VEIL - Veículo Eléctrico Isento de Licença (madeinPortugal)
LOL
Isto estava mesmo a precisar das intervenções aqui do Mech e do Bala.
Ó Bala, este TóZé é mesmo um cromo, não deve ter ido muito longe com aquela transformação, um motor daqueles chupa Ampérios que nem uma esponja
Viram o valor da tensão a descer com o motor a trabalhar???
Aquilo perdia 0,01Volt por segundo, coitada da bateria!!!
Um Abraço e obrigado pela lufada de ar fresco!

Isto estava mesmo a precisar das intervenções aqui do Mech e do Bala.
Ó Bala, este TóZé é mesmo um cromo, não deve ter ido muito longe com aquela transformação, um motor daqueles chupa Ampérios que nem uma esponja


Viram o valor da tensão a descer com o motor a trabalhar???
Aquilo perdia 0,01Volt por segundo, coitada da bateria!!!
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There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Re: comentário
Zroof Escreveu:jotabilo Escreveu: a equação é uma igualdade entre dois termos...
A equação não é uma igualdade mas uma relação de equivalência, o que é muito diferente!
A Matemática já é difícil (!?) pelo que não devemos complicar, confundindo os seus conceitos.
Uma equação é uma igualdade entre dois membros (que podem ter um ou mais termos) havendo necessariamente pelo menos uma incógnita.
Uma relação de equivalência é uma relação entre duas equações ou inequações ou sistemas de equações ou inequações que tenham o mesmo conjunto solução.
Isto aprende-se no 3º ciclo de escolaridade.
Boas!
Acho que a malta esta a levar isto muito a peito e a dividir-se entre os filosofos e os ngenheiros.
É pa tenham calma e bebam um copinho que isso passa...
Quanto aos motores eléctricos, o que eu sei é que a maior parte do preço do combustível que nos pagamos é imposto. Imposto esse eu aaaacho que vai para fazer novas estradas e essas coisas antes das eleições. Imaginem o que acontecerá se o estado ficar sem esta importante receita, quando a malta meter umas baterias solares aí no tecto para as deslocações de dia-a-dia. E começarmos a utilizar o biodíesel la das ervas daninhas do pátio, ou a água como o outro diz.
Ou o estado vai a falência...NOT, ou encontra outra maneira de nos cobrar a "guita"... por isso é pa quando eles inventarem a tal maneira de nos Fu...nikar de outra forma, aí vêm os motores eléctricos. Até aí, um depósito dos meus dá me bem atestadinho para uns 1000km, e la me vou desenrascando, a pagar o ISP com o IVA por cima e sei la que mais...
Para finalizar deixo aquí um link para um site que vende kits de transformação "petrol->electric" sem bateria. e um link no Youtube de um bacano chamado Tozé a aplicar um desses no seu fiat...
http://www.everything-ev.com/?currency= ... 7&sort=20a
http://www.youtube.com/watch?v=QfAFRYdP ... re=related
Abraço e bons trades...
O Bala
PS: depois de ter postado, reparei que enquanto eu eu compunha o meu post, o Atomez postou algo parecido... sorry
Acho que a malta esta a levar isto muito a peito e a dividir-se entre os filosofos e os ngenheiros.
É pa tenham calma e bebam um copinho que isso passa...
Quanto aos motores eléctricos, o que eu sei é que a maior parte do preço do combustível que nos pagamos é imposto. Imposto esse eu aaaacho que vai para fazer novas estradas e essas coisas antes das eleições. Imaginem o que acontecerá se o estado ficar sem esta importante receita, quando a malta meter umas baterias solares aí no tecto para as deslocações de dia-a-dia. E começarmos a utilizar o biodíesel la das ervas daninhas do pátio, ou a água como o outro diz.
Ou o estado vai a falência...NOT, ou encontra outra maneira de nos cobrar a "guita"... por isso é pa quando eles inventarem a tal maneira de nos Fu...nikar de outra forma, aí vêm os motores eléctricos. Até aí, um depósito dos meus dá me bem atestadinho para uns 1000km, e la me vou desenrascando, a pagar o ISP com o IVA por cima e sei la que mais...
Para finalizar deixo aquí um link para um site que vende kits de transformação "petrol->electric" sem bateria. e um link no Youtube de um bacano chamado Tozé a aplicar um desses no seu fiat...
http://www.everything-ev.com/?currency= ... 7&sort=20a
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Abraço e bons trades...
O Bala
PS: depois de ter postado, reparei que enquanto eu eu compunha o meu post, o Atomez postou algo parecido... sorry

Editado pela última vez por Bala em 19/5/2008 23:33, num total de 1 vez.
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048
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Este tema ficou meta-físico no fim de semana!
Só queria dizer que não é preciso estar a congeminar grandes teorias de conspiração sobre os lobbies do petróleo e a falta de alternativas para mover automóveis.
O termo "auto móvel" diz tudo - um veículo que se move por si próprio. Portanto tem de transportar consigo a energia necessária para se mexer.
E a gasolina/gasóleo são de longe as fontes de energia mais concentradas, mais baratas e mais práticas actualmente disponíveis.
Um depósito de 60 litros dá para andar uns 1000 km num utilitário normal com todas as comodidades humanas usuais (aquecimento, luz, ar condicionado, rádio, limpa vidros, etc. etc.), com um peso de uns 60 kg, leva menos de 5 minutos a recarregar com um custo de 36 € (antes de impostos).
