Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 2/7/2008 0:34

A AT não é mais que uma "imagem gráfica" dos sentimentos que intervêm no mercado... obviamente que gráficos como os actuais da bolsa portuguesa, antevêm um ressalto forte... quando e apartir de que valores parece-me impossível de determinar!

Bons negócios

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por whitebala » 2/7/2008 0:23

Caro Ulisses

Contrariamente ao habitual neste caso apresenta uma opinião não baseada na AT mas sim em sentimentos.
Ou seja da-nos um palpite :?

Não será que existe algo mais que poderia compartilhar conosco sobre o que pensa que vai acontecer amanhã? (e como a AT o pode justificar?)

Yo no creo en brujas pero que las hay...... :wink:

Registado: 29/11/2007 14:26

por corvo47 » 1/7/2008 23:25

He...pá
Desculpem lá a linguagem,e a opinião,mas tenho-a que a expresssar,com ressaltos ou sem eles a bolssa é isto mesmo,e cada um tem a sua estrategia.Se alguem se entala ou não,o problema é da cada um.Agora pergunto eu,e se efectivamente-mesmo por mais infima que seja a hipotese-houver mesmo um verdadeiro ressalto?Não será previsivel,mas a bolsa não é só fundamental ou tecnica,tem a componente Irracional do ser humano.Quando vejo pessoas a pedirem minimos de á 10 anos atrás até me dá riso.Por certo nessa altura uma bica tambem estava nos minimos-pelos saudosos 20 escudinhos-e agora não se bebe uma bica por menos de o,60€-equivalente a 120$-Contextualizemos,evidente que estamos claramente "Bear"mas tambem não se esqueçam que é nestas alturas que se fazem os grandes e mais espetaculares negocios....[/quote]

Estamos de acordo!

Fui eu que falei em bicas, mas espero não ter sido mal entendido.
Um abraço.

Bons negócios

Registado: 14/3/2008 22:39

por corvo47 » 1/7/2008 23:22

majomo Escreveu:
corvo47 Escreveu:Ressaltos?

Ou os apanhamos ou não. Se for só de um dia eu não o apanho,se demorar alguns dias ,pode ser que sim.

Acompanhaste o ressalto da bolsa na semana passada, até o Ulisses disse que ele aí estava e questionou-se se seria de um dia, uma semana ou mais...

A verdade é que foi apenas um dia e aposto que muitos foram os que se entalaram, tal é a ganância de aproveitar estas quedas, esquecendo que ainda podem descer mais...

Normalmente não entre em ressaltos que prevejo que sejam só de um dia. ou seja, não entre no primeiro dia

por BestBraga » 1/7/2008 23:14

majomo Escreveu:

Ou os apanhamos ou não. Se for só de um dia eu não o apanho,se demorar alguns dias ,pode ser que sim.

Acompanhaste o ressalto da bolsa na semana passada, até o Ulisses disse que ele aí estava e questionou-se se seria de um dia, uma semana ou mais...

A verdade é que foi apenas um dia e aposto que muitos foram os que se entalaram, tal é a ganância de aproveitar estas quedas, esquecendo que ainda podem descer mais...

He...pá
Desculpem lá a linguagem,é a minha opinião,mas tenho que a expresssar,com ressaltos ou sem eles a bolssa é isto mesmo e cada um tem a sua estrategia.Se alguem se entala ou não,o problema é da cada um.Agora pergunto eu,e se efectivamente-mesmo por mais infìma que seja a hipotese-houver mesmo um verdadeiro ressalto?Não será previsivel,mas a bolsa não é só fundamental ou tecnica,tem a componente Irracional do ser humano,que dirás tu?Quando vejo pessoas a pedirem minimos de 10 anos atrás, até me dá riso.Por certo nessa altura uma bica tambem estava nos minimos-pelos saudosos 20 escudinhos-e agora não se bebe uma bica por menos de o,60€-equivalente a 120$-.Contextualizemos,evidente que estamos claramente "Bear"mas tambem não se esqueçam que é nestas alturas que se fazem os grandes e mais espetaculares negocios....
Editado pela última vez por BestBraga em 1/7/2008 23:23, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 11:22

