Jornada contra o preço dos combustíveis
Só se deve discutir actualmente a carga fiscal se ela tiver sido alterada, pelo que não percebo porque estão a levar a discussão para esse campo. (dá jeito não??)
Um leigo como eu vê as coisas da seguinte forma:
Custo da matéria prima em USD+margem de lucro+custos de produção+impostos= PVP
Daqui há um dos factores que alterou: Custo da matéria prima, e que foi sempre objecto de justificação quando foi para subir o PVP.
Nenhum dos outros factores que entram na composição do PVP se alterou substancialmente. (que eu saiba)
Se o PVP se mantem, e se o custo da matéria prima em USD baixou, a diferença só pode ir para: margem de lucro maior, e (ou) aumento dos custos de produção, e (ou) aumento de impostos.
Se o último factor, e ao que consta até desceu o IVA de 21% para 20 % , restam apenas 2 factores.
Quais são ? Aumento da margem de lucro ou dos custos de produção/exploração.
E justifiquem o que quiserem mas por favor não ofendam a inteligência das pessoas, que para isso já bastam os polítícos.....
Cumprimentos
P.S. A velha regra de três simples costuma ser óptima para medir estes casos...
Um leigo como eu vê as coisas da seguinte forma:
Custo da matéria prima em USD+margem de lucro+custos de produção+impostos= PVP
Daqui há um dos factores que alterou: Custo da matéria prima, e que foi sempre objecto de justificação quando foi para subir o PVP.
Nenhum dos outros factores que entram na composição do PVP se alterou substancialmente. (que eu saiba)
Se o PVP se mantem, e se o custo da matéria prima em USD baixou, a diferença só pode ir para: margem de lucro maior, e (ou) aumento dos custos de produção, e (ou) aumento de impostos.
Se o último factor, e ao que consta até desceu o IVA de 21% para 20 % , restam apenas 2 factores.
Quais são ? Aumento da margem de lucro ou dos custos de produção/exploração.
E justifiquem o que quiserem mas por favor não ofendam a inteligência das pessoas, que para isso já bastam os polítícos.....
Cumprimentos
P.S. A velha regra de três simples costuma ser óptima para medir estes casos...
jomaso Escreveu:Mas aqui o problema foi criado pela própria Galp.
Segundo eles diziam há uns meses atrás:
- quando o preço do barril aumenta » aumenta-se os preços dos combustiveis;
Agora dizem o "mesmo" mas com uma ligeira alteração:
- quando o preço do barril desce » aumenta-se os preços dos combustiveis.
Julgo que o Estado não deve ser aqui chamado, apesar de indirectamente ganhar no imediato com esta situação.
A questão é que já toda a gente percebeu que andamos a ser driblados pela Galp, porque mudam as justificações conforme lhes dá mais dinheiro.
Em condições normais até aceitava isto, desde que assumissem claramente que querem ganhar muito e quanto mais melhor.
jomaso estás a fazer algumas confusões.
quem aumentou o preço foi a BP - o que é que a GALP tem a ver com os aumentos da BP?
depois, eu acho que a GALP assume claramente que quer ganhar e quanto mais melhor. É esse o objectivo de qualquer empresa. Alguma vez ouviste a GALP afirmar o contrário?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Mas aqui o problema foi criado pela própria Galp.
Julgo que o Estado não deve ser aqui chamado, apesar de indirectamente ganhar no imediato com esta situação.
A questão é que já toda a gente percebeu que andamos a ser driblados pela Galp, porque mudam as justificações conforme lhes dá mais dinheiro.
Em condições normais até aceitava isto, desde que assumissem claramente que querem ganhar muito e quanto mais melhor.
- Registado: 26/6/2008 11:30
Já agora aqui ficam os números concretos para confirmares:
http://www.energy.eu/stats/energy-oil-consumption.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Oil_Reserves_in_Venezuela
Por dia, a Venezuela exporta mais de 2 milhões de barris e internamente consome cerca de meio milhão.
Agora repara, só cerca de 20% desse meio milhão é transformado em gasolina.
