Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A Inapa e o meu primeiro “Graal” dos sistemas de trading

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re

por Cem pt » 20/12/2008 22:28

Amigo Hugo Reis:
Usando a actualização do sistema de trading do RVI renovado que indiquei, a última ordem de venda foi registada quando o RVI de 55 sesssões passou a indicar um valor inferior a 50 pontos.

Esse sinal foi disparado em 25 de Abril do ano passado aos 2,55 €.

Daí para cá o RVI(55) (nesta altura marca 31,3 pontos) nunca mais conseguiu passar acima da barreira dos 50 pontos, pelo que não é muito aconselhado comprar.

No entretanto, como pode verificar no gráfico, houve 3 boas oportunidades para reforçar as vendas.

Quanto a datas de compras adequadas o melhor é ter paciência e esperar que os indicadores melhorem e possam disparar um sinal optimista!

Cem
Anexos
Inapa RVI 20081219.png
Inapa: A caminho do ko técnico?
Inapa RVI 20081219.png (18.12 KiB) Visualizado 7872 vezes
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por hugoreis » 20/12/2008 21:29

Então e o que é que acham do comportamento da Inapa, deve-se á crise, ou há outro motivo?

Será que vai recuperar ou ainda vai afundar mais?

Registado: 29/11/2007 3:52

Formula Metastock de RVI

por SobeSobeBalaoSobe » 18/12/2008 21:42

Boa noite,

Estive a testar as regras com RVI que o Cem generosamente deixou e obtive resultados muito bons, especialmente com as regras novas.

Como tive necessidade de obter as regras de cálculo do RVI, aproveito para deixar aqui o código para metastock do RVI, que tem a vantagem relativamente ao RVI nativo do MS de permitir especificar o período do desvio padrão, não ficando assim fixo no valor de 10. Talvez o código seja útil para alguém que queira testar outros parâmetros.

O RVI tem duas versões indicadas pelo autor, uma de 1993 e outra de 1995 (que é a usada no MS)

Versão de 1993:
Código: Selecionar todos
Periods:=Input("RVI Periods :",0,1000,14);
SdevPer:=Input("STD Deviation Periods :",0,1000,10);

RVIDown := ((PREV*(Periods-1))+If(ROC(C,1,%)<0,Stdev(C,SdevPer),0))/Periods;
RVIUp := ((PREV*(Periods-1))+If(ROC(C,1,%)>0,Stdev(C,SdevPer),0))/Periods;
RVIall := ( 100 * RVIUp ) / ( RVIUp + RVIDown);

RVIall

Versão de 1995:
Periods:=Input("RVI Periods :",0,1000,14); 
SdevPer:=Input("STD Deviation Periods :",0,1000,10);

RVIDownH := ((PREV*(Periods-1))+If(ROC(H,1,%)<0,Stdev(H,SdevPer),0))/Periods;
RVIUpH := ((PREV*(Periods-1))+If(ROC(H,1,%)>0,Stdev(H,SdevPer),0))/Periods;
RVIH := ( 100 * RVIUpH ) / ( RVIUpH + RVIDownH);

RVIDownL := ((PREV*(Periods-1))+If(ROC(L,1,%)<0,Stdev(L,SdevPer),0))/Periods;
RVIUpL := ((PREV*(Periods-1))+If(ROC(L,1,%)>0,Stdev(L,SdevPer),0))/Periods;
RVIL := ( 100 * RVIUpL ) / ( RVIUpL + RVIDownL);

RVIall := (RVIL + RVIH) /2;

RVIall;

abraços,
SSBS

Registado: 9/12/2008 19:06

por kuby » 28/7/2008 10:24

Bom dia

Já agora agradecia indicação de sites onde consultar o RVI.
Obrigado

Cumps
MR

Registado: 29/11/2007 9:35

re

por jone1969 » 27/7/2008 3:44

obrigado, e agora VPC(1)
vamos para a cama :)

Registado: 6/7/2008 2:24

Re: re

por rsacramento » 27/7/2008 3:34

jone1969 Escreveu:Pelo que entendi o RVI reflete os desvios dos ultimos 10 dias, e o RSI desvio diário.
(...) "
obrigado

numa palavra: não
quando referimos, p. ex., RSI(14), estamos a pedir ao indicador RSI que contemple nos seus cálculos um período de catorze sessões

Registado: 29/11/2007 12:50

re

por jone1969 » 27/7/2008 3:24

Pelo que entendi o RVI reflete os desvios dos ultimos 10 dias, e o RSI desvio diário.
Em que medida isso afecta a lógica apresentada:
"As regras eram claras: comprava quando o indicador subisse acima dos 56 pontos e vendia quando viesse abaixo dos 44 pontos. Muito directo e simples. Se fosse usado o RVI de 16 sessões estes patamares de disparo baixavam respectivamente para 54,5 e 45,5 mas de facto o RVI(14) foi definitivamente a minha escolha e como foi usado durante anos a fio posso dizer com algum orgulho que estas simples regras são, ou eram, um maná para se fazer muito dinheiro no position trading. "
obrigado

