Uma estatística incrível
Em relação à tabela do Elias, que penso que está na base de alguma confusão que surgiu, aqui fica com os mesmos valores que ele utilizou e para ficar não ficar dúvidas no ar:
> O Buy & Hold (mês todo) daria 128.49 de lucro;
> O primeiro dia daria 165.41 de lucro;
> O resto do mês daria 36.92 de prejuízo.
Já agora, em percentagem, seria 12.8% no total, 15.5% no primeiro dia e -2.3% no resto do mês.
> O Buy & Hold (mês todo) daria 128.49 de lucro;
> O primeiro dia daria 165.41 de lucro;
> O resto do mês daria 36.92 de prejuízo.
Já agora, em percentagem, seria 12.8% no total, 15.5% no primeiro dia e -2.3% no resto do mês.
- Anexos
-
- tabela-elias.PNG (34.29 KiB) Visualizado 4064 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
canguru Escreveu:É uma arma no sentido em que a podes “brincar” com os dados.
Toda a gente pode brincar com os dados, sejam de natureza estatítica ou não.
Para veres pessoas a "brincar" com os dados basta-te, por exemplo, ligar a televisão e ver um "telejornal".
É o que o ser humano faz o tempo todo.
Podes manter o que disseste perfeitamente. Só te estou a dizer que isso não acontece na Estatística, acontece em tudo, em todo o lado e o tempo todo...
canguru Escreveu:Imagina-te com uma série temporal de um dado fenómeno. Eu posso usar um conjunto de técnicas estatísticas mais (EOF’s, séries de Forrier) ou menos avançadas (médias, medianas, 1º valor mensal, valor máximo ou mínimo de cada mês ou semana,…) e mediante a minha boa ou má fé fazer emergir dos dados (quase tudo) o que bem entender.
Cada análise vai ter uma qualidade diferente e umas vão ser mais correctas/exactas do que outras...
Como em tudo o resto.
Seja por erro de aproximação/simplificação, seja por erro grosseiro inocente, seja por erro grosseiro devido a má fé, seja por inadequação de métodos, whatever...
O que dizes é válido para a estatística... e para tudo o resto!
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
canguru Escreveu:Esta é uma das grandes armas da estatística: transformar dados em qualquer resultado!
Mantenho o que disse por completo!
A estatística é uma ferramenta muito útil e que te serve para estudares correlações, tendências, padrões nas mais diferentes áreas (sociologia, ciência, engenharia, meteorologia, etc…)
É uma arma no sentido em que a podes “brincar” com os dados. Imagina-te com uma série temporal de um dado fenómeno. Eu posso usar um conjunto de técnicas estatísticas mais (EOF’s, séries de Forrier) ou menos avançadas (médias, medianas, 1º valor mensal, valor máximo ou mínimo de cada mês ou semana,…) e mediante a minha boa ou má fé fazer emergir dos dados (quase tudo) o que bem entender.
MarcoAntonio Escreveu:Zenith Escreveu:Estava a palavra soma que não aparece na formula.
De resto apareceu um exemplo disso numa folha de Excel
Eu coloquei a formula da forma que ela "deve" ser usada, uma vez que é desta forma que se devem manipular os números (em termos relativos, uma vez que valores absolutos em si têm pouco significado se estiverem descontextualizados).
Contudo, é óbvio que se mantém para a soma aritmética:
Mes_Todo = 1º_Dia + Resto_do_Mês
Se 1º_Dia>Mês_Todo então Resto_do_Mês<0
Ou seja, se o ganho absoluto do primeiro dia do mês é superior ao ganho absoluto do mês todo então isto implica que o resto do mês tem um ganho negativo. A formula aplica-se aos respectivos somatórios, obviamente...
Se uma folha de excel mostrou o contrário é porque continha algum erro ou foi usado outro qualquer critério para simular a situação (sei lá, descartando um período qualquer ou assim, confesso que não vi bem o que estava para trás, vi o título do tópico e fiquei intrigado com uma disparidade tão grande entre o primeiro dia do mês e o resto do mês e fui analisar, creio que te referes à tabela do elias portanto mas confesso que não a vi com atenção).
