Caldeirão da Bolsa

Sonae Indústria...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 20/6/2008 21:50

DOW Escreveu:Sinceramente, há uma ano atrás não me passava pela cabeça ver a Soni a estes valores :shock:

Nem tu nem ninguém :)

Por acaso neste tópico deve estar um comentário meu a dizer que gostava dos fundamentais da Soni mas a AT era desastrosa... cheguei a fazer uma entrada "à maluca" as 7.34 mas o stop foi logo accionado no dia seguinte! quem diria que cerca de meio ano depois está a cerca de 1/3 desse preço!!!!!!!!!

cps

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MarcoAntonio » 20/6/2008 20:09

mapaman Escreveu:Eng.Belmiro,,pois bem,nunca me esqueci do Eng.Belmiro mostrar um tal desprezo por todos aqueles que segundo ele "estão na bolsa para ganhar dinheiro à custa do trabalho dos outros"

Tenho o maior respeito pelo Eng. Belmiro e pelos sucessos que ele conseguiu. Mas se ele disse isso, se de facto o disse, é uma calinada de todo o tamanho.

É irrelevante como os investidores estão na Bolsa porque o dinheiro não tem personalidade. As notas, os euros, são todas iguais.

E quando uma empresa faz IPO's e Aumentos de Capital está a pedir o investimento, está a pedir o Capital desses que "estão na bolsa para ganhar dinheiro à custa do trabalho dos outros".

Por definição, é isso que faz qualquer investidor. Ele incluído.

Quando ele investe numa empresa, coloca lá o dinheiro dele para ganhar com o trabalho dos outros. Pois que eu saiba não é ele que trabalha nas caixas do Continente ou coloca os produtos na prateleira ou que está nos help-desks da Novis ou do Clix. Que eu saiba, ele é essencialmente um investidor e quem trabalha são os outros. E ele ganha pelo investimento que faz no trabalho dos outros. Quem dá "o couro" são os outros...

Enfim, se ele disse isso, é uma calinada tremenda.

A velha problemática dos "especuladores" é um falso problema. Um milhão de euros investidos no conjunto de xis especuladores disperso por xis empresas ou um milhão de euros "mais quietos" investidos por uns quantos investidores de peso, no final vai dar ao mesmo que as "notas" são todas iguais e o dinheiro vai todo para o mesmo.

Investir nas empresas, nas pessoas, nas suas capacidades, etc.

Para produzir...

Senão, com que lata se fazem IPO's e Aumentos de Capital?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por mapaman » 20/6/2008 19:49

Como diz o Ulisses, o ti Belmiro é dos melhores analistas de bolsa; e é conhecendo minimamente o "modus operandi" do homem que se pode fazer umas boas mais valias. :wink:

abraços
zguibz[/quote]

Boas,
Vi à alguns anos atrás uma entrevista do miguel sousa tavares num programa 20 anos 20 nomes ao Eng.Belmiro,,pois bem,nunca me esqueci do Eng.Belmiro mostrar um tal desprezo por todos aqueles que segundo ele "estão na bolsa para ganhar dinheiro à custa do trabalho dos outros",que nunca fui capaz de comprar uma única acção que seja do grupo Sonae!
Isto não quer dizer nada,não têm nada a ver com AT,AF,ou o quer que seja,mas que nunca me esqueci das palavras do homem,isso garanto.
cumps

Registado: 24/1/2008 22:05

por zguibz » 20/6/2008 19:34

lcaldei1 Escreveu:

Quando a verem subir e não houver noticias nenhumas que o justifiquem, já sabem..."é o mercado a reagir".

Duvidas???

A família SONAE é dos títulos que eu mais gosto de negociar.

Acho que há algo bastante importante para se negociar SONAE'S.

Como diz o Ulisses, o ti Belmiro é dos melhores analistas de bolsa; e é conhecendo minimamente o "modus operandi" do homem que se pode fazer umas boas mais valias. :wink:

abraços
zguibz
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!

Registado: 30/8/2006 19:09

........

por AC Investor Blog » 20/6/2008 19:26

Bem, hoje tive que vir fazer umas compras ao nosso mercado, pois saldos destes não se encontra todos os dias, muito menos neste titulo. Quando olhem e vi este titulo abaixo dos 3 euros nem queria acreditar, o pessoal tá completamente louco. O titulo já está com uma perda desde o inicio do mês de 25%, um perfeito exagero em todas as frentes, já para não falar desde o inico do ano, enfim só tenho agradecer por estas quedas, que me propocionou entrar a este valor, n significa que 2ª feira viesse a comprar mais barato, mas 25% em um mês o crash já está mais que descontado nela, é a minha opinião.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por lcaldei1 » 20/6/2008 18:32

esta levou o rumo para o Paulo Azevedo se encher delas agora e com a ajuda do paizinho facturar o seu ano civil.