Não há nenhuma outra forma de armazenar energia que se aproxime. As baterias eléctricas já evoluiram bastante mas ainda assim para uma autonomia de 200 km pesam 200 kg e custam mais que o resto do carro...
É claro que com o aumento do custo dos combustíveis e melhorias das tecnologias as alternativas começam a ficar viáveis, e ainda bem porque daqui a 10 anos quero continuar a andar de carro.
Só queria dizer que não é preciso estar a congeminar grandes teorias de conspiração sobre os lobbies do petróleo e a falta de alternativas para mover automóveis.
O termo "auto móvel" diz tudo - um veículo que se move por si próprio. Portanto tem de transportar consigo a energia necessária para se mexer.
E a gasolina/gasóleo são de longe as fontes de energia mais concentradas, mais baratas e mais práticas actualmente disponíveis.
Um depósito de 60 litros dá para andar uns 1000 km num utilitário normal com todas as comodidades humanas usuais (aquecimento, luz, ar condicionado, rádio, limpa vidros, etc. etc.), com um peso de uns 60 kg, leva menos de 5 minutos a recarregar com um custo de 36 € (antes de impostos).
Não há nenhuma outra forma de armazenar energia que se aproxime. As baterias eléctricas já evoluiram bastante mas ainda assim para uma autonomia de 200 km pesam 200 kg e custam mais que o resto do carro...
É claro que com o aumento do custo dos combustíveis e melhorias das tecnologias as alternativas começam a ficar viáveis, e ainda bem porque daqui a 10 anos quero continuar a andar de carro.
Editado pela última vez por atomez em 20/5/2008 0:00, num total de 4 vezes.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
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Sr jotabilo, já nem lhe digo mais nada.
Se é receptivo à aprendizagem aconselho vivamente que consulte este site ao pormenor, como o senhor gosta
http://thefraserdomain.typepad.com/energy/
para o sr ter ainda mais argumento!
Quem tudo sabe nada aprende.
Espero que se sinta tão há vontade com o inglês como para a filosofia...
cumps
Se é receptivo à aprendizagem aconselho vivamente que consulte este site ao pormenor, como o senhor gosta
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http://www.bpd.uni.cc
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silvaxico
Não dêem corda ao Jotabilo, pá !!! Ele é o Hannibal Lecter do Caldeirão ! Anda a brincar com as vossas mentes !!
Jotabilo
Ler as cenas que tu escreves é pior que colinho de mãe e musica de embalar , pá ! Pelos menos pra gajos de QI baixo como eu .
Jotabilo , há quanto tempo não...me metia...eu...contigo ..!? ...ãh ?!
Méquié !? Já trocaste a tecla do pontinhos aí do teclado !? ...ãh ?! essa aí entre a virgula e o traço ... já nem tinta deve ter !!
Quando carregas na tecla do pontinho , só lá deve estar um imenso buraco ! Uma cratera !!..feita por esse dedo nuclear que matraca incessantemente no mesmo local horas a fio quando escreves no Caldeirão .
...ou então escreves a energia Solar e quando chega à noite já é do caraças...com a ...falta de ...bateria .
É a brincar . Tu sabes que eu continuo a gostar do que tu escreves . Mas continuo a não entender um boi do que prái debitas , é claro . Ainda agora estava aí a ler e quando chegou à parte de misturar Platão com energia fotovoltaica , lixás-te-me logo ! Perdi-te e nunca mais te encontrei . E quem raio é o Sisifo da Mitologia Grega !? O marido da Sifilis , deusa grega das doenças venereas !?
Fala comigo , Jotabilo ! Traz-me luz !
( ...mas é excusado , que nem que engolisses uma bomba nuclear e explodisses diante dos meus olhos , iluminavas alguma coisa aqui dentro . O meu cérebro é um buraco negro que suga e destroi qualquer sinal sabedoria, pelo que nem deves falar comigo , ou correrás o perigo de perder automáticamente 10 pontos de QI ao fazê-lo .
Já eu , se perdesse 10 pontos, tinha de começar de novo . O que é uma chatice...)
Um abraço ,
The Mechanic
jotabilo,
cada vez estou mais confuso... então aquecer a água a gás será mais eficiente do que com paineis solares?
Não dêem corda ao Jotabilo, pá !!! Ele é o Hannibal Lecter do Caldeirão ! Anda a brincar com as vossas mentes !!
Jotabilo
Caro Superbem
Era o que mais me faltava fazer cálculos desses... mesmo se eles fossem execuíveis...Dúvido mesmo que alguém se atreva a elaborar tais cálculos....por grosso chega-se a essa conclusão facilmente... basta atender naquilo que referi àcerca do aquecimento de um litro de água em casa....gasta muito mais energia vinda do sol se aquecer um litro de água num forno eléctrico do que se utilizar gás da companhia...o gás natural...de há umas centenas de milhões de anos atrás é utilizado directamente no aquecimento da água...a electricidade vem da rede....perdas em linha...perdas mecânicas nas turbinas da central...perdas na transformação da tensão....and so on...
Claro que me virá com a energia fotovoltaica....mas neste caso lembro-me da minha avó que exclamaria...bem pode vir junça para três a atar !!!! nunca mais aqueceria a água para lavar os pés...