...

por Negocios Mendes » 1/7/2008 23:13

Ulisses Pereira Escreveu:
Quem quiser investir esta semana deve estar 75% certo que as empresas irão valer menos na 6ª á tarde!

elmoreira, é exactamente este o sentimento de que falo. Mais... quando vejo o editor de economia da SIC (que até domina Economia mas Bolsa... :roll: ) dizer que um "crash" pode estar para breve, acho que atingimos um claro estado de pessimismo em que a esmagadora maioria acha que o único caminho é o de queda. Ou seja, se a esmagadora maioria está pessimista, a maioria já vendeu.Assim sendo quem vai fazer o mercado cair? :)

Esta teoria da opinião contrária é a responsável por eu acreditar num ressalto para amanhã. Mas o problema da teoria da opinião contrária é que só nos extremos é fiável. E teremos atingido esse extremo? No muito curto prazo, acredito que sim.

Sabem como tenho estado muito pessimista nos últimos meses. Mas se acredito num bom ressalto nos próximos dias por que não o devo dizer? Por que muitos podem interpretar isso como se eu estivesse a dizer que o "Bear Market" acabou? Nahhh... isso era passar um atestado de incapacidade de compreensão aos utilizadores do Caldeirão. Um ressalto é apenas um ressalto. Nada mais do que isso.

Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses,

concordo com tudo o que escreves... no entanto deixo tres "Question Mark": acho que se a subida do PSI fôr superior a 5% só amanha, nao acho que seja apenas um ressalto como tu dizes.
Mas o que interessa é facturar e acho que estao todos ansiosos por isso.
Abraco,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por Ulisses Pereira » 1/7/2008 23:13

Excelentes intervenções do Jesse James e do Duck Flag. Parabéns!

Majomo, aqueles que tentarem apanhar qualquer ressalto num "Bear Market" devem ter os "stops" apertados para não ficarem agarrados a acções com tendência descendente caso o ressalto não suceda.

Gostaria ainda de esclarecer mais um pormenor. O bom fecho dos States prejudicou um pouco o meu cenário. O cenário perfeito era uma primeira metade da manhã completamente vermelha, com mais quedas fortes à semelhança de hoje. Com este fecho dos States, este "setup" torna-se mais difícil.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Rebound?

por Pirronico » 1/7/2008 23:11

With the futures trading down before the market opened, investors were predicting a bad day for stocks. But by mid-afternoon the Dow was in positive territory.

Such a scenario is “the most bullish thing that can happen,” Cramer said during Stop Trading!.

“I think the shorts have to cover,” Cramer said.

Tal como mt gente, hoje eu esperava q as bolsas americanas enveredassem definitivam/ p terreno dos ursos. Mas realm/ equivoquei-me! Com a ajuda do índice ISM e de vendas menos más q o esperado (GM), os índices americanos conseguiram fechar no verde. Fica a ideia de q quem tinha q vender, já vendeu! O q há é mt gente curta... Se essas pessoas (q estão shorts) acharem q é altura de fechar posições podemos assitir a um rebound já amanhã.
Seguindo o conselho de Cramer, aamnhã, bem cedo, vou fechar a única posição q ainda tenho curta e inverter a estratégia p longo.
Por mim o tempo de apostar nas descidas já era!

BN a todos![/b][/i]

Registado: 19/2/2008 18:04

por trial » 1/7/2008 23:09

Há espaço para um ressalto. Com este pessimismo generalizado é a minha duvida ,

O sentimento é de tal ordem que hoje no Canal televisivo Arte teve um longo programa sobre as ultimas crises no mundo económico-financeiro .
No seguimento duma entrevista retive entre outras coisa o alerta que todas as matérias-primas são esgotáveis , centrais nucleares , temos urânio para mais 50 anos .

