Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae sgps...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MNFV » 1/7/2008 19:09

Salvador,

que instrumento usas para shortar SONAE?

Obrigado

salvadorveiga Escreveu:Constrange-me ver o pessoal a entrar na SONAE quando o PSI apenas tem espaço para quedas... nao estou a ver a SONAE subir...se entrassem curtos compreendia mais do que entrar longo com a conjuntura de agora...

Eu continuo dentro da SON, mas em curto ja la vai mes e meio...

A infelicidade de uns é a felicidade de outros...

E já agora cito o nosso bem logrado Dr. Braga de MAtos, para aqueles que entram longos, "entar no mercado com cuidado, porque aquilo que agora está barato, amaha poderá estar baratíssimo". Foi qualquer coisa assim...

um abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1184
Registado: 28/12/2007 17:02

por salvadorveiga » 1/7/2008 19:02

Constrange-me ver o pessoal a entrar na SONAE quando o PSI apenas tem espaço para quedas... nao estou a ver a SONAE subir...se entrassem curtos compreendia mais do que entrar longo com a conjuntura de agora...

Eu continuo dentro da SON, mas em curto ja la vai mes e meio...

A infelicidade de uns é a felicidade de outros...

E já agora cito o nosso bem logrado Dr. Braga de MAtos, para aqueles que entram longos, "entar no mercado com cuidado, porque aquilo que agora está barato, amaha poderá estar baratíssimo". Foi qualquer coisa assim...

um abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4483
Registado: 12/3/2008 22:06

por jeso » 1/7/2008 18:49

fbarrancos Escreveu:lembro-me qd jogava com os amigos à lerpa ... Custava quase tanto não ir a jogo do que ir e perder algum :mrgreen: ...
A VER VAMOS... COMO DIZIA O CEGO :!: :!: :!:



Há duas coisas boas na vida: Uma é fazer um joguinho e ganhar, outra é fazer um joguinho e perder. 8-)
Estou com uma "quebra" superior a 50% :oops:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1154
Registado: 24/6/2006 12:52
Localização: Via Lactea

por Navete » 1/7/2008 18:36

É pá essa tem direitos de autor...! :lol:

Fbarrancos, já há bastante tempo que a Sonae não dá sinais de vida.

Os ressaltos são fracos.

Achas que compensa o risco!? Hipotese de valorizar amanhã 1%, que era muito bom, ou perder outra vez 2/3% !?
Como diz o cego, a ver vamos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1801
Registado: 29/10/2007 16:09
Localização: Póvoa de Stº Adrião

por fbarrancos » 1/7/2008 17:42

Depois de muito tempo apenas à espreita... decidi novamente apanhar umas "faquinhas em queda" :mrgreen: ... A bolsa é um jogo... lembro-me qd jogava com os amigos à lerpa ... Custava quase tanto não ir a jogo do que ir e perder algum :mrgreen: ... Sei que pode ser um erro entrar a 0,775 devido à volatilidade do papel (tal como referiu o Marco) e à negativa AT que apresenta ... mas a meu ver é mesmo por este papel ser volátil e um dos mais líquidos no nosso PSI20… que tanto lhe pode dar para subir 10% ou descer 11%- como foi hj o caso!!!

A estratégia / motivação que me leva entrar é acima de tudo motivada pela previsão de um possível ressalto já amanha! (não só neste papel como em geral) - A justificação para esta minha previsão é a forte mediatização que se irá verificar nos jornais de hoje e que pode mesmo puxar aquele investidor que há tempo andava fora do mercado…
Claro que o efeito pode ser exactamente o inverso e caso tal aconteça... o stop esta muito curto para evitar perdas maiores!!!

A VER VAMOS... COMO DIZIA O CEGO :!: :!: :!:
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 159
Registado: 29/11/2007 3:14
Localização: 5

por MarcoAntonio » 1/7/2008 17:17

patacas Escreveu:isso marco antónio
Spot loss apertado activado ... no problem: perda marginal.
E peronto agora estou 100% líquido (nem nas green americanas me meto)


:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38081
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por patacas » 1/7/2008 17:15

isso marco antónio
Spot loss apertado activado ... no problem: perda marginal.
E peronto agora estou 100% líquido (nem nas green americanas me meto)
 
Mensagens: 611
Registado: 3/4/2008 11:50

Re: Pergunta?

por MarcoAntonio » 1/7/2008 16:59

PT_StockMarket Escreveu:Caro Administrador Marco António, qual o mínimo histórico da SONAE SGPS?

