Petróleo e gasolina - vamos a números
O petróleo está a quase a metade do preço que tinha em 2008, o Eur/Usd está quase ao mesmo preço que em 2008.
Como é possível o combustível estar até mais caro que em 2008?
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Sai mais uma actualização ao gráfico.
É curioso notar que, apesar da percepção generalizada em contrário, o preço da gasolina não acompanhou as fortes subidas do preço do crude desde Julho de 2007 a Julho de 2008.
É curioso notar que, apesar da percepção generalizada em contrário, o preço da gasolina não acompanhou as fortes subidas do preço do crude desde Julho de 2007 a Julho de 2008.
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Elias Escreveu:Ter transporte individual tornou-se para muitos uma necessidade, mas é uma necessidade que se está a tornar cada vez mais cara. Se calhar já foi um luxo e depois deixou de o ser, mas a pouco e pouco voltará a sê-lo num futuro próximo (já estamos a caminhar para lá...).
Isso é verdade para o transporte individual movido a derivados do petróleo. Felizmente se há coisa positiva que a espécie humana tem é a capacidade de evoluir tecnologicamente e encpntrar melhores alternativas.
A idade da pedra não terminou por falta de pedras. A idade do petróleo também não irá terminar por falta do dito.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
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Duarte Escreveu:Eu vou trabalhar no meu automóvel, faço vários quilómetros todos os dias, sozinho, e faço-o por necessidade, não por luxo ... eu preciso de trabalhar. Não tenho transportes públicos, nem perto nem longe, simplesmente não existem nesta zona. Por isso dizer que o transporte individual é um luxo é no minimo discutivel.
Duarte,
É claro que é discutível. Aliás se estivéssemos todos de acordo isto não tinha piada nenhuma, não havia Caldeirão

Agora um pouco mais a sério: muitos bens ou serviços que no passado apenas estavam ao alcance de alguns (eram um "luxo") passaram a fazer parte do dia-a-dia de quase toda a gente. Os padrões de vida e de consumo mudaram e certas comodidades que no passado eram um privilégio de poucos agora são quase uma exigência para a maioria que almeja ter acesso a essas mesmas comodidades.
Há 15 anos ter um telemóvel era um "luxo", hoje ninguém dispensa um e se calhar a maioria até o considera algo de primeira necessidade.
Ter transporte individual tornou-se para muitos uma necessidade, mas é uma necessidade que se está a tornar cada vez mais cara. Se calhar já foi um luxo e depois deixou de o ser, mas a pouco e pouco voltará a sê-lo num futuro próximo (já estamos a caminhar para lá...).
1 abraço,
Elias
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Eu vou trabalhar no meu automóvel, faço vários quilómetros todos os dias, sozinho, e faço-o por necessidade, não por luxo ... eu preciso de trabalhar. Não tenho transportes públicos, nem perto nem longe, simplesmente não existem nesta zona. Por isso dizer que o transporte individual é um luxo é no minimo discutivel.
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Claro que a definição de "bem de primeira necessidade" é discutivel, mas eu entendo que um bem de primeira necessidade é algo de que necessitamos para sobreviver. Água, Alimentos, Roupa, Electricidade para aquecimento, são bons exemplos de bens de primeira necessidade.
Há quem diga que o IVA reduzido a 5% incide sobre os bens de primeira necessidade e, embora eu não concorde exactamente com essa leitura, acho que para muitos deles isso se aplica - não é por acaso que o transporte público é taxado com IVA de 5% e o transporte individual (=gasolina) é pago a 21%. Com efeito, a possibilidade de transporte é essencial para muita gente, mas o transporte individual é um luxo, logo paga mais imposto. Faz sentido.
1 abraço,
Elias
Há quem diga que o IVA reduzido a 5% incide sobre os bens de primeira necessidade e, embora eu não concorde exactamente com essa leitura, acho que para muitos deles isso se aplica - não é por acaso que o transporte público é taxado com IVA de 5% e o transporte individual (=gasolina) é pago a 21%. Com efeito, a possibilidade de transporte é essencial para muita gente, mas o transporte individual é um luxo, logo paga mais imposto. Faz sentido.
1 abraço,
Elias
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Bem, eu discordo que seja um bem de primeira necessidade.
