Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por carrancho » 6/8/2008 18:56

...agora aconselhava a aproveitares umas férias para te dedicares à leitura. Não sei o que lhe disseram, mas acredite em mim quando lhe digo que a ignorância não é virtude.

Não conheces, certamente, a IRONIA. Obviamente estava a ser irónico - facilmente perceptível se reparares nos :) e :wink: ali colocados.


Não sabia que :) e :wink: queriam dizer ironia! :) :wink:

Também estou a precisar de féria e ler um livro sobre o significado dos smiles para não morrer ignorante e sem conhecer o presidente de S. Tomé.

Que significado poderá ter isto...


:roll: :-k :? :shock: :idea: :oh: :x :evil: :shame: =; :-$ :wall: :-#
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por Martins_Braz » 6/8/2008 18:08

MarcoAntonio Escreveu:E quanto a este tipo de discussão, para mim terminou aqui (e já fui longe de mais a dar corda a conversa da treta).

Daqui para frente só discuto números...


Pois, quanto a números tens toda a razão. Não os coloco porque são públicos e porque, sinceramente, "não estive para isso".

Quanto à discussão em si também me parece vazia de sentido.

Contudo, não podia deixar de deixar uma nota. Realmente o 1.º petroleiro vindo da Venezuela ainda não chegou a Portugal é verdade. E, para ser o mais sincero possível, nem sei quando chega.

Mas..

E agora vem o importante:

Sabias que a TOTAL assinou um acordo de venda de crude com a GALP, em que a GALP é "sustentada" pelo petróleo de Angola até 2010?

Sabias igualmente que este acordo deriva quer da concorrência da Venezuela quer com a posição primordial que a GALP já têm para explorar o petróleo de S. Tomé?

Não sabias certamente e muitos não sabem. Porque é que Eu sei? Porque foi-me dito pelo próprio Presidente da República de S. Tomé após ter falado com o "Eng." Sócrates sobre o privilégio da GALP sobre outras companhias se em contrapartida Portugal abrisse uma linha de crédito para a construção de um porto de águas profundas em S. Tomé, a ser construído por consórcio português.

Como vês TODOS temos informação, as fontes e a qualidade daquela é que diferem.

Cumprimentos e boas moderações.
 
Mensagens: 813
Registado: 17/7/2008 13:21
Localização: 16

por MarcoAntonio » 6/8/2008 17:59

E quanto a este tipo de discussão, para mim terminou aqui (e já fui longe de mais a dar corda a conversa da treta).

Daqui para frente só discuto números...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38081
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 6/8/2008 17:56

Martins_Braz Escreveu:O Colega de Forum é meu empregado? Trabalha para mim? Notificou-me das suas férias?

Peço imensas desculpas por ter colocado esse assunto neste fórum público quando o Sr. estava de férias...


Para quem fala de entendimento de respostas mais à frente, esta introdução é patética.


Martins_Braz Escreveu:Nada estúpidos, bem inteligentes elo contrário. Não sei se estará informado (se não estiver, poderá consultar o Aviso publicado em D.R.) mas a Venezuela, à semelhança dos acordos celebrados com Angola em 1999 e com os que estão em fase de preparação com a República de S. Tomé e Nigéria, encontra-se a vender crude mais barato do que o preço de mercado. Isto sucede porque Portugal tem um limite mínimo de exportação de serviços e bens de equipamento para a Venezuela, o que impede que a Venezuela ultrapasse o limit máximo de por barril que é definido, semestralmente, por ambas as Secretarias de Estado da Energia/Transportes.

Isto não me parece estupidez nenhuma: têm mercado garantido com um preço tabelado (mas com incrementos possíveis dado que o acordo prevê a possibilidade de anualmente existir compensação de parte da descida ou subida do preço do crude), a que acresce o facto de conseguirem importar serviços a preço reduzido.

Aliás, esta medida muito inteligente do Chavez já tinha sido parcialmente adoptada em relação à cidade de Londres. Caso não saiba, pelos vistos não sabe mesmo, a Venezuela encontra-se a FORNECER GRATUITAMENTE os transportes públicos londrinos. Em troca têm em implementação um plano rodoviário e de controlo de tráfego que se encontra a ser coordenado (e por enquanto gerido) pelas autoridades londrinas.