Em todo o caso, o que eu disse está totalmente correcto.
O que disseste esta correcto, mas não era isso que a tabela do Elias queria mostrar e que eu voltei a reafirmar.
- Registado: 29/11/2007 14:36
Zenith Escreveu:Estava a palavra soma que não aparece na formula.
Eu coloquei a formula da forma que ela "deve" ser usada, uma vez que é desta forma que se devem manipular os números (em termos relativos, uma vez que valores absolutos em si têm pouco significado se estiverem descontextualizados).
Contudo, é óbvio que se mantém para a soma aritmética:
Mes_Todo = 1º_Dia + Resto_do_Mês
Se 1º_Dia>Mês_Todo então Resto_do_Mês<0
Ou seja, se o ganho absoluto do primeiro dia do mês é superior ao ganho absoluto do mês todo então isto implica que o resto do mês tem um ganho negativo. A formula aplica-se aos respectivos somatórios, obviamente...
Se uma folha de excel mostrou o contrário é porque continha algum erro ou foi usado outro qualquer critério para simular a situação (sei lá, descartando um período qualquer ou assim, confesso que não vi bem o que estava para trás, vi o título do tópico e fiquei intrigado com uma disparidade tão grande entre o primeiro dia do mês e o resto do mês e fui analisar, creio que te referes à tabela do elias portanto mas confesso que não a vi com atenção).
Em todo o caso, o que eu disse está totalmente correcto.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 4/11/2008 21:15, num total de 1 vez.
MarcoAntonio Escreveu:canguru Escreveu:Esta é uma das grandes armas da estatística: transformar dados em qualquer resultado!
Isso não é uma arma da estatística, é a arma de qualquer coisa que tu escolhas. Qualquer área do conhecimento, qualquer tema...
E para te demonstrar a validade do que eu disse, mostro-te um exemplo bem concreto, bem prático, nada académico!...
O que se segue é o mundo real e não teoria nem ficção:
An expert witness or professional witness is a witness, who by virtue of education, training, skill, or experience, is believed to have knowledge in a particular subject beyond that of the average person, sufficient that others may officially (and legally) rely upon the witness's specialized (scientific, technical or other) opinion about an evidence or fact issue within the scope of their expertise, referred to as the expert opinion, as an assistance to the fact-finder.[1] Expert witnesses may also deliver expert evidence about facts from the domain of their expertise.[2] At times, their testimony may be rebutted with a learned treatise, sometimes to the detriment of their reputations.
Experts in the real world
Typically, experts are relied on for opinions on severity of injury, degree of insanity, cause of failure in a machine or other device, loss of earnings, care costs, and the like. In an intellectual-property case, an expert may be shown two music scores, book texts, or circuit boards and asked to ascertain their degree of similarity.
The tribunal itself, or the judge, can in some systems call upon experts to technically evaluate a certain fact or action, in order to provide the court with a complete knowledge on the fact/action it is judging. The expertise has the legal value of an acquisition of data. The results of these experts are then compared to those by the experts of the parties.
The expert has a heavy responsibility, especially in penal trials, and perjury by an expert is a severely punished crime in most countries. The use of expert witnesses is sometimes criticized in the United States because in civil trials, they are often used by both sides to advocate differing positions, and it is left up to a jury of laymen to decide which expert witness to believe. Sometimes one side has utilized an expert witness to provide fraudulent or junk science testimony in order to convince a jury. Such experts are commonly disparaged as "hired guns."
http://en.wikipedia.org/wiki/Expert_witness
Pegarmos em dados e transforma-los no que "quisermos" não é nem pouco mais ou menos um problema da estatística. Parece ser mais um problema do ser o humano, não te parece?

Obviamente que pegar em dados e transforma-los em x em vez de y pode dever-se às mais variadas razões, desde o mais mero e inocente lapso à má fé.
