Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 29/10/2008 10:16

fliscorno Escreveu:Espanta-me que o Marco veja neste período um momento em que os PVP evoluíram bem demais depois do brent ter caído a pico. Mas pronto, é o meu olho clínico a ver só o que lhe interessa.

Sem dúvida. Tanto que não sei se vale a pena continuar a responder aos teus posts.

Apresentas sistematicamente dois pesos e duas medidas: quando evolui "bem demais" (os periodos que eu apontei), vais imediatamente ver o que acontece nas semanas a seguir.

Quando evolui "mal demais" (o período que tu apontaste), já não interessa ver o que acontece a seguir. Não só não interessa como te mostras todo chocado por eu falar deles...

Bom, se não dás conta do que estás a escrever.
:roll:

Recordo-te que foste tu que começas a falar do que acontece "logo a seguir". Ora, eu só te estou a mostrar o que é que acontece "logo a seguir" também no teu exemplo!

fliscorno Escreveu:Errado. É preciso elaborar um somatório com o histórico de subidas e descidas para perceber se há um acumular de vantagem, desvantagem ou soma nula.

Não, não está errado. Não estavamos a falar de somatórios nenhuns....

A minha correcção foi à tua alegação: "noto de de 13.Jun. para 20.Jun. o brent baixou mas a gasolina aumentou e que o gasóleo baixou menos do que o brent; já em 20.Jun. os PVP aumentaram a uma taxa superior à do brent."

Isto está tudo mal e não é preciso calculadora nenhuma, a simples inspecção do gráfico é suficiente para mostrar que isto está tudo mal. E foi o que eu fiz...

De 13 de Junho para 20 de Junho, o brent subiu.

Em 20 de Junho os PVP aumentaram a uma taxa inferior à do brent.

fliscorno Escreveu:Neste gráfico há duas zonas nítidas, quanto a mim: o momento antes e depois do pico do brent. No momento antes, as curvas caminharam com ritmos semelhantes. Sim, há períodos de divergências mas a olho não são quantificáveis pois têm momentos de anulação. No segundo período a curva do brent diverge em termos médios das outras curvas.

Estás a falar do pico de 11/07 ou de 03/10?
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 29/10/2008 12:59, num total de 2 vezes.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por fliscorno » 29/10/2008 10:05

MarcoAntonio Escreveu:Logo, as petrolíferas explicam algo que na subida não houve necessidade de explicar.

Eu diria que é caso para bater nos responsáveis pela comunicação das empresas. Como o que sobe também desce, seria previsível que posteriormente fosse necessário dar a explicação completa. Não o fazer é arranjar problemas para o futuro, como se verificou. Como já antes escrevi, pode apenas significar que a mensagem não tenha antes passado no filtro da comunicação social! Mas se não passou, também não ouvi as gasolineiras queixarem-se de que a sua mensagem não estava a passar. O certo é que quem acompanhe o assunto pela comunicação social, como eu, viu duas ordens de argumentação. Isso em nada contribui para a transparência.

Registado: 25/10/2008 2:45

por MarcoAntonio » 29/10/2008 9:59

Rockerduck Escreveu:Ó Marco, cá para mim o Ferreira de Oliveira é também um "caldeireiro" e todas as semanas pensa: "vamos lá a ver quanto é que o Marco calculou que vão variar os combustíveis"... e pimba! mais uma vez Marco acerta na mouche :lol:

:mrgreen:

Eu imagino é o que já se diz por aí: "gatunos, só 2/3 centimos, gatunos"...
:wink: :lol: :wink:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por fliscorno » 29/10/2008 9:57

MarcoAntonio Escreveu:Ora, o que é que acontece se, no exemplo que deste de 12 a 26 de Setembro, considerarmos a semana seguinte?

Espanta-me que o Marco veja neste período um momento em que os PVP evoluíram bem demais depois do brent ter caído a pico. Mas pronto, é o meu olho clínico a ver só o que lhe interessa.

MarcoAntonio Escreveu:
fliscorno Escreveu:O segundo caso, não arrisco uma análise a olhómetro.

Não baralhemos as pessoas: trata-se de um gráfico base 100. Basta olhar para o gráfico para tirar a conclusão em causa!...

Errado. É preciso elaborar um somatório com o histórico de subidas e descidas para perceber se há um acumular de vantagem, desvantagem ou soma nula.

Neste gráfico há duas zonas nítidas, quanto a mim: o momento antes e depois do pico do brent. No momento antes, as curvas caminharam com ritmos semelhantes. Sim, há períodos de divergências mas a olho não são quantificáveis pois têm momentos de anulação. No segundo período a curva do brent diverge em termos médios das outras curvas.

por Rockerduck » 29/10/2008 9:57

Ó Marco, cá para mim o Ferreira de Oliveira é também um "caldeireiro" e todas as semanas pensa: "vamos lá a ver quanto é que o Marco calculou que vão variar os combustíveis"... e pimba! mais uma vez Marco acerta na mouche :lol:
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison

Registado: 29/8/2007 17:46

por MarcoAntonio » 29/10/2008 9:33

MarcoAntonio Escreveu:Para a próxima semana os preços deverão voltar a baixar (presumivelmente lá para quarta-feira).

Contudo deverá ser uma baixa inferior às anteriores. Se tivesse que avançar um número diria que seria na ordem dos 2 centimos, contudo pode haver desvios face a este valor...

Mais uma vez, praticamente na mouche...

Hoje é quarta-feira e desde a meia noite a GALP alterou os preços da seguinte forma:

TSF Escreveu:
Galp desce preço dos combustíveis

Os postos de combustíveis da Galp desceram o preço da gasolina e do gasóleo. Uma decisão que decorre da quebra do valor do petróleo nos mercados internacionais.

Desde a meia-noite que a gasolina está mais barata três cêntimos, custa agora um 1,27 cêntimos por litro, enquanto o gasóleo desceu dois para 1,17 cêntimos.