..........
Então o que é um bem de primeira necessidade? o que é que funciona hoje sem petróleo, em qualquer fase do processo produtivo ou serviços ?
sem substituto devidamente a ser comercializado é de primeira necessidade para a generalidade da indústria e comércio.
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Então o que é um bem de primeira necessidade? o que é que funciona hoje sem petróleo, em qualquer fase do processo produtivo ou serviços ?
sem substituto devidamente a ser comercializado é de primeira necessidade para a generalidade da indústria e comércio.
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CerealKiler Escreveu:os impostos deveriam ser fixos ou ter máximos, não entendo como o estado pode querer as mais valias da especulação de um bem de primeira necessidade e quando recebe esse imposto "à cabeça" sem esforço e riscos de cobrança.
Directamente está a contribuir para a inflação.
Bem, eu discordo que seja um bem de primeira necessidade.
De qualquer forma, recordo aquilo que já escrevi noutro post: a melhor forma de conseguir uma boa redução dos preços de venda praticados passará por pressionar o Estado (ou melhor, o Governo) para baixar os impostos.
Mas tenho a sensação de que isso não vai acontecer... o pessoal diverte-se mais a fazer boicotes às petrolíferas.

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os impostos deveriam ser fixos ou ter máximos, não entendo como o estado pode querer as mais valias da especulação de um bem de primeira necessidade e quando recebe esse imposto "à cabeça" sem esforço e riscos de cobrança.
Directamente está a contribuir para a inflação.
Directamente está a contribuir para a inflação.
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Segundo a dge, a média em maio para o gasoleo era:
PE = 0.721
ISP = 0.364
PVP = 1.313
Peso TX = 45%
Média Europeia do peso TX = 46%
Gasolina
PE = 0.603
ISP = 0.583
PVP = 1.435
Peso TX = 58%
Média Europeia do peso TX = 57%
As médias europeias são a 15.
Gasóleo mais barato: Luxemburgo (1.196)
Gasóleo mais caro: Reino Unido (1.533)
Media Europeia: 1.315 (tamos na média) lol
PE = 0.721
ISP = 0.364
PVP = 1.313
Peso TX = 45%
Média Europeia do peso TX = 46%
Gasolina
PE = 0.603
ISP = 0.583
PVP = 1.435
Peso TX = 58%
Média Europeia do peso TX = 57%
As médias europeias são a 15.
Gasóleo mais barato: Luxemburgo (1.196)
Gasóleo mais caro: Reino Unido (1.533)
Media Europeia: 1.315 (tamos na média) lol
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Actualmente a proporção de impostos está em 43% no Gasóleo e 56.5% na Gasolina 95.
Estas proporções têm vindo a baixar à medida que o crude (e por arrasto a gasolina e o gasóleo) sobem, dado que a parcela de impostos não cresce ao mesmo ritmo.
Estas proporções têm vindo a baixar à medida que o crude (e por arrasto a gasolina e o gasóleo) sobem, dado que a parcela de impostos não cresce ao mesmo ritmo.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Cem, essas proporções não podem estar correctas, pelo menos no caso da gasolina 95.
Se o ISP é de 58 cêntimos e o IVA (a 21%) é de cerca 26 cêntimos, então pagamos 55 a 60% de imposto (84 cêntimos sobre um total de 1,49 euros)
1 abraço,
Elias
Se o ISP é de 58 cêntimos e o IVA (a 21%) é de cerca 26 cêntimos, então pagamos 55 a 60% de imposto (84 cêntimos sobre um total de 1,49 euros)
1 abraço,
Elias
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Re
Por aquilo que ouvi falar a um big boss de uma empresa de energia (por acaso espanhola) em Portugal, a distribuição do preço dos combustíveis ao público está sensivelmente dividida da seguinte forma:
- 45%: impostos.
- 45%: custo de aquisição do crude ou brent ao produtor + custo de transporte e armazenagem em Portugal + custo de refinação + custo de colocação no fornecedor ou posto de venda ao consumidor.
- 10%: margem de lucro.
Cem
- 45%: impostos.
- 45%: custo de aquisição do crude ou brent ao produtor + custo de transporte e armazenagem em Portugal + custo de refinação + custo de colocação no fornecedor ou posto de venda ao consumidor.