Portanto, 0.1 milhões de barris vendidos internamente ao desbarato em mais de 2.5 milhões são peanuts.
http://www.energy.eu/stats/energy-oil-consumption.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Oil_Reserves_in_Venezuela
Por dia, a Venezuela exporta mais de 2 milhões de barris e internamente consome cerca de meio milhão.
Agora repara, só cerca de 20% desse meio milhão é transformado em gasolina.
Portanto, 0.1 milhões de barris vendidos internamente ao desbarato em mais de 2.5 milhões são peanuts.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Lion, a Venezuela não é exemplo para ninguém.
Na venezuela o petróleo é do Estado. A Venezuela tem a maior reserva de crude conhecida da América do Sul e é um grande exportador de petróleo.
O Chavez decidiu subsidiar a gasolina internamente (não tem lucro!). Gasolina barata para toda a gente dentro da Venezuela (uma medida até muito criticada porque é anti-ecológica mas adiante).
O lucro dele (ou da Venezuela) vem da que exporta, que é muito mais que a consumida dentro da Venezuela.
Na venezuela o petróleo é do Estado. A Venezuela tem a maior reserva de crude conhecida da América do Sul e é um grande exportador de petróleo.
O Chavez decidiu subsidiar a gasolina internamente (não tem lucro!). Gasolina barata para toda a gente dentro da Venezuela (uma medida até muito criticada porque é anti-ecológica mas adiante).
O lucro dele (ou da Venezuela) vem da que exporta, que é muito mais que a consumida dentro da Venezuela.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
alvim Escreveu:Quanto a outra pergunta que me foi feita, sobre o que faria de tivesse voz activa da GALP, nomeadamente a preços vs resposta a accionistas..;
Não sei o que faria.. deixa pensar...
-Com carro e gasolina à discriçao.
-Um ordenado milionario.
-Um regulador que não faz nada.
-Um governo que tambem "come do bolo".E muito!!!
-Alem de Ganhar um prémio Churudo no fim do ano ao apresentar bons resultados.
.. não sei.
Se bem entendi a tua resposta, basicamente não fazias nada: agarravas-te ao tacho.
Sendo assim, como se costuma dizer, "no further questions"

- Registado: 5/11/2002 12:21
Marco, o custo do fornecedor é o custo de refinagem?
Vamos a um exemplo :
Venezuela , custo nam bombas 0.09 centimos, o Estado apesar de ter muito combustivel tem que ter lucro, portanto os custos de refinação e tranporte não podem ser muito altos.
Vamos a um exemplo :
Venezuela , custo nam bombas 0.09 centimos, o Estado apesar de ter muito combustivel tem que ter lucro, portanto os custos de refinação e tranporte não podem ser muito altos.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
E por falar em dissecar, cá fica mais uma dissecagem. Para meditar...
1 Litro de Gasolina 95 GALP = 1.458 Euros
Estado (impostos) -> 0.826 Euros
Fornecedor -> 0.632 Euros
Matéria Prima -> 0.44 Euros
Diferença ~ 0.2 euros
A diferença entre a matéria prima (ver gráfico do Dwer de ontem, o valor de referência é o valor aproximado da semana passada) cifra-se nos 20 centimos. Esta diferença terá de pagar custos de distribuição como transporte e etc, o lucro da GALP e o lucro dos revendedores. Seguramente o lucro da GALP é igual ou inferior a 10 centimos.
A GALP poderá por certo sacrificar a sua margem de lucro nalguns centimos.
O Estado recebe de lucro mais de 80 centimos em cada litro e não quer sacrificar nem 1 centimo. Tem dito claramente (e demonstrado) ao longo dos meses que não mexe no ISP.
Sem dúvida que a "coragem" do Ministro em vir dizer esta semana, dirigindo-se às petrolíferas, que era desejável que o preço baixasse é de registar. É que é mesmo de registar...