Sou clarinho como água...o Caro é que está entusiasmado com o carro eléctrico....mas a elecricidade de origem alterna já é coisa do século XIX ...não sei precisar se Volta é dos Sec XVIII...o da corrente contínua....e só agora é que descobriram a pólvora...do dínamo.
Se for do Porto...deve lembrar-se que havia uns autocarros a deitar vapor pelo cano de escape....andaram cerca de um ano...a pilhas de combustível....a tal coisa da hidrólise ao contrário....mas depois pararam.....ficavam caros de mais....não eram muito rentáveis.....e eu que tenho as melhores esperanças nas pilhas de combustíveis....pelo menos na existencias de pequenas centrais elécricas ...estacionárias e de bairro....de modo a descentralizar a produção de energia eléctrica e propiciar desse modo a descentralização do poder económico e político e o desenvovimeto da organização social que aí vem e que a emergência das novas tecnologias exigirá.
Não sou adepto do actual modelo de automóvel...os rendimentos são fracos....mas o automóvel electrico ainda é menos eficaz....imagine um camião de 20 toneladas eléctrico....um comboio sempre foi o meio mais económico de transporte...pouco flexível...mas o mais eficaz no consumo de energia....mas já sabe quanto gasta um comboio eléctrico?....em relação a um com locomotiva a diesel?...ou até
mesmo a vapor de água?
ficamos assim.
cumps





Ler as cenas que tu escreves é pior que colinho de mãe e musica de embalar , pá ! Pelos menos pra gajos de QI baixo como eu .
Jotabilo , há quanto tempo não...me metia...eu...contigo ..!? ...ãh ?!
Méquié !? Já trocaste a tecla do pontinhos aí do teclado !? ...ãh ?! essa aí entre a virgula e o traço ... já nem tinta deve ter !!
Quando carregas na tecla do pontinho , só lá deve estar um imenso buraco ! Uma cratera !!..feita por esse dedo nuclear que matraca incessantemente no mesmo local horas a fio quando escreves no Caldeirão .
...ou então escreves a energia Solar e quando chega à noite já é do caraças...com a ...falta de ...bateria .
É a brincar . Tu sabes que eu continuo a gostar do que tu escreves . Mas continuo a não entender um boi do que prái debitas , é claro . Ainda agora estava aí a ler e quando chegou à parte de misturar Platão com energia fotovoltaica , lixás-te-me logo ! Perdi-te e nunca mais te encontrei . E quem raio é o Sisifo da Mitologia Grega !? O marido da Sifilis , deusa grega das doenças venereas !?
Fala comigo , Jotabilo ! Traz-me luz !
( ...mas é excusado , que nem que engolisses uma bomba nuclear e explodisses diante dos meus olhos , iluminavas alguma coisa aqui dentro . O meu cérebro é um buraco negro que suga e destroi qualquer sinal sabedoria, pelo que nem deves falar comigo , ou correrás o perigo de perder automáticamente 10 pontos de QI ao fazê-lo .
Já eu , se perdesse 10 pontos, tinha de começar de novo . O que é uma chatice...)
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
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comentário
Caro Superbem
Era o que mais me faltava fazer cálculos desses... mesmo se eles fossem execuíveis...Dúvido mesmo que alguém se atreva a elaborar tais cálculos....por grosso chega-se a essa conclusão facilmente... basta atender naquilo que referi àcerca do aquecimento de um litro de água em casa....gasta muito mais energia vinda do sol se aquecer um litro de água num forno eléctrico do que se utilizar gás da companhia...o gás natural...de há umas centenas de milhões de anos atrás é utilizado directamente no aquecimento da água...a electricidade vem da rede....perdas em linha...perdas mecânicas nas turbinas da central...perdas na transformação da tensão....and so on...
Claro que me virá com a energia fotovoltaica....mas neste caso lembro-me da minha avó que exclamaria...bem pode vir junça para três a atar !!!! nunca mais aqueceria a água para lavar os pés...
Sou clarinho como água...o Caro é que está entusiasmado com o carro eléctrico....mas a elecricidade de origem alterna já é coisa do século XIX ...não sei precisar se Volta é dos Sec XVIII...o da corrente contínua....e só agora é que descobriram a pólvora...do dínamo.
Se for do Porto...deve lembrar-se que havia uns autocarros a deitar vapor pelo cano de escape....andaram cerca de um ano...a pilhas de combustível....a tal coisa da hidrólise ao contrário....mas depois pararam.....ficavam caros de mais....não eram muito rentáveis.....e eu que tenho as melhores esperanças nas pilhas de combustíveis....pelo menos na existencias de pequenas centrais elécricas ...estacionárias e de bairro....de modo a descentralizar a produção de energia eléctrica e propiciar desse modo a descentralização do poder económico e político e o desenvovimeto da organização social que aí vem e que a emergência das novas tecnologias exigirá.
Não sou adepto do actual modelo de automóvel...os rendimentos são fracos....mas o automóvel electrico ainda é menos eficaz....imagine um camião de 20 toneladas eléctrico....um comboio sempre foi o meio mais económico de transporte...pouco flexível...mas o mais eficaz no consumo de energia....mas já sabe quanto gasta um comboio eléctrico?....em relação a um com locomotiva a diesel?...ou até
mesmo a vapor de água?
ficamos assim.
