Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae sgps...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Resina » 6/7/2008 22:36

vold Escreveu:certo, mas não entram ou saiem quando a acção entra ou não no psi20. os outros sim e daí poderem originar alguma volatilidade.

Certo, mas recordo-me de uma execpção: Soares da Costa...
Fora do Psi20 tinha volumes enormes, depois quando entrou baixaram...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por vold » 6/7/2008 22:23

certo, mas não entram ou saiem quando a acção entra ou não no psi20. os outros sim e daí poderem originar alguma volatilidade.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 720
Registado: 29/11/2007 14:23
Localização: oeiras

por Resina » 6/7/2008 22:21

BestBraga Escreveu:Tretas, é o que vai...
Analìse bem a empresa e veja qual o seu real valor...
Acredito que poderá descer ainda mais,talvez vá á casa dos 0,5

Eu até posso analisar a empresa e ver o valor real, até posso poupar esse trabalho e ver as analises dos analistas... É o que por aí não falta. E o que é que isso me alegra? Nada, simplesmente nada, ela pode continuar a cair... No Bull Market quantas estavam acima do valor real e continuavam a subir... É a mesma coisa, mas no sentido inverso...
Ir até aos ,50€, porque? que tem esse valor de especial..?
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Resina » 6/7/2008 22:06

vold Escreveu:resina penso que não foi isso que o Silverwolf quis dizer.

tendo em conta que a sonae sgps já não tem nenhuma participação na sonae capital, então é indiferente se a sonae capital entra ou não no psi20, para a evolução da sonae sgps.

quanto à entrada no psi20 influenciar ou não a evolução das cotadas não sei se é assim tão simples, visto que existem fundos que replicam o psi20 e entrando uma cotada nova então esses fundos têm que reajustar posições.

Existem fundos que tem diversas acções que não estão no psi20...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por vold » 6/7/2008 21:52

resina penso que não foi isso que o Silverwolf quis dizer.

tendo em conta que a sonae sgps já não tem nenhuma participação na sonae capital, então é indiferente se a sonae capital entra ou não no psi20, para a evolução da sonae sgps.

quanto à entrada no psi20 influenciar ou não a evolução das cotadas não sei se é assim tão simples, visto que existem fundos que replicam o psi20 e entrando uma cotada nova então esses fundos têm que reajustar posições.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 720
Registado: 29/11/2007 14:23
Localização: oeiras

por Resina » 6/7/2008 20:16

Silverwolf Escreveu:
Resina Escreveu:
jpv28 Escreveu:2.ªfeira a tendência vai mudar para NORTE:
1-SonaeCapital com boas perspectivas de entrar no PSI20;
2-Bolsas americanas estiveram fechadas para comemorar o dia da independência;
3-o preço do crude vai baixar. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

È só fé...
Eu cá não faço "apostas" dessas. Se tiver de subir muito bem, se não tiver de subir então que continue a sua queda...
Tanto se pode ganhar nas subidas, como nas descidas, por isso é irrelevante o seu caminho...
Agora dizer que ela vai subir porque a Sonae Capital tem boas perspectivas (se afectar, afecta a propria, não a Sgps).; as bolsas norte-americanas até podiam subir 5% que isso era irrelevante..., e o preço do crude baixar, deve ser tão certo como a crise já ter acabado hoje...
Abraço


E afecta apenas a própria pq? Pq capital está fora da sgps... se fosse sonae com já o filme era diferente...

Tem se dito mta coisa neste fórum sem qualquer fundamentação, quem diz que esta acção vai cair tipo a pararede não pode perceber nada das diferenças entre ambos os negócios.

Mais atenção com essas afirmações.

Normalmente este tipo de noticias fazem mexer o titulo, mas isso não é garantido que suba...
Fora ou dentro do psi20 a empreas é o mesmo...
Acho isso irrelevante...
Abraço
Editado pela última vez por Visitante em 6/7/2008 22:12, num total de 1 vez.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por artista_ » 6/7/2008 14:59

Silverwolf Escreveu:
Tem se dito mta coisa neste fórum sem qualquer fundamentação, quem diz que esta acção vai cair tipo a pararede não pode perceber nada das diferenças entre ambos os negócios.