1 Litro de Gasolina 95 GALP = 1.458 Euros
Estado (impostos) -> 0.826 Euros
Fornecedor -> 0.632 Euros
Matéria Prima -> 0.44 Euros
Diferença ~ 0.2 euros
A diferença entre a matéria prima (ver gráfico do Dwer de ontem, o valor de referência é o valor aproximado da semana passada) cifra-se nos 20 centimos. Esta diferença terá de pagar custos de distribuição como transporte e etc, o lucro da GALP e o lucro dos revendedores. Seguramente o lucro da GALP é igual ou inferior a 10 centimos.
A GALP poderá por certo sacrificar a sua margem de lucro nalguns centimos.
O Estado recebe de lucro mais de 80 centimos em cada litro e não quer sacrificar nem 1 centimo. Tem dito claramente (e demonstrado) ao longo dos meses que não mexe no ISP.
Sem dúvida que a "coragem" do Ministro em vir dizer esta semana, dirigindo-se às petrolíferas, que era desejável que o preço baixasse é de registar. É que é mesmo de registar...
- Anexos
-
- gasolina-impostos-agosto-b.PNG (28.55 KiB) Visualizado 2903 vezes
Lion, o que eu estou a dizer é que nesta matéria, discutir os valores sem dissecar a que eles se devem, não tem interesse.
O ruído é enorme, a desinformação é muita e a intoxicação é ainda maior.
Dizer que temos valores altos e que não são ajustados ao nível de vida do país já todos sabemos. O que é importante é dizer porque é que eles são altos, onde e como é que poderão baixar...
O ruído é enorme, a desinformação é muita e a intoxicação é ainda maior.
Dizer que temos valores altos e que não são ajustados ao nível de vida do país já todos sabemos. O que é importante é dizer porque é que eles são altos, onde e como é que poderão baixar...
Marco, não estou a falar na questão dos preços nas bombas e se já deveria ou não ter baixado.
Esse gráfico para mim só demonstra a falta de competitividade em que Portugal fica em comparação com as economias com quem competimos directamente.
Como País periférico que somos termos preços dos mais caros da Europa so atrasa ainda mais a nossa economia.
Esse gráfico para mim só demonstra a falta de competitividade em que Portugal fica em comparação com as economias com quem competimos directamente.
Como País periférico que somos termos preços dos mais caros da Europa so atrasa ainda mais a nossa economia.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
aos que argumentaram que a Galp quando o petróleo estava a 150$ tinha de vender os combustíveis baratos porque tinha stocks baratos não os vejo agora a defender que a Galp tem de vender combustíveis caros porque comprou stocks caros a 150$

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Mas Lion, essa discussão desculpa lá mas não tem valor nenhum. Porque é que os preços são dos mais altos?
As petrolíferas poderiam baixar 1 ou 2 centimos que tu vais continuar a pensar o mesmíssimo e a fazer os mesmíssimos protestos.
A principal razão são os impostos praticados em Portugal.
Dizer o que disseste sem dissecar a estrutura do preço não tem interesse nenhum. É protestar por protestar.
As petrolíferas poderiam baixar 1 ou 2 centimos que tu vais continuar a pensar o mesmíssimo e a fazer os mesmíssimos protestos.
A principal razão são os impostos praticados em Portugal.
Dizer o que disseste sem dissecar a estrutura do preço não tem interesse nenhum. É protestar por protestar.
MarcoAntonio Escreveu:Eu não percebo porque é que as pessoas colocam fontes tão fracas para os dados, não resisto a responder novamente ao mesmo post.
Repito, esse quadro é extremamente fraco (com escolhas arbitrárias de países, claro que aparecemos em primeiro). Qual é a intenção de quem faz essas "pseudo-análises"?
Aqui fica outro quadro actualizado a 9 de Setembro. A fonte é a União Europeia. Eu faço um apelo a que utilizem fontes de qualidade!
O quadro anexo inclui impostos e está disponível aqui:
http://ec.europa.eu/energy/oil/bulletin ... _super.pdf
Pronto, neste mapa está tudo dito. Basta reparar os locais onde os combustiveis são mais caros. Tudo Países do G7 ou dos mais ricos do Mundo.