MarcoAntonio Escreveu:Zenith Escreveu:Para completar
Como foi mostrado, ter a soma dos ganhos no 1º dia do mês maior que o ganho final, não implica que o resto do mês tenha ganhos negativos.
Implica sim.
Se o primeiro dia do mês tem um saldo superior ao mês todo então o resto do mês tem saldo negativo.
Mes_Todo = 1º_Dia x Resto_do_Mês
Se 1º_Dia>Mês_Todo então Resto_do_Mês<1
.
Estava a palavra soma que não aparece na formula.
ljbk Escreveu:Boa noite,
Mesmo considerando um valor de 72% em 13 anos, convem não esquecer que isso representa apenas cerca de 4.26% ao ano o que considerando a taxa liberatória de 10% de imposto dá cerca de 3.83% liquidos. Qualquer depósito a prazo com uma taxa superior a 4.8% ao ano irá bater esse resultado sem qualquer risco (ou quase).
BN,
ljbk.
Sim, mas o índice tería feito ainda menos. Agora, estamos a falar de um período que abrange dois fortíssimos Bear Markets...
Em todo o caso, estou em crer com base nos dados que apresentei, que no global o primeiro dia do mês tenderá a apresentar uma valorização média bem superior ao resto do mês mas inferior à valorização global.
Em teoria, custos à parte, o que se podia fazer era algo como isto: investir no primeiro dia e depositar com a melhor rendibilidade possível no resto do mês, uma vez que o capital estaria disponível no resto do tempo com a "certeza" de que não ia ser aplicado no mercado. Portanto ser rendibilizado a uma taxa fixa, pelo menos semelhante à inflacção.
Mas na prática temos aqui uma data de limitações: custos de negociação, disponibilidade do cash, etc.
Boa noite,
Mesmo considerando um valor de 72% em 13 anos, convem não esquecer que isso representa apenas cerca de 4.26% ao ano o que considerando a taxa liberatória de 10% de imposto dá cerca de 3.83% liquidos. Qualquer depósito a prazo com uma taxa superior a 4.8% ao ano irá bater esse resultado sem qualquer risco (ou quase).
BN,
ljbk.
BN,
ljbk.
- Registado: 25/11/2005 11:15
Zenith Escreveu:Para completar
Como foi mostrado, ter a soma dos ganhos no 1º dia do mês maior que o ganho final, não implica que o resto do mês tenha ganhos negativos.
Implica sim.
Se o primeiro dia do mês tem um saldo superior ao mês todo então o resto do mês tem saldo negativo.
Mes_Todo = 1º_Dia x Resto_do_Mês
Se 1º_Dia>Mês_Todo então Resto_do_Mês<1
Obviamente estou a considerar uma "soma" geométrica e não aritmética, pois é a que se aplica neste caso.
canguru Escreveu:Esta é uma das grandes armas da estatística: transformar dados em qualquer resultado!
Isso não é uma arma da estatística, é a arma de qualquer coisa que tu escolhas. Qualquer área do conhecimento, qualquer tema...
MarcoAntonio Escreveu:Bom, estive a introduzir os dados e confirma-se a estatística do Todd. A pequena disparidade dos resultados que apresento a seguir devem-se em principio a eu ter verificado para meses ligeiramente diferentes do que ele utilizou (eu fiz desde Outubro de 1995 a Outubro de 2008).
Obviamente esta é uma análise à posteriori e em termos de trading isto é dificilmente praticável mas, em teoria, se ignorarmos comissões:
> Buy & Hold - Teria dado um retorno positivo de 66%;
> Buy & Sell Primeiro Dia - Teria dado um retorno positivo de 72%;
> Buy & Sell Resto do Mês - Teria dado um retorno negativo de 4%;
Buy & Sell consiste em comprar no fecho do período anterior e vender no fecho do período em questão. Os valores finais estão arredondados à unidade...
Outra questão que observei é a seguinte: a diferença é mais severa em Bear Market.