Bons negócios
Um abraço
PT


Atenção que a Sonae é, dos "grandes papéis do PSI20", provavelmente aquele que já sofreu mais alterações, com spin-offs, fusões e aquisições, etc.

É um papel muito dinamico em Bolsa e a Sonae de hoje já não é bem o mesmo papel de há anos atrás.

Mais, sofreu diversos ajustes e correcções nos gráficos/históricos precisamente devido às várias operações que se foram realizando.

Isso passa-se é claro um pouco com todos os papéis mas eu estou a destacar que a Sonae é provavelmente o papel do PSI20 onde isso mais aconteceu e portanto dos papéis que mais mudaram com o tempo...

Por isso e acrescendo em cima disto tudo que é um papel bastante volátil, creio ter pouco significado estar a ver quais foram os mínimos históricos (até porque em termos absolutos já têm pouco que ver com os valores que realmente teve).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38081
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Sonae sgps

por Clinico » 1/7/2008 16:48

Já não me lembro de ver a sonae cair mais de 11% há muito tempo. Teve umas quedas parecidas lá perto do inicio do subprime mas recoperava sempre um bom bocado.

Dizem na Bloomberg que se avizinha uma crise daquelas que vai durar anos a superar.
Mesmo assim, lembro-me que foi com a sonae que fiz uma boa carteira e que por este andar, mais tarde ou mais cedo será uma acção em que se poderão comprar muitas com pouco dinheiro e esperar por melhores dias. Quem comprou a 0.40 e vendeu acima de 2euros no bull, fez um bom negócio.
Vai haver oportunidade de refazer negócios destes mas não agora. Ainda há espaço para cair mais, mesmo com ressalto.Diz o velho ditado "não tentem apanhar facas em queda...cortam-se!"

O mesmo se poderá dizer da Altri, que tambem tem um preço baixo por acção.

Continuo muito de fora do Psi

Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por Ulisses Pereira » 1/7/2008 13:03

Andando ainda um bocadinho mais para trás, encontramos o mínimo histórico da Sonae a 0,08349 no dia 6 de Janeiro de 1992.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por rsacramento » 1/7/2008 11:47

não sou o Marco, mas olhando para a minha bd que vem desde 1994, o mínimo foi de 0.2177 a 12 de março de 2003

o valor tem estas casas decimais por causa dos ajustes, mas dá para dar uma ideia
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Pergunta?

por lutav » 1/7/2008 11:43

edit:

ler resposta ao "milimetro" do Sacramento :wink:

beijos e abraços
Editado pela última vez por lutav em 1/7/2008 11:49, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2174
Registado: 22/9/2006 22:36
Localização: 14

Pergunta?

por PT_StockMarket » 1/7/2008 11:40

Caro Administrador Marco António, qual o mínimo histórico da SONAE SGPS?

Bons negócios
Um abraço
PT
 
Mensagens: 130
Registado: 12/2/2008 12:44

por Vencer na Bolsa » 30/6/2008 22:12

Isto está mau para a SON.

Eu tenho um palpite que o target seja os valores da base constituida antes da subida, + ou - 0,36-0,40€.

A Sonae está dominada pelos Ursos, o período de menor liquidez está a chegar (Julho-Agosto), o sentimento negativo do mercado no geral deverá continuar para o curto e médio prazo, etc.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 742
Registado: 2/12/2007 20:01

por patacas » 30/6/2008 21:54

tens toda a razão , por isso existem os stop loss
 
Mensagens: 611
Registado: 3/4/2008 11:50

por MarcoAntonio » 30/6/2008 21:52

Patacas, também podes ver pelo lado inverso (que eu francamente prefiro bastante mais): o título cai mais do que o mercado logo mostra fraqueza relativa. É desses títulos que deves fugir...