Nota: presumo que o preço correcto do gasóleo seja 1,16 e não 1,17 como indicado na notícia, provavelmente por lapso, pois nesse caso só teria baixado 0.9 centimos. Se não for esse o caso, corrigirei entretanto o gráfico...

Para além do gráfico deixo ainda a comparação de valores para outros momentos nos últimos dois anos e meio em que o crude valia sensivelmente o mesmo:

Data Gasolina Gasóleo (Média) Crude

26-05-06 0,553 0,550 (0,552) 54,20

08-09-06 0,535 0,559 (0,547) 54,82

27-07-07 0,543 0,537 (0,540) 54,27

31-10-08 0,475 0,603 (0,539) 54,21

Legenda:

Gasolina/Gasóleo: preço na bomba antes de impostos

(Média): média dos dois combustíveis = (gasolina+gasoleo)/2

Crude = valor médio semanal em euros na semana imediatamente anterior
Anexos
comb081028.PNG
comb081028.PNG (28.58 KiB) Visualizado 7108 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 29/10/2008 4:12

Este ponto é "interessante" e por isso respondo em separado:

fliscorno Escreveu:1) só ouvi este argumento quando o brent entrou em descida

Esta é uma questão de lógica pura: porque é que o argumento só se ouve/ouviu na descida?

Porque trata-se de uma explicação para uma dúvida que só surge nos consumidores na descida.

Simplificando (sem desvirtuar):

Quando os preços sobem, as pessoas perguntam porque sobem.

Quando os preços descem, as pessoas perguntam porque é que não descem tanto como o petróleo.

O principal factor na evolução dos preços dos combustíveis no curto-prazo é (de facto) o preço do petróleo. Portanto é perfeitamente natural que a explicação genérica apresentada durante as subidas seja: estamos a subir os combustíveis porque o petróleo está a subir.

Ninguém, nessa altura, está a perguntar porque é que os combustíveis estão a subir menos que o petróleo ou subiram apenas uma ou duas semanas depois do petróleo ter começado a subir porque isso naturalmente é coisa que "nunca chateou ninguém"...

Acontece mas não incomoda e ninguém perde tempo a verificar.

Quando contudo o preço do petróleo começa a baixar, surgem "novas" questões - frequentemente no formato de acusação - como: porque é que os combustíveis descem menos que o petróleo, porque é que não descem logo, etc...

Logo, as petrolíferas explicam algo que na subida não houve necessidade de explicar.

Bom, achei importante deixar este ponto porque é meramente um problema de raciocínio lógico e que também importa desmistificar: o porquê de "justificações diferentes nas subidas e nas descidas".
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 29/10/2008 3:51

Bom, antes de mais nada, é pertinente fazer um resumo da discussão pois ele responde por si às questões que agora estás a levantar:

fliscorno:
O facto de agora os preços não serem assim tão diferentes do que eram no início do ano não invalida que tenha havido semanas em que essa diferença foi bem mais substancial.

MarcoAntonio:
Obviamente que se te vais focar em semanas onde os preços não responderam tão bem (ou até responderam muito mal) ao preço do petróleo, vais encontra-las...

Mas se procurares também encontras o inverso, (...)

E aponto dois exemplos concretos...

De seguida, fazes duas coisas: 1) alteras os períodos que eu te indiquei; 2) fazes uma descrição completamente equívoca do que aconteceu nos períodos que eu indiquei e concluis com:

Por outro lado, onde estão essas semanas onde "esteve bem demais"?

Ora, é aqui que surgem os "traços" (que diga-se de passagem, são extremamente úteis para o efeito).

E é claro que nunca quantifiquei nada (tu tão pouco tinhas quantificado).

O que estava em questão era a existência de algo que não estavas a ver (mesmo depois de indicadas as datas). Fosse porque ias e "adulteravas" o período fosse porque "adulteravas o que tinha acontecido" no período em questão...

Quanto aos dados, eu estava a falar dos dados do texto. Mas como constatei logo a seguir, o teu próprio gráfico mostrava que na verdade tinha-se passado o oposto do que descrevias.

Entretanto:

fliscorno Escreveu:O período que alterei de propósito foi precisamente para realçar que a leitura seria diferente incluído mais uma semana.

Eu apontei o período 29 de Fevereiro a 21 de Março.

Tu alteraste para "29Fev a 11Abr"!

Acrescentaste não uma mas 3 semanas...

fliscorno Escreveu:No primeiro caso, a gasolina desce quando o brent sobe, de facto. Para logo a seguir repor a perda, eventualmente... Vá lá, as objectividades.

O "logo a seguir" são 2~3 semanas depois.

O período original era de 3 semanas...

Contudo, o que realmente aqui é sintomático é o facto de só te "preocupares" com isso nos períodos favoráveis.

Ora, o que é que acontece se, no exemplo que deste de 12 a 26 de Setembro, considerarmos a semana seguinte?

Imagem

Então não é que corrige "logo a seguir"?

Neste caso, o "logo a seguir" é uma semana...

fliscorno Escreveu:O segundo caso, não arrisco uma análise a olhómetro.

Não baralhemos as pessoas: trata-se de um gráfico base 100. Basta olhar para o gráfico para tirar a conclusão em causa!...

fliscorno Escreveu:É possível que o brent tenha subido mais do que os PVP (...).

Mais do que possível, é certo!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 29/10/2008 9:18, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por fliscorno » 28/10/2008 23:44

MarcoAntonio Escreveu:Mas admitamos que foi um lapso teu e te enganaste na semana: não invalida (pelo contrário, demonstra) que se trata claramente de um problema de análise da tua parte do teu próprio gráfico. Uma falta de objectividade quando procuras/analisas desfazamentos uma vez que detectas com facilidade os desvios num sentido e tens dificuldade em detectá-los no sentido inverso (apesar de estarem flagrantemente visíveis no gráfico).

Ok, erro meu.