> Em Bull Market o primeiro dia sobe forte, em média claramente acima do valor médio nos restantes dias do mês no primeiro Bull abrangido e no caso do segundo Bull abrangido, o primeiro dia do mês valoriza quase tanto quanto os restantes dias todos juntos.
> Em Bear Market, e isto é notável, o primeiro dia do mês tende a continuar a valorizar embora menos (valoriza apenas ligeiramente). Obviamente o resto do mês perde e perde bastante e é aqui nos Bear Markets que a diferença se agrava severamente.
No global para estes 13 anos o resto do mês perdeu dinheiro (pouco). O primeiro dia do mês reflecte sensivelmente a subida total, sendo inclusivamente para este período ligeiramente superior...
Deixo o gráfico que ilustra o que está acima descrito e que é em si totalmente esclarecedor...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 4/11/2008 22:58, num total de 1 vez.
Saiu um pouco mal ao copiar
1º valor refer-se ao dia, 2º média da vraição (em %), 3º desvio padrão (em %)
1º valor refer-se ao dia, 2º média da vraição (em %), 3º desvio padrão (em %)
Zenith Escreveu:SEguem os valores que obtive para o SP , dados do Yahoo (1950 até hoje).
A variação é fecho-abertura (pq foi referido num post anterior).
O 1º dia tem de facto a maior variação positiva, mas em face dos valores, parece-me que está dentro da regularidade estatística.
Nada justifica investir nesse dia de preferencia a qq outroMedia desvio padrão Desvio padrão
[/list]
Contando todos os dias 0,02% 0,85%
Contando apenas Dia do mês espcíficos Dia
1 0,11% 0,85%
2 0,05% 0,76%
3 0,07% 0,82%
4 0,03% 0,81%
5 -0,01% 0,78%
6 -0,01% 0,77%
7 0,00% 0,86%
8 0,01% 0,78%
9 0,03% 0,90%
10 0,00% 0,85%
11 0,07% 0,92%
12 0,04% 0,87%
13 -0,04% 1,11%
14 -0,02% 0,81%
15 0,02% 0,88%
16 -0,04% 0,80%
17 0,01% 0,80%
18 0,02% 0,79%
19 -0,02% 0,82%
SEguem os valores que obtive para o SP , dados do Yahoo (1950 até hoje).
O 1º dia tem de facto a maior variação positiva, mas em face dos valores, parece-me que está dentro da regularidade estatística.
Nada justifica investir nesse dia de preferencia a qq outro
Nada justifica investir nesse dia de preferencia a qq outro
- Media desvio padrão Desvio padrão
Contando todos os dias 0,02% 0,85%
Contando apenas Dia do mês espcíficos Dia
1 0,11% 0,85%
2 0,05% 0,76%
3 0,07% 0,82%
4 0,03% 0,81%
5 -0,01% 0,78%
6 -0,01% 0,77%
7 0,00% 0,86%
8 0,01% 0,78%
9 0,03% 0,90%
10 0,00% 0,85%
11 0,07% 0,92%
12 0,04% 0,87%
13 -0,04% 1,11%
14 -0,02% 0,81%
15 0,02% 0,88%
16 -0,04% 0,80%
17 0,01% 0,80%
18 0,02% 0,79%
19 -0,02% 0,82%
Bom, estive a introduzir os dados e confirma-se a estatística do Todd. A pequena disparidade dos resultados que apresento a seguir devem-se em principio a eu ter verificado para meses ligeiramente diferentes do que ele utilizou (eu fiz desde Outubro de 1995 a Outubro de 2008).
Obviamente esta é uma análise à posteriori e em termos de trading isto é dificilmente praticável mas, em teoria, se ignorarmos comissões:
Buy & Sell consiste em comprar no fecho do período anterior e vender no fecho do período em questão. Os valores finais estão arredondados à unidade...
Outra questão que observei é a seguinte: a diferença é mais severa em Bear Market.
> Em Bull Market o primeiro dia sobe forte, em média claramente acima do valor médio nos restantes dias do mês no primeiro Bull abrangido e no caso do segundo Bull abrangido, o primeiro dia do mês valoriza quase tanto quanto os restantes dias todos juntos.
