Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nyk » 30/5/2008 18:14

Morgan Stanley diminui participação da EDP
A Morgan Stanley comunicou hoje que diminuiu a sua participação qualificada na Energias de Portugal (EDP).

--------------------------------------------------------------------------------

Lara Rosa
lararosa@mediafin.pt

A Morgan Stanley comunicou hoje que diminuiu a sua participação qualificada na Energias de Portugal (EDP).

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a EDP anuncia que a Morgan Stanley reduziu a sua participação qualificada “composta por 36.388.393 acções, representativas de 0,98% do capital social da EDP e 0,98% dos respectivos direitos de voto, e por 17.597.765 obrigações permutáveis por acções EDP, correspondentes a 0,48% do capital social, às quais são imputáveis 0,48% dos direitos de voto”.

Esta alteração surge na sequência da redução do número de acções emprestadas à Morgan Stanley Co. Incorporated e à Morgan Stanley & CO. International
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Ulisses Pereira » 28/5/2008 0:27

viandante, tenho deixado vezes sem conta os valores do PSI que, se quebrados em alta, mostram a força do mercado e o sinal que o pior já passou e que se pode regressar ao mercado com uma boa relação rentabilidade/risco. Aliás, essea zona de resistência que referi há largos meses tem provado ser um osso duro de roer para os touros.

Queres mais objectivo do que isto? Para quê fantasiar da forma que o fizeste? Pura demagogia.

Critica se quiseres. Mas com argumentos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Henriquemariz » 28/5/2008 0:23

viandante Escreveu:Vamos todos para fora do PSI e voltamos todos daqui a 1 ano, ahh nao, daqui a um ano so ainda se viu um arranquezinho , daqui a 2 pronto , isso tb ainda nao é um arranque consolidado, entao pronto 10 anos que diabo! ok podem entrar mas ... continuo a achar que...

Sou novo por estes lados, estou por cá desde a OPV da REN e já ganhei uns trocos e tb já fiz borrada, mas uma coisa é certa, o que o ulisses quer dizer não é isso, ele fala investimento a longo, não a curto!!
Por isso acho que estás a ser injusto com esse post..
Tenho aprendido muita coisa com os post de todos os participantes, posso assim juntar peças e varias noticias de muitos sites e jornais para assim tomar decisões..
Penso que o caminho não passa por satirizar o que os outros escrevem, mas sim corrigir se estiverem mal e distutir para que se chegue a um concenso..
para que todos os que estão por cá ganhem uns trocos :wink: :wink:

Registado: 29/11/2007 3:47

por viandante » 28/5/2008 0:09

Vamos todos para fora do PSI e voltamos todos daqui a 1 ano, ahh nao, daqui a um ano so ainda se viu um arranquezinho , daqui a 2 pronto , isso tb ainda nao é um arranque consolidado, entao pronto 10 anos que diabo! ok podem entrar mas ... continuo a achar que...

Registado: 23/5/2008 2:00

por Ulisses Pereira » 28/5/2008 0:07

silver, isso depende do perfil de cada um. Há muitos muitos meses que digo aqui no Caldeirão que estar longo no nosso mercado tem uma relação rentabilidade/risco completamente desfavorável.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Silverwolf » 28/5/2008 0:01

Ulisses Pereira Escreveu:Por que é que não arranca? Porque está condicionada ao "momentum" do nosso mercado. E, continuo a frisar, enquanto o PSI não quebrar a sua zona de resistência entre os 11400 e os 11750 pontos, entradas longas no nosso mercado têm uma relação rentabilidade/risco que me parecem claramente desfaoráveis.

Um abraço,
Ulisses

Devemos então optar por posições curtas? ou ficar completamente fora do psi20?

Registado: 15/1/2008 17:43

por majomo » 27/5/2008 15:50

Manequim Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Por que é que não arranca? Porque está condicionada ao "momentum" do nosso mercado. E, continuo a frisar, enquanto o PSI não quebrar a sua zona de resistência entre os 11400 e os 11750 pontos, entradas longas no nosso mercado têm uma relação rentabilidade/risco que me parecem claramente desfaoráveis.