Alto! Esta ali um a destoar, ah pois, Portugal , O Páis dos 430€ salario minimo mas coladinho aos mais ricos do Mundo, deve ser um País cheio de petróleo .
Tenham juizo , vejam os Países com que nos podemos comprar , Espanha, Grécia, Europa do Leste , todos mais ricos que nós e com combustiveis mais baratos!
Estes governantes não aprendem, mas o povo está a aprender a força!
Lion_Heart
Lion_Heart
Olha que existe (pelo menos no Norte). Tanto quanto sei o Lidl está dividido em dois a nível nacional...
A promoção (pelo menos no Norte) continua a existir e até é ligeiramente melhor actualmente porque permite 3x15 litros (quando antes permitia 2x20 litros).
Tenho aqui uma "resma" de talões bem fresquinhos e válidos até 31 de Janeiro de 2009...
PS: Como já disse certa vez, eu raramente abasteço na GALP, o que tenho escrito é minha análise desapaixonada da questão e já dei conta que normalmente abasteço na BP c/ talões de desconto (ou via outras situações identicas). Bom, fica o esclarecimento que penso que é oportuno.
A promoção (pelo menos no Norte) continua a existir e até é ligeiramente melhor actualmente porque permite 3x15 litros (quando antes permitia 2x20 litros).
Tenho aqui uma "resma" de talões bem fresquinhos e válidos até 31 de Janeiro de 2009...
PS: Como já disse certa vez, eu raramente abasteço na GALP, o que tenho escrito é minha análise desapaixonada da questão e já dei conta que normalmente abasteço na BP c/ talões de desconto (ou via outras situações identicas). Bom, fica o esclarecimento que penso que é oportuno.
MarcoAntonio Escreveu:
Mais ainda, quando fazem essas comparações podiam pelo menos levar em linha de conta os talões BP/Lidl de 6 centimos por litro e os talões GALP/Continente que vai até 10 centimos por litro em vez de, numa comparação já de si injusta, dizerem que a diferença é de 14 centimos.
Isto só mostra a falta de objectividade das pessoas.
Se compararmos o minimamente comparável a diferença não é de 14 centimos mas sim de 8 ou 4 centimos.
Embora no caso da BP, já não exista a parceria com o LIDL, temos cupôes de desconto de 6cent em jornais diários ( JN e DN - pelo menos ). Também já li que no caso da Galp os descontos ainda podem ser superiores a 10cent, se optar pelo Fast.
Não se pode comparar um posto do Inter com um da Galp (por exemplo). As finalidades são diferentes e já agora o aspecto físico e atendimento também.
E já agora 14cent, parece muita diferença???
- Registado: 29/11/2007 3:31
Eu bem me quero afastar da discussão dos combustíveis mas ouve-se cada coisa e torna-se quase impossível...
Enfim.
Bom, Alvim, tu compras n produtos indispensáveis com margens seguramente maiores e não as discutes. Neste tópico até já houve quem dissesse com a maior das naturalidades que acreditava que as grandes superfícies tinham margens de 50% (não estou a confirmar o valor, apenas a assinalar a incoerencia). Mas insurgem-se contra as petrolíferas que, contas feitas, poderia eventualmente baixar um centimo ou dois.
É de uma total incoerência...
Outro comentário que tenho estado a tentar conter: já vi aqui várias pessoas estabelecerem a comparação absurda com os Leclercs e afins.
Ora, essas entidades não são petrolíferas nem vivem dos combustíveis. Os combustíveis são meros chamarizes e podem dar-se ao luxo de vender com lucro zero ou eventualmente até com algum prejuízo.
Essas empresas não investem em bombas em locais onde as pessoas necessitam de abastecer. Se não tivessem supermercados nem sequer teriam cá bombas. Não estão cá para distribuir gasolina mas outros produtos. Já a GALP e outras vivem essencialmente dos combustíveis e investem (se necessário) em locais onde não têm outro interesse, apenas porque as pessoas precisam de abastecer. O Leclerc e outros não prestarão esse serviço às pessoas!