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Era o que mais me faltava fazer cálculos desses... mesmo se eles fossem execuíveis...Dúvido mesmo que alguém se atreva a elaborar tais cálculos....por grosso chega-se a essa conclusão facilmente... basta atender naquilo que referi àcerca do aquecimento de um litro de água em casa....gasta muito mais energia vinda do sol se aquecer um litro de água num forno eléctrico do que se utilizar gás da companhia...o gás natural...de há umas centenas de milhões de anos atrás é utilizado directamente no aquecimento da água...a electricidade vem da rede....perdas em linha...perdas mecânicas nas turbinas da central...perdas na transformação da tensão....and so on...
Claro que me virá com a energia fotovoltaica....mas neste caso lembro-me da minha avó que exclamaria...bem pode vir junça para três a atar !!!! nunca mais aqueceria a água para lavar os pés...
Sou clarinho como água...o Caro é que está entusiasmado com o carro eléctrico....mas a elecricidade de origem alterna já é coisa do século XIX ...não sei precisar se Volta é dos Sec XVIII...o da corrente contínua....e só agora é que descobriram a pólvora...do dínamo.
Se for do Porto...deve lembrar-se que havia uns autocarros a deitar vapor pelo cano de escape....andaram cerca de um ano...a pilhas de combustível....a tal coisa da hidrólise ao contrário....mas depois pararam.....ficavam caros de mais....não eram muito rentáveis.....e eu que tenho as melhores esperanças nas pilhas de combustíveis....pelo menos na existencias de pequenas centrais elécricas ...estacionárias e de bairro....de modo a descentralizar a produção de energia eléctrica e propiciar desse modo a descentralização do poder económico e político e o desenvovimeto da organização social que aí vem e que a emergência das novas tecnologias exigirá.
Não sou adepto do actual modelo de automóvel...os rendimentos são fracos....mas o automóvel electrico ainda é menos eficaz....imagine um camião de 20 toneladas eléctrico....um comboio sempre foi o meio mais económico de transporte...pouco flexível...mas o mais eficaz no consumo de energia....mas já sabe quanto gasta um comboio eléctrico?....em relação a um com locomotiva a diesel?...ou até
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Editado pela última vez por jotabilo em 19/5/2008 22:01, num total de 1 vez.
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Re: comentário
jotabilo Escreveu:o Caro joga com as palavras para ver se ganha na sua retirada opinião...eu não estou a desafiá-lo... estou apenas a afirmar que a electricidade é uma forma muito derivada de energia....ou seja uma energia muito refinada na forma.
Ao contrário do que o amigo jotabilo pensa, se dispuser se 100 Joule ou 100 Kw.h de energia calorífica e de energia eléctrica, a capacidade de produzir trabalho é muito maior para a energia eléctrica. Mas se está convencido do contrário...
Embora não tenha grande importância, os dines e os ergs, como unidades de força e energia , são unidades arcaicas do antigo sistema cgs, posto de lado nos anos 70.Hoje em dia em Ciência usamos as unidades do Sistema Internacional, Newton e Joule.
Agora acho que não interessa começar a disparar equações fora do contesto ,só aumenta a confusão.
Se o amigo não entendeu a subtil diferença entre uma igualdade e uma equivalência o problema não sou eu, logo não tem razão para se zangar comigo. Penso que tenho sido correcto em toda a "discussão"

Cumprimentos
PS- Como a Altri e a Brisa estão a andar de lado

Caro Jotabilo,
Mas porquê o sr. insiste em divagar sobre o assunto e não é capaz de dizer directamente, não só em termos científicos mas sim em termos de custos monetários e financeiros, qual o carro que faz melhor aproveitamento da energia!?
É que sinceramente nem sei se o sr está a ser imparcial ou está a confundir alguma coisa, ou se sou eu que sou maluco.
Se quer defender o carro de combustão perante o eléctrico, não é formulas de termodinâmica que servem de argumento.
Tem que colocar aqui todos os cálculos inerentes ao gasto e desperdícios de energia de cada um, e depois sim faz-se uma comparação.
E o gasto inclui o caminho desde a sua origem!
Não despreze os custos de produção.
E por favor não venha com a teoria da relatividade para calcular isto, que é totalmente desapropriado.
cumps
Mas porquê o sr. insiste em divagar sobre o assunto e não é capaz de dizer directamente, não só em termos científicos mas sim em termos de custos monetários e financeiros, qual o carro que faz melhor aproveitamento da energia!?
É que sinceramente nem sei se o sr está a ser imparcial ou está a confundir alguma coisa, ou se sou eu que sou maluco.
Se quer defender o carro de combustão perante o eléctrico, não é formulas de termodinâmica que servem de argumento.
Tem que colocar aqui todos os cálculos inerentes ao gasto e desperdícios de energia de cada um, e depois sim faz-se uma comparação.
E o gasto inclui o caminho desde a sua origem!
Não despreze os custos de produção.
E por favor não venha com a teoria da relatividade para calcular isto, que é totalmente desapropriado.
