Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Easy come, easy go!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

LAMENTO

por PLPINTO » 30/5/2003 11:57

Embora eu seja um principiante e este seja o 1º Forum em que participo, mesmo sem o conhecer, posso dizer que para mim se transformou numa referencia com respeito a informação de sistemas.
Lamento a sua partida e faço votos para que possa vir a ter novamente a oportunidade de estudar posts seus. :(

Registado: 22/5/2003 15:08

por Patdav » 29/5/2003 12:05

Bom Dia a todos :wink:

Estimado Cem

Registei estes seus 6 conselhos fundamentais :wink: . Ficaram anexados, a muitos outros textos que tenho de sua autoria.

Sem duvida que faço parte da maioria silenciosa, que há muito o acompanha.

Obrigado, felicidades
Um abraço
Patdav

PS: Respeitando incondicionalmente, a sua posição.........Lembro-me que da ultima vez que li um texto desses aqui no Caldeirão, passadas poucas semanas o seu autor, estava a entrar de "cabeça" para administrador de um site de bolsa :roll: :roll:
..........................

Registado: 25/11/2002 22:19

Oi Cem

por lmm » 29/5/2003 1:06

Deixa-te de tretas!

Precisas de reencontrar o equilíbrio na tua vida pessoal e profissional como acontece com todos nós em determinados momentos e isso obriga a uma maior motivação para postar. O pessoal compreende essas coisas, pois a vida é assim mesmo. Eu próprio ás vezes também já nem sei o que "dizer" e mais valia estar quieto, lol

Fico à espera do teu regresso... como das outras vezes... :twisted:

Éramos todos bastante básicos e a tentar aprender com uns e com outros.

As coisas não mudaram tanto assim... e é por isso que voltaremos a ler-te!

Admiro muitas pessoas que tenho "conhecido" neste tempo e, que me perdoem os restantes ilustres, alguns dos quais tu já referistes, és uma das duas pessoas que eu considero uma referência para a aprendizagem sobre os mercados, principalmente quando a maioria de nós não teve um "guru" para nos treinar pessoalmente. Acho que já te tinha dito isto antes mas olha... hoje acho que me deixaste sentimentalão!

Aquele teu primeiro parágrafo realmente fez-me andar para trás no tempo... estaremos a ficar "velhos"?

Um grande abraço,
lmm
Anexos
genie.gif
genie.gif (66.85 KiB) Visualizado 2393 vezes
Posso bem ser o pior trader da História:

Quando o mercado está comigo tenho sempre contratos a menos;

Quando o mercado está contra mim tenho sempre contratos a mais!

Registado: 5/11/2002 0:26

caríssimo Cem...

por Scubawarrior » 29/5/2003 0:53

...votos de muita saúde e bons negócios!!

Sabe o quanto todos admiram a sua elegância nestes palcos, e as suas despedidas custam nos sempre, portanto volte rápido ao nosso convívio!

abraço

Scuba
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

Cem

por zé povinho » 29/5/2003 0:05

nunca tive e dificilemnte poderia ter tido o prazer de te conhecer, e embora tenha descoberto os fóruns de bolsa há pouco tempo, cedo comecei a ler os teus textos e sempre com imenso prazer, pois logo percebi estar perante alguém merecedor de toda a consideração e que leva "esta coisa" a sério.

muitas vezes andei pelos fóruns onde tens escrito ultimamente à procura dos teus textos, pois eram uma referência de conhecimento e dum modo de estar nos fóruns que vai sendo raro.

que tudo te corra como esperas e volta um dia ou uma noite

um abraço

Registado: 4/11/2002 23:38

por arnie » 28/5/2003 23:25

Bem

Se o ditado for respeitado (à 3ª é de vez) então foi hoje deixado um enorme buraco na net :cry:

O Cem mostrou-me um lado que eu desconhecia e que estou cada vez mais a ser absorvido por ele, sistemas ( no meu caso, "semi") mecânicos :wink: :lol:

Agradeço-te por isso e espero que de vez em quando venhas publicar uns artigos para o pessoal poder absorver toda essa sabedoria :)

Um abraço
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Cem

por Gpinto » 28/5/2003 23:14

Apenas te posso desejar as maiores felicidades do mundo. Bem as mereces.

Se há algo que admiro em ti, para além de criares os teus próprios sistemas, os melhorares, os questionares e os colocares em prática disciplinada, é a sobriedade.

És daquelas pessoas que vem aqui ao fórum e de uma forma humilde expões o teu raciocínio, partilhando-o (o que na minha forma de ver é uma dádiva para as comunidades onde tens escrito) e não querendo arranjar qualquer tipo de atritos com ninguem.

De facto és uma baixa muito importante mas estamos certos que poderemos, todos sem excepção, continuar a ver posts teus, sempre que tiveres uma disponibilidadezinha.

Até sempre
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Um grande abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Registado: 16/11/2002 13:32

por Flying Turtle » 28/5/2003 23:05

Estive eu dois dias ausente e logo á chegada dou com esta notícia... :(

Compreendo-te perfeitamente Cem e espero que consigas organizar a tua vida por forma a voltares a encontrar um pouco de tempo ainda para este "vício" - até porque tenho dúvidas de quem está mais viciado, se tu a escrever se eu a ler... :?