> Em Bear Market, e isto é notável, o primeiro dia do mês tende a continuar a valorizar embora menos (valoriza apenas ligeiramente). Obviamente o resto do mês perde e perde bastante e é aqui nos Bear Markets que a diferença se agrava severamente.
No global para estes 13 anos o resto do mês perdeu dinheiro (pouco). O primeiro dia do mês reflecte sensivelmente a subida total, sendo inclusivamente para este período ligeiramente superior...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 4/11/2008 22:57, num total de 1 vez.
Boa tarde,
Tendo testado rapidamente os dados do S&P desde Janeiro de 1950 (706 meses, 14805 sessões (dados yahoo)) , observa-se realmente que há alguns dias do mês melhores que outros nomeadamente o 1º dia do mês.
No entanto isso nada garante já que quem tivesse investido este ano até ontem no S&P unicamente no 1º dia do mês, comprando na abertura e vendendo no fecho, teria um resultado praticamente a 0 para alem de ser sempre complicado comprar um indice exactamente na abertura e vender exactamente no fecho.
BN,
ljbk.
Tendo testado rapidamente os dados do S&P desde Janeiro de 1950 (706 meses, 14805 sessões (dados yahoo)) , observa-se realmente que há alguns dias do mês melhores que outros nomeadamente o 1º dia do mês.
No entanto isso nada garante já que quem tivesse investido este ano até ontem no S&P unicamente no 1º dia do mês, comprando na abertura e vendendo no fecho, teria um resultado praticamente a 0 para alem de ser sempre complicado comprar um indice exactamente na abertura e vender exactamente no fecho.
BN,
ljbk.
Já que estamos a falar de estatísticas e estratégias de análise nos primeiros dias de cada mês, aqui vai informação interessante que encontrei num foro de "nuestros hermanos"
Espero que seja útil
Espero que seja útil

5.3. Pautas estacionales: el primer día del mes.
Con las pautas estacionales se pretende abrir un nuevo campo de estudio al inversor. El objetivo, por supuesto, sigue siendo el mismo: buscar estrategias donde estadísticamente tengamos más opciones de ganar que de perder, donde podamos obtener de media un buen rendimiento de nuestros ahorros.
Hasta ahora lo estábamos buscando mediante el análisis técnico; nuestro gráfico de precios, nuestros indicadores, filtros, etc., eran las herramientas en las que nos apoyábamos.
Sin embargo, ahora vamos simplemente a usar las estadísticas. Si llegásemos a la conclusión de que los lunes, por la razón que fuera, se gana por término medio si se compra a las 12 horas y se vende a las 16 horas (en un activo apropiado en función de los costes tal y como ya hemos visto), tendremos entonces una pauta estacional. No nos va a importar el porqué; si funciona y el estudio está bien hecho (debe ser riguroso, tener en cuenta muchos datos), se convertirá en una posibilidad para diversificar estrategias.
Además, este tipo de pautas pueden llegar a ser muy concretas y a no necesitar aporte de capital más que en contadas ocasiones. El TAE, por tanto, puede llegar a ser muy elevado (aunque no sea real puesto que si se compra, por ejemplo, el primer día de cada mes, anualmente sólo lo podremos hacer 12 veces). Aún así, el coste por tener paralizado nuestro capital va a ser muy pequeño, pudiendo ser destinado éste al resto de estrategias que empleemos.
La táctica que introduzco a continuación es conocida por muchos. Se trata de aprovechar la circunstancia que se da en los mercados de una probada entrada de dinero en el primer día de cada mes. La razón podría ser que en esa fecha ciertos fondos reciben sus aportaciones y a su vez los hacen llegar al mercado. Pero como decíamos antes, esto será lo de menos; lo importante, que tenemos una pauta que un mes podrá perder y otro ganar, pero que de media hace que se obtengan unas muy interesantes plusvalías.