Isto interessa para quê? Para nada. É só fumaça...

O acordo com a venezuela entrou agora em vigor e o primeiro petroleiro no ambito desse acordo ainda nem chegou a Portugal. Quanto a Angola, a participação da GALP em Angola não é de agora pelo que o factor é irrelevante quando se estão a comparar preços das últimas semanas/meses.




Martins_Braz Escreveu:A verdade é que não são "17% de carga fiscal de IVA no preço final", mas sim "o IVA representa 17% no preço final".


O teu problema ou é português (não sabes o que significa "carga fical de IVA no preço final") ou matemática (não sabes quantos são "17%").

Mas não vou ficar a discutir a tua falta de entendimento ou nunca mais saíamos daqui.


Martins_Braz Escreveu:Voltamos ao erros... mas será que já ninguém sabe escrever ou ler português decentemente. Ora, vamos novamente explicar (como lhe devia ter feito alguém na escola primária) que a expressão " a não ser que" indica, manifestamente, um estado de excepção. Nesse sentido, a expressão anterior (o erro) aplica-se a tudo menos à excepção que é introduzida logo de seguida ("a estabilidade cambial absoluta" ou de pequena monta).


Como não há erro nenhum só te resta inventar e lançar fumaça. Contorsionismo puro.

Para a próxima lê os meus posts duas ou três vezes que isso já não acontece.



Martins_Braz Escreveu:Obviamente estava a ser irónico.


Ok, dou de barato que estavas a ser irónico.


Martins_Braz Escreveu:A isso respondi no post anterior...


Se há coisa que é evidente é a tua não resposta pois em ambos os casos não apresentaste um único número.

Limitas-te a lançar uma posta de pescada.

Responder não é só juntar umas letras...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38081
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Flying Turtle » 6/8/2008 17:38

Martins_Braz Escreveu:
Flying Turtle Escreveu:

Ou seja, não há "pior" cego do que aquele que não quer ver...


P.S.: ainda estou à espera, noutro tópico, da "tua" estrutura accionista da GALP...


concordo plenamente.

Mas não entendi essa última parte (o post scriptum). Esclarece-me qual o tópico e se, possível, coloca o link


http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?p=529680#529680
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

por Martins_Braz » 6/8/2008 17:37

Conforme perceberam, no meu penúltimo post, embaracei-me com os QUOTES. Contudo, quem ler o post do Marco António, facilmente compreenderá a resposta.
 
Mensagens: 813
Registado: 17/7/2008 13:21
Localização: 16

por Martins_Braz » 6/8/2008 17:35

Flying Turtle Escreveu:

Ou seja, não há "pior" cego do que aquele que não quer ver...


P.S.: ainda estou à espera, noutro tópico, da "tua" estrutura accionista da GALP...


concordo plenamente.

Mas não entendi essa última parte (o post scriptum). Esclarece-me qual o tópico e se, possível, coloca o link

P.S.: O post anterior tem os QUOTES trocados, mas penso que dá para entender...
Editado pela última vez por Martins_Braz em 6/8/2008 17:45, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 813
Registado: 17/7/2008 13:21
Localização: 16

por Martins_Braz » 6/8/2008 17:33

Bem, agora que li tamanha anedota vou tentar ensinar-lhe alguma coisa, se é que me permite:

Marco António Escreveu:Mas que má ideia teres-te lembrado de ir puxar esse tópico de quando eu estava de férias e não estava cá para responder a tanto disparate. Mas pronto, tiveste a ideia e agora eu vou responder...


O Colega de Forum é meu empregado? Trabalha para mim? Notificou-me das suas férias?

Peço imensas desculpas por ter colocado esse assunto neste fórum público quando o Sr. estava de férias...
[/quote]

Marco António Escreveu:Mas que grande confusão. O que é que os acordos de aquisição têm a ver com o assunto. Não estarás a fazer confusão com o subsídio interno praticado na venezuela com outra coisa qualquer?