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comentário
Caro Superbem
Se exceptuarmos a energia da gravidade e a energia com origem nas forças fortes e fracas que predominam no àtomo.....toda a restante energia provém do Sol....da fusão do hidrogénio resultando daí o hélio....um dos primeiros elementos da tabela de Mendeliev....sabe que nós somos originários das estrelas.....temos em nós ..na organização da matéria do nosso corpo elementos mais antigos que o Sol e do que o nosso sistema solar e a nossa galáxia....o sol ainda tem pouca idade para ter mais do que hélio ou bário.....a transmutação de um elemento para outro pode demorar biliões de anos... agora considere a tabela dos elemntos de Mendeliev...cujo elemento final é o chumbo e depois veja lá que temos em nos elementos que só podem ter vindo das estrelas fora da nossa galáxia....bem ...mas dizia eu.....que a energia que vem, actualmente da fusão do hidrogénio solar....fundamentalmente, através da radiação solar.
essa energia solar...deu origem a todas as formas de energia que temos na terra exceptuando aquelas que referi... no universo das energias que se podem considerar....apenas afirmei que a energia eléctrica é uma forma mais derivada do que as restantes formas de energia..dado que resulta na sua maioria, da transformação das outras energias...foi apenas isso que afirmei....o carro eléctrico ao utilizar essa forma de energia é uma forma pouco eficaz de utilização da energia primordial que vem do sol.
A energia fotovoltaica não chega para as encomendas...e mesmo essa tambem tem de ser transformada em energia eléctrica e depois em mecânica....talvez se consiga um rendimento de 10% no final, relativamente à energia vinda do sol, ou talvez nem isso....esta coisa da energia é coisa do dianho...rabudo e chato.
cumps
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Se exceptuarmos a energia da gravidade e a energia com origem nas forças fortes e fracas que predominam no àtomo.....toda a restante energia provém do Sol....da fusão do hidrogénio resultando daí o hélio....um dos primeiros elementos da tabela de Mendeliev....sabe que nós somos originários das estrelas.....temos em nós ..na organização da matéria do nosso corpo elementos mais antigos que o Sol e do que o nosso sistema solar e a nossa galáxia....o sol ainda tem pouca idade para ter mais do que hélio ou bário.....a transmutação de um elemento para outro pode demorar biliões de anos... agora considere a tabela dos elemntos de Mendeliev...cujo elemento final é o chumbo e depois veja lá que temos em nos elementos que só podem ter vindo das estrelas fora da nossa galáxia....bem ...mas dizia eu.....que a energia que vem, actualmente da fusão do hidrogénio solar....fundamentalmente, através da radiação solar.
essa energia solar...deu origem a todas as formas de energia que temos na terra exceptuando aquelas que referi... no universo das energias que se podem considerar....apenas afirmei que a energia eléctrica é uma forma mais derivada do que as restantes formas de energia..dado que resulta na sua maioria, da transformação das outras energias...foi apenas isso que afirmei....o carro eléctrico ao utilizar essa forma de energia é uma forma pouco eficaz de utilização da energia primordial que vem do sol.
A energia fotovoltaica não chega para as encomendas...e mesmo essa tambem tem de ser transformada em energia eléctrica e depois em mecânica....talvez se consiga um rendimento de 10% no final, relativamente à energia vinda do sol, ou talvez nem isso....esta coisa da energia é coisa do dianho...rabudo e chato.
cumps
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comentário
Caro Jabreu
Também deves considerar a energia proveniente da fusão nuclear ....que vai sendo quase uma realidade...essa que utiliza o hidrogénio pesado ...o deutério ...um dos elementos mais abundantes na terra e no universo...isso sim é quase infindável e constiui-se como uma boa esperança da humanidade....a chamada imitação do Sol....
Mas pensa sempre.....que não se pode utilizar infinitamente a energia.....existrá sempre a meta fatal da entropia...para a qual caminhamos inexoravelmente.....a não ser que haja um mecanismo cósmico que inverta o processo....talvez a existência de buracos negros no universo indiciem a renovação da materia em energia...e tudo volte ao principio...pelo menos localmente ..numa parte qualquer do universo....no geral estamos em expansão.
A Europa está esperançada nessa energia plásmica.
cumps
Também deves considerar a energia proveniente da fusão nuclear ....que vai sendo quase uma realidade...essa que utiliza o hidrogénio pesado ...o deutério ...um dos elementos mais abundantes na terra e no universo...isso sim é quase infindável e constiui-se como uma boa esperança da humanidade....a chamada imitação do Sol....
Mas pensa sempre.....que não se pode utilizar infinitamente a energia.....existrá sempre a meta fatal da entropia...para a qual caminhamos inexoravelmente.....a não ser que haja um mecanismo cósmico que inverta o processo....talvez a existência de buracos negros no universo indiciem a renovação da materia em energia...e tudo volte ao principio...pelo menos localmente ..numa parte qualquer do universo....no geral estamos em expansão.
A Europa está esperançada nessa energia plásmica.
cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 19/5/2008 18:55, num total de 1 vez.
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Mas na sua opinião, o carro a petróleo é mais eficiente que o carro eléctrico?
Fiquei sem perceber.
Viu o link que dei?
Já agora veja este http://thefraserdomain.typepad.com/ener ... ims-5.html
Vai-me dizer que energia é gasta para obter esta energia?
Qual as percas na sua transformação em termos monetários?
Qual é a energia cara afinal?
Fiquei sem perceber.
Viu o link que dei?
Já agora veja este http://thefraserdomain.typepad.com/ener ... ims-5.html
Vai-me dizer que energia é gasta para obter esta energia?
Qual as percas na sua transformação em termos monetários?
Qual é a energia cara afinal?