Re: re

por rsacramento » 27/7/2008 2:54

jone1969 Escreveu:(...)

em que medida a diferença de time frame altera a lógica da estratégia ?

não percebi a que te referes; podes explicar melhor?

re

por jone1969 » 27/7/2008 2:49

obrigado pela resposta.
encontrei esta explicação :
Relative Volatility Index
Introduced by Donald Dorsey, the Relative Volatility Index is similar to the Relative Strength Index (RSI), however it uses the standard deviation over the past 10 days rather than daily price change. RVI's signals are often used as confirmation to other indicators.

em que medida a diferença de time frame altera a lógica da estratégia ?

Re: Re

por rsacramento » 27/7/2008 2:10

jone1969 Escreveu:Boas
2 questões :
1. Utilizo a LJ Carregosa e não encontro o RVI, podem dar-me uma ajuda.
2. Os comandos que utilizas em que plataforma o fazes, pelo que percebo tem que ser numa que te dê acesso a uma linha de comandos, certo ?

obrigado

1. de facto não o encontro na plataforma - experimenta falar com eles
2. uso o metastock, uma aplicação que também dá para programar

googla por finbolsa ou equis, para saberes mais do metastock

(não tenho comissão :wink: )

Re

por jone1969 » 27/7/2008 1:52

Boas
2 questões :
1. Utilizo a LJ Carregosa e não encontro o RVI, podem dar-me uma ajuda.
2. Os comandos que utilizas em que plataforma o fazes, pelo que percebo tem que ser numa que te dê acesso a uma linha de comandos, certo ?

obrigado

por rsacramento » 26/7/2008 19:05

entretanto dei com dois gatos no meu código

aqui fica a correcção:
BUY

LE:= RVI(55) > 50
AND
RVI(14) < RVI(55);

LX:= RVI(55) < 44
AND
RVI(14) < RVI(44);

SE:= 0;

SX:= 0;

B:= ExtFml("ForumDll.Latch",LE,LX,SE,SX);
B > 0 AND Ref(B,-1) <= 0

SELL

AND
RVI(14) < RVI(55);

AND
RVI(14) < RVI(44);

B = 0 AND Ref(B,-1)> 0

SELL SHORT

LE:= 0;

LX:= 0;

SE:= RVI(55) < 50
AND
RVI(14) > RVI(55);

SX:= RVI(14) > 50
AND
RVI(55) > 50;

B = -1 AND Ref(B,-1) <> -1

BUY TO COVER

AND
RVI(14) > RVI(55);

AND
RVI(55) > 50;

B = 0 AND Ref(B,-1) = -1

para além disso, a instrução de fecho para os curtos não me parece bem - quando tiver uma ideia melhor venho cá

por rsacramento » 26/7/2008 18:38

obrigado pelo interesse, cem!

mas estou perplexo: a começar pelo(s) indicador(es) - repara que os valores diferem entre nós

claro que a partir daí é natural que eu não tenha nenhum sinal de short

mais, nunca (!!!) tive nenhum desde 1994...

e longo, o último foi em março de 2006

bom: deixo aqui o código que usei:
BUY

AND
RVI(14) < RVI(55);

AND
RVI(14) < RVI(44);

B > 0 AND Ref(B,-1) <= 0

SELL

AND
RVI(14) < RVI(55);

AND
RVI(14) < RVI(44);

B = 0 AND Ref(B,-1)> 0

SELL SHORT

AND
RVI(14) > RVI(55);

AND
RVI(55) > 50;

B = 0 AND Ref(B,-1) > 0

BUY TO COVER

AND
RVI(14) > RVI(55);

AND
RVI(55) > 50;

B > 0 AND Ref(B,-1) <= 0

uma última dúvida: quando abri a tua resposta estava justamente às voltas a optimizar um mini sistema que shortasse, com base no RVI(14) :)

ora, depois de muita optimização, cheguei a valores de sell short abaixo dos 50 e cobertura acima dos 10;
usando 10 anos de todas as cotadas actuais do psi 20, tive resultados positivos globais embora levasse uma tareia na PT (-33.42 %) e também na galp (-20.25 %) , embora noutras os lucros fossem significativos (por exemplo na ZON o lucro foi de 284.67 %)

a minha questão é: quando se testa um sistema em vários papéis, os resultados têm de ser positivos em todos, ou basta que o global dê positivo?

se sim neste último caso, caso queiramos aplicar o sistema a um papel que tenha levado tareia vamos optimizar para este papel específico?
Anexos
inapa.png
inapa.png (13.94 KiB) Visualizado 8820 vezes