MarcoAntonio Escreveu:Como é evidente eu apontei apenas dois exemplos e dois exemplos significativos. Porque desde que se olhe com atenção para o gráfico encontram-se mais exemplos de semanas onde o preço evoluiu "bem demais"...

No primeiro caso, a gasolina desce quando o brent sobe, de facto. Para logo a seguir repor a perda, eventualmente... Vá lá, as objectividades.

No segundo caso, não arrisco uma análise a olhómetro. É possível que o brent tenha subido mais do que os PVP mas sem uma análise numérica não metia as mãos no fogo.

Sem uma análise numérica destas variações, isto é como discutir o sexo dos anjos.

De resto, creio que unir dois pontos num gráfico e falar de subidas ou descidas nesse período não contribui muito para uma análise objectiva. Irónico, não será?

por fliscorno » 28/10/2008 23:07

MarcoAntonio Escreveu:
fliscorno Escreveu:(...) noto de de 13.Jun. para 20.Jun. (...)

Bom, em primeiro lugar, os meus dados são totalmente diferentes dos teus. Entre 13 e 20 de Junho o Petróleo subiu fortemente (considerando uma semana de desfazamento e estou certo que o Brent também subiu, não estou a ver o Crude Oil subir dos 81 para os 87 euros e no mesmo período o Brent a baixar).

Os "meus" dados são os publicados pela EIA, disponíveis em
http://tonto.eia.doe.gov/dnav/pet/hist/wepcbrentw.htm
e cujo link também estava no Fliscorno, junto ao gráfico (como os restantes dados).

(01) Mai 30, 2008 / 130.13 / 0.6361 / 82.7738
(02) Jun 06, 2008 / 125.47 / 0.6446 / 80.8762
(03) Jun 13, 2008 / 134.87 / 0.6397 / 86.2725
(04) Jun 20, 2008 / 133.85 / 0.6477 / 86.6889
(05) Jun 27, 2008 / 135.98 / 0.6411 / 87.1826
(06) Jul 04, 2008 / 142.45 / 0.6333 / 90.2197
(07) Jun 13, 2008 / 134.87 / 0.6397 / 86.2725
(08) Jun 20, 2008 / 133.85 / 0.6477 / 86.6889
(09) Jun 27, 2008 / 135.98 / 0.6411 / 87.1826
(11) Jul 04, 2008 / 142.45 / 0.6333 / 90.2197
(12) Jul 11, 2008 / 137.81 / 0.6369 / 87.7771
(13) Jul 18, 2008 / 139.34 / 0.6292 / 87.6687
(14) Jul 25, 2008 / 129.16 / 0.6323 / 81.6623

as colunas são:
Data / Spot Price USD / Câmbio médio semanal / Spot Price EUR médio semanal

São os dados que tenho no gráfico.

MarcoAntonio Escreveu:Em segundo lugar, eu não disse 13 a 20 de Junho mas de 13 de Junho a 25 de Julho.

Óbvio erro meu.

MarcoAntonio Escreveu:No segundo caso (29 de Fevereiro a 21 de Março) eu refiro um período (no caso de 3 semanas) e tu respondes novamente com um período diferente do que eu referi.

O que enfatizei usando o negrito.

MarcoAntonio Escreveu:É óbvio que se pegas em períodos diferentes do que eu referi, o efeito pode desaparecer. O mesmo aconteceria se eu fizesse o mesmo ao período que tu referiste. Elementar...

Análises a olho não são objectivas. O período que alterei de propósito foi precisamente para realçar que a leitura seria diferente incluído mais uma semana.

MarcoAntonio Escreveu:Estes dois períodos de 3 e 6 semanas respondiam ao teu período de duas semanas (o período que referiste é de duas semanas e não três).

Respondi portanto com períodos maiores até do que aquele que referiste inicialmente...

Ok, será então defeito meu. Quando me sobrar algum tempo hei-de calcular a correlação entre as diferentes curvas.

MarcoAntonio Escreveu:Por exemplo, se pegarmos no gráfico dos Futuros da Gasolina cotados no NYMEX e os passarmos para Euros verificamos que a Gasolina antes dos impostos em Portugal tem seguido de forma praticamente milimetrica o preço da gasolina nos mercados internacionais. Isto inclui aquele período "balão" em 2007...

Como já havia referido, não analisei a questão neste ângulo porque 1) só ouvi este argumento quando o brent entrou em descida e 2) não tenho dados para estas comparações.

por fliscorno » 28/10/2008 9:20

Caro Marco António, de momento estou curto de tempo, pelo que adiarei eventuais comentários lá para o fim de semana. Até para evitar distracções ;-)

por MarcoAntonio » 26/10/2008 22:08

Já agora, comparemos o que dizes com o que está no teu próprio gráfico.

fliscorno Escreveu:Como assim? Olhando para o meu primeiro gráfico (estou mais familiarizado com ele), noto de de 13.Jun. para 20.Jun. o brent baixou mas a gasolina aumentou e que o gasóleo baixou menos do que o brent; já em 20.Jun. os PVP aumentaram a uma taxa superior à do brent.

Vejamos então o que o teu gráfico mostra:

Imagem

O teu gráfico mostra que o Brent não baixou coisíssima nenhuma. O Brent (linha amarela) subiu "brutalmente"...

O teu gráfico também mostra que em 20 de Junho os PVP aumentaram a uma taxa bem inferior à do Brent (e não superior como alegas).

Mas admitamos que foi um lapso teu e te enganaste na semana: não invalida (pelo contrário, demonstra) que se trata claramente de um problema de análise da tua parte do teu próprio gráfico. Uma falta de objectividade quando procuras/analisas desfazamentos uma vez que detectas com facilidade os desvios num sentido e tens dificuldade em detectá-los no sentido inverso (apesar de estarem flagrantemente visíveis no gráfico).