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comentário
Caro Crómio
Não podemos generalizar, desse modo, sobre a laicidade das pessoas...mesmo atendendo ao que proclamou Sócrates através de Platão...mesmo considerando que de nada estamos certos a não ser que nada sabemos de nada...vamos sabendo algumas coisas...mesmo sabendo que a determinada altura possamos ver as nossas certezas rolar pela montanha abaixo até ao vale.....e termos de recomeçar de novo como o Sísifo da mitologia grêga,
Existe um momento em que o Sísifo vai feliz ...quando sobe a montanha com a pedra ....sabe que sobe e vai feliz por isso....Portanto .meu caro....falando da segunda lei da termodinâmica...não existem milagres no âmbito da utilização da energia...por mais modernidades que saibamos...
O Caro Quico...o homem do charuto....também foi dando uns eclarecimentos de uma forma mais concreta e amável do que eu....ele é uma pessoa mais ilustrada do que eu....mas não deixou de apelar para verem os assuntos de um modo mais reflectido e mais real....mais fora do sonho ...de uma realidade que todos ambicionamos ..que é viver de uma forma mais confortável este ofício de ter de viver.
Mas o sonho fica bem ..a todos meu Caro!
E não se agaste....eu continuo com a certeza que tinha de antes da discussão...a energia eléctrica é uma forma muito derivada de energia.
Ficamos assim.
cumps
Não podemos generalizar, desse modo, sobre a laicidade das pessoas...mesmo atendendo ao que proclamou Sócrates através de Platão...mesmo considerando que de nada estamos certos a não ser que nada sabemos de nada...vamos sabendo algumas coisas...mesmo sabendo que a determinada altura possamos ver as nossas certezas rolar pela montanha abaixo até ao vale.....e termos de recomeçar de novo como o Sísifo da mitologia grêga,
Existe um momento em que o Sísifo vai feliz ...quando sobe a montanha com a pedra ....sabe que sobe e vai feliz por isso....Portanto .meu caro....falando da segunda lei da termodinâmica...não existem milagres no âmbito da utilização da energia...por mais modernidades que saibamos...
O Caro Quico...o homem do charuto....também foi dando uns eclarecimentos de uma forma mais concreta e amável do que eu....ele é uma pessoa mais ilustrada do que eu....mas não deixou de apelar para verem os assuntos de um modo mais reflectido e mais real....mais fora do sonho ...de uma realidade que todos ambicionamos ..que é viver de uma forma mais confortável este ofício de ter de viver.
Mas o sonho fica bem ..a todos meu Caro!
E não se agaste....eu continuo com a certeza que tinha de antes da discussão...a energia eléctrica é uma forma muito derivada de energia.
Ficamos assim.
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Editado pela última vez por jotabilo em 19/5/2008 21:28, num total de 2 vezes.
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Qual é a percentagem de petróleo usada para criar energia eléctrica?
http://www.eia.doe.gov/cneaf/electricit ... at1p1.html
Muito pouca nos estados unidos.
Cá não sei...
Diria que no máximo os custos de produção de energia eléctrica seriam iguais ao custo de produção da gasolina até chegar ao consumidor.
Mas não exclua do baralho os 25% de energia rentabilizada no próprio carro, como referi!
http://www.eia.doe.gov/cneaf/electricit ... at1p1.html
Muito pouca nos estados unidos.
Cá não sei...
Diria que no máximo os custos de produção de energia eléctrica seriam iguais ao custo de produção da gasolina até chegar ao consumidor.
Mas não exclua do baralho os 25% de energia rentabilizada no próprio carro, como referi!
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A a redução dependencia das energias fosseis tem que dar a todos os niveis. Não só para substitur os combustiveis mas tbém na produção de electricidade.
As renovaveis é a resposta. Não falta para ai. Vento, sol, mar, etc. É só arrnjar meios rentaveis de a extrair.
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"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio
comentário
Caro Superbem
Mas todos esses aspectos considerados para o carro de combustão interna, tb se aplicam ao carro eléctrico... temos de abstrair e pensar de uma forma relativa...a electricidade não nasce por geração expontânea....a maior parte dela tem de ser produzida por combustível fóssil......tem de ser transportada....existem perdas de rendimento maiores...do que o aproveitamento directo
Mas todos esses aspectos considerados para o carro de combustão interna, tb se aplicam ao carro eléctrico... temos de abstrair e pensar de uma forma relativa...a electricidade não nasce por geração expontânea....a maior parte dela tem de ser produzida por combustível fóssil......tem de ser transportada....existem perdas de rendimento maiores...do que o aproveitamento directo
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Mas a questão é:
Será que o carro eléctrico é uma utilização mais cara que o carro de combustão, da eneria disponível na natureza?
Tenho a certeza que não, se não vejamos:
energia para o carro electrico:
Cerca de 10% aproveitamento das travagens.
Diria uns 15% aproveitamento solar no próprio veiculo.
Restantes 75% vindos da rede electrica.
(Calcular as perdas de transformação a partir dos 75%)
energia para o carro combustão:
Energia gasta para extrair o petroleo.
Energia gasta para transportar o petroleo.
Energia gasta para refinar o petroleo.
Energia gasta de transporte para as gasolineiras.
A comparação é assíncrona mas serve para ter uma ideia.
[/b]
Será que o carro eléctrico é uma utilização mais cara que o carro de combustão, da eneria disponível na natureza?
Tenho a certeza que não, se não vejamos:
energia para o carro electrico:
Cerca de 10% aproveitamento das travagens.
Diria uns 15% aproveitamento solar no próprio veiculo.
Restantes 75% vindos da rede electrica.