Eventualmente, quando o mercado inverter, poderão vir a mostrar força relativa e serão dos mais interessantes. Mas isso é quando o mercado inverter.

Ora comprar agora é querer adivinhar o fundo, como muitos já tentaram adivinhar ao longo da descida...


Discussões como esta já foram tidas a 1.4, 1.2, 1.1, 1 euro... etc. Se eventualmente se a Sonae for a 0.5 ou 0.4 ou outro valor semelhante, não faltará ao longo do caminho quem a compre por achar que estava atractiva. Ou dito de outra forma... porque estava "barata".
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38081
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por patacas » 30/6/2008 21:47

Acho que o gráfico é uma boa resposta ... Se tivesse seguidpo a média de queda dos mercados deveria estar entre os 0.90 e 1 euro. Acho que num mercado sobrevendido está a um preço atractivo ... por isso entrei, até, porque, como disse, tenho eventuais perdas cobertas por dois trades anteriores

p.s. - lamento mas a bolsa, quer se queira ou não. é um jogo
 
Mensagens: 611
Registado: 3/4/2008 11:50

por MarcoAntonio » 30/6/2008 21:41

Aqui fica um update ao gráfico da Sonae SGPS depois do título ter feito novos mínimos hoje.

Continua a não haver qualquer motivo (técnico) para comprar Sonae.
Anexos
SON.png
SON.png (17.64 KiB) Visualizado 10014 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38081
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Ulisses Pereira » 30/6/2008 21:09

Por que é que estava a gritar "compra-me!"? O que é interessante saber são esses argumentos. Saber que entraste é irrelevante. Saber porque entraste é que verdadeiramente interessa.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por patacas » 30/6/2008 20:39

Estava a gritar " compra-me!" e pronto... lá meti mais uma vez as mais valias que fiz com a bcon. É a terceira vez que faço este movimento ... os ganhos das outras vezes dão para cobrir eventuais perdas ...
 
Mensagens: 611
Registado: 3/4/2008 11:50

por LUMAPICA » 26/6/2008 23:25

James Wheat Escreveu:
iurp Escreveu:Ontem os curtos aliviaram, com a possibilidade de inversão mas hoje voltam a entrar com o sentimento que o caminho continua para baixo.
Abraço



Eu contínuo é perfeitamente estupefacto com o negócio que a Sonae fez com o Bpi a 15 de Nov de 2007: em vez de vender papel a €2,00s no mercado aberto, passou-o ao banco, mantendo o risco da posição...!
Esta decisão foi tomada pela Admistração da Sonae Sgps, que melhor do que ninguém conhecia os números da Cia.
Ficaram expostos a essa posição porque acharam que "valia mais" e não fizeram sequer cobertura da posição - senão teriam que o revelar nas contas, o que não fizeram/fazem (antes incluem os custos da queda, que tem que ser contabilizada todos os meses/trimestres).
Relembro também que o próprio Paulo Azevedo comprou mais de 500.000 acções a 31 Dez 2007 a... €1,98.
O acordo com o Bpi vence a 15 Nov 2010, mas a Cia está exposta nas contas numa base mensal/trimestral, o que lhe sai actualmente muito caro - custou €85 o final do 1Q2008 e está em mais 47 ao dia de hoje.
Abraço a todos.


Este negócio é que me tem impedido, felizmente, de entrar longo na Sonae.
Vou gostar de ver no final os contornos deste negócio se a conjuntura continuar neste sentido.
Bons negócios
LUMAPICA
 
Mensagens: 41
Registado: 9/3/2008 20:18
Localização: 16

por James Wheat » 26/6/2008 22:34

iurp Escreveu:Ontem os curtos aliviaram, com a possibilidade de inversão mas hoje voltam a entrar com o sentimento que o caminho continua para baixo.
Abraço


O mais marcante e que reflecte bem o período actual de enorme crise de liquidez, é o que um dia abaixo do normal em termos de volume provoca na movimentação percentual da cotação: 12 milhões de acções levam a variações diárias de 5%, o que demonstra quão exposta uma Cia como a Sonae Sgps está à especulação diária dos 'tubarões' que ainda estão activos no mercado.