E naturalmente esses supermercados obtêm lucro noutros serviços (vendas de outros produtos) que ninguém aqui vem discutir. O clássico!
Mais ainda, quando fazem essas comparações podiam pelo menos levar em linha de conta os talões BP/Lidl de 6 centimos por litro e os talões GALP/Continente que vai até 10 centimos por litro em vez de, numa comparação já de si injusta, dizerem que a diferença é de 14 centimos.
Se compararmos o minimamente comparável a diferença não é de 14 centimos mas sim de 8 ou 4 centimos.
Enfim.
Bom, Alvim, tu compras n produtos indispensáveis com margens seguramente maiores e não as discutes. Neste tópico até já houve quem dissesse com a maior das naturalidades que acreditava que as grandes superfícies tinham margens de 50% (não estou a confirmar o valor, apenas a assinalar a incoerencia). Mas insurgem-se contra as petrolíferas que, contas feitas, poderia eventualmente baixar um centimo ou dois.
É de uma total incoerência...
Outro comentário que tenho estado a tentar conter: já vi aqui várias pessoas estabelecerem a comparação absurda com os Leclercs e afins.
Ora, essas entidades não são petrolíferas nem vivem dos combustíveis. Os combustíveis são meros chamarizes e podem dar-se ao luxo de vender com lucro zero ou eventualmente até com algum prejuízo.
Essas empresas não investem em bombas em locais onde as pessoas necessitam de abastecer. Se não tivessem supermercados nem sequer teriam cá bombas. Não estão cá para distribuir gasolina mas outros produtos. Já a GALP e outras vivem essencialmente dos combustíveis e investem (se necessário) em locais onde não têm outro interesse, apenas porque as pessoas precisam de abastecer. O Leclerc e outros não prestarão esse serviço às pessoas!
E naturalmente esses supermercados obtêm lucro noutros serviços (vendas de outros produtos) que ninguém aqui vem discutir. O clássico!
alvim Escreveu:* Façam uma indexação justa de combustiveis / materia prima.
* Acabem com a dupla tributaçao e com os lucros expeculativos.
* Vendam os combustiveis indexados ao preço da materia prima comprada em reserva.
hum, acabar com os lucros especulativos é o mesmo que acabar com todos os lucros, acho que isso já foi feito, tipo na URSS ou assim...
afinal o que é 1 lucro especulativo? o que é 1 lucro justo?
epa, a única forma de melhorar a eficiência do mercado costuma ser o aumento da concorrência, batam-se isso sim pelo aumento da concorrência!
vejam o que é preciso para abrir um posto de combustíveis e depois pensem um bocadinho em quem é que paga todas aquelas infra-estruturas através do preço mais elevado dos combustíveis:
http://fiel-inimigo.blogspot.com/2008/0 ... o-das.html
* Que o governo facilite a migraçao para energias alternativas e não complique!!!!
por o governo andar a facilitar tanto as energias alternativas é que temos de pagar tanto pela electricidade (fora o défice tarifário que ainda está escondido e à espera de eleições para ser apresentado a pagamento pelos consumidores!)

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
alvim Escreveu:A minha "revolta", é que em funçao de se obter muitos bons resultados, numa empresa cujo seu produto é INDISPENSAVEL para a nossa vida, se "lixe" um pais inteiro.
Se é empresa tem que dar lucro.
Mas convenhamos; Controlem a forma desses lucros, quando está em causa 1 país inteiro.A chave a meu ver é CONTROLO e BOM SENSO.
Ok. Defendes portanto um regime político, económico e social de tipo intervencionista. Já restam poucos no mundo felizmente, mas ainda encontras por aí alguns. É só fazeres as malas...
(Mais uma vez: Não confundir este meu comentário com ultra-liberalismo, ou liberalismo selvagem. Não tem nada a ver e, aliás, a UE não está assim muito mal servida em termos de regulação e de políticas e medidas "anti-trust"...)