Éste es el estudio (publicado en el foro de Enlaces Financieros el día 6 de abril de 2006):
Metodología:
- Datos desde 1995 hasta noviembre de 2005 (el anterior era de los últimos 5 años).
- Sobre el IBEX 35.
- Llamo día -1 al último del mes, día 1 al primero, día 2 al segundo y día 3 al tercero.
- Se obtienen tres datos por cada uno: el gap de apertura (en -1 es la diferencia entre la apertura del último día del mes y el cierre del penúltimo, etc.), la diferencia durante la sesión (en -1 es la diferencia entre el cierre del último día y la apertura del mismo día) y la diferencia entre cierres (que es la suma de los anteriores).
- Posteriormente se descuenta el resultado medio en puntos obtenido a lo largo del período del estudio. Es decir, a lo largo de los 11 años del mismo se puede comprobar como de media se han ganado 2.71 puntos de índice diarios (ganando 3.27 en los gaps y perdiendo 0.56 en los desarrollos de las sesiones de media).
Resultados:
Figura 150. Resultados del estudio de la pauta del primer día.
Conclusiones:
- Se confirma 100% la 'magia del primer día'. De hecho, el rendimiento óptimo de la misma (ya descontando la media de lo ganado en los gaps) se obtiene comprando al cierre del último día de cada mes y vendiendo en la apertura del primero.
- Contrariamente a lo que se puede pensar, la última sesión del mes no es bajista (de media). Es decir, es mejor comprar en la apertura del último día que en el cierre para obtener el máximo beneficio en euros.
- La segunda y la tercera sesión del mes son también positivas.
Por tanto, si se quiere maximimar el rendimiento (en función del tiempo que permanece abierta la posición), lo mejor es abrir en el cierre del fin de mes y cerrar en la apertura del siguiente día, primero de mes.
Si lo que se quiere es obtener el máximo rendimiento bruto de la pauta, se debe comprar en la apertura del último día del mes y vender al cierre del tercer día del siguiente.
A la derecha de la figura se pueden ver unos pequeños cálculos que complementan lo explicado. Se calculan los rendimientos TAE asumiendo que se compra un futuro del Ibex y se toma como capital del sistema el doble de las garantías exigidas. Se ha realizado sobre la primera tabla y se han descontado las comisiones.
ljbk Escreveu:Elias,
Não sei como estás a fazer as contas quando referes somas.
Somei os doze Janeiros, os doze Fevereiros, etc.
Sao instantes disjuntos no tempo e não faz qualquer sentido somar as percentagens (tal como não faz somar as % referentes ao 1º dia de cada mês pois são instantes disjuntos no tempo.
ljbk Escreveu: No meu entender o calculo correcto não é somar(literalmente) as percentagens, mas sim multiplica-las considerando que se re-aplica a totalidade do capital para comparar com o buy&hold.
Exemplo:
mês 1: +10%
mês 2: -20%
mês 3: +05%
10-20+5 = -5
1.1*0.8*1.05 = 0.924 <=> -7.6%
Concordo. Por isso fiz a ressalva no post anterior de que não era adepto de estar a somar percentagens. Mas esse foi o motivo da minha intervenção inicial.
1 abraço
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Uma estatística incrível
Ulisses,
De facto é um estatística incrível (do género da do sell in May & go away). No entanto, esta é uma estratégia que dificilmente poderá ser explorada pois só apresentará uma rentabilidade positiva se as corretagens forem inferiores a 0,05% (68,6%/(13*52*2).
Mas, vale a pena sempre a pena procurar o holy graal, pois é o caminho até lá chegar que nos enriquece.
De facto é um estatística incrível (do género da do sell in May & go away). No entanto, esta é uma estratégia que dificilmente poderá ser explorada pois só apresentará uma rentabilidade positiva se as corretagens forem inferiores a 0,05% (68,6%/(13*52*2).
Mas, vale a pena sempre a pena procurar o holy graal, pois é o caminho até lá chegar que nos enriquece.