Um abraço,
Ulisses

OK Master Ulisses!

Mas eu só queria um arranquezito de 1/2 dúzia de cents para me livrar delas, :lol:

Vamos ver até ao final da semana... :wink:

É por essas de esperar que elas subam alguns cêntimos para me livrar, que já perdi mais dinheiro do que "devia"... é o preço que pago para aprender.

Se a tua ideia é que a acção vai descer, o melhor, pela minha experiência, é vendermos e aguardar...

Como o Ulisses diz, enquanto o Psi estiver nesta situação e com a actual situação de mercados, o risco/rentabilidade é grande!

Eu continuo na EDP(também pensava no arranque após a EDPr) enquanto ela se mantiver a estes níveis, uma quebra dos 4€ é um sinal para eu sair...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Manequim » 27/5/2008 13:24

Um abraço,
Ulisses

OK Master Ulisses!

Mas eu só queria um arranquezito de 1/2 dúzia de cents para me livrar delas, :lol:

Vamos ver até ao final da semana... :wink:
Recuperar

Registado: 11/1/2008 13:04

por Ulisses Pereira » 27/5/2008 12:58

Por que é que não arranca? Porque está condicionada ao "momentum" do nosso mercado. E, continuo a frisar, enquanto o PSI não quebrar a sua zona de resistência entre os 11400 e os 11750 pontos, entradas longas no nosso mercado têm uma relação rentabilidade/risco que me parecem claramente desfaoráveis.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Trade Machine » 27/5/2008 11:18

Manequim Escreveu:
Silverwolf Escreveu:Se tudo corre às mil maravilhas com a EDP Renováveis, porque razão EDP tem estado em queda? e nunca conseguiu passar os 4,10?

não percebo mto bem :\

Será que é hoje que ela arranca? Não seria de esperar isso com a procura da EDPr a revelar números tão elevados?

Opiniões procuram-se...

Eu também estava à espera que arranca-se. Julgo que o encaixe das renovaveis já está descontado e como foi abaixo do esperado (o desconto de 20% foi muito elevado) as acções têm caido.

Disclaimer: estou longo em edp

Registado: 27/5/2008 11:12

por Manequim » 27/5/2008 9:16

Silverwolf Escreveu:Se tudo corre às mil maravilhas com a EDP Renováveis, porque razão EDP tem estado em queda? e nunca conseguiu passar os 4,10?

Será que é hoje que ela arranca? Não seria de esperar isso com a procura da EDPr a revelar números tão elevados?

Opiniões procuram-se...
Recuperar

porque será

por santosam » 27/5/2008 7:20

Porque a menina ja´não é menina, passou a senhora, e as senhoras valem menos,passou de moda.
Já agora digam lá os accionistas pequenos com eu (10000x3.10 desde 2000) qual foi ou será o beneficio desta IPO, eu sinto que estou a ficar mal visto com isto tudo,até na cotação destas 2 semanas.

Registado: 29/11/2007 13:08

por Silverwolf » 27/5/2008 1:48

Se tudo corre às mil maravilhas com a EDP Renováveis, porque razão EDP tem estado em queda? e nunca conseguiu passar os 4,10?

Registado: 15/1/2008 17:43

por limpaesgotos » 26/5/2008 22:27

Coitados que pena, investir em contadores de telecontagem, o que no futuro irá permitir poupar muito mais com a redução de postos de trabalho.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1728

Contadores: EDP calcula perdas de 19 milhões no EBITDA
2008/05/26 11:12Marta Dhanis

Eléctrica estuda soluções para atenuar o impacto destas medidas
A EDP, fornecedora de electricidade de quase todos os seis milhões de consumidores de electricidade, prevê perdas de 19 milhões de euros no seu EBITDA de 2008 com a nova lei que proíbe a cobrança de aluguer deste equipamento.

A taxa de aluguer era reflectida na tarifa da luz e passa assim agora a ser suportada pelas empresas.