Mais atenção com essas afirmações.


Ainda assim aqui há uns anos atrás era bem pior, em cada 10 mensagens uma tinha interesse, as outras nove eram de comentárias "desnutridos" a dizerem que "sobe ao cèu" ou "cai até zero" :)

Abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Silverwolf » 6/7/2008 13:07

Resina Escreveu:
jpv28 Escreveu:2.ªfeira a tendência vai mudar para NORTE:
1-SonaeCapital com boas perspectivas de entrar no PSI20;
2-Bolsas americanas estiveram fechadas para comemorar o dia da independência;
3-o preço do crude vai baixar. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

È só fé...
Eu cá não faço "apostas" dessas. Se tiver de subir muito bem, se não tiver de subir então que continue a sua queda...
Tanto se pode ganhar nas subidas, como nas descidas, por isso é irrelevante o seu caminho...
Agora dizer que ela vai subir porque a Sonae Capital tem boas perspectivas (se afectar, afecta a propria, não a Sgps).; as bolsas norte-americanas até podiam subir 5% que isso era irrelevante..., e o preço do crude baixar, deve ser tão certo como a crise já ter acabado hoje...
Abraço


E afecta apenas a própria pq? Pq capital está fora da sgps... se fosse sonae com já o filme era diferente...

Tem se dito mta coisa neste fórum sem qualquer fundamentação, quem diz que esta acção vai cair tipo a pararede não pode perceber nada das diferenças entre ambos os negócios.

Mais atenção com essas afirmações.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 516
Registado: 15/1/2008 17:43

por Resina » 6/7/2008 1:45

jpv28 Escreveu:2.ªfeira a tendência vai mudar para NORTE:
1-SonaeCapital com boas perspectivas de entrar no PSI20;
2-Bolsas americanas estiveram fechadas para comemorar o dia da independência;
3-o preço do crude vai baixar. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

È só fé...
Eu cá não faço "apostas" dessas. Se tiver de subir muito bem, se não tiver de subir então que continue a sua queda...
Tanto se pode ganhar nas subidas, como nas descidas, por isso é irrelevante o seu caminho...
Agora dizer que ela vai subir porque a Sonae Capital tem boas perspectivas (se afectar, afecta a propria, não a Sgps).; as bolsas norte-americanas até podiam subir 5% que isso era irrelevante..., e o preço do crude baixar, deve ser tão certo como a crise já ter acabado hoje...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Resina » 6/7/2008 1:42

artista Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:"Apostila – Os investidores que acertadamente passaram para o lado da liquidez não esquecerão a estratégia oportunistica de "ir aos saldos"… sempre com muito cuidado: o que parece barato pode passar rapidamente a "baratíssimo".


Mais uma idéia muitas vezes "adulterada"... em saldos não está um título só porque caíu muito, ás vezes os melhores saldos até estão em empresas que cairam menos... seja como for, ou se sabem avaliar o valor dos títulos ou se usa outra estratégia qualquer, comprar só porque caiu muito é que não chega...

Bom fim-de-semana

artista

No Bull Market, quando um titulo sobe, tem uma tendencia a subir ainda mais..., por isso quando um titulo cai num Bear market, se um titulo cai, cai ainda mais...
E das tais coisas se pensarmos que um titulo é estavel num bull, acaba por ser igual num bear...
Por isso titulos baratos, não querem dizer nada... A bolsa tende a ser irracional, por isso o que é barato, pode bem ficar ainda mais barato...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por BestBraga » 6/7/2008 0:41

Resina Escreveu:Mais um dia de queda, e sinais de recuperar nada...
para aqueles que diziam ha umas semanas que estava boa para comprar, o que dirão eles agora!? Que são oferecidas...
Ainda vamos ver a sonae sgps abaixo da pararede... Já faltou mais...
Abraço


Tretas, é o que vai...
Analìse bem a empresa e veja qual o seu real valor...
Acredito que poderá descer ainda mais,talvez vá á casa dos 0,5...,está aqui mais um exemplo do"monstro que vai crescendo e come-se a ele proprio".Sérá um daqueles papeis que numa sessão subirá astronomicamente,e após isso, consolidará e lá irá para o seu "justo valor"
Vamos aguardar e estar atentos,agora que os tempos estão desfavoraveis ,lá isso estão,mas até para os caracois tá mau...ahahah
 