Conclusão ou mudamos de vida ou o planeta é incapaz de satisfazer as nossa necessidades
cmps

Registado: 18/1/2008 16:20

por Jesse James » 1/7/2008 23:07

majomo Escreveu:Supondo que amanhã acontece o tal ressalto, como deve um investidor posicionar-se no mercado?

Que defesas? Comprar e vender no próprio dia?

Que tipo de acções, as que desceram muito e têm pouca liquidez, ou as que desceram menos e com maior liquidez?

Na minha opinião deve posicionar-se como o fez até aqui. Deve-se manter a estratégia. Não me parece de bom senso, por exemplo, que quem nunca fez daytrade, o faça, porque amanhã vai haver um provável ressalto.

Se tem uma posição de médio longo prazo, vai olhar para os fundamentais e ver o potencial de entrada.

Acima de tudo há que ter uma estratégia e segui-la.

Ter uma watchlist e acompanha-la diariamente de acordo com a estratégia adoptada. Disciplina. Evitar emoções. Racionalidade.
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por Vencer na Bolsa » 1/7/2008 23:05

el_Moreira Escreveu:Agora, se me dizem que "é quando este sentimento está generalizado que os ressaltos ocorrem...", peço-vos que me expliquem.

Talvez este artigo seja explicativo:

«O pensamento contrário»
FONTE: http://vencernabolsa.blogspot.com/

O pensamento contrário consiste em detectar oportunidades quando a grande maioria têm medo ou está desiludida.
É fechar as nossas posições em carteira enquanto a multidão está absurdamente eufórica com as grandes subidas.
O pensamento contrário não é fazer tudo ao contrário, mas ter perspectiva crítica e usá-la a partir da nossa percepção do estado do mercado.
Serve para agir quando a multidão faz algo de exagerado, seja no sentido do absurdo, impulsividade, medo, euforia, etc.

O nosso comportamento em multidão é pouco esperto.
É natural na condição humana ceder para agradar a quem nos rodeia.
Os investidores profissionais sabem usar o pensamento contrário e especializam-se em fenómenos de mercado bem definidos.
Ficam sintonizados em determinados comprimentos de onda que alertam sobre oportunidades excelentes. Isto acontece porque a aprendizagem na experiência aumenta a inteligência. A inteligência consiste muito na capacidade de separar, por isso o que anteriormente viamos como «tudo a mesma coisa» passa a ser claramente distinto. A experiência dá-nos sensibilidade para detectar padrões em fenómenos que anteriormente pareciam fruto do acaso. É começar a ver coisas que anteriormente não viamos, embora estivessem bem à nossa frente.

Poderá identificar o comportamento da multidão observando e avaliando a carga emocional das notícias que surgem sobre o mercado de acções: notará que, antes do mercado iniciar uma subida milionária, todos, incluindo amigos e colegas, canais de televisão, semanários económicos, estão a dizer coisas muito negativas dia após dia, semana após semana. Pensamento contrário é também perceber que comunicar é sobretudo influenciar. Nenhum interveniente na cadeia de informação jornalística é imparcial e a informação que nos chega foi criteriosamente seleccionada em função de naturais interesses comerciais e financeiros.

Muitas notícias, quando dizem coisas como «Acções das tecnológicas sobem 50%», referem-se a realidades inúteis para o investidor profissional, porque reportam-se a meses e meses no passado, não sendo obviamente possível voltar ao passado para ganhar esses 50%.

O pensamento contrário também significa ter presente que as estratégias e métodos usados por 90% dos investidores podem estar errados ou falham em algum ponto, dado que a grande maioria, se não perde, pelo menos não consegue ir muito longe na Bolsa.
Link para o artigo:
http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/ ... trrio.html
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

por majomo » 1/7/2008 22:55

Supondo que amanhã acontece o tal ressalto, como deve um investidor posicionar-se no mercado?