O acordo de fornecimento que a GALP fez agora com a venezuela é para fornecimento de crude a preços obviamente dentro dos preços do mercado internacional.

Ou achas mesmo que os venezuelanos são estúpidos e vão exportar subsídios?

Nada estúpidos, bem inteligentes elo contrário. Não sei se estará informado (se não estiver, poderá consultar o Aviso publicado em D.R.) mas a Venezuela, à semelhança dos acordos celebrados com Angola em 1999 e com os que estão em fase de preparação com a República de S. Tomé e Nigéria, encontra-se a vender crude mais barato do que o preço de mercado. Isto sucede porque Portugal tem um limite mínimo de exportação de serviços e bens de equipamento para a Venezuela, o que impede que a Venezuela ultrapasse o limit máximo de por barril que é definido, semestralmente, por ambas as Secretarias de Estado da Energia/Transportes.

Isto não me parece estupidez nenhuma: têm mercado garantido com um preço tabelado (mas com incrementos possíveis dado que o acordo prevê a possibilidade de anualmente existir compensação de parte da descida ou subida do preço do crude), a que acresce o facto de conseguirem importar serviços a preço reduzido.

Aliás, esta medida muito inteligente do Chavez já tinha sido parcialmente adoptada em relação à cidade de Londres. Caso não saiba, pelos vistos não sabe mesmo, a Venezuela encontra-se a FORNECER GRATUITAMENTE os transportes públicos londrinos. Em troca têm em implementação um plano rodoviário e de controlo de tráfego que se encontra a ser coordenado (e por enquanto gerido) pelas autoridades londrinas.

Marco António Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:17% de IVA.... bolas, eu também quero esse Cód. fiscal porque o que aqui tenho no escritório tens outras margens


Segundo post, segundo disparate. Estava explicado em todos os posts onde o valor estava referido que eram 17% de carga fiscal de IVA no preço final. A discussão sobre esses valores vinham de um post do limpaesgotos em que ele argumentava que 70% do preço dos combustíveis era impostos. Esse numero estava totalmente errado e eu estava a mostrar quanto desse preço era IVA e quanto desse preço era ISP e quanto dava o total.

Não leste com atenção e saiu disparate...

Infelizmente, a redacção nestes foruns encontra-se, por demasiadas vezes, errada. Foi o caso. A verdade é que não são "17% de carga fiscal de IVA no preço final", mas sim "o IVA representa 17% no preço final". Porque obviamente, são SEMPRE 19% de carga fiscal de (ou a título de) IVA.

Quem não sabe ler assume o disparate como certo... por vezes o disparate está em não pensar no que se lê ou no que se escreve.


Marco António Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:Mas que grande erro... a não ser que estejas a imaginar um estado de estabilidade cambial absoluta.


Terceiro post, terceiro disparate. Está escrito no post que o único factor é o factor cambial. Não estás a corrigir nada nem há erro nenhum pois isso está referido no post. Além do mais, no período em análise praticamente não houve variação cambial, o que também está referido nos meus posts.


Voltamos ao erros... mas será que já ninguém sabe escrever ou ler português decentemente. Ora, vamos novamente explicar (como lhe devia ter feito alguém na escola primária) que a expressão " a não ser que" indica, manifestamente, um estado de excepção. Nesse sentido, a expressão anterior (o erro) aplica-se a tudo menos à excepção que é introduzida logo de seguida ("a estabilidade cambial absoluta" ou de pequena monta).

P.S.: "monta" tem o significado de quantidade.

Marco António Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:Ah o mentiroso... não incide nada :) Em Portugal não existe dupla tributação ;)


Mais um post, mais uma correcção.

A tributação nos combustíveis funciona desta forma:

(PB+ISP)+IVA

O IVA aplica-se em cima do preço base mais o ISP e sim, ocorre aquilo que designas de dupla tributação (pagas IVA do ISP).

Se tens duvidas consulta o site da Direcção Geral de Energia e Geologia (www.dgge.pt).