Os períodos que referi, são períodos de várias semanas onde os preços andaram abaixo do que seria expectável. Devo dizer que até os referi a olho e não procurei delimitar ao período onde o desvio foi mais forte. Mas, mais uma vez, peguemos no teu gráfico e verifiquemos como evoluiram os preços nos dois períodos que eu referi:

No primeiro período (cronologicamente falando) referi-me especificamente à gasolina. É claríssimo no teu gráfico que o Brent subiu e a gasolina baixou. Isto verificou-se num espaço de 3 semanas...

Imagem

No segundo período, um período de 6 semanas pode-se constatar perfeitamente que os preços subiram bastante menso que o crude (e, especialmente no gasóleo, bem menos do que era expectável).

Podia ter escolhido um prazo ainda mais curto onde o efeito era ainda mais flagrante mas também assim podemos verificar que desvios no sentido "favorável" ao consumidor ocorreram e os efeitos propagaram-se por várias semanas...

fliscorno Escreveu:Por outro lado, onde estão essas semanas onde "esteve bem demais"?

Como é evidente eu apontei apenas dois exemplos e dois exemplos significativos. Porque desde que se olhe com atenção para o gráfico encontram-se mais exemplos de semanas onde o preço evoluiu "bem demais"...

E até posso deixar mais um: de 25 de Janeiro para 15 de Fevereiro, onde a gasolina baixa claramente, o gasóleo baixa ligeiramente e o crude/brent no fim do período está praticamente ao mesmo preço (tendo pelo meio estado mais caro):

Imagem

Se eu escolher "terminar" na semana anterior o efeito é ainda mais flagrante.

Bom, desde que se procure, elas estão lá...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 26/10/2008 19:51

fliscorno Escreveu:(...) noto de de 13.Jun. para 20.Jun. (...)

Bom, em primeiro lugar, os meus dados são totalmente diferentes dos teus. Entre 13 e 20 de Junho o Petróleo subiu fortemente (considerando uma semana de desfazamento e estou certo que o Brent também subiu, não estou a ver o Crude Oil subir dos 81 para os 87 euros e no mesmo período o Brent a baixar).

Em segundo lugar, eu não disse 13 a 20 de Junho mas de 13 de Junho a 25 de Julho. Referi um período de seis semanas e não um período de uma semana. No segundo caso (29 de Fevereiro a 21 de Março) eu refiro um período (no caso de 3 semanas) e tu respondes novamente com um período diferente do que eu referi.

É óbvio que se pegas em períodos diferentes do que eu referi, o efeito pode desaparecer. O mesmo aconteceria se eu fizesse o mesmo ao período que tu referiste. Elementar...

fliscorno Escreveu:Nomeadamente, entre 12 e 26 de Setembro (3 semanas), as gasolineiras não reagiram à forte queda do brent com a mesma prontidão com que o fizeram na subida. Poderá o Marco António dizer-me que são casos pontuais, o que não deixa de ser verdade.

Em ambos os períodos que referi, os combustíveis não acompanharam como era suposto a subida do preço do petróleo (num dos casos mais no gasóleo que na gasolina; no outro caso e como sublinhei, apenas na gasolina).

Estes dois períodos de 3 e 6 semanas respondiam ao teu período de duas semanas (o período que referiste é de duas semanas e não três).

Respondi portanto com períodos maiores até do que aquele que referiste inicialmente...

fliscorno Escreveu:Por outro lado, onde estão essas semanas onde "esteve bem demais"?

Nestes teus dois últimos post fica claro que careces de objectividade.

Encontras facilmente períodos onde os desvios ocorrem para um lado, mas tens dificuldade em registar períodos (perfeitamente comparáveis) em que os desvios se dão para o lado contrário...

É claro que com processos destes prova-se qualquer "marosca" que se queira.

Em todo o caso, o facto de haver desvios não significa necessariamente que exista "marosca". Por exemplo, se pegarmos no gráfico dos Futuros da Gasolina cotados no NYMEX e os passarmos para Euros verificamos que a Gasolina antes dos impostos em Portugal tem seguido de forma praticamente milimetrica o preço da gasolina nos mercados internacionais. Isto inclui aquele período "balão" em 2007...

Os desvios, tanto para cima como para baixo, deram-se por razões de mercado e não por razões de "marosca"!

-----------------------------------

Eu deixo o histórico da minha BD para os perídos em questão, tanto dos preços dos combustíveis como o histórico do petroleo (em dolars, em euros e media semanal em euros). Todos os valores apresentados são antes de impostos:

29-02-08 0,575 0,647 66,56
07-03-08 0,575 0,653 66,86
14-03-08 0,568 0,668 67,48
21-03-08 0,566 0,678 70,19

(...)

13-06-08 0,653 0,800 81,71
20-06-08 0,663 0,810 87,06
27-06-08 0,672 0,816 86,60
04-07-08 0,681 0,819 87,66
11-07-08 0,687 0,826 90,50
18-07-08 0,686 0,824 88,91
25-07-08 0,676 0,817 86,26

-------------------------

2/11/2008 91,76 94,72 90,92 93,59 63,86
2/12/2008 93,61 94,15 92,06 92,78 63,94
2/13/2008 92,50 93,89 91,90 93,27 63,76
2/14/2008 93,29 95,60 93,25 95,46 64,57
2/15/2008 95,22 96,67 94,66 95,50 65,09 64,24
2/18/2008 95,22 96,67 94,66 95,50 65,18
2/19/2008 95,37 100,10 95,37 100,01 66,41
2/20/2008 99,98 101,32 98,40 100,74 68,13
2/21/2008 100,01 100,33 96,87 98,23 66,83
2/22/2008 97,50 99,37 97,16 98,81 66,24 66,56
2/25/2008 98,99 99,70 97,75 99,23 66,73
2/26/2008 99,35 101,43 98,46 100,88 67,01
2/27/2008 101,20 102,08 99,43 99,64 66,67
2/28/2008 99,63 102,97 98,91 102,59 66,58
2/29/2008 102,55 103,05 101,36 101,84 67,30 66,86
3/3/2008 101,63 103,95 100,77 102,45 67,20
3/4/2008 102,35 103,33 98,87 99,52 66,41
3/5/2008 99,88 104,95 99,55 104,52 67,06
3/6/2008 104,64 105,97 102,85 105,47 68,22
3/7/2008 105,58 106,54 103,91 105,15 68,51 67,48
3/10/2008 105,25 108,21 104,08 107,90 69,29
3/11/2008 107,91 109,72 106,61 108,75 70,46
3/12/2008 108,65 110,20 107,09 109,92 70,30
3/13/2008 110,06 111,00 108,76 110,33 70,50
3/14/2008 110,24 110,92 108,84 110,21 70,40 70,19

(...)