«De acordo com as alterações agora anunciadas, no próximo processo de fixação de tarifas, e com efeitos retroactivos a partir da data de entrada em vigor da Lei n.º 12/2008 (26 de Maio de 2008), o valor líquido dos activos correspondentes aos contadores (111 milhões de euros) deixará de ser considerado no cálculo dos proveitos permitidos da actividade de distribuição de electricidade», refere a EDP em comunicado enviado à CMVM, no domingo passado.

E acrescenta: «A EDP estima que esta medida tenha um impacto negativo de 1,2% nos proveitos permitidos de 2008 da actividade de distribuição e comercialização regulada de electricidade e de 19 milhões de euros no EBITDA de 2008.

No âmbito da preparação do novo período regulatório 2009 a 2011, a eléctrica diz que continuará a estudar soluções que possibilitem atenuar o impacto das medidas agora anunciadas.

As acções da EDP seguem a subir 0,74% para 4,08 euros.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1728

Cumprimentos.
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por NGRO » 19/5/2008 22:49

e estas 60 acções vão ficar caríssimas devido às elevadas comissões neste tipo de operação!

Eu tb não vou subscrever neste segmento embora já seja accionista.

Registado: 29/11/2007 11:02

por NGRO » 19/5/2008 22:45

e estas 60 acções vão ficar caríssimas devido às elevadas comissões neste tipo de operação!

Eu tb não vou subscrever neste segmento embora já seja accionista.

Registado: 29/11/2007 11:02

por Golguthar » 19/5/2008 21:32

De qualquer das formas acho rídiculo o número de acções que permitem aos accionistas.

Se por exemplo fiz um investimento de 200.000 euros na EDP (que já é significativo), por exemplo 50.000 acções, então tinha direito a subscrever 1% ou seja 500 acções.

Qualquer pessoa no segmento C conseguirá mais do que 500 acções, parecendo-me esta percentagem ridicula se é para ser interpretada como "vantagem".

Pessoalmente, tenho menos de 7.000 acções o que me permite subscrever 60 acções... o que acho que nem sequer vale a pena o trabalho, mais vale subscrever com um valor mais elevado no segmento C para o publico em geral.

Acho que podiam ter dado uma vantagem mais significativa ao accionistas como por exemplo um rateio mais vantajoso no segmento C.

Registado: 4/4/2008 22:39

Subscrição como accionista EDP

por Dani Bomtempo » 19/5/2008 17:05

Obrigado pela informação.
Já consultei o folheto das condições e já o imprimi.
Amanhã vou já ao banco falar com o funcionário e esclarecer tudo pois penso que a pessoa que me atendeu também interpretou mal.
Mais uma Vez muito obrigado.

Registado: 16/5/2008 18:23

Re: Subscrição como accionista EDP

por Manequim » 19/5/2008 16:51

Dani Bomtempo Escreveu:Mas curioso se isso é verdade a funcionária que me atendeu no banco informou-me erradamente!
Mostrou-me on line as condições de subscrição:
Para ter direito como accionista tenho de possuir um minino de 7.000 acções.
Se´o "Curioso" é detentor de informação diferente agradecia que me dissesse onde a obteve pois assim sendo amanhã vou logo rectificar o meu pedido pois só subscrevi publico em geral pois a quantidade de acções EDP que possuo na minha carteira é de facto inferior às 7.000 que me eram exigidas possuir até à data do anuncio público.

Vê o prospecto em www.edp.pt
Anexos
IPOEDP.pdf
(109.37 KiB) Transferido 466 Vezes
Recuperar

Subscrição como accionista EDP

por Dani Bomtempo » 19/5/2008 16:48

Mas curioso se isso é verdade a funcionária que me atendeu no banco informou-me erradamente!
Mostrou-me on line as condições de subscrição:
Para ter direito como accionista tenho de possuir um minino de 7.000 acções.
Se´o "Curioso" é detentor de informação diferente agradecia que me dissesse onde a obteve pois assim sendo amanhã vou logo rectificar o meu pedido pois só subscrevi publico em geral pois a quantidade de acções EDP que possuo na minha carteira é de facto inferior às 7.000 que me eram exigidas possuir até à data do anuncio público.