O que eu disse não foi muito diferente do que acabáste de dizer sobre Belmiro, ele e filho não as andam a mandar abaixo, agora a acção tomou um rumo que eles melhor que ninguém saberão determinar o momento de entrar nelas.

Quando a verem subir e não houver noticias nenhumas que o justifiquem, já sabem..."é o mercado a reagir".

Registado: 18/2/2008 9:13

por MNFV » 20/6/2008 18:23

Fazendo uma comparação com a ENGIL que hoje tb esteve a apanhar 5% e recuperou extraordinariamente no fim da sessão:

Acham que é expectável que a SONI reaja a uma evolução positiva nos indices americanos ou neste momento ela segue o seu proprio caminho a sul dado o seu "modo" bearish actual?

Registado: 28/12/2007 17:02

por Ulisses Pereira » 20/6/2008 17:43

Ah, mas com isso concordo. Costumo dizer, meio a sério meio a brincar, que o Eng. Belmiro é o melhor analista da Bolsa portuguesa.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Resina » 20/6/2008 17:20

Ulisses Pereira Escreveu:lcaldei1, agora quem está a atirar a cotação abaixo é Paulo Azevedo para as comprar baratas? Bem., já não bastavam as conspirações, agora surgem as conspirações ainda mais maquiavélicaS?

Já reparaste como os mercados mundiais do mundo inteiro estão aos trambolhões nos últimos meses? Este mundo está cheio de Paulos Azevedos...

Um abraço,
Ulisses

A unica coisa poderão dizer é que o Paulo Azevedo (ou a familia Azevedo) aproveita os Bulls Markets para vender e depois tira-as do mercado nos pontos baixos... Agora o que eu digo e ninguem o pode negar é que a Sonae Capital foi o ultimo grande negocio deles, "venderam" quase no ponto alto, e quem sabe se um dia não a iram reaver lá em baixo...
È assim... Eles sabem fazer as coisas na hora certa...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Garfield » 20/6/2008 17:06

eu continuo à espera que as quedas estanquem, seja lá isso quando for, para começar a criar uma nova posição na SOI pois acredito que numa empresa lider de mercado é uma questao desse mercado voltar à normalidade para que ela melhore automaticamente.

a grande questão de fundo é o "quando"...

Registado: 9/2/2005 4:29

por DOW » 20/6/2008 16:05

Sinceramente, há uma ano atrás não me passava pela cabeça ver a Soni a estes valores :shock: , esta era uma das acções que mais gostava e melhor negociava, mas dou graças ao que tenho aprendido aqui no Caldeirão para estar fora há muito tempo dos Mercados, com pequenas entradas e saidas, vendendo mesmo a perder em alguns casos mas mantendo a rentabilidade geral positiva. :wink:

Registado: 29/12/2005 1:10

por rmmrod » 20/6/2008 15:46

Ulisses Pereira Escreveu:
Já reparaste como os mercados mundiais do mundo inteiro estão aos trambolhões nos últimos meses? Este mundo está cheio de Paulos Azevedos...

Um abraço,
Ulisses

Para mim a justificação deve ter muito a ver com os fundos.

Em Bull Market os fundos devido ao peso que têm, contribuem em grande parte para a alta das cotações.

Em Bear Market mexem-se mal. São demasiado obesos para movimentos rápidos. As pessoas vêm as rentabilidades a baixar e resgatam. Os fundos vendem, as cotações descem.
Li há dias que os resgates em Portugal eram na ordem dos 2 milhões de euros dia.

Se a causa primeira não for esta, o meu QI é insuficiente para descobrir outra.

Cumprimentos

Registado: 15/5/2008 10:43

por Ulisses Pereira » 20/6/2008 15:42

Garfield, apesar de haver esse preconceito que são os "shorts" que atiram os mercados ao tapete, eu combato fortemente essa ideia. Por exemplo, em Portugal, além da saída em massa dos investidores estrangeiros (num processo semelhante ao dos mercados mundiais), o resgate grande de fundos que tem vindo a ocorrer provoca feómenos de quedas fortes que em nada têm a ver com "shorts".

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 20/6/2008 15:33

lcaldei1, agora quem está a atirar a cotação abaixo é Paulo Azevedo para as comprar baratas? Bem., já não bastavam as conspirações, agora surgem as conspirações ainda mais maquiavélicaS?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Garfield » 20/6/2008 15:22

o curioso é que eu não encontro derivados sobre a SOI logo não se entende como é possivel que os investidores se limitem a ir vendendo em perda uns atrás dos outros.

por lcaldei1 » 20/6/2008 15:13

esta levou o rumo para o Paulo Azevedo se encher delas agora e com a ajuda do paizinho facturar o seu ano civil.

