Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jornada contra o preço dos combustíveis

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Flying Turtle » 18/9/2008 13:25

alvim Escreveu:* Libralizem por exemplo, o preço dos combustiveis no POSTO de ABASTECIMENTO.

* Façam uma indexação justa de combustiveis / materia prima.

:shock: :?: :shock:

Em que ficamos afinal?

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por alvim » 18/9/2008 13:22

Cromio, Eu concordo plenamente que o governo deveria acabar com a dupla tributação para baixar os preços dos combustiveis.
E aplicar o dinheiro que cobrou, com a dupla tributaçao, em energias alternativas.

Mas que as gasolineiras tambem têm a sua culpa (...)

Quanto a outra pergunta que me foi feita, sobre o que faria de tivesse voz activa da GALP, nomeadamente a preços vs resposta a accionistas..;

Não sei o que faria.. deixa pensar...
-Com carro e gasolina à discriçao.
-Um ordenado milionario.
-Um regulador que não faz nada.
-Um governo que tambem "come do bolo".E muito!!!
-Alem de Ganhar um prémio Churudo no fim do ano ao apresentar bons resultados.
.. não sei.

Francamente. O problema é este.
A empresa têm os combustiveis ao preço que estão, por muitos factores que não passam directamente pelo preço da materia prima, e transformaçao da mesma.

* Libralizem por exemplo, o preço dos combustiveis no POSTO de ABASTECIMENTO.

* Façam uma indexação justa de combustiveis / materia prima.

* Acabem com a dupla tributaçao e com os lucros expeculativos.

* Vendam os combustiveis indexados ao preço da materia prima comprada em reserva.

* Acabem com as cunhas governamentais, e metam pessoas isentas (politicamente)em locais de chefias destas firmas.

* Que o regulador seja justo e isento.

* Que o governo facilite a migraçao para energias alternativas e não complique!!!!

etc.

Registado: 29/11/2007 1:52

por MarcoAntonio » 18/9/2008 13:02

Eu não percebo porque é que as pessoas colocam fontes tão fracas para os dados, não resisto a responder novamente ao mesmo post.

Repito, esse quadro é extremamente fraco (com escolhas arbitrárias de países, claro que aparecemos em primeiro). Qual é a intenção de quem faz essas "pseudo-análises"?

Aqui fica outro quadro actualizado a 9 de Setembro. A fonte é a União Europeia. Eu faço um apelo a que utilizem fontes de qualidade!

O quadro anexo inclui impostos e está disponível aqui:

http://ec.europa.eu/energy/oil/bulletin ... _super.pdf
Anexos
ue-combustiveis.PNG
ue-combustiveis.PNG (168.24 KiB) Visualizado 2947 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 18/9/2008 12:59

Crómio Escreveu:Leste a minha resposta ao teu último comentário?

Epá ó Crómio eu tou primeiro!
Tira a senha fachavor 8-)

Registado: 5/11/2002 12:21

por Crómio » 18/9/2008 12:56

alvim Escreveu:Este é o preço da gasolina em Abril....dá para ter uma ideia que as historias que nos contam, poderao nao ser muito verdadeiras!!!!

Não há margem para baixar? ou vontade?

Outra vez?!

Epá, esse quadro já por aqui apareceu e na altura foram detectadas incongruências...

Leste a minha resposta ao teu último comentário?

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por MarcoAntonio » 18/9/2008 12:56

Essa tabela está extremamente incompleta e não te esqueças que já inclui impostos.

Lisboa não é a cidade onde a gasolina é a mais cara. É de facto das mais caras e a principal razão são os impostos...

A tabela da Europa dos 15 em Agosto em anexo. Esta tabela praticamente não muda há mais de um ano...
Anexos
gasolina-impostos-agosto-b.PNG
gasolina-impostos-agosto-b.PNG (28.55 KiB) Visualizado 2975 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 18/9/2008 12:57, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 18/9/2008 12:55

alvim,

não respondeste às minhas questões:

oh alvim esqueçamos por um momento o que diz o ministro e deixa-me perguntar-te uma coisa: em tua opinião a GALP deve ter lucro? em caso afirmativo, quem é que deve fixar as margens de venda: são os gestores, é o ministro da economia ou é o povo?

outra pergunta: se fosses tu o responsável da GALP e perante a situação que atravessamos, que preço de venda fixarias? Não te esqueças que tens de responder perante os teus accionistas

por jomaso » 18/9/2008 12:55

Vá lá que ao menos os nossos vencimentos estão ao nivel dos preços dos combustiveis senão estavamos tramados...
Mas pelo sim pelo não, em minha casa e na empresa do meu pai tudo o combustivel vem de nuestros hermanos há quase 2 anos.
Quem perde? ninguém parece querer saber...muito menos o Estado.