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Crómio Escreveu:Bem oh Turtle!
Isto hoje está difícil hein?!
Consegues sempre responder uns minutos antes de mim!
É o que se chama lag de reply...
hehehe
Abraço
Como não estou na hora de Portugal Continental consigo responder antes de ti

Abraço
FT
Flying Turtle Escreveu:alvim Escreveu:Flying Turtle Escreveu:alvim Escreveu:* Libralizem por exemplo, o preço dos combustiveis no POSTO de ABASTECIMENTO.
* Façam uma indexação justa de combustiveis / materia prima.
![]()
![]()
![]()
Em que ficamos afinal?
FT
No caso do GPL, que é o que me toca,ele ainda não baixou..., anda pelos 0,72cts (preço de referencia)!!!
E o petroleo já caiu abaixo dos 100€.
A minha questão refere-se à total contradição entre as duas medidas propostas...
FT
Compreendo..., eu apenas lancei para a discussao no forum umas ideias. Elas não têm que ser analizadas de forma comulativa, podem ser vistas de forma unitária.
A minha "revolta", é que em funçao de se obter muitos bons resultados, numa empresa cujo seu produto é INDISPENSAVEL para a nossa vida, se "lixe" um pais inteiro.
Se é empresa tem que dar lucro.
Mas convenhamos; Controlem a forma desses lucros, quando está em causa 1 país inteiro.A chave a meu ver é CONTROLO e BOM SENSO.
alvim,
Eu repito a questão do Tartaruga (com a sua licença...):
Se és a favor da liberalização do mercado como é que ao mesmo tempo és a favor da indexação dos preços?
Percebes que uma coisa é exactamente o oposto da outra?
Em relação aos impostos:
É pena que tenhas centrado a tua questão sempre nos lucros da Galp, que são resultado de investimentos enormes e de riscos, alguns deles altos também e ignoras (caso eu não tivesse questionado ignoravas completamente) que o Estado leva metade do que tu pagas, portanto lucra mais do que a Galp.
Em relação ao que farias se fosses CEO:
Não sabes.
Essa é a principal diferença entre tu e o CEO da Galp.
Em relação à inveja das regalias do CEO:
Carro e combustível pago pela empresa é peanuts para qualquer gato pingado.
O que tu querias sei eu...
Abraço
Eu repito a questão do Tartaruga (com a sua licença...):
Se és a favor da liberalização do mercado como é que ao mesmo tempo és a favor da indexação dos preços?
Percebes que uma coisa é exactamente o oposto da outra?
Em relação aos impostos:
É pena que tenhas centrado a tua questão sempre nos lucros da Galp, que são resultado de investimentos enormes e de riscos, alguns deles altos também e ignoras (caso eu não tivesse questionado ignoravas completamente) que o Estado leva metade do que tu pagas, portanto lucra mais do que a Galp.
Em relação ao que farias se fosses CEO:
Não sabes.
Essa é a principal diferença entre tu e o CEO da Galp.
Em relação à inveja das regalias do CEO:
Carro e combustível pago pela empresa é peanuts para qualquer gato pingado.
O que tu querias sei eu...
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
alvim Escreveu:Flying Turtle Escreveu:alvim Escreveu:* Libralizem por exemplo, o preço dos combustiveis no POSTO de ABASTECIMENTO.
![]()
![]()
![]()
Em que ficamos afinal?
FT
No caso do GPL, que é o que me toca,ele ainda não baixou..., anda pelos 0,72cts (preço de referencia)!!!
A minha questão refere-se à total contradição entre as duas medidas propostas...
FT
Flying Turtle Escreveu:alvim Escreveu:* Libralizem por exemplo, o preço dos combustiveis no POSTO de ABASTECIMENTO.
![]()
![]()
![]()
Em que ficamos afinal?
FT

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, AlfaTrader, Burbano, darkreflection, Esquinas3, Ferreiratrade, junas, latbal, m-m, Mr.Warrior, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, trilhos2006, yggy, Zecadiabo e 170 visitantes