Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CAC 40

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

CAC 40

por rsacramento » 20/6/2008 20:35

o CAC 40 nasceu a 31 de dezembro de 1987 (CAC significa Cotation Assistée en Continu)

Uma curiosidade é que 45% das suas acções são detidas por capital estrangeiro (alemão, japonês, americano e inglês), o que mostra bem o grau de mundialização destas empresas cotadas na bolsa de Paris (fonte)

houve um bull iniciado 2003 o qual começou a dar sinais de fraqueza no verão de 2007, acabando por quebrar a sua LTa de longo prazo nesse outono

qualquer que tenha sido o padrão de inversão desenhado em 2007, o seu target terá sido cumprido em março deste ano.

lembro-me de ter lido já não sei onde que a volatilidade de um índice estaria directamente relacionada com o número dos seus componentes, sendo que quanto maior fosse este menor seria aquela; ora, olhando para algumas velas do CAC, e pensando no PSI 20, aquele apresenta-se com uma volatilidade muito superior (não sei se se poderá justificar isto pela elevada cotação de alguns dos seus papéis)

olhando agora para o curto prazo vê-se que, ao contrário do PSI 20, já fez um higher high este ano, embora as quedas mais recentes o tornem em tudo semelhante ao nosso índice - ambos a caminho dos mínimos de março

talvez devido ao número de acções, algumas há que se encontram em pleno bull, e isto leva-me a pensar na lógica do Ulisses, ou seja, negociar (longo) num mercado apenas quando o seu índice apresentar sinais inequívocos de força, coisa que também falta ao CAC :)
Anexos
cacMensal.png
gráfico mensal:
cacMensal.png (10.53 KiB) Visualizado 35576 vezes
cac.png
cac.png (13.07 KiB) Visualizado 35544 vezes
cac2008.png
cac2008.png (10.75 KiB) Visualizado 35547 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, Cem pt, iniciado1, latbal, Nuno V, PAULOJOAO, zulu404 e 150 visitantes