Quero dar-te o testemunho pessoal de que por tua causa me tenho fartado de trabalhar e de estudar. E ainda por cima agradeço-te por isso! :lol:

Um grande abraço Cem e, na medida do possível... não te afastes muito! :wink:
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

Mestre Cem...

por Red » 28/5/2003 22:25

É com pena que vejo este teu afastamento, mas há prioridades e percebo bem. Espero que vás deixando os seus artigos inspiradores e saborosos de ler, volta e meia, quando tiveres vontade.

Até lá um grande abraço,
red

Registado: 6/11/2002 15:42

Lamento.....mas

por Mokum » 28/5/2003 22:17

Cem,
Tive o prazer de te conhecer pessoalmente, lamento a tua decisão, respeito-a, obrigado pelos teus ensinamentos,tanto neste como nos outros foruns e foram alguns, Obrigado e até breve em mais uma almoçarada.
Desejo-te muitas felicidades.
Mokum.
Sérgio Lourenço

Registado: 10/11/2002 1:18

....até "já"

por cram2 » 28/5/2003 22:03

Estimado Cem,

.....se tem mesmo que ser, entao deixo o desejo que a sua "ausencia" seja mais uma vez "nao definitiva"! :)

Um sentido abraço

cram2

Registado: 30/11/2002 0:52

Abraço

por Fernando dos Aidos » 28/5/2003 20:03

Bem, resta-me apenas enviar-te um abraço, Cem.

É com pena que te vejo partir (logo agora que o BCRES estava arrancar...). Fico, de qualquer modo, na expectativa de te ver aparecer de vez em quando (um "vício" como este - de vir aos foruns - não se larga assim tão facilmente :wink: ).

Um grande abraço, Cem.

Quando vieres a Coimbra, espero que me contactes para dois dedos de conversa e... quem sabe... uma partida de xadrez (lembrar "os bons velhos tempos"...)

Abraço

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

por MarcoAntonio » 28/5/2003 20:02

Eu não vou fazer grandes considerações porque sei que o Cem continuará por aí, talvez bastante menos activo (o que eu respeito e compreendo) mas irá estar por aí e certamente de quando em vez vai dar a sua «bicada»...
:mrgreen:

O problema da net é o seu lado viciante (que nos faz perder demasiado tempo e alguma saúde também). Eu tb já passei pelo mesmo e já fiz duas despedidas temporárias ou parciais (e uma delas ainda durou uns mesitos). Mas isto está-nos no sangue...

De qq das formas não podia deixar de referir que o Cem é das pessoas mais respeitadas nos foruns pelos diversos aspectos já foram sendo apresentados por outros atrás: qualidade das intervenções, antiguidade, postura, etc.

Portanto, faz falta... muita falta!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Segue de Perto

por InDay » 28/5/2003 19:58

Sei como deve de ser a sua sensação pois eu também por questões profissionais tive de abandonar os foruns e não só... mas vou acompanhando de perto os mercados pelo menos na questão de programação. Espero continua-lo a ve-lo aparecer de vez em quando como eu.

Boa Sorte.

IN-Day
InDay

despedida

por Tennis » 28/5/2003 19:51

Caro Cem,

Sinceramente, embora duvide um pouco, espero que esta sua decisão seja um "até já".

Para o caso de não o ser, desde já, devo dizer que é perfeitamente compreensível a sua atitude, pois, por vezes, valores mais altos se levantam, sendo que a bolsa não é tudo o que nos rodeia...

Um grande e sincero obrigado pelos conhecimentos que dispôs a várias comunidades/foruns bolsistas, sendo que, da minha parte, fica o agredecimento pelo muito que, consigo, aprendi.

Um grande abraço,

Tennis

Registado: 4/11/2002 23:01

por Ulisses Pereira » 28/5/2003 19:51

Cem,

É com pena que leio este teu post, mas percebo-te perfeitamente e respeito, ainda que vá ter bastantes saudades dos teus escritos.

Houve um pormenor que te esqueceste de referenciar no preâmbulo do teu texto de despedida: Tu eras o "guru" daquelas estrelas que referiste. Curiosamente, foi preciso que os utilizadores dos fóruns aprendessem e evoluissem muito (Concordo plenamente contigo... hoje a qualidade dos intervenientes nos fóruns é muito superior do que era há uns anos atrás) para que começassem a dar a devida importância àquilo a que tu escrevias.

Aquela pessoa que escrevia umas coisas que muitos consideravam herméticas, começou a ser apreciado e lido com entusiasmo e, não tenho a menor dúvida em afirmar que és a pessoa mais respeitada neste fascinante mundo dos fóruns de bolsa.

Uma das coisas que sempre mais me impressionou em ti foi o facto de, apesar de toda a tua sapiência e conhecimento, manteres uma postura irrepreensível nos fóruns, sempre longe das polémicas e provocações. Um exemplo, sem dúvida.

