Situação técnica de alguns papéis do PSI20
JMT, MOTA, Sonae.com, Sonae SGPS
- Anexos
-
- JMT080922.png (19.41 KiB) Visualizado 8886 vezes
-
- MOTA080922.png (18.53 KiB) Visualizado 11418 vezes
-
- SON080922.png (17.47 KiB) Visualizado 8866 vezes
-
- SNC080922.png (17.9 KiB) Visualizado 8865 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
BPI, Brisa, EDPR, GALP
- Anexos
-
- BPI081022.png (17.77 KiB) Visualizado 8924 vezes
-
- BRI080922.png (19.29 KiB) Visualizado 8921 vezes
-
- EDPR080922.png (15.96 KiB) Visualizado 8895 vezes
-
- GALP080922.png (20.95 KiB) Visualizado 8900 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Aqui vai um update a 8 gráficos. Para já e nas circunstancias actuais penso que a maior parte deles não merece comentarários especiais pois há que descontar aqui a volatilidade e as circunstancias muito específicas dos últimos dias...
Penso que a maior utilidade será talvez observar a força relativa e a fragilidade relativa de uns papéis e outros.
Penso que a maior utilidade será talvez observar a força relativa e a fragilidade relativa de uns papéis e outros.
Flying Turtle Escreveu:mlra Escreveu:Poderemos considerar o dia de hoje uma inside bar?
mira, sem ser o MarcoAntonio: Sem dúvida, a barra de hoje na JMT é uma inside bar, pois toda a sua amplitude não superou, nem no máximo nem no mínimo, a barra anterior.
Abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
mlra Escreveu:Poderemos considerar o dia de hoje uma inside bar?
mira, sem ser o MarcoAntonio: SEm dúvida, a barra de hoje na JMT é uma inside bar, pois toda a sua amplitude não superou, nem no máximo nem no mínimo, a barra anterior.
Abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
As velas em si (em termos de padrões) na minha opinião não são analisáveis. Se a situação é anormal nos mercados, na Jerónimo Martins é anormal ao quadrado...
Agora, é evidente que entre ontem e hoje ocorreram grande saídas (ou saídas de grandes, como se queira). Ontem num clima desfavorável e com algum pânico de pequenos provavelmente à mistura. Hoje num clima bastante mais favorável.
Tecnicamente, como já disse ontem, a Tendência de Longo-Prazo mantém-se válida. Contudo há espaço para correcções no curto-prazo: os próximos suportes técnicos encontram-se pelos 4.5 euros.
O que é que vai acontecer à JMT? Não faço ideia.
Não sei se as saídas vão continuar e também não sei como o mercado em geral vai reagir nas próximas sessões. Por isso, para mim o comportamento imediato da JMT é altamente imprevisível...
Agora, é evidente que entre ontem e hoje ocorreram grande saídas (ou saídas de grandes, como se queira). Ontem num clima desfavorável e com algum pânico de pequenos provavelmente à mistura. Hoje num clima bastante mais favorável.
Tecnicamente, como já disse ontem, a Tendência de Longo-Prazo mantém-se válida. Contudo há espaço para correcções no curto-prazo: os próximos suportes técnicos encontram-se pelos 4.5 euros.
O que é que vai acontecer à JMT? Não faço ideia.
Não sei se as saídas vão continuar e também não sei como o mercado em geral vai reagir nas próximas sessões. Por isso, para mim o comportamento imediato da JMT é altamente imprevisível...
GALP, JMT, MOTA e SON
- Anexos
-
- GALP081019.png (21 KiB) Visualizado 9905 vezes
-
- JMT081019.png (19.54 KiB) Visualizado 9905 vezes
-
- MOTA081019.png (20.34 KiB) Visualizado 9918 vezes
-
- SON081019.png (17.44 KiB) Visualizado 9884 vezes
opinião do Marco
Marco,
Estou perfeitamente de acordo contigo, ou seja, na minha opinião as velas que hoje se fizeram não são consistentes e em nada invalidam a tendência de queda das acções.
O que aconteceu foi uma correcção muito forte no muito curto prazo.
Mas se repararmos a maioria das empresas não conseguiu recuperar sequer das quedas de ontem!
Avaliando os próprios gráficos lá fora a coisa continua preta e como dizes não se cura uma pneumonia com um panasorbe...
Abraço.
Estou perfeitamente de acordo contigo, ou seja, na minha opinião as velas que hoje se fizeram não são consistentes e em nada invalidam a tendência de queda das acções.
O que aconteceu foi uma correcção muito forte no muito curto prazo.
Mas se repararmos a maioria das empresas não conseguiu recuperar sequer das quedas de ontem!
Avaliando os próprios gráficos lá fora a coisa continua preta e como dizes não se cura uma pneumonia com um panasorbe...
Abraço.
BPI, Brisa, EDPR
- Anexos
-
- BPI081019.png (17.94 KiB) Visualizado 10020 vezes
-
- BRISA081019.png (19.2 KiB) Visualizado 9975 vezes
-
- EDPR081019.png (16.14 KiB) Visualizado 9959 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 19/9/2008 17:06, num total de 2 vezes.