Eu contínuo é perfeitamente estupefacto com o negócio que a Sonae fez com o Bpi a 15 de Nov de 2007: em vez de vender papel a €2,00s no mercado aberto, passou-o ao banco, mantendo o risco da posição...!
Esta decisão foi tomada pela Admistração da Sonae Sgps, que melhor do que ninguém conhecia os números da Cia.
Ficaram expostos a essa posição porque acharam que "valia mais" e não fizeram sequer cobertura da posição - senão teriam que o revelar nas contas, o que não fizeram/fazem (antes incluem os custos da queda, que tem que ser contabilizada todos os meses/trimestres).
Relembro também que o próprio Paulo Azevedo comprou mais de 500.000 acções a 31 Dez 2007 a... €1,98.
O acordo com o Bpi vence a 15 Nov 2010, mas a Cia está exposta nas contas numa base mensal/trimestral, o que lhe sai actualmente muito caro - custou €85 o final do 1Q2008 e está em mais 47 ao dia de hoje.

A queda no ano, em menos de 6 meses, é superior a 50% - mesmo já descontando o spin-off da Sona Capital... Fónix, para mim a questão nem é de quanto vale menos a posição do Belmiro; é quanto está a custar caro à Cia a decisão - agora totalmente ruinosa - de venda das acções próprias a 15 Nov 2007, sem perder o risco dessa posição.
Revelou-se um enorme erro de avaliação. O que dá que pensar. Muito.
Abraço a todos.
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

por iurp » 26/6/2008 10:22

Ontem os curtos aliviaram, com a possibilidade de inversão mas hoje voltam a entrar com o sentimento que o caminho continua para baixo.




Abraço
 
Mensagens: 2817
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

por James Wheat » 26/6/2008 1:11

Adelin Escreveu:Já outro dizia que a Sonae.sgps ia retirar a Sonae Indústria da Bolsa.
Agora é a Sonae.sgps a querer retirar a Sonae.com da Bolsa.
Provavelmente nos próximos dias alguém irá dizer que afinal será a recém saída Sonae Capital que provavelmente irá sair :mrgreen:


Bem, eu, na parte que me toca, vejo uma lógica clara em comprar muito Sonaecom e sinceramente não vejo grande interesse em fazer o mesmo à Son Ind e ainda menos à Son Cap.
A fusão da Sonaecom e da Zon tem encontro marcado com o futuro (12 meses) e controlar a 1ª vai permitir à holding Sgps no futuro encaixar todas as mais-valias com o negócio - e sobretudo ficar com uma melhor posição (% maior) na Cia fusionada.
O negócio da Son Ind está em franca desacelaração e não se vislumbra ainda qualquer inversão nessa tendência - é cedo, isso seria comprar problemas, a única razão é mesmo a enorme queda da cotação, mas não teria qualquer outro racional.

Por outro lado faço notar que a Sonaecom está realmente com um suporte forte a €2,14, algo que não se vislumbra muito bem porquê... salvo se atentarmos que a própria Sonae Sgps anunciou, nas contas do 1ºQ2008, a compra de 7 milhões de acções da Sonaecom.
Não consta que tenha comprado nada de Son Ind.
Atente-se que a Sonaecom estacionou e tem puxadas every-now-&-then, ao passo que a Son Ind está sem suporte e quase nem respira no seu longo mergulho.

Dito isto aguardemos - haja calma :wink: .
Over & out.
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

por Adelin » 25/6/2008 22:32

Já outro dizia que a Sonae.sgps ia retirar a Sonae Indústria da Bolsa.
Agora é a Sonae.sgps a querer retirar a Sonae.com da Bolsa.
Provavelmente nos próximos dias alguém irá dizer que afinal será a recém saída Sonae Capital que provavelmente irá sair :mrgreen:
Imagem
 
Mensagens: 94
Registado: 13/5/2008 13:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Arlos, bento.jp13, Carrancho_, chico_laranja, Google [Bot], latbal, m-m, malakas, MPAM, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2 e 164 visitantes