Registado: 26/6/2008 11:30

por alvim » 18/9/2008 12:48

Este é o preço da gasolina em Abril....dá para ter uma ideia que as historias que nos contam, poderao nao ser muito verdadeiras!!!!

Não há margem para baixar? ou vontade?
Anexos
Preçogasolina.jpg
Preçogasolina.jpg (306.24 KiB) Visualizado 2984 vezes

por carrancho » 18/9/2008 12:42

Camisa Roxa Escreveu:
A atitude dos portugueses em relação à regulação

Publicado por JoaoMiranda em 17 Setembro, 2008

– O comércio de combustíveis devia ser regulado.

– Já é. A Autoridade para a Concorrência regula o comércio de combustíveis.

– Mas então a Autoridade para a Concorrência devia investigar o preço dos combustíveis.

– Já investigou.

– Mas então devia investigar outra vez.

– Já investigou várias vezes.

– Mas então devia explicar porque é o preço da gasolina sobe quando o petróleo desce.

– A Autoridade para a Concorrência já explicou que a gasolina está cotada em euros e o petróleo em dólares.

– Mas então devia explicar porque é o preço da gasolina só desce 5% quando o petróleo desce 10%.

– A Autoridade para a Concorrência já explicou que o preço da gasolina inclui uma taxa fixa de impostos que não varia com o preço o petróleo.

– Mesmo assim, a Autoridade para a Concorrência devia explicar porque é que a gasolina não desce mais.

– A Autoridade para a Concorrência já explicou que segue o preço da gasolina nos mercados internacionais e não o preço de petróleo.

– Mas então …Fonte

:lol:

Há sempre um mas... Se não há a gente inventa!!!
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Camisa Roxa » 18/9/2008 12:31

A atitude dos portugueses em relação à regulação

Publicado por JoaoMiranda em 17 Setembro, 2008

– O comércio de combustíveis devia ser regulado.

– Já é. A Autoridade para a Concorrência regula o comércio de combustíveis.

– Mas então a Autoridade para a Concorrência devia investigar o preço dos combustíveis.

– Já investigou.

– Mas então devia investigar outra vez.

– Já investigou várias vezes.

– Mas então devia explicar porque é o preço da gasolina sobe quando o petróleo desce.

– A Autoridade para a Concorrência já explicou que a gasolina está cotada em euros e o petróleo em dólares.

– Mas então devia explicar porque é o preço da gasolina só desce 5% quando o petróleo desce 10%.

– A Autoridade para a Concorrência já explicou que o preço da gasolina inclui uma taxa fixa de impostos que não varia com o preço o petróleo.

– Mesmo assim, a Autoridade para a Concorrência devia explicar porque é que a gasolina não desce mais.

– A Autoridade para a Concorrência já explicou que segue o preço da gasolina nos mercados internacionais e não o preço de petróleo.

– Mas então …Fonte
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por Elias » 18/9/2008 12:21

Mas eu não falei em dividendos!

Claro que o IRC decorre dos lucros da GALP, logo o Estado tem interesse em que a GALP tenha lucros!

Mas também é claro que as acções dão uma ajudinha com os seus dividendos, se calhar não fui claro...

por Flying Turtle » 18/9/2008 12:06

Elias Escreveu:
Crómio Escreveu:E ainda descobres que os lucros da Galp vão para o Estado...

Com a quantidade de acções que o Estado detém, o Estado é o principal beneficiário dos lucros da GALP, penso eu de que...

Elias, já uma vez coloquei aqui no fórum a última relação de accionistas de referência da GALP. A posição, directa e indirecta, do Estado é relativamente diminuta, salvo erro cerca de 8%. Tendo a acreditar que o Estado retira mais da GALP através do IRC do que através dos dividendos...