Re: EDP Renováveis Direitos de Subscrição

por Manequim » 19/5/2008 16:43

Dani Bomtempo Escreveu:Quando hoje fui ao meu banco para subscrever as acções que pensava ter direito por ser accionista da EDP fiquei com ar de Sapo ao saber que tinha de ter no mínimo 7.000 acções para poder subscrever aquilo que pensava ter direito. Isto está moralmente correcto?
Claro que não!
Assim tive de ficar pelo direitos de público em geral!
Já não há moralidade!
7.000 Acções no mínimo para ter direito a subscrever EDP Renováveis como accionista da EDP.
É um escândalo!
É que se soubesse isso antes das duas uma, ou me tinha desfeito daquilo que tinha ou tinha reforçado a minha posição!
Assim não vale!
Abençoado seja Deus se é que ele tem alguma coisa a ver com isto que se passa nos mercados financeiros!

Por aquilo que li, mesmo tendo menos de 7000 acções, poderás subscrever até 60 acções, sendo que a atribuição é feita em lotes de 10.

Ainda assim, concordo que foi uma desilusão o "prémio" dado aos accionistas.
Recuperar

Re: EDP Renováveis Direitos de Subscrição

por Um curioso... » 19/5/2008 16:41

Dani Bomtempo Escreveu:Quando hoje fui ao meu banco para subscrever as acções que pensava ter direito por ser accionista da EDP fiquei com ar de Sapo ao saber que tinha de ter no mínimo 7.000 acções para poder subscrever aquilo que pensava ter direito. Isto está moralmente correcto?
Claro que não!
Já não há moralidade!
7.000 Acções no mínimo para ter direito a subscrever EDP Renováveis como accionista da EDP.
É um escândalo!
É que se soubesse isso antes das duas uma, ou me tinha desfeito daquilo que tinha ou tinha reforçado a minha posição!
Assim não vale!
Abençoado seja Deus se é que ele tem alguma coisa a ver com isto que se passa nos mercados financeiros!

Não é bem assim! Com menos de 7000 acções os accionistas têm direito a subscrever 60 acções, que ficam garantidas. O objectivo é haver um número significativo de accionistas.
Independentemente de fazerem ou não esta subscrição poderão ainda inscrever-se no público em geral com eventual posterior rateio.

Registado: 29/11/2007 14:04

Direitos de Subscrição da EDP Renováveis.

por Dani Bomtempo » 19/5/2008 16:38

E o maior descaramento é que se eu fosse trabalhador da EDP ou associadas bastava ter 1.200 acções da EDP para ter direito a subscrever acções da Renováveis!
Assim não há justiça nos mercados financeiros!

EDP Renováveis Direitos de Subscrição

por Dani Bomtempo » 19/5/2008 16:29

Quando hoje fui ao meu banco para subscrever as acções que pensava ter direito por ser accionista da EDP fiquei com ar de Sapo ao saber que tinha de ter no mínimo 7.000 acções para poder subscrever aquilo que pensava ter direito. Isto está moralmente correcto?
Claro que não!
Já não há moralidade!
É um escândalo!
Assim não vale!

por Manequim » 19/5/2008 16:27

majomo Escreveu:Entrei hoje na edp, após a boa reação que teve após a quebra ds 4€...

Penso que tal como aconteceu com a mota-engil o ano passado com a martifer, se a subscrição da EDPr começar a ter sucesso, é positivo para a EDP, e, portanto, vou explorar esta base especulativa...

Em termos técnicos, os 4,20€ continuam a ser uma barreira difícil de passar...

Que vos parece?

Desde o início em que se falou desta operação, considerei-a, com os meus básicos conhecimentos, parecida com a que aconteceu em relação à Mota e à Martifer.

Parece-me que se assim for, os 4,20 vão ser fáceis, fáceis.... :lol:
Recuperar

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Garfield, PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, VALHALLA e 165 visitantes