(Calcular as perdas de transformação a partir dos 75%)
energia para o carro combustão:
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comentário
Caro Crómio
Eu só tenho umas luzes...sobre a física....no meu tempo tirei umas cadeiras de fisica I e fisica II...ou seja da Estática ...da cinemática...da dinâmica ...da calorimetria...da óptica...do electromagnetismo...da electricidade....e da fisica nuclear...isto já tratando do cálculo marginal da variação das grandezas em causa ..na altura havia aínda uma abordagem à quimica orgânica e quimica inorgânica.
O meu examinador na prova oral foi um tal Dr Manuel Baptista e creio que ficou satisfeito da minha transcorrência da equação das elongações uma área respeitante aos movimentos ondulatórios de uma particula...como parte vaga do exame...o ponto do exame tratavs-se de coeficientes de compressibilidade e de elasticidade da matéria...já se me varreu a exposição do tema.
Quanto à actualização...bem ...quanto a isso apenas existirá um avanço nas tecnologias...os princípios da fisica tiveram grande desenvolvimento nos finais do secXIX....o secXX apenas desenvolveu tecnologicamente as ideias cientificas então começadas....falam das pilhas de combustível....o Caro sabe que esse invento já tem uma centema de anos....as pilhas de combustível é a hidrólise ao contrário...e depois falam em nano...tecnologia ...como se isso fosse uma modernidade...tecnicamente é ...mas as ideias vêm de niels borh, Curie...erico fermi, max webber, Planck.....que desenvolveram o estudo do átomo...a energia solar.....é coisa já muito antiga, os grêgos já utilizavam a energia solar..para provocar a desorganização no campo do IN...qual a modernidade é que deseja que eu veja?
Da geopolítica e da sua consequente geostratégia tenho uns três anos de estudos certificados.
A táctica e administração acompanharam-me sempre na formação.
Modernidade?!!!....eu não aceito facilmente modernidades manipuladas....se é isso a que se refere.
Continuo a dizer que o carro eléctrico é uma utilização cara da energia disponível na natureza.....demonstre-me o contrário.
cumps
Eu só tenho umas luzes...sobre a física....no meu tempo tirei umas cadeiras de fisica I e fisica II...ou seja da Estática ...da cinemática...da dinâmica ...da calorimetria...da óptica...do electromagnetismo...da electricidade....e da fisica nuclear...isto já tratando do cálculo marginal da variação das grandezas em causa ..na altura havia aínda uma abordagem à quimica orgânica e quimica inorgânica.
O meu examinador na prova oral foi um tal Dr Manuel Baptista e creio que ficou satisfeito da minha transcorrência da equação das elongações uma área respeitante aos movimentos ondulatórios de uma particula...como parte vaga do exame...o ponto do exame tratavs-se de coeficientes de compressibilidade e de elasticidade da matéria...já se me varreu a exposição do tema.
Quanto à actualização...bem ...quanto a isso apenas existirá um avanço nas tecnologias...os princípios da fisica tiveram grande desenvolvimento nos finais do secXIX....o secXX apenas desenvolveu tecnologicamente as ideias cientificas então começadas....falam das pilhas de combustível....o Caro sabe que esse invento já tem uma centema de anos....as pilhas de combustível é a hidrólise ao contrário...e depois falam em nano...tecnologia ...como se isso fosse uma modernidade...tecnicamente é ...mas as ideias vêm de niels borh, Curie...erico fermi, max webber, Planck.....que desenvolveram o estudo do átomo...a energia solar.....é coisa já muito antiga, os grêgos já utilizavam a energia solar..para provocar a desorganização no campo do IN...qual a modernidade é que deseja que eu veja?
Da geopolítica e da sua consequente geostratégia tenho uns três anos de estudos certificados.
A táctica e administração acompanharam-me sempre na formação.
Modernidade?!!!....eu não aceito facilmente modernidades manipuladas....se é isso a que se refere.
Continuo a dizer que o carro eléctrico é uma utilização cara da energia disponível na natureza.....demonstre-me o contrário.
cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 19/5/2008 18:09, num total de 2 vezes.
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Traveler,
Aqui o problema é uma colisão a 100Km/h.
A explosão de uma garrafa a 100bar mata, é uma bomba.
O ano passado um bombeiro teve morte imediata quando carregava um extintor degradado, e os extintores estão à pressão de 70bar.
Abraço
Aqui o problema é uma colisão a 100Km/h.
A explosão de uma garrafa a 100bar mata, é uma bomba.
O ano passado um bombeiro teve morte imediata quando carregava um extintor degradado, e os extintores estão à pressão de 70bar.
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
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Armazenar ar sobre pressão não deve ser problema. No mergulho chegamos a usar garrafas a 300bar e andamos com elas às costas sem medo que rebentem.
http://en.wikipedia.org/wiki/Diving_cylinder
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- Registado: 10/10/2003 10:04
Caros,
Muito estou a gostar deste tópico, apesar de talvez estarmos aqui a resvalar para a discussão que deveria ser para experts e não para leigos.
Quico:
Concordo basicamente em tudo o que me respondeste, e peço desculpa não ter desenvolvido mais a questão tendo disparado um post curto e rápido.
Gostava só de trocar as seguintes ideias:
Em relação ao desperdício energético de comprimir o ar, IMHO, qualquer posto que tenha acesso a energia eléctrica e um compressor para pressão elevada (100-200bar) faz o trabalho sem grandes desperdícios.
