

Abraços,

GP
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Um grande abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Registado: 16/11/2002 13:32

A (eterna) questão dos 50%...

por MarcoAntonio » 17/6/2003 16:43

Esta questão é uma questão que sempre me interessou particularmente porque diz muito de como o senso comum raciocina (e por vezes raciocina mal).

Nos mercados, é vulgo referir-se que o mercado tanto pode subir como descer logo a probabilidade de acertar é de 50%.

Já por diversas vezes chamei a atenção para o facto de este raciocínio não estar correcto. O facto de termos duas possibilidades distintas não significa que a probabilidade de uma seja igual à de outra, ou seja, de cada uma ter 50% de probabilidade de ocorrer.

Existe um problema que já foi aqui colocado por duas vezes e por isso desta vez vou deixar um exemplo diferente e igualmente muito engraçado:

Imagine que um colega se de trabalho o convida para uma festa de aniversário lá em casa dele.

«Epá, vem à minha festa de aniversário. É uma boa oportunidade para conheceres os meus três filhos...»

Chegado a casa dele, aparece um rapaz novo que cumprimenta o pai (o seu colega aniversariante). Ao que este lhe diz... «Epá, daqui a nada conheces os outros dois, devem estar a chegar...»

Chegado à cozinha vê um bilhete «colado» no frigorífico:

«Estimados Pais, como vem sendo habitual vimos convidar os pais que têm uma ou mais meninas no nosso colégio e que... blá... blá... blá...»

Bem, nesta altura, já saberá que dos três filhos que o seu colega tem pelo menos:

:arrow: Um que é rapaz.

:arrow: Um que é rapariga.

:arrow: O outro pode ser rapaz ou rapariga...

Agora a questão que se coloca é?... O que é mais provável? Ser rapaz ou ser rapariga?... A probabilidade é igual (50%/50%) ou diferente (mais provável uma coisa do que outra)?...

:?:
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 17/6/2003 22:07, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, PMP69 e 138 visitantes