Isto realmente é só RIR. Não sei se és um bom investidor ou não, agora aconselhava a aproveitares umas férias para te dedicares à leitura. Não sei o que lhe disseram, mas acredite em mim quando lhe digo que a ignorância não é virtude.

Não conheces, certamente, a IRONIA. Obviamente estava a ser irónico - facilmente perceptível se reparares nos :) e ;) ali colocados.

Aliás, penso que só o governo de Sócrates é que ainda teima (mas só publicamente) na tese de que não existe dupla tributação. Em sentido contrário encontramos toda a equipa de Direito Fiscal da FDL, bem como o Tribunal Comunitário de 1.º Instância e, apenas falta proferirem a decisão, o TJCE.

Martins_Braz Escreveu:Eu gostava era de reparar quando é que DESCEM


A GALP respondeu-te no dia 23 e 29 de Julho e no dia 5 de Agosto. E não podes dizer que não sabes que desceram prontamente pois até vieste dizer presente...

Para subir, não foram mais rápidos do que para descer.



Martins_Braz Escreveu:Uma semana depois voltei. A realidade dos factos é bem diferente da realidade assim-assim.


Passado uma semana voltaste e disseste presente. Nada mais. E não é preciso puxar muito pela cabeça para perceber porquê...



Eu também voltei (de férias) e o resultado do meu regresso é o post do ínicio deste tópico.

Alguma semelhança é fruto de uma imaginação muito fértil...

lol
Código: Selecionar todos
Código: Selecionar todos

A isso respondi no post anterior... é só ler. Mas leia com atenção e pense no que está a ler. Ler não é apenas juntar letras com letras e palavras com palavras.

Bons negócios e melhores leituras
 
Mensagens: 813
Registado: 17/7/2008 13:21
Localização: 16

por MarcoAntonio » 6/8/2008 17:12

Martins_Braz Escreveu:Contudo, se leres a página para que remeto verás que os argumentos estão lá: (...)


Sim... e é cada post, cada erro.

O rebatimento dos teus posts está atrás.


Martins_Braz Escreveu:A isso alguém opôs o facto das alterações de preços nas gasolineiras sentirem-se apenas decorrido que fosse uma semana. Foi nesse sentido, que uma semana DEPOIS, voltei... e para "espanto" o preço da gasolina ainda continuava acima.



Onde estão os teus números, onde está a tua comparação?

Tu não fazes comparação nenhuma, limitas-te a dizer que está sem utilizar um único número.



Eu fiz essa comparação, tu não: os preços actuais dos combustíveis estão ligeiramentea abaixo dos preços de 14 de Maio.

Consulta a tabela dos preços do primeiro post e o gráfico do crude.
Anexos
Crude-galp.png
Crude-galp.png (13.79 KiB) Visualizado 62757 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38081
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Flying Turtle » 6/8/2008 17:11

Martins_Braz, não sei se usas óculos mas porventura já reparaste que se pintarmos as lentes dos óculos de verde vemos tudo verde, se as pintarmos de encarnado vemos tudo encarnado, se as pintarmos de cinzento vemos tudo cinzento... se as pintarmos de negro provavelmente não vemos nada...

Ou seja, não há "pior" cego do que aquele que não quer ver...

Abraço
FT

P.S.: ainda estou à espera, noutro tópico, da "tua" estrutura accionista da GALP...
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

por Martins_Braz » 6/8/2008 17:02

bullsista Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:
dvck Escreveu:De louvar esta atitude pedagógica do Marco. :clap: O que é certo é que se fosse um post a chamar nomes às gasolineiras já teria imensas respostas. Assim...
Pior cego é aquele que não quer ver :wink:


Então vejam-se os meus posts nesta página... http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 4&start=50

Uma semana depois voltei. A realidade dos factos é bem diferente da realidade assim-assim.



se queres dizer alguma coisa, fazias uma tabelinha com os preços de há uns meses atrás do crude e da gasolina, comparavas com os preços actuais e tentavas achar um delay entre variação do crude e variação da gasolina. É esse tipo de pensamento do "diz que se diz" e "tenho a impressão de que" que o Marco António está a tentar combater. Por isso, para mim, não disseste nada de relevante. Não há argumentos.