Mensagens: 62
Registado: 29/11/2007 11:22
Localização: Braga

por jpv28 » 5/7/2008 22:22

2.ªfeira a tendência vai mudar para NORTE:
1-SonaeCapital com boas perspectivas de entrar no PSI20;
2-Bolsas americanas estiveram fechadas para comemorar o dia da independência;
3-o preço do crude vai baixar. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Mensagens: 43
Registado: 29/11/2007 9:26
Localização: Horta

por MNFV » 5/7/2008 19:25

Eu tenho uma visão mais AT desta acção.

Houve o split da SCapital, ela perdeu valor, os mercados estiveram maus, começou a descer e com o efeito bola de neve, porque ninguém quer ficar agarrado a acções com esta tendência e com perdas crescentes o papel foi mudando de mãos e os stops foram sendo accionados.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1184
Registado: 28/12/2007 17:02

Sonae SGPS

por joao4702 » 5/7/2008 15:51

Não comento os desenvolvimentos deste negócio entre o BPI e a Sonae.

Deixo sim um gráfico que mostra muito bem o que por aqui se passa. Não há fundo à vista por enquanto mas estou em querer que os resultados semestrais irão clarificar o rumo de curto prazo do papel.

Para já stay out! De facto é impressionante não a queda mas o espaço de tempo em que aconteceu: veja-se que para atingir novamente os 1,90 € terá que subir 200%.

Um abraço.
Anexos
SONAE,SGPS.png
SONAE,SGPS.png (11.69 KiB) Visualizado 8145 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 574
Registado: 21/9/2006 10:04
Localização: S. João da Madeira

por artista_ » 5/7/2008 10:13

salvadorveiga Escreveu:"Apostila – Os investidores que acertadamente passaram para o lado da liquidez não esquecerão a estratégia oportunistica de "ir aos saldos"… sempre com muito cuidado: o que parece barato pode passar rapidamente a "baratíssimo".


Mais uma idéia muitas vezes "adulterada"... em saldos não está um título só porque caíu muito, ás vezes os melhores saldos até estão em empresas que cairam menos... seja como for, ou se sabem avaliar o valor dos títulos ou se usa outra estratégia qualquer, comprar só porque caiu muito é que não chega...

Bom fim-de-semana

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por salvadorveiga » 5/7/2008 2:16

Resina Escreveu:Mais um dia de queda, e sinais de recuperar nada...
para aqueles que diziam ha umas semanas que estava boa para comprar, o que dirão eles agora!? Que são oferecidas...
Ainda vamos ver a sonae sgps abaixo da pararede... Já faltou mais...
Abraço


E aqui so me vem a cabeça o artigo do Dr Fernando Braga de Matos na ultima 6a feira...

"Apostila – Os investidores que acertadamente passaram para o lado da liquidez não esquecerão a estratégia oportunistica de "ir aos saldos"… sempre com muito cuidado: o que parece barato pode passar rapidamente a "baratíssimo".
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4483
Registado: 12/3/2008 22:06

por Resina » 5/7/2008 1:49

Mais um dia de queda, e sinais de recuperar nada...
para aqueles que diziam ha umas semanas que estava boa para comprar, o que dirão eles agora!? Que são oferecidas...
Ainda vamos ver a sonae sgps abaixo da pararede... Já faltou mais...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por James Wheat » 4/7/2008 14:32

Zenith Escreveu:
James Wheat Escreveu:
crdias Escreveu:Não há outra: foi clara má gestão - uma péssima decisão de negócio !! E ou isto leva uma enorme volta até 15 Nov 2010, ou... Bem, à data de hoje, a perda de €187 milhões é superior a 2/3 dos resultados líquidos anuais da Sonae Sgps (reporto a 2007). Impressionante o buraco em que estão metidos !Ab+Bn.

[/b]:wink: !


A avaliação só deve ser feita no final.
No entanto o que ressalta é que a administração acreditava na evolução positiva do negócio e que isso se deveria reflectir nas cotações.
É óbvio que a administração errou quanto á evolução das cotações mas como não é uma empresa que preste serviços financeiros não é por ai que lhe pode ser assacada incompetência.