Obrigado por tudo o que fizeste em prol das várias comunidades ciber-bolsostas e um muito obrigado por tudo o que aprendi contigo ao longo dos anos.

E ficamos à espera das visitas esporádicas. ;)

Um grande abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por nunofaustino » 28/5/2003 19:47

É com muita tristeza que assisto à tua partida mas espero que regresses. Fazes muita falta aqui aos fóruns...
Agradeço-te os ensinamentos que deixaste (fico à espera de os ver publicados em breve), os sistemas que partilháste com a comunidade e o prazer da tua companhia nas alegres noitadas de 2000 (lembro-me de fazer refresh vezes sem conta para ler a nova análise do K, Cris, Ulisses, X-peculator ou um texto dos teus). Tenho pena de nunca ter tido a oportunidade de te agradecer pessoalmente, mas ainda n perdi a esperança de te conhecer num dos jantares deste fórum...

Resta-me desejar boa sorte para o resto da tua vida...
Um abraço e até breve
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

Easy come, easy go!

por Cem » 28/5/2003 19:35

A nova geração dos frequentadores dos forums sobre mercados em Portugal tem, de longe, uma bagagem de conhecimentos de base muito superior à da geração dos entusiastas nos tempos de arranque da net, nos anos dos gloriosos malucos da Bolsa em que as estrelas eram o Ulisses, o X-Pec, o K, o Paulinsky, o Cris, o lmm, o tótó1, o Pedro Miranda, o More, etc, etc...sei lá, já nem me lembro de todos, desculpem-me todos os que não citei.
Nesses tempos em que a Bolsa só sabia subir tudo parecia fácil, todos mandavam palpites sobre a dúvida do dia seguinte: o mercado ía subir 1,5% ou 2%?
Os frequentadores dos foruns tinham um perfil predominantemente fundamentalista, se tudo subia para que é que servia a Análise Técnica? Os seguidores desta eram um bando de curiosos estranhos ou um pouco desenquadrados a que poucos davam atenção, teve de ser popularizada e ganhar um apoio crescente na net graças às contribuições de excelentes previsões e análises de targets dadas essencialmente pelas performances notáveis do X-Peculator e textos didácticos do Ulisses.
Hoje, felizmente, a situação é exactamente a contrária, ainda bem! Estou plenamente convencido que uma AT séria é o caminho que muitos procuram para conseguir singrar e fazer dinheiro nos mercados. É difícil e sinuoso, mas o caminho da fortuna é muito traiçoeiro e penoso, só com muita vontade e disciplina poderão chegar ao cume da montanha.
Éramos todos bastante básicos e a tentar aprender com uns e com outros.
A net foi de facto uma escola estupenda à qual também eu muito devo do que sei hoje, e que ainda é pouco, sobre o “best business in the world”!
Nestes últimos dias, por motivos profissionais, não tive disponibilidade para escrever algo que se visse nos foruns ( Clube Invest e Caldeirão de Bolsa). As chegadas a tarde e a más horas a casa fazem com que só termine as minhas análises pessoais perto das 2 horas da manhã.
Isto não pode continuar, tenho de diminuir o meu ritmo de actividades e cortar numa data de coisas.
So, time is up!
Já tinha tentado deixar os foruns aqui há uns meses atrás mas lá fui conseguindo arranjar uns tempos extra para me ir entretendo...mas não é possível continuar por mais tempo.
O melhor é mesmo ficar por aqui.
É tempo de dar lugar aos mais novos , que têm muito para dar e mostrar.
Não tenho dúvidas que os foruns sobre mercados em Portugal irão continuar a ser um grande sucesso em adesões crescentes, um local onde muitos vêm beber informação e recomendações muito úteis para os seus investimentos.
O vosso trabalho de transmissão de conhecimentos e análises vai ser , tenho a certeza, de um entusiasmo em crescendo. Para quem gosta da Bolsa com paixão estes foruns são um autêntico vício, uma droga saudável, felizmente, porque aprendemos imenso uns com os outros.
Não quero com isto dizer que nunca mais escreverei nada nos foruns, estou certo que em situações excepcionais irei deixando pelo menos a ideia que ainda estou vivo e que continuarei a ler, embora a espaços, com muito interesse o que de qualidade se vai escrevendo por aqui.
Com esta é a terceira vez que me “despeço” de todos os Amigos dos foruns, e sei que são imensos, só que o bichinho da net ...costuma-se dizer que desta água não beberei mas às vezes sabe tão bem provar uma água fresquinha em dias de Verão!
Mas às 3 é de vez, maioria silenciosa, cá vou eu...
Muitos sucessos, saúde e bons negócios para todos.
Já agora não resisto a deixar-vos 6 conselhos fundamentais que não podem descurar se quiserem ter sucesso neste negócio dos mercados: plano, estudo, persistência, paciência, sangue-frio e muita auto-disciplina.
Termino como da última vez que me tentei despedir: um grande obrigado por todas as mensagens que me foram dirigidas, um até sempre a todos e bem hajam.

Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, BenjaminMartins, Bing [Bot], Google [Bot], latbal, m-m, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, trilhos2006, TTM62 e 147 visitantes