If the descent is thus sometimes performed in sorrow, it can also take place in joy. The struggle itself toward the heights is enough to fill a man's heart. One must imagine Sisyphus happy.
Albert Camus
Albert Camus
Elias Escreveu:Já agora mais uns dados do mesmo género:
nos últimos 10 anos (de 30 de Setembro de 1998 a 30 de Setembro de 2008) o SPX subiu 14,5%.
Nos dez meses de Dezembro (de 1998 a 2007) a subida acumulada foi de 15,2% logo poderíamos escrever que quem só investir em Dezembro ganha mais que o índice. Contudo o somatório dos ganhos dos 12 meses acumulados ao longo de 10 anos não dá 14% mas sim 24%.
E se somarmos trimestres em vez de meses o total sobe para 27% arrecadando o quarto trimestre um total de 70%.
Um aspecto interessante é que Janeiro (tradicionalmente considerado um mês de subidas na bolsa) tem um somatório negativo.
Enfim, não sou adepto de estar a somar ou a fazer médias de percentagens por isso deixo a interpretação destes números ao critério de cada um.
1 abraço,
Elias
Elias,
Não sei como estás a fazer as contas quando referes somas. No meu entender o calculo correcto não é somar(literalmente) as percentagens, mas sim multiplica-las considerando que se re-aplica a totalidade do capital para comparar com o buy&hold.
Exemplo:
mês 1: +10%
mês 2: -20%
mês 3: +05%
10-20+5 = -5
1.1*0.8*1.05 = 0.924 <=> -7.6%
BN,
ljbk.
Para completar
Como foi mostrado, ter a soma dos ganhos no 1º dia do mês maior que o ganho final, não implica que o resto do mês tenha ganhos negativos. Implica que o ganho médio do 1º dia é superior ao ganho médio nos restantes 21 dias uteis do mês.
Agora interessa saber se isso é surpreendente ou não.
Pelas contas (tb feitas pelo Elias) o ganho médio em cada 1º dia do mês é 0,44% e o ganho médio por dia (ganho de 66% em 13*12*22 dias) é 0,015%. Parece que a probabilidade de o ganho médio num dia especifico de cada mês exceder a média cerca de 30 vezes deve ser pequena, mas isso depende do desvio padrão das variações.
Para o PSI20 o desvio padrão das flutuações diarias até outibro é 0,75% e se para o SP tivermos um valor parecido obtemos uma probabilidade de 0,21, ou seja provavelmente encontra-se-ia cerca de 4-5 dias no mês para os quais obteriamos dados parecidos com os q o senhor obteve para o 1º dia do mês
Em suma se o valor do desvio padrão das flutuações andar na ordem do que obtive para o PSI20, o resultado não é incrível e as probabilidades ainda não são indicadoras de uma anomalia que justifique entradas no 1º dia do mês em detrimento do 5º ou do 21º
Como foi mostrado, ter a soma dos ganhos no 1º dia do mês maior que o ganho final, não implica que o resto do mês tenha ganhos negativos. Implica que o ganho médio do 1º dia é superior ao ganho médio nos restantes 21 dias uteis do mês.
Agora interessa saber se isso é surpreendente ou não.
Pelas contas (tb feitas pelo Elias) o ganho médio em cada 1º dia do mês é 0,44% e o ganho médio por dia (ganho de 66% em 13*12*22 dias) é 0,015%. Parece que a probabilidade de o ganho médio num dia especifico de cada mês exceder a média cerca de 30 vezes deve ser pequena, mas isso depende do desvio padrão das variações.
Para o PSI20 o desvio padrão das flutuações diarias até outibro é 0,75% e se para o SP tivermos um valor parecido obtemos uma probabilidade de 0,21, ou seja provavelmente encontra-se-ia cerca de 4-5 dias no mês para os quais obteriamos dados parecidos com os q o senhor obteve para o 1º dia do mês
Em suma se o valor do desvio padrão das flutuações andar na ordem do que obtive para o PSI20, o resultado não é incrível e as probabilidades ainda não são indicadoras de uma anomalia que justifique entradas no 1º dia do mês em detrimento do 5º ou do 21º
Já agora mais uns dados do mesmo género:
nos últimos 10 anos (de 30 de Setembro de 1998 a 30 de Setembro de 2008) o SPX subiu 14,5%.