Não quero prolongar este 'chat', mas... se o negócio deles não é o financeiro, mais uma razão para largarem o papel - até porque o custo dessa posição era de €1,045/acção, logo tinham quase 100% de mais-valia !
Se não dominam a área não devem mexer nela - logo sell os 132,8 milhões de acções.
Foi incompetência - por muito que nos custe a todos que estamos no papel.
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

por Metralha626 » 4/7/2008 14:19

Ela lá vai descendo paulatinamente...vamos lá ver se consigo aperceber-me de reais sinais de inversão quando tal acontecer (alguém tem dicas para esses sinais ? )...sim, que digam o que disserem, a SON tem valor!!!
"Mais vale uma na mão, que duas no soutien..."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 29/12/2007 0:10
Localização: LX

por Zenith » 4/7/2008 13:49

James Wheat Escreveu:
crdias Escreveu:Não há outra: foi clara má gestão - uma péssima decisão de negócio !! E ou isto leva uma enorme volta até 15 Nov 2010, ou... Bem, à data de hoje, a perda de €187 milhões é superior a 2/3 dos resultados líquidos anuais da Sonae Sgps (reporto a 2007). Impressionante o buraco em que estão metidos !Ab+Bn.

[/b]:wink: !


A avaliação só deve ser feita no final.
No entanto o que ressalta é que a administração acreditava na evolução positiva do negócio e que isso se deveria reflectir nas cotações.
É óbvio que a administração errou quanto á evolução das cotações mas como não é uma empresa que preste serviços financeiros não é por ai que lhe pode ser assacada incompetência.
A questão é saber se no que respeita ao negócio eles erraram ou não. Se o negócio evoluir positivamente isso ir-se-á mais cedo ou mais tarde reflectir nas cotações (como diz W. Buffett a bolsa é no longo prazo uma balança mas no curto prazo não passa de uma máquina de medir popularidade). Mesmo que a adequação das cotações à evolução positiva do negócio se dê após 2010, parece-me que não terão problemas, se demonstrarem solidez e crescimento, em renegociar novo acordo que não passe por uma liquidação imediatede 187M€ ou o que for na altura do terminos do contrato.
 
Mensagens: 201
Registado: 29/11/2007 14:36
Localização: Aveiro

Re: SONAE SGPS

por James Wheat » 4/7/2008 12:55

Metralha626 Escreveu:Mr. James:
Pelo que entendi, se o mercado não acreditar na recuperação própria até Nov 2010, esse mesmo mercado vai continuar a desvalorizar esta acção...é uma sucessão tipo bola de neve...
cumprimentos


I am afraid so...
Eu creio que a Cia fez esse negócio para dar uma indicação positiva ao mercado de que a Gestão acreditava fortemente no valor da acção; e acreditava tanto, que não quis largar o papel a €2,00s, tendo preferido permanecer exposta à sua evolução... positiva, so they thought.
Acontece que correu mal - a saída do papel tem sido massiva ! - e embora contabilisticamente não vá a perda senão no final do prazo de 3 anos (15 Nov 2010), a verdade é que a brutal queda da cotação representa uma 'future liability' enorme !
Ou seja, virou-se o feitiço contra o feiticeiro: em vez de balizar o valor da acção nos €2,06, funciona hoje como um futuro negativo - está ali uma perda futura enorme, que aumenta na medida da queda da cotação, logo é algo que se auto-alimenta.
Eu já aqui o disse: para mim a cotação só vai parar de cair, quando a Cia começar a comprar papel, até lá...
Relembro que na AG de aprovação das contas de 2007, a Administração da Cia obteve autorização para compra, no prazo de 18 meses desde essa data, até 10% do capital em acções próprias - logo 200 milhões de acções.
Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

SONAE SGPS

por Metralha626 » 4/7/2008 12:43

Mr. James:

Pelo que entendi, se o mercado não acreditar na recuperação própria até Nov 2010, esse mesmo mercado vai continuar a desvalorizar esta acção...é uma sucessão tipo bola de neve...

cumprimentos
"Mais vale uma na mão, que duas no soutien..."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 29/12/2007 0:10
Localização: LX

por James Wheat » 4/7/2008 10:11

crdias Escreveu:James Wheat esses 4 mil milhoes nao tinha incorporado a sonae Capital?