6/2/2008 127,63 129,35 125,22 127,76 82,06
6/3/2008 127,50 127,98 123,87 124,31 81,34
6/4/2008 124,23 125,10 121,84 122,30 79,87
6/5/2008 122,23 128,38 121,61 127,79 80,46
6/6/2008 128,20 139,12 127,81 138,54 84,84 81,71
6/9/2008 137,97 138,25 133,00 134,35 86,63
6/10/2008 135,02 137,98 130,80 131,31 86,28
6/11/2008 131,79 138,30 131,35 136,38 86,56
6/12/2008 136,54 137,46 131,55 136,74 87,72
6/13/2008 136,97 137,08 133,46 134,86 88,12 87,06
6/16/2008 134,41 139,89 132,84 134,61 87,64
6/17/2008 133,60 135,23 132,00 134,01 86,21
6/18/2008 133,50 136,88 131,82 136,68 86,82
6/19/2008 136,09 137,82 131,48 131,93 86,58
6/20/2008 132,06 136,80 131,19 134,62 85,75 86,60
6/23/2008 134,80 138,14 134,05 136,74 87,51
6/24/2008 137,25 138,75 135,90 137,00 88,18
6/25/2008 137,07 137,58 131,95 134,55 86,51
6/26/2008 134,52 140,39 133,68 139,64 87,14
6/27/2008 139,44 142,99 138,61 140,21 88,95 87,66
6/30/2008 140,60 143,67 139,17 140,00 89,33
7/1/2008 140,18 143,33 139,95 140,97 89,41
7/2/2008 141,44 144,32 140,01 143,57 89,76
7/3/2008 144,19 145,85 143,22 145,29 91,84
7/4/2008 144,19 145,85 143,22 145,29 92,14 90,50
7/7/2008 144,27 144,53 139,50 141,37 90,69
7/8/2008 141,59 142,44 135,14 136,04 88,53
7/9/2008 136,00 138,28 135,34 136,05 86,77
7/10/2008 135,80 142,13 135,43 141,65 88,01
7/11/2008 141,80 147,27 141,44 145,08 90,53 88,91
7/14/2008 144,69 146,37 142,49 145,18 91,00
7/15/2008 145,19 146,73 135,92 138,74 88,91
7/16/2008 138,77 139,30 132,00 134,60 85,91
7/17/2008 135,11 136,75 129,00 129,29 83,62
7/18/2008 129,56 132,04 128,23 128,88 81,84 86,26

-----------------------------------

Deixo também novamente o gráfico que compara a gasolina em portugal com os futuros da gasolina no nymex onde a galp não manda nada e portanto onde os preços representam o mercado em geral...

Imagem
Imagem

Administrador Fórum

por fliscorno » 26/10/2008 11:00

MarcoAntonio Escreveu:A questão que temos de analisar não é se a diferença é "dinheiro" ou não é "dinheiro" mas se tem acompanhado correctamente o preço de mercado do produto. A questão é, colocando-a noutros termos, se existiu "aproveitamento" ou não...

Sem dúvida.

MarcoAntonio Escreveu:As evidências disponíveis (preços do produto refinado e preços do produto noutros países) mostram que não se trata de um aproveitamento mas de uma tendência de mercado que não tem origem na GALP ou em Portugal. É generalizada...

Ok, não tinha visto as coisas desse prisma. Limitei-me a olhar para a argumentação das gasolineiras que tem passado pelo filtro da comunicação social (admito que argumentos adicionais tenham sido focados mas filtrados). Segundo essa argumentação, especialmente nos momentos de subida de preços, os combustíveis seguiam o preço do brent. Passei a notar o argumento dos mercados internacionais quando o brent começou em descida. Uma mudança de argumentação que não contribuiu para a minha confiança nas gasolineiras. Mas admito que seja defeito meu, resultado da minha residual formação económica.

MarcoAntonio Escreveu:A análise não pode ser uma análise pontual.

A análise também tem que ser pontual. A haver marosca - domínio da tese, note-se - não acredito que isso acontecesse de forma prolonga até que ter relevância estatística. Uma ou duas semanas de desvio representam muito dinheiro.

MarcoAntonio Escreveu:Mas se procurares também encontras o inverso: chama a atenção para os períodos de 13 de Junho a 25 de Julho e 29 de Fevereiro a 21 de Março (neste caso só na gasolina) onde os preços responderam muito mal às subidas do petróleo (subiram muito pouco e nalgumas semanas até desceram com o petróleo a subir).

Como assim? Olhando para o meu primeiro gráfico (estou mais familiarizado com ele), noto de de 13.Jun. para 20.Jun. o brent baixou mas a gasolina aumentou e que o gasóleo baixou menos do que o brent; já em 20.Jun. os PVP aumentaram a uma taxa superior à do brent.

Quanto ao período 29Fev a 11Abr.., a gasolina acompanha o brent, apesar que tenha alguns desfasamentos atípicos.

MarcoAntonio Escreveu:Disparidades encontras para os dois lados, desde que procures para os dois lados. O que realmente interessa é a análise generalizada e não procurar semanas onde "esteve mal" sem procurar semanas onde "esteve bem demais".