Que defesas? Comprar e vender no próprio dia?

Que tipo de acções, as que desceram muito e têm pouca liquidez, ou as que desceram menos e com maior liquidez?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por vitorigus » 1/7/2008 22:52

- Noticia sobre os sectores que têm estado a ser pressionados pelos hedge funds: Curtos no Financeiro, para nao falar de outros. Assim, será um dos 1ºs a recuperar devida à “compra” necessária. Qual a % de ressalto admissivel a queimar-lhes as mãos? Nao estou a dizer que vai ser agora, mas qd for!

Registado: 9/8/2005 11:17

Ressalto

por Duck Flag » 1/7/2008 22:52

Boas,

Penso que é mais seguro embarcar num ressalto ou inversão de curto prazo da tendência quando continuarem a sair noticias ou dados negativos e as Bolsas não continuarem a reagir de forma tão negativa.

Nessa altura, talvez, já as Bolsas tenham descontado esses acontecimentos ou outros, talvez até exageradamente.

Um ressalto de poucos dias, nesta altura do campeonato, parece-me um pouco arriscado.

Um abraço,

Registado: 6/4/2008 15:34

por Ulisses Pereira » 1/7/2008 22:48

Quem quiser investir esta semana deve estar 75% certo que as empresas irão valer menos na 6ª á tarde!

elmoreira, é exactamente este o sentimento de que falo. Mais... quando vejo o editor de economia da SIC (que até domina Economia mas Bolsa... :roll: ) dizer que um "crash" pode estar para breve, acho que atingimos um claro estado de pessimismo em que a esmagadora maioria acha que o único caminho é o de queda. Ou seja, se a esmagadora maioria está pessimista, a maioria já vendeu.Assim sendo quem vai fazer o mercado cair? :)

Esta teoria da opinião contrária é a responsável por eu acreditar num ressalto para amanhã. Mas o problema da teoria da opinião contrária é que só nos extremos é fiável. E teremos atingido esse extremo? No muito curto prazo, acredito que sim.

Sabem como tenho estado muito pessimista nos últimos meses. Mas se acredito num bom ressalto nos próximos dias por que não o devo dizer? Por que muitos podem interpretar isso como se eu estivesse a dizer que o "Bear Market" acabou? Nahhh... isso era passar um atestado de incapacidade de compreensão aos utilizadores do Caldeirão. Um ressalto é apenas um ressalto. Nada mais do que isso.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por majomo » 1/7/2008 22:41

-Devo usar STOP's

por corvo47 » 1/7/2008 22:37

Ressaltos?

por vitorigus » 1/7/2008 22:37

Eu percebi bem o que disse o Ulisses, o dito e o suposto. Mas está bem, quem disse que cmunicar é fácil? Qd se levantam duvidas, nunca sao demais as tentativas de esclarecê-las, mutuamente claro.
Abraço

Registado: 9/8/2005 11:17

por majomo » 1/7/2008 22:33

StockGalaxy Escreveu:
AMR-bolsa Escreveu:PARECE-ME PREMATURO TAL "SENTIMENTO".
Tal poderá ser o inicio desse sentimento, quando os Jornais/TV abrirem várias sessões com tal em destaque E a "população" na sua generalidade começar a falar de bolsa nos cafés etc, aí o sentimento se justifica.

Pois olha que já se ouve na rua falar do assunto.
Só hoje a voltar para casa ouvi 3 conversas de rua onde o assunto dominante era que a bolsa tinha caído a pique e da maneiro como está o País e o Petróleo vem tudo por aí a baixo.

Eu diria que devido à violência constante das ultimas quedas o PSI-20 mais dia menos dia deve iniciar uma recuperação, só não sei é qual duração e extensão da mesma.

Stock

Pois, esse ressalto quando acontecer, poderá apanhar desprevenidos os investidores mais indisciplinados, isto é, com a vontade que existe em comprar porque está tudo barato, parece-me que mais gente se vai entalar...