Já então o valor da Son capital era peanuts (12,5% do total, valorizado a preços inflaccionados ?) e hoje então nem se fala.
Se quiser mesmo comparar tudo, adicione a capitalização bolsista actual da Son Capital à da Sonae Sgps e a soma dos dois compara então com os €4 mil milhões em Dez 2007.

Esclareço: eu não culpo o Belmiro e a Admistração da Cia pelo descalabro na bolsa, porque isso tem afectado tudo e todos, não tem feito reféns.
O que eu questiono é o tremendo erro de avaliação feito pelos decisores da Cia em 15 Nov 2007, quando a crise do subprime já estava mais do que declarada.
Então podiam ter vendido 6,64% de acções próprias que detinham em bolsa, a preços acima de €1,90s ficando sem qualquer encargo; preferiram antes manter a exposição, porque acreditavam que valia mais. Hoje a cotação está a... €0,65.
Repito: leiam o balanço e contas do 1º trimestre 2008. Está lá descrita a perda. Não está contabilizada qualquer cobertura feita da posição - o que poderiam ter feito. Ter feito a cobertura dessa posição teria sido também uma opção viável, com a vantagem de não libertarem 132,8 milhões de acções no mercado, provocando seguramente alguma queda da cotação em 2007 (o que se entende que quisessem evitar).

Não há outra: foi clara má gestão - uma péssima decisão de negócio !! E ou isto leva uma enorme volta até 15 Nov 2010, ou... Bem, à data de hoje, a perda de €187 milhões é superior a 2/3 dos resultados líquidos anuais da Sonae Sgps (reporto a 2007). Impressionante o buraco em que estão metidos !Ab+Bn.

PS: estou longo a €1,06 preço médio. Com muito papel. Cometi um claro erro - tirei o stop na altura dos dividendos, que coincidiu com a formação de uma forte resistência a €1,14. Achei, por tudo o que sabia/sei, que estava relativamente seguro, até porque a queda já era enorme e os resultados de 2008 esperam-se positivos. É a vida - isto vai-se a aprender até morrer, James, não há heróis :wink: !
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

por Silverwolf » 4/7/2008 8:14

Com estas quedas não me parece que haja qq fundo internacional que esteja a entrar...

Alguém sabe as regras que têm de ser cumpridas para tirar uma acção de bolsa?
Não me parece que o vá fazer pelo menos para já até pq se não me engano para tirar tem de oferecer um preço médio de um último período que não é assim tão pequeno, e como as quedas têm sido bem fortes o preço médio estará bem acima do que está no mercado agora...

Sonae Com já é outra historia, mas vamos ver.. hoje states tão fechados, se sai uma má noticia e os futuros deles ficam negativos uiui
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 516
Registado: 15/1/2008 17:43

por BestBraga » 4/7/2008 0:23

Resina Escreveu:Espero não me enganar...
Mas eu fiquei cá a pensar para o meus botões:
O Belmiro mete-as no topo, e compra-as no fundo...
A Sonae Com parece que vai adquirir 10% de acções próprias, não estará tambem uma acção dessas para a Sgps!?
Cá para mim, ou vai aproveitar e tirar as duas, ou então vai tirar só uma da bolsa...
Hummm... Suspeito...


Vamos então lá especular um pouco...
Tambem não me acredito nestes valores...Algo me diz que estas quedas abruptas têm "toque" e objectivo bem defenido.O negocio feito com o BPI termina em 15 Nov de 2010, ate lá convem adquirir bem no fundo uns milhoes de titulos para nessa altura poder compensar o negocio feito-não vão elas valer menos que os 2 euros e se eventualmente valerem mais,é tudo lucro... :wink:
Outras 2 questoes me intrigam,1º os investimentos continuam a fazer-se ,e depois a SGPS pelo que sei,e corrijam-me se estiver errado,foi uma das eleitas de um fundo internacional ainda á relativamente pouco tempo...
 
Mensagens: 62
Registado: 29/11/2007 11:22
Localização: Braga

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], hugob0ss, Lisboa_Casino, Maverick StockMan, PAULOJOAO e 153 visitantes