Sim, não pretendia, nem pretendo fazer uma duplicação do tópico anterior. Contudo, se leres a página para que remeto verás que os argumentos estão lá: simplesmente fundamentam-se no facto de alguém ter dito que o preço da gasolina estava mais caro encontrando-se o preço do crude ao mesmo nível. A isso alguém opôs o facto das alterações de preços nas gasolineiras sentirem-se apenas decorrido que fosse uma semana. Fo nesse sentido, que uma semana DEPOIS, voltei... e para "espanto" o preço da gasolina ainda continuava acima (fiquei mesmo espantado - ESTOU A SER IRÓNICO, CLARO)

Isto de investir não é só fazer dinheiro... é também saber para onde é que o nosso dinheiro vai.

Cada qual terá a sua opinião, mas o meu dinheiro não vai para gentinha desse género.
 
Mensagens: 813
Registado: 17/7/2008 13:21
Localização: 16

por MarcoAntonio » 6/8/2008 16:35

Martins_Braz Escreveu:Então vejam-se os meus posts nesta página... http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 4&start=50


Mas que má ideia teres-te lembrado de ir puxar esse tópico de quando eu estava de férias e não estava cá para responder a tanto disparate. Mas pronto, tiveste a ideia e agora eu vou responder...


Martins_Braz Escreveu:Subiu 16% e a gasolina só subiu 4%?? Bem, mais uma roubalheira da GALP... é que dado a GALP ter acordos de aquisição com a Venezuela e Angola (pela TOTAL) parece que afinal o custo da sua matéria-prima não subiu 16%


Mas que grande confusão. O que é que os acordos de aquisição têm a ver com o assunto. Não estarás a fazer confusão com o subsídio interno praticado na venezuela com outra coisa qualquer?

O acordo de fornecimento que a GALP fez agora com a venezuela é para fornecimento de crude a preços obviamente dentro dos preços do mercado internacional.

Ou achas mesmo que os venezuelanos são estúpidos e vão exportar subsídios?



Martins_Braz Escreveu:17% de IVA.... bolas, eu também quero esse Cód. fiscal porque o que aqui tenho no escritório tens outras margens


Segundo post, segundo disparate. Estava explicado em todos os posts onde o valor estava referido que eram 17% de carga fiscal de IVA no preço final. A discussão sobre esses valores vinham de um post do limpaesgotos em que ele argumentava que 70% do preço dos combustíveis era impostos. Esse numero estava totalmente errado e eu estava a mostrar quanto desse preço era IVA e quanto desse preço era ISP e quanto dava o total.

Não leste com atenção e saiu disparate...


Martins_Braz Escreveu:Mas que grande erro... a não ser que estejas a imaginar um estado de estabilidade cambial absoluta.


Terceiro post, terceiro disparate. Está escrito no post que o único factor é o factor cambial. Não estás a corrigir nada nem há erro nenhum pois isso está referido no post. Além do mais, no período em análise praticamente não houve variação cambial, o que também está referido nos meus posts.


Martins_Braz Escreveu:Ah o mentiroso... não incide nada :) Em Portugal não existe dupla tributação ;)


Mais um post, mais uma correcção.

A tributação nos combustíveis funciona desta forma:

(PB+ISP)+IVA

O IVA aplica-se em cima do preço base mais o ISP e sim, ocorre aquilo que designas de dupla tributação (pagas IVA do ISP).

Se tens duvidas consulta o site da Direcção Geral de Energia e Geologia (www.dgge.pt).


Martins_Braz Escreveu:Eu gostava era de reparar quando é que DESCEM


A GALP respondeu-te no dia 23 e 29 de Julho e no dia 5 de Agosto. E não podes dizer que não sabes que desceram prontamente pois até vieste dizer presente...

Para subir, não foram mais rápidos do que para descer.



Martins_Braz Escreveu:Uma semana depois voltei. A realidade dos factos é bem diferente da realidade assim-assim.