Re

por Cem pt » 26/7/2008 18:27

Amigo Mkd :twisted: :
Quando shortamos ou tomamos posições curtas significa que se vende primeiro, se possível a um valor elevado e só fechamos a posição mais tarde comprando a mesma quantidade inicialmente vendida, se possível ao preço mais baixo possível.
Bons negócios,
Cem

Nao percebi uma coisa

por mkdevil » 26/7/2008 17:08

boas;
A ver se percebi, o objectivo deste trade é shortar ou seja comprar a um valor superior e vender a um valor inferior?

bons negocios

Registado: 18/3/2008 11:27

Re

por Cem pt » 26/7/2008 13:45

No entanto os tempos evoluem e vamos aprendendo a refinar os sinais com ajuda de outros truques ou indicadores auxiliares.
O que sugiro é juntar ao gráfico do indicador RVI de 14 sessões um outro indicador adaptado a um prazo mais alargado, neste caso o mesmo RVI mas de 55 sessões (ver no gráfico em castanho bastante bold).
O que fazer então?
Aqui fica o que penso, devendo em seguida efectuar-se testes de confirmação dos resultados:
A) Temos portanto 2 indicadores, um de longo prazo que é o RVI(55) e outro de médio prazo que é o RVI(14).
B) As regras de tomada de posições resultarão da combinação de valores do RVI(55) e do RVI(14).
C) Uma posição longa deve ser tomada sempre que o RVI(55) se encontra acima dos 50 pontos e com o RVI(14) abaixo do RVI(55).
D) Uma posição curta deve ser tomada sempre que o RVI(55) se encontra abaixo dos 50 pontos e com o RVI(14) acima do RVI(55).
E) A experiência diz-nos que a melhor forma de reforçar posições longas é quando o longo prazo está ascendente e existem correcções no médio prazo, isto é, o RVI(55) acima dos 50 pontos e RVI(14) abaixo dos 44 pontos.
F) Da mesma forma a melhor altura para reforçar posições curtas é ter o longo prazo descendente e um bom rally no médio prazo, ou seja, o RVI(55) abaixo dos 50 pontos e RVI(14) acima dos 56.

Tomando em conta estes princípios, o sinal de posições curtas na Inapa vem já de trás em 2007, situação que ainda não se alterou porque o RVI(55) continua abaixo dos 50 pontos.
Em 2008 as regras originariam em complemento o reforço de posições curtas, para acrescentar à posição original curta iniciada em 2007, a ser disparadas em:
- 15 de Fevereiro na abertura a 0,93.
- 4 de Abril na abertura a 0,90.

Fica a sugestão, mas por favor testem a ideia.
Bons negócios.
Cem
Anexos
Inapa RVI Renovado 20080725.png
Inapa: RVI(14) e RVI(55)
Inapa RVI Renovado 20080725.png (14.54 KiB) Visualizado 8961 vezes

Re

por Cem pt » 26/7/2008 13:04

Exacto.
Abraço,
Cem

P.S: Ficam para curiosidade os sinais do RVI(14) na Inapa em 2008.
Anexos
Inapa RVI 20080725.png
Inapa: RVI(14) e os sinais em 2008
Inapa RVI 20080725.png (14.04 KiB) Visualizado 8984 vezes

Re: A Inapa e o meu primeiro “Graal” dos sistemas de trading

por rsacramento » 23/7/2008 23:50

Cem Escreveu:(...)O sinal que podem observar no gráfico indica um claro disparo de ordem de compra à data de ontem, tendo o RVI(14) retornado um sinal de vendido na Inapa na última vez em 30 de Agosto do ano passado.
Evidentemente que nenhum indicador é infalível mas que se trata de um sinal com fortes probabilidades de sucesso, atendendo à sua performance passada, resta aguardar e ir acompanhando…

Disclaimer: Resta-me dizer que passei a ficar comprado em Inapa, obviamente.

Cem

Viva cem!
ao desenterrar este tópico deparei-me com uma dúvida básica:
quem trabalha em end of day (penso aliás que tenha sido o caso contigo) vê o sinal mas só entra, de facto, no dia seguinte, e o mesmo para sair
estou certo?
Anexos
inapa.png
inapa.png (10.7 KiB) Visualizado 9368 vezes

Re

por Cem » 26/1/2007 11:16

Migo Mek:
Boas, o "Graal" neste caso é o indicador ou o sistema de trading.
Os entusiastas da AT desde anos imemoriais que procuram o sitema de trading que lhes retorne lucros permanentes.
Como isso nunca foi possível, nem nunca será, mas continuam a pesquisar à procura da fórmula "mágica" que lhes proporcione esse objectivo ilusório, na gíria essa procura é considerada por analogia como a procura do "Graal"...
Enfim, há uns sistemas que são claramente melhores que outros mas nós, humanos, continuamos imbuídos de gostar de fazer parte desta cruzada pela procura do "tesouro"!
Olha, enquanto isto for dando umas massas de forma mais ou menos consistente, desde que os lucros acumulados no fim do ano cubram de forma clara os prejuízos acumulados das perdas derivads da aplicação de um sistema de trading, vamos indo bem!
Abraço e boa sorte tb para ti.
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

por The Mechanic » 26/1/2007 10:54

Ó Cem !!