FT

por Elias » 18/9/2008 11:57

Crómio Escreveu:E ainda descobres que os lucros da Galp vão para o Estado...

Com a quantidade de acções que o Estado detém, o Estado é o principal beneficiário dos lucros da GALP, penso eu de que...

por Crómio » 18/9/2008 11:51

Há muito que se discute a possibilidade de haver outra refinaria em portugal para fazer concorrência á galp, mas sempre se tem mostrado as vozes da discórdia, inclusivé do governo que não aceita dar mais alguma licença para a construção de uma nova refinaria. Se neste campo existe uma real protecção da posição monopolista da galp, todos os seus passos terão de ser muito bem averiguados.

Daqui a pouco ainda descobres que a Galp é do Estado e os seus administradores são nomeados pelo Estado...

E ainda descobres que os lucros da Galp vão para o Estado...

E que afinal o Ministro anda a desviar a atenção do povão para a Galp, julgando o povão que a Galp não é do Estado...

Epá, mas isso já é demais!
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por Elias » 18/9/2008 11:46

alvim Escreveu:Finalizando...o próprio ministro, já pediu para as gasolineiras baixarem os preços.O que significa que há margem para baixar.

oh alvim esqueçamos por um momento o que diz o ministro e deixa-me perguntar-te uma coisa: em tua opinião a GALP deve ter lucro? em caso afirmativo, quem é que deve fixar as margens de venda: são os gestores, é o ministro da economia ou é o povo?

outra pergunta: se fosses tu o responsável da GALP e perante a situação que atravessamos, que preço de venda fixarias? Não te esqueças que tens de responder perante os teus accionistas

1 abr
Elias

por pinto80 » 18/9/2008 11:46

Elias Escreveu:
pinto80 Escreveu:Claro que acredito que os 50% de desconto do continente ou outro supermercado ainda compreendam lucro, da mesma forma que "todos" acreditamos em 3 meses de saldos oficiais em todos os retalhitas com saldos a 70%.

As margens na área da distribuição são muito elevadas, não em todos os produtos, mas na maior parte. é claro que se o continente colocasse 50% de desconto em todos os produtos teria prejuizo na sua actividade, pois o preços de venda de um produto não é só preço de custo: há encargos com remuneração, segunrança,. higiene, etc...

Oh pinto então se na distribuição tens margens de 50% (e estamos a falar de bens essenciais) porque é que na gasolina não havias de poder ter?

Eu não sou contra margens de 50%, sou antes contra posições monopolistas. é o que existe neste momento na galp. Ela controla todo o mercado dos combustíveis, não só vende como refina.

Por isso, o governo terá de estar atento. Há muito que se discute a possibilidade de haver outra refinaria em portugal para fazer concorrência á galp, mas sempre se tem mostrado as vozes da discórdia, inclusivé do governo que não aceita dar mais alguma licença para a construção de uma nova refinaria. Se neste campo existe uma real protecção da posição monopolista da galp, todos os seus passos terão de ser muito bem averiguados. Só isso

Registado: 5/12/2007 22:29

por Crómio » 18/9/2008 11:42

ATENÇAO... se ela disse PRATICAMENTE. Isto significa que TÊM !!!!

Yeap, se não tivesse lucro (nem que seja de 0,05cents/litro) corria riscos de ter prejuizo, convém não ter prejuizo, né?... :roll:

Mas isso é irrevelante... completamente...

Acho um piadão pegar nestes pequenos pormenores para desconversar, acho que a questão inicial ficou respondida.

Finalizando...o próprio ministro, já pediu para as gasolineiras baixarem os preços.O que significa que há margem para baixar.

Engraçado também... o Ministro se baixasse os impostos duplamente tributados para a média europeia faria com que os combustíveis baixassem 5 cents, mas o pessoal quer é que a Galp reduza 2 ou 3...

Será que o Ministro não quererá dar o exemplo, e baixasse, vá lá... só 2 ou 3 cents o imposto?

Isto para não ser muito chocante para a opinião pública, porque colocar esta dupla tributação dentro da média europeia seria desastroso psicológicamente, já não poderíamos chamar de Ladrões, Gatunos e Chupistas aos senhores do Governo...