25 de Julho a 26 de Setembro é bem mais do que semanas onde "esteve mal". Por outro lado, onde estão essas semanas onde "esteve bem demais"?

por MarcoAntonio » 25/10/2008 18:23

fliscorno Escreveu:Caro Marco António,
obrigado pelos esclarecimentos.

É um facto que os impostos contribuem mais para os nossos combustíveis caros do que qualquer outro factor. Uma realidade que não tem interesse para a classe política, face à habitual sede de impostos.

Excepto num ponto, concordo no geral com o que escreveu. A divergência vai para a nossa diferente leitura do recente período descendente. Actualmente, a diferença entre o preço da gasolina e o do início do ano é irrelevante. No gasóleo, a diferença de 5 cêntimos já é dinheiro.

A questão que temos de analisar não é se a diferença é "dinheiro" ou não é "dinheiro" mas se tem acompanhado correctamente o preço de mercado do produto. A questão é, colocando-a noutros termos, se existiu "aproveitamento" ou não...

Se o gasóleo está de facto a encarecer, não em Portugal mas em todo o lado, não podemos reclamar por passados estes meses ele estar mais caro. Podemos reclamar sim se ele tiver subido de forma despropositada (injustificada). Por exemplo, se tiver subido bastante mais do que subiram nos restantes países europeus (ou se tivermos preços do gasóleo nos mercados internacionais, se este tiver divergido do preço do gasoleo vendido ao publico).

Faço notar também que no Gasoleo é precisamente o combustível onde existe uma maior importação do produto refinado pelo que é aquele que vai estar mais sensível às variações do preço do produto nos mercados internacionais.

Quando por exemplo comparamos os preços antes dos impostos com Espanha verificamos que temos estado em linha com eles. Também do lado de lá da fronteira ocorreu o mesmo "encarecimento" do Gasóleo. Portanto parece ser generalizado.

Não tenho dados diários do gasóleo nos mercados internacionais, como tenho para o petroleo, cambio e futuros da gasolina. Mas tenho preços mensais médios que estão disponíveis no site da DGEG. E também aí verificamos que o gasoleo tem encarecido face à gasolina (e face ao petróleo).

Portanto, esse encarecimento que falas existiu e eu já mostrei aqui que ele existia e a que se devia. A questão é se ele tem razão de ser ou se não tem. Se é um aproveitamento ou se não é um aproveitamento...

As evidências disponíveis (preços do produto refinado e preços do produto noutros países) mostram que não se trata de um aproveitamento mas de uma tendência de mercado que não tem origem na GALP ou em Portugal. É generalizada...

fliscorno Escreveu:O facto de agora os preços não serem assim tão diferentes do que eram no início do ano não invalida que tenha havido semanas em que essa diferença foi bem mais substancial. Nomeadamente, entre 12 e 26 de Setembro (3 semanas), as gasolineiras não reagiram à forte queda do brent com a mesma prontidão com que o fizeram na subida. Poderá o Marco António dizer-me que são casos pontuais, o que não deixa de ser verdade.

A análise não pode ser uma análise pontual.

Obviamente que se te vais focar em semanas onde os preços não responderam tão bem (ou até responderam muito mal) ao preço do petróleo, vais encontra-las...

Mas se procurares também encontras o inverso: chama a atenção para os períodos de 13 de Junho a 25 de Julho e 29 de Fevereiro a 21 de Março (neste caso só na gasolina) onde os preços responderam muito mal às subidas do petróleo (subiram muito pouco e nalgumas semanas até desceram com o petróleo a subir).

Disparidades encontras para os dois lados, desde que procures para os dois lados. O que realmente interessa é a análise generalizada e não procurar semanas onde "esteve mal" sem procurar semanas onde "esteve bem demais".

fliscorno Escreveu:Mas os mitos nascem precisamente em situações como esta.

Os mitos nascem por:

> falta de informação / qualidade de informação;

> falta de capacidade analítica para sintetizar o processo de formação do preço (falta de inteligência para perceber como as coisas se passam, se eu quiser utilizar uma linguagem mais "bruta");

> falta de objectividade na análise da evolução do preço (memória selectiva, exactamente como a que descrevi atrás);

> "agenda" de diversas organizações/entidades que se envolveram na polémica e a alimentaram com análises francamente incorrectas (e se considerarmos alguns e-mails que correram por aí, com a difusão de dados totalmente falsos).

fliscorno Escreveu:Ficamos ainda sem saber se as gasolineiras baixariam o preço como baixaram se não fosse a pressão causada pelo "mito". É que, mesmo com as pessoas muito mais atentas, os "casos pontuais" aconteceram.

As recentes quedas do petróleo não são nem as primeiras nem as únicas, temos quedas anteriores onde podemos aferir qual era (antes de toda esta pressão) o comportamento das petrolíferas; em termos genéricos podemos concluir que já era o correcto.

Realmente verificamos uma mudança ligeira de comportamento mas que foi a seguinte: sensivelmente desde o início do ano as petrolíferas passaram a responder mais depressa às variações do preço da matéria-prima. Essa mudanção não coincide com a onda de protestos (é muito anterior) e verifica-se quer para as subidas quer para as descidas.

É claro que alegações especulativas podemos fazer as que quisermos. Base, fundamento, contudo não têm...
Imagem

Administrador Fórum

por fliscorno » 25/10/2008 11:29

MarcoAntonio Escreveu:Deixo também uma actualização do gráfico da evolução do Rácio Gasolina/Crude e Gasóleo/Crude.

Este gráfico é interessante. Com esta escala vertical não é fácil perceber as amplitudes das variações. Mas interrogo-me se se podem tecer leituras objectivas por causa, precisamente, do ratio ser influenciado pelos custos fixos da produção e distribuição.

por fliscorno » 25/10/2008 10:59

Caro Marco António,
obrigado pelos esclarecimentos.

É um facto que os impostos contribuem mais para os nossos combustíveis caros do que qualquer outro factor. Uma realidade que não tem interesse para a classe política, face à habitual sede de impostos.