Então a Inapa é um "Graal" ?! Sabes o que é o "Graal" !? Claro que sabes .É aquilo que os Cruzados procuravam e nunca encontraram ,se calhar porque nunca souberam lá muito bem o que procuravam ...

Et tu !? Quo vadis !?
Alea jacta est e o camandro ...

Eu não tenho Inapa mas gosto do teu Sistema de trading . Espero que continue a dar-te resultados . Vái é partilhando alguns bitaites de vez em quando que é pra eu , humildemente , aprender ... depois ultrapassar-te e humilhar-te , naturalmente.

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

A Inapa e o meu primeiro “Graal” dos sistemas de trading

por Cem » 26/1/2007 10:28

Nos 2 primeiros anos de iniciação aos mercados financeiros nunca utilizei indicadores de Análise Técnica, nem sequer sabia o que era isso, mas foi ainda na primeira metade dos anos 90 que descobri esta ferramenta magnífica de passar a usar pequenos sistemas de trading, na altura pouco sofisticados e relativamente simples.
Desde cedo que fui descobrindo que as melhores estratégias passavam claramente por usar indicadores do tipo tendencial, é a forma mais simples e clássica de ganhar dinheiro na Bolsa.
Também rapidamente detectei que as médias móveis, embora sendo efectivas no longo prazo, traziam água no bico porque devido ao seu “lagging” faziam com que se desperdiçassem os primeiros dias de força do início duma tendência antes de dispararem um sinal de compra.
Desta forma comecei já nessa altura a testar outras pistas que me retornassem sinais mais rápidos. De facto é possível conseguir este objectivo através de um bom indicador tendencial que derivasse duma análise expedita ao aumento de momentum, à procura de uma aceleração súbita baseada numa relação entre o preço e volume e em especial, pelos melhores resultados obtidos em testes nas acções nacionais, num tipo de breakout de aumento da volatilidade em qualquer dos sentidos acima de determinados patamares.
Foi desta última fase que na altura passei a considerar como o melhor indicador do meu arsenal um relacionado com volatilidades, estudei-o a fundo em pleno século XX, felizmente gerando sempre excelentes retornos, mais me compensou o investimento dessa minha pesquisa: foi o RVI (Relative Volatility Índex).
Após centenas de testes nos gráficos diários os períodos de melhores rentabilidades estavam sistematicamente compreendidos entre as 12 e as 17 sessões, tendo adoptado pessoalmente o valor médio de 14 sessões.
As regras eram claras: comprava quando o indicador subisse acima dos 56 pontos e vendia quando viesse abaixo dos 44 pontos. Muito directo e simples. Se fosse usado o RVI de 16 sessões estes patamares de disparo baixavam respectivamente para 54,5 e 45,5 mas de facto o RVI(14) foi definitivamente a minha escolha e como foi usado durante anos a fio posso dizer com algum orgulho que estas simples regras são, ou eram, um maná para se fazer muito dinheiro no position trading.

Por me lembrar bem desses tempos resolvi deixar aqui para curiosidade o que diz esse meu ex-“Graal”, o RVI(14), sobre a Inapa.
Esta Inapa tem uma história curiosa de introdução: foi a primeira acção com que me estreei alguma vez a comprar numa Bolsa, em inícios dos anos 90, na altura tinha uma excelente liquidez e seguia bem as tendências dominantes. Hoje tem o handicap de não fazer parte do índice do PSI-20 e portanto anda algo esquecida, mas pode ser que este pequeno “despertar” do claro aumento de volume a faça retornar aos seus tempos gloriosos de belos lucros especulativos de então.
O sinal que podem observar no gráfico indica um claro disparo de ordem de compra à data de ontem, tendo o RVI(14) retornado um sinal de vendido na Inapa na última vez em 30 de Agosto do ano passado.
Evidentemente que nenhum indicador é infalível mas que se trata de um sinal com fortes probabilidades de sucesso, atendendo à sua performance passada, resta aguardar e ir acompanhando…

Disclaimer: Resta-me dizer que passei a ficar comprado em Inapa, obviamente.

Cem
Anexos
InapaExRVI070126.png
A Inapa acordou?
InapaExRVI070126.png (34.07 KiB) Visualizado 9819 vezes

Registado: 18/4/2003 1:58

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 147 visitantes