Aqui vai o update dos gráficos após a brutal subida de hoje (a maior de sempre no PSI20).
Não concordo que se descreva a sessão de hoje como sendo uma euforia, como está a ser descrito nalguns média. Esta brutal subida tem uma base muito concreta e pode muito bem ser passageira, de efeito temporário.
É um correcção brutal que deriva das medidas tomadas nos Estados Unidos e que não há garantias que venham a mudar a tendência de longo-prazo em vigor nos mercados.
Não se cura uma pneumonia com um panasorbe...
E como é óbvio não vou fazer comentários nem análises pois seria extremamente prematuro, não há uma leitura técnica que na minha opinião se possa fazer com base na sessão de hoje unicamente.
Não concordo que se descreva a sessão de hoje como sendo uma euforia, como está a ser descrito nalguns média. Esta brutal subida tem uma base muito concreta e pode muito bem ser passageira, de efeito temporário.
É um correcção brutal que deriva das medidas tomadas nos Estados Unidos e que não há garantias que venham a mudar a tendência de longo-prazo em vigor nos mercados.
Não se cura uma pneumonia com um panasorbe...
E como é óbvio não vou fazer comentários nem análises pois seria extremamente prematuro, não há uma leitura técnica que na minha opinião se possa fazer com base na sessão de hoje unicamente.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 19/9/2008 17:02, num total de 1 vez.
Sonae SGPS
Mais uma que caiu hoje forte depois de ontem ter quebrado o suporte.
Mais uma que caiu hoje forte depois de ontem ter quebrado o suporte.
- Anexos
-
- SON081018.png (17.49 KiB) Visualizado 10396 vezes
Mota-Engil
Queda forte com a quebra do suporte.
Queda forte com a quebra do suporte.
- Anexos
-
- MOTA081018.png (19.71 KiB) Visualizado 10448 vezes
Jerónimo Martins
Na Jerónimo Martins deixo dois gráficos. O papel hoje deu um valente estouro e entrou em "modo avalanche" ao quebrar o suporte num momento em que os mercados se encontram muito mal. Existia muito espaço para corrigir abaixo do suporte (sem invalidar a tendência de alta de longo-prazo). Muito desse espaço já foi "gasto" hoje...
Os suportes técnicos encontram-se agora em torno dos 4.40 euros, quer a linha de tendência ascendente como a zona de suporte horizontal.
Na Jerónimo Martins deixo dois gráficos. O papel hoje deu um valente estouro e entrou em "modo avalanche" ao quebrar o suporte num momento em que os mercados se encontram muito mal. Existia muito espaço para corrigir abaixo do suporte (sem invalidar a tendência de alta de longo-prazo). Muito desse espaço já foi "gasto" hoje...
Os suportes técnicos encontram-se agora em torno dos 4.40 euros, quer a linha de tendência ascendente como a zona de suporte horizontal.
- Anexos
-
- JMT081018a.png (19.73 KiB) Visualizado 10539 vezes
-
- JMT081018b.png (20.65 KiB) Visualizado 10546 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 18/9/2008 17:35, num total de 1 vez.
GALP
Aguentou o suporte hoje.
Aguentou o suporte hoje.
- Anexos
-
- GALP081018.png (21 KiB) Visualizado 10579 vezes
EDPR
Nada a acrescentar...
Nada a acrescentar...
- Anexos
-
- EDPR081018.png (16.05 KiB) Visualizado 10642 vezes
Brisa
A meio de range lateral. Nada a acrescentar aos comentários anteriores...
A meio de range lateral. Nada a acrescentar aos comentários anteriores...
- Anexos
-
- BRISA081018.png (19.21 KiB) Visualizado 10689 vezes
Aqui vai o update dos gráficos...
BPI
Atingiu hoje o target mais moderado que tinha colocado (2 euros) mas tem "potencial" para ir mais longe assim os mercados "ajudem". O próximo valor mais forte penso estar nos 1.85 euros...
BPI
Atingiu hoje o target mais moderado que tinha colocado (2 euros) mas tem "potencial" para ir mais longe assim os mercados "ajudem". O próximo valor mais forte penso estar nos 1.85 euros...
- Anexos
-
- BPI081018.png (17.59 KiB) Visualizado 10758 vezes
Um pequeno apanhado (só comentários) aos papeis que têm estado aqui a ser seguidos, a meio de uma sessão que está a ser "pesada" no PSI20. Mais tarde actualizarei os gráficos, após a sessão...
BPI
Como tinha assinalado, quebrou o suporte horizontal (2.15 euros). Encontra-se a fazer mínimos e mantenho os 2 euros como target mais imediato. Poderá contudo ir um pouco mais longe, dependendo do comportamento dos mercados em geral.
Brisa
Está a corrigir forte depois de duas sessões em alta. O título mantém-se num range lateral como tenho assinalado.