Excepto num ponto, concordo no geral com o que escreveu. A divergência vai para a nossa diferente leitura do recente período descendente. Actualmente, a diferença entre o preço da gasolina e o do início do ano é irrelevante. No gasóleo, a diferença de 5 cêntimos já é dinheiro. Ao atestar o depósito já faz cerca de 2,5€. Mas isto é no momento presente. Observando o primeiro dos meus gráficos vemos que as curvas dos PVP divergem da curva do brent. Esta última desce mais rapidamente. Já no período de subida,elas mantiveram-se sensivelmente paralelas.

O facto de agora os preços não serem assim tão diferentes do que eram no início do ano não invalida que tenha havido semanas em que essa diferença foi bem mais substancial. Nomeadamente, entre 12 e 26 de Setembro (3 semanas), as gasolineiras não reagiram à forte queda do brent com a mesma prontidão com que o fizeram na subida.

Poderá o Marco António dizer-me que são casos pontuais, o que não deixa de ser verdade. Mas os mitos nascem precisamente em situações como esta. Além disso, face aos milhões envolvidos, estas "pequenas" variações têm impacto elevado na economia das pessoas e das petrolíferas.

Ficamos ainda sem saber se as gasolineiras baixariam o preço como baixaram se não fosse a pressão causada pelo "mito". É que, mesmo com as pessoas muito mais atentas, os "casos pontuais" aconteceram.

Cumprimentos,
Jorge

por MarcoAntonio » 25/10/2008 4:42

Já agora uma nota: a minha média (c/ o cambio) é calculada ao dia. Primeiro determino preço de cada dia do crude em euros (média do dia em dolars, média do cambio). E depois calculo a média semanal com estes dias. Com dados end-of-day é o processo mais exacto que se consegue e é o que eu utilizo.

Mais um gráfico ainda com dados que inseri recentemente na minha BD dos combustíveis: os preços médios de Espanha conforme disponibilizados no portal da União Europeia (faltam as últimas semanas que ainda não estão disponíveis mas dá para ver para a maior parte do tempo).

Esta comparação é mais completa do que a que anteriormente realizei entre preços dos dois lados da fronteira (na comparação anterior comparei apenas o gasóleo).

Como se pode ver, ao longo do tempo os preços têm sido muito próximos e têm seguido essencialmente as mesmas tendêncais. Por vezes temos mais caro, por vezes temos mais barato mas são diferenças de pormenor e no final, em média diferimos um centimo ou menos.

Como é óbvio, as alegações de que as gasolineiras em Portugal deveriam baixar os preços em 5, 8 e 10 centimos como alegam organizações como a DECO ou o ACP são completamente falsos e baseados em análises completamente incorrectas.
Anexos
portvsesp.PNG
portvsesp.PNG (25.88 KiB) Visualizado 7815 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 25/10/2008 4:31

Já agora, dado que recentemente expandi a minha BD e que agora esta abrange os últimos 30 meses (2 anos e meio), coloco os gráficos actualizados.

Deixo também uma actualização do gráfico da evolução do Rácio Gasolina/Crude e Gasóleo/Crude.

Como já expliquei da primeira vez que coloquei este gráfico, existe uma tendência natural para o rácio subir quando o preço do petróleo desce e descer quando o preço do petróleo sobe, dado que outros custos na produção e distribuição dos combustíveis não acompanham a matéria-prima.

Este gráfico permite aferir quanto custa um litro de gasolina medido em função do preço do barril ao longo do tempo.

Aqui pode-se constatar a divergência do preço entre a gasolina (linha azul) e o gasóleo (linha verde).
Anexos
comb-30meses.PNG
comb-30meses.PNG (29.17 KiB) Visualizado 7799 vezes
racio-30meses.PNG
racio-30meses.PNG (31.23 KiB) Visualizado 7811 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 25/10/2008 4:45, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 25/10/2008 4:05

Assim de repente (só vi os gráficos por alto) parecem estar certos e confirmam mais uma vez o mito.

A gasolina está praticamente ao mesmo preço (uma diferença inferior a 1 centimo! para valores identicos do petróleo) e o gasóleo está um pouco mais caro (contudo este vem seguindo uma tendência de longo-prazo que vem de trás e que se verifica de resto por toda a Europa, não apenas em Portugal com a GALP).

Como disse muitas vezes neste tópico, não vou discutir diferenças de 1 centimo. Isso não é coisíssima nenhuma. O mito era (conforme apresentado por diversas entidades e pela voz popular) de que as gasolineiras subiam o preço muito depressa durante a subida mas que demoravam mais dias a reflectir as descidas (como se vê é falso).

E que o desfazamento era actualmente de 5, 8, 10 e 12 centimos (conforme as vozes).

Ora verifica-se que a gasolina está a preços perfeitamente identicos e o gasóleo está um pouco mais caro (seguindo uma tendência internacional e de longo-prazo). Para verificarmos se o preço do gasóleo em Portugal é anormal temos de compará-lo com a evolução do preço nos restantes países europeus. Verificamos que foi identica à de Portugal...

Como digo, esses gráficos vêm mostrar novamente que se trata de um mito (e presumo que estão certos embora só tenha olhado para eles por alto).
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 25/10/2008 3:53

Deduzo que as questões são para mim.

fliscorno Escreveu:Suscitou-me estas dúvidas:

1. o IVA mudou a meio do ano, isso está reflectido?;

Sim, foi (obviamente!).

fliscorno Escreveu:2. as comparações são feitas antes de impostos?

Sim, todas as comparações têm sido feitas antes de impostos (quer IVA quer ISP e os respectivos valores nas respectivas datas).

fliscorno Escreveu:3. foi tido em conta o desfasamento brent-PVP (de duas semanas diz a AdC; mas eu aposto em 1 semana)?

Já coloquei gráficos com 2 semanas de desfazamento e gráficos com 1 semana de desfazamento e já comparei a correlação de preços em ambos os casos (que é elevada). Actualmente a correlação parece ser mais exacta se considerarmos "calcular o preço médio na semana N e depois aplicar um desfazamento de uma semana".