Em relação à armazenagem, realmente temos o problema da grande pressão, que é um perigo enorme.
Acho que o perigo de explosão poderá ser minimizado com algumas soluções de engenharia.
Temos o exemplo do GPL que apesar de não ser alta pressão, sempre são 60 litros ou mais de propano pressurizado.
Eu tive um carro a GPL e francamente nos primeiros meses fazia-me confusão atestar o bicho.
Finalmente, acho que além do problema dos reservatórios nos carros a ar comprimido, temos também a mecânica que nos faz desperdiçar muita energia.
jotabilo,
Costumo seguir as tuas intervenções com prazer, e não quero deixar de ter uma discussão saudável com o meu amigo.
No entanto permite-me a franqueza:
Como já atrás escrevi, não me parece que estejamos em condições de discutir assuntos para os quais não temos formação/conhecimentos suficientes.
Nestes dias de hoje em que todos temos informação infindável à nossa disposição, por vezes (e infelizmente muitas vezes mesmo) nos julgamos aptos a discutir assuntos para os quais é necessária a tal formação e conhecimento; e dou o exemplo da generalização das opiniões populares acerca de genética, da física nuclear, geopolítica/estratégia, economia, and so yon and so yon...
A teoria da relatividade não é excepção, e não acho que seja interessante andarmos aqui a discuti-la.
No entanto, em relação a matéria/energia tenho-te a dizer que no fundo a matéria é energia, matéria e energia são o mesmo. Matéria é um potencial energético colossal, e como exemplo disso temos a bomba atómica que é simplesmente a libertação desse potencial.
Lamento não poder afirmar nada mais acerca deste assunto, mas não tenho conhecimento para continuar nesta argumentação sem arriscar estar errado.
Grande Abraço para todos.
Muito estou a gostar deste tópico, apesar de talvez estarmos aqui a resvalar para a discussão que deveria ser para experts e não para leigos.
Quico:
Concordo basicamente em tudo o que me respondeste, e peço desculpa não ter desenvolvido mais a questão tendo disparado um post curto e rápido.
Gostava só de trocar as seguintes ideias:
Em relação ao desperdício energético de comprimir o ar, IMHO, qualquer posto que tenha acesso a energia eléctrica e um compressor para pressão elevada (100-200bar) faz o trabalho sem grandes desperdícios.
Em relação à armazenagem, realmente temos o problema da grande pressão, que é um perigo enorme.
Acho que o perigo de explosão poderá ser minimizado com algumas soluções de engenharia.
Temos o exemplo do GPL que apesar de não ser alta pressão, sempre são 60 litros ou mais de propano pressurizado.
Eu tive um carro a GPL e francamente nos primeiros meses fazia-me confusão atestar o bicho.
Finalmente, acho que além do problema dos reservatórios nos carros a ar comprimido, temos também a mecânica que nos faz desperdiçar muita energia.
jotabilo,
Costumo seguir as tuas intervenções com prazer, e não quero deixar de ter uma discussão saudável com o meu amigo.
No entanto permite-me a franqueza:
Como já atrás escrevi, não me parece que estejamos em condições de discutir assuntos para os quais não temos formação/conhecimentos suficientes.
Nestes dias de hoje em que todos temos informação infindável à nossa disposição, por vezes (e infelizmente muitas vezes mesmo) nos julgamos aptos a discutir assuntos para os quais é necessária a tal formação e conhecimento; e dou o exemplo da generalização das opiniões populares acerca de genética, da física nuclear, geopolítica/estratégia, economia, and so yon and so yon...
A teoria da relatividade não é excepção, e não acho que seja interessante andarmos aqui a discuti-la.
No entanto, em relação a matéria/energia tenho-te a dizer que no fundo a matéria é energia, matéria e energia são o mesmo. Matéria é um potencial energético colossal, e como exemplo disso temos a bomba atómica que é simplesmente a libertação desse potencial.
Lamento não poder afirmar nada mais acerca deste assunto, mas não tenho conhecimento para continuar nesta argumentação sem arriscar estar errado.
Grande Abraço para todos.
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William Bernstein
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Sinceramente acho que o sr jotabilo é que está confuso com as ideias e desculpe-me mas não tem argumentos válidos e está fora do contexto.
Basicamente está a defender os arcaicos motores de combustão com argumentos de algum livro de algum físico, mas secalhar já com uns aninhos, e que fala de outras coisas...
Tem-se actualizado?
Não é preciso ser cientista de foguetes para saber de onde vem a energia gratuita.
Respondeu ás minhas questões com rodeios, que no geral descreve a sua participação, ainda por cima com argumentos que pensa que para alguns não são familiares.
Desculpe lá mas não se pode defender um argumento com uma variante do "porque sim" que é o que o senhor tem estado a fazer.
cumps
Basicamente está a defender os arcaicos motores de combustão com argumentos de algum livro de algum físico, mas secalhar já com uns aninhos, e que fala de outras coisas...
Tem-se actualizado?
Não é preciso ser cientista de foguetes para saber de onde vem a energia gratuita.
Respondeu ás minhas questões com rodeios, que no geral descreve a sua participação, ainda por cima com argumentos que pensa que para alguns não são familiares.
Desculpe lá mas não se pode defender um argumento com uma variante do "porque sim" que é o que o senhor tem estado a fazer.
cumps
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