- 10%: margem de lucro.
Cem
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Ulisses Pereira Escreveu:Elias, não deixa de ser curioso que a opinião pública se insurja, por exemplo, contra a Galp quando no passado sempre mostraste que o preço da gasolina estava a subir mais que o preço do crude e, no último ano, tens mostrado exactamente o oposto. Ou seja, as pessoas manifestam-se quando não têm razão para qualquer protesto. Bem pelo contrário...
Sem dúvida, Ulisses. As pessoas manifestam-se e aderem prontamente a estes protestos sem conhecerem muito bem a realidade contra a qual protestam.
1 abraço,
Elias
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Os impostos não crescem nessa proporção.
Com o gasóleo a 1.42 euros, os impostos são sensivelmente estes:
ISP = 0.36 euros
IVA = 0.25 euros
Total = 0.61 euros.
Btw, quando o gasóleo estava a 1 euro (em 2006), o total de imposto era de 0.50 euros.
Com o gasóleo a 1.42 euros, os impostos são sensivelmente estes:
ISP = 0.36 euros
IVA = 0.25 euros
Total = 0.61 euros.
Btw, quando o gasóleo estava a 1 euro (em 2006), o total de imposto era de 0.50 euros.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
O estado tem de baixar os impostos
O estado é mentiroso ao dizer que não tem margem para baixar os impostos, ora se eles cobram 60% sobre 1 Litro de gasóleo a 1€ por exemplo arrecadam 60 centimos se o litro estiver a 1,40 como está agora arrecadam 84 centimos logo arrecadam mais 24 centimos por cada litro de gasóleo. É óbvio que o estado ao não fazer nada o consumo de combustivel se retrai, mas isso é porque o estado nada faz, porque eles se quiserem podem manter os preços a um valor mais baixo. Não seria baixando os impostos porque ai o beneficiário directo seriam as pretroliferas, mas arranjar forma de sermos ressarcidos destes 24 centimos a mais, seria o justo.
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O problema aqui é mais o gasóleo...
Esta argumentação do Ulisses encaixa bem na gasolina mas, na verdade, o gasóleo tem subido muito mais e não nos podemos esquecer que um dos motores da economia, tanto pelo elevado número de condutores que o utilizam a título particular, como também pela sua utilização nos transportes colectivos e nos transportes pesados em geral.
Esta argumentação do Ulisses encaixa bem na gasolina mas, na verdade, o gasóleo tem subido muito mais e não nos podemos esquecer que um dos motores da economia, tanto pelo elevado número de condutores que o utilizam a título particular, como também pela sua utilização nos transportes colectivos e nos transportes pesados em geral.
Elias, não deixa de ser curioso que a opinião pública se insurja, por exemplo, contra a Galp quando no passado sempre mostraste que o preço da gasolina estava a subir mais que o preço do crude e, no último ano, tens mostrado exactamente o oposto. Ou seja, as pessoas manifestam-se quando não têm razão para qualquer protesto. Bem pelo contrário...
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
É tempo de actualizar novamente este gráfico.
É curioso notar que a gasolina não tem acompanhado a subida do preço do petróleo (mesmo quando calculado em euros).
por outro lado, aqueles que dizem que o petróleo tem subido por causa da queda do dólar ficariam talvez com uma opinião um pouco diferente se olhassem para este gráfico... de Janeiro para cá o preço do crude em euros subiu 25%
É curioso notar que a gasolina não tem acompanhado a subida do preço do petróleo (mesmo quando calculado em euros).
por outro lado, aqueles que dizem que o petróleo tem subido por causa da queda do dólar ficariam talvez com uma opinião um pouco diferente se olhassem para este gráfico... de Janeiro para cá o preço do crude em euros subiu 25%

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Esquema dos preços e taxas sobre os combustíveis na Europa:
http://www.dgge.pt/pagina.aspx?lws=1&mcna=0&lnc=AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA&codigono=6891700270037129AAAAAAAA
Vale a pena ver.
http://www.dgge.pt/pagina.aspx?lws=1&mcna=0&lnc=AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA&codigono=6891700270037129AAAAAAAA
Vale a pena ver.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!?
Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!

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