Passado uma semana voltaste e disseste presente. Nada mais. E não é preciso puxar muito pela cabeça para perceber porquê...



Eu também voltei (de férias) e o resultado do meu regresso é o post do ínicio deste tópico.

Alguma semelhança é fruto de uma imaginação muito fértil...

lol
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 6/8/2008 17:02, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38081
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por eneias » 6/8/2008 15:42

Marco

Parabéns pelo tópico e pelos gráficos! :wink:

Ajuda a desmistificar alguma coisa, mas não contraria um facto: a Golp tem posição dominante no mercado nacional!

Não digo que é bom ou mau, nem sequer tenho acções da dita, mas o facto é que os outros "grandes" operadores do mercado actuam sempre reactivamente, que é como quem diz: " a Golp sobe... nós subimos e o oposto idem".

Dito de outra forma, não havendo verdadeira concorrência, haja ou não manipulação de preços, nunca se vão livrar da suspeita!

Ânimo! A tendência tem sido para as descidas dos combustíveis! São eles e a Bolsa! :? :oops: :cry:
"Os ciclos bolsistas antecipam os ciclos económicos"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 89
Registado: 22/1/2008 16:07

por silvaxico » 6/8/2008 14:47

Já sem culpa da Galp (acho eu), mas torna-se aborrecido ver que quem tem carros a gasolina anda a pagar para o gasóleo ser mais barato...

A carga de impostos em cima da gasolina é absurda. Ao menos criem o tal gasóleo profissional (ao preço actual) e coloquem sobre o gasóleo para os particulares a mesma taxa de imposto que tem a gasolina.

Não percebo porque é que tenho de pagar mais pela gasolina para o meu carro (de baixa cilindrada) para que os senhores com as grandes máquinas (a gasóleo) possam pagar menos.
 
Mensagens: 494
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: Leiria

por rmachado » 6/8/2008 14:08

É sempre bom basear as coisas em números e factos como fez o Marco, mas seria interessante ver o quadro todo, isto é:

Um quadro de valores com o preço das gasosas e da crude mas com mais amplitude de dias.

O problema da galp e que cai mal na opinião pública é dizerem que tem de subir o preço pelo custo da máteria prima e depois apresentarem lucros brutais, dizerem que compram spot quando não é verdade, e o facto de na prática não termos concorrência...
 
Mensagens: 2125
Registado: 24/8/2004 10:42
Localização: Carregado

por bullsista » 6/8/2008 13:11

Martins_Braz Escreveu:
dvck Escreveu:De louvar esta atitude pedagógica do Marco. :clap: O que é certo é que se fosse um post a chamar nomes às gasolineiras já teria imensas respostas. Assim...
Pior cego é aquele que não quer ver :wink:


Então vejam-se os meus posts nesta página... http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 4&start=50

Uma semana depois voltei. A realidade dos factos é bem diferente da realidade assim-assim.



se queres dizer alguma coisa, fazias uma tabelinha com os preços de há uns meses atrás do crude e da gasolina, comparavas com os preços actuais e tentavas achar um delay entre variação do crude e variação da gasolina. É esse tipo de pensamento do "diz que se diz" e "tenho a impressão de que" que o Marco António está a tentar combater. Por isso, para mim, não disseste nada de relevante. Não há argumentos.
Abraços e bons negócios
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 590
Registado: 20/11/2006 23:11
Localização: Lisboa

por Martins_Braz » 6/8/2008 12:58

dvck Escreveu:De louvar esta atitude pedagógica do Marco. :clap: O que é certo é que se fosse um post a chamar nomes às gasolineiras já teria imensas respostas. Assim...
Pior cego é aquele que não quer ver :wink:


Então vejam-se os meus posts nesta página... http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 4&start=50

Uma semana depois voltei. A realidade dos factos é bem diferente da realidade assim-assim.
 
Mensagens: 813
Registado: 17/7/2008 13:21
Localização: 16

Re: Preços da gasolina vs preços do petróleo

por leazinho » 6/8/2008 9:56

No espaço de cerca de 7 meses, verifica-se uma subida relativa de 16% (9 centimos) no preço base da gasolina 95 face a uma subida no crude de 25% (já cotado em euros).