Nos dez meses de Dezembro (de 1998 a 2007) a subida acumulada foi de 15,2% logo poderíamos escrever que quem só investir em Dezembro ganha mais que o índice. Contudo o somatório dos ganhos dos 12 meses acumulados ao longo de 10 anos não dá 14% mas sim 24%.
E se somarmos trimestres em vez de meses o total sobe para 27% arrecadando o quarto trimestre um total de 70%.
Um aspecto interessante é que Janeiro (tradicionalmente considerado um mês de subidas na bolsa) tem um somatório negativo.
Enfim, não sou adepto de estar a somar ou a fazer médias de percentagens por isso deixo a interpretação destes números ao critério de cada um.
1 abraço,
Elias
1 abraço,
Elias
- Anexos
-
- maisspx.PNG (14.66 KiB) Visualizado 5414 vezes
Ó curioso eu não estou aqui a fazer nenhuma disputa com o Ulisses nem com qualquer outro membro. Não tenho intenção de derrotar seja quem for.
Estou apenas a dar a minha visão sobre os números e a alertar para o que me parece ser uma conclusão errada que resulta da soma de bases não comparáveis.
Aliás aceito plenamente aquilo que o Ulisses refere que o 1º dia tenha melhores desempenhos que os restantes (faltam os valores para o demonstrar).
1 abraço,
Elias
Estou apenas a dar a minha visão sobre os números e a alertar para o que me parece ser uma conclusão errada que resulta da soma de bases não comparáveis.
Aliás aceito plenamente aquilo que o Ulisses refere que o 1º dia tenha melhores desempenhos que os restantes (faltam os valores para o demonstrar).
1 abraço,
Elias
ELIAS-1; ULISSES-0
Penso que o Elias tem razão. Mas não deixa de haver uma certa tendência para maiores valores no início do mês. Aliás isso vem contrariar uma ideia, que ouvi recorrentemente das chamadas "puxadas do fim do mês".
Um abraço aos dois. O Ulisses continua a ser o meu guru, apesar de como já estou a ficar velho, me torne teimoso e nem sempre siga os seus sábios conselhos.
Penso que o Elias tem razão. Mas não deixa de haver uma certa tendência para maiores valores no início do mês. Aliás isso vem contrariar uma ideia, que ouvi recorrentemente das chamadas "puxadas do fim do mês".
Um abraço aos dois. O Ulisses continua a ser o meu guru, apesar de como já estou a ficar velho, me torne teimoso e nem sempre siga os seus sábios conselhos.
Boa tarde,
Tambem não concordo com a forma como foi colocada a estatistica.
Mas uma conclusão podes tirar. Se ao longo de 13 anos só aplicares o dinheiro no 1º dia do mês, consegues uma valorização quase equivalente a fazer um buy and hold durante 13 anos, podendo utilizar o capital como se enteder nos restantes dias.
O mesmo genero de estatisticas podem ser aplicadas aos dias da semana: há quem diga que segunda é dia de compras e sexta dia de vendas.
BN,
ljbk.
Edit: erro ortografico.
Tambem não concordo com a forma como foi colocada a estatistica.
Mas uma conclusão podes tirar. Se ao longo de 13 anos só aplicares o dinheiro no 1º dia do mês, consegues uma valorização quase equivalente a fazer um buy and hold durante 13 anos, podendo utilizar o capital como se enteder nos restantes dias.
O mesmo genero de estatisticas podem ser aplicadas aos dias da semana: há quem diga que segunda é dia de compras e sexta dia de vendas.
BN,
ljbk.
Edit: erro ortografico.
Editado pela última vez por ljbk em 4/11/2008 17:20, num total de 1 vez.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, IX Hispana, macau5m, Shimazaki_2, trilhos2006 e 189 visitantes