William Bernstein

por Flying Turtle » 18/9/2008 11:37

pinto80 Escreveu:Claro que acredito que os 50% de desconto do continente ou outro supermercado ainda compreendam lucro

Deves estar carregadinho de SONAEs... :mrgreen:

FT

por Flying Turtle » 18/9/2008 11:35

alvim Escreveu:Mas a GALP, vende para Espanha muito mais barato, mesmo depois do acerto de ISP.

Olha que o MarcoAntonio já várias vezes tem demonstrado o contrário...

FT

por Camisa Roxa » 18/9/2008 11:34

Crómio Escreveu:Deixa de comprar na Galp... e vai ao Lecrerc, Intermarche e Grupo Sonae.

eheh é que nem se podem queixar da falta de concorrência!
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por Elias » 18/9/2008 11:34

pinto80 Escreveu:Claro que acredito que os 50% de desconto do continente ou outro supermercado ainda compreendam lucro, da mesma forma que "todos" acreditamos em 3 meses de saldos oficiais em todos os retalhitas com saldos a 70%.

As margens na área da distribuição são muito elevadas, não em todos os produtos, mas na maior parte. é claro que se o continente colocasse 50% de desconto em todos os produtos teria prejuizo na sua actividade, pois o preços de venda de um produto não é só preço de custo: há encargos com remuneração, segunrança,. higiene, etc...

Oh pinto então se na distribuição tens margens de 50% (e estamos a falar de bens essenciais) porque é que na gasolina não havias de poder ter?

por pinto80 » 18/9/2008 11:31

Flying Turtle Escreveu:
pinto80 Escreveu:No entanto, também não acredito que a venda de combustíveis - cmo alguém disse - traga prejuizo para os hipermercados, até porque estaríamos a falar de preços de venda mais baixos que o custo, o que é ilegal.

Pode existir prejuízo ou não, eu não sei. Mas quando se integra a venda de combustíveis na operação global da empresa esse prejuízo provavelmente não existirá.

E isso de ser ilegal tem também muito que se lhe diga...

- quando o Continente te oferece 50% de desconto (no cartão) num determinado produto, achas que está a ter lucro nesse produto concreto?

- como é que as Finanças, a Polícia e os Tribunais ainda não penalizaram, ou mandaram mesmo para a cadeia, os gestores das dezenas ou centenas de milhar de empresas que dão prejuíjo sistematicamente, ano após ano?

FT

Claro que acredito que os 50% de desconto do continente ou outro supermercado ainda compreendam lucro, da mesma forma que "todos" acreditamos em 3 meses de saldos oficiais em todos os retalhitas com saldos a 70%.

Registado: 5/12/2007 22:29

por Elias » 18/9/2008 11:31

Crómio Escreveu:Mas ninguém se indigna e tem vontade de protestar contra a dupla tributação e os impostos elevadíssimos que se cobram nos combustíveis?

Não, porque essa tributação é por uma boa causa, é preciso contribuir para reduzir o défice :mrgreen:

por alvim » 18/9/2008 11:30

Crómio Escreveu:
Eu só tenho uma perguntinha a fazer...

Simples...

Deixa de comprar na Galp... e vai ao Lecrerc, Intermarche e Grupo Sonae.

Já agora, em entrevista na rádio, uma gestora de um Intermarche explicou que práticamente não têem lucros com a venda de combustíveis pois o seu objectivo é fidelizar clientes e não lucrar com o combustível.

Abraço

ATENÇAO... se ela disse PRATICAMENTE. Isto significa que TÊM !!!!

Mas a GALP, vende para Espanha muito mais barato, mesmo depois do acerto de ISP.

Um exemplo, Eu fui a espanha em Fevereiro e meti gasolina GALP, a 1,04 € (com talao disconto) .
É claro...Atestei !!!!
- e reparem;eles dizem PRATICAMENTE não têm lucro. e ja vamos em 1,04€ !!! -

Finalizando...o próprio ministro, já pediu para as gasolineiras baixarem os preços.O que significa que há margem para baixar.

nota(apesar do carro ser a GPL, ele arranca sempre a gasolina; Resultado: ainda tenho alguma dessa gasolina no deposito) :lol:
è uma reliquia !!!! :lol:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], IX Hispana, latbal, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, Àlvaro e 199 visitantes