Num cenário destes é caso para perguntar: como é possível as pessoas protestarem tanto (Marco Antonio)


Estou de acordo em tudo menos na comparação do preço final. Não nos podemos esqucer que os custos fixos são mesmo fixos quer o petroleo estejam a $10 ou a $100 por isso a partir de determinada altura há os custos decrescentes em relação aos preços fixos nunca pode o aumento ser igual ao da materia prima.
Grão a grão chegaremos ao milhão?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 148
Registado: 29/11/2007 9:39
Localização: Valadares -Gaia

Re: Preços da gasolina vs preços do petróleo

por MarcoAntonio » 6/8/2008 3:07

jtsm888 Escreveu:Alguem neste forum ainda acredita que a gasolina/gasóleo que a galp está a colocar no mercado agora é a que resulta das aquisições de barris de petróleo feitas agora e aos preços actuais?


Existe um delay, como é óbvio, e isso já foi aqui esclarecido diversas vezes. É o facto de muitas pessoas não se aperceberem disso que reforça a sua crença numa suposta "cabala"/"marosca" que obviamente não resiste ao escrutíneo minimamente cuidado dos números.

Como é óbvio, os preços de hoje nas bombas reflectem os preços do crude de há pelo menos uma ou duas semanas. Isso explica porque os combustíveis não descem logo quando o crude desce e não sobem logo quando o crude sobe (claro que nesta segunda parte "ninguém" repara, só reparam que não desce logo).


jtsm888 Escreveu:-Alguem neste forum acredita que a GALP não detem posições no mercado de futuros deste produto como cobertura para necessidades actuais e futuras?


Não sei ao certo quantas e quais posições a GALP detém, se é que detém alguma.

O core business da GALP que eu sabia é refinação e tem também uma parcela de produção.

Por certo que não vai pôr o negócio em risco especulando nos Futuros, especialmente tendo um negócio lucrativo.


jtsm888 Escreveu:-Alguem neste forum acredita que a GALP não faz cobertura de risco contra as flutuações $US vs €?


Falsa questão que não tem expressão a prazo. Houve de resto há não muito tempo um longo e exaustivo tópico sobre hedging que ajuda a perceber porquê.

Mais uma vez e tal como na alínea anterior, o negócio da GALP não é especular no mercado cambial e também não há interesse em "bloquear" os preços por longos prazos (quer porque tem custos quer porque não tem utilidade prática neste tipo de mercado).

Esse tipo de cobertura faz sentido noutro contexto: por exemplo, uma transportadora que tem um preço/contrato estabelecido com os clientes para um determinado prazo.


Mais ainda, se a GALP o fizesse, ao longo destes meses teria de ter subido os combustíveis muito mais do que subiu dado que o aumento em USD's foi bem maior. Ora, a subida dos combustíveis é menor que a subida do crude em euros (e muito menor que a subida em USD).


jtsm888 Escreveu:-Se assim fosse como se explica o aumento brutal dos resultados do 1º trimestre ( +-70% ) e os que vamos ver agora no 2º trimestre?


Por certo a margem bruta da GALP aumentou no ultimo ano (o que faz todo o sentido face à evolução do preço do crude). Em todas as áreas de negócio quando o produto que se comercializa varia de tal forma, as margens brutas também tendem a variar. Faz sentido. Para além da GALP não ser a Santa Casa da Mesericórdia mas sim uma empresa cotada em bolsa, com accionistas e com empresas a concorrer com ela, os riscos envolvidos também aumentam quando aquilo que produzimos e vendemos encarece.

Para além disso, a GALP também é em parte produtora pelo que beneficia do aumento do preço do crude também por essa via.

A GALP é apenas uma empresa no meio de um mercado enorme, não se vai agora culpar a GALP por ganhar como produtora quando o crude sobe em todo o lado.





Aproveito ainda e deixo, tanto como complemento a este post como ao primeiro, uma comparação de preços da gasolina e do crude entre o momento actual e o fim de 2007. Um prazo bastante razoável mas o suficiente (acredito) para surpreender alguns...