Temos o exemplo da passada semana onde a bolsa subiu mais de 1% num dia, para depois vir por aí abaixo.

Eu, se notar alguma inversão e entrar em alguma acção, será sempre na perspectiva de a vender no próprio dia... pois o que tenho assistido é ressaltos(se lhe posso chamar assim...) de apenas um dia.

Não sei se o fundamento principal da recuperação dos americanos hoje, descida nas vendas da GM menor que o esperado, fará suster o sentimento negativo dos mercados...

E por isso não estou tão certo de alguma recuperação amanhã! :?
-Devo usar STOP's

por el_Moreira » 1/7/2008 22:29

Não será cedo para um ressalto?
Bem sei que os US pregaram uma rasteira á Europa mas é preciso não esquecer que,muito provavelmente, iremos assistir a um aumento das taxas de juro na próxima 5ªfeira.
Logo o Euro mantem-se alto e o Petroleo também.

Agora, se me dizem que "é quando este sentimento está generalizado que os ressaltos ocorrem...", peço-vos que me expliquem.
Grande mestre Ulisses... uma palavrinha?

Registado: 28/2/2008 17:35

por Jesse James » 1/7/2008 22:28

Ulisses Pereira Escreveu:iurp, onde me viste anunciar um ressalto nos últimos dias, a não ser na véspera de um dia de ressalto?

O facto de eu acreditar que ele irá acontecer não quer dizer que ache que os investidores o devem negociar.

Acho que convém leres bem o que escrevo para não colocares na minha boca coisas que não disse.

Estou plenamente convencido que amanhã de manhã vai haver uma subida de algumas acções do PSI.

O suficiente para quem faz daytrade poder ir almoçar descansado 8-)

O estocástico dos futuros do S&P 500 estava com muito bom aspecto as 21:14
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por StockGalaxy » 1/7/2008 22:19

AMR-bolsa Escreveu:PARECE-ME PREMATURO TAL "SENTIMENTO".
Tal poderá ser o inicio desse sentimento, quando os Jornais/TV abrirem várias sessões com tal em destaque E a "população" na sua generalidade começar a falar de bolsa nos cafés etc, aí o sentimento se justifica.

Pois olha que já se ouve na rua falar do assunto.
Só hoje a voltar para casa ouvi 3 conversas de rua onde o assunto dominante era que a bolsa tinha caído a pique e da maneiro como está o País e o Petróleo vem tudo por aí a baixo.

Eu diria que devido à violência constante das ultimas quedas o PSI-20 mais dia menos dia deve iniciar uma recuperação, só não sei é qual duração e extensão da mesma.

Stock
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por Ulisses Pereira » 1/7/2008 22:17

iurp, tendo sido eu neste tópico a introduzir a hipótese de um ressalto (através da polémica alusão às palavras do editor de economia da SIC), o mais natural era pensar que te estavas a referir a mim já que defendo essa hipótese.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por iurp » 1/7/2008 22:14

Ulisses Pereira Escreveu:iurp, onde me viste anunciar um ressalto nos últimos dias, a não ser na véspera de um dia de ressalto?

O facto de eu acreditar que ele irá acontecer não quer dizer que ache que os investidores o devem negociar.

Acho que convém leres bem o que escrevo para não colocares na minha boca coisas que não disse.

Ulisses,

Claro, como podes verificar ao leres novamente, que não foste tu que o disseste. Aliás escrevi ainda tu não tinhas postado.

Aliás, já há uns dias eu referi que estava tudo á espera de um "rebound", mas que ele tardava em acontecer. Coisas dos mercados.

E como tu costumas dizer ele , a acontecer, pode ser de "um dia , uma semana ou um mês". Vá-se lá saber.

abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por Ulisses Pereira » 1/7/2008 22:09

iurp, onde me viste anunciar um ressalto nos últimos dias, a não ser na véspera de um dia de ressalto?

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 171 visitantes