Contudo, se recuarmos um pouco no tempo, um desfazamento de duas semanas resulta numa correlação um pouco maior.

Isto na prática quer dizer que (sensivelmente desde o início deste ano) as petrolíferas passaram a responder mais depressa às oscilações na matéria-prima. Isto tanto nas subidas como nas descidas de preço...

fliscorno Escreveu:Mas gostaria de chamar a atenção para os dois gráficos seguintes e que me explicassem onde está o meu eventual erro.

Quanto aos gráficos ainda vou ver (ainda não olhei para eles e não sei sequer se têm algum erro).

fliscorno Escreveu:No Fliscorno encontram informação sobre a produção destes gráficos, inclusivamente os dados usados para os fazer. Saliento que estes gráficos têm valores antes impsotos (PsT), em euros e ajustados a uma escala index100 para melhor comparação. A AdC tem afirmado que o mercado leva 2 semanas a reflectir os preços do brent mas 1 semana encaixa que nem ginjas no período de subida, sendo esse o referencial usado.

Exacto, actualmente uma semana funciona de forma mais perfeita. E no período de descida também...

fliscorno Escreveu:Posto isto, como explicam os adeptos da teoria do mito que a subida do brent e dos PVP tenha tido a mesma taxa, já o mesmo não se passado com o período de descida?

A taxa tem sido sensivelmente a mesma (embora com desfazamentos pontuais e com diferenças entre a gasolina e o gasóleo).

fliscorno Escreveu:E que comentários suscita o "balão" no preço da gasolina em 2007?

O "balão" no preço deve-se (tanto quanto sei) a uma procura maior na gasolina no Verão nos Estados Unidos. Em 2006 ele também ocorre embora de forma menos pronunciada. Em 2007 ele ocorre e é forte. Em 2008 a procura foi (bastante) abaixo do esperada nos Estados Unidos e isso acabou por provocar o efeito inverso (no pico do Verão os preços dos combustíveis estiveram longe de reflectir a subida do petróleo).

fliscorno Escreveu:Espero que não me digam que o preço do brent não manda nos PVP, já que esse foi o argumento para justificar as subidas (isto é uma antecipação às justificações baseadas no mercado internacional de refinados).

Quer peguemos no Brent, quer peguemos no Crude, as correlações são fortes, muito fortes. Mas cada combustível tem a sua própria curva de preço e pode apresentar divergências (quer temporárias como essa da Gasolina quer de longo-prazo, como por exemplo o encarecimento do Gasóleo ao longo do tempo).

Se pegarmos por exemplo nos Futuros da Gasolina cotados no NYMEX verificamos que os preços em Portugal nos combustíveis antes dos impostos seguiu os Futuros da Gasolina de uma forma, podemos dizer, quase milimétrica. Fosse nas subidas fosse nas descidas. Portanto, os preços em Portugal estão a seguir de forma muito exacta os preços dos combustíveis nos mercados internacionais (do gasóleo não tenho valores, apenas tenho o petróleo para comparação).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 25/10/2008 4:09, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por fliscorno » 25/10/2008 3:33

PS: vi a referência "antes impostos" para o gráfico da gasolina; suponho que o mesmo foi feito para os outros gráficos, just checking.

por fliscorno » 25/10/2008 3:23

Caros, sou novo no forum e não tenho seguido esta thread. Hei-de ler os textos anteriores mas o que me traz aqui é o gráfico anterior que vi reproduzido num blog.

Suscitou-me estas dúvidas:
1. o IVA mudou a meio do ano, isso está reflectido?;
2. as comparações são feitas antes de impostos?
3. foi tido em conta o desfasamento brent-PVP (de duas semanas diz a AdC; mas eu aposto em 1 semana)?

De qualquer das formas, só pelo título dá para perceber a opinião inicial sobre o mito. Ora acontece que poderei estar errado. Sendo esse o caso aceitarei com gosto as correcções que vierem. Mas gostaria de chamar a atenção para os dois gráficos seguintes e que me explicassem onde está o meu eventual erro.

Imagem
gráfico a 100% e dados

O outro gráfico é referente a 2007+2008:

Imagem
gráfico a 100% e dados

No Fliscorno encontram informação sobre a produção destes gráficos, inclusivamente os dados usados para os fazer. Saliento que estes gráficos têm valores antes impsotos (PsT), em euros e ajustados a uma escala index100 para melhor comparação. A AdC tem afirmado que o mercado leva 2 semanas a reflectir os preços do brent mas 1 semana encaixa que nem ginjas no período de subida, sendo esse o referencial usado.

Posto isto, como explicam os adeptos da teoria do mito que a subida do brent e dos PVP tenha tido a mesma taxa, já o mesmo não se passado com o período de descida?

E que comentários suscita o "balão" no preço da gasolina em 2007?

Espero que não me digam que o preço do brent não manda nos PVP, já que esse foi o argumento para justificar as subidas (isto é uma antecipação às justificações baseadas no mercado internacional de refinados).

Espero que não levem a mal esta minha intromissão mas se me demonstrarem a origem do meu erro (na eventualidade de estar errado!), posso investir o meu tempo noutras coisas mais úteis em vez de o gastar em gráficos dos combustíveis. :wink:

Cumprimentos,
Jorge

por MarcoAntonio » 24/10/2008 20:49

Para a próxima semana os preços deverão voltar a baixar (presumivelmente lá para quarta-feira).

Contudo deverá ser uma baixa inferior às anteriores. Se tivesse que avançar um número diria que seria na ordem dos 2 centimos, contudo pode haver desvios face a este valor...
Imagem

Administrador Fórum

por pedrom » 23/10/2008 10:33

Elias Escreveu:pedrom já tens um tópico sobre o assunto:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 761#554761

:oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO, Shimazaki_2, VALHALLA e 150 visitantes