Preço no final de 2007 (IO95) c/ ISP 0.583 e IVA 21%

1.369 euros na bomba
0.55 euros antes dos impostos

Preço do crude: 96 USD / 63 euros




Preço actual Ago/2008 (IO95) c/ ISP 0.583 e IVA 20%

1.468 euros na bomba
0.64 euros antes dos impostos

Preço do crude: 125 USD / 79 euros


No espaço de cerca de 7 meses, verifica-se uma subida relativa de 16% (9 centimos) no preço base da gasolina 95 face a uma subida no crude de 25% (já cotado em euros).



Num cenário destes é caso para perguntar: como é possível as pessoas protestarem tanto!...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38081
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Dá que pensar ...

por joao bravo » 6/8/2008 1:53

Queria apenas aqui adicionar o seguinte:
Uma subida de preço não significa maiores lucros para a GALP dado que ocorre diminuição do consumo e o inverso também é verdade. Assim seguindo a lei do mercado a GALP provavelmente rocura ajustar sempre os preços no sentido de maximizar [Lucro por litro X litros vendidos]. Cumprimentos a todos :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 357
Registado: 20/1/2007 2:00
Localização: Lisboa

por charles » 6/8/2008 1:13

Prometo que vou continuar a seguir este tópico com interesse, e que vou tentar perceber os valores da gasolina vs crude ali naquele fundo do junho do teu gráfico, eu sei que tens sido bastante justo com a Galp e que a Galp merece o respeito de todos, pelo que só com dados precisos e com graficos cruzados é que se pode perceber melhor o evoluir dos preços, o tal grafico que colocas-te da outra vez é que foi util.

No meu caso eu compro a sem chumbo 95 a 1,416€ na BP ou GALP é sempre com talão de desconto :).

Cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

por MarcoAntonio » 6/8/2008 1:06

Charles, primeiro, não são precisos. Segundo, eu já referi que não tenho todas as datas e respectivas actualizações.


Já está mais do que demonstrado que no longo-prazo a evolução está correcta. E o propósito deste post era demonstrar que comportamento da GALP durante esta correcção do crude (ultimas 3 ou 4 semanas) é perfeitamente semelhante ao comportamento que teve ao longo de muitos meses de subida.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38081
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Preços da gasolina vs preços do petróleo

por jtsm888 » 6/8/2008 1:05

Boa noite
Peço desculpa mas gostava de alertar para o seguinte:
-Alguem neste forum ainda acredita que a gasolina/gasóleo que a galp está a colocar no mercado agora é a que resulta das aquisições de barris de petróleo feitas agora e aos preços actuais??
-Alguem neste forum acredita que a GALP não detem posições no mercado de futuros deste produto como cobertura para necessidades actuais e futuras?
-Alguem neste forum acredita que a GALP não faz cobertura de risco contra as flutuações $US vs €?
-Se assim fosse como se explica o aumento brutal dos resultados do 1º trimestre ( +-70% ) e os que vamos ver agora no 2º trimestre??
PS: Não detenho qq posição na GALP. Vendi GALP nos primeiros dias pós OPV ( com um lucro anualizado muito simpático....) :P
 
Mensagens: 37
Registado: 31/8/2006 17:47
Localização: lisboa

por charles » 6/8/2008 0:58

Bem vindo de férias mais uma vez, porque é que saltas-te o Junho :?:

Cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

por MarcoAntonio » 6/8/2008 0:53

Há, mas não os tenho.

Sei que o máximo (IO95) foi 1.53 e qq coisa e este é já pelo menos a quarta descida desde os máximos (houve uma descida de 1 centimo ou coisa semelhante anterior a estes 3 indicados no primeiro post).

Estes valores são mais do que suficientes para análise e comparação.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38081
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], caldeirum, Garfield, Lisboa_Casino, Luís S. Santos, m-m, malakas, MPAM, PAULOJOAO, Phil2014, trend=friend, VALHALLA, zuluotegui e 147 visitantes