EDPR
Outro papel que tinha fechado abaixo do suporte e encontra-se hoje a ser bastante penalizado. A EDPR mantém uma tendência descendente bastante vincada. Não tenho target para o papel (tão jovem na nossa Bolsa).
GALP
Encontra-se sobre o importante suporte dos 11 euros. O valor está a segurar o papel mas nem por isso está interessante. Se entretanto os mercados recuperarem/inverterem no curto-prazo sem a GALP quebrar o suporte então poderá haver aqui uma boa relação risco versus benefício. De notar que há aqui vários "ses".
JMT
Cai forte e quebra o suporte. Vejamos como fecha pois a Jerónimo por vezes tem umas sessões bastante estranhas. Contudo vai mostrando fragilidades. A tendência de longo-prazo é de alta e está perfeitamente válida mas abaixo do suporte horizontal há espaço para correcções.
Mota-Engil
Outra que, conforme tinha assinalado, tinha fechado abaixo do suporte horizontal. Hoje cai forte e há espaço para mais quedas assim o mercado "ajude".
Sonae SGPS
Hoje, tal como ontem, o comentário da Mota-Engil serve para as duas.
Rate, eu não sigo a Semapa e não tenho um gráfico "em condições" para colocar. O título segue uma tendência descendente (como quase todos) e penso q terá um suporte na zona dos 7 euros.
BPI
Como tinha assinalado, quebrou o suporte horizontal (2.15 euros). Encontra-se a fazer mínimos e mantenho os 2 euros como target mais imediato. Poderá contudo ir um pouco mais longe, dependendo do comportamento dos mercados em geral.
Brisa
Está a corrigir forte depois de duas sessões em alta. O título mantém-se num range lateral como tenho assinalado.
EDPR
Outro papel que tinha fechado abaixo do suporte e encontra-se hoje a ser bastante penalizado. A EDPR mantém uma tendência descendente bastante vincada. Não tenho target para o papel (tão jovem na nossa Bolsa).
GALP
Encontra-se sobre o importante suporte dos 11 euros. O valor está a segurar o papel mas nem por isso está interessante. Se entretanto os mercados recuperarem/inverterem no curto-prazo sem a GALP quebrar o suporte então poderá haver aqui uma boa relação risco versus benefício. De notar que há aqui vários "ses".
JMT
Cai forte e quebra o suporte. Vejamos como fecha pois a Jerónimo por vezes tem umas sessões bastante estranhas. Contudo vai mostrando fragilidades. A tendência de longo-prazo é de alta e está perfeitamente válida mas abaixo do suporte horizontal há espaço para correcções.
Mota-Engil
Outra que, conforme tinha assinalado, tinha fechado abaixo do suporte horizontal. Hoje cai forte e há espaço para mais quedas assim o mercado "ajude".
Sonae SGPS
Hoje, tal como ontem, o comentário da Mota-Engil serve para as duas.
Rate, eu não sigo a Semapa e não tenho um gráfico "em condições" para colocar. O título segue uma tendência descendente (como quase todos) e penso q terá um suporte na zona dos 7 euros.
Na Sonae.com (que segue uma tendência descendente), praticamente a única coisa relevante do ponto de vista técnico é um canal descendente bastante definido. Mas parece-me difícil encontrar outro tipo de referências técnicas com significado (tipo suportes ou resistências).
Fica o gráfico extremamente básico...
Fica o gráfico extremamente básico...
- Anexos
-
- SCOM081018.png (18.38 KiB) Visualizado 11127 vezes
Expat, não é propriamente a minha área por isso não te posso dar grandes conselhos.
O Ulisses faz gestão de carteiras, não sei se é o tipo de solução que procuras. Os bancos (por exemplo o BPI) têm serviços especializados mas que normalmente, segundo creio, exigem carteiras avultadas. Portanto, também não sei bem o tipo de solução que procuras e que é adequado para ti...
O Ulisses faz gestão de carteiras, não sei se é o tipo de solução que procuras. Os bancos (por exemplo o BPI) têm serviços especializados mas que normalmente, segundo creio, exigem carteiras avultadas. Portanto, também não sei bem o tipo de solução que procuras e que é adequado para ti...
Marco, muito obrigado pelos gráficos que ja evitaram que cometesse um erro hoje.
Ja agora que "serviços especializados e autorizados."
recomendas, porque os Bancos com quem trabalho sabem menos que ( que nao sei nada) e nao me inspiram confiança nenhuma nos conselhos que dao.
O Caldeirao e alguns participantes tem-me inspirado muito mais a tomar decisoes correctas nos ultimos tempos.
Abraco
Ja agora que "serviços especializados e autorizados."
recomendas, porque os Bancos com quem trabalho sabem menos que ( que nao sei nada) e nao me inspiram confiança nenhuma nos conselhos que dao.
O Caldeirao e alguns participantes tem-me inspirado muito mais a tomar decisoes correctas nos ultimos tempos.
Abraco