Registado: 18/2/2008 9:13

por rmmrod » 20/6/2008 15:10

Garfield Escreveu:a este ritmo nem o número redondo a vai segurar...

já estamos nos 2,96€

Talvez a maior injustiça do PSI20.
O mercado não é justo nem perfeitamente equilibrado.
É apenas completamente louco.

Registado: 15/5/2008 10:43

por Garfield » 20/6/2008 15:02

a este ritmo nem o número redondo a vai segurar...

já estamos nos 2,96€

por Garfield » 20/6/2008 2:04

ou ela recupera rapidamente o suporte dos 3,30€ ou então o novo "target" passa a ser os 2,80€ que correspondem a 261,8% de Fibonnaci do último "trend" ascendente :(

o ultimo titulo sobre qual referi ser importante recuperar o suporte ( GALP ) na sessão seguinte a dita "destrambelhou-se" um "bocado" :)

antes ainda temos os 3,00€ ( bollinger + mm50 ) e que por serem um valor "redondo" poderá ter mais consenso.

por LuarAzul » 19/6/2008 12:42

Obrigado Oliveirus! Sinceramente das coisas que me faz mais pena é ver a devastação das nossas florestas. Assim, sempre há um certo contraponto, apesar de que, mesmo assim... ainda estou à espera que saia algum esqueleto do armário. Se alguém souber por favor diga!

redhot Escreveu:Sentimentalismo na bolsa pode ser fatal...

Tudo tem um preço e muitas coisas podem ser fatais se não forem usadas q.b.

Podemos dividir as pessoas em pelo menos três tipos:

as que procuram a profissão mais rentável
as que procuram a profissão que lhes dá mais prazer
as que procuram uma conjugação das duas coisas.

Ora na gobulling tenho mais de 16 mil instrumentos de investimento ao meu dispor, posso escolher, e nessa escolha posso dar-me ao luxo de tentar o equilíbrio entre a rentabilidade e o meu sentido de ética. Assim, não é só a carteira que cresce, também me sinto melhor comigo mesmo como pessoa.

Agora, há pessoas que escolhem mais um pólo ou o outro ou fazem este equilíbrio de maneira diferente (por exemplo vão comprar acções da galp e depois com os ganhos compram um sistema de aquecimento solar), acho muito bem. Diversidade é que eu gosto, até porque assim posso contemplar na prática os vários caminhos e confirmar onde vão dar. :mrgreen:

Tudo de bom :)

Registado: 7/1/2008 21:31

por MNFV » 19/6/2008 12:19

Alguém (penso que o Arnie) tinha feito uma análise de retracementes de Fibonacci da SONI que dava um suporte nos 3,30 onde andou a marinar.

Queria ver os seguintes suportes.

Alguém me encontra essa mensagem? estou farto de procurar...

Obrigado

Registado: 28/12/2007 17:02

Re: Uma indústria ecológica????????????

por Oliveirus » 19/6/2008 10:18

Caro LuarAzul
Em termos ecológicos, pensar na contribuição da Sonae Indústria na vertente da reciclagem é adequado, mas não é tudo. De facto, se pensarmos que sem a indústria de placas de madeira andávamos (se calhar) a fazer móveis com placas de madeira maciças... A indústria de placas de madeira permite um aproveitamento brutal de restos de madeira que são resíduos de outras indústrias, bem como de partes de madeira que não servem para mais nada. (pode-se contra-argumentar que as mesas de madeira maciça durariam + tempo; mas ainda assim creio q o balanço será positivo; e o fenómeno moda limita a utilização no tempo das "boas" peças, que dura(riam) uma vida.)

Em termos de reciclagem, a fábrica de Knowsley que mencionaste mais parece um centro de reciclagem do que uma fábrica de placas (segundo um colaborador me disse): aproveitam mm tudo o que é lixo, separam, etc.... 97% de MP reciclada é espantoso - claro que isto tb se explica por factores económicos, mas isso é outra coisa.

Ou seja, não é nada líquido que se a indústria da SONI terminasse, mais árvores ficassem de pé... pelo contrário!!

Para quem disse que o ambiente pesa "zero" na bolsa: na análise técnica, certamente. Em termos fundamentais, se pensarmos que cd vez mais existe uma preocupação ecológica generalizada, incluindo nos consumidores e reguladores, é de esperar que, mais cedo ou mais tarde, as indústrias e empresas mais ecológicas venham a ter vantagens em termos de negócios - com benefício nos mercados. Mas não é para o day-trade...

Qt às acções: enganei-me redondamente nas minhas expectativas, assumi as perdas há uns tempos, mas hei-de voltar a entrar... e não será para ganhar 5%...

LuarAzul Escreveu:Isto se calhar é um bocado off-topic mas alguém sabe como é o registo da Sonae Indústria em termos ecológicos? Eu andei a pesquisar no Google e não encontrei nada de mau, pelo contrário. Por exemplo, segundo a Greepeace:

"At the end of 2004 Greenpeace and Quercus asked a number of Portuguese timber importers to support the campaign for EU legislation to stop the import of illegal timber. Two of them, Sardinha & Leite and Sonae Industria have now declared their support."

http://www.greenpeace.org/international ... nt-blocked

Também há uma notícia sobre a Sonae Distribuição apoiar pontualmente a Quercus: «Centros de Recuperação de Fauna Selvagem Retomam Actividade»
http://www.quercus.pt/scid/webquercus/d ... cleID=2093

Além disso eles fazem montes de propaganda às suas próprias políticas ecológicas:

Environmental Management Systems are in place in most of our businesses. More importantly, results are there to show our commitment. [...] Sonae Indústria reduced energy use by 6.6% in 2005, while Sonae Sierra’s energy consumption fell 21% between 2002 and 2005. Our factories use on average 17% of recycled wood, and the Knowsley factory, in the United Kingdom, uses 97%. [...] Sonae Indústria uses 61% of waste for energy production and 30% are reused/recycled.

http://www.sonae.pt/files/rightbar/rightblock_52_uk.pdf

Bem, se formos a acreditar em tudo o que eles dizem...
E enfim, ainda na senda da auto-publicidade:

"O compromisso da Sonae Novobord para com a África do Sul manifesta-se ainda no programa de responsabilidade social, que inclui uma contribuição substancial para o projecto do WWF para as florestas húmidas de Mpumalanga, para além de contribuições substanciais, tanto de ajuda a estudantes, via bolsas de estudo, como de apoio às infra-estruturas educacionais na área de White River."

"Este ano, centenas de milhares de árvores permanecem de pé graças ao esforço da Sonae UK ao nível da reciclagem." ( muitas mais iriam permanecer se a empresa fosse simplesmente à falência :mrgreen: )

etc etc (pode ver-se na página deles: http://www.sonae-industria-tafisa.com/p ... ctx=2,0,57

Agora, uma vez que estou a arder com as acções, ando um bocado indeciso entre mantê-las por largos meses, ou simplesmente vendê-las antes que os bears façam ainda mais estragos no curto-prazo. Mas para ficar a longo prazo na Sonae era mesmo importante perceber se a empresa realmente se preocupa com a ecologia. (por uma questão de princípio não invisto em empresas com a existência das quais não concordo, por exemplo, armamento.)

Só para vos dar uma ideia da importância que dou ao tema: há uns anos atrás o distrito de Santarém ficou conhecida por muitas deficiências ao nível da reciclagem (basicamente a empresa pegava na reciclagem e punha tudo no aterro!! :roll: ). Então a minha Princesa e eu armazenávamos a reciclagem toda aqui em casa, durante semanas se fosse preciso, que era para quando fôssemos a Lisboa pormos lá tudo! O carro ia sempre cheio e às vezes era um cheirete no carro durante a viagem!! :mrgreen:

Por aqui se vê a maluqueira ou o fanatismo ou o interesse, como quiserem, que o cuidado com o ambiente nos desperta. No fundo a pergunta que se me põe é: a Sonae Indústria é amiga do ambiente ou não?????? O que sabem sobre isto??

Registado: 3/3/2008 19:05

por rsacramento » 18/6/2008 23:45

concordo absolutamente contigo: a minha ideia era apenas mostrar que está tocar na projecção; daí a ser um suporte ... ninguém sabe

Registado: 29/11/2007 12:50

por sargotrons » 18/6/2008 23:44

rsacramento Escreveu:será um suporte?

Num primeiro feeling esse gráfico fez me lembrar o da casa mãe Sonae SGPS à pouco mais de um mês atrás onde nós nos perguntavamos por suportes depois do descambar da laterização à volta de 1.12€

cheers
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por redhot » 18/6/2008 23:40

LuarAzul Escreveu:
redhot Escreveu:O factor "empresa amiga do ambiente" é um chavão que pesa zero no valor das acções.

Eu não estava a falar do valor que as acções têm no mercado, estou a falar do valor que as acções têm para mim (que é uma coisa bem diferente).

Sentimentalismo na bolsa pode ser fatal...

Quanto a esse suporte que falas rsacramento. Não vejo nenhum suporte. Vejo é uma coisa a cair em queda livre...

Até pode ser que forme um suporte aí. Mas neste momento será por puro acaso...
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dragom, Google [Bot], PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